mapa karl max.pptx

1
Karl Max A corrente mais revolucionária do pensamento social nas conseqüências teóricas e na prática que propõe. Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência mas propor uma transformação política, econômica e social. 1. Materialism o Histórico 3. A idéia de Alienação O capitalismo separou o trabalhador dos seus meios de reprodução. Era destinada a todos os homens. 7. Trabalho, Valor e Lucro Uso da força de trabalho significa uma criação de valores. O trabalho ao exercer sobre determinado objeto provoca uma espécie de “ressurreição”. O capitalismo surge na história quando por circunstâncias diversas, uma enorme quantidade de riqueza se acumula nas mãos de poucos, interessados sempre em obter lucro. 6. Origem Histórica do Capitalismo 5. O Salário No capitalismo a força de trabalho se torna uma mercadoria que se pode comprar e vender. O salário deve garantir a produção das condições de subsistência do trabalhador e sua família. 2. Principal obra: “O Capital” Economi a O estado como órgão político imparcial, representava apenas a classe dominante e agia conforme interesses desta. Polít ica Filos ofia Também passou a criar as representações do homem da sociedade. Com a divisão do trabalho a filosofia tornou-se atividade de um determinado grupo. Excluindo os demais da vida social. 4. As Classes Sociais As desigualdades sociais provocadas pelas relações do sistema capitalista – São essas relações que dividem os homens em proprietários e não proprietários. Trabal ho O valor de uma mercadoria era dado por tempo de trabalho, socialmente necessário a sua produção. Valor Lucro Se obtém o lucro no âmbito de sua produção. 8. Mais- Valia Valor que excede da força de trabalho e que vai para o capitalista. 9. Mais- Valia Absoluta Através do prolongamento da jornada do trabalho. 10. Mais- Valia Relativa Indústria altamente mecanizada. 11. Relações Políticas Os indivíduos de uma mesma classe social partilham de uma mesma situação de classe. As classes dominantes economicamente se apossam do aparato oficial do Estado e colocam seus interesses sob a forma de lei, planos econômicos e políticos. 12. O Materialismo Histórico de Max engloba 2 fatores básicos: As Forças Produtivas Constituem as condições materiais de toda produção As Relações de Produção São as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. 14. Max tinha como ideia de totalidade a sociedade em seus vários aspectos: produção, família, formas de poder e religião 13. Forças Produtivas e Relações de Produção são condições naturais e históricas de toda a atividade produtiva que ocorre em sociedade.

Upload: weliton-soares-reis

Post on 17-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mapa Karl Max.pptx

Karl Max

A corrente mais revolucionária do

pensamento social nas conseqüências teóricas

e na prática que propõe.

Sua intenção não era apenas contribuir para o

desenvolvimento da ciência mas propor uma transformação política,

econômica e social.

1. Materialismo Histórico

3. A idéia de Alienação

O capitalismo separou o trabalhador dos seus meios de reprodução.

Era destinada a todos os homens.

7. Trabalho, Valor e Lucro

Uso da força de trabalho significa uma criação de valores.O trabalho ao exercer sobre determinado objeto provoca uma espécie de “ressurreição”.

O capitalismo surge na história quando por circunstâncias diversas, uma enorme quantidade de riqueza se acumula nas mãos de poucos, interessados sempre em obter lucro.

6. Origem Histórica do Capitalismo

5. O Salário

No capitalismo a força de trabalho se torna uma mercadoria que se pode comprar e vender.O salário deve garantir a produção das condições de subsistência do trabalhador e sua família.

2. Principal obra: “O Capital”

Economia

O estado como órgão político imparcial, representava apenas a classe dominante e agia conforme interesses desta.

Política

Filosofia

Também passou a criar as representações do homem da sociedade. Com a divisão do trabalho a filosofia tornou-se atividade de um determinado grupo. Excluindo os demais da vida social.

4. As Classes Sociais

As desigualdades sociais provocadas pelas relações do sistema capitalista – São essas relações que dividem os homens em proprietários e não proprietários.

Trabalho

O valor de uma mercadoria era dado por tempo de trabalho, socialmente necessário a sua produção.

Valor Lucro

Se obtém o lucro no âmbito de sua produção.

8. Mais-Valia

Valor que excede da força de trabalho e que vai para o capitalista.

9. Mais-Valia Absoluta

Através do prolongamento da jornada do trabalho.

10. Mais-Valia Relativa

Indústria altamente mecanizada.

11. Relações Políticas

Os indivíduos de uma mesma classe social partilham de uma mesma situação de classe.As classes dominantes economicamente se apossam do aparato oficial do Estado e colocam seus interesses sob a forma de lei, planos econômicos e políticos.

12. O Materialismo Histórico de Max engloba 2

fatores básicos:

As Forças Produtivas

Constituem as condições materiais de toda produção

As Relações de Produção

São as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva.

14. Max tinha como ideia de totalidade a sociedade em seus vários aspectos: produção, família, formas

de poder e religião

13. Forças Produtivas e Relações de Produção são

condições naturais e históricas de toda a atividade produtiva

que ocorre em sociedade.