manual do usuÁrio instalaÇÃo e uso do - pamcary · em seguida aparece um menu de siglas, que...

76
2 PAMWEB - Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO INSTALAÇÃO E USO DO Este manual foi elaborado especialmente para ajudar você a solucio- nar todas as suas dúvidas de instalação e uso do Sistema PAMWEB. [email protected] www.pamcary.com.br Outubro/2004 Esta é uma publicação da Pamcary ® , com circulação restrita à usuários do Pamweb ® . Direitos autorais reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste material, sem prévia autorização dos editores.

Upload: trinhtu

Post on 15-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2PAMWEB - Manual do Usuário

MANUAL DO USUÁRIO

INSTALAÇÃO E USO DO

Este manual foi elaborado especialmente para ajudar você a solucio-nar todas as suas dúvidas de instalação e uso do Sistema PAMWEB.

[email protected]

www.pamcary.com.br

Outubro/2004

Esta é uma publicação da Pamcary®, com circulação restrita à usuários do Pamweb®. Direitos autorais reservados. Éproibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste material, sem prévia autorização dos editores.

3PAMWEB - Manual do Usuário

4PAMWEB - Manual do Usuário

Sobre este manual

Este manual é dirigido ao operador do Pamweb. Se o Pamweb já estáinstalado na sua empresa e você vai começar a utilizá-lo, basta ler omanual na seqüência em que ele é apresentado.Para não confundir o operador, todo o procedimento de instalação e con-figuração foi colocado nos capítulos finais. Se você vai usar este manualpara fazer a instalação do sistema, leia o item 1.1 e depois vá direto aositens 3 e 4.

INTRODUÇÃO

5PAMWEB - Manual do Usuário

6PAMWEB - Manual do Usuário

Índice das opções de menu para referência rápida

Se você já sabe utilizar o Pamweb e quer obter informação sobre um item específicode menu, consulte a tabela abaixo, que leva você ao ponto do manual onde cada itemde menu é explicado.

INTRODUÇÃO

7PAMWEB - Manual do Usuário

8PAMWEB - Manual do Usuário

Sumário

1 O que é o Pamweb................................................................................. 101.1 Conceitos................................................................................ 101.2 Lista de verificação inicial............................................................ 11

2 Como usar o Pamweb............................................................................. 122.1 Iniciar e terminar o programa..................................................... 122.2 Escolher entre on-line o off-line.................................................... 132.3 Digitar averbações...................................................................... 142.4 Importar averbações................................................................... 212.5 Transmitir averbações................................................................. 242.6 Consultar averbações.................................................................. 262.7 Excluir averbações...................................................................... 282.8 Corrigir averbações.................................................................... 292.9 Substituir averbações.................................................................. 302.10 Declarar a inexistência de averbações.......................................... 322.11 Obter um histórico das transmissões e das importações................ 332.12 Fazer cópia de backup da base de dados...................................... 332.13 Telerisco............................................................................... 34

3 Instalação............................................................................................... 363.1 Pré-requisitos............................................................................. 363.2 Procedimento de instalação......................................................... 373.3 Configuração da chave de segurança........................................... 423.4 Remoção da instalação do Pamweb............................................. 44

4 Configuração inicial.................................................................................. 454.1 Transmissão.............................................................................. 454.2 Importação................................................................................ 474.3 Tabela de sinônimos................................................................... 48

4.3.1 Criação da tabela de sinônimos.......................................... 524.3.2 Exportação e importação da tabela de sinônimos................. 51

4.4 Backup...................................................................................... 554.5 Valores pré-definidos.................................................................. 55

5 Apêndices............................................................................................... 585.1 Formato dos arquivo para importação.......................................... 585.2 Tabela de Mercadorias Adotada pela Pamcary.............................. 705.3 FAQ – Questões freqüentes......................................................... 71

SUMÁRIO

9PAMWEB - Manual do Usuário

10PAMWEB - Manual do Usuário

1 O que é o Pamweb

1.1 Conceitos

O seguro do transporte de cargas exige que sejam enviadas à seguradora as informa-ções sobre o embarque, como os dados do veículo, do motorista, das mercadorias edo percurso. Esse processo chama-se averbação.

O Pamweb é um software que coleta averbações de segurados (transportadores,embarcadores ou armadores) e transmite essas averbações pela Internet para aPamcary.

Definições dos tipos de segurado:

Transportadores: empresas que somente prestam o serviço de transporteEmbarcadores: empresas de origem do produto, que são responsáveis pelo segurodo transporte.Armadores: empresas que fornecem transporte por via fluvial ou marítimaAs averbações podem ser digitadas diretamente no Pamweb ou importadas por ele.

No caso de importação, as informações para as averbações são geradas pelo progra-ma de emissão de conhecimentos da transportadora (ou outro programa) e gravadasem arquivos, para serem posteriormente importadas pelo Pamweb. O sistema funcio-na simultaneamente para digitação ou importação.

O Pamweb pode trabalhar em modo on-line ou off-line. No modo on-line, as averbaçõesdigitadas ou importadas são automaticamente transmitidas. No modo off-line, asaverbações digitadas ou importadas ficam armazenadas no computador para seremtransmitidas posteriormente.

Quando uma averbação é digitada ou importada no Pamweb, a hora em que issoocorre fica registrada no sistema. O seguro entra em validade nessa hora. Mesmoque a averbação seja transmitida mais tarde, o seguro já estava válido no momentoem que ela foi digitada ou importada sem erros. Portanto, é muito importante digitar,importar e corrigir a averbação antes do transporte começar.

Existe uma lista de nomes de cidades e uma lista de nomes de mercadorias utilizadaspelo sistema da Pamcary. O sistema da Pamcary só aceita as averbações se osnomes estiverem nessa lista. No entanto, cada segurado pode ter uma lista própria,adequada às cidades atendidas e mercadorias transportadas.Para compatibilizar asdiferentes listas, o Pamweb permite ao cliente criar uma tabela de sinônimos, ondesão listados os nomes usados pelo segurado e os correspondentes nomes na Pamcary.

Quando o usuário digitar um nome numa averbação, o programa vai consultar a tabelade sinônimos e trocar automaticamente pelo nome esperado pela Pamcary.Antes de prosseguir, veja se você realmente entendeu o significado das palavras queestão em negrito neste item.

CAPÍTULO 1 O que é Pamweb

11PAMWEB - Manual do Usuário

1.2 Lista de verificação inicial

Antes de utilizar o Pamweb, é preciso verificar se o programa está instalado e comoeste será utilizado na sua empresa.

Para saber se o Pamweb já está instalado no computador de sua empresa, veja se oícone Pamweb aparece na tela:

Além disso, é preciso que a chave de segurança esteja conectada ao computador,através de uma porta serial ou saída USB. Na foto a seguir vemos um exemplo de umachave conectada a uma porta serial do computador.

Se o programa não está instalado, ou a chave não está conectada, é preciso antesfazer a instalação, conforme os capítulos 3 e 4 deste manual.

Agora que você já conferiu que o programa e a chave de hardware estão instalados,procure obter na sua empresa as seguintes informações:

• Como se faz o acesso à Internet na sua empresa? O acesso é permanente ouvocê tem que se conectar a Internet cada vez que for transmitir averbações?Nesse caso, é preciso digitar alguma senha para se conectar à Internet?

• Existe algum programa antivírus de Internet instalado no computador do Pamweb?• Sua empresa vai operar o Pamweb on-line ou off-line? (Se isso ainda não foi

decidido, escolha off-line).• As averbações serão digitadas diretamente no Pamweb ou importadas?• Se você já tem as respostas a essas perguntas, passe ao capítulo seguinte.

CAPÍTULO 1 O que é Pamweb

12PAMWEB - Manual do Usuário

2 Como usar o Pamweb

2.1 Iniciar e terminar o programa

Para iniciar o programa, dê um duplo clique no ícone Pamweb.

O início do funcionamento pode demorar um certo tempo. Algumas telas serão mos-tradas neste processo (por exemplo, a tela do Java). O programa estará pronto parauso quando a tela inicial for apresentada:

Se você estiver conectado à Internet e houver um programa de proteção contra ata-ques externos no computador, poderá aparecer alguma tela avisando que o Java estátentando realizar alguma operação na Internet. Escolha a opção de permitir o acesso.

Ao iniciar-se o programa, poderá ser apresentada uma tela como esta:

Se você clicar em Transmitir, as averbações pendentes serão transmitidas.

A linha superior da tela contém o menu principal, com as opções:

Averbação: Fazer diversas operações com averbações e oferece comandos diversoscomo seleção entre on-line e off-line, fazer Log-Off e Sair do Pamweb.

Configuração: Configurar o Pamweb para que este opere de acordo com suas opçõese seu ambiente

Histórico: Ver os registros onde ficam gravados os históricos das operações

Backup: Fazer o backup da base de dados

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

13PAMWEB - Manual do Usuário

Telerisco: Ter acesso ao sistema Telerisco para consulta sobre motoristas

Janelas: Exibir relação de janelas abertas dentro do Pamweb

Ajuda: Obter explicações de ajuda e sobre o sistema PamwebNa parte inferior, há os botões de acesso rápido às operações mais importantes.

Para sair do programa selecione Averbação e Sair.

2.2 Escolher entre on-line o off-line

Veja no item 1.1 o que significa operar on-line/off-line.

Para saber se seu Pamweb está on-line ou off-line, selecione Averbação no menuprincipal:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

14PAMWEB - Manual do Usuário

Se a palavra “Off-line” estiver marcada com ����� , o Pamweb estará off-line. Clicando napalavra “Off-line” nessa situação, o Pamweb vai entrar em contato com o sistema daPamcary para tentar ficar on-line. Se a sincronização entre os sistemas for possível, oPamweb entrará no modo on-line (o símbolo ����� desaparecerá), permanecendo nessemodo até que ele seja novamente desativado pelo mesmo processo.

2.3 Digitar averbações

Este item deverá ser executado somente se as averbações forem digitadas no Pamweb(conforme sua resposta no item 1.2).

Se o Pamweb estive em modo on-line (ver também 1.2) as averbações digitadas serãoautomaticamente transmitidas para a Pamcary assim que forem gravadas. Se o Pamwebestiver em modo off-line, as averbações ficarão armazenadas no computador do Pamwebe terão que ser posteriormente transmitidas.

Inicie o programa e clique no botão Averbação e depois Digitação (ou clique no botãoDIGITAR na parte inferior da tela).

Se, nesta instalação, o Pamweb permitir a averbação de seguro de várias empresas(empresas coligadas do mesmo grupo), vai aparecer uma lista com essas empresas.

Selecione a empresa correta.

