manual do usuario corte certo

82
1 Dicas e truques para usuários Edição 10 – Abril 2005 Este guia apresenta, para quem já utiliza o sistema, dicas e respostas às perguntas mais freqüentes sobre o Corte Certo. Serve tanto ao usuário da série Standard do produto, como também ao da série Plus (para este último recomenda-se também a leitura do manual do PanelFit). Deve ser utilizado como complemento ao manual que acompanha o sistema. Para busca rápida de assuntos, recomendamos usar o recurso Ctrl+L do Word, com a digitação de palavra chave ou usar o índice abaixo. Em caso de erros, os itens Erros e Outros Erros podem ser úteis. Alguns dos recursos aqui descritos, bem como telas reproduzidas, podem não fazer parte da versão ou série do Corte Certo que você está usando. Conteúdo 1. Terminologia 2. Teclas de atalho 3. Exemplo de Operação 4. Como diminuir o tempo gasto para o cálculo de corte 5. O que fazer para melhorar o rendimento de corte 6. Utilização de etiquetas 7. Como incluir mensagens nos relatórios 8. Como manter a direção das fibras ou ranhuras 9. Como pesquisar dimensões ideais de chapa 10. Como cortar bobinas 11. Como calcular o perímetro especial (fita de borda) 12. Como controlar o estoque 13. Como reduzir o estoque de retalhos 14. Como agrupar ou mesclar projetos 15. Como importar projetos 16. Como compartilhar e importar projetos via rede 17. Como exportar resultados de cálculo 18. Integração especial com outros sistemas 19. Integração com máquinas de corte automáticas 20. Materiais múltiplos (duplos ou triplos) 21. Visualização de figuras especiais 22. Acelerando a digitação de projetos 23. Edição de projeto - funções especiais 24. Como cadastrar módulos, peças, modelos, lotes, etc. 25. Lista de descrições padrão para projetos 26. Como modificar planos de corte com o mouse 27. Limites de configuração 28. Como desinstalar 29. Como gravar um cálculo 30. Como fazer backup (cópia de segurança) 31. Erros durante o cálculo de corte 32. Erros na impressão 33. Outros erros 34. Relatórios disponíveis 35. Como gerar relatório com todas as chapas e retalhos cadastrados 36. Como mudar a música e o aviso sonoro do cálculo 37. Como usar bem o serviço de suporte

Upload: 00married00

Post on 31-Dec-2015

1.274 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

curso corte certo

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Do Usuario Corte Certo

1

Dicas e truques para usuários

Edição 10 – Abril 2005 Este guia apresenta, para quem já utiliza o sistema, dicas e respostas às perguntas mais freqüentes sobre o Corte Certo. Serve tanto ao usuário da série Standard do produto, como também ao da série Plus (para este último recomenda-se também a leitura do manual do PanelFit). Deve ser utilizado como complemento ao manual que acompanha o sistema. Para busca rápida de assuntos, recomendamos usar o recurso Ctrl+L do Word, com a digitação de palavra chave ou usar o índice abaixo. Em caso de erros, os itens Erros e Outros Erros podem ser úteis. Alguns dos recursos aqui descritos, bem como telas reproduzidas, podem não fazer parte da versão ou série do Corte Certo que você está usando.

Conteúdo

1. Terminologia 2. Teclas de atalho 3. Exemplo de Operação 4. Como diminuir o tempo gasto para o cálculo de corte 5. O que fazer para melhorar o rendimento de corte 6. Utilização de etiquetas 7. Como incluir mensagens nos relatórios 8. Como manter a direção das fibras ou ranhuras 9. Como pesquisar dimensões ideais de chapa

10. Como cortar bobinas 11. Como calcular o perímetro especial (fita de borda) 12. Como controlar o estoque 13. Como reduzir o estoque de retalhos 14. Como agrupar ou mesclar projetos 15. Como importar projetos 16. Como compartilhar e importar projetos via rede 17. Como exportar resultados de cálculo 18. Integração especial com outros sistemas 19. Integração com máquinas de corte automáticas 20. Materiais múltiplos (duplos ou triplos) 21. Visualização de figuras especiais 22. Acelerando a digitação de projetos 23. Edição de projeto - funções especiais 24. Como cadastrar módulos, peças, modelos, lotes, etc. 25. Lista de descrições padrão para projetos 26. Como modificar planos de corte com o mouse 27. Limites de configuração 28. Como desinstalar 29. Como gravar um cálculo 30. Como fazer backup (cópia de segurança) 31. Erros durante o cálculo de corte 32. Erros na impressão 33. Outros erros 34. Relatórios disponíveis 35. Como gerar relatório com todas as chapas e retalhos cadastrados 36. Como mudar a música e o aviso sonoro do cálculo 37. Como usar bem o serviço de suporte

Page 2: Manual Do Usuario Corte Certo

2

1 – Terminologia

Chapa: o material plano na forma retangular que será cortado, obtendo pedaços retangulares menores denominados peças. Sinônimos: painel, placa, folha, matéria-prima, blank. Peça: pedaço retangular a ser cortado da chapa. Exemplos: tampo da mesa, janela, lateral da gaveta, etc. Projeto: conjunto ou lista de peças retangulares a serem cortadas das chapas. Podem conter peças de várias medidas e materiais diferentes. Plano de corte: diagrama ou desenho contendo a posição de corte das peças. Sinônimos: mapa de corte, layout de corte, diagrama, montagem. Retalho: sobra da chapa obtida durante o processo de corte, com dimensões que a tornam reaproveitável. Este retalho pode receber uma etiqueta identificadora e ser usado para futuros cortes. Sobra: sobra da chapa (semelhante a um retalho) com dimensões diminutas, que impedem seu futuro aproveitamento para cortes. Sinônimo: refugo.

Page 3: Manual Do Usuario Corte Certo

3

2 - Teclas de atalho O usuário experiente pode economizar tempo utilizando teclas de função em vez dos botões tradicionais durante a operação do Corte Certo. As teclas de atalho estão disponíveis em três janelas do Corte Certo: Janela principal e de cálculo:

• F1 Ajuda simplificada on-line • F2 Edita último projeto selecionado • F3 Edita chapas do último material utilizado no cálculo • F4 Edita os retalhos do último material utilizado no cálculo • F5 Muda idioma de forma seqüencial • F6 Encurta rotina para abertura de novo projeto

Janela de visualização de montagens: • CTRL+C - Centraliza o desenho • CTRL+R - Rotaciona a peça que está fora da chapa e marcada • CTRL + - Mostra a próxima montagem • CTRL – - Mostra a montagem anterior • Click duplo com o cursor na montagem: Amplia desenho, com o centro na posição do

cursor.

Page 4: Manual Do Usuario Corte Certo

4

3 – Exemplo de operação Este exemplo apresenta a seqüência passo a passo de operação básica do sistema Corte Certo, utilizando os seguintes dados:

• Material a ser utilizado: Descrição: Material exemplo Largura de serra: 0 mm Rotação permitida: Sim Gera Retalhos: Sim

• Chapas disponíveis para o corte: Dimensões: 1700 x 3000

• Peças a serem cortadas: - 20 peças de 250 x 380 - 04 peças de 400 x 350 - 20 peças de 500 x 350 - 01 peças de 500 x 250 - 02 peças de 1000 x 210

1 - Configurar as propriedades do material a ser utilizado e as dimensões de chapas: O primeiro passo para que o sistema possa efetuar o cálculo é informar algumas características de corte do material e as dimensões das chapas que serão utilizadas. Para acessar e preencher as planilhas siga a seguinte seqüência: Na janela principal clique no botão “Recursos” (Aparecerá a janela de recursos)

Clique em “Novo” para criar novo material.

Na caixa que aparece digite um código para o material (somente números, de 0 a 39999 ) e pressione Ok.

Page 5: Manual Do Usuario Corte Certo

5

Digite uma descrição para o material e clique em “Propriedades físicas”.

Os campos em amarelo são de preenchimento opcional. Podem intitular cada campo com qualquer informação adicional (por exemplo, endereço do fornecedor, contato, telefone, etc.).

Agora serão inseridas as “Propriedades físicas”, isto é, as características para o corte do material.

Largura de serra (0 a 50mm): Espessura da serra no momento do corte. Quando não for o caso, deixe em “0”.

Largura mínima de destaque: Este campo especifica qual é a menor largura possível de destaque, já que em alguns materiais não permitem sobras muito finas. Quando não for o caso deixe em “0”.

Rotação permitida : Indica se é permitido "girar" a peça durante o cálculo para melhorar o aproveitamento. Quando se quer manter a direção do corte (por haver fibras ou ranhuras) a opção deve ser “Não”.

Gera Retalho (1 a 30000mm): Se selecionado “Sim” poderá especificar a largura e altura mínima de retalho reaproveitável para utilização futura.

Page 6: Manual Do Usuario Corte Certo

6

Soma uma constante nas dimensões

das peças deste material: Para materiais que são transformados após o corte, por exemplo, lapidação.

Margens de segurança para a chapa (-500 a 500mm): Valor para borda da chapa (para enquadramento, por exemplo).

Comprimento máximo de corte (usados em guilhotinas) (10 a 10000): indica o comprimento máximo possível para o corte inicial. 2 - Definir as chapas disponíveis para serem cortadas: No segundo passo, devemos digitar as dimensões e quantidades das chapas a serem utilizadas no cálculo.

Na janela “Recursos” selecione o material e clique em “Chapas”. Aparecerá uma planilha na qual deverá ser digitada a quantidade, a largura e a altura de cada chapa. Clique em Ok. Obs.: Não é preciso redigitar valores quando eles forem iguais ao da linha de cima. Basta pressionar Enter. A partir daí o material estará definido e pronto para o corte.

Page 7: Manual Do Usuario Corte Certo

7

3 - Definir o projeto (peças a serem cortadas): Na janela principal acionar “Projetos” e, em seguida, clique em “Novo”.

Digite um código para o projeto e clique em Ok (de 0 a 900 ).

Digite aqui uma descrição do para o projeto (nome da obra, nome do cliente, etc.)

Page 8: Manual Do Usuario Corte Certo

8

Digite aqui todas as peças a serem cortadas.

4 - Iniciar o cálculo. Selecione o projeto (Projeto exemplo) e clique em “Iniciar”.

Clique aqui para selecionar o material desejado.

Page 9: Manual Do Usuario Corte Certo

9

5 - Visualizar o resultado. Após o término do cálculo as montagens aparecerão automaticamente. (ATENÇÃO: CASO VOCÊ SEJA USUÁRIO DA SÉRIE PLUS DO CORTE CERTO, É POSSÍVEL QUE NESTE PONTO SEJA ABERTA OUTRA TELA, MAIS SOFISTICADA, PERTENCENTE AO PROGRAMA PANELFIT. NESSE CASO, LEIA TAMBÉM O MANUAL DESSE PROGRAMA.)

• As peças com as mesmas dimensões aparecem com a mesma cor. • Os retalhos (sobras aproveitáveis) são representados pela cor amarela. • As sobras (o que será descartado) são representadas pela cor azul.

Para saber detalhes sobre qualquer uma dessas partes, basta colocar o cursor sobre ela. Esses detalhes aparecerão no quadro ao lado. Para ver todas as outras montagens, clique em [Todas as montagens]

Page 10: Manual Do Usuario Corte Certo

10

A série Standard do Corte Certo permite o trabalho do pós-edição, ou seja, cada montagem pode ser alterada com ajuda do mouse para que o usuário obtenha resultados ainda melhores. Para isso:

• Retire do plano de corte as peças desejadas (clique sobre ela, quando estiver “piscando”, clique fora do plano) • Use os recursos de edição, ao lado, para girar, apagar, criar novas peças, etc. • Recoloque as peças no plano.

PRONTO! Substitua agora os valores sugeridos pelos dos seus próprios projetos. O Corte Certo é um programa muito mais rico em recursos, os quais você poderá facilmente descobrir pressionando a tecla F1 ou “Ajuda”. Neste manual você encontra, a seguir, várias outras dicas para tirar o máximo de proveito do seu Corte Certo.

Page 11: Manual Do Usuario Corte Certo

11

4 - Como diminuir o tempo gasto para o cálculo de corte

O tempo utilizado pelo Corte Certo para o cálculo de posicionamento das peças depende principalmente de quatro fatores: • A quantidade de peças de dimensões diferentes.

• Quantidade de chapas diferentes habilitadas para o corte.

• Parâmetros de corte configurados.

• Capacidade de processamento e memória do computador. Na maioria dos casos práticos, o cálculo completo leva alguns minutos para ser completado. Somente em casos com grandes quantidades de peças / chapas é que o tempo aumenta, podendo chegar a vários minutos ou até horas (principalmente em computadores antigos). Para acelerar o processo, recomenda-se o uso de computadores com processadores mais rápidos. Alguns outros pontos podem ser observados: • Alguns tipos de “screen savers” podem aumentar o tempo de cálculo, já que utilizam parte do

poder de processamento do computador para o seu funcionamento. • O mesmo é válido para alguns softwares antivírus.

Considerados esses cuidados e observações, há duas outras possibilidades que levam à redução no tempo de cálculo: 1) ABREVIAR CÁLCULO Esse botão que surge quando o cálculo está sendo efetuado, permite interrompê-lo. Mas atenção: o cálculo interrompido dificilmente oferecerá bons resultados de otimização. Sua finalidade é, simplesmente, abrir o visualizador mais rapidamente, por qualquer razão, ou voltar às configurações. 1) CÁLCULO RÁPIDO A opção pode ser encontrada em Cálculo>Configurações>Tipo de cálculo. É normalmente utilizada para estimativas rápidas, principalmente no trabalho de varejo. Também poderá não fazer diferença usar esse modo mais rápido, em comparação com as opções mais lentas (que buscam mais possibilidades de posicionamento das peças), quando se tratar de projetos mais simples, com menos peças e menor quantidade de dimensões diferentes.

Page 12: Manual Do Usuario Corte Certo

12

A opção Intensivo 2 é reservada apenas a cálculos mais complexos e quando o usuário dispõe de computador com processador mais rápido que a média. As opções intermediárias, Completo e Intensivo 1, são mais recomendadas. Leia mais sobre isso no próximo item: Que fazer para melhorar o rendimento do corte

Page 13: Manual Do Usuario Corte Certo

13

5 - Que fazer para melhorar o rendimento de corte O rendimento do cálculo automático de corte realizado pelo Corte Certo depende de vários fatores, sendo fator fundamental o tipo e quantidades de peças que serão utilizadas no cálculo. As seguintes dicas podem melhorar o aproveitamento: • Selecione a opção de cálculo Intensivo 1 ou Intensivo 2. Notar que essas opções realizam

uma grande quantidade de cálculos internos, o que pode levar um tempo considerável. Normalmente a opção anterior, Completo, é a mais indicada para a maioria dos casos.

