manual kit t -27 tucano

85
Manual para montagem dos Kits Kemp Aeros T-27 Tucano, A-29 Super Tucano e Kemp Master Montado e fotografado por Leandro Kemp Este manual foi desenvolvido para ajudar os inciantes no hobby a montarem seus próprios aeromodelos. Autor: Leandro Kemp Apelido no Mercado Livre: KEMP_AEROS E-mail: [email protected] O manual é um brinde e não pode ser vendido ou reproduzido sem a devida autorização do autor. Se você recebeu esse arquivo de um e-mail diferente do citado acima denuncie ao verdadeiro autor.

Upload: luis-carlos

Post on 22-Oct-2015

293 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Kit T -27 Tucano

Manual para montagem dos Kits Kemp Aeros

T-27 Tucano, A-29 Super Tucano e Kemp MasterMontado e fotografado por Leandro Kemp

Este manual foi desenvolvido para ajudar os inciantes no hobby a montarem seus próprios aeromodelos.

Autor: Leandro KempApelido no Mercado Livre: KEMP_AEROS

E-mail: [email protected]

O manual é um brinde e não pode ser vendido ou reproduzido sem a devida autorização do autor.Se você recebeu esse arquivo de um e-mail diferente do citado acima denuncie ao verdadeiro autor.

Page 2: Manual Kit T -27 Tucano

ATENÇÃO LEIA !!!

Antes de iniciar a montagem:Dê uma lida rápida em todo o manual para se familiarizar com os nomes das peças, materiais e ferramentas a serem utilizados. Isso é muito importante, pois além de adquirir uma noção das sequências da montagem, fazendo com que não cometa erros durante a construção, você também ficará sabendo pra que serve cada peça podendo usar sua criatividade para substituir algum material que não lhe agradar por outro que achar mais adequado.

Algumas considerações sobre o manual:

Este manual foi elaborado por mim com a intenção de ajudar iniciantes no hobby.O objetivo dele é fazer com que você finalize a montagem completa do seu aeromodelo, partindo do kit de isopor

previamente cortado.Os materiais usados para a montagem são facilmente encontrados em papelarias, lojas de R$ 1,99, lojas de

material para construção, ferro velho, entre outros.O objetivo é fazer com que a construção do aeromodelo fique com um custo baixo..

Quase todo material utilizado nesta montagem é alternativo, ou seja, você pode improvisar sem ter gastos adicionais.

Você poderá incrementar seu modelo com peças próprias para aeromodelismo, porém terá um gasto desnecessário. A função das peças será a mesma. O que vai mudar é a estética.

Ao final da montagem você estará habilitado para construir seu próprio aeromodelo partindo do zero, pois terá conhecimentos suficientes para isso.

Boa construção e bons voos !!!

Page 3: Manual Kit T -27 Tucano

ÍNDICE

Lista de materiais ------------------------------------------------------------------------------------4Iniciando a montagem ------------------------------------------------------------------------------ 5Montagem da asa ------------------------------------------------------------------------------------ 8Fazendo o diedro da asa ---------------------------------------------------------------------------- 10Preparando a fuselagem ---------------------------------------------------------------------------- 12Corte dos ailerons ----------------------------------------------------------------------------------- 17Cortes para os servos da asa ----------------------------------------------------------------------- 18Corte do capô----------------------------------------------------------------------------------------- 20Leme e profundor ----------------------------------------------------------------------------------- 21Entelagem -------------------------------------------------------------------------------------------- 25Fixação dos estabilizadores ------------------------------------------------------------------------ 33Parede de fogo (suporte para o motor) ----------------------------------------------------------- 37Fixação da asa---------------------------------------------------------------------------------------- 42 Mesa de servos--------------------------------------------------------------------------------------- 44Dobradiças ------------------------------------------------------------------------------------------- 46Lincagem --------------------------------------------------------------------------------------------- 51Lincagem ds ailerons----------- -------------------------------------------------------------------- 58Lincagem do leme e profindor----------- --------------------------------------------------------- 61Instalação do motor e ESC ------------------------------------------------------------------------ 66Adesivos ---------------------------------------------------------------------------------------------- 69Trem de pouso --------------------------------------------------------------------------------------- 72Verificação dos comandos ------------------------------------------------------------------------- 78Eletrônica recomendada----------------------------------------------------------------------------- 83

Page 4: Manual Kit T -27 Tucano

Lista de materiais e ferramentas que você poderá precisar para a montagem do aeromodelo. Verifique a página ao lado para ver a real necessidade de cada item na montagem. Você poderá substituir qualquer material de acordo com o seu gosto e criatividade desde que ele exerça a função necessária para o correto funcionamento do aeromodelo.

Materiais:

Materiais de papelaria:

Cola para isopor (ver pág. 6)Fita adesiva de 5cm transparente (ver pág. 7)Alfinetes (ver pág. 7)Vareta de fibra de vidro (ver pág. 9)Lixa de unhas (ver pág. 19)Estilete (ver pág. 9)Régua (de preferência metal) (ver pág. 9)Caneta (ver pág. 12)Cola quente (ver pág. 58)Palito de churrasco (bambu) (ver pág. 24)Palito de sorvete (ver pág. 45)Fita adesiva colorida ou vinil (ver pág. 25EVA (tapete de borracha) (ver pág. 77)Cartão de crédito velho ou plástico duro (ver pág. 55)Clipes de papel tamanho zero (ver pág. 55)Linha de costura (ver pág. 55)Cola epoxi (tipo Araldite 15min) (ver pág. 57)Velcro com auto colante (ver pág. 66)

Loja de materiais para construção:

Lixas (150 e 200) (ver pág. 14)Toco de madeira para fixar a lixa (ver pág. 14)Arame rígido 2mm (ver pág. 22)Parafuso de nylon (vaso sanitário) (ver pág. 42)Tie wrap (lacre de plástico) (ver pág. 46)Conector de chuveiro (usado para emenda de fiação) (ver pág. 73)Arco de serra (ver pág. 74)Tubo de PVC de 4” (ver pág. 74)Luvas de proteção individual (ver pág. 75)Trava roscas ou esmalte de unhas (ver pág. 76)Parafusos com porca compridos e finos 3cm x 3mm (ver pág. 76)Parafusos soberbos pequenos 5mm (ver pág. 77)

Ferramentas:

Tesoura (ver pág. 25)Broca fina 3mm (ver pág. 46)Chave de fenda 3mm (ver pág. 37)Alicate de bico fino (ver pág. 55)Lima (ver pág. 73)Soprador térmico ou secador de cabelos (ver pág. 75)Chave Phillips 3mm (ver pág. 77)

IMPORTANTEEvite montar seu aeromodelo com cola quente. Agrega muito peso e com isso o rendimento do

aeromodelo poderá ficar ruim.Siga as orientações do manual e você terá um aeromodelo leve e eficiente.

