manual do paciente · manual do paciente. paciente pÁg. 2 internação a recepção é...

15
Manual do Paciente

Upload: vuongthien

Post on 30-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente

Page 2: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 2

InternaçãoA recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste

Hospital .

A internação só poderá ser efetuada sob a responsabilidade de um médico cadastrado no corpo clínico do HCNSC.

Recomendamos que os Pacientes venham acompanhados de um responsável no momento da internação.

Pessoalmente ou por meio do seu responsável, o Paciente deve se dirigir à

recepção de internação com os seguintes documentos:

• carteira de identidade; • CPF; • solicitação do médico para internação; • carteira do plano de saúde (quando for o caso); • toda a documentação exigida pela operadora do plano

de assistência à saúde ou seguradora.

Lembramos que, sem os documentos acima descritos, estaremos impossibilitados de realizar a internação hospitalar, salvo em situações de emergência.

Sugerimos aos Pacientes que possuem planos de assistência à saúde ou seguros de saúde credenciados ao HCNSC, que tomem conhecimento prévio da abrangência de cobertura direta ou reembolso e das limitações dos mesmos.

Nos casos em que o plano de assistência à saúde exige guia de autorização, os pacientes deverão estar de posse do documento no ato da internação.

Nos casos em que o plano de assistência à saúde não autorize os materiais especiais (órteses, próteses ou outros materiais especiais) e demais procedimentos indicados pelo médico assistente, os mesmos serão cobrados diretamente do Paciente.

Nas internações particulares com valores pré-determinados (pacotes), será realizada cobrança extra sobre o que não estiver contemplado no referido pacote. Ex: número de diárias excedentes, materiais e medicamentos não previstos no tratamento.

Pacientes que solicitarem acomodação acima da cobertura do plano deverão, no momento da alta, arcar com o pagamento das diferenças devidas.

Page 3: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 3

Assistência ao PacienteAo chegar no posto de enfermagem, o Paciente será recebido por um profissional

de enfermagem, devidamente identificado, que fornecerá as orientações gerais. Sempre que precisar de auxílio, bastará acionar a chamada de enfermagem, localizada na régua de cabeceira pois, em cada andar, existe um enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem, além de um enfermeiro supervisor de plantão durante 24 horas.

O serviço de enfermagem é contínuo e ininterrupto, realizado por uma equipe especializada, composta por colaboradores do HCNSC identificados por crachá.

Todo Paciente internado no HCNSC deverá ser assistido, por sua livre escolha, por um profissional médico habilitado e tecnicamente responsável pela internação, tratamento e alta.

O médico assistente possui a responsabilidade de manter seus Pacientes informados a respeito de todos os procedimentos, causas e riscos envolvidos a que eles serão submetidos durante seu tratamento neste Hospital.

Somente as prescrições médicas que forem expressamente transcritas por profissionais habilitados serão executadas nos Pacientes.

Haverá sempre um médico de plantão que, na ausência do médico-assistente, poderá ser chamado. Caso necessário, basta acionar a chamada de enfermagem para solicitar ajuda à enfermagem.

Orientamos que a circulação do Paciente é restrita à sua Unidade de Internação.

Recomendamos que o Paciente em pós-operatório aguarde a orientação do seu médico para sair do leito. Esse cuidado é necessário para a prevenção de acidentes como quedas, por exemplo.

Não é permitida a interferência dos familiares e acompanhantes na assistência ao Paciente, sendo que qualquer dúvida a respeito do tratamento deverá ser direcionada à equipe de enfermagem e/ou médico assistente.

Para garantir o seu bem-estar e conforto, o Paciente pode utilizar suas próprias roupas durante a internação. O uso de camisola do Hospital será fornecido pela enfermagem em caso de necessidade.

Sugerimos peças confortáveis tais como: camisolas e pijamas.

Page 4: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 4

Consentimento Informado

Todo tratamento é sempre realizado sob o controle de um ou mais médicos responsáveis pelo Paciente. Ao ser admitido para tratamento, o Paciente consentirá na realização de exames radiológicos e laboratoriais, procedimentos médicos e de enfermagem, fisioterápicos ou outros serviços assistenciais gerais ou específicos, indicados pelo médico como necessários ao tratamento.

Para os procedimentos que necessitam de autorização prévia da família (Ex: hemotransfusões, cirurgias, etc), deverá ser preenchido um TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO, fornecido pelo Hospital através da Assistente Social ou