• Use o maior número possível de peças com dimensões diferentes. Isto pode ser conseguido

agrupando vários projetos em um mesmo cálculo. • Habilite várias chapas com dimensões diferentes para um mesmo cálculo. • Na configuração do material utilizado, melhores resultados são obtidos com:

• Largura de corte = 0 (zero) • Largura mínima de destaque = 0 (zero) • Rotação permitida (S)

Notas: 1- Conforme a geometria das peças e chapas utilizadas, é possível que o rendimento do cálculo Rápido, Completo e Intensivo sejam semelhantes ou mesmo iguais. Numa comparação que leve em conta tanto os aproveitamentos médios obtidos, como o tempo consumido nos cálculos, o modo Completo é o que fornece melhores resultados, sendo, portanto, o mais indicado. Resumindo, use o cálculo...

� Rápido se desejar respostas rápidas para projetos grandes, sem se importar com aproveitamentos eventualmente abaixo do máximo possível.

� Completo se deseja bons resultados de aproveitamento sem demoras longas

� Intensivo 1 se deseja tentar resultados ainda melhores e pode esperar um pouco mais.

� Intensivo 2 se deseja o máximo aproveitamento possível e dispõe de tempo para tal (o tempo gasto no cálculo pode ser de vários minutos a horas)

2- Há combinações de chapas e peças que podem resultar em baixo aproveitamento, devido às suas dimensões, independentemente das opções utilizadas já que se trata de um problema de geometria básica e não do sistema. Neste caso, procure colocar junto com o seu projeto normal outro projeto com peças que possam ser utilizadas no futuro, aumentando assim a quantidade de peças diferentes e conseqüentemente melhorando o rendimento do corte. Se for possível, também vale a pena considerar o adiamento do corte até a entrada de novos projetos, com os quais seja possível obter um rendimento total melhor.

Page 14: Manual Do Usuario Corte Certo

14

6 - Utilização de etiquetas Impressão de etiquetas Possibilita a impressão de etiquetas para a identificação das peças a serem cortadas, retalhos gerados pelo corte ou então das peças de um determinado projeto. Passos para a impressão de etiquetas: 1 - Verifique se a impressora está com o formulário ( ou folhas ) de etiquetas a serem usadas. 2 - Escolha as montagens que são apresentadas no menu de rolagem com um click do botão esquerdo do mouse. Para marcar mais de um item, use em conjunto as teclas Shift ou Ctrl. Se for imprimir as etiquetas para um projeto, apenas um projeto por vez é permitido. 3 - Escolha para que tipo de peças é necessário a impressão de etiquetas: Peças, Retalhos ou ambos. Para a opção de etiquetas de projetos, são impressas todas as peças. 4 - Acione o botão Imprimir Nota 1: Use a opção imprimir contorno das etiquetas somente quando estiver ajustando os valores de tamanho e espaçamento das etiquetas. Ele possibilita que se usem folhas "comuns" como teste para a configuração das dimensões das etiquetas. Configuração do layout de impressão de etiquetas A - Descrição do formulário de etiquetas utilizado: Colocam-se todas as medidas necessárias, conforme o esquema na tela. Nota 1: Observe atentamente o significado de cada campo a ser preenchido no desenho apresentado na tela. Valores incorretos podem gerar a impressão de etiquetas sobrepostas. Notar que alguns valores possuem algumas restrições: Distância vertical >= Altura da etiqueta Distância horizontal >= Largura da etiqueta Nota 2: Pequenos ajustes nos valores configurados podem ser necessários, após testes reais de impressão. Isto depende das características e precisão da impressora utilizada. Nota 3: Apesar de trabalhoso, o processo de configuração das etiquetas necessita ser feito apenas no início da utilização do sistema. Uma vez configurado, os valores são armazenados em disco e reutilizados sempre que necessário. B - Descrição dos campos da etiqueta: Aqui são indicados os campos que farão parte da etiqueta, ou seja, que tipo de informações serão impressas em cada etiqueta, entre as várias disponíveis. Notar que há um campo para definir a diagramação das etiquetas para as peças e outro para os retalhos. Além disto, pode-se configurar (na tela) o tamanho da letra utilizada (Quanto menor a letra, maior o número de informações podem ser colocadas na etiqueta, apesar de dificultar a leitura).

Page 15: Manual Do Usuario Corte Certo

15

Os tipos de campos disponíveis são: Descrição N.Max. de carac. Exemplo IdentificadorNúmero do projeto 4 45 <PED>Código da peça 4 3 <COD>Dimensões da peça 13 1000 x 1200 <DIM>Largura da peça 5 1000 <LAR>Altura da peça 5 1200 <ALT>Descrição do mater. 40 Cristal 6 mm <MAT>Cliente ( usuário) 40 Construtora XYZ <CLI>Número da montagem 3 3 <MON>Descrição da peça 30 Janela 1 <DES>Data da impressão 8 15/03/00 <DAT>Cliente do projeto 40 Edifício XZY <CLF>Gráfico -- -- <GRF>

Nota 1: Não usar espaços entre os caracteres "'<" , ">" e as letras de seu interior Nota 2: Os identificadores <PED> ,<PEC> e <CLF> não devem ser usados nas etiquetas de retalho (Um retalho não pertence a nenhum projeto ou cliente final, e não possui código). Posicionamento dos campos na etiqueta O posicionamento dos campos de informação na etiqueta se dá através do modelo de posicionamento. Neste modelo, coloca-se os textos e campos desejados. Notar que os campos de informação colocados entre os símbolos <> são substituídos pelos valores corretos de cada peça durante a impressão. Uma etiqueta pode ter no máximo 5 linhas, e no mínimo 1 linha. Observação sobre a Impressão de um gráfico (<GRF>): O arquivo a ser impresso deve ser do formato Bitmap ( com extensão .BMP ), e deve ser colocado no mesmo diretório em que foi instalado o Corte Certo (por exemplo C:\CORTE) obrigatoriamente com o seguinte nome: GRF.BMP Exemplo: C:\CORTE2000\GRF.BMP Observações sobre o uso de gráfico:

1. O arquivo pode ser feito em qualquer editor que aceite o formato BMP (por exemplo o MS Paint)

2. O gráfico é impresso sempre no canto superior esquerdo da etiqueta.

3. O tamanho final do gráfico na etiqueta é definido na janela de configuração de etiqueta, na

área de "Dados de impressão de logotipo”, campos largura e altura.

4. As dimensões para o logotipo devem ser menores que as de etiqueta, para que sobre espaço para os demais campos alfanuméricos.

5. O tamanho final do gráfico impresso depende dos dados configurados (Altura / Largura), e

não do tamanho original do gráfico / desenho.

6. A qualidade do desenho impresso depende:

o Da qualidade do desenho (BMP) utilizado o Do tamanho do desenho original o Da relação entre o tamanho original do arquivo e o tamanho definido para a sua

impressão

Page 16: Manual Do Usuario Corte Certo

16

7. O identificador <GRF> deve ser usado somente na primeira linha, uma única vez.

8. Se o arquivo não existir, o nome do arquivo é impresso em seu lugar.

9. Podem ser utilizados normalmente outros campos, certificando-se antes se há espaço físico na etiqueta para tal.

10. É obrigatório colocar algum texto à direita do símbolo <GRF>. Se não se deseja imprimir

texto à direita do gráfico, deve-se colocar pelo menos um "espaço" à direita do símbolo <GRF>. Se isto não for feito, somente o gráfico é impresso, e os campos de texto são ignorados.

Alteração das características da fonte As características da fonte utilizada para cada linha pode ser modificada colocando-se códigos especiais no início de cada linha do modelo de posicionamento: Símbolo Efeito@+ Aumenta o tamanho da fonte utilizada 2 pontos@- Diminui o tamanho da fonte utilizada 2 pontos@N Imprime em negrito@I Imprime em itálico Observações: - Use apenas um símbolo em cada linha, sempre na primeira coluna. - A mudança na impressão devido ao símbolo só ocorre na linha em que ele foi colocado. - O símbolo propriamente dito não é impresso. Exemplos de modelos de posicionamento: Modelo 1 Impressão equivalente ao modelo 1

Cliente: <CLI> Cliente: Construtora XYZMaterial: <MAT> Material: Cristal 6 mmPeça n.: <PEC> Peça n.: 3Dimensão: <DIM> Dimensão: 1000 x 1200

Modelo 2 Impressão equivalente ao modelo 2

@N-- Vidraçaria CDEF -- -- Vidraçaria CDEF --@IProjeto: <NPED> Projeto: 1Cliente: <CLF> Mat: <MAT> Cliente: Construtora XYZ Mat: Cristal 6mmPeça: <PEC> Dimensão: <DIM> Peça : 3 Dimensão: 1000 x 1200

Modelo 3 Impressão equivalente ao modelo 3

@+Projeto: <NPED> Projeto: 1Peça: <PEC> Dimensão: <DIM> Peça: 3 Dimensão: 1000 x 1200 Notas: 1 - No início de cada montagem é impressa uma etiqueta padrão com a indicação da montagem e a quantidade de peças nesta montagem.

Page 17: Manual Do Usuario Corte Certo

17

2 - Se as informações impressas estiverem sobrepostas (linhas impressas uma em cima da outra, etc.), é sinal que as dimensões das etiquetas não estão configuradas corretamente, tendo um valor menor que o correto. 3- O sistema não verifica se os dados configurados cabem ou não dentro das etiquetas. No caso dos campos excederem uma etiqueta durante a impressão e interferirem em outra etiqueta, deve-se configurar uma letra menor ou reformular o modelo de posicionamento, para que este ocupe menos espaço. 4- Na janela de ativação da impressão das etiquetas há a opção de imprimir contorno. Use este campo somente durante a configuração e testes das dimensões das etiquetas. Com este campo ativado, é possível realizar testes em folhas de papel comum, até que todos os dados estejam corretos.

Page 18: Manual Do Usuario Corte Certo

18

8 - Como incluir mensagens nos relatórios Os relatórios do Corte Certo podem ser modificados permitindo a inclusão de informações adicionais, além daquelas geradas pelo sistema: Como fazer: 1- Gerar e visualizar um dos vários relatórios do Corte Certo. 2- Clicar no botão direito do mouse com o cursor na posição desejada para o texto dentro do relatório. Obs: não é permitido inserir linhas dentro de tabelas. 3- Digitar o texto desejado. Para alterar o tamanho da fonte: Colocar o cursor sobre a linha que será editada Obs: as demais não serão afetadas. Digite para aumentar: @* -> Aumenta fonte em 1 ponto @** -> Aumenta fonte em 2 pontos @*** -> Aumenta fonte em 3 pontos @**** -> Aumenta fonte em 4 pontos (negrito) @***** -> Aumenta fonte em 5 pontos (negrito) Máximo: 15 pontos @/// Reduz fonte, 1 a 3 "/" Para alterar a cor da fonte: @C1 -> Cor cinza @C2 -> Cor vermelha @C3 -> Cor azul @C4 -> Cor azul escuro @C5 -> Cor verde Combinação (exemplo): @C2@*** -> Aumenta fonte em três pontos, fonte vermelha

Page 19: Manual Do Usuario Corte Certo

19

9 – Como manter a direção das fibras ou ranhuras do material

Há duas formas no Corte Certo de manter a direção das fibras ou ranhuras da chapa a ser cortada: uma para quando todas as peças do projeto precisam manter esse sentido da textura, e outra para quando apenas algumas peças precisam dessa harmonia.

1. Para todas as peças:

Como fazer: Em [Recursos] [Propriedades físicas] [Rotação] [Rotação permitida], selecione NÃO.

ATENÇÃO: Se não for necessário manter a direção das fibras ou ranhuras do material, deixe marcado em SIM, pois o aproveitamento do corte será normalmente superior.

2. Para uma ou mais peças escolhidas: (Ou seja, para permitir o giro das peças que não precisarão manter a direção)

Como fazer: A. Em [Recursos] > [Propriedades físicas] > [Rotação] > [Rotação permitida], selecione

NÃO.

B. Na Descrição das Peças, em [Projeto] > [Novo] > [OK] > [Peças], coloque %R ao lado da descrição de cada peça que PODERÁ SER ROTACIONADA, ou seja, em que a direção das fibras ou ranhuras será livre. Exemplo: Divisória interna 1 %R Obs.: Para versões do Corte Certo a partir da 3.0K, basta clicar o botão indicado na figura e marcar o item no. 2.

É provável que esta opção traga ganho de rendimento em relação à primeira, em que o giro de todas as peças é impedido, mas isso depende também da geometria das peças do projeto.

No módulo de visualização avançada, exclusivo para usuários da versão Plus do Corte Certo, é possível ainda forçar duas ou mais peças a serem posicionadas juntas na mesma chapa. Leia sobre isso no manual do PanelFit, em Como posicionar duas ou mais peças na mesma chapa.

Page 20: Manual Do Usuario Corte Certo

20

10 – Como pesquisar dimensões ideais de chapas O Corte Certo possui uma função específica que permite a pesquisa das dimensões ideais de uma chapa para atender a um determinado projeto. É uma opção útil quando se podem encomendar chapas com tamanhos diferentes do padrão para serem cortadas.

Utilizam-se valores mínimos e máximos para altura e largura da chapa, e um valor de passo. O Corte Certo irá testar todos os tamanhos possíveis entre as dimensões mínimas e máximas configuradas, sempre aumentando as dimensões conforme o valor de passo. Aquela dimensão que produzir o melhor aproveitamento de corte será utilizada para cortar todo o projeto. Como fazer: Janela de cálculo > Configuração > Matéria prima > Pesquisa da melhor dimensão de chapa

O plano de corte da chapa com melhor aproveitamento é aberto automaticamente logo após o cálculo.

Page 21: Manual Do Usuario Corte Certo

21

11 – Como cortar bobinas 1. Crie um material e dê um nome a ele (não é necessário digitar as chapas)

2. Digite as peças a serem cortadas selecionando PROJETOS > PEÇAS (escolhendo o material digitado)

3. Clique em cálculo e selecione CONFIGURAÇÃO > MATÉRIA PRIMA e escolha a opção PESQUISA DA MELHOR DIMENSÃO DE CHAPAS > clique em OK.

4. Clique em INICIAR (aparecerá uma tela para configurar o cálculo).

5. Preencha as informações conforme o desenho abaixo.

Insira a largura da bobina

Insira novamente a largura da bobina

Digite a dimensão mínima para o corte Digite o comprimento da bobina.

Digite os passos para as dimensões.

Page 22: Manual Do Usuario Corte Certo

22

12 – Como calcular o perímetro especial (fita de borda)

Esta função permite:

a) Selecionar em cada peça a ser cortada, os lados que receberão algum tipo de acabamento (como a aplicação de fitas de borda, no ramo moveleiro). Esses lados serão indicados no plano de corte.

b) Calcular o comprimento dos lados selecionados, com objetivo de prever o comprimento de fita de

borda necessária ou, também, ajudar no cálculo de desgaste de ferramentas de acabamento.

c) Calcular o perímetro total dos lados das peças. Desde a versão 3.0K o Corte Certo oferece uma opção mais facilitada para selecionar os lados das peças. Apresentamos primeiro essa opção mais recente e, em seguida, as instruções para usuários de versões anteriores. Versão 3.0K em diante. Vá ao botão Projetos e, depois, de selecionar ou criar um projeto, em Editar Projeto>Peças, clique o botão indicado na figura.