Page 5: Manual Kit T -27 Tucano

Identificando as peças

Comece abrindo o kit. Separe as peças. Asa, 2 laterais em 2 partes, parte superior traseira, parte inferior traseira, capô, parte inferior dianteira, peças para o canopi (6 partes) e empenagem (estabilizadores, leme e profundor).

Page 6: Manual Kit T -27 Tucano

Cole as laterais que estão em partes a fim de ter todas as peças inteiras para a montagem. (figura 4)As peças estão identificadas com símbolos: X e O. Utilize cola para isopor e deixe secando uns dois dias para ficar bem resistente e leve ao final da montagem.

(figura 4)Depois que as peças estiverem inteiras e bem firmes dê forma a peça pressionando o isopor contra a mesa e entortando aos poucs para não quebrar (figura 5). As peças deverão ficar moldadas como mostra a figura 6.

(figura 5) (figura 6)

Depois passe uma camada de cola na borda das laterais , onde será colada a parte de cima da fuselagem do aeromodelo (figura 7). Siga esta sequência: 1. Parte superior da cauda. Sobrará um espaço de uns 3cm na cauda do aeromodelo, onde as laterais deverão ficar unidas como mostra a (figura 10) – 2. Parte inferior da cauda.– 3. Capô – 4. Parte inferior dianteira. Utilize alfinetes para fixar as peças.

(figura 7) (figura 8)

Page 7: Manual Kit T -27 Tucano

(figura 9) (figura 10)

Depois de terminada a colagem de toda a fuselagem, prenda tudo com alfinetes e cole uma fita adesiva envolvendo todo o aeromodelo para que a cola seque com as peças bem unidas. (figuras 11 e 12)

(figura 11) (figura 12)

Deixe secar por uns dois dias antes de retirar as fitas adesivas.

AtençãoSe você adquiriu o canopi transparente Kemp Aeros a hora de prepará-lo é agora.

Abra o manual da montagem do Canopi e siga as instruções.

Page 8: Manual Kit T -27 Tucano

Enquanto a fuselagem está secando poderá começar a trabalhar na asa.Separe as peças. Passe cola para unir a asa ao centro. Passe uma cola de leve para unir as duas metades.

Depois que secar um pouco faça os cortes para colocar as varetas de fibra. Elas é que vão dar resistência a sua asa para não quebrar durante o voo.IMPORTANTE: As varetas deverão ser coladas no primeiro terço (aproximadamente 7cm) do bordo de ataque da raiz da asa (frente da asa) na parte mais gordinha conforme mostra a figura 14, em cima e em baixo da asa para que tenha efeito de longarinas. A vareta estará bem no CG do avião.

(figura 14)

Page 9: Manual Kit T -27 Tucano

Faça a marcação com uma caneta e depois faça um corte superficial de uns 3mm de profundidade com o auxílio de uma régua e um estilete (figura 15) . Passe cola de isopor em toda a extensão do corte. Depois, com o auxílio de um palito de churrasco com a “ponta chata”, vá empurrando a vareta (figura 16) de modo que ela fique escondida dentro do corte. Faça o mesmo procedimento na parte de baixo da asa.

(figura 15) (figura 16)

A asa deverá ficar assim depois que você colar as varetas (figura 17) .

(figura 17)

Page 10: Manual Kit T -27 Tucano

Logo em seguida será feito o ângulo de diedro (opcional).Com a cola das varetas de fibra ainda fresca, apóie apenas metade da asa “de ponta cabeça” sobre uma superfície plana. Pode ser uma mesa. Segure firmemente com uma das mãos pressionando a asa sobre a superfície (mesa) e com a outra mão faça uma pressão sobre a metade da asa que está fora da mesa. (figura 18)

(figura 18)

O ângulo é opcional. Pode ser mais ou menos acentuado. O recomendado é de uns 5º. Isso faz com que as pontas da asa fiquem elevadas uns 3cm de cada lado quando a asa for colocada em uma superfície plana. (figura 19).

(figura 19) Ponta da asa elevada 3cm com Diedro.

Depois de coladas as varetas e posicionado o ângulo de diedro espere secar bem para dar continuidade.

Page 11: Manual Kit T -27 Tucano

Aproveite esse tempo para preparar os estabilizadores e o canopi.Una as duas partes do estabilizador horizontal (profundor) com cola para isopor e depois faça um corte com estilete para encaixar um pedaço de vareta de fibra, como mostram as figuras 20 e 21. Tome cuidado para não atravessar a peça com o estilete. Faça um corte bem superficial e depois vá cavando o buraco com uma lixinha de unhas.

(figura 20) (figura 21)Se quiser, também pode colocar uma vareta de fibra no estabilizador vertical (leme) para dar um reforço na peça.

Cole as peças que darão forma ao canopi. Junte as 6 peças de isopor e cole umas nas outras a fim de obter uma única peça que futuramente será o canopi do aeromodelo (figra 22).

(figura 22)

Deixe secar bem !

Atenção !Se você adquiriu o canopi transparente para Tucanos Kemp Aeros inicie a montagem dele agora e só depois

prossiga com a montagem do aeromodelo. Siga as instruções do manual do canopi.

Page 12: Manual Kit T -27 Tucano

Com todas as peças já coladas e bem secas daremos continuidade ao trabalho.Agora seu aeromodelo deve estar mais ou menos assim:

Com um estilete, vá cortando onde existe a união das peças com um ângulo de 45º. Observe nas figuras 25 e 26, que a linha azul representa onde a peça deverá ser cortada para que se tenha um acabamento mais arredondado. Este acabamento poderá ser feito usando apenas lixa. O uso do estilete é opcional.

(figura 25) (figura 26)

Se for usar spinner (1.75" - 45mm) é recomendado marcar o tamanho para que a fuselagem fique perfeitamente encaixada (figuras 27 e 28).

(figura 27) (figura 28)

Page 13: Manual Kit T -27 Tucano

Após os cortes com estilete a fuselagem ficará assim:

Agora faça os cortes onde será encaixado o profundor. Esse corte deverá ser feito antes de lixar a fuselagem para que a marca não seja apagada (figuras 31 e 32).

