manual do projeto cultural · projeto cultural e facilitar a sua realização. nele você...

10
MANUAL DO PROJETO CULTURAL Como inscrever e aprovar seu projeto em qualquer lei ou edital

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

MANUAL DO PROJETO CULTURAL

Como inscrever e aprovar seu projeto em qualquer lei ou edital

Page 2: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

MANUAL DO PROJETO CULTURAL

OLÁ!

[links]

http://www.editaiseafins.com.br

http://captacao.org/recursos/editais-abertos

http://www.culturaemercado.com.br/site/editais/

http://www.facebook.com/culturaemeditais

http://www.facebook.com/editaisculturaisnobrasil

No Brasil, as oportunidades de projetos culturais são muitas. Diversas páginas e grupos de Facebook e diversos sites se dedicam a reunir todos os novos programas culturais, editais, leis de incentivo e outras formas de incentivo ao esporte e à cultura.

Veja ao lado algumas dessas plataformas.

Artistas e produtores de cultura no Brasil não podem se dar ao luxo de deixar essas oportunidades passarem. Com certeza alguns destes muitos edi-tais ou programas podem vir a impulsionar a carreira do artista ou per-mitir a realização de um grande evento. Como esses muitos programas são criados por diferentes instituições em diferentes esferas do governo, seus formulários são diferentes entre si.

Mas apesar de diferentes, todos falam a mesma língua e utilizam as mesmas informações (objetivos, justificativas, etapas de trabalho, etc). Conhecendo essa linguagem, você poderá aproveitar várias dessas oportuni-dades.

Seu projeto pode ser inscrito em qualquer um ou vários desses incentivos. E, não, esses programas não conversam entre si para averiguar se o seu projeto é inédito ou repetido.

Inscrevendo-se no maior número de editais e leis de incentivo que puder, você aumenta suas chances de sucesso.

Então vamos entender exatamente como escrever um bom projeto cultural.

Page 3: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

ÍNDICE1.O que é um projeto?2.A diferença entre um edital e uma lei de incentivo3.A estrutura de um projeto 3.1 Proponente 3.2 Dados cadastrais 3.3 A conta corrente de um projeto 3.4 Resumo ou descrição 3.5 Objetivos 3.6 Justificativa 3.7 Etapas de trabalho ou cronograma 3.8 Ficha técnica 3.9 Informações complementares

4.Distribuição e comercialização do produto cul-tural5.Divulgação6.Contrapartidas7.Orçamento 7.1 Como planejar o seu orçamento 7.2 Unidades, quantidades, ocorrências 7.3 Preços de referência 7.4 Outras fontes de rescursos 7.5 Variações dentro do orçamento8.Documentos

Page 4: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

1.O QUE É UM PROJETO?Apesar da rigidez das regras de execução, é importante entender que proje-tos são a verbalização de uma intenção. Isso é, um projeto é quando colo-camos no papel (ou em formulário eletrônico) aquilo que pretendemos fazer utilizando a verba pública.

A verba pública (que é o caso da maioria dos projetos) é um bem de todo cidadão brasileiro confiado a você para que gere um resultado. Esse resul-tado, porém, pode diferir um pouco daquele originalmente planejado, uma vez que, no fazer artístico e na organização de eventos, algumas coisas podem mudar durante a sua execução que podem alterar o resultado final.

Na prática isso quer dizer que você terá toda liberdade para alterar seus textos, suas composições, suas coreografias, as referências utilizadas na criação artística e até duração do espetáculo, desde que seja fiel ao orçamento proposto.

[dica]

projetos culturais não interferem na sua liberdade artística e nem prati-cam censura. Você está livre para criar.

Page 5: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

2.A DIFERENÇA ENTRE UM EDITAL E UMA LEI DE INCENTIVOOs projetos culturais podem ser inscritos em leis de incentivo ou em editais, que são duas formas diferentes de financiamento da cultura.

“Edital” é um termo que significa um processo seletivo. Da mesma forma que um gover-no abre um edital para a contratação de uma construtora ou empresa de manutenção, também pode abrir um edital para uma premiação de um projeto cultural. Para isso, a verba que seu projeto pode vir a receber já deve estar disponível na conta do gover-no aguardando a inscrição e seleção dos projetos. Uma comissão analisará todos os projetos inscritos e escolherá quais receberão a verba disponível.

Editais são criados com um número definido de projetos comtemplados. Isso quer dizer que, com um número de vagas limitadas, o edital acaba adquirindo um caráter competi-tivo. Os melhores projetos serão contemplados.

Existem editais com premiação em dinheiro, editais de seleção de profissionais (elenco, por exemplo) e também editais de ocupação de um determinado espaço.

Os critério de avaliação para qual é o melhor projeto variam da proposta de cada edital.

projeto

governo

empresa

projeto

governo

EDITAL

LEIS DE INCENTIVO

Page 6: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

[dica]

Antes de inscrever-se em qualquer edital ou lei de incentivo, leia aten-tamente legislação adequada. Esses documentos são fáceis de encontrar-se nos próprios sites de inscrição de projetos.

Uma lei de incentivo, da mesma forma que o edital, exige que o projeto seja submeti-do à análise de um órgão do governo. Porém, ao contrário do edital, a verba que o projeto pode vir a receber não está em uma conta do governo. O projeto aprovado pre-cisa captar recursos entre empresas privadas ou públicas. Essas empresas, por sua vez, ao destinar a verba para o projeto, conseguem um desconto de uma parte do im-posto que viriam a pagar ao governo naquele ano.