A janela que se abrirá mostrará ativa apenas a opção para “Apenas um tipo de acabamento”. Na série Plus é possível também selecionar dois ou mais tipos de acabamentos. (Os usuários dessa série mais avançada do Corte Certo encontram informações sobre isso no manual do PanelFit, no capítulo “Como indicar acabamentos especiais nas peças”) A opção disponível para a série Standard é auto-explicativa:

Page 23: Manual Do Usuario Corte Certo

23

Se desejar que o perímetro dos acabamentos apareça na impressão, faça essa opção na janela que se abre no botão [Configura], como aparece na ilustração.

Apesar de mais facilitada, alguns usuários experientes podem preferir a opção mais rápida de configuração diretamente no teclado, que era a única forma até a versão 3.0K. Essa opção continua válida nas versões mais recentes. Veja abaixo como funciona: Versões anteriores à 3.0K

Obs.: Um projeto- exemplo (o de código 50013, fornecido com o sistema) usa este recurso.

Como utilizar: a) Selecione [Config] -> Habilite a opção [Cálculo de perímetro especial] b) Na lista das peças, use os símbolos especiais apresentados a seguir para ativar os lados desejados da peça que devem ser utilizados no cálculo. Coloque os símbolos na coluna “descrição".

• "@1" - Seleciona os dois lados menores • "@2" - Seleciona os dois lados maiores • "@3" - Seleciona os quatro lados • "@4" - Seleciona um lado menor e um lado maior • "@5" - Seleciona um lado menor e dois maiores • "@6" - Seleciona dois lados menores e um maior

Page 24: Manual Do Usuario Corte Certo

24

• "@7” - Seleciona um lado menor • "@8" - Seleciona um lado maior • Sem símbolos - Nenhum lado é selecionado

Os símbolos indicados podem ser colocados junto com outras palavras, na coluna "descrição". Exemplos: "Peça frontal @2" ou "@1 peça traseira 4" Note que é possível visualizar um pequeno quadrado (no final de cada linha) com linhas em vermelho mostrando quais lados serão usados para o cálculo do perímetro especial. c) O "perímetro especial" será apresentado no relatório geral. O valor será colocado no campo "perímetro*", após (na próxima linha) o campo de perímetro normal. Como fazer para obter o relatório: [Layout] > Escolha o material para visualizar > [Relatório] > [Relatório geral]

Page 25: Manual Do Usuario Corte Certo

25

13 - Como controlar o estoque

O Corte Certo oferece funcionalidades que, combinadas, permitem eficiente controle do estoque de chapas e retalhos. De qualquer maneira, trata-se de uma administração simplificada, já que esse não é o objetivo do programa e o mercado dispõe de softwares especialistas em gestão de estoque com os quais o Corte Certo pode estabelecer integração para trocar dados. As principais funcionalidades oferecidas pelo Corte Certo para controlar o estoque são as seguintes:

• Cadastramento de chapas • Cadastramento (automático e manual) de retalhos • Configuração de cálculo>Matéria Prima • Atualização de estoque • Geração de etiquetas para chapas e para retalhos

Complementarmente podem ser utilizadas também:

• Que acontece se? • Configuração de cálculo>Seqüência de uso das chapas

Cadastramento de chapas O Corte Certo pode ser utilizado com ESTOQUE REAL, ou seja, o que existe fisicamente; e com ESTOQUE ABERTO, ou seja, com um número infinito de chapas para saber quantas serão necessárias. Para controlar o estoque, preencha normalmente a planilha de [Chapas] colocando o número REAL de chapas existentes no estoque e realize o cálculo. Se as chapas não forem suficientes, o programa informará. Nesse caso entre em [Cálculo] e, com o programa selecionado, aperte a seta que abre a função [Que acontece se] e ali em [Quantidade (chapas)] selecione [Infinito]. Clique em iniciar e o programa indicará quantas chapas serão necessárias para o cálculo. Obs.: Mesmo com essa opção, muitos são os usuários que preferem adiantar o passo lançando diretamente na planilha uma quantidade grande de chapas, para que o programa indique quantas serão necessárias. Nesse caso, evidentemente, estarão abrindo mão do controle de estoque real. Retalhos Como foi explicado anteriormente, em Terminologia, o Corte Certo diferencia Retalho de Sobra. Então o primeiro passo é determinar em [Recursos]>[Propriedades]>[Propriedades Físicas] as dimensões do material que podem ser consideradas aproveitáveis futuramente pela empresa. Apenas para os Retalhos serão geradas etiquetas. Essas dimensões mínimas podem ser estabelecidas em largura x altura (mm) ou m2. Observe que tanto a utilização de retalhos para o corte, como o cadastramento automático de retalhos gerados, são opcionais. Para utilizar retalhos que já estejam cadastrados, é preciso ir em [Cálculo]>[Configuração]>[Matéria Prima] e ativar o item [Retalhos]. O sistema gera etiquetas para melhor administrar esse estoque físico (Leia sobre isso neste Manual o item Utilização de Etiquetas). Caso tenha muitos retalhos em estoque e queira desová-los um pouco vá para [Cálculo]>[Configuração]>[Seqüência de uso de chapas], ative a opção “menor para maior” e selecione um [Fator]. (Leia sobre isso com mais detalhes em Como reduzir o estoque de retalhos)

Page 26: Manual Do Usuario Corte Certo

26

Os retalhos podem ser cadastrados manualmente em planilha própria existente em [Recursos], da mesma forma que a realizada para chapas. Para o cadastro automático, leia o item Atualização de Estoque, a seguir. Atualização de estoque Após a realização de um cálculo de otimização e posterior visualização dos planos de corte gerados (para conferência visual do usuário), é possível atualizar automaticamente os seguintes dados:

• Chapas utilizadas para o corte (as chapas utilizadas são retiradas da lista de chapas disponíveis).

• Retalhos utilizados para o corte (retalhos que já estavam cadastrados, caso tenham sido utilizados para o cálculo de corte)

• Novos retalhos criados no cálculo (que devem ser adicionados na lista de retalhos disponíveis para futuros cortes)

Pode-se escolher qualquer combinação dos itens acima para a atualização.

Passos básicos

A) Efetuar o cálculo B) Visualizar os diagramas. Normalmente eles se abrirão automaticamente. Se isso não

ocorrer (quando o projeto reúne materiais diferentes), a janela a ser aberta será a de [Visualiza]. Nesse caso, Clique sobre um dos materiais listados para abrir o respectivo plano de corte.

Obs: Quando o material ainda não foi visualizado, o sistema mostra o símbolo “*” logo após a sua descrição. Para que o estoque deste material possa ser atualizado, é necessário antes que o usuário visualize os planos de corte, clicando sobre ele na lista.

C) Clicar em [Atualiza Estoque]

Após analisar e aprovar os planos, clique novamente no botão [Visualiza] e, depois, em [Atualiza Estoque]

D) Selecionar materiais que deseja atualizar. Os valores a serem atualizados são mostrados na janela para a conferência.

Page 27: Manual Do Usuario Corte Certo

27

E) Verificar os valores apresentados, selecionar as opções desejadas e clicar em [Atualizar] e depois em [OK].

F) Conferir – Na lista de [Chapas] (assim como na de [Retalhos]), o valor anteriormente digitado na coluna Qtd será alterado. Na coluna Descrição haverá a indicação de qual era o número anterior. Obs. – Em casos como o do exemplo, em que a quantidade foi zerada, o material foi automaticamente excluído para o próximo cálculo. Observe que o sinal “+”, na coluna M, desapareceu.

Obs.: Chapas cujas peças tenham sido eliminadas através do sistema de pós-edição, com ajuda do mouse, são, na série Standard do Corte Certo, incluídas automaticamente no cadastro de [Retalhos] e não no de [Chapas]. A série Plus possibilita a eliminação da chapa vazia, fazendo com que ela permaneça no cadastro de [Chapas]. Listas de chapas e de retalhos Não é necessário entrar no cadastro de chapas ou de retalhos para ver os materiais disponíveis. Basta, simplesmente, clicar sobre o material cadastrado em Recursos e as listagens serão visualizadas à direita, na tela, como mostra a figura:

Page 28: Manual Do Usuario Corte Certo

28

Para imprimir essas listagens clique no botão Relatório sem esquecer de, antes, determinar o que quer imprimir no outro botão que está ao lado.

14 - Como reduzir o estoque de retalhos Para poder usar os retalhos produzidos, é preciso tê-los organizados no estoque. O Corte Certo pode ajudar muito nessa organização, gerando listagens e etiquetas e, ainda, oferecendo uma opção de controle desse material. Mesmo assim, poucas são as empresas que administram esse estoque físico adequadamente e, assim, é comum que tenham dificuldade em localizar com rapidez os pedaços que procuram. Por isso, o Corte Certo vem configurado para trabalhar só com as chapas. Para que o programa vá buscar também os retalhos, é preciso pedir isso a ele em Cálculo>Configurações>Matéria Prima, selecionando também Retalhos.

A primeira opção para reduzir o estoque de retalhos, quando ele já começa a incomodar, é desativar o checkbox referente a chapas, deixando ativo apenas outro. Configurado dessa forma, o aproveitamento geral, evidentemente, não será o melhor possível. Mas essa é uma opção que a empresa pode resolver assumir. Um problema muito comum, quando o programa trabalha apenas com os retalhos cadastrados, é que eles não sejam suficientes para cortar todas as peças. Se isso acontecer, uma janela será aberta, logo depois de o cálculo ser realizado, informando que algumas peças não foram posicionadas.

Page 29: Manual Do Usuario Corte Certo

29

Clique em OK para continuar. Uma segunda janela oferecerá mais detalhes, indicando quantas peças foram posicionadas. Se quiser ver como ficaram as montagens sem as peças, clique no botão Visualiza e, depois, no material. Obs. – A Série Plus do Corte Certo apresenta também a relação das peças que não foram posicionadas. Uma opção mais suave para “desovar” os retalhos do estoque, mas combinando também com o uso de chapas cadastradas está na mesma janela de configuração do cálculo, no item Seqüência de uso das chapas. Selecione a opção “da menor para a maior” e depois escolha um fator para essa decisão, entendendo que o fator Alto tenderá a aproveitamentos piores, mas com maior utilização dos retalhos, que os outros fatores.

15 - Como agrupar ou mesclar projetos

Economize tempo e evite erros aproveitando projetos já cadastrados para:

1. Calcular vários projetos juntos, mesmo se forem cortados de materiais diferentes 2. Aplicar multiplicadores a módulos ou a outros tipos de projetos 3. Criar clones

No setor moveleiro, por exemplo, o recurso de Cálculo de Conjuntos permite unir projetos já cadastrados de mesas e armários, com a possibilidade de incluir novos itens, se necessário. Tudo isso com perfeito controle das quantidades necessárias de cada móvel. CÁLCULOS SIMPLES DE CONJUNTOS Se o seu objetivo for o de, simplesmente, calcular vários projetos juntos para ganhar tempo e/ou maior rendimento do material, sem alterá-los, o modo mais rápido de fazer isso é:

1. Ir direto a [Cálculo] 2. Selecionar os projetos desejados com a tecla Ctrl apertada 3. Apertar o botão [Iniciar]

Page 30: Manual Do Usuario Corte Certo

30

Feito isso, duas situações podem surgir:

1 - Se os projetos foram realizados com o mesmo material, e desde que o item [Mostrar mapas...] esteja selecionado, então o plano de corte será aberto normalmente. 2. Se os materiais foram realizados com materiais diferentes, então a tela de [Visualiza] será aberta mostrando a relação de materiais contida naqueles projetos calculados, para que você selecione qual o que deseja visualizar – como mostra na figura abaixo.

Obs. – O asterisco depois da descrição do material indica que o respectivo plano de corte não foi ainda visualizado.

O Corte Certo permite agrupar até 60 projetos para um mesmo cálculo. Esse, como foi mencionado, é o jeito mais rápido, de unir os projetos. Mas a função [Mesclar], encontrada na tela de [Projetos], oferece, também com muita simplicidade, alguns recursos adicionais. CRIANDO CLONES A criação de clones acelera muito o desenvolvimento dos trabalhos semelhantes. Por exemplo: um móvel que, às vezes, pode ter duas ou três prateleiras; pode ter portas ou não; etc. Para esses casos, o primeiro passo é criar em Projetos um modelo, a partir do qual os outros se desenvolverão. Para fazer o clone, selecione o modelo e depois clique no botão Conjuntos. Dê um nome ao novo projeto e clique em OK. Com o novo projeto criado, você não precisará digitar ou configurar o que deve permanecer como está, mas apenas fazer as modificações necessárias. MESCLANDO E APLICANDO MULTIPLICADORES Para mesclar projetos, isto é, criar um novo projeto a partir da união de outros já cadastrados, faça o seguinte:

Page 31: Manual Do Usuario Corte Certo

31

1. Na tela principal do Corte Certo Clique em [Projetos] 2. Com o Ctrl apertado, selecione os projetos que deseja mesclar e clique em Conjuntos

3. Na janela aberta, clique em [Mudar] para mudar a descrição e o código do projeto (se desejar pode deixar o que foi sugerido)

4. Escolha ao lado as opções desejadas. A última delas permite inserir a descrição dos projetos

originais em cada peça.

5. Para multiplicar determinado projeto, basta selecioná-lo e, na janela que se abre, digitar o multiplicador

Page 32: Manual Do Usuario Corte Certo

32

6. Clique em OK e uma janela anunciará a criação de um novo projeto

7. Feche a janela, clique o botão [Cálculo] e, depois, [Iniciar]. O novo projeto já estará selecionado.

Da mesma forma que foi explicado anteriormente, se houver materiais diferentes nos projetos mesclados, a tela de Visualiza se abrirá para a escolha dos projetos que deseja visualizar. O corte certo permite mesclar até 49 projetos. Exclusivamente para usuários da série Plus do Corte Certo, o software PanelFit apresenta a origem de cada peça no plano de corte visualizado e também na lista de peças, desde que a opção [Colocar descrição do projeto...] tenha sido selecionada na janela de Conjuntos do Corte Certo.

16 – Como importar projetos

O Corte Certo permite que os projetos (informações das peças a serem cortadas) possam ser “importados” de outros sistemas. Com isto, o usuário não necessita digitar novamente todas as informações sobre as peças a serem cortadas se estas informações já estão presentes em outros sistemas. Exemplos de sistemas que podem trocar dados com o Corte Certo:

• Softwares de projetos de móveis • Softwares de projetos de esquadrias metálicas • Softwares de projetos de conjuntos de vidro temperado • MS Excel • Gestão de estoques • Planejamento das necessidades de materiais (MRP) • Planejamento dos recursos da manufatura (MRP II) • Planejamento de vendas e operações (SO&P) • Plano mestre de produção (MPS) • Manufacturing Execution Systems (MES) • Enterprise Resourse Planning (ERP) • Etc.