Em seguida aparece um menu de siglas, que correspondem aos vários ramos deseguro disponíveis, que o segurado tem apólice. O comum é que uma empresa tenhaum ou dois ramos apenas. Através do Pamweb é possível averbar viagens cobertaspor qualquer ramo de seguro de transporte. Escolha o ramo de seguro a ser utilizado.

As siglas têm os seguintes significados:

RCTR-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga

Esse seguro tem como objetivo segurar o transportador contra perdas ou danos quepossam ocorrer aos bens que estavam em sua responsabilidade no momento dotransporte. Danos ocorridos por causa de um acidente na estrada seriam um exem-plo de danos cobertos por este seguro. Este seguro é obrigatório para todos ostransportadores

RCTR-C e RCF-DC: Seguro RCTR-C (descrito acima) e Seguro Facultativo de Res-ponsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga.

Além do seguro obrigatório descrito acima, garante o reembolso dos valores em casode desaparecimento da carga, aplicando-se aos casos de roubo, furto e desvio decarga.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

15PAMWEB - Manual do Usuário

RCTA-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo.

Idêntico ao RCTR-C para transportador aéreo.

RCTR-VI: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional.

Idêntico ao RCTR-C para viagens internacionais.

TRNAC: Seguro de Transporte Nacional.

Este é um seguro de embarcadores (fabricantes da mercadoria transportada) e podeter uma ou mais modalidade de transporte (Rodoviário, aéreo, fluvial, marítimo ouferroviário). Este é um seguro “combinado” que cobre tanto perdas e danos por aci-dente como por desaparecimento da carga

RCA-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Armador

Este é o seguro para armadores, para o transporte marítimo ou fluvial de cargas.

Depois de selecionado o ramo de seguro, será apresentado na tela um formulário deaverbação como este:

Nesse formulário, as palavras em negrito representam informações obrigatórias (porexemplo, “Cidade Emissão”) e as palavras sem negrito são informações opcionais (porexemplo, “Data/Hora Emissão”).

Os formulários para as diversas opções de tipos de seguro são basicamente iguais aoexemplo acima.

Para sair desse formulário deve-se pressionar um dos três botões inferiores:

Gravar/Nova: O programa verifica se os dados fornecidos são consistentes. Se hou-ver alguma inconsistência, esta é apontada na tela, em vermelho, para que seja corrigida.Se não houver inconsistência, o programa grava essa averbação e abre novamente oformulário, para uma nova averbação.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

16PAMWEB - Manual do Usuário

Gravar/Sair: O programa verifica se os dados fornecidos são consistentes. Se houveralguma inconsistência, esta é apontada na tela, em vermelho, para que seja corrigida. Senão houver inconsistência, o programa grava essa averbação e volta ao menu principal.

Cancelar: O programa apresenta uma janela pedindo confirmação. Se for confirmado,os dados são descartados e o programa volta ao menu principal.

Chamamos inconsistência a incompatibilidade entre a forma como um dado foi digitadoe a regra que deveria ter sido seguida para digitá-lo. Por exemplo, os números de docu-mentos como CPF e RENAVAM devem seguir uma determinada regra para serem váli-dos, os nomes de cidades e mercadorias devem estar na lista de nomes permitidos oudevem estar na tabela de sinônimos (veja item1.1), o valor total embarcado deve serigual à soma dos valores das mercadorias, etc. Se algum dado não estiver de acordocom essas regras, isso é apontado como uma inconsistência. Algumas verificações sãofeitas no próprio ato de digitação. Outras, como a verificação do valor total embarcado,são feitas no momento da gravação da averbação.

Durante a digitação, para mudar de um campo para outro, sem usar o mouse, clique natecla “TAB”. Nos campos em que existe uma lista de opções (por exemplo, “Tipo deveículo”) clique na barra de espaço uma vez para que a lista seja mostrada e use asteclas de setas (para baixo e para cima) para mudar de uma opção para outra dentro dalista.

Veja também a explicação do item 4.5 Valores Pré-Definidos para dicas de digitação.

A seguir, são explicados os campos desse formulário:

Tipo: Tipo de documento de averbação. Deve ser um documento único para a viagem,identificado por um número. Esse documento também é chamado de DUV (DocumentoÚnico de Viagem).

Por exemplo, se na sua empresa cada viagem corresponde a um único Conhecimento deTransporte, poderá ser utilizado o Conhecimento. No entanto, se sua empresa trabalhacom Romaneio de Viagem consolidando diversos conhecimentos, então deverá ser utili-zado o Romaneio. Em qualquer caso, o documento deve ser único para a viagem averbada.

O tipo de documento de viagem deve ser selecionado numa lista que o programa abre aose clicar dentro do campo. Os tipos possíveis são:

• AWB• Conhecimento• Documento Próprio do Cliente• Manifesto• Nota Fiscal• Plano de Viagem• Romaneio

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

17PAMWEB - Manual do Usuário

Número: É a identificação do documento indicado no campo anterior. Esta identifica-ção pode ser alfanumérica, isto é, pode conter números e letras (por exemplo, umplano de viagem SAO/FTZ12356).

Cidade Emissão: É a cidade onde o documento de viagem foi emitido. A sigla do estado(UF) não precisa ser preenchida, pois o programa faz isso automaticamente uma vezreconhecido o nome da cidade.Veja Explicação sobre preenchimento de campos comlistas de nomes permitidos mais à frente neste capítulo.

Não confunda a cidade de emissão do documento com a cidade de origem do embar-que.

Data/Hora Emissão, Data/Hora Saída, Data/Hora Prevista de Chegada: Essescampos devem ser preenchidos no formato dd/mm/aaaa hh:mm.Por exemplo: 02/12/2003 15:43. Não é preciso digitar as barras e os dois pontos.

Km Total: Distância total a ser percorrida na viagem.

Moeda: Esse campo já vem preenchido com a moeda correta (R$ para averbações deviagens no Brasil, e US$ para viagens internacionais).

Valor Total Embarcado: É a soma de todos os valores embarcados. O sistema vaichecar se esse valor é igual à soma de todos os valores que você vai listar nasdescrições de mercadorias. Se a soma não for igual, o sistema não permite gravar aaverbação, sem corrigir este campo.

Viagem Rodofluvial: Essa caixa deve ser marcada se a viagem contiver um trechofluvial, por exemplo, se caminhões são transportados por balsa na viagem.

Cidade Origem Embarque e Cidade Destino Final: Para estes campos vale também aExplicação sobre preenchimento de campos com listas de nomes permitidos mais àfrente neste capítulo.

Infolog Automático: Essa caixa deve ser marcada se sua empresa contratou o serviçoInfolog da Pamcary e quer utilizar esse serviço para este embarque.

Monitoramento e Escolta: Nesses campos, clique na seta para abrir uma lista deopções e escolha uma delas.É possível fornecer dados mais detalhados sobre a escolta. Para isso, pressione obotão com a seta para baixo ao lado do campo Escolta. Os seguintes campos opcionaisserão apresentados:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

18PAMWEB - Manual do Usuário

Motoristas: Selecione o tipo de documento de cada motorista e digite o número dodocumento. Dependendo do tipo de documento escolhido, (por exemplo, CPF) o siste-ma faz uma verificação de consistência e só permite a digitação de um número válido.Se houver mais de um motorista na viagem, clique no botão + e informe novos dados.Para excluir uma linha, clique no botão - . É possível informar até três motoristas paracada averbação.

Veículos: Preencha os dados para cada veículo. O sistema verifica a consistência doRENAVAM e só aceita valores válidos. O campo Proprietário se refere ao tipo deproprietário (o próprio motorista da viagem, o segurado ou outros).O campo Tipo Doc.Prop. se refere ao tipo de documento do proprietário. Se o proprietário for o própriomotorista ou o segurado, o sistema preenche automaticamente os campos Tipo Doc.Prop, e Nro Doc. Prop.

Se houver mais de um veículo participando da viagem, clique no botão + e informenovos dados. Para excluir uma linha, clique no botão - . O sistema fará uma consis-tência ao ser informado o tipo do veículo. Se for informando que o veículo é “cavalo” ou“carreta”, o sistema habilitará a inclusão de novas linhas. Não será possível gravar aaverbação se não for informado o par “cavalo/carreta” (em qualquer ordem) ou nocaso de “treminhões” o trio “cavalo/carreta/carreta”.

Esses campos podem ter conteúdos longos, que não apareçam inteiramente. Se issoocorrer, clique na borda do campo e arraste para aumentar o tamanho da coluna.

Mercadoria Embarcada: Para cada item de mercadoria (de cada destino diferente),preencha uma linha. A soma dos valores das mercadorias tem que ser igual ao valordo campo Valor Total Embarcado. Para os nomes de cidades e de mercadorias, vejaExplicação sobre preenchimento de campos com listas de nomes permitidos mais àfrente neste capítulo.

Nesta parte é possível digitar cada conhecimento contido no embarque, ou para sim-plificar a digitação, apenas o agrupamento de tipo de mercadoria por destino diferen-te, deixando o campo do número do conhecimento em branco.

O sistema dá a opção de se fornecerem dados mais detalhados sobre as mercadorias(necessário, por exemplo, no caso de contratação do Infolog). Para isso, pressione aseta para direita ao lado da linha de mercadoria. Uma janela como esta será apresen-tada:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

19PAMWEB - Manual do Usuário

Explicação sobre preenchimento de campos com listas de nomes permitidos:

Para serem lidos automaticamente pelo Pamweb, os campos com nomes de cidadese mercadorias nesse formulário devem corresponder exatamente às palavras utiliza-das no sistema da Pamcary, ou devem estar na tabela de sinônimos.

Veja o que é tabela de sinônimos em 1.1. Conceitos.

Veja como construir sua tabela de sinônimos em 4.3. Tabela de Sinônimos.

Se você digitar uma palavra parecida com as permitidas, ou se houver mais de umaopção para a mesma palavra, o programa vai apresentar uma lista de possibilidadespara que você escolha aquela que deseja.

Tendo a lista na sua frente, as seguintes opções são possíveis:

• Se a opção correta estiver na lista apresentada, você pode agir de uma das duasformas a seguir:

- Clicar na opção correta e em Selecionar para utilizar esse nome somentena averbação atual.

- Clicar na opção correta e em Associar para incluir esse nome na tabela desinônimos, para que ele seja sempre reconhecido automaticamente.

• Se a opção correta não estiver na lista apresentada, você pode agir de uma dasduas formas a seguir:

- Alterar o campo “Texto a Pesquisar” e clicar em Pesquisar Texto paratentar novamente.

- Clicar em Pesquisar por Categoria, selecionar as categorias geográficasaplicáveis e escolher o nome correto.