Inscrição de projetos em leis de incentivo não são competitivas: não existe limite para o número de projetos inscrito a cada ano.

Os critérios para avaliação de um projeto de lei de incentivo são bem simples: seu projeto tem que ter interesse público, ser notadamente cultural, ser economicamente viável e razoável (existem tabelas de referência para o que é razoável, que veremos mais adiante).

A principal lei de incentivo à cultura do Brasil é a Lei Rouanet. Cada estado indi-vidualmente possui também seus incentivos à cultura (e alguns possuem leis de incen-tivo ao esporte). Algumas poucas cidades no Brasil possuem leis municipais com este fim.

Nesta modalidade a forma mais comum de conseguir patrocínio é que alguém se disponha a encontrar e negociar com as empresas. Porém, algumas grandes empresas, tais como o Itaú, a Natura e a Petrobrás possuem um edital de seleção exclusivo para projetos previamente aprovados nas leis de incentivo federal ou estaduais.

Page 7: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

3.ESTRUTURA DE UM PROJETO3.1PROPONENTEO ou a proponente é o/a responsável por todo o projeto. Seja pessoa física ou jurídica, deve se inscrever no edital ou lei de incentivo para poder cadastrar um ou mais projetos. A partir daí todo o projeto é de responsabilidade daquele CPF ou CNPJ. Qualquer mau uso da verba pública ou problemas na execução do projeto serão cobrados do/da proponente. A titularidade do projeto não pode ser transferida.

3.2DADOS CADASTRAISApós o/a proponente estar cadastrado, inicia-se o cadastro do projeto. As primeiras informações são o nome do projeto, qual segmento artístico a que o projeto pertence e o período de execução.

O nome do projeto pode coincidir com o nome do espetáculo, mas não é necessário. Mantenha em mente que o nome do projeto deve aparecer nas peças de divulgação. Você pode escolher um nome como que inclua o nome do espetáculo, como “Produção do espetáculo...” ou algo mais amplo como “Circulação de Teatro Infantil”. O nome do projeto é irrelevante para a aprovação do projeto.

Page 8: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

O segmento artístico ao qual o projeto pertence não é uma escolha livre. Cada órgão gover-namental oferecerá algumas opções para você definir em qual seu projeto se enquadra. Os mais comuns, como “música”, “teatro”, “dança”, “cinema” e “artes visuais” estão em quase todos os programas de incentivo, mas as categorias podem ser bastante conservadoras. Isso não interfere na aprovação do seu projeto, por isso escolha a que mais se aproxima da sua realidade. Tome cuidado para criar um projeto que seja majoritariamente dedicado a um seg-mento artístico. Atividades de áreas diferentes em um mesmo projeto podem interferir na aprovação.

O período de execução é limitado e pode ser determinado pelo edital ou pode ser proposto por você. Caso você esteja propondo esse período, a única regra que alguns programas obser-vam é que seu projeto deve iniciar-se pelo menos 90 dias após a data da inscrição.

Esse período contempla a burocracia necessária para o recebimento do projeto e seus docu-mentos e para a análise. Na prática a análise por parte do órgão que o recebe demora um pouco mais do que isso, portanto, preveja no seu cronograma um pouco mais de tempo para aprovação, um período para a captação de recursos e algum tempo de folga para você poder lidar com um eventual contratempo.

[dica]

projetos podem conter atividades próximas, como agravação de um CD e um tour desse CD, mas não atividades muito diferentes como um documentário e uma peça de teatro

Page 9: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

[links]

Tanto editais quanto leis de incentivo exigem contas exclusivas. A conta do seu projeto deverá ser aberta no Banco do Brasil que é o único banco que pode receber recursos pú-blicos, e deve estar necessariamente no nome do/da proponente. A Lei Rouanet pede uma indicação da sua agência preferida e o próprio governo abrirá uma conta no nome do/da proponente. Os demais programas (editais e leis) permitem que você mesmo abra essa conta. Procure informar-se no banco se algum gerente já abriu uma conta do programa no qual você está se inscrevendo. Nem todos os gerentes conhecem o funcionamento dos pro-jetos de incentivo à cultura.

Editais normalmente exigem apenas uma conta corrente simples.

Leis de incentivo normalmente exigem a abertura de uma conta corrente bloqueio (a qual você não tem acesso) e uma conta corrente. Nesses casos o patrocinador deposita o din-heiro do projeto na conta bloqueio e o governo intermedia a transferência para a sua conta.

3.3A CONTA CORRENTE DO PROJETO

encontre o número da agência mais próxima de você neste site

ATENÇÃO: este site divulga o número da agência com apenas 4 dígitos. ligue na agência e per-gunte pelo quinto dígito

contabloqueio

empresa

contamovimento

governo

contamovimento

EDITAL LEIS DE INCENTIVO

http://www.encontreobb.com.br/

Page 10: MANUAL DO PROJETO CULTURAL · projeto cultural e facilitar a sua realização. Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento

POR ENQUANTO É SÓ!Mas você pode adquirir agora mesmo o seu Manual do Projeto Cultural completo.

O Manual possui 33 páginas nas quais você vai aprender a preencher corretamente TODAS as características do seu projeto cultural e facilitar a sua realização.

Nele você aprenderá como preencher descrição, objetivos, justificativa, ficha técnica, orçamento e muito mais, tudo nos mais precisos detalhes e para qualquer lei de incenti-vo à cultura, seja ela Federal (Rouanet), Estadual ou Mu-nicipal ou um dos muitos editais disponíveis.

Aproveite essa oportunidade agora!

https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918https://app.monetizze.com.br/checkout/PCR41918