Esta possibilidade acarreta uma grande economia de tempo e diminui a possibilidade de erros de digitação, já que as informações necessárias para o Corte Certo são digitadas somente uma vez. Como os dados são transferidos: Arquivos CSV A troca de dados entre outro sistema (doravante denominado neste texto como “MRP”) e o Corte Certo é feita através de arquivos “CSV”. O arquivo CSV (Comma Separated Value, ou Valor Separado por Vírgula) é um arquivo do tipo texto

Page 33: Manual Do Usuario Corte Certo

33

onde cada campo de informação individual é separado dos demais por uma vírgula Exemplo do conteúdo de um arquivo CSV, contendo nomes de cidades: (em azul)

São Paulo,Lima,Buenos Aires, New York,London Note que o arquivo possui 5 campos, separados entre eles por vírgulas. Diagrama de fluxo de dados Para melhor compreensão o diagrama abaixo exemplifica o uso do Corte Certo sem e com importação de projetos:

Como gerar um arquivo CSV Um arquivo CSV pode ser gerado com facilidade, como nos exemplos abaixo:

� Para pequenos testes de funcionamento, pode-se utilizar o programa NOTEPAD, presente em qualquer versão do sistema Windows. Basta digitar os valores necessários (a descrição é apresentada logo a seguir) e salvar o arquivo com a extensão .csv (exemplo: teste.csv);

� Aplicações de planilhas de cálculo como Microsoft Excel ou de banco de dados como o Microsoft

Access já possuem a opção de gravar os dados neste formato (CSV). Não é necessário conhecimento técnico profundo, bastando formatar os valores na ordem correta (explicado mais adiante);

� Usando linguagens de programação comuns (Visual Basic, Delphi, C++, etc) pode-se escrever

Page 34: Manual Do Usuario Corte Certo

34

programas que convertem informações de sistemas específicos para o Corte Certo. Apesar de ser facilmente implementada, esta opção exige o conhecimento básico do programador na linguagem utilizada e no sistema do qual os dados serão obtidos e então colocados no arquivo CSV para serem lidos pelo Corte Certo; � Linguagens de programação proprietárias de sistemas (como por exemplo ABAP, utilizada

pelo sistema SAP) também pode ser utilizadas para gerar o arquivo CSV com os dados obtidos de seus bancos de dados. Também exigem conhecimento técnico básico no sistema utilizado;

Formato dos dados no arquivo CSV Para que as informações presentes no arquivo CSV possam ser interpretadas da forma correta pelo Corte Certo, é necessário que estas estejam na seqüência correta, conforme a tabela abaixo:

Seqüência Informação Tipo da informação Exemplo 1 Código da peça Numérico 45 2 Quantidade de peças Numérico 20 3 Largura da peça Numérico 340 4 Altura da peça Numérico 400.5 5 Material da peça Numérico 200 6 Descrição da peça Alfa- numérico Fundo do armário

Portanto no arquivo CSV cada linha conterá seis campos, separados por vírgula, conforme o exemplo abaixo: 1,50,214,124,99000,peça 1 2,40,315,121,99000,peça 2 3,20,218,222,99000,tampa 1 4,30,418,300,99000,tampa 2 Observação: Para auxiliar, um arquivo CSV de exemplo é instalado junto com o sistema, no diretório ...\IMPORT\EXAMPLE.CSV Onde deve ser gravado o arquivo CSV O arquivo pode ser gravado em qualquer pasta do disco rígido utilizado ou mesmo em disquetes. Entretanto recomendamos salvar os mesmos na pasta ...\IMPORT\ a qual é criada automaticamente na instalação do Corte Certo, para facilitar a localização do mesmo. Como efetuar a importação do arquivo CSV no Corte Certo Utilize os seguintes passos:

• Selecione a janela de Projetos • Selecione a botão Importar • Selecione a opção Arquivo CSV • Digite no campo Arquivo o nome do arquivo CSV que deseja importar ou procure o nome do

arquivo usando o botão ... • Verifique o Código e a Descrição para o projeto a ser importado. Pode-se modificar o apresentado

utilizando-se o botão Mudar • Selecione o botão Continuar • Confira as informações apresentadas e então selecione Ok

Importação do Excel.

Page 35: Manual Do Usuario Corte Certo

35

Você pode fazer a importação dos dados digitados no Excel através da área de transferência do Windows (copiar/colar). Para isso é necessário que a planilha tenha um formato específico conforme a tabela abaixo: cód qtd larg alt mat desc Sendo que: cód = Código seqüencial da peça qtd = Quantidade de peças larg = Largura da peça alt = altura da peça mat = código do material cadastrado no Corte Certo desc = descrição da peça Como fazer: - Crie uma planilha no Excel conforme o modelo acima. - Abra o Corte Certo e clique em Projetos > Importar

- No Excel copie as linhas que deseja. - Selecione a opção “Excel / Word (via clipboard)”

Page 36: Manual Do Usuario Corte Certo

36

Na tela aparecerá uma janela com as informações importadas. - Clique em Salvar. O projeto será salvo com um nome sugerido que poderá ser modificado Importação do 20-20 Para a importação, é necessário o uso do "Application Integration V2.1", que é um opcional do software "20-20 Design 6.4", fornecido pela 20-20 Technologies Inc. O "Application Integration V2.1" gera uma lista com as peças que compõe um determinado projeto de móveis em um arquivo no formato "XML". Este arquivo é lido pelo CC (Janela de projetos > "Importar" > selecionar "20-20 6.4") que gera então um projeto com todas as peças a serem cortadas. Os materiais utilizados são "convertidos" para materiais cadastrados no CC (Existe uma tabela de equivalência no próprio CC, que deve ser preenchida pelo usuário). A instalação e uso do "Application Integration V2.1" está descrito no manual "20-20 Application Integration", fornecido pela 20-20 Technologies Inc.

16 – Integração especial com outros sistemas

Existem duas maneiras para o intercâmbio de dados:

• Importação de projetos (clipboard, arquivo CSV). Esta maneira foi descrita no item anterior.

• Integração especial

A integração especial difere da importação / exportação normal do Corte Certo por exigir um número menor de campos a serem clicados / preenchidos pelo usuário, melhorando sua produtividade e diminuindo a possibilidade de erros. Descrição técnica Nomenclatura utilizada:

• CC: Corte Certo

Page 37: Manual Do Usuario Corte Certo

37

• MRP: Software que fará a integração com o CC • Integração: Exportação (chapas utilizadas pelo cálculo de corte) e importação de dados

(projetos com as peças a serem cortadas) entre o CC e o MRP. A integração especial do CC com outros sistemas é feita pelo MRP através de arquivos que devem ser gravados e lidos da pasta ..\MRP\, dentro da pasta na qual o CC foi instalado. Exemplo: C:\corte\MRP\ Passos necessários: A) No MRP criar o arquivo ..\MRP\MRP.INI de quatro linhas,com três campos: [MRP] MRP_NAME=CEM - Cálculo de esquadrias metálicas PRJ_DESCRIPTION=Obra Biblioteca Municipal IMPORT_WINDOW=1 Observações:

• O texto colocado após "MRP_NAME=" é o que aparecerá na tela do CC como opção na janela de importação de projetos, no lugar do texto (que normalmente fica desabilitado) "Sistemas de orçamento / MRP (não instalado)" (até 32 caracteres).

• O texto após "PRJ_DESCRIPTION=" é a descrição do projeto (até 30 caracteres) • O campo "IMPORT_WINDOW" informa se o CC deve avisar que há projeto a ser importado

(1) ou não (0) quando da sua abertura inicial (recomendado:1). B) No MRP colocar o projeto no arquivo MRP_IN.TXT, no formato utilizado pela importação normal, por exemplo:

1 250 214 124 99000 peça 1 2 240 215 121 99000 peça 2 3 320 218 121 99000 tampa 4 430 218 124 99000 lateral

O que o usuário do sistema MRP/CC faz:

1. Aciona o botão "exportar p/ CC" ou similar, que deverá acionar os passos A e B 2. Roda o CC (Pode ser um botão presente no MRP) 3. Projetos > Importar > "CEM - Cálculo de esquadrias metálicas - Obra Biblioteca Municipal"

> 4. Continuar > Ok 5. Obs: o passo 3 é diferente (mais curto) se o campo "IMPORT_WINDOW" tiver com valor

1.

6. Faz o cálculo, visualiza, etc 7. Visualiza > Exportar > "CEM - Cálculo de esquadrias metálicas - Obra Biblioteca

Municipal" > 8. Exportar 9. Sai do CC (Voltando ao MRP)

C) O MRP lê o arquivo "mrp_out.txt" que conterá as informações sobre as chapas utilizadas, que possui o formato:

/ Corte Certo v.2.60 (Report of necessary sheets) / The lines that begin with the symbol "/" are comments and it should be despised / Fields: MAT QT W H / Where:

Page 38: Manual Do Usuario Corte Certo

38

/ MAT = MATERIAL CODE (0..99999) / QT = SHEET QUANTITY (0 if evaluation mode) / W = SHEET WIDTH / H = SHEET HEIGHT / / MAT,QT,W,H 1,1,2000.0,2000.0

Notar que as linhas que começam com "/" são comentários e devem ser ignoradas. Após a voltar ao MRP este poderá apagar TODOS os 3 arquivos do diretório ..\MRP, para que o CC não fique importando (ou tendo a possibilidade de) o mesmo projeto caso seja executado novamente.

17 – Integração com máquinas de corte automáticas Os planos de corte gerados pelo Corte Certo podem ser utilizados para controlar máquinas automáticas de corte, desde que algumas condições sejam satisfeitas:

1- Limitações de "estágios de corte". O corte Certo, na sua configuração padrão de corte gera planos para o melhor aproveitamento possível de área. No entanto, a seqüência de cortes gerada pode ser complexa demais para algumas máquinas, que só aceitam seqüências mais simples. Esta eventual "incompatibilidade" pode ser solucionada facilmente alterando a configuração de corte do Corte Certo, que possui, por exemplo, opção para gerar "Cortes horizontais", "Conte simplificado", etc. É importante que o cliente verifique se com estas alterações os planos de corte gerados pelo Corte Certo são aceitos pela máquina em questão. 2- Método de conexão. A transmissão dos planos de corte com a máquina pode ser feita através de disquete, cabo de comunicação serial ou rede. Deve-se verificar qual a possibilidade que a máquina de corte oferece. 3- Sintaxe do arquivo de corte. Cada máquina possui uma "lista de instruções" de corte que deve ser gerada para efetuar o corte (também conhecida como código "G"). Para que a equipe de desenvolvimento possa gerar uma opção de exportação para esta máquina, a lista deve ser conhecida.

As informações acima devem ser fornecidas pelo cliente para análise. Normalmente o manual de operação junto com o manual de "programação" da máquina fornece estes dados. Notar que geralmente o "manual de manutenção" não é suficiente, por não apresentar as informações necessárias.

17 - Como compartilhar e importar projetos via rede A troca de projetos entre dois ou mais computadores pode ser feita desde que cada máquina possua o Corte Certo instalado e que elas estejam interligadas via rede de comunicação. Para isso, siga estes passos: 1. Compartilhe a pasta em que o Corte Certo está instalado, no qual estão os projetos a serem importados,

com os seguintes passos:

Page 39: Manual Do Usuario Corte Certo

39

2. No computador para onde os projetos serão importados faça o mapeamento para pasta compartilhada

do Corte Certo, assim:

clique com botão direito do mouse na pasta e, com o esquerdo, em propriedades

- Selecione “Compartilhamento” - Dê um nome para pasta. - Em “Tipo de acesso” selecione a opção completo.

Page 40: Manual Do Usuario Corte Certo

40

3. Execute o Corte Certo. Clique em PROJETOS > IMPORTAR.

4. Selecione o drive, conforme indicado na figura abaixo, selecione o projeto que deseja importar e clique

em OK.

Vá a “Ambiente de rede” e clique com botão direito do mouse na pasta compartilhada do Corte Certo e, em seguida, em “Mapear unidade de rede” > Clique em OK.

Selecione a opção “Corte Certo em outro computador em rede” e clique em “Continuar”.

Page 41: Manual Do Usuario Corte Certo

41

Page 42: Manual Do Usuario Corte Certo

42

18 – Como exportar resultados de cálculos

• Exportação do texto do relatório resumido do cálculo Como fazer: Visualiza > Exportar > Selecionar [Relatório em formato texto ...] > Acertar o nome do arquivo a ser gerado (exemplo: C:\corte_certo\EXPORT\EXAMPLE.RTF) > Exportar

• Exportação dos valores numéricos do cálculo (resumo) Como fazer: Visualiza > Exportar > Selecionar [Valores numéricos ...] > Arquivo CSV > Acertar o nome do arquivo a ser gerado (exemplo: C:\corte_certo\EXPORT\EXAMPLE.CSV) > Exemplo de arquivo gerado: / Corte Certo v.2.52 (Report of necessary sheets) / The lines that begin with the symbol "/" are comments and it should be despised / Fields: MAT QT W H / Where: / MAT = MATERIAL CODE (0..99999) / QT = SHEET QUANTITY (0 if evaluation mode) / W = SHEET WIDTH / H = SHEET HEIGHT / / MAT,QT,W,H 99000,4,1600.0,1200.0 Observação: As linhas que começam com o caractere “/” são comentários.

Page 43: Manual Do Usuario Corte Certo

43

20 – Materiais múltiplos (duplos ou triplos)

Este recurso é útil principalmente para a otimização de vidros planos duplos (formados por duas ou três lâminas de vidro paralelas separadas por uma camada de ar), mas também para a composição paredes isolantes, móveis e outros produtos que possam usar duas ou três peças de iguais dimensões, mesmo que de materiais diferentes. Como fazer: A) Em primeiro lugar certifique-se de ter já cadastrado em [Recursos] o(s) material(is) com que deseja

trabalhar e anote seu(s) código(s). B) Na tela de [Recursos] clique em [Novo].

C) Crie um novo material com código entre 40000 e 49999 e clique em [OK]

D) Clique sobre o botão [...] para abrir a listagem dos materiais cadastrados. Selecione pelo menos dois códigos para gerar o material múltiplo. Se o material for o mesmo, repita o número no outro espaço disponível. Digitando um único código, o programa simplesmente substituirá o material do projeto que for calculado.

Page 44: Manual Do Usuario Corte Certo

44

E) O material múltiplo aparecerá em destaque na lista geral de materiais, como se vê na figura abaixo:

F) Os passos seguintes são os mesmos realizados para outro material qualquer, com a definição do projeto e realização do cálculo. O programa tratará os materiais múltiplos da mesma forma que na opção de [Mescla] – Veja o capítulo: Como mesclar projetos.