Vamos ver um exemplo. Digitando P. Alegre como cidade de origem, e sem umatabela de sinônimos instalada, o programa apresenta esta janela:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

20PAMWEB - Manual do Usuário

Se o sistema já tivesse encontrado a palavra Porto Alegre a partir do nome P.Alegre,bastaria selecioná-la. No entanto, nesse caso o sistema não encontrou a palavradesejada. Deve-se então mudar a palavra no campo “Texto a Pesquisar”. Vamos mudá-la para Porto Alegre e clicar no botão Pesquisar Texto. O programa pesquisa nova-mente e mostra esta janela:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

Agora o nome correto foi encontrado. Nesse momento, pode-se clicar em Selecionarpara que o nome seja utilizado somente nesta averbação, ou então pode-se clicar emAssociar para que o nome seja acrescentado à Tabela de Sinônimos. Se vocêacrescentá-lo à tabela de sinônimos, sempre que for digitado P. Alegre, o Pamweb vaientender que você se refere a Porto Alegre, RS.

Vamos ver o recurso de Pesquisa por Categoria. Por exemplo, se você digitar Sampa,o sistema não vai encontrar correspondência.

Esta janela vai ser apresentada:

Poderíamos reescrever a palavra como São Paulo e clicar em Pesquisar Texto. Noentanto, vamos usar a busca por categoria, útil quando não se sabe exatamente onome correto ou quando não se consegue fazer o sistema encontrar o nome quequeremos. Clicando em Pesquisar por Categoria, obtemos uma janela com váriascategorias geográficas. Para cada uma delas, abre-se uma lista e escolhe-se a cate-goria desejada, até chegar na cidade desejada:

21PAMWEB - Manual do Usuário

Novamente, pode-se clicar em Selecionar para que o nome seja utilizado somentenesta averbação, ou então em Associar para que o nome seja acrescentado à Tabelade Sinônimos. Se você acrescentá-lo à tabela de sinônimos, sempre que for digitadoSampa, o Pamweb vai entender que você se refere a São Paulo, SP.

Veja no item 4.3 como importar um arquivo para criar uma tabela de sinônimos.

2.4 Importar averbações

Este item deverá ser executado somente se sua empresa utilizar importação de arqui-vos de averbação (conforme sua resposta no item 1.2).

Se o Pamweb estiver em modo on-line (ver também 1.2) as averbações importadassem erro, serão automaticamente transmitidas para a Pamcary. Se o Pamweb estiverem modo off-line, as averbações importadas sem erro, ficarão armazenados, no com-putador onde o Pamweb estiver instalado, e terão que ser posteriormente transmiti-das.

O primeiro passo é informar ao Pamweb em que pasta do Windows são gerados osarquivos de averbação. Isso já deve ter sido feito na configuração do sistema, confor-me o item 4.2. Agora, você deve apenas conferir se realmente essa configuração foifeita. Para isso, selecione Configuração e em seguida Importação.

A seguinte tela será apresentada:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

Nessa tela, deve estar já preenchido o campo “Diretório”. Se não estiver preenchido,é preciso apontar a pasta onde ficam os arquivos de averbação no seu sistema. Paraisso, clique no botão à direita do campo de diretório e percorra a estrutura de pastasaté chegar à pasta dos arquivos de averbação. Em seguida clique em Abrir.

A pasta dos arquivos de averbação deve estar disponível para o computador onde estáo Pamweb, para leitura e escrita. Isso é particularmente importante se o sistemaestiver operando em rede.

O campo “Arquivo” deve estar preenchido com TID*.*. Com isso, poderá ser importa-do qualquer arquivo dessa pasta cujo nome comece com “TID”.

22PAMWEB - Manual do Usuário

Os nomes dos arquivos de averbação (veja item 5.1) começam sempre por TID, segui-dos de N (nacional) ou I (internacional), mês, dia e número seqüencial. Por exemplo:

TIDN1207.001: nacional, 7 de dezembro, arquivo 001TIDN1207.004: nacional, 7 de dezembro, arquivo 004TIDI1207.001: internac., 7 de dezembro, arquivo 001TIDI0911.008: internac., 11 de setembro, arquivo 004

Se estive tudo certo, clique em OK.

Agora você já pode importar arquivos. Para isso, na tela inicial do Pamweb, clique emImportação. Vai aparecer uma tela mostrando os arquivos para importação existen-tes naquela pasta. Por exemplo:

Veja que ao lado de cada arquivo há uma caixa de seleção para indicar se o arquivodeve ou não ser importado. O sistema apresenta todos os arquivos selecionados. Sevocê não quiser importar um (ou mais) determinado arquivo, basta clicar e desmarcá-lo, na caixa de seleção, ao lado do nome do arquivo:

Veja em 4.2 uma forma alternativa de selecionar um subconjunto dos arquivos, nocaso de haver muitos arquivos na pasta e você não querer importar todos.

Uma vez selecionados os arquivos desejados, clique em Importar.

No final do processo, a tela vai mostrar quais arquivos foram importados e os resulta-dos da importação.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

23PAMWEB - Manual do Usuário

Os dados informados são:

Registros esperados: É o total de registros, de acordo com os totais informados nospróprios arquivos importados.

Registros encontrados: É o número total de registros processados.

Registros importados: São os que foram aceitos na importação.

Registros desprezados: São os que foram desprezados por já estarem gravados nobanco de dados local ou por terem problemas de lay-out.

Clicando em Fechar, a seguinte tela é apresentada:

Nessa tela, você pode selecionar um arquivo na lista para ver as informações relativasà importação daquele arquivo específico.

Os dados informados são:

Registros esperados: É o total de registros, de acordo com os totais informados noarquivo importados.

Registros encontrados: É o número total de registros processados.

Registros importados: São os que foram aceitos, e podem ser transmitidos.

Registros importados com erro: São os que têm lay-out correto, porém não puderamser lidos completamente por algum problema que pode ser corrigido pelo operador.Geralmente, quando registros são importados com erro, não há problema no siste-ma. Provavelmente algum dos campos obrigatórios não passou no teste de consistên-cia. Por exemplo, o CPF do motorista foi digitado errado, a placa não foi digitada.Nesse caso, pode-se corrigir os registros errados de dentro do Pamweb (opçãoAverbação e depois Correção). É só a partir do momento da correção, que estesdados começam a contar como averbação. Registros não corrigidos não são averbaçõese, portanto, que há cobertura de seguro de carga.

Registros desprezados (duplicados): São os que foram desprezados por já estaremgravados no banco de dados local. Não é preciso tomar qualquer atitude a respeitodisso.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

24PAMWEB - Manual do Usuário

Registros desprezados (com erro): São os que têm problemas de lay-out e não pude-ram ser lidos pelo sistema. Para visualizar esses erros, clique no botão Detalhes...

Se forem muitos os registros com erro, ou se o número de registros for muito grande,pode ser mais fácil excluir os arquivos no Pamweb e gerar outros arquivos para impor-tar novamente.

No caso dos registros desconsiderados por erro, é importante ter em mente queestes registros sequer foram importados para o Pamweb. Em geral isso ocorrequando o arquivo está desformatado ou totalmente errado. É importante verificar oporquê. Pode ser necessária ajuda do analista de sistemas da empresa, pois podehaver alguma incompatibilidade entre o sistema da empresa e o Pamweb. Neste casotambém, todo os embarques informados nestes registros estarão sem cobertura deseguro.

Você também pode clicar em Consultar para ter acesso à janela de consulta deaverbações.

Veja no item 2.6 a consulta de averbações.

Depois de importar um arquivo, o Pamweb muda seu nome, incluindo “OK” no início donome. Dessa forma, se o Pamweb estiver configurado para importar os arquivos comnome iniciado por TID, ele não vai mais importar esse arquivo.

2.5 Transmitir averbações

Este item só será executado se o Pamweb estiver no modo off-line. Veja o item 2.2.Uma vez digitadas ou importadas as averbações, é preciso transmiti-las para a Pamcary.Para isso, inicie o programa Pamweb e selecione Transmitir (Ou Averbação e Trans-missão).

O Pamweb se conecta à Internet, se já não estiver conectado, seguindo o processodefinido na configuração (Capítulo 4.1 deste manual).

Nesse momento, talvez seja preciso entrar com um nome de usuário e uma senhapara o provedor de Internet, conforme sua resposta no item 1.2.

O programa então transmite as averbações que estiverem pendentes nesse momen-to.

A seguinte tela mostrará a evolução do processo de transmissão:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

25PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

É possível cancelar a transmissão de dados. Para isto aperte o botão Cancelar.

OBS: As averbações já transmitidas para a Pamcary até o momento do cancelamen-to, já estarão gravadas no banco de dados da Pamcary. Quando o processo de trans-missão for re-iniciado, o sistema irá transmitir todas as averbações com status “Pen-dente”.

Ao final da transmissão, é apresentada a tela seguinte:

Clique então no botão Fechar.

Na seqüência, o sistema abre uma janela de Resultado da Transmissão, que mostratodos os status de retorno possíveis, com os totais correspondentes à última trans-missão realizada.

O Pamweb armazena as averbações (transmitidas ou não) por um período que ousuário pode definir. O período padrão. que vem definido quando o programa é insta-lado, é de 45 dias. Para alterar esse período, veja o item 4.

26PAMWEB - Manual do Usuário

2.6 Consultar averbações

Este procedimento permite ver a lista das averbações existentes no computador. Paraisso, selecione Averbações e Consulta ou aperte o botão Consultar que aparece naparte inferior da tela inicial do Pamweb.

Ao selecionar a opção de consulta, a seguinte tela é apresentada:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

A partir dessa janela, você pode definir se a consulta vai ser por data e pelo status, oupelo número do documento.

Se você não definir datas, serão pesquisadas todas as datas.

Para consultar pela data e pelo status, deixe marcada a caixa “De” e abra a lista detipos de data:

27PAMWEB - Manual do Usuário

Escolha por qual tipo de data você quer pesquisar e preencha os campos da datainicial e final. As opções são:

Data de averbação: Data em que foi feita a averbação no sistema Pamweb. É a datae hora de digitação e gravação de uma averbação ou data e hora de importação deaverbações (sem erros). Registros importados com erros serão consideradosaverbações válidas só após a correção dos mesmos.

Data de embarque: É a data de saída do embarque. Lembre-se que as viagens devemser averbadas antes do início do embarque. Portanto, a data e hora de embarquedeve ser posterior à data e hora de averbação

Data de transmissão: É a data de transmissão de dados para a Pamcary.As opções de status para a consulta são:

Para pesquisar pelo número do documento, marque “Doc. Número” e digite o númerodesejado.

Depois de definir o critério, clique no botão Consultar para o sistema processar aconsulta.