(figura 31) (figura 32)

Afine a cauda seguindo as linhas das laterais (figura 33)

(figura 33)

Page 14: Manual Kit T -27 Tucano

Agora é só lixar (lixa 150 ou 200) com cuidado até obter o acabamento desejado. É recomendado prender a lixa em um toco de madeira a fim de não deixar o modelo com riscos e marcas da lixa.Lixe também a asa após ter unido as duas partes e feito o diedro. Depois de lixar tudo lave a fuselagem e a asa para que não fique nenhum resíduo de pó de isopor. Isso facilitará para entelar ou pintar o modelo posteriormente.

Page 15: Manual Kit T -27 Tucano

Após ter lixado tudo pegue o futuro canopi e encaixe na posição. Depois marque com uma caneta onde deverá ser cortado e lixado (figura 40). Corte e lixe como mostra a figura 41.

(figura 40) (figura 41)

Depois de verificar se os encaixes ficaram corretos lave todas as peças para tirar todos os resíduos de poeira. Isso facilitará na hora de entelar ou pintar o aeromodelo.

Page 16: Manual Kit T -27 Tucano

Após a etapa da lixa seu futuro aeromodelodeverá estar mais ou menos assim:

Humm! Já está começando a ficar interessante !!!Da até pra deixar os colegas com vontade de ter um. Hehe

Page 17: Manual Kit T -27 Tucano

Corte dos ailerons:

Marque com uma caneta ou lápis o local para fazer os cortes dos ailerons (figura 47) e use um estilete para cortar (figura 48). Caso queira cortar flaps é opcional.

(figura 47)

Depois de cortados dos dois lados lixe as partes de baixo dos ailerons no lado que tem contato com a asa para formar um ângulo de 45º (figura 49). Esse ângulo serve para que o aileron tenha movimento livre para cima e para baixo conforme mostra as figuras 50, 51 e 52.

(figura 48) (figura 49)

Page 18: Manual Kit T -27 Tucano

Vistas da parte de baixo da asa

(figura 50) (figura 51) (Figura 52)

Corte uns 3mm da lateral interna de cada aileron para criar uma folga entre ele e a asa (figura 53). Essa folga serve para que o aileron não fique raspando na asa depois de entelado ou pintado.

(figura 53)

Pegue o servo que vai usar para marcar o local de corte na asa. Nesta montagem utilizei um único servo na asa. Você pode usar dois servos um em cada lado da asa e usar um cabo “Y” para fazer a ligação no receptor.Coloque a base do servo no centro da asa com o lado da engrenagem voltada para trás e marque com uma caneta (figura 54). Faça o corte com um estilete tomando cuidado para não atravessar para o outro lado da asa(figura 55). Se optar em usar um servo de cada lado da asa você poupara os cortes na mesa de servos e nas laterais do aeromodelo por onde deverão passar as varetas de lincagem (veja figuras 188, 277 e 278 mais adiante).

(figura 54) (figura 55)

Page 19: Manual Kit T -27 Tucano

Tire o isopor usando um palito ou outra ferramenta (figura 56) e depois use a lixinha para dar acabamento (figura 57). Vá ajustando o buraco para que o servo encaixe bem justo.

(figura 56) (figura 57)

Depois que o buraco para o servo estiver pronto coloque o servo na posição para ver se está do tamanho correto (figura 58).

(figura 58)

Page 20: Manual Kit T -27 Tucano

Corte para abertura do capôMarque com uma caneta o local onde deverá ser feito o corte de acordo com as medidas da figura 59.

(figura 59)

Faça o corte com um estilete a 90º da fuselagem (figura 60). Vá abrindo o corte aos poucos e repita do outro lado.Depois corte a parte da frente e de trás do capô com o estilete a 90º (na verical) (figura 61).

(figura 60) (figura 61)O capô deverá ficar assim

Page 21: Manual Kit T -27 Tucano

Agora acerte o corte para o profundor que foi feito lá no início da montagem.Coloque uma régua ou algum objeto reto (figura 62) para verificar se os dois lados estão alinhados. Coloque a asa sobre a fuselagem para verificar o alinhamento. Se for necessário faça pequenos ajustes com uma lixa de unhas ou uma lima pequena (figura 63). Por último encaixe o estabilizador para verificar se está bem alinhado (figura 46) e continue ajustando os cortes se for necessário. (ATENÇÃO: NÃO COLE O ESTABILIZADOR)

(figura 62) (figura 63)

Encaixe o profundor para ver se está bem alinhado

Corte para encaixe do estabilizador vertical (leme).

Posicione o estabilizador vertical juntamente com o leme sobre a fuselagem de forma que o final do leme termine no final da cauda (figura 65), retire o leme e faça marcas com uma caneta no local onde deverá ser feito o corte para encaixe do estabilizador (figura 66)

(figura 65) (figura 66)

Page 22: Manual Kit T -27 Tucano

Faça as marcas com o auxílio de uma régua e depois corte com estilete abrindo uma fenda de aproximadamente 5mm (figuras 67 e 68). Verifique a espessura do estabilizador para que o encaixe fique perfeito.

(figura 67) (figura 68)

Encaixe os estabilizadores horizontal e vertical para verificar o posicionamento final (figura 69). Use a fenda do estabilizador vertical para checar se o estabilizador horizontal está centralizado visualizando a linha que divide o centro do estabilizador horizontal através da fenda (figura 70). (ATENÇÃO: NÃO COLAR OS ESTABILIZADORES. DEVERÃO SER COLADOS SOMENTE DEPOIS DE ENTELAR O AERO)

(figura 69) (figura 70)

Pegue o estabilizador coloque com a parte de baixo voltada para cima e prenda os dois profundores com uma fita para que fiquem na posição correta (figura 71). Pegue um pedaço de arame de 12cm (figura 72)

(figura 71) (figura 72)

Page 23: Manual Kit T -27 Tucano

Dobre as pontas do arame com 3cm de cada lado fazendo ângulos de 45º (figura 73). Coloque sobre uma superfície plana para ver se está bem alinhadinho (figura 74)

(figura 73) (figura 74)

Coloque sobre o profundor e pressione com os dedos para marcar o depron (figura 75). Retire o arame e faça um corte onde deverá ser encaixado o arame (figura 76).

(figura 75) (figura 76)

Corte com um estilete na marca (figura 77). Faça ajustes com uma lixinha se precisar (figura 78).

(figura 77) (figura 78)

Page 24: Manual Kit T -27 Tucano

Passe cola epoxi e cole o arame. Depois coloque uma fita adesiva para manter o arame na posição até secar a cola (figuras 79 e 80).