Page 45: Manual Do Usuario Corte Certo

45

21 – Visualização de figuras especiais (triângulos e círculos) O Corte Certo permite visualizar círculos e triângulos inscritos nas peças a serem cortadas, como mostra o exemplo 50007 que acompanha o sistema. Para isso, coloque no campo de descrição da peça (Projetos > Editar Projetos > Peças > Descrição) os sinais: #C para círculos / elipses #DS para os triângulos. (Diagonal simples: forma 2 triângulos) #DD para os triângulos. (Diagonal dupla: forma 4 triângulos)

Observações: o Esta opção não altera o cálculo e aproveitamento de corte. o Para melhor visualização desses planos de corte pode ser conveniente aumentar a sua

luminosidade na aba Configuração, ao lado do mapa de corte.

22 – Acelerando a digitação de projetos A digitação de projetos em muitos casos é a tarefa mais demorada para o cálculo de um corte, principalmente para projetos com grande quantidade de peças diferentes. Para aumentar a velocidade da digitação, o Corte Certo oferece três funções de auxílio:

• Cópia do campo da linha anterior. Para utilizar: Editar um projeto > [Config] > Ligar a opção [Repetir campo vazio ...]. Como utilizar: Basta teclar [ENTER] em um campo vazio para que o conteúdo da linha anterior seja copiado.

• Cópia rápida de qualquer campo de qualquer linha. Para utilizar: Editar um projeto > [Config] > Ligar a opção [Cópia expressa de campos]. Como utilizar: Basta clicar em um campo que deseje copiar e em seguida em um campo vazio para que o conteúdo do campo anterior seja copiado.

• Arquivamento de descrições comumente utilizadas Como utilizar: Basta usar o botão amarelo [Selecionar] quando o cursor estiver sobre o campo de descrição. Em seguida pode-se selecionar uma descrição já cadastrada ou então digitar uma nova, que será automaticamente cadastrada para uso futuro. Para retirar um determinado item da lista, basta selecionar o mesmo teclando em seguida [CTRL] + [DEL].

Page 46: Manual Do Usuario Corte Certo

46

23 – Edição de projetos – funções especiais Algumas funções especiais permitem a modificação de dados de projetos de forma rápida, conforme as opções abaixo:

• Modificação (soma de uma constante) em todas as larguras das peças • Modificação (soma de uma constante) em todas as alturas das peças

Para tal, basta posicionar o cursor do mouse sobre a coluna correspondente na primeira linha (de título) e pressionar o botão direito do mouse. Se houver a necessidade de selecionar parte das peças (e não toda a lista), pode-se selecionar antes as linhas desejadas: basta clicar com o botão direito do mouse na primeira coluna da linha desejada. As linhas selecionadas estarão com a primeira coluna em verde.

23 – Como cadastrar módulos, peças, modelos, lotes, etc. Um exclusivo sistema do Corte Certo permite, de forma surpreendentemente simples, o cadastramento e filtragem de incontáveis “famílias” de projetos. Algumas das mais típicas:

° Módulo – Unidade de um conjunto. União de determinadas peças que, montadas, formam uma estrutura padrão para ser multiplicada (botão Conjuntos) e combinada para transformação em um lote. Exemplo de módulo: uma caixa composta por laterais, base, tampo e fundo.

° Modelo – Montagem padrão que pode ser simplesmente multiplicada ou clonada, para modificações,

sem a necessidade de mexer no modelo.

° Pedido – Combinação de módulos e/ou modelos e peças formando um projeto mais complexo.

° Lote – Combinação de dois ou mais projetos. Outras opções de divisão: clientes, faixas de preço, pedidos em aprovação, padrão, sob-medida, etc. Para fazer isso, depois de cadastrar um novo projeto (ou mesmo com projetos já cadastrados), digite livremente o Tipo de Projeto no campo apropriado existente na planilha de Identificação do Projeto. Feito isso, ele já poderá ser filtrado na parte superior da tela de Projetos.

Page 47: Manual Do Usuario Corte Certo

47

24 – Lista de descrições padrão para projetos Na janela de projeto (lista de peças a serem cortadas), o campo de descrição de peças possui a opção de ser preenchido através de uma lista de descrições (botão amarelo). Esta lista fica armazenada em um arquivo tipo texto e pode ser visualizada ou mesmo alterada através do aplicativo Notepad.exe, presente em qualquer versão do Windows. O arquivo pode ser localizado em uma pasta interna (CFG) na pasta onde o Corte Certo foi instalada, com o nome de "Desc_pec.lst": Exemplo: C:\corte\CFG\Desc_pec.lst

25 – Como modificar planos de corte com o mouse Este recurso possibilita modificar manualmente os planos produzidos eletronicamente, com o objetivo de minimizar ainda mais o desperdício ou adequar os planos de corte conforme a conveniência do usuário. Em outras palavras, o programa permite que você, com a ajuda do mouse faça as seguintes operações com as peças:

• Apagar • Rotacionar • Reposicionar • Criar

Como fazer: Na janela de visualização dos planos de corte, siga estes passos:

• Clique sobre a peça que deseja eliminar, rotacionar ou reposicionar (ela ficará piscando) • Clique fora da chapa para retirá-la • Para rotacionar, clique sobre ela e, então, sobre o ícone característico em Peças, na

janela ao lado. • Para eliminá-la, clique sobre ela e, então, sobre a lata de lixo existente em Peças • Para aumentar ou diminuir o seu tamanho, clique sobre +/- • Para criar uma nova peça, clique em novo. Para saber as dimensões do espaço para a

nova peça pretendida, coloque o cursor sobre ele. • Para devolver a peça à chapa, basta clicar sobre a peça e, depois, sobre o local que

deseja posicioná-la. Se ela for maior que o espaço disponível, ela será rejeitada.

26 – Limites de configuração Grandeza Mínimo Máximo

1. Dimensões de peças e chapas .......................................................................... 1..............30.000 2. Número de materiais diferentes cadastráveis (gravados em disco) ................... 1...................500 3. Número de projetos diferentes cadastráveis (gravados em disco) ..................... 1.................3000 4. Número de materiais diferentes em um mesmo projeto ..................................... 1...................300 5. Projetos selecionáveis (agrupados) para um mesmo cálculo ............................. 1.....................60 6. Núm. de chapas diferentes habilitadas p/ cada material durante o cálculo ...... 1...................300 7. Núm. de Retalhos diferentes habilitadas p/ cada material durante o cálculo ... 1...................300 8. Núm. máx. de Ret. + Chapas habilitados p/ cada material durante o cálculo: ... 1...................300

Page 48: Manual Do Usuario Corte Certo

48

9. Quantidade máxima para cada chapa ou retalho ............................................... 1..............19.000 Exemplo: Podemos ter um total de 300 x 19.000 = 5.700.000 chapas

10. Altura de chapa.................................................................................................... 1..............30.000 11. Largura de chapa................................................................................................ 1..............30.000 12. Altura de peça...................................................................................................... 1..............20.000 13. Largura de peça................................................................................................... 1..............20.000 14. Altura de retalho .................................................................................................. 1..............30.000 15. Largura de retalho ............................................................................................... 1..............30.000

16. Número máximo de peças de dimensões diferentes para um mesmo cálculo (soma de todos os projetos selecionados para um cálculo) ...................................... 1.................1100 17. Quantidade máxima para cada peça em um projeto .......................................... 1..............30.000 18. Quantidade máxima total de peças para posicionar em um cálculo (soma de todas as quantidades de cada peça de um projeto).................................. 1.......33.000.000

Exemplo: 10 peças de 122 x 566 34 peças de 200 x 600 20 peças de 200 x 500 Número de peças diferentes = 3 (< 1100) Quantidade de cada peça: 10, 34 e 20 (todas <30.000) Quantidade máxima total de peças: 10+34+20=64 (soma <33.000.000)

19. Número de montagens diferentes para um material geradas para um cálculo .. 1...................900 20. Número máximo de repetições de uma montagem ............................................ 0................2.000 21. Número máximo de peças posicionáveis em uma única montagem .................. 1.................1750 22. Número máximo de retalhos + sobras posicionáveis em uma única montagem 1.................1100 23. Número máximo de projetos que podem ser mesclados .................................... 2.....................49 24. Correção de largura de serra .............................................................................. 0.....................50 25. Largura mínima de sobra configurável ................................................................ 0...................100 26. Descrição de peças (caracteres)......................................................................... 0.....................49 27. Descrição de chapa (caracteres)......................................................................... 0.....................20 28. Descrição de retalhos (caracteres)...................................................................... 0.....................20

Nota 1- Os valores máximos apresentados podem ser menores que os indicados, dependendo do espaço livre disponível no disco rígido do computador utilizado. Nota 2- As unidades de medida utilizadas estão em mm. Observação geral: os valores expostos permitem atender a totalidade dos projetos práticos no mercado. Entretanto, é possível a sua expansão sob consulta.

Page 49: Manual Do Usuario Corte Certo

49

27 – Como desinstalar

O procedimento de desinstalação é extremamente simples, rápido e desburocratizado. É obrigatório em casos de:

• Transferência para outro computador • Formatação do HD

Somente com o Código de Desinstalação, obtido após a realização do procedimento de desinstalação do programa, o fornecedor é obrigado a conceder nova senha para a sua reinstalação. Mesmo em casos de vírus (em sua grande maioria), é possível proceder antes à desinstalação. Casos excepcionais de perda do programa devem ser discutidos um a um, após o preenchimento de planilha adequada em que o cliente deve descrever o acontecido (se caso de vírus, nomeando-o), justificando a impossibilidade da desinstalação. Por esse documento, que deve ser assinado e carimbado, o cliente dá também ciência de que conhece as leis de combate à pirataria. O fornecedor pode ainda, a seu próprio critério, enviar um representante para resolver a questão pessoalmente. É preciso observar que a partir do Código de Registro , usado para o cálculo da senha, o fornecedor tem como saber quando o programa está sendo instalado em outro computador. Para a desinstalar o CORTE CERTO, siga as instruções abaixo. Evidentemente, a desinstalação só pode ser executada em um computador no qual haja uma cópia do CORTE CERTO instalada corretamente. CORTE CERTO 98 (VERSÃO 2.04 OU INFERIOR)

1. Na tela principal do Windows clique em [Iniciar] > [Executar] 2. Em [Abrir] digite c:\Corte98\ccsetup.exe D. 3. Selecione um idioma e clique em próximo e siga as instruções da tela. 4. Informe o código para o fornecedor.

CORTE CERTO 98 (VERSÃO 2.05 OU SUPERIOR) E CC2000 1. Na tela principal do Corte Certo clique em [Configura] > [Configurações Diversas] 2. Selecione a pasta [Vários] e clique no botão desinstalar. 3. Siga as instruções da tela. 4. Informe o código para o fornecedor.

CORTE CERTO VERSÃO 2001 OU SUPERIOR 1. Na tela principal do Corte Certo clique em [Ajuda] > [Sobre o Corte Certo] 2. Aperte a tecla F6 3. Yes 4. Informe o código para o fornecedor.

Se quiser salvar seus arquivos do Corte Certo (projetos e estoque de chapas e retalhos). Faça o seguinte: Copie os diretórios PED, MAT E CHP, que se encontram na pasta em que foi instalado o Corte Certo. Depois da reinstalação do Corte Certo em outro computador ou no mesmo computador formatado, copie-os para o mesmo diretório, substituindo os existentes.

Feito isso, o procedimento de reinstalação é o normal, com o envio do Código de Registro ao fornecedor do Corte Certo para o cálculo de nova senha.

Page 50: Manual Do Usuario Corte Certo

50

28 – Como gravar um cálculo

Quando interessar gravar os arquivos de determinado projeto, faça o seguinte: clique em Visualiza e, depois, em Salvar Cálculo. Na janela que abrir dê uma identificação de fácil reconhecimento e clique em OK. Para abri-lo, clique em Visualiza > Cálculos gravados em disco.

29 – Como fazer backup (cópia de segurança)

É possível fazer uma cópia de segurança das informações arquivadas no Corte Certo, como os estoques de chapas e retalhos e, também, os projetos. Para isso, basta arrastar para um disquete ou outro lugar seguro os diretórios PED, MAT E CHP, que se encontram na pasta em que foi instalado o Corte Certo. A atualização pode ser feita sempre que se julgar necessário, através do mesmo procedimento, aceitando a substituição dos diretórios anteriormente gravados.

30 - Erros durante o cálculo de corte Após o acionamento de um cálculo, o Corte Certo realiza uma série de verificações nos dados que irá utilizar:

• Dimensões e quantidades das chapas e retalhos habilitados para o corte • Dimensões e quantidades das peças, retalhos, etc. • Dados de corte (Serra, Bordas, etc.).

A presença de um desses erros é apontada por janela indicativa. Essa indicação da causa é apresentada de forma reduzida, já que ela pode ter várias origens. A seguir, são apresentadas explicações mais completas para os erros mais comuns. � Limite de sobras por chapa/retalho excedido

O limite de interno de subdivisões da chapa foi excedido. Procure usar chapas com dimensões menores.

� Não há peças para calcular ou não estão habilitadas

Verifique nas tabelas se as peças a serem cortadas estão "habilitadas", com o símbolo "+" na primeira coluna.

� Não há chapas do material utilizado (X) no(s) projeto(s) ou não estão habilitadas

Verifique nas tabelas se as peças a serem cortadas estão "habilitadas", com o símbolo "+" na primeira coluna.

� Largura de peça inválida

Há uma ou mais peça com a largura inválida (zero, por exemplo). Verifique na tabela do projeto.

� Altura de peça inválida

Há uma ou mais peça com a altura inválida (zero, por exemplo). Verifique na tabela do projeto.

� Quantidade de uma peça muito alta

Page 51: Manual Do Usuario Corte Certo

51

Há uma ou mais peças com a quantidade maior que a permitida.

� Quantidade de chapa/Retalho inválida Há uma ou mais chapas ou retalhos com a quantidade maior que a permitida � Material não configurado ou não habilitado Um ou mais projetos selecionados para o corte possuem peças de material não existente ou Não habilitado ("+" no primeiro campo da tabela). Verifique nas tabelas de projetos. � Nenhuma peça posicionada! Verifique as dimensões da(s) chapa(s) O sistema não conseguiu posicionar nenhuma peça. Verifique o seguinte:

• As dimensões das peças a serem cortadas estão corretas? • As dimensões das chapas habilitadas para o corte estão corretas e são suficientes para

"caber" ao menos uma peça em seu interior?

E se as chapas forem suficientemente grandes? Primeiro checar:

• As dimensões das peças e das chapas. O encaixe é realmente possível? • Todas as peças estão habilitadas para o corte? ( "+" na primeira coluna da tabela de peças) • Todas as chapas estão habilitadas para o corte? ( "+" na primeira coluna da tabela de chapas) • A "matéria prima" está configurada para "chapas”? (Na configuração do Cálculo) • Colocar todas as opções para o padrão de melhor aproveitamento (aquelas que apresentam

indicação em vermelho na tela de configuração) • As peças podem girar? (Configurável nas propriedades físicas do material utilizado): às vezes,

conforme as dimensões elas só encaixam se giradas! • Na configuração do material ou na configuração de cálculo não foram configuradas margens

para as chapas e/ou peças? As dimensões finais das peças / chapas (após os descontos ou acréscimos configurados) podem tornar o encaixe impossível.