A seguir uma tela com um exemplo de consulta de todas as averbações de viagenscom data de embarque 27/08/04 e com status “Transmitida”.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

28PAMWEB - Manual do Usuário

Veja que essa janela oferece um botão Exportar . Clicando nesse botão, você exportaos dados listados para uma planilha de Excel.

2.7 Excluir averbações

O processo de exclusão de uma averbação gravada só deve ser feito em casos extre-mos, quando uma averbação tem muitos erros e é mais fácil refazê-la. Somente asaverbações com status de Erro podem ser excluídas. Para excluir uma averbação quejá esteja gravada, selecione Averbações e depois Exclusão.

Esta opção exibirá a mesma tela que de Consulta de Averbações, contendo somenteas averbações que tenham status de Erro:

Para selecionar as averbações que você quer excluir, clique nas linhas corresponden-tes. Depois disso, clique no botão Excluir. Será pedida uma confirmação.

Se você quiser consultar os demais campos de uma averbação apresentada, dê umduplo clique na linha correspondente. Serão apresentadas janelas iguais às de Consul-ta de Averbação, com botões apenas para Excluir e Sair.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

29PAMWEB - Manual do Usuário

2.8 Corrigir averbações

A opção de correção de averbações só se aplica para registros importados e quetiveram problemas de consistência de campos obrigatórios, recebendo, portanto, ostatus de erro. No caso de averbações digitadas, qualquer problema de consistênciavai impedir que ela seja gravada, portanto nunca vai haver uma averbação digitada noPamweb gravada com erro.

É importante lembrar que registros com erro não são considerados averbações até omomento da correção. Antes da correção, não são averbações e nem a carga estarácoberta pelo seguro.

Para corrigir uma averbação, selecione Averbações e Correção. O sistema apresen-tará uma tela similar à tela de consulta, contendo apenas as averbações com statusde erro.

Dê um duplo clique na linha correspondente à averbação a ser corrigida. Será abertaa tela com os detalhes da averbação e os campos com problemas de consistênciaestarão com borda vermelha. Abaixo um exemplo:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

O problema com a averbação do nosso exemplo é que o campo correspondente àCidade de Origem do Embarque possui um nome de cidade digitado com erro (Freixeirasao invés de Teixeiras, MG).

Coloque o cursor no campo com erro e pressione a tecla F4 do teclado do computa-dor. O sistema vai apresentar um pequeno bloco com a explicação de como corrigir oerro. No exemplo acima, a orientação dada é digitar F3 para a seleção da cidadecorreta.

30PAMWEB - Manual do Usuário

Ao terminar todas as correções necessárias, clique no botão Corrigir/Sair. O siste-ma grava a averbação corrigida e este é o momento (data e hora) em que estaaverbação passa a ser válida para o seguro da viagem.

2.9 Substituir averbações

Você pode gerar uma averbação substitutiva para qualquer averbação que ainda este-ja gravada no banco de dados local, e que não tenha status de Erro.

Para isso selecione Averbação e Substituição.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

31PAMWEB - Manual do Usuário

Será apresentada a mesma tela que a de Consulta de Averbações, mas apresentandosomente as averbações que sejam passíveis de substituição.

A partir dessa janela, você pode definir se a as averbações serão listadas pela data epelo status, ou pelo número do documento.

Veja no item 2.6 mais detalhes sobre a escolha das averbações a serem exibidas nalista.

Para selecionar a averbação que você quer substituir, dê um duplo clique na linhacorrespondente. Será exibida a tela de Substituição de Averbação, já preenchida comos dados da averbação selecionada. Clique no botão Criar Substitutiva e o sistemaabrirá uma janela com todos os detalhes da averbação. É possível substituir o valor dequalquer campo (o campo Valor Total Embarcado não poderá ser zero).

Será necessário explicar o motivo da substituição, selecionando uma das opções docampo “Motivo da Substituição”:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

32PAMWEB - Manual do Usuário

Os botões disponíveis serão:

Gravar/Nova: O Pamweb grava a substituição da averbação e abre uma janela paradigitação de uma nova averbação.

Gravar/Sair: O Pamweb verifica a consistência dos dados da averbação. Se estive-rem corretos, a averbação passa a ter o status de Pendente e não pode mais seralterada. Nos dados desta averbação constará o motivo e o número seqüencial daaverbação que deverá ser substituída. A Pamcary receberá as duas averbações, po-rém ficará como válida somente a última.

Cancelar: Ignora todas as alterações feitas nesta janela. A janela de consulta com alista das averbações volta a ser exibida.

2.10 Declarar a inexistência de averbações

Para declarar a inexistência de averbações numa certa data, selecione Averbação eDeclaração de Inexistente, O Pamweb apresentará então todas as datas dos últimossete dias em que não houve averbação ou declaração de inexistente:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

33PAMWEB - Manual do Usuário

As datas já serão exibidas selecionadas. Você pode desmarcar as datas para as quaisnão deseja fazer a declaração de inexistência. Em seguida, o clique no botão Confir-mar para que o Pamweb grave a declaração que não houve transporte de carga paracada uma destas datas.

A transmissão dessas declarações será feita normalmente na próxima transmissãoefetuada.

Se o Pamweb encontrar averbações ou declarações de inexistente para todos os setedias, esta tela será exibida sem qualquer data para seleção e somente com o botãoCancelar.

Lembre-se que é extremamente importante fazer a declaração para todos os dias emque não houve nenhum embarque na sua empresa.

2.11 Obter um histórico das transmissões e das importações

É possível consultar o resultados de todos os processos de importação (de arquivoscom dados para averbação) e transmissão de averbações. Para isso selecione Histó-rico e em seguida o processo desejado: Importação ou Transmissão. Será apresen-tada uma janela com informações sobre as importações ou transmissões realizadas.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

É possível restringir a consulta a um determinado período de tempo digitando as datasinicial e final.

2.12 Fazer cópia de backup da base de dados

O backup da base de dados deve ser feito periodicamente, para evitar transtornoscom a perda dessas informações, que podem ocorrer, por exemplo, se a máquinativer um defeito.

Antes de executar este procedimento, é preciso ter feito a configuração do backup.Veja o item 4.4 Configuração de Backup.

34PAMWEB - Manual do Usuário

È importante, na configuração, direcionar o backup para outra máquina da rede daempresa. Assim, se houver problema com a máquina onde o Pamweb está instalado,todos os dados poderão ser recuperados da rede.

Se, na configuração do backup, foi definido que o backup é automático, este procedi-mento não precisa ser executado.

Para executar o backup, basta selecionar o comando Backup no menu principal eclicar no botão Iniciar. O Pamweb apresenta uma janela informando sobre o andamen-to da operação:

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

No final, a janela é fechada e a operação está terminada.

Na pasta dos arquivos de backup, que foi escolhida na configuração (item 4.4) ficagravado um arquivo zip com o nome backup_data.zip.

Por exemplo, o backup da base de dados local feito em 01 de setembro de 2004 ficagravado com o nome backup-040901.zip.

Se você perder os dados por defeito da máquina, ou roubo, lembre-se que:

• Todos os dados dos quais foi feito backup ficam disponíveis na pasta de backup;

• As averbações pendentes ficam armazenadas na chave de segurança;

• As averbações já transmitidas estão armazenadas na Pamcary;

• Registros importados com erro, sem correção, só estarão guardados na pastade backup.

2.13 Telerisco

Para fazer a consulta ao Telerisco, é preciso que o computador esteja conectado àInternet. Selecione Telerisco no menu principal do Pamweb. O Pamweb abre então atela inicial do site da Pamcary:

35PAMWEB - Manual do Usuário

Selecione a opção desejada (Telerisco Web Consulta ou Telerisco Web Pesquisa).

O sistema TELERISCO WEB é independente do sistema Pamweb. Qualquer consultasobre motoristas deve ser feitas antes da averbação e da liberação de qualquer em-barque.

CAPÍTULO 2 Como Usar o Pamweb

36PAMWEB - Manual do Usuário

3 Instalação

3.1 Pré-requisitos

O Pamweb poderá ser instalado em qualquer microcomputador do tipo PC que possuano mínimo a configuração abaixo:

• CPU Pentium II 600;

• 128 MB de memória RAM;

• 256 MB livres de HD;

• Acesso a Internet;

• Sistema operacional Windows 98, NT, 2000, ME ou XP;

• Resolução de vídeo de 800 x 600;

• Drive de CD (ou ter acesso a um computador com Drive de CD ligado à rede).Para as instalações feitas a partir de um CD. Para instalações feitas através dedownload da internet é preciso apenas o acesso à Internet;

• Porta serial ou USB disponível para instalar a chave de segurança;

Caso a sua empresa tenha um movimento muito grande de embarques e utilize impor-tação de arquivos, recomendamos máquinas com a configuração abaixo a fim de quea utilização do Pamweb seja rápida;

• CPU Pentium IV 600;

• 256 MB de memória RAM (para grandes volumes de importação, recomenda-se maior memória);

• 256 MB livres de HD;

• Acesso a Internet via banda larga;

• Sistema operacional Windows 2000, ME ou XP;

• Resolução de vídeo de 800 X 600;

• Drive de CD (ou ter acesso a um computador com Drive de CD ligado à rede)para as instalações feitas a partir de um CD. Para instalações feitas através dedownload da internet é preciso apenas o acesso à Internet;

• Porta serial ou USB disponível para instalar a chave de segurança;

CAPÍTULO 3 Instalação

37PAMWEB - Manual do Usuário

Instalação do Java via download da Internet

É necessário ter o Java (plataforma em que o Pamweb foi desenvolvido) instalado namáquina. A versão 1.4.2_05 do Java é a sugerida. Se o Java ainda não foi instalado,clique no link “Ambiente Java” e siga os passos de instalação descritos a seguir.

Como o Java é um programa americano, as telas estão em inglês. Pressione osbotões “Yes”; “Next”; e “Finish” quando solicitado, conforme mostrado na seqüênciade telas abaixo:

• Depois de clicar em Ambiente Java (mostrado na tela acima), a tela seguinteaparecerá. Selecione Abrir.

3.2 Procedimento de instalação

O Pamweb deverá ser instalado por meio da Internet ou por meio de um CD.

Instalação via download da Internet

Se a comunicação com o servidor for através de linha discada, a conexão com a Webdeverá ser estabelecida antes de se iniciar o processo de instalação.

Se você for fazer a instalação via download da Internet, siga estes passos:

No seu browser da Internet, acesse o seguinte endereço:

https://www.pamcary.com.br/Averb/pamweb

Observe que no início deverá ter https (com S – de segurança) e que a palavra Averbestá com A maiúscula.

Você vai acessar a seguinte página:

CAPÍTULO 3 Instalação

38PAMWEB - Manual do Usuário

• Clique em Executar caso apareça a próxima tela (só aparecerá para instalaçõesem Windows em português).