(figura 79) (figura 80)

Agora pegue um palito de churrasco ou uma broca fina e faça um furo 1.5cm abaixo da fenda do estabilizador horizontal (figura 81) direcionado para o centro da fuselagem. Por este furo passará a vareta de lincagem do profundor. Repare na vista de cima (figura 82) o ângulo em que o furo deverá ficar para que a vareta de lincagem alcance o profundor.

(figura 81) (figura 82)

Repita os mesmos passos para fazer o furo do outro lado da fuselagem (figuras 83 e 84).

(figura 83) (figura 84)

Page 25: Manual Kit T -27 Tucano

Entelagem

Entelar nada mais é do que encapar ou revestir seu aeromodelo.Esse procedimento além de deixar o aeromodelo com um acabamento bonito faz com que o seu aeromodelo fique mais resistente a eventuais pancadas evitando quebrar pontas de asa, ailerons e partes do isopor mais sensíveis. A fita ou vinil não deixa que o isopor se esfarele ou quebre. Apenas amassará em caso de pancadas.Não entrarei em detalhes nessa parte, pois existem diversos materiais e técnicas diferentes para entelar aeromodelos. O única dica que vou deixar é a de fazer pequenos cortes nas partes arredondadas como pontas de asa e leme para evitar rugas na hora de colar a fita ou vinil.Pelas fotos dá pra ter uma noção do que estou dizendo. Dependendo das cores essa etapa pode demorar bastante.

Começar entelando profundor pelo lado de cima.

Page 26: Manual Kit T -27 Tucano

Leme

Page 27: Manual Kit T -27 Tucano

Asa e Ailerons

Page 28: Manual Kit T -27 Tucano
Page 29: Manual Kit T -27 Tucano

Canopi

O canopi poderá ser usado para confecção de um molde de gesso para fazer um canopi transparente.Se você comprou o canopi transparente poderá pilar essa etapa da entelagem.

Page 30: Manual Kit T -27 Tucano

Fuselagem

Page 31: Manual Kit T -27 Tucano
Page 32: Manual Kit T -27 Tucano

Seu aeromodelo já está como um kit ARF fabricados por grandes marcas.Falta apenas instalar a eletrônica e fazer a lincagem dos comandos.

OBSERVAÇÃOSe você entelou seu aeromodelo com vinil, não jogue fora o papel branco que protege a cola do adesivo (figura 126), pois usará mais adiante para fazer os adesivos.

(figura 126)

Page 33: Manual Kit T -27 Tucano

IMPORTANTEDependendo do tipo de decoração e adesivos a serem colados na lateral do aeromodelo recomendo colar apenas o estabilizador vertical para aplicação dos adesivos, pois com o profundor colado poderá atrapalhar bastante essa etapa.

Vamos continuar o trabalho!

Com um estilete, corte e retire o adesivo que cobriu os furos onde deverão passar as varetas da lincagem e as fendas onde serão encaixados os estabilizadores horizontal e vertical (figuras 127. 128 e 129).

(figura 127) (figura 128)

(figura 129)

Page 34: Manual Kit T -27 Tucano

Faça um risco bem no centro do estabilizador e encaixe ele no lugar, atentando para que ele fique centralizado. Observe através da fenda do estabilizador vertical e verifique com uma régua nos lados (figuras 130. 131 e 132).

(figura 130) (figura 131)

(figura 132)

Passe um palito ou uma caneta para marcar o estabilizador (figura 133). Repita em baixo e do outro lado.Retire o estabilizador e corte uns 3mm pra dentro das marcas (figura 134).

(figura 133) (figura 134)

Page 35: Manual Kit T -27 Tucano

Retire o vinil e limpe as marcas caso tenha usado caneta. Esse procedimento deve ser feito para que a cola tenha aderência direto no depron e no isopor. A cola não adere ao vinil ou a fita adesiva.

Encaixe o estabilizador vertical, verifique o alinhamento na parte de trás e faça os mesmos procedimentos para retirar o vinil da parte onde terá contato com cola (figuras 137 e 138).

(figura 137) (figura 138)

(figura 139) (figura 140)

Page 36: Manual Kit T -27 Tucano

Cole o estabilizador vertical e prenda com fitas até secar bem. Posicione o leme no lugar pra ver se está tudo bem alinhado.

Adesivos aplicados nas laterais.Mais adiante tem as instruções para preparar e e colar os adesivos.

Agora podemos poderá prosseguir com a montagem.

Page 37: Manual Kit T -27 Tucano

Fixação do motor

Para fazer a parede de foto (local onde sera à preso o motor) recomendo usar uma chapinha de compensado ou aquela madeira marrom de prancheta para deixar mais resistente. No kit vai uma chapinha de depron para a parede de fogo e é a que eu vou usar nessa montagem.

Pegue a chapinha de depron e marque os locais dos furos e ao redor do suporte do motor (figura 146). Corte a parte que estiver sobrando em duas partes (figura 147).

(figura 146) (figura 147)

Coloque o spinner, hélice, motor e suporte encostando na parede de fogo para ver mais ou menos a posição onde você deverá colar a parede de fogo (figura 148). Mantenha só a chapinha no local e marque a fuselagem com uma caneta (figura 149).

(figura 148) (figura 149)

Page 38: Manual Kit T -27 Tucano

Corte as laterais da chapinha aos poucos e vá encaixando até ela ficar um pouco atrás da marcação que você fez na fuselagem (figura 150) . Vá lixando os excessos nas laterais da chapinha até ela encaixar justamente na posição onde você marcou com a caneta na fuselagem (figura 151). O encaixe não poderá ter folga, portanto vá lixando bem aos poucos par não matar a peça.

(figura 150) (figura 151)

Coloque o motor na posição que ele deverá ficar. Se precisar faça alguns ajustes no isopor para que o motor fique com o movimento livre

Coloque o capô no lugar e faça o ajuste necessário.

Page 39: Manual Kit T -27 Tucano

Posicione todo o conjunto e verifique o alinhamento do spinner com a fuselagem verticalmente e lateralmente lembrando que a hélice deverá estar no alinhamento do corte do profundor. Se o encaixe da parede de fogo não estiver justo você deverá segurá-lo na posição

Marque com uma caneta a posição definitiva onde a parede de fogo deverá der colada (figura 159). Retire os pedaços de fita ou vinil que estiverem atrapalhando o local onde a peça será colada (figura 160).

(figura 159) (figura 160)

Page 40: Manual Kit T -27 Tucano

Faça os furos para e prenda o suporte do motor na parede de fogo (figuras 161 e 162).

(figura 161) (figura 162)

Passe pouca cola na parede de fogo, coloque na posição e imediatamente prenda o motor no suporte (figura 163).