€ Importação de projetos do Excel não funciona.

Verifique a correta seqüência de uso: 1- No CC, selecione: "Projetos" > "Importar" > Selecione "EXCEL" > Clique em "Continuar" Repare que os dados necessários (as colunas e o conteúdo) é apresentado na tela. 2- Minimize o CC 3- Abra o Excel ou maximize o mesmo se ele já estiver rodando. 4- Selecione as 6 colunas necessárias, e no mínimo 1 linha. Observações importantes: • Os códigos (primeira coluna) devem estar em ordem crescente e não podem ser repetidos • Não pode haver linhas vazias (sem conteúdo). Somente a coluna "descrição"(a última) pode

conter células vazias. 5- Copie as células marcadas (CTRL + C) ou botão direito do mouse > "copiar" 6- Maximize o CC 7- Clique sobre o Botão "Importar". Se ele não estiver habilitado (cor "cinza claro"), os dados não foram copiados ou estão em formato errado

Page 52: Manual Do Usuario Corte Certo

52

(por exemplo o número de colunas copiados não é 6). Neste caso, repetir a partir do passo 3.

� Falha na união dos arquivos de projetos Ocorreu um erro interno ao sistema. Este tipo de erro pode ocorrer quando:

• computador está com problema (disco / memória). • Algum arquivo do Corte Certo foi alterado, apagado ou apresenta erro.

Procure seguir os passos:

• Reinicie o computador • Verifique as tabelas de chapas e projetos • Calcule novamente • Se o problema continuar, contate seu distribuidor do Corte Certo.

� Limite máximo de peças a posicionar excedido Verifique a quantidade máxima de peças de dimensões diferentes permitida. � Limite máximo de chapas habilitadas excedido Verifique a quantidade máxima de peças de dimensões diferentes permitida. � Largura de corte especial inválida Verifique a quantidade máxima de peças de dimensões diferentes permitida. � Largura de corte especial não pode ser igual à de serra Use valores diferentes. � L mín. deve ser menor que L máx. no corte especial Acerte as dimensões de largura mínima e máxima. � Há peças com largura maior que L máx. no corte especial Acerte as dimensões das peças ou da Largura máxima. � Dimensão de borda inválida Verifique o valor da borda.

� Erro interno

Verifique o item 6 : Erros diversos � Altura ( Largura ) de chapa / retalho inválida:

Verifique na tabela de chapas ( do material utilizado pelo projeto(s) escolhido(s) ) se não existe alguma dimensão ( largura ou altura ) inválida ( zero ou maior que o valor máximo ). O mesmo deve ser feito para a tabela de retalhos, caso o uso destes como matéria-prima esteja habilitado. Lembre que o sistema só utiliza as chapas ou retalhos habilitados (com o símbolo "+" na tabela ).

� Limite de peças para uma única chapa / retalho excedido:

O limite de peças posicionáveis em uma única chapa foi excedido. Isto somente ocorre

Page 53: Manual Do Usuario Corte Certo

53

quando há grandes quantidades de peças pequenas para posicionar em chapas de grandes dimensões Se as dimensões estão corretas, pode-se tentar as seguintes soluções:

o Usar chapas de dimensões menores

o Dividir alguma dimensão (altura ou largura) das chapas por dois, sabendo-se que na hora do corte deve-se "unir" dois mapas de corte para utilizar a chapa inteira. Isto acarreta uma pequena perda de material, mas geralmente desprezível.

� Não há chapas do material utilizado (xxx) no(s) projeto(s) ou não estão habilitadas:

As chapas a serem utilizadas para o corte não estão habilitadas (sinal "+" na tabela) ou não há chapas na tabela. Verifique a tabela de chapas (e a de retalhos, se estes foram configurados como fonte de matéria prima na janela de configuração básica de cálculo) do material utilizado.

31 – Erros na impressão

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que o Corte Certo apenas envia o documento ao Windows, que então prepara e gera a impressão. Portanto, raramente, o problema terá que ver com o Corte Certo. Se o programa já funcionava antes, observe e, se necessário, encaminhe ao seu fornecedor do Corte Certo:

1. O que mudou em relação à instalação anterior 2. Nenhum dos documentos do Corte Certo (mapas de corte, relatórios, etiquetas) é impresso, ou

parcialmente impresso? 3. Experimente imprimir, por exemplo, um gráfico a partir do Word e veja se funciona normalmente 4. Que tipo de impressoras está instalada (matriciais, jato de tinta, laser)? 5. Alguma coisa foi alterada na configuração do relatório ou no da impressão? 6. Qual a sua versão do Windows? (Versões muito antigas do Corte Certo podem ter problemas com

o Windows XP, por exemplo) 7. Qual a sua versão do Corte Certo (Ajuda>Sobre o Corte Certo)

Há ainda dicas gerais, algumas das quais obvias, mas a experiência mostra que elas representam as causas mais comuns de erro: Se nada é impresso: . A impressora está com papel ? . A impressora não está em erro ? (papel preso, etc) . A impressora (se em rede) não está com impressões (de outros computadores) na frente, "segurando" a impressão do CC ? . Verifique a configuração da impressora no Windows. A impressão a partir do computador é controlada primeiramente pela configuração no Windows. Determine se a instalação da impressora no Windows está correta usando a solução de problemas de impressão do Windows: No menu Iniciar do Windows, clique em Ajuda. Clique em Conteúdo e, em seguida, clique em Arquivos e impressoras. Clique em Imprimindo e siga as instruções no tópico Solução de problemas. Se apenas algumas impressões têm problema: . Outros programas (Word, Excel, etc) imprimem direito ? (Com documentos contendo gráficos) ? . Outros documentos (Relatórios, etiquetas, etc) do CC imprimem corretamente ? . O driver selecionado é o correto para a impressora ? . O driver selecionado é compatível com o Windows utilizado ? Se a impressão funcionava antes, provavelmente houve alguma alteração no sistema, por exemplo:

Page 54: Manual Do Usuario Corte Certo

54

- Acabou a tinta - O driver da impressora foi desconfigurado por alguém ou por problemas no Windows - A configuração do CC foi alterada ( principalmente na parte de "visualização" > "Impressão" > "Configuração de impressão") - A impressora era "local" e foi colocada em rede: A configuração pode não estar correta Outras fontes de ajuda (Microsoft): Como solucionar problemas de impressão no Windows 95, Windows 98 e Windows Millennium Edition http://support.microsoft.com/kb/q128345/ Como resolver problemas da impressora http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;835817 Como selecionar um driver de impressora compatível http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;177512 Solução geral de problemas de impressão no Windows XP http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;314085 Como solucionar problemas de impressão em rede no Windows XP http://support.microsoft.com/kb/314073/PT-BR/

32 – Erros diversos Durante a operação do Corte Certo, podem surgir mensagens de aviso sobre algum erro durante o processamento dos dados digitados pelo usuário. Para erros comuns, é apresentada a descrição do problema para que o usuário possa corrigir o erro (exemplo: dimensão de peça igual a zero, etc), conforme mostrado no item anterior. Para outros tipos de erros, não comuns, pode-se verificar alguns itens para a sua solução. Exemplo de erros: - Funcionamento errado, diferente do normal - Travamento do computador - Projetos que apresentam erros (durante a edição) - Mensagens de erro com poucas informações Possíveis causas: - O Windows foi desligado de forma incorreta? (exemplo: durante falta de energia) - O disco rígido não está cheio (ou quase)? - O Corte Certo foi acessado por mais de um usuário via rede? (Não permitido!!!) - Os outros programas (editor de texto, Excel, etc) rodam sem problema? (se outros programa

também apresentam problemas, o computador ou impressora é que pode estar defeituoso(a) !!!)

Ações corretivas: 1- Para problemas de travamento ou mensagens de erro não claras: - Fechar o Corte Certo, Reiniciar o computador. - Rodar programas de verificação do disco rígido (exemplo: ScanDisk) - Retirar programas de proteção de tela

Page 55: Manual Do Usuario Corte Certo

55

- Atualizar e acionar programas de proteção de vírus - Reinstale o Corte Certo, se possível em outro diretório.

IMPORTANTE: Não é necessário desinstalar o Corte Certo: basta instalar novamente, sem apagar o antigo. A senha proteção permanecerá intacta, não sendo necessária a digitação de senha.

2- Para problemas com um determinado projeto: - Apague e digite novamente o projeto. - Se não apagar pelo Corte Certo, apagar pelo "Windows Explorer". Obs: em caso de Windows NT,

2000 ou XP pode ser necessário o uso da senha de "administrador" para apagar os arquivos! 3- Para problemas com o cálculo ( baixo aproveitamento ): - Todas as peças foram habilitadas?

(símbolo "+" na primeira coluna da tabela de peças) - Todas as chapas desejadas foram habilitadas?

(símbolo "+" na primeira coluna da tabela de peças) - Os dados sobre o material utilizado estão corretos?

(giro permitido, largura de serra, etc. ) - Testou com o cálculo "completo" ou "intensivo”? - Não há chapas com dimensões erradas?

I

Page 56: Manual Do Usuario Corte Certo

56

32 – Relatórios disponíveis

O Corte Certo gera uma grande quantidade de informações a partir das informações que utiliza para o cálculo de otimização de corte. O diagrama abaixo mostra que tipos de informações são essas e onde elas podem ser encontradas.

33 – Como gerar relatório com todas as chapas e retalhos cadastrados

Como gerar relatório com todas as chapas e retalhos cadastrados.

� Na tela inicial do Corte Certo clique em [Recursos]. � Selecione os materiais que deseja. � Clique em [Relatório].

NOTA: Você pode definir as informações que deseja no relatório clicando em [Configuração]

Page 57: Manual Do Usuario Corte Certo

57

33 - Como mudar a música e o aviso sonoro do cálculo Os arquivos de música são do tipo WAV e estão localizados no diretório onde o Corte Certo foi instalado. Para trocar, basta apagar os atuais, colocando outros de sua preferência e renomeando ambos com o nome original, conforme abaixo: • Arquivo de música durante o cálculo: musica.wav • Arquivo de fim de cálculo: fim.wav

34 – Como usar bem o serviço de suporte O serviço de suporte do Corte Certo é exclusivo para questões relacionadas a esse programa e deve ser acionado preferencialmente pelo e-mail [email protected] Antes de acioná-lo, no entanto, sugerimos que consulta desde manual, particularmente os itens Erros e Outros Erros. Em casos de anormalidades, para agilizar o serviço, sugerimos também o envio já com a consulta, das seguintes informações:

- Versão do Windows - Versão do Corte Certo (Para descobrir: Ajuda>Sobre o Corte Certo) - Quanto há de disco livre no HD (Mb) - Quantos projetos estavam cadastrados (aproximadamente) até o surgimento do problema ? - O problema sempre existiu, desde a instalação do Corte Certo, ou apareceu depois? - O problema passou a acontecer após algum evento especial ? (Queda súbita de energia, por

exemplo) Não esqueça de colocar o nome da pessoa para possível contato telefônico bem como o número do telefone, incluindo código da cidade.

Corte Certo Dicas e Truques

Copyright © 1997 ... 2005. Todos os direitos reservados. Última atualização: 02/04/2005. As informações aqui contidas podem ser alteradas sem aviso prévio. www.cortecerto.com [email protected]

Page 58: Manual Do Usuario Corte Certo

58

IMPORTANTE O PanelFit é um programa exclusivo do Corte Certo série Plus e, portanto, só pode ser acessado a partir desse software. Para isso, é necessário que, na tela do botão [Visualiza] a opção [Visualização Avançada] esteja marcada, como mostra a ilustração abaixo. Do contrário o programa abrirá a visualização da série Standard do Corte Certo. Para abrir um ou outro visualizador de montagens, basta clicar sobre o material na caixa à esquerda, na tela.

Page 59: Manual Do Usuario Corte Certo

59

INTRODUÇÃO O que distingue a série Standard da série Plus do Corte Certo é que, nesta última, dois novos softwares – ambos também inteiramente desenvolvidos pela Direções Sistemas - foram incorporados ao sistema: o Corte Certo 1 D, para materiais lineares, como fitas, fios, barras, etc.; e o PanelFit. O primeiro não necessita de outras explicações além das contidas no próprio botão [Ajuda]. Já o PanelFit, por sua riqueza de funcionalidades e informações, pode exigir os esclarecimentos adicionais que se encontram neste manual, para seu pleno aproveitamento. Concebido a partir de novas exigências, como as estabelecidas pela internet ou as das novas versões do Windows, o PanelFit incorpora os mais recentes avanços tecnológicos, preservando assim ao Corte Certo as conquistas já realizadas ao longo de mais de uma década e garantindo um longo futuro. Por possuir sistema próprio de senha, o PanelFit permanece como cópia de demonstração para usuários da série Standard. Assim sendo, a série Plus, a que possui o PanelFit inteiramente ativo, mantém todas as características da série Standard, acrescidas de várias outras funcionalidades, informações e facilidades, como você poderá constatar a seguir. Se o programa não se abrir imediatamente após um cálculo na série Standard, clique em [Visualiza] e selecione [Visualização avançada].

Page 60: Manual Do Usuario Corte Certo

60

CONTEÚDO

1. Visão Geral 2. Teclas de atalho 3. Terminologia 4. Convenções gráficas 5. Como indicar acabamentos especiais nas peças 6. Como exportar 7. Como enviar planos de corte e relatórios pela internet 8. Como formatar planos de corte e relatórios 9. Como separar por cor as peças do mesmo tamanho em um projeto 10. Como indicar os cortes iniciais no plano de corte 11. Como ter resultados em polegadas ou outras unidades de medição 12. Como obter rendimento ainda melhor para os planos de corte 13. Como fazer a edição manual 14. Como ordenar os planos de corte 15. Como localizar/visualizar determinada peça nos diversos planos de corte 16. Como localizar a posição de uma peça na chapa 17. Como posicionar duas ou mais peças na mesma chapa 18. Como visualizar a trajetória de corte 19. Etiquetas: como inserir código de barra, logotipo, data, hora e/ou informação livre 20. Como alterar a configuração das peças diretamente na janela de visualização 21. Como representar círculos/elipses 22. Como visualizar o retalho mínimo configurado para ajudar na edição manual 23. Onde se encontram os diversos dados produzidos pelo PanelFit 24. Como desinstalar o PanelFit

Page 61: Manual Do Usuario Corte Certo

61

1. Visão geral

2. Teclas de atalho/função o F1: abre a janela de Ajuda o F2: abre a janela de Configuração o F3: abre Menu de Edição o F4: abre janela de exportação o F5: abre listagem de dados sobre o plano atual o F7: destaca as peças da chapa o F8: separa os cortes iniciais o Shift+F4: salva a janela do panelFit em jpg o Ctrl com mouse sobre um plano: visualiza retalho mínimo configurado.

