manual institucional do instituto da criança

16

Upload: ricardo-alves

Post on 29-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O foco deste livreto de circulação interna é conscientizar os funcionários e visitantes do Hospital das Clínicas sobre os serviços oferecidos e planos para o futuro do Instituto da Criança. Apesar de ter adultos como público alvo, essa publicação estaria exposta num ambiente populado por crianças, então decidi por uma diagramação mais leve, que não desagradasse os pacientes, sem se tornar infantil. Todo o projeto foi desenvolvido por mim, em comunicação constante com a responsável pela área de comunicação do hospital, desenvolví um pacote de ícones para ilustrar as diferentes especialidades e utilizei uma tipografia clara e legível para o corpo do texto.

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Institucional do Instituto da Criança
Page 2: Manual Institucional do Instituto da Criança

PRESTAR ASSISTENCIA DE ALTA COMPLEXIDADE

E DE EXCELENCIA AO RECEM-NASCIDO, CRIANCA

E ADOLESCENTE, POR MEIO DE ATENDIMENTO

HUMANIZADO E INTERDISCIPLINAR, INTEGRADO AO

ENSINO E A PESQUISA.

MISSAO

Page 3: Manual Institucional do Instituto da Criança

3

O Instituto da Criança (ICr) foi inaugu-rado em 1976, reunindo 21 especialidades pediátricas, (incluindo atendimento clínico e cirurgias pediátricas), do Hospital das Clíni-cas da Faculdade de Medicina da USP. Con-siderado Centro de Referência Nacional em Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, é reconhecido pela qualidade do seu aten-dimento, capacitação de sua equipe profis-sional e incorporação dos mais poderosos recursos de tratamento.

O hospital ocupa uma área construída superior a 25 mil metros quadrados, desti-nada ao atendimento ambulatorial e inter-nações – com um total de 228 leitos e uma média de 70 mil atendimentos ambulatoriais por ano. Atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de operadoras de planos de saúde (Saúde Suplementar) por meio de suas enfermarias e apartamentos, Centro Cirúrgico, Centro de Tratamento Intensivo Neonatal 1 e 2 (alocado no Instituto Central do Hospital das Clínicas) , UTI Pediátrica, Ambulatório, Unidade de Diálise, Pronto-So-corro e Centro de Diagnóstico. Além dessas

unidades, o ICr possui um prédio específico que abriga o Serviço de Onco-Hematologia e transplante de Células Hematopoiéticas, que funciona no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o ITACI.

A utilização de tecnologia de ponta por parte de profissionais qualificados possibili-ta a realização de procedimentos diagnós-ticos e terapêuticos de alta complexidade. Estes procedimentos incluem cirurgias de grande porte como transplantes de fígado, de rim e de medula óssea, separação de gêmeos xifópagos (siameses), hemodiálise especializada para crianças, tratamento de recém-nascidos de alto risco, atendimento de Terapia Intensiva, além da assistência a doenças complexas e crônicas na infância e na adolescência.

Conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, farmacêuticos, radiologistas, te-rapeutas ocupacionais, recreacionistas e as-sistentes sociais, além de corpo clínico com-posto por 21 subespecialidades pediátricas.

33

REFERENCIA NACIONAL EM SAUDE DA CRIANCA

Foto: Luides dos Santos

Page 4: Manual Institucional do Instituto da Criança

4

Associação Viva e Deixe Viver

Cão Terapeuta

Doutores da Alegria

Saracura

AVOHC

Ação Solidária

Colmeia Literária

CRIARTE

Page 5: Manual Institucional do Instituto da Criança

5

Desde sua fundação, o Instituto da Criança foi concebido com o propósito de primar por um atendimento multidisciplinar de saúde. Neste contexto preconiza-se também que toda a equipe multiprofissional esteja alinhada com as especificações que compreendem a assistência terciária à criança e o adolescente portador de doença crônica. Atendimento este que exige muito mais do que conhecimento acadêmico e recursos tecnológicos. São pacientes fragilizados e familiares que também sofrem o desgaste dessa situação. Para dar todo o apoio necessário neste momento delicado, o ICr pauta todas as suas ações no conceito da humanização, entendendo a criança como um ser integral, que precisa de atendimento médico e, ao mesmo tempo, apoio emocional, afeto e solidariedade.

Essa visão holística do paciente motiva também um trabalho multidisciplinar, com o envolvimento de profissionais das diversas áreas e especialidades empenhados no objeti-vo comum de restabelecer a saúde da criança atendida.

O conceito de humanização também inspirou a arquitetura do ICr. Seus prédios e espaços internos foram projetados com áreas amplas e iluminadas, ambientes coloridos e de adequada visualização, para que as crianças se sintam acolhidas e familiarizadas dentro de todas as unidades.