Coloque o aeromodelo com o nariz voltado para baixo para que o conjunto todo fique na posição e faça os ajustes necessários para que tudo fique bem alinhado (figuras 164 e 165). Depois passe algum pedaço de madeira ou um cabo de vassoura por dentro da fuselagem e apoie em algum lugar para ele ficar nessa posição até a cola secar.

(figura 164) (figura 165)

Page 41: Manual Kit T -27 Tucano

Depois que a parede de fogo estiver firme no lugar retire o motor e cole os pedacinhos de depron ou madeira que sobraram conforme indicado nas figuras 166 e 167. Esses pedaços deverão ser muito bem colados. Eles que darão resistência para segurar a força do motor durante o voo. Se por ventura houver uma pancada no bico a parede de fogo descolará e desencaixará para trás sem quebrar o aeromodelo.

(figura 166) (figura 167)

Outros exemplos. Aeromodelo com parede de fogo de madeira e parede de fogo solta após uma pancada. Note que o aeromodelo está intacto. Apenas a parte que prende o motor descolou. É só passar uma colinha de leve e voltar para os voos.

Page 42: Manual Kit T -27 Tucano

Fixação da asa e mesa de servos

Pegue um para fuso de nylon (usado para prender acento de vaso sanitário) com pelo menos 6cm de comprimento e retire a parte que tem o anel (figuras 172 e 173).

(figura 172) (figura 173)

Faça uma marca bem no centro da asa fure e atravesse o parafuso de baixo para cima ( figuras 174 e 175)

(figura 174) (figura 175)

Pressione o parafuso para marcar o isopor onde deverá fazer o corte do vini.

Page 43: Manual Kit T -27 Tucano

Retire o parafuso e corte o vinil. Dê uma cavada no isopor para que o parafuso fique embutido

Encaixe o parafuso na asa.

Encaixe a asa na fuselagem para ver se o parafuso está bem centralizado e depois cole o parafuso (figura 182). Cubra a cabeça do parafuso com um pedaço de vinil da cor desejada (figura 183).

(figura 182) (figura 183)

Page 44: Manual Kit T -27 Tucano

Posicione novamente a asa na fuselagem e pegue a mesa de servos (figura 184). Posicione a mesa de servos com os furos dos servos para trás e alinhada com a quina do canopi como mostra a figura 185.

(figura 184) (figura 185)

Vá descendo a mesa de servos até encostar no parafuso e dê uma pressionada de leve para marcar a posição onde deverá ser furada. Retire a mesa de servos e faça um furo no local marcado.

ATENÇÃO. O próximo passo só é necessário somente se você estiver usando um único servo no centro da asa.

Encaixe a mesa de servos novamente no lugar e verifique a posição do servo da asa. Faça um corte na mesa de servos a fim de não deixar que o isopor atrapalhe o movimento do servo

Page 45: Manual Kit T -27 Tucano

Com a mesa de servos no lugar faça uma marca na lateral da fuselagem para saber onde deverá ser colada (figura 190). Retire a mesa de servos novamente e cole dois pedacinhos de madeira ao lado do furo por onde passará o parafuso da asa para que a porca não amasse o isopor quando for apertada. Pode usar palitos de sorvete (figura 191)

(figura 190) (figura 191)

Passe cola nas laterais da mesa de servos (figura 192) e cole na fuselagem colocando ela por baixo da fuselagem e subindo a té a marca que foi feita anteriormente. Dê uma reforçada com cola na parte de baixo da mesa de servos ( figura 193).

(figura 192) (figura 193)

Verifique se está na posição correta e deixe secar. Depois cole palitos de sorvete para poder parafusar os servos. Se precisar coloque um peso para ajudar a manter tudo na posição correta.

Page 46: Manual Kit T -27 Tucano

Dobradiças

Para fazer as dobradiças precisaremos de alguns “tie wraps” (figura 196 lado esquerdo) (conhecido como enforca gato, lacre, plástico de prender fio, etc). Use o tipo mais fino para deixar o movimento do comando bem leve. Se não encontrar poderá usar plástico de tampa de pote de sorvete cortado em tiras. Outra opção é usar dobradiças tipo pino de plástico (figura 196 lado direito). Se for fazer com “tie wrap” ou plástico de tampa de sorvete, corte umas 15 tiras de 3cm de comprimento por 3mm de largura (figura 197).

(figura 196) (figura 197)

Pegue uma broca fina de 3mm ou alguma outra ferramenta para fazer os furos para encaixar as dobradiças.Faça três furos de 1,5cm de profundidade em cada lado do estabilizador horizontal. Coloque o profundor sobre o estabilizador para fazer os furos do profundor na mesma posição. Cuidado para não fazer o furo próximo ao arame do profundor. A quantidade de dobradiças é opcional. No mínimo duas por parte móvel.

Page 47: Manual Kit T -27 Tucano

Encaixe as dobradiças nos furos do profundor (figura 201) e depois encaixe o profundor no estabilizador para ver se está tudo certo (figura 202). Se estiver tudo certo é só passar cola nas dobradiças para fixá-las. Deverá existir uma folga de uns 2mm entre o estabilizador e o profundor para que o movimento não fique travado. Coloque palitos de sorvete ou outra ferramenta para manter essa folga até a cola secar (figuras 203 e 204).

(figura 201) (figura 202)

(figura 203) (figura 204).

Use pouca cola e de preferencia cola epoxi para deixar mais reforçado

Deixe secando de lado que logo mais você terá que colar o conjunto estabilizador e profundores no aeromodelo.

Page 48: Manual Kit T -27 Tucano

Para o leme o procedimento é o mesmo.

IMPORTANTE: Não cole as dobradiças do leme agora. Elas deverão ser coladas após a colagem do estabilizador horizontal.Faça só os testes de encaixe e depois guarde o leme e as dobradiças.

Page 49: Manual Kit T -27 Tucano

Dê uma última verificada no encaixe do estabilizador antes de colar. Verifique se não está torto em relação a asa e ao estabilizador vertical. Se estiver tudo certo passe cola e encaixe na posição (figura 209). Depois com um pedaço de linha ou uma régua faça a verificação para ver se está bem alinhado. No meu caso deu 19cm da raiz bordo de ataque até a ponta do bordo de fuga (figura 210)

(figura 209) (figura 210)

Deixe secar.

Agora pegue o leme e cole as dobradiças.