3. Terminologia o Menu de miniaturas: espaço logo abaixo do plano de corte atual, em que aparecem os outros planos

do mesmo projeto de forma reduzida e simplificada.

o Peças extras: peças do mesmo projeto que podem ser inseridas, à livre escolha do programa, depois de um primeiro cálculo já ter sido realizado.

o Peças novas: peças adicionais que podem ser inseridas em um projeto, depois de um primeiro cálculo já ter sido realizado.

Page 62: Manual Do Usuario Corte Certo

62

o Peças externas: peças retiradas de um plano de corte com finalidade de edição manual.

o Plano de corte atual: plano de corte em destaque (ampliado) entre outros de um projeto.

o Edição manual: reposicionar peças em um plano de corte produzido automaticamente pelo programa (ou posicioná-las em novas chapas), com o auxílio do mouse e de ferramentas fornecidas pelo Corte Certo.

OBS. – Outros termos encontram-se no manual de usuários do Corte Certo.

Page 63: Manual Do Usuario Corte Certo

63

4. Convenções gráficas

o Peças muito pequenas são indicadas por bandeira vermelha e amarela

o Triângulo sobre um espaço de sobra: � Amarelo: indica que a peça externa sob o cursor do mouse deve ser girada para caber no

espaço.

� Azul: a peça externa sob o cursor do mouse pode ser posicionada como está, com o tamanho exato.

� Verde: cabe se girar, mas sobra espaço.

o Triângulo amarelo sobre uma peça: indica que ela foi girada durante o cálculo para se posicionar.

o Quando visualizados, os cortes horizontais são indicados com linhas laranja, os verticais com azul e os iniciais com verde.

o Cores iguais nas peças: indicam que têm o mesmo tamanho e código.

o Um pequeno círculo verde indica onde será encaixada uma peça sendo arrastada para o plano de corte (Ver Edição Manual): à esquerda, à direita, na parte superior ou na inferior.

o Cor amarela nas peças: reservada para a indicação de retalhos.

o Cor azul claro nas peças: reservado para a indicação de sobras.

o No Menu de Miniaturas: � Fundo branco – indica que a montagem está em destaque, ampliada logo acima do Menu. � Um triângulo vermelho no canto esquerdo superior - a montagem está selecionada para poder ser

trabalhada através dos recursos de pós-edição do PanelFit. � Fundo laranja – indica que para essa montagem foi utilizado um retalho.

o Quando impresso em uma única cor, os retalhos e as sobras são indicados com texturas e os cortes iniciais

com setas, como na ilustração.

Page 64: Manual Do Usuario Corte Certo

64

5. Como indicar acabamentos especiais nas peças

O manual do Corte Certo Standard traz, em seu capítulo “Como calcular o perímetro especial” a primeira das opções possíveis para a indicação e cálculo do perímetro das peças em que haverá uma forma única de acabamento. O Corte Certo em sua série Plus, com auxílio do software PanelFit, permite ainda mais – ou seja, indicar e calcular dois ou mais tipos de acabamentos em cada peça, separadamente. Por exemplo, lados em que haverá lixamento, ou lapidação, ou aplicação de fita de borda, ou furos – dependendo de cada material. Basicamente essa funcionalidade oferece:

� Opção para indicar, em cada peça, diferentes opções de acabamento, nas bordas ou próximo a elas.

� Possibilidade de renomear os códigos de cada uma das representações gráficas oferecidas com termos técnicos da atividade: bisotê, rasgo, furos, lixamento, fita de borda de PVC, etc.

� Recurso para aumentar a largura ou altura de uma peça, para considerar desgaste que vá sofrer por lapidação ou lixamento; ou descontar a espessura de algo que se vá acrescentar, como a fita de borda.

� Soma, em metros lineares, de todos os lados em um projeto com determinado tipo de acabamento, assim como a soma total de todos os perímetros, independentemente do acabamento,

� Possibilidade de acrescentar medidas de perda de material em cada lado da peça (por exemplo: acréscimos no comprimento final da fita de borda para considerar o descarte na hora do refile)

� Possibilidade de reduzir a medida do lado da peça para obter o valor exato do acabamento, nos casos em

que ele não se estende de ponta a ponta.

� Cálculo de custos para cada tipo de acabamento. Por exemplo: quanto custará a fita de borda a ser utilizada em determinado projeto. Também pode ser aplicado valor para efeito de estimativa de custos do serviço de acabamento. Exemplo: quanto cobrar pelo serviço de lapidação em todo o projeto.

� Representação gráfica de cada acabamento diretamente nos mapas de corte, tanto na tela como na impressão.

� Indicação em etiquetas do lado em que haverá alguma forma de acabamento. O primeiro passo para chegar à janela dessas configurações já foi indicada no manual do Corte Certo Standard. É só clicar no botão de [Configurações Extras], que se encontra ao lado da planilha de [Peças], em [Projetos], como mostra a figura:

Page 65: Manual Do Usuario Corte Certo

65

Na janela aberta, selecione [Dois ou mais tipos de acabamento] e abra a planilha do botão [Para configurar...].

Escolha as representações gráficas de sua preferência e renomeie seus respectivos códigos (BT1, BT2, etc.) por outros que indiquem o acabamento: BISOTÊ, RASGO, FITA DE BORDA X, FUROS, etc. Para indicar um valor para o acabamento por metro linear, use a coluna [Preço/m] A coluna seguinte [Espessura +/-] serve para acrescentar ou reduzir um valor em mm, quando o acabamento implicar em diminuir (caso de lixamentos) ou aumentar (por aplicação de algum revestimento) o tamanho final da peça. Já a coluna [Extensão +/-] possibilita o acréscimo ou redução da medida da extensão do lado da peça. Serve, por exemplo, para acrescentar à conta os pedaços de fita de borda que serão descartados depois de aparadas; ou para descontar o excesso da medida, quando o acabamento previsto será mais curto que a extensão total. A última coluna destina-se à descrição do acabamento, quando ele não é usual.

Feito isso, clique em [OK] para fechar a planilha e comece a indicar as peças nos combos de acabamentos disponíveis para cada lado da peça. Em caso de erro, há um botão de cancelamento ao lado. Observe que cada lado selecionado será aplicado na representação da peça, ao lado esquerdo da janela.

Page 66: Manual Do Usuario Corte Certo

66

Essa representação aparecerá também nos mapas de corte. Nas etiquetas haverá apenas a indicação dos lados de acabamento na peça, através de linhas, sem representação gráfica especial.

6. Como exportar O PanelFit permite exportar mapas de corte e relatórios de forma muito mais fácil e para outros formatos de arquivo não previstos na série Standard do Corte Certo. Basta pressionar o segundo botão da barra de ferramentas (Exportar mapas de corte), ou F4 no teclado, e, na janela aberta (abaixo), escolher o tipo de dado desejado.

Para exportar dados adicionais sobre o projeto, pressione o botão [Dados sobre o plano de corte atual], na barra de ferramentas e, depois, o botão que aparece diretamente sobre o relatório. A seguir, escolha a opção [Texto] em [Exportar Relatório]. O relatório poderá então ser impresso ou poderá ser exportado ao Word com o uso do botão apropriado.

Page 67: Manual Do Usuario Corte Certo

67

7. Como enviar planos de corte e relatórios pela internet Planos de corte e informações básicas: na janela aberta pelo botão [Exportar], escolha a opção [HTML].

8. Como formatar mapas e relatórios O PanelFit, combinado com os recursos da série Standard do Corte Certo (ver no capítulo anterior: [Como incluir mensagens nos relatórios]) oferece várias opções para incluir mensagens, inserir imagens ou alterar o tamanho das letras e números.

o No botão [Propriedades do layout atual], é possível incluir um comentário para ser colocado no relatório dos planos de corte.

o No botão [Configurações]>[Visualização Gráfica], escolha o tamanho dos números para as dimensões no plano de corte.

o Para trocar a imagem de fundo do Plano de Corte: além das opções de cores e textura madeira, que já

acompanham o produto, para fazer imagem de fundo aos planos de corte, o PanelFit oferece a possibilidade de troca de textura por qualquer outra imagem. Em [Configurações]>[Visualização Gráfica]>[...] escolha uma opção existente ou insira a imagem desejada em JPG (seu produto, seu logotipo, etc.).

o Na mesma janela de Visualização Gráfica, é possível escolher a cor de fundo para o plano de corte.

o Para inserir o logotipo no topo das páginas de relatórios e planos de corte:

1. Acesse o Windows Explorer 2. Vá para o diretório no qual o Corte Certo foi instalado. 3. Dentro do diretório do Corte Certo, substitua o arquivo “pf_top_page” pelo arquivo com

extensão *.bmp referente ao logotipo da sua empresa. 4. Substitus também o mesmo arquivo na pasta “PF_HTML”.

Page 68: Manual Do Usuario Corte Certo

68

Além dessas opções, ainda é possível, depois da exportação (por exemplo) para o Word, alterar cores, dimensões, fontes – enfim, todos os recursos oferecidos por esse outro programa. Para essa opção do Word (e ainda HTML), o PanelFit auxilia com as seguintes possibilidades em [Configurações]>[Relatório – Plano de Corte]

9. Como separar visualmente, por cor, as peças do mesmo tamanho em um projeto? Poder distinguir rapidamente nos planos de corte de um projeto as peças que tenham o mesmo tamanho, pode ser de grande auxílio na hora de programar os cortes ou de editar manualmente esses planos. Em [Configurações]>[Visualização Gráfica], escolha a opção [Peças agrupadas em cores diferentes], em [Cor das peças]

10. Como indicar os cortes iniciais no plano de corte? Em [Configuração]>[Cortes]. Há ainda uma alternativa rápida no botão [Cortes] na barra de ferramentas. Os cortes iniciais são indicados em verde.

11. Como ter resultados em polegadas ou outras unidades de medição? Apesar de o cadastramento ainda ter de ser feito em milímetros, o PanelFit pode entregar os resultados em diversas outras formas de medição em [Configuração]>[Unidades de Medição].

12. Como obter rendimento ainda melhor para os planos de corte? Além das opções já oferecidas pela série Standard do Corte Certo (ver no manual Dicas e Truques do Corte Certo, o capítulo: Que fazer para melhorar o rendimento do corte) o PanelFit apresenta inovações

Page 69: Manual Do Usuario Corte Certo

69

capazes de trazer consistente aumento no rendimento em projetos cujo aproveitamento total possa ter sido considerado insatisfatório. Escolha a melhor opção para o seu caso:

1. Inserir peças extras do mesmo projeto. Você pode solicitar ao PanelFit que escolha,

ele mesmo, quaisquer peças do mesmo projeto para serem cortadas juntas, se o programa entender que essas inserções melhorarão o aproveitamento geral. Para isso:

Acione o Menu de Edição e, depois, [Encaixar]>[ Peças extras em espaços disponíveis]. Na janela que se abrirá, selecione as peças que autoriza inserir opcionalmente no projeto e clique em [Ok].

Uma janela se abrirá informando se houve ou não melhoria no aproveitamento geral. Em caso positivo essas peças serão visualizadas com cor diferente das demais.

2. Digitar livremente peças extras. Se você tem planejado o uso futuro de determinadas

peças e observa que existem espaços disponíveis nas montagens, elas poderão ser encaixadas automaticamente. Faça o seguinte:

a) Vá ao Menu de Edição , escolha [Inserir]>[ Nova peça], coloque os dados da peça nos campos adequados e clique em OK. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. As novas peças serão visualizadas fora do plano de corte em destaque, como peças externas.

Page 70: Manual Do Usuario Corte Certo

70

b) Volte agora ao [Menu de Edição] e clique em [Encaixar]. Na nova janela, selecione

[Em planos de corte com espaço disponível], para que o programa procure os melhores espaços em todo o projeto, e complete clicando em [Inserir peças externas].

Se sobrar peças extras, o programa avisará mostrando fora do plano de corte quantas não foram encaixadas. Para apagá-las, basta ir em [Apagar], no [Menu de Edição] e clicar em [Apagar todas as peças externas]>[Yes].

3. Retrabalhar as montagens com pior rendimento. O PanelFit permite separar do projeto as montagens em que houve muita sobra de espaço e buscar opções para aproveitar melhor essas chapas.

o O primeiro passo, nesse caso, é ordenar as montagens porrendimento. No [Menu de Edição], escolha[Ordenar]>[Aproveitamento] e clique no botão [Ordenar]

Page 71: Manual Do Usuario Corte Certo

71

As montagens serão organizadas no [Menu de Miniaturas] por ordemdecrescente de aproveitamento. Para saber qual o percentual deaproveitamento de cada uma, basta deslocar o cursor do mousesobre os planos de corte.

o A seguir, selecione no [Menu de Miniaturas] essas chapas demenor rendimento (as últimas). Para fazer isso, clique sobreelas, mantendo a tecla Shift apertada. As montagens selecionadasserão indicadas por uma seta vermelha no canto esquerdosuperior.

o Feito isso, chame novamente o [Menu de Edição] e opte por[Apagar]>[Apagar layouts marcados]. As montagens desaparecerão eas peças retiradas delas serão visualizadas ao lado da montagemem destaque, como peças extras.

Há agora três opções do que pode ser feito com as peças que foramretiradas dessas chapas:

1. Montar com elas um projeto à parte (muitas vezes isso já é suficiente para melhorar o aproveitamento). Para fazer isso:

a) Volte ao Menu de Edição e clique em [Vários]>[Criar novo projeto com as peças externas]>[Yes]. O projeto criado aparecerá na listagem do Corte Certo, referenciado pela descrição oferecida no PanelFit.

2. Encaixá-las em novas chapas. Nesse caso, estoque essas peças assim:

1- No Menu de Edição clique em [Inserir]>[Nova Chapa Vazia]

2- Clique em [Peças não posicionadas no último cálculo]

3. Editar manualmente essas chapas, excluindo e/ou incluindo novas peças que possam ser utilizadas no futuro (Leia: Como fazer a edição manual).