• Na tela a seguir selecione a opção “I accept the terms in the license agreement”(Eu aceito os termos listados na licença) e clique no botão Next (próxima).

CAPÍTULO 3 Instalação

• Na próxima tela, selecione a opção Typical (para selecionar o tipo de instalação“padrão” do Java) e depois no botão Next.

• O sistema vai processar algumas telas e vai apresentar a tela a seguir. Clique emFinish.

39PAMWEB - Manual do Usuário

• O ícone a seguir vai estar na sua “Área de trabalho”, mostrando que o Java foiinstalado.

Se o Java já tiver sido instalado (versão 1.4.2_05), clique no link “Sistema PAMWEB”(mostrado na tela abaixo) e o Pamweb realizará automaticamente um procedimentode instalação inicial.

CAPÍTULO 3 Instalação

Instalação do Pamweb via download da Internet.

Para a instalação do Pamweb, vai ser pedido um nome de Usuário e Senha. Utilize osdados que foram fornecidos junto com a chave de segurança. Observe maiúsculas eminúsculas. Dependendo da instalação Usuário/senha poderão ser solicitados váriasvezes; preencha sempre com os mesmos dados.

• A próxima tela indica que o Pamweb está sendo instalado.

• Clique em Start quando a próxima tela for exibida.

40PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 3 Instalação

• Responda Sim para a próxima tela para criar um ícone de atalho do Pamweb naárea de trabalho do computador.

Em alguns casos o Pamweb precisa ser instalado em uma máquina e compartilhadoentre seus diversos usuários do computador. Todos usuários irão utilizar a mesmainstalação do Pamweb, por isso é necessário que o Sistema Pamweb seja instaladoem um diretório que todos os usuários tenham acesso.

Na inicialização do Sistema Pamweb, escolha o diretório que você deseja instalar oSistema Pamweb, que eventualmente ser modificado.

Quando o Sistema Pamweb encontrar uma instalação já existente, recomendará man-ter o mesmo diretório. Caso você não aceite a sugestão, você pode clicar no botãoCopiar e todos os dados da instalação antiga serão copiados para o diretório novo quevocê escolheu, evitando perder quaisquer configurações e averbações já feitas.

• A seguir, o detalhe da tela em inglês que vai aparecersobre o Pamweb (pano defundo), como foi falado anteriormente. Clique em Yes.

A instalação do Pamweb está finalizada, e agora você precisa apenas configurar achave de segurança. Veja item 3.3 Configuração da chave de segurança.

41PAMWEB - Manual do Usuário

Instalação via CD.

A instalação via CD tem apenas alguns passos iniciais diferentes da instalação viadownload. A seguir serão explicados estes passos iniciais. Uma vez concluídos, vápara a explicação da instalação via download para orientações e conclusão da instala-ção.

Se você for fazer a instalação via CD siga estes passos:

• Coloque o CD na unidade de CD da sua máquina, na área de trabalho de seuWindows, selecione Iniciar/Meu computador/Unidade de CD (em geral Drive D).

• Uma tela similar à seguinte será mostrada.

• Se o Java ainda não estiver instalado, clique duas vezes no ícone J2re_1_4_2_05-windows-i586p (mostrado a seguir), e siga os passos de instalação, similar àinstalação via download da internet (veja no início deste item 3.2 Procedimentode instalação).

CAPÍTULO 3 Instalação

Para instalar o Pamweb, dê um duplo clique no ícone do Pamweb da tela anterior,mostrado a seguir.

Ao final desta instalação inicial, você deverá ver em sua tela (desktop) o seguinteícone:

Clique nesse ícone para executar o Pamweb pela primeira vez.

42PAMWEB - Manual do Usuário

• A instalação do Pamweb será inicializada, e a próxima página mostrará a evolu-ção deste processo.

CAPÍTULO 3 Instalação

• Quando esta parte acabar, clique no botão Fechar da próxima tela.

• Daqui para frente, a instalação será como no processo de download via Internet.Siga os passos como mostrado no item “Instalação do Pamweb via downloadda Internet”. A primeira tela a ser apresentada desta parte é a seguinte.

3.3 Configuração da chave de segurança

O Pamweb só pode ser executado em todas as suas funcionalidades se a chave desegurança estiver instalada.

Chave de segurança é um equipamento (hard-lock) que vai garantir a identificação dousuário, backup de averbações não transmitidas e data e hora do momento daaverbação.

• Clique no botão Instalar quando a próxima tela for apresentada.

43PAMWEB - Manual do Usuário

Para instalação da chave de segurança, siga os seguintes passos:

• Localize no seu computador o conector da interface SERIAL ou USB (conforme otipo da sua chave de segurança);

• Conecte a chave de segurança ao computador;

• Abra o programa Pamweb (duplo clique no ícone em sua área de trabalho);

• Selecione do menu principal as opções Averbação/Transmissão como na telaa seguir:

CAPÍTULO 3 Instalação

Esta foto mostra a chave de segurança:

• O sistema deverá apresentar a tela abaixo, identificando a porta onde estáconectada a chave segurança (no nosso exemplo – COM1). Se o sistema nãopreencher automaticamente o campo “Porta serial da chave de segurança”,clique no botão Procurar para a chave de segurança ser localizada. Uma vezlocalizada a chave, clique no botão Confirmar.

44PAMWEB - Manual do Usuário

3.4 Remoção da instalação do Pamweb

O Pamweb foi desenvolvido com a ferramenta Java. Portanto, se o Java Web Startnão for utilizado para outros programas de sua máquina, ambos deverão ser removi-dos (Pamweb e Java).

Remoção do Java Web Start:

• Selecione a opção adicionar/remover programas (Iniciar/Painel de Controles),como na tela a seguir.

• Depois, selecione Java 2 Runtime Environment e Java Web Start para remoção(na tela seguinte é mostrado um exemplo, com a seleção do Java 2 RuntimeEnvironment).

CAPÍTULO 3 Instalação

Com esta operação o Pamweb também será removido automaticamente.

Remoção do Pamweb (sem remoção do Java).

Se você não quiser remover o Java, apenas o Pamweb você deverá:

• Selecionar Iniciar/Explorar do Windows.

• Localizar a pasta PAMWEB

• Excluí-la.

Pronto, o Pamweb já estará excluído (e o Java Web Start continua instalado).

45PAMWEB - Manual do Usuário

4 Configuração inicial

Ao ser executado pela primeira vez, o Pamweb habilitará somente a função Configura-ção para que sejam feitas as devidas configurações iniciais. Depois da configuraçãoinicial, deverá ser feita uma conexão com a Pamcary, na qual o Pamweb vai transmitirseus dados e cadastrar sua empresa no sistema. Somente depois dessa transmis-são, a instalação estará completa. A seguir serão explicadas todas as configuraçõesiniciais.

4.1 Transmissão

Depois de fazer a instalação inicial, inicie o Pamweb e selecione Configuração. Emseguida, selecione Transmissão.

A seguinte janela é apresentada:

Como vimos na parte de configuração da chave de segurança, se o campo Portaserial da Chave de Segurança não estiver já preenchido, clique em Procurar para queo sistema procure a porta e preencha automaticamente esse campo.

Em seguida, preencha o campo Endereço do servidor Omnitac com o endereço quelhe for fornecido pela Pamcary. Esse é o servidor para onde o Pamweb vai transmitiras averbações e onde ele vai buscar suas atualizações.

O ponteiro do Tempo de retenção de averbações define o número de dias que oPamweb vai reter uma averbação depois que ela foi digitada ou importada. Você nãoprecisa reconfigurar isso inicialmente, podendo ajustar esse valor com sua própriaprática, mais tarde.

O campo Discar a seguinte conexão deve ser configurado somente se você usa cone-xão discada. Se você vai usar uma conexão discada, ela já deve ter sido criada etestada nas conexões de rede do Windows. Nesta tela, clicando na seta, o sistema vailistar as conexões que ele encontrar no Windows e você só precisará escolher adesejada. Sempre que for transmitir averbações, o Pamweb vai discar automatica-mente para essa conexão.

Os dados sobre servidor proxy e domínio devem ser preenchido somente se isso forrequerido pelo seu sistema. Caso seja necessário preencher estes campos, sugeri-mos que consulte um técnico de suporte de sistemas de sua empresa.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

46PAMWEB - Manual do Usuário

Uma vez terminada essa configuração, clique em Confirmar.

Depois disso, selecione Averbação e Transmissão. O Pamweb vai se conectar aoservidor da Pamcary e cadastrar lá seus dados. Só depois disso, o Pamweb vai tertodas suas funções habilitadas.

4.2 Importação

Um dos itens a serem configurados no Pamweb é o local onde o programa vai buscararquivos para importação de averbações.

Esse item só é relevante se você vai trabalhar com importação de averbações. Veja noitem 1.1 Conceitos

Selecione Configuração e Importação. O sistema apresenta uma janela onde vocêdeve indicar a pasta onde os arquivos de importação são colocados no seu sistema equal nome de arquivo você quer importar.

Nessa tela, é preciso apontar a pasta onde ficam os arquivos de averbação no seusistema. Para isso, clique no botão à direita do campo de diretório e percorra aestrutura de pastas até chegar à pasta dos arquivos de averbação. Em seguida cliqueem Abrir.

A pasta dos arquivos de averbação deve estar disponível para o computador onde estáo Pamweb, para leitura e escrita. Isso é particularmente importante se o sistemaestiver operando em rede.

O campo “Arquivo” deve estar preenchido com TID*.*. Com isso, poderá ser importa-do qualquer arquivo dessa pasta cujo nome comece com “TID”.

A tela deverá ficar como esta:

Estando tudo configurado, clique em OK.

Os nomes dos arquivos de averbação (veja item 5.1) começam sempre por TID, segui-dos de N (nacional) ou I (internacional), mês, dia e número seqüencial. Por exemplo:

TIDN1207.001: averbações nacionais, 7 de dezembro, arquivo 001TIDN1207.004: averbações nacionais, 7 de dezembro, arquivo 004TIDI1207.001: averbações internacionais, 7 de dezembro, arquivo 001TIDI0911.008: averbações internacionais, 11 de setembro, arquivo 004

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

47PAMWEB - Manual do Usuário

Quando você vai importar arquivos, é possível selecionar somente alguns dos arquivosexistentes na pasta, desabilitando com o mouse os nomes de arquivos que você nãoquer importar. No entanto, se a pasta contiver muitos arquivos, o uso do mouse podeser muito trabalhoso. Nesse caso, você pode definir um nome que identifique somenteum subconjunto dos arquivos existentes na pasta de importação. Para isso, use umnome contendo ? para representar um caractere genérico ou * para representar umgrupo de caracteres genéricos. Por exemplo, suponha que os seguintes arquivosestão presentes na pasta de importação:

TIDI1206.002TIDN1206.001TIDN1206.003TIDN1207.001TIDN1208.001TIDN1209.001

Nessa lista há arquivos dos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro. Se você quiser importarsomente os arquivos de 6 de dezembro, pode preencher desta forma a tela de Confi-guração de Importação:

Dessa forma, somente os seguintes arquivos seriam apresentados na tela no momen-to da importação:

TIDI1206.002TIDN1206.001TIDN1206.003

Veja que ? representa um caractere qualquer (no caso, as letras I e N foram aceitas)e * representa um grupo qualquer de caracteres (nesse caso, 001, 002 e 003foram aceitos).

