manuelzão e miguilim

4
MANUELZÃO E MIGUILIM JOÃ O GU IMARÃES ROSA

Upload: andre-feelipe

Post on 25-Jul-2015

20 views

Category:

Art & Photos


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manuelzão e Miguilim

MANUELZÃO E

MIG

UILIM

J OÃ

O G

UI M

AR

ÃE

S R

OS

A

Page 2: Manuelzão e Miguilim

O AUTOR

• João Guimarães Rosa (27/06/1908 —19/11/1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.

• Os contos e romances escritos por ele ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas

Page 3: Manuelzão e Miguilim

A OBRA

• Composta por duas partes (Campo Geral e Uma Estória de Amor), e como o nome do livro insinua, A primeira parte respectivamente é narrada por Miguilim, um menino mora com sua familía em uma cidade afastada, na mata, em Minas Gerais. A segunda é narrada por Manuelzão, um vaqueiro que cuida de uma fazenda, na qual construiu uma capela a pedido de tua mãe falecida.

- Dito, eu às vezes tenho uma saudade de uma coisa que eu não sei o que é,

nem de donde, me afrontando... (Manuelzão e Miguilim)

Page 4: Manuelzão e Miguilim

CAMPO GERAL

• Nesta primeira parte, o autor desenvolveu a história captada pela perspectiva de uma criança. Ele é visto por muitos como um tipo de biografia. O livro leva como tema a infância de um menino que mora na roça com os teus pais, a contar as tuas descobertas da vida.

• Miguilim, o personagem principal, é um criança de oitro anos que nasceu e cresceu em uma família sertaneja. Com o passar da história, mostra-se sensível, delicado e inteligente. Possui uma enorme confiança em teu irmão mais velho Dito, e

“Miguilim, Miguilim, eu vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar

sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de

poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro!...” - Dito(Irmão de Miguilim)