Page 50: Manual Kit T -27 Tucano

Os ailerons merecem uma atenção especial e pelo menos cinco dobradiças em cada.Coloque eles de cabeça pra baixo e faça os furos na parte mais estreita. Faça os furos das extremidades a uns 2cm da ponta do começo da peça (figura 212). Com o aileron ainda de cabeça para baixo, coloque-o sobre a asa (asa na posição normal) para fazer os furos alinhados na mesma posição (figura 213).

(figura 212) (figura 213)

Encaixe as dobradiças e verifique os movimentos (figura 214. 215. 216 e 217). Se estiver tudo certo cole as dobradiças, lembrando de deixar a folga de 2mm. Repita o mesmo procedimento no outro aileron.

(figura 214) (figura 215)

(figura 216) (figura 217)

Page 51: Manual Kit T -27 Tucano

Lincagem dos comandos (ligação entre os servos e as superfícies de comando móveis)

O “LINK” é a ligação entre o servo e a superfície de comando móvel (aileron, leme, profundor, flap, etc).Ele é ligado no braço do servo e no “HORN” (peça usada pra fazer uma alavanca na superfície de comando). O horn pode ser de plástico, náilon, metal ou material alternativo (cartão de crédito, plástico duro, etc)

Exemplos de horns

Page 52: Manual Kit T -27 Tucano

Para que você entenda como deve ser feito um link, coloquei alguns exemplos:

Page 53: Manual Kit T -27 Tucano
Page 54: Manual Kit T -27 Tucano

Posição correta do HORNNa superfície de comando móvel o furo do horn deverá ficar sempre alinhado com o corte que separa o estabilizador da superfície de comando. Para entender melhor basta dar uma olhada na figura 234.

( figura 234)

Os ângulos da lincagem são importantes para o bom funcionamento dos comandos e deverão ter sempre 90º para que o funcionamento do comando seja 100% eficiente (figura 235).

(figura 235)

Agora você já tem uma noção de como os links deverão ficar no aeromodelo.

Page 55: Manual Kit T -27 Tucano

Para fazer as lincagens do aeromodelo você vai precisar dos seguintes materiais alternativos: Cartão de banco velho, linha de custura e clips (figura 236). Se quiser pode usar outro tipo de arame no lugar dos clips.Desmonte os conectores de chuveiro. Você vai precisar somente da parte metálica com os parafusos (figura 319).

(figura 236)

Desmonte alguns clips (figura 237) e com um alicate de bico fino faça dobras em “Z” com ângulos de 90º em uma das pontas do arame (figura 238).

(figura 237) (figura 238)

Deixe alguns arames compridos e corte quatro com 3cm de comprimento (figura 239).

(figura 239)

Page 56: Manual Kit T -27 Tucano

Corte o cartão em tiras de 1,5cm (figura 240). Corte as tiras em pedaços de 2,5cm de comprimento (4 unidades) (figura 241).

(figura 240) (figura 241)

Faça cortes de 45º nos pedaços de cartão e logo em seguida faça os furos com o próprio arame que vai usar para a lincagem, neste caso os clips, para que o arame fique bem justo e sem folga no furo (figura 242).

(figura 242)

Corte as varetas de fibra de vidro com 2 pedaços 40cm de comprimento e 2 pedaços com 15cm de comprimento e amarre os arames curtos com a linha de costura em somente uma das pontas de cada vareta de fibra (figura 243). Passe cola epoxi e deixe secar (figura 244).

(figura 243) (figura 244)

Page 57: Manual Kit T -27 Tucano

Deixe as 4 varetas secando

Depois que a cola secar, teste o encaixe do arame no horn (figura 245) e nos braços dos servos. No exemplo eu usei um tubinho de termo retrátil para dar um acabamento melhor (figura 246). Você pode passar uma tinta branca.

(figura 245) (figura 246)

Page 58: Manual Kit T -27 Tucano

Cole o servo da asa e prenda os servos do leme e profundor. IMPORTANTE: Ligue seu rádio e centralize todos os servos para que os comandos não fiquem desajustados depois da montagem.

Encaixe o arame no braço do servo e verifique a posição que a vareta deverá ficar para comandar o aileron (figura 249). Coloque o horn na posição e pressione para fazer uma marca onde deverá ser feito um corte para encaixá-lo (figura 250).

(figura 249) (figura 250)

Faça o corte e encaixe o horn na posição marcada (figura 251). Repita no outro aileron (figura 252)

(figura 251) (figura 252)

Page 59: Manual Kit T -27 Tucano

Marque uma distância de 4cm entre a ponta da vareta e o horn e corte o excesso de vareta (figura 253).

(figura 253)

Pegue 4 arames compridos e faça uma dobra em “V” próxima a ponta de cada um (figura 254). Depois deixe com 6cm de comprimento (figura 255). A dobra em “V” permite ajustes nos comandos. Para isso basta abrir ou fechar a dobra. Ela também protege as engrenagens dos servos atuando com um amortecedor em caso de uma pancada do aeromodelo.

(figura 254) (figura 255)

A dobra em “V” deverá ficar entre a vareta e o horn como mostra a figura 256.

(figura 256)

Page 60: Manual Kit T -27 Tucano

Encaixe o arame no horn e depois encaixe o horn no aileron. Faça uma marca onde o arame deverá ser colado na vareta (figura 257). Amarre o arame na vareta e encaixe para uma última verificação antes de colar (figura 258). Depois cole e espere secar. ATENÇÃO: Não cole o horn.

(figura 257) (figura 258)

Lixe a base do horn para que a cola tenha mais aderência (figura 259). Posicione os arames no braço do servo (figura 260).

(figura 259) (figura 260)

Cole os horns com cola epoxi e espere a cola secar (figuras 261 e 262).

(figura 261) (figura 262)

Page 61: Manual Kit T -27 Tucano

Agora passe a vareta preparada para o leme e conecte no braço do servo com o servo centralizado (figura 263). Corte a vareta de forma que fique com uns 3cm até o início do leme (figura 264).

(figura 263) (figura 264)

Coloque o horn no alinhamento da vareta e marque a posição no leme para fazer o corte (figura 265). Encaixe o horn com o arame e marque na vareta a posição para fazer a amarração (figura 266).

(figura 265) (figura 266)

Retire a vareta e amarre (figura 267).

(figura 267)

Page 62: Manual Kit T -27 Tucano

Repita o mesmo procedimento para preparar o link do profundor .

Repare que as dobras em V ficaram em posições diferentes. Uma do leme e outra do profundor. Passe cola nas amarrações e espere secar.

Conecte as duas varetas nos braços dos servos com os servos centralizados (figura 271). Verifique se está tudo certo e cole o horn (figura 272).