4.3 Tabela de sinônimos

As tabelas de sinônimos permitem compatibilizar os nomes de cidades e mercadoriasusados no sistema de cada transportadora com os nomes usados no sistema daPamcary.

As tabelas de sinônimos podem ser criadas aos poucos, durante o uso do Pamweb.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

48PAMWEB - Manual do Usuário

Cada vez que o usuário utiliza um nome que o sistema não reconhece, o sistemapermite que esse novo nome seja incluído na tabela de cidades ou de mercadorias. Emvez disso, na configuração do sistema, o usuário pode fornecer num arquivo todos osnomes que ele usa e criar uma tabela de sinônimos já com todos eles, facilitando ouso a partir desse instante.

Depois de criadas em um ponto de instalação do Pamweb, estas tabelas poderão serexportadas para um diretório do sistema de sua empresa e importadas em uma outrainstalação Pamweb. Assim, se existirem mais de uma instalação Pamweb, será ne-cessário fazer as associações apenas uma vez.

4.3.1 Criação da tabela de sinônimos

Se você for criar tabelas de sinônimos agora, é preciso inicialmente ter um arquivo emformato txt contendo todos os nomes de cidades utilizados na sua empresa e outrocom todos os nomes de mercadorias (ou somente um se quiser apenas uma tabela).

Vamos mostrar o procedimento por meio de um exemplo. Se você tem já um arquivocom nomes para incluir, pode seguir o exemplo com o seu arquivo. No final, o proces-so estará terminado.

No nosso exemplo, vamos incluir nomes de cidades.

A Pamcary utiliza a lista de cidades e estados utilizada pelos Correios, e o segurado donosso exemplo utiliza em seus conhecimentos os seguintes nomes de cidades e res-pectivos estados:

P. Alegre RSCuritiba PRSão Paulo SPR. Janeiro RJVitória ESSalvador BAS. Luís MAManaus AMFortaleza CEMaceió ALBelém PACuiabá MTS. P. Aldeia MGFloripa SC

Inicialmente, foi criado um arquivo txt contendo essa lista de nomes e o arquivo foisalvo com o nome cidades.txt na pasta c:\Sistema Proprio\nomes.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

49PAMWEB - Manual do Usuário

Ao selecionar Inclusão, o sistema abre uma janela solicitando que você informe emque arquivo está sua tabela. Clique no botão à direita do campo e selecione as pastascorretas até chegar ao arquivo, e clique em Abrir.

No nosso exemplo, o campo ficou assim:

Num caso típico, não é preciso alterar a posição inicial (linha do primeiro nome aimportar) nem o tamanho do registro. Se você tiver algum motivo especial, configureesses valores de acordo com seu caso.

Uma vez informado o arquivo a importar, clique em Importar. O sistema importa oarquivo e apresenta uma janela de resultados:

Para criar um arquivo txt basta criar o texto no MSWord e salvar como txt.

Para iniciar o processo no Pamweb, selecione Configuração, Tabela de Sinônimos,Para Cidades (ou Para Mercadorias se for o seu caso) e Inclusão.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

50PAMWEB - Manual do Usuário

Os resultados possíveis são:

Idênticos: o sistema encontrou somente um nome igual ao que está no arquivo

Semelhantes: o sistema encontrou um nome parecido ou vários nomes iguais ao queestá no arquivo, portanto o usuário vai ter que confirmar a escolha.

Não encontrados: não foi encontrado nenhum nome e o usuário vai ter que informarqual nome ele deseja associar a esses.

Clicando em Fechar, o sistema apresenta uma tela com a lista de nomes. Os nomesmarcados são marcados com cores da seguinte forma:

• Idênticos: verde;

• Semelhantes: amarelo;

• Não encontrados: vermelho.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

Vamos analisar os itens marcados em amarelo.

Já no caso de P. Alegre, S. Luís e S. P. Aldeia, o sistema associou de forma diferentedo que a transportadora usa. Em cada um deles, será preciso clicar em Ajustar efazer a associação correta.

Por exemplo, clicando em Ajustar em P. Alegre, temos esta janela:

51PAMWEB - Manual do Usuário

Veja que o sistema não encontrou a cidade de Porto Alegre. Clicando sobre a palavraP. Alegre, pode-se editá-la. Muda-se então a palavra para Porto Alegre e clica-se nobotão Pesquisar Texto. O programa pesquisa novamente e mostra esta janela:

Agora o nome correto foi encontrado. Basta clicar em Associar e Fechar. O sistemamostra a janela desta forma:

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

Veja que P. Alegre agora está em verde.

Nos casos de R.Janeiro o sistema associou corretamente. Então é só clicar na opção

Já no caso de Floripa, o sistema não encontrou correspondência.

Clica-se em Ajustar na linha de Floripa:

Poderíamos reescrever a palavra como Florianópolis e mandar pesquisar novamente.

No entanto, vamos usar o outro recurso de busca, útil quando não se saber exata-mente o nome correto ou quando não se consegue fazer o sistema encontrar o nomeque queremos. Clicando em Pesquisar por Categoria, obtemos uma janela com vári-as categorias geográficas. Para cada uma delas, abre-se uma lista e escolhe-se acategoria desejada, até chegar na cidade desejada:

52PAMWEB - Manual do Usuário

Basta clicar em Associar:

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

No final, temos esta lista:

Configuração Inicial:

53PAMWEB - Manual do Usuário

Se quiser excluir um item, basta clicar na linha correspondente e clicar em Excluir.

O procedimento para a lista de nomes de mercadorias é o mesmo. Basta criar umarquivo com os nomes de mercadorias utilizados em sua empresa e incluir essesnomes na tabela de sinônimos seguindo os mesmos passos acima.

4.3.2 Exportação e importação da tabela de sinônimos

Caso sua empresa tenha várias instalações Pamweb (por exemplo: uma para cadafilial), é possível exportar uma tabela de sinônimos criada em uma instalação para asdemais instalações.

Para isto, primeiro você terá que exportar a tabela criada em uma instalação para umdiretório que os outros computadores que têm Pamweb instalado possam acessar.

No Pamweb, selecione Configuração, Tabela de Sinônimos, Exportação como émostrado a seguir.

Clicando em Fechar os nomes são incluídos na tabela de sinônimos.

Pode-se consultar a tabela e excluir itens, Para isso, seleciona-se Configuração, Tabe-la de Sinônimos, Para Cidades (ou Para Mercadorias) e Consulta. O sistema mostraa lista desta forma:

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

54PAMWEB - Manual do Usuário

Depois de preenchidos os 2 campos, clique no botão Exportar. Pronto, a tabela jáestará disponível para importações por outras instalações Pamweb.

Para importar uma tabela de sinônimos (depois de feita a exportação inicial), siga osseguintes passos:

Selecione Configuração, Tabela de Sinônimos, Importação como mostrado na tela aseguir:

O sistema apresentará uma pequena tela, onde deverão ser preenchidos alguns cam-pos:

Selecione que tipo de tabela será exportada (Cidades ou Mercadorias).

Digite no campo Arquivo o caminho e o nome do arquivo a ser exportado (você podetambém clicar no botão com “...” (reticências) para localizar o diretório correto).

A seguir um exemplo desta tela preenchida (para a exportação de uma tabela decidades).

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

Assim como na exportação, o sistema vai apresentar uma tela, onde deverá serpreenchido o caminho e o nome do arquivo a ser importado.

55PAMWEB - Manual do Usuário

Depois de preenchido este campo, é só clicar em Importar que a tabela será importa-da. Desta forma, todas as associações feitas na primeira instalação serão gravadastambém nesta segunda instalação Pamweb, evitando o trabalho de criar tabelas desinônimos para cada instalação.

4.4 Backup

Uma das configurações do sistema é o local onde vão ser gravados os arquivos debackup do banco de dados local, que contém as averbações digitadas e/ou importa-das, e as opções de backup.

Para isso, basta selecionar Configuração e Backup. O sistema mostra uma janelasolicitando o diretório onde serão gravados os arquivos. Pressione no botão à direitado campo e escolha a pasta desejada:

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

É importante selecionar um “Diretório Destino” que fique em outro computador darede da empresa. Assim se houver problemas com a máquina onde o Pamweb estáinstalado os dados poderão ser recuperados da rede. Isto é, não grave o backup namesma máquina que o Pamweb está instalado.

Você pode também escolher com que freqüência o sistema vai verificar o backup efazê-lo automaticamente, caso o operador não o tenha feito, e também se o backupvai ser automático ou manual.

4.5 Valores pré-definidos

Valores pré-definidos é uma nova funcionalidade do Pamweb e serve para facilitar adigitação. O objetivo é oferecer a possibilidade de criar valores pré-definidos paravários campos da digitação de uma averbação. Assim, ao se abrir a tela de digitação,estes campos já aparecerão preenchidos com estes valores. Se estes valores foremválidos para a averbação, basta pressionar “Tab” para mudar de campo. Se os valoresnão forem válidos, é possível entrar em cada campo e alterá-los.

56PAMWEB - Manual do Usuário

Para configurar os valores, basta selecionar Configuração e Valores Pré-Definidos. Osistema mostra uma tela similar à tela de digitação de uma averbação (RCTR-C).Preencha todos os campos habilitados com os valores mais prováveis de serem utiliza-dos em uma digitação nesta instalação do Pamweb. Desta forma, você ganhará muitotempo na digitação.

A seguir, a tela que o sistema vai mostrar.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

Todos os campos com fundo branco (ou amarelo que mostra o campo ativo) poderãoter valores pré-definidos.

A seguir um exemplo de uma tela de definição com esses campos preenchidos.

Uma vez que os campos escolhidos foram digitados, é só clicar em “Gravar/Sair” queestes valores estarão gravados. Quando você for digitar uma averbação, estes cam-pos aparecerão. Se o valor pré-definido não for válido, simplesmente altere para ovalor adequado.

57PAMWEB - Manual do Usuário

Veja a seguir um exemplo de uma tela de digitação de averbação.

