manual manifesto eletrônico de documentos fiscais-mdf-e · manifesto de carga modelo 25. ......

9
Manual MDF-e Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e

Upload: dodang

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Manual MDF-e

Copyright 2014. Todos os direitos reservados.Control Informática.

Manual Manifesto Eletrônicode Documentos Fiscais-MDF-e

Manual MDF-e

Índice

Introdução1

................................................................................................................................... 41 Geração e Parâmetros do MDF-e.......................................................................................................................................................... 6Configurando o Cadastro .......................................................................................................................................................... 7Gerando o MDF-e

Manual MDF-e

3Introdução

1 Introdução

Conceito e Utilização

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, deexistência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, temvalidade em todos os Estados da Federação. Atualmente a legislação nacional permite que o MDF-e substitua oManifesto de Carga modelo 25.O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais deum conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado emveículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais deuma nota fiscal. A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito eidentificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte. O software permite a emissão de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, em substituição à sistemáticaatual de emissão de documentos em papel.

___________________________________________________________________________________________________________

Para gerar o MDF-e o Romaneio tem que estar com as Notas Fiscais geradas e as chaves NF-e das mesmasimportadas no Control.

Requisitos para uso:· Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3 · Acesso à internet · Possuir a versão adequada de JAVA instalado (instruções no link abaixo)· Estar credenciada para emitir CT-e ou NF-e (apenas carga própria) junto à Secretaria da Fazenda do Estado

em que está estabelecida. O credenciamento em uma Unidade da Federação não credencia a empresaperante as demais Unidades, ou seja, a empresa deve solicitar credenciamento em todos os Estados em quepossuir estabelecimentos e nos quais deseja emitir MDF-e.

Requisitos para Instalação:· Processador Pentium III ou AMD K6 450 Megahertz ou superior.· Memória RAM de 256 Megabytes ou superior. São recomendados 512 Megabytes.· Espaço em disco de 98 Megabytes para o Java - JRE 6 e 30 Megabytes para o Programa Emissor MDF-e.

Informações Sobre o Certificado Digital:· Para utilizar o emissor de MDF-e, o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão

ICP-Brasil. Recomendamos que seu fornecedor de certificado digital seja consultado quanto à compatibilidadedo certificado digital A1 ou A3 com o aplicativo e o sistema operacional do equipamento. 

· O certificado digital utilizado no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais deverá ser adquirido junto àAutoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendoconter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz. Para maiores informações sobre Autoridadescertificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o sitehttp://www.iti.gov.br/icp-brasil/estrutura 

· Não é necessário enviar a chave Pública do certificado Digital para a SEFAZ/SP. Basta que elas estejamválidas no momento da conexão e verificação da assinatura digital.

· Não é necessário um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa.

Manual MDF-e

4Introdução

1.1 Geração e Parâmetros do MDF-e

Acesse o módulo Vendas para ter acesso ao exportador

Caminho: Faturamento/Frete/Exportador MDF-e (XML)

Ao acessar a o programa pela primeira vez, surgirá a mensagem para cadastrar a sequência de numeração doarquivo, devendo ser feito conforme orientações da mesma:

Verificar com o Depto Fiscal da empresa qual será a serie do MDF-e, acessar o caminho e preencher o campomarcado, no exemplo vamos iniciar com o número de sequência 1:

Caminho: Config>Parâmetros>Fiscais (Outros)

Manual MDF-e

5Introdução

Caminho: Especiais>Especiais 1>Controle de Sequência>NF/Conh/Bol/Dup/Man/NP

Preencha o tipo do documento MDFe, insira o nº da sequência e clique em incluir para finalizar

Após efetuar todos os parâmetros é liberado o acesso a tela de geração do MDF-e:

Caminho: Faturamento/Frete/Exportador MDF-e (XML)

Manual MDF-e

6Introdução1.1.1 Configurando o Cadastro

Ao gerar o MDF-e é gerado um relatório de critica de erros nos cadastros, que precisam ser corrigidos antes degerar o arquivo novamente:

No cadastro de Veículos, configurar as informações faltantes para a Geração do MDF-e, de acordo com orelatório de erro gerado anteriormente.

Caminho: Cadastro>Transportes>Consulta Veículos

No cadastro de motorista, configurar as informações faltantes para a Geração do MDF-e

Caminho: Cadastro>Vendedores>Vendedores

Manual MDF-e

7Introdução1.1.2 Gerando o MDF-e

___________________________________________________________________________________________________________

Lembramos mais uma vez que para gerar o MDF-e o Romaneio tem que estar com as Notas Fiscais geradas eas chaves NF-e das mesmas importadas no Control.

Feito todas as parametrizações, será gerado o XML do MDF-e na pasta SOF\MDF-e:

Após a geração do XML com os dados do MDF-e, realizar o processo de importação no emissor:

Efetuar a importação do arquivo XML gerado pelo Control:

Manual MDF-e

8Introdução

Entrar em Localizar para informar a Pasta onde está salvo o arquivo ?:\SOF\MDF-e:

Depois de importar a Nota Fiscal, fazer o processo de gerenciar o MDF-e para Transmitir e emitir o DAMDFE(Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais):

Manual MDF-e

9Introdução

Modelo DAMDFE