13. Como fazer a edição manual?

Page 72: Manual Do Usuario Corte Certo

72

O já avançado processo de edição manual do Corte Certo ficou ainda mais prático no PanelFit – tornando-se único no mundo com todas as características – graças à observação de que essa funcionalidade pode realmente fazer grande diferença no aproveitamento total dos projetos. Já com o Corte Certo, os antigos cortadores viram-se promovidos a analistas de corte. Usando a experiência desses profissionais combinada aos cálculos do software era possível retirar peças do plano de corte para reposicioná-las, inserir novas peças que poderiam ser úteis no futuro, deixar algumas outras para serem cortadas em outro momento, etc. Com o PanelFit, esses analistas de corte ganham novas e eficientes ferramentas na busca do máximo rendimento possível: o A partir de um projeto produzido automaticamente, o Menu de Edição oferece várias possibilidades

de reorganização, eliminação ou inserção de peças.

o Mas para retirar algumas peças de determinado plano de corte, o mais prático é mesmo o uso do mouse. Para isso, basta clicar na peça e arrastá-la para fora. Peças do mesmo tamanho serão automaticamente “empilhadas”.

o Para retorná-las ao plano do mesmo modo, triângulos coloridos (Veja Convenções Gráficas) na chapa adiantam quais as possibilidades e dificuldades para o encaixe, bastando para isso posicionar a seta do mouse sobre cada peça.

o Se você retirou uma peça com o objetivo de unir o espaço deixado por ela com o de uma sobra ou retalho, o próximo passo agora será definir a nova peça que será inserida. Para isso: a) Arraste com o mouse o espaço deixado pela peça, para dentro do espaço fronteiriço do retalho ou

sobra. Isso fará com que os dois espaços se unam.

b) Posicione o mouse sobre esse espaço para saber quais as dimensões máximas da nova peça a ser criada.

c) Crie a nova peça em [Inserir]>[Nova peça], cuidando para que as dimensões máximas sejam as estabelecidas no item anterior. A nova peça aparecerá ao lado do plano, pronta para ser inserida.

o Como foi explicado acima, é possível unir espaços deixados pelas peças retiradas, assim como espaços de retalhos com os de sobras. Da mesma forma, podem ser unidos espaços do mesmo tipo (exemplo: espaços de sobras) com a finalidade de aumentar a largura ou altura de um deles ou, ainda, de alterar uma linha de corte.

o Outra boa novidade do PanelFit é a de permitir arrastar uma peça de um plano para outro. Para fazer isso, primeiro retire as peças desejadas de determinado plano, a seguir escolha outro plano no Menu de Miniaturas e clique sobre ele, abrindo-o. Arraste as peças para ele.

o Algumas das possibilidades existentes no Menu de Edição podem ser realizadas de modo mas fácil com o Mouse: basta clicar sobre a peça interna ou externa com o botão direito.

Page 73: Manual Do Usuario Corte Certo

73

o O programa recusará a alteração sempre que houver um impedimento, como o de um corte inviável ou de um limite configurado, como a largura mínima de destaque.

Grande auxiliar para o reestudo dos planos de corte produzidos automaticamente é o recurso que permite alterar a configuração de determinadas peças diretamente nesses planos (Veja adiante: Como alterar a configuração das peças? e Como representar círculos/elipses?) Algumas ferramentas de análise do projeto, como o ordenamento dos planos ou a localização de determinada peça nos diversos diagramas podem ser úteis para a edição manual.

14. Como ordenar os planos de corte?

Os planos de corte podem ser ordenados por vários critérios, através do Menu de Edição, em Ordenar. Bastante útil, como já foi mencionado, é ordenar por rendimento, facilitando assim selecionar os de pior resultado. Mas há também as opções de ordenamento por repetições de montagens e por área de chapa.

15. Como localizar determinada peça nos diversos planos de corte?

Clique com o botão direito do mouse sobre a peça desejada e, depois, em propriedades. A peça será destacada em vermelho no Menu de Miniatura, dentro dos diversos planos em que aparece.

Também é possível selecionar a peça, classificando-a por uma de suas características. Para isso, primeiro clique no botão de busca na barra de tarefas.

Uma tabela contendo todas as peças do projeto será aberta. Se quiser, organize-a por ordem crescente, clicando sobre a característica desejada (código, largura, altura, etc.). Selecione então o item para que essas peças sejam destacadas no Menu de Miniaturas.

Page 74: Manual Do Usuario Corte Certo

74

16. Como localizar a posição de uma peça na chapa Mantendo o Shift pressionado, clique com o cursor do mouse sobre a peça.

Essa informação visualizada aparece também descrita no relatório em TXT ([Exportar dados]>[TXT].

17. Como posicionar duas ou mais peças na mesma chapa

Para alguns tipos de materiais, como as pedras ou determinadas espécies de madeira, manter a direção dos veios não é suficiente: é preciso forçar que duas ou mais peças sejam cortadas da mesma chapa, já que cada uma delas apresenta desenhos com diferenças marcantes. Esse cálculo deverá ser feito em duas etapas. Primeiro calcule normalmente, optando por não rotacionar a chapa, em Propriedades Físicas do material. Quando o PanelFit apresentar os diagramas, faça o seguinte:

1. Aperte o botão de [Edição] e na aba [Retirar] opte por retirar todas as peças de todos os planos de corte. Clique em seguida sobre o botão existente para realizar a ação.

2. As peças serão “empilhadas” do lado de fora da chapa, de acordo com suas dimensões. Corra o mouse sobre elas para localizar as peças que deseja manter na mesma chapa.

3. Arraste-as para um dos lados da chapa atual e, a partir dali, posicione-as no local desejado.

Page 75: Manual Do Usuario Corte Certo

75

4. Volte à janela de Edição (ou tecle F3), desta vez na aba [Encaixar] com opção [Em planos de corte com espaço disponível]. Escolha o botão [Inserir peças externas]. 18. Como visualizar a trajetória de corte

No [Menu de Edição] clique em [Vários]>[3] e pressione o botão existente.

Page 76: Manual Do Usuario Corte Certo

76

19. Etiquetas: como inserir código de barra, logotipo, data, hora e/ou informação livre o Clique na barra de ferramentas sobre o ícone representativo da etiqueta para abrir a janela da

ilustração abaixo. Escolha a aba [Configuração do conteúdo (Peças)]. Observe que existe uma aba, ao lado, específica para os retalhos.

o Agora selecione os itens que quer em suas etiquetas, na janela [Itens disponíveis], e passe-os um a um para a de [Itens configurados], usando a seta que se acenderá entre elas.

o Não é preciso se preocupar ainda com a ordem dos itens. Você poderá ordená-los depois, usando as setas que estão à direita da janela [Itens Configurados]. Ali está também um cesto de lixo para o caso de precisar eliminar algum item configurado erroneamente.

o Se quiser inserir um texto ou sinal antes e/ou depois do item selecionado na segunda janela, use os campos logo abaixo dela. No exemplo foram usados parênteses e o item selecionado aparece destacado em azul na janela de visualização. Outro exemplo seria colocar uma palavra (como “Peça:”) antes do código a que ela se refere.

o Também há campos para reduzir ou ampliar o tamanho dos itens (corpos 8 a 20), para negritar e para saltar à próxima linha.

o Itens disponíveis e respectivos esclarecimentos: Projeto que contém a peça (Descrição) Auto-explicativo Projeto que contém a peça Código numérico Código da peça (Código de barras) Código de barras contendo o código

da peça Descrição da peça Auto-explicativo Dimensão da peça (L x A) Auto-explicativo Largura da peça Auto-explicativo Altura da peça Auto-explicativo Data atual A data configurada no Windows – a

do dia da impressão. Hora atual A hora configurada no Windows – a

do momento da impressão. Índice seqüencial da etiqueta As etiquetas são numeradas. Espaço em branco Serve tanto para colocar um espaço

em branco no topo da etiqueta ou entre duas linhas, como também para

Page 77: Manual Do Usuario Corte Certo

77

digitar livremente nos campos [Texto antes] ou [Texto depois].

Figura BMP Insere uma figura qualquer na etiqueta (por exemplo: o logotipo da empresa). Mas, antes disso, é preciso renomear essa figura com o nome label_logo e arrastá-la para a pasta em que está instalado o Corte Certo, aceitando a substituição.

Peso Auto-explicativo Desenho da peça O desenho da peça na etiqueta pode

ser útil para agilizar os serviços de manuseio, principalmente nos casos em que ela terá um acabamento qualquer em suas bordas, já que o profissional não só poderá saber rapidamente qual a posição correta da peça, mas também quais dos lados deverão ser trabalhados.

Material (Código) Auto-explicativo Material (Descrição) Auto-explicativo N/TOT Indica o número da peça em relação

ao total de peças com as mesmas dimensões. Exemplos: 1/10, 5/10, etc.

PRJ_PEC_MAT (Bar code) Código de barras com indicações dos códigos do projeto, da peça e do material.

DESC_PRJ1 a DESC_PRJ8 Destinados aos 8 campos amarelos existentes na planilha de [Identificação do Projeto] e que são reservados para livre digitação do usuário.

o Feito isso, pode ser necessário configurar as etiquetas. Na aba [Configuração das dimensões] você

vai encontrar todas as informações e ferramentas que precisa para isso, além de poder gerar um teste de impressão.

o Para imprimir há algumas opções, na aba [Impressão]: você pode preferir que as etiquetas sejam impressas conforme foram cadastradas na planilha de [Projetos] ou na mesma seqüência dos mapas de corte gerados. Também será necessário optar por ter as etiquetas para retalhos.

Page 78: Manual Do Usuario Corte Certo

78

o Também não é obrigatório imprimir todas as etiquetas. Você pode imprimir desde uma única

etiqueta, indicando-a no campo de [Filtro], ou saltar as primeiras etiquetas de cada folha, ou ainda imprimir apenas as folhas desejadas.

o As opções para a configuração da impressora também se encontram no botão apropriado dessa janela.

20. Como alterar a configuração das peças diretamente na janela de visualização?

Primeiro arraste a peça desejada para fora do plano, depois clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha: [Modificar]>[Propriedades]. Na janela que abrir faça as alterações que achar necessárias. Mas atenção: se você quiser alterar apenas uma ou algumas das peças iguais do projeto, será preciso trocar também a descrição dessas peças e, principalmente, o código delas. Mais fácil, no caso, será apagar a peça retirada e criar outra, conforme já explicado no item Como fazer a edição manual: com ajuda do [Menu de Edição]>[Inserir]>[Nova Peça]. A janela aberta oferecerá um código livre como sugestão. Outra preocupação importante é com o número de repetições existentes daquele plano de corte sobre o qual você está trabalhando. Se houver quatro planos de corte iguais, por exemplo, a peça arrastada para fora, estará representando quatro delas. Esse número (quatro) aparece na referida janela depois de [quantidade]. Nesse caso, você precisará separar também esse plano de corte que será retrabalhado. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o plano de corte no menu de miniaturas e escolha a opção [Separar Plano de Corte].

21. Como representar círculos/elipses? Siga as instruções acima e, depois da descrição, dê um espaço e digite, em maiúsculas, #C, para formar um círculo ou elipse.

Page 79: Manual Do Usuario Corte Certo

79

22. Como visualizar o retalho mínimo configurado para ajudar na edição manual?

Mantenha o Ctrl pressionado ao movimentar o mouse pelo plano de corte.

23. Onde se encontram os diversos dados que podem ser exibidos pelo PanelFit?

� Botão [Exporta] ou F4 e [Estatística] – Informações sobre o projeto como um todo.

� Botão [Dados sobre o plano de corte atual] ou F5 – Informações sobre o plano de corte que está sendo visualizado.

� Cursor do mouse apenas posicionado sobre uma peça, sobra ou retalho do plano de corte visualizado: características dessas partes da chapa.

� Clicando com o botão direito sobre uma peça, retalho ou sobra do plano de corte e indo a [Propriedades]: informações adicionais sobre essas partes da chapa.

� Cursor do mouse apenas posicionado sobre um plano do Menu de Miniaturas: informa o número daquele plano, a quantidade de repetições que possa ter e o aproveitamento da chapa.

� Clicando o botão direito do mouse sobre um plano do Menu de Miniaturas e indo a [Propriedades]: informações adicionais do plano.

� Clicando o botão direito do mouse sobre um plano do Menu de Miniaturas e indo a [Propriedades] e, outra vez, a [Propriedades]: dados de Propriedades Físicas do material, conforme foram configurados pelo usuário em [Recursos], no Corte Certo.

24. Como instalar e desinstalar o PanelFit?

O PanelFit é instalado automaticamente com o Corte Certo, mas para ativá-lo inteiramente será necessária uma senha – do contrário permanecerá como cópia de demonstração, com muitas das suas funcionalidades limitadas. Para fazer o registro, aperte o botão de Ajuda que abrirá uma janela com o botão Registro. Pressione-o e envie o número ao fornecedor do Corte Certo para o cálculo da contrasenha. A desinstalação não é automática, com a do Corte Certo. Para fazer isso, retorne à mesma janela onde haverá, agora, o botão Tirar Registro e siga as instruções.

Guia do PanelFit

Copyright © 1997 ... 2005. Todos os direitos reservados. Última atualização: 02/04/2005 As informações aqui contidas podem ser alteradas sem aviso prévio. www.cortecerto.com [email protected]

Page 80: Manual Do Usuario Corte Certo

80

CORTE CERTO 1D – Linear Além de presente na série Plus do Corte Certo, este produto é também disponibilizado para venda avulsa. Serve a quem necessite cortar materiais em que interessa apenas o comprimento, tais como barras, vigas, fios, cercas, etc. Para criar e otimizar um projeto de corte, você necessita só de três passos:

1. Na tabela Peças para cortar (amarela) entre os dados das peças: descrição (opcional), tamanhos e quantidades.

2. Na tabela Cortar as peças de (azul) entre com os dados das barras que serão cortadas: descrição (opcional), tamanhos e quantidades.

3. Clique no botão de Otimiza projeto atual (botão com uma calculadora) Você agora pode avaliar e imprimir os resultados.

Page 81: Manual Do Usuario Corte Certo

81

CORTE CERTO VAREJO Este produto diferenciado não existe totalmente pronto, pois adequa-se às necessidades particulares de redes de lojas de revenda, com o objetivo de tornar mais produtivo o trabalho de atendimento no balcão. A estrutura básica é a da série Plus do Corte Certo. Entre as adequações mais comuns estão:

• Inserção do logotipo da rede de lojas na página inicial, com o do Corte Certo • Desativação de funcionalidades chaves que não tenham interesse para a empresa e que possam tirar o

funcionário do foco do trabalho para ela. • Integração com software de design de preferência do cliente, para que o Corte Certo possa importar

automaticamente as peças a serem cortada desse outro programa (essa integração já existe com alguns desses softwares. Consulte.)

• Instalação de biblioteca própria de materiais (recursos), fechada ou não. • Emissão de planilha simplificada de orçamento, com logotipo do cliente impresso.

Outros tipos de necessidades peculiares ao cliente serão analisadas. Por exigir serviços de desenvolvimento o Corte Certo Varejo só é vendido em pacote mínimo inicial de cinco licenças. Consulte.

Page 82: Manual Do Usuario Corte Certo

82

CORTE CERTO FILMS Embora tenha sido desenvolvido como solução para o planejamento de cortes de filmes de proteção solar, segurança e decoração, o mais novo otimizador da família Corte Certo tem despertado a atenção também de diversos outros setores de negócios que realizam o corte de materiais apresentados em bobinas. Basicamente o programa oferece:

Cálculo automático da quantidade de bobinas necessárias para determinado projeto ־ Cálculo de emendas ־ Adição das aparas ao cálculo ־ .Recursos de pós-edição, ou seja, a possibilidade de alterar os diagramas com a ajuda do mouse ־ Diagramas, para visualização em tela e para impressão, com indicações precisas para o corte das ־

bobinas. Etiquetas de identificação para as peças cortadas ־ Informações estatísticas sobre o plano de corte ־