(figura 271) (figura 272)

Page 63: Manual Kit T -27 Tucano

Repita o procedimento e cole o horn do profundor (figura 273).

(figura 273)

Deixe secar bem para dar continuidade ao trabalho

Page 64: Manual Kit T -27 Tucano

Se você montou seu aeromodelo com um servo em cada lado da asa poderá pular essa etapa.

Encaixe a asa na posição para fazer as marcações e cortar as laterais da fuselagem por onde passam as varetas da lincagem dos ailerons.

Marque com a parte externa da lateral (figura 275) e parte interna da fuselagem (figura 276).

(figura 275) (figura 276)

Faça um corte e vá abrindo uma cavidade aos poucos e testando até que as varetas fiquem com o movimento livre (figuras 277 e 278).

(figura 277) (figura 278)

Page 65: Manual Kit T -27 Tucano

Algumas imagens da cavidade na lateral do aeromodelo.

Verifique na parte interior se os movimentos das varetas estão livres. Você pode ligar o seu rádio e movimentar o servo para os dois lados e verificar se ficou tudo certo (figuras 282 e 283).

(figura 282) (figura 283)

Seu aeromodelo está quase pronto para o voo !

Page 66: Manual Kit T -27 Tucano

Coloque um pedaço de velcro na parte de trás da fuselagem para prender o receptor (figura 284). Poderá usar velcro autocolante. Coloque mais dois pedaços na frente. Um para prender a bateria e outro para prender o ESC (figuras 285 e 286).

(figura 284) (figura 285)

(figura 286)

Page 67: Manual Kit T -27 Tucano

Coloque o motor no seu devido suporte e aperte os parafusos (figura 287). Dependendo do modelo do motor você deverá fazer um furo na parte de baixo da fuselagem para poder apertar o parafuso (figura 288).

(figura 287) (figura 288)

Conecte os fios do ESC e cheque para ver se o motor está girando para o lado certo. Se estiver errado é só inverter 2 dos 3 fios. Feche o capô. Poderá usar fita adesiva, velcro ou imãs para travá-lo no lugar.

Prenda o ESC no lugar (figura 291). Conecte todos os servos no receptor. Recomendo usar uma extensão para ligar o servo da asa. Ficará mais fácil na hora de montar e desmontar o aeromodelo (figura 292).

(figura 291) (figura 292)

Page 68: Manual Kit T -27 Tucano

Coloque o receptor no lugar e verifique a posição correta das antenas de acordo com o manual do seu rádio (figura 293). Coloque a asa e aperte o parafuso (figura 294)

(figura 293) (figura 294)

Ligue o servo da asa (figura 295). Coloque a bateria (figura 296).

(figura 295) (figura 296)

Feche o canopi. Poderá usar fita adesiva, velcro ou imãs.

Page 69: Manual Kit T -27 Tucano

Técnica para preparar e impermeabilizar os adesivos para protegê-los contra umidade e pingos de água.

Imprima os adesivos em papel auto colante tamanho “carta” e junte as cartelas cortando nas marcas (figura 298) e colando as beiradas (figuras 299 e 300).

(figura 298) (figura 299)

(figura 300)

Com a cartela montada recorte todos os adesivos com cuidado.

Page 70: Manual Kit T -27 Tucano

Vou mostra em um adesivo menor, mas o procedimento é o mesmo para todos os adesivos.Recorte o adesivo (figura 303) e cole no lado brilhanto do papel protetor do vinil que você guardou (figura 304)

(figura 303) (figura 304)

Passe uma fita adesiva ou vinil transparente cobrindo todo o adesivo. Usei fita adesiva (figura 305).Coloquei um exemplo que mostra um adesivo maior. Nesse caso deverão ser passadas várias camadas de fita sobrepondo umas as outras para cobrir todo o adesivo (figura 306).

(figura 305) (figura 306)

Com o adesivo todo coberto pela fita (figura 307) faça o último recorte deixando uma margem de uns 5mm. Essa margem evitará a penetração de água depois que o adesivo estiver colado no seu aeromodelo (figura 308).

(figura 307) (figura 308)

Page 71: Manual Kit T -27 Tucano

Adesivo pronto para ser aplicado no aeromodelo

Page 72: Manual Kit T -27 Tucano

OBSERVAÇÃO: A etapa a seguir é apenas um exemplo de como poderá ser feito o trem de pouso, já que nessa montagem eu optei em deixar o aeromodelo sem o trem.Para parafusar o trem de pouso será necessário fazer reforços de madeira no aeromodelo.As fotos a seguir são de um trem de pouso tipo triciclo de um aeromodelo Cessna, portando desconsidere as medidas. No caso do aeromodelo com trem de pouso tipo convencional você poderá seguir o exemplo do trem de pouso feito com PVC.

Trem de pousoPara fazer o trem dianteiro pegue um arame rígido ou um raio de bicicleta de 2mm com 20cm de comprimento e faça uma espiral (opcional) para que o trem fique apoiado na fuselagem (figura 313). Do eixo da roda até a fuselagem o comprimento deverá ficar entre 8cm e 9cm. Da fuselagem até a parte interna do modelo o comprimento deverá ser de 6cm (figura 314)

(figura 313) (figura 314)

Você deverá fazer as dobras de acordo com a largura e altura da roda que for usar. IMPORTANTE: O centro da roda deverá ficar exatamente no alinhamento do arame que será encaixado na fuselagem (figuras 315 e 316), caso contrário o modelo ficará descontrolado em solo. Use metade de um conector de chuveiro ou um retentor de rodas para dar o espaçamento necessário e fixar a roda (figuras 315 e 316).

(figura 315) (figura 316)

Page 73: Manual Kit T -27 Tucano

Com o auxílio de uma lima ou lixa, desbaste um pouco a parte de trás do arame que vai encaixado na fuselagem pra deixá-lo reto (figuras 317 e 318). Isto serve para que o trem fique bem firme quando estiver preso a lincagem.

(figura 317) (figura 318)

Lincagem do trem de pouso dianteiro:

Pegue um horn e um conector de chuveiro (figura 319).Faça um furo no horn para que o conector de chuveiro encaixe e fique justo (figura 320).

(figura 319) (figura 320)

Coloque o conector de chuveiro no furo e passe cola epoxi em volta tomando cuidado para não tampar os furos dos parafusos (figura 321).

(figura 321)

Page 74: Manual Kit T -27 Tucano

Assim que a cola secar coloque os parafusos no conector e faça um furinho no horn para conectar a vareta de fibra de 20 cm com o arame na ponta (figura 322).Encaixe o conector de chuveiro no arame do trem de pouso dianteiro, alinhe a roda e aperte os parafusos (figura 323).