Vale ressaltar, que estes campos são apenas “sugestões” de valor que o sistemaoferece para facilitar a digitação, mas que todos eles podem ser alterados (se nãoforem válidos para cada caso).

Estes valores são gravados localmente; portanto, para instalações diferentes do Pamweb(várias filiais da mesma empresa) podem ser selecionados os valores adequados casoa caso.

CAPÍTULO 4 Configuração inicial

58PAMWEB - Manual do Usuário

5 Apêndices

5.1 Formato dos arquivos para importação

O Cliente deverá gerar as informações periodicamente, conforme layout abaixo defini-do, e disponibilizar o arquivo gerado em um diretório do micro onde o Sistema PAMWEBpossa acessar, fazer a importação dos dados do arquivo e transmitir para a Pamcary.

Nome do Arquivo

Padronização do Nome do Arquivo, seguir o seguinte critério:

Nome do arquivo: TIDXMMDD.NNN

TID = nome fixo para identificar os arquivos para importação dos dados.

X = N para movimento “Nacional”I para movimento “Internacional”

MMDD = Mês e Dia do Movimento.Quando o Mês ou Dia < 10 - Preencher com zero a esquerda.Exemplo: Mês = 9 -> 09 Dia = 5 -> 05.

NNN = Seqüência do Movimento para não sobrepor os arquivos geradosno mesmo dia.

A seguir alguns exemplos:

TIDN1207.001: averbações nacionais, 7 de dezembro, arquivo 001TIDN1207.004: averbações nacionais, 7 de dezembro, arquivo 004TIDI1207.001: averbações internacionais, 7 de dezembro, arquivo 001TIDI0911.008: averbações internacionais, 11 de setembro, arquivo 004

Características do Arquivo:

Tipo de Arquivo: Padrão Texto.

Tamanho do Registro: 450 Bytes.

Formato: Fixo.

CAPÍTULO 5 Apêndices

59PAMWEB - Manual do Usuário

Os registros devem vir na seqüência crescente do 10 ao 21 para cada embarque.

CAPÍTULO 5 Apêndices

60PAMWEB - Manual do Usuário

Exemplo de uma estrutura de registro com 3 embarques:

CAPÍTULO 5 Apêndices

10

1111

1212

13

20

2121

20

2121

10

11

12

13

20

2121

10

11

12

13

20

2121

99

Dados gerais do Embarque, cadaregistro deve corresponder a umembarque.

Uma averbação com dois motoristas, doisveículos, gerenciamento de risco, doisitens mercadorias por destino no mesmodocumento e os vinculados deste docu-mento. Ex. Remetente e Destinatário.

Um ou mais motoristas. Ex: Motorista Principal / Motorista Secundário.

Um ou mais veículos. Ex: Cavalo e carretas.

Obrigatório informar o Gerenciamento de Risco.

Detalhamento das mercadorias por destino.

Dois ou mais remetentes, destinatário por documento.

Uma averbação com um motorista, um veículo, semgerenciamento de risco, uma única mercadoria e destino,e vinculados deste documento.Ex. Remetente e Destinatário.

Uma averbação com um motorista, um veículo, sem gerenciamentode risco, um destino e vinculados deste documento.Ex. Remetente e Destinatário.

Registro de conferência indicando o total de averbações(três) e o somatório dos valores embarcados.

61PAMWEB - Manual do Usuário

Layout dos Registros (modelo 4.3):

Registro Viagem (tipo =10): Este registro informa os dados gerais da viagem e éobrigatório.

CAPÍTULO 5 Apêndices

62PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 5 Apêndices

63PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 5 Apêndices

Registro de Motorista (tipo = 11): Este registro informa os dados do motorista.Obrigatório somente para ramos rodoviários podendo haver um ou mais registros nocaso de haver mais que um motorista para a viagem.

64PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 5 Apêndices

Registro de Veículo (tipo = 12): Este registro informa os dados do veículo e é obriga-tório. Caso seja informado um veículo do Tipo 03 – Caminhão Trator deverá havermais um registro deste tipo para cada carreta que fizer parte desta viagem.

65PAMWEB - Manual do Usuário

Registro de Gerenciamento de Riscos (tipo = 13): Este registro informa os dados deGerenciamento de Risco da Viagem, deverá ser gerado apenas um registro por via-gem.

CAPÍTULO 5 Apêndices

66PAMWEB - Manual do Usuário

Registro Mercadoria Embarcada (tipo = 20): Este registro deverá conter todos asMercadorias Embarcadas com a identificação de Destino das mesmas. Deve ser gra-vado um registro para cada documento e a soma dos valores dos mesmos deve serigual ao Valor Total Embarcado, informado no Registro Tipo 10.

CAPÍTULO 5 Apêndices

67PAMWEB - Manual do Usuário

CAPÍTULO 5 Apêndices

68PAMWEB - Manual do Usuário

Registro dos Transacionadores da Mercadoria e detalhe da viagem (tipo = 21):Deve ser gravado um registro para cada pessoa física ou jurídica associada ao(s)documento(s) (Mercadoria Embarcada) lançado em item de destino.

CAPÍTULO 5 Apêndices

69PAMWEB - Manual do Usuário

Registro de Totais (tipo = 99): Registro Obrigatório, utilizado para conferir o recebi-mento do arquivo na importação.

(*) É obrigatório ser informado pelo menos um dos campos citados, conforme defini-ção da área técnica.

(**) Campos obrigatórios para Logística.

Regras Gerais de Preenchimento dos Campos:

1. Todo campo caractere quando não for obrigatório e não houver informação deveser preenchido com “brancos”;

2. Todo campo caractere deve ter seu conteúdo alinhado à esquerda;

3. Todo campo numérico, quando não for obrigatório e não houver informação,deve ser preenchido com “zeros”;

4. Todo campo numérico deve ter seu conteúdo alinhado à direita, sem caracteresde edição, tais como virgula e ponto, e completado com zeros à esquerda;

5. Todos os registro do arquivo devem ter o tamanho total de 450.

6. O registro tipo 99 é utilizado para validar se o arquivo está completo.

7. O campo Total de Registros do registro tipo 99 é o total de viagens averbadas noarquivo, ou seja, a quantidade de registros do tipo 10.

O campo Somatório do Valor Total Embarcado do registro tipo 99 é a soma dosValores Total Embarcado (campo 12) por viagem informada no registro tipo 10 eservirá para sua conferência visual no momento da importação.

CAPÍTULO 5 Apêndices

70PAMWEB - Manual do Usuário

5.2 Tabela de Mercadorias Adotadas pela Pamcary

CAPÍTULO 5 Apêndices

71PAMWEB - Manual do Usuário

5.3 FAQ – Questões freqüentes

Neste item, respondemos a algumas perguntas freqüentes feitas por nossos clientes,apresentando as soluções típicas dos problemas levantados. Se você tiver algum pro-blema com a utilização do Pamweb, veja se o problema está citado aqui.

O que devo fazer para tentar solucionar um problema antes de pedir ajuda à cen-tral de atendimento?

Primeiro verifique:

• Se você está com a chave de segurança conectada;• Se você consegue acessar o Pamweb;• Se você está conectado à Internet (se for transmitir dados);• Se você digitou usuário e senha corretos (letras maiúsculas e minúsculas são

consistidas).

Se esses itens estiverem atendidos, e mesmo assim você não consegue operar osistema, então entre em contato com a Pamcary. Os números da Central de Atendi-mento são: 0800-704-1030, em São Paulo ligue: 3889-1630 ou 3889-1633.

O Programa Pamweb vai interferir nos meus demais programas? Minha máquinavai ficar lenta?

O Pamweb não deve interferir em nenhum programa da sua máquina. Sua máquinanão vai ficar mais lenta por causa do Pamweb. Se o Pamweb estiver fechado, nãohaverá mudança alguma.

O Pamweb foi desenvolvido em JAVA que, ao ser utilizado, vai requerer muita memóriada sua máquina, portanto, recomendamos que não deixe outras aplicações abertasao usar o Pamweb. Além disso recomendamos que instale o Pamweb em uma máqui-na com grande capacidade de processamento e memória para que a utilização doPamweb seja rápida.

O Pamweb pode trazer vírus para a minha máquina?

O Pamweb não trará jamais vírus para a sua máquina. Existem vários mecanismos desegurança, como a chave que você instala na máquina. Além disso, toda comunicaçãocom a Pamcary é feita pelo protocolo https, que é especialmente voltado para segu-rança.

Ao se instalar o Pamweb, ocorre conflito com o software do Banco do Brasil. O quefazer?

Esse problema se resolve reconfigurando o Internet Explorer na sua máquinaSelecione Ferramentas > Opções de Internet > guia Avançada.

CAPÍTULO 5 Apêndices

72PAMWEB - Manual do Usuário

Desabilite a opção Java Sun e ative a opção compilador do Java VM.

Em que caso devo mudar as configurações do Pamweb?

Recomendamos que o segurado não altere as configurações iniciais do Pamweb. Seachar que deve alterar isso, procure antes a orientação da Central de Atendimento.

Posso trocar a chave de segurança do computador?

Não. No momento da instalação é feita uma sincronia entre a chave de segurança ea máquina em que foi feita a instalação. O Pamweb não funciona se não conseguirencontrar a chave sincronizada. Se for preciso trocar a chave, ligue para a Central deAtendimento para orientações de como proceder.

O Pamweb trava, não liga nem desliga. Não consigo fazer sair. O que devo fazer?

O Pamweb pode estar processando um arquivo grande, daí demorar e parecer queestá travado. Espere alguns minutos. Se persistir o problema ligue para a Central deAtendimento do Pamweb e verifique a potencial causa do problema. Caso seja emhorário em que a central não atende (a Central atende de segunda a sexta das 7 às22 horas e sábados das 8 às14hs) desligue seu computador, ligue novamente ocomputador e tente novamente.

O Pamweb pode ser utilizado tanto on-line quanto off-line?

Sim. No modo on-line, as averbações são transmitidas imediatamente após seremdigitadas ou importadas, exigindo a conexão com a Internet durante todo o tempo deoperação do Pamweb. No modo off-line, a transmissão é feita somente quando forselecionado o comando de transmissão, sendo necessária a Internet somente nessemomento.

Quando eu estiver com problemas de internet, eu posso usar o Pamweb? O que eudevo fazer para solucionar o problema?

Entre em contato com o suporte de rede de sua empresa, ou com a central deatendimento do seu provedor de internet para resolver o problema de acesso. Noentanto, mesmo assim você pode utilizar o Pamweb normalmente em modo off-line,para importação ou digitação de averbações. O resultado ficará disponível para trans-missão, o que poderá ser feito quando a Internet estiver disponível.

O que eu devo fazer quando der problema de transmissão e for informado um erro?Quais os erros possíveis e quais as causas?