A HUMANIZACAO COMO MARCA REGISTRADA

Classe Hospitalar Fundação Criança

Comitê Juvenil CARE - Comitê de Assistência Religiosa

A Mala de Artes da Menina Alessandra

Conselho Familiar

Page 6: Manual Institucional do Instituto da Criança

6

CONHECA AS ESPECIALIDADES PEDIATRICAS DO ICR

CARDIOLOGIA CIRURGIA PEDIATRICADOR E CUIDADOS

PALIATIVOS

EMERGENCIA PEDIATRICA ENDOCRINOLOGIA GASTROENTEROLOGIA

GENETICA HEMATOLOGIA HEPATOLOGIA

ALERGIA E IMUNOLOGIA INFECTOLOGIAHEBIATRIA

(MEDICINA DE ADOLESCENTES)

Page 7: Manual Institucional do Instituto da Criança

7

NEFROLOGIA NEONATOLOGIA NEUROLOGIA

NUTROLOGIA ONCOLOGIA PNEUMOLOGIA

REUMATOLOGIA

TERAPIA INTENSIVA NEONATALE PEDIATRICA

*Ano de referência - 2015

ICr em números*

Força de trabalho (administrativos, multiprossionais e terceirizados) 1.709

Área total 25 mil m2

Início das atividades 1.976

Leitos 226

Taxa de Ocupação 84,8%

Tempo de Internação 7,8 dias

Ambulatório (total de atendimentos) 76.926

Internações 7.114

Pronto Socorro (total de atendimentos) 26.944

Cirurgia Infantil 2.031

Transplantes Hepáticos 37

Transplantes de Células Hematopoiéticas 31

Transplantes de Rim 11

Quimioterapias 5.148

Page 8: Manual Institucional do Instituto da Criança

8

O vínculo do ICr com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Uni-versidade de São Paulo garante a qualificação e atualização permanente de seu corpo de profissionais. Os pediatras e cirurgiões pediátricos do Instituto estão entre os mais respeita-dos do país. Cerca de 40% do corpo clínico do ICr possui doutorado. Em relação à equipe multidisciplinar 75% dos profissionais são especialistas e 20% titulados, com mestrado ou doutorado.

A realização de atividades de ensino e de pesquisa dá suporte à área assistencial, configurando-se como importante contribuição para garantir a excelência do atendimento, situando o ICr entre as principais instituições de ponta em pesquisa pediátrica com mais de 300 projetos de pesquisa aprovados nos últimos cinco anos.

Um exemplo da valiosa integração entre atendimento e geração de conhecimento é o Laboratório de Genômica Pediátrica, pioneiro nesse gênero de pesquisa em todo o país. Nessa unidade são realizados estudos para investigar a relação entre o desenvolvimento de cada ser humano com doenças que poderão surgir ao longo de sua vida.

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

ENSINO E PESQUISA DAO SUPORTE AO ATENDIMENTO

Page 9: Manual Institucional do Instituto da Criança

9

Cirurgias de grande portetransplantes de fígado, de rim e de medula óssea, separação de gêmeos xifópagos (siameses)

Centro de Terapia Intensiva NeonatalFotos: Luides dos Santos

Page 10: Manual Institucional do Instituto da Criança

10

Subsidiado pela Fundação Criança, o espaço, inaugurado no início de 2014, pode ser utilizado por pais, demais acompanhan-tes e colaboradores do hospital para oração e reflexão. Independentemente da crença do indivíduo, qualquer representante religioso pode compartilhar da sala no intuito de con-fortar as famílias.

ESPACO ECUMENICO

Page 11: Manual Institucional do Instituto da Criança

11

O ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infan-til é um hospital público ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O serviço de Onco-hematologia, antes prestado na sede do ICr passou a ser desenvolvido em um prédio independen-te em dezembro de 2002, com o objetivo de oferecer um espaço mais adequado, bem como novos equipamentos, para o tratamento das crianças e adolescentes até então atendidos no Instituto da Criança, por intermédio do Servi-ço de Onco-Hematologia.

A construção do ITACI é resultado de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Cân-cer Infantil (ASCCI) e o próprio Instituto da Criança do Hos-pital das Clínicas.

A fim de manter a excelência no atendimento, em 2014, todas as áreas do hospital foram modernizadas e reestruturadas com equipamentos de ponta e arquitetura inovadora – a exemplo da Unidade de Terapia Intensiva, que passou a contar com 13 leitos. A ala assistencial conta ainda com 12 consultórios, sala de cirurgia para pequenos e médios procedimentos com dois leitos pós-operatórios e Hospital-Dia com 19 leitos de quimioterapia.

O ITACI também é referência em transplantes de células hematopoiéticas, que podem ser provenientes de cordão umbilical, medula óssea ou de células periféricas, colhidas diretamente da veia do paciente.

O Centro de Transplantes de Células Tronco Hemato-poiéticas também foi construído para reforçar a segurança e bem-estar do paciente. A ala nova conta com seis leitos totalmente isolados. Os quartos têm pressão positiva, o que garante que o ar contaminado do meio ambiente não entre no quarto do paciente, mantendo o ambiente interno sempre limpo. As janelas são lacradas e é feito controle do ar perio-dicamente para atestar a segurança do paciente. São quar-tos totalmente isolados, onde a criança pode permanecer com acompanhante durante todo o tempo de internação.

LIDERANCA TAMBEM EM ONCO-HEMATOLOGIA

Page 12: Manual Institucional do Instituto da Criança

12

Mais raciocínio clínico, menos exames complementares

Projeto de cunho assistencial, educativo e social que tem por objetivo reduzir o im-pacto negativo dos procedimentos diagnósticos para a criança, sobretudo as menores de dois anos. Idealizado e concebido por um grupo de médicos e enfermeiros do Instituto da Criança HC FMUSP, apoiado por especialistas da Faculdade de direito da mesma Universi-dade, o Programa visa racionalizar o emprego de métodos diagnósticos, de imagem, labo-ratoriais e funcionais na prática pediátrica, para reverter o máximo de benefícios, o mínimo de riscos atuais e futuros e que poupem a criança e o adolescente de sofrimento físico e agravos psicológicos evitáveis.

O Programa, apoiado nas premissas de humanização hospitalar, possui três vertentes:

1 - Utilização do menor volume possível de sangue nas análises laboratoriais, o que implica no estabe-lecimento de micrométodos para o maior número

possível de análises.

2 - Escolha de métodos de exames de imagem que utilizem doses mais baixas de radiação io-nizante, ou que não usem radiação ionizante.

3 - Redução das indi-cações de anestesia ou mesmo de seda-

ção em pré-escolares, escolares e adolescentes a serem submetidos a exames imagenológicos ou funcionais complexos.

PROGRAMA DIAGNOSTICO AMIGO DA CRIANCA

Page 13: Manual Institucional do Instituto da Criança

13

RECURSOS DO CENTRO DIAGNOSTICO DO ICR

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Instituto da Criança (SADT) dispõe de completa infraestrutura para a realização dos exames de seus pacientes, a exemplo do tomógrafo multislice de 64 canais. O equipamento reduz em torno de 70% a exposição das crianças à radiação. Está instalado em uma sala humanizada e ambientada com inspirações infantis. No teto há pinturas com imagens de céu com nuvens, além de um monitor que projeta filmes enquanto o exame é realizado. Isso faz com que a criança se mantenha calma e dispense, em muitos casos, a interven-ção da sedação ou anestesia. O Centro dispõe ainda de Laboratório Clínico com micrométodos.

Page 14: Manual Institucional do Instituto da Criança

14

O serviço de excelência oferecido pelo ICr, que atende pacientes com idade entre 0 a 18 anos, é reconhecido por meio de diversas premiações e citações entre as melhores unidades de atendimento pediátrico do País.

Foi agraciado com Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS – Prêmio Prata) e com o Prêmio Destaque 2009 em transplante de fígado outorgado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Além disso, figura entre os mais admirados hospitais nas áreas de Pediatria e Cirurgia Pediátrica, de acordo com a revista análise editorial, que realizou pesquisa junto a quatro mil médicos brasileiros.

ONA 2 – O Instituto da Criança HCFMUSP é certificado ONA 2 – Organização Nacional de Acreditação, pelo Instituto Brasileiro para Exce-lência em Saúde (IBES). A ONA promove uma avaliação minuciosa dos níveis de seguran-ça, integração de processos e excelência, por meio de um modelo permanente de avaliação da qualidade dos serviços. A certificação atesta e chancela o trabalho e dedicação de todos os colaboradores do Instituto da Criança em prol da segurança do paciente.

14

Premios e Certificados

Premio Saude – Trata-se de uma iniciativa da revista SAÚDE e da Editora Abril que bus-ca valorizar o empenho de quem trabalha por um Brasil mais saudável. Em 2014, dentre ins-tituições de todo o país, o hospital foi agra-ciado como vencedor do Prêmio, na categoria Instituição do Ano, em função de seu trabalho de humanização, realizado com o Programa Diagnóstico Amigo da Criança.

Page 15: Manual Institucional do Instituto da Criança

Colaboracao:Assessoria de Qualidade, Divisão de Informação Gerencial Hospitalar do Instituto

da Criança HCFMUSP e Departamento de Pediatria da FMUSP

Projeto Grafico:Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP

Coordenacao:Centro de Comunicação Institucional do Instituto da Criança HCFMUSP

Page 16: Manual Institucional do Instituto da Criança

Instituto da Crianca HcFMUSPAv. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647

Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 05403-900Tel. (11) 2661-8500 - www.icr.usp.br

www.facebook.com/institutodacriancahc