(figura 322) (figura 323)

Você deverá conectar a vareta de lincagem em um servo exclusivo para o trem dianteiro ou poderá ligar no servo que comanda o leme.

Pegue um pedaço de tubo de PVC de 4” (figura 324) e faça uma marca a 6cm do inicio do tubo (figura 325).

(figura 324) (figura 325)

Com o auxílio de um arco de serra, inicie o corte na marca de forma que ele termine no início do tubo. A serra deverá ficar em um ângulo de aproximadamente 45º (figura 326). Peça para alguém ajudar a segurar o tubo. O corte deverá ficar assim (figura 327).

(figura 326) (figura 327)

Page 75: Manual Kit T -27 Tucano

Faça um corte na parte mais estreita (figura 328). Passe uma lixa nas bordas para tirar as rebarbas e logo em seguida corte 2,5cm de cada lado, para que o trem de pouso não fique tão alto (figura 329).

(figura 328) (figura 329)

Faça uma marca na parte mais larga da peça (parte superior) e em seguida marque 3cm de cada lado para fazer a base do trem de pouso (figura 340). A base do trem é a parte que terá contato com a fuselagem.

(figura 340)

Com um soprador térmico ou um secador de cabelos, aqueça a peça até que ela fique mole. Use uma luva de proteção para não queimar a mão. Quando a peça estiver mole coloque sobre uma superfície plana e pressione para deixá-la plana até esfriar (figura 341).

(figura 341)

Page 76: Manual Kit T -27 Tucano

Aqueça a peça exatamente nas marcas de 3cm que fez anteriormente na base e dobre a peça com um ângulo de 45º (figura 342). Nas pontas marque 3cm de cada lado e dobre com ângulos de 45º (figura 343).

(figura 342) (figura 343)

Faça os furos para colocar os eixos das rodas. O tamanho do furo vai variar de acordo com o parafuso que você for utilizar para fazer o eixo (figura 344). Recomendo usar parafusos de 3mm x 3cm. Passe o parafuso pelo furo e coloque uma porca. Use trava roscas ou esmalte de unhas para fixar a porca. A porca fará o espaçamento entre a roda e o trem de pouso (figura 345).

(figura 344) (figura 345)

Coloque a roda e uma outra porca para fixá-la usando trava roscas ou esmalte. Deixe o movimento da roda livre. Usando trava roscas ou esmalte a porca não sairá do lugar mesmo estando folgada (figura 346). A altura do trem de pouso deverá ficar com aproximadamente 9cm do chão até a base de fixação (figura 347).

(figura 346) (figura 347)

Page 77: Manual Kit T -27 Tucano

Parafuse o trem de pouso principal usando parafusos soberbos de 5mm.As rodas deverão ficar da metade da asa para trás. Em seguida encaixe o trem de pouso dianteiro no furo da fuselagem.

Você pode construir suas próprias rodas usando EVA (material emborrachado vendido em papelaria) de várias espessuras e uma ferramenta que é adaptada em furadeiras chamada “serra copo”. Essa ferramenta é facilmente encontrada em lojas de ferragens ou lojas de R$ 1,99 e possui vários diâmetros, permitindo fazer rodas de vários tamanhos diferentes. Você pode usar um único um EVA da grossura da roda ou várias camadas de EVA mais finos colados (fica parecendo um pneu de avião todo riscado) como mostra a figura 351. Cole as placas de EVA antes de cortar. Depois é só fazer uma calota de madeira ou alumínio para dar um acabamento.

(figura 351)

Page 78: Manual Kit T -27 Tucano

Checagem dos comandos

ATENÇÃO:Só ligue o aeromodelo para fazer a checagem dos comandos com ele preso ao chão ou sem a hélice, pois se o

canal do motor (ch 3) estiver invertido no controle você poderá se ferir gravemente.

Page 79: Manual Kit T -27 Tucano

Canal 1 - Aileron

Page 80: Manual Kit T -27 Tucano

Canal 2 – Profundor

Page 81: Manual Kit T -27 Tucano

Canal 4 - Leme

Page 82: Manual Kit T -27 Tucano

Canal 3 - Motor

Cuidado ao checar este comando. Retire a hélice do seu aeromodelo.

Page 83: Manual Kit T -27 Tucano

Eletrônica recomendada

Rádio controle e receptor: mínimo de 4 canaisMotor: E-max 2822 - 2812 ou equivalente de 1100kv a 1600KvESC: 18AHélice: GWS 9x5 HD ou recomendada pelo fabricante do motor.Servos: 4x de 9 gramasBateria: Li-Po 3S 11,1V de 1300mAh (15min de voo) a 2200mAh (40min de voo)Peso ideal para voo: 650gCG a 7cm do bordo de ataque

Se você chegou até aqui parabéns!

Você já poderá arriscar uma nova construção com os conhecimentos que adquiriu durante esta montagem.

Page 84: Manual Kit T -27 Tucano

DICASPeça para alguém com experiência fazer o primeiro voo e a trimagem (ajuste) do aeromodelo em voo.Se o aeromodelo estiver com muita tendência de subir ao acelerar, faça pequenos ajustes abaixando o ângulo do motor. Não desloque o CG para trás. O CG deverá ficar sempre a 7cm do bordo de ataque.Esse aeromodelo é para voos lentos. O ideal é que ele voe nivelado com 50% de potência. É normal ele querer subir um pouco ao acelerar devido ao ângulo de ataque positivo da asa. Lembre-se de que este é um aeromodelo treinador e não um caça. Economize na potência e voe bastante.Faça os primeiros voos sem o trem de pouso para deixar o modelo mais leve. Fica mais fácil para controlar.Peça para alguém lançar o aeromodelo manualmente na direção de algum lugar com grama ou mato alto, assim o avião não quebrará em caso de queda. Correr e lançar para frente sempre contra o vento. Não lançar para cima. Quando estiver com experiência coloque o trem de pouso e faça as decolagens e pousos normalmente.

Aeromodelo montado por Leandro Kemp exclusivamente para confecção deste manual.Fotos e elaboração do manual: Leandro Kemp

Autor: Leandro KempApelido no Mercado Livre: KEMP_AEROS

E-mail: [email protected]

Reprodução ou venda proibidasO manual é um brinde e não pode ser vendido ou reproduzido sem a devida autorização do autor.

Se você recebeu esse arquivo de um e-mail diferente do citado acima denuncie ao verdadeiro autor.

Page 85: Manual Kit T -27 Tucano

FIM