Quando houver problemas de transmissão, tente transmitir mais tarde. As averbaçõescom cobertura da Pamcary valem a partir do momento de entrada (sem erros) noPamweb e não do momento de transmissão. No entanto, a consulta sobre motoristas

CAPÍTULO 5 Apêndices

73PAMWEB - Manual do Usuário

deve sempre ser feita antes do embarque (independente da averbação).

As causas de problemas com transmissão podem ser muitas. Estas são algumaspossibilidades:

• Problemas no servidor da sua empresa;• Problemas com seu provedor de internet;• Transmissão lenta devido ao tráfego intenso da internet;• Proxy ou firewall de sua empresa pode ter bloqueado as transmissões;• Proxy ou firewall pode ter derrubado conexão por tempos sem comunicação

(demora devido ao tráfego lento da internet);• Problemas com seu micro (vírus por exemplo);• Problemas com o servidor da Pamcary;• Problemas técnicos no Pamweb;

O que fazer quando não consigo utilizar o Pamweb e também não consigo comuni-cação com a Pamcary?

Se você tem o Pamweb funcionando off-line, você pode digitar ou importar todas asinformações dos embarques no momento e transmiti-las posteriormente. Se você nãoconsegue nem acessar o Pamweb em modo off-line, nem entrar em contato com aCentral de Atendimento (0800-704-1030), você pode enviar os dados do embarquevia Fax para a Pamcary (0xx-11-3889-1570).

Para digitar a averbação é necessário estar ligado à Internet?

Não, o Pamweb funciona tanto off-line quanto on-line. Você pode digitar uma ou maisaverbações e transmiti-las em um momento posterior. Se não houver nenhuma restri-ção à cobertura da carga, a averbação passa a valer no momento de entrada dosdados no Pamweb, e não no momento de transmissão para a Pamcary.

Comecei a fazer uma averbação e não sei como ir para a tela seguinte, comoprosseguir a averbação?

Os campos obrigatórios para uma averbação (sem Infolog) estão todos na primeirapágina. Se você tentar gravar uma averbação sem ter preenchido todos esses cam-pos, o sistema não vai deixar e vai indicar que campos são esses. Para digitar maisdetalhes das informações da primeira página, clique nas setas azuis e para abriroutras páginas.

Se você estiver digitando uma averbação que terá os dados transmitidos para o Infolog,os detalhes adicionais da viagem terão que ser digitados. Ao marcar INFOLOG naaverbação, todos os campos obrigatórios para o Infolog vão ficar em negrito.

Como ter certeza que meu carregamento está averbado?

CAPÍTULO 5 Apêndices

74PAMWEB - Manual do Usuário

Transmita os dados digitados (ou importados) para a Pamcary. Durante a transmis-são, cada registro transmitido receberá um número de averbação e um texto sobre acobertura. Vá até a tela de consulta do Pamweb e verifique estes itens. Observe quese houver algum problema com o seguro da carga, no texto de resposta está amensagem “Risco não coberto”. Se for este o caso entre em contato com o Teleriscopara maiores informações.

Se a averbação foi alterada, mas não foi transmitida, e ocorreu sinistro. O riscoestá coberto pelo valor correto?

A Pamcary vai receber as 2 versões desta averbação, mesmo que ela tenha sidoalterada (substituída) por outra. Para fins de faturamento, será utilizada sempre aúltima versão apenas. E a averbação com as ultimas condições informadas passa avaler no momento que foi criada a averbação substitutiva

Se eu tiver um problema no sistema da minha empresa e o veículo transportador jáestiver no roteiro, meu único meio de enviar as informações para a averbação é viaPamweb? Quanto tempo tenho para enviar as informações?

Se você não consegue acessar o Pamweb, ligue para a Central de Atendimento doPamweb (0800-704-1030) ou envie os dados do embarque via fax (011-3889-1570).

Observe que a carga que tem que ser averbada antes do início do risco, ou seja, ela vaiestar sem cobertura se sair sem averbação, portanto, é extremamente importanteligar para a central para resolver o problema. Só em ultimo caso envie o fax, mas nãodeixe a carga sair sem averbação.

Como segurar uma carga roubada durante a coleta? Tenho prazo para fazer essaaverbação? E se eu não sei o que foi roubado e os documentos foram roubadosjunto com a carga?

O seguro de sua carga retroage até o momento da coleta. Os transportadores por nãoterem as informações sobre a mercadoria a ser coletada antes do veículo voltar paraa filial com a carga coletada, em geral só averbam depois que a coleta chegou na filial.

Se houve um roubo da carga antes de chegar à filial (onde levaram também todos osdocumentos, veículo, etc) você deve averbar o mais rápido possível. Não existe umtempo pré-determinado pela Pamcary.

Em caso de erros na informação de destinos, se houver um sinistro 100km após odestino final do embarque haverá cobertura?

A averbação de uma carga é feita no nível de conhecimento (ou documento fiscaldetalhado), e vale desde o local/cidade de saída até o local/cidade de destino. Portan-to, se uma carga sai de Porto Alegre e vai até Recife, mesmo que o embarque “inter-mediário” (transferência de uma filial para outra) seja de Porto Alegre até São Paulo,

CAPÍTULO 5 Apêndices

75PAMWEB - Manual do Usuário

a carga estará averbada até o destino final (RECIFE no nosso exemplo). Por isso éimportante preencher corretamente a parte de DETALHES DA MERCADORIAEMBARCADA na parte inferior da tela de digitação (pois como vimos, a origem edestino de um embarque podem não ser coincidentes com a origem e destino de umdos conhecimentos/carga dentro deste embarque). Em casos de importação de da-dos, estas informações já estarão todas preenchidas automaticamente.

Se foi informado o destino final (para cada item de mercadoria) erroneamente, oseguro valerá até o destino informado, não após.

Estou fazendo uma averbação internacional e o motorista só tem RG. Posso fazera averbação?

Não pode fazer com RG. Em caso de averbação internacional com motorista brasilei-ro, você deverá usar sempre o CPF como documento.

Se o motorista não for brasileiro, você deverá usar o documento do país de origem domotorista. O Pamweb já está configurado para receber os seguintes documentos:

CUILTCUILCIURUNRUCCIPCIB

Quais os documentos de motoristas utilizados para os outros do Mercosul, além doBrasil?

A seguir uma breve descrição de documentos utilizados por país:

Argentina: O sistema argentino é parecido ao americano, onde os trabalhadores têmum documento que vincula ao pagamento de aposentadorias: para os trabalhadoresautônomos o documento é o CUIT (Codigo Unico de Identificacion Tributaria) e para osempregados registrados o documento requerido é o CUIL (Codigo Unico deIdentificacion Laboral). O formato de ambos (CUIT e CUIL) é xx-xxxxxxxx-x. O últimodígito é numérico.

Bolívia: Parecido ao modelo chileno há uma cédula de identidade com uma numeraçãofixa de 8 números e dois dígitos alfanumérico que indicam a cidade de emissão dodocumento (xx.xxx.xxx-LL).

Chile: Rol Unico Nacional (RUN) é uma cédula de identidade emitida pelo Serviço deRegistro Civil e Identificação. Faz parte de um projeto novo que digitalizou as cédulasde identidades em todo o país (guardando as informações pessoais, fotografia, assina-

CAPÍTULO 5 Apêndices

76PAMWEB - Manual do Usuário

tura e impressões digitais). O formato é xx.xxx.xxx-x e documento tem padrões desegurança bastante avançado (material de impressão, marcas d´água, etc.).

Paraguai: o Registro Unico do Contribuinte (RUC), que equivaleria ao nosso CPF, éum documento só para pessoas que tem uma empresa. Assim sendo a Cédula deIdentidade é o documento mais universal de que eles dispõem. É um documento naci-onal (numeração única para todo o País) emitido pelo Departamento de Identificaçãoda Polícia Nacional e não tem um formato pré-definido (cresce de acordo com apopulação do país - como exemplo a pessoa da embaixada que nos informou a respeitotem o número 3.652.927 - a população total do Paraguai hoje é de 5 milhões, o quefaz com que o número ainda não tenha ultrapassado os 10 milhões).

Uruguai: Modelo semelhante ao paraguaio, onde a cédula de identidade é o principaldocumento. Sua numeração, no entanto, não é nacional, não tem um número definidode caracteres (em Montevidéu atualmente a cédula tem sete algarismos + dígito -x.xxx.xxx-x), mas tem sempre um dígito.

Em que clientes é viável utilizar a importação de arquivos de averbação?

Esse procedimento é possível em todos os clientes que atendam aos seguintes requi-sitos:

• Os dados detalhados das mercadorias embarcadas fiquem em um banco dedados (incluindo cadastro de motoristas, veículos, clientes, conhecimentos detransporte, manifestos, etc.).

• Tenha possibilidade de desenvolver um sistema (em CPD próprio ou terceirizado).

• Tenha máquinas com boa capacidade de processamento (ver nos requisitos deinstalação).

Como fazer o agrupamento por viagem/por embarque (no caso de importação)?

O cálculo do prêmio em nível detalhado será sempre feito utilizando um documentofiscal (em geral o Conhecimento de Transportes). Os possíveis documentos estãoinformados na descrição do lay-out dos arquivos para importação, nos registros 20 e21. Entretanto, várias condições de cobertura (restrições de apólice) são verificadasno nível do embarque. Portanto, é importante agrupar todas as informações detalha-das (conhecimentos) dentro de um mesmo embarque. Em geral uma transportadorajá tem esse controle para uso interno (por exemplo, no plano de viagem para paga-mento de frete). Mesmo não sendo um documento fiscal, é este documento quedeverá ser utilizado para informar a Pamcary os dados resumidos do embarque. Esteagrupamento permitirá também uma rapidez maior na transmissão de dados.

Se a sua empresa não tiver um controle de embarque, mas de alguma forma souberidentificar o embarque, o sistema permite usar esse identificador como documento do

CAPÍTULO 5 Apêndices

77PAMWEB - Manual do Usuário

resumo do embarque.

Se sua empresa não tiver nenhum controle e não souber identificar toda a cargadentro de um embarque, existem algumas lógicas a serem implementadas com o lay-out para solucionar o problema.

De qualquer forma, antes de iniciar o desenvolvimento do lay-out pedimos que o analis-ta de sistema de sua empresa entre em contato com a Central de Atendimento(0800-7041030) para uma explicação detalhada sobre esse agrupamento.

O que é associação de mercadorias e praças?

Associação de mercadorias e praças (também chamada de TABELA DE SINONIMOS)é apenas um relacionamento entre as tabelas usadas pela sua empresa e as tabelasque a Pamcary usa. Veja a explicação detalhada disso no item 4.3 Tabela de sinôni-mos.

CAPÍTULO 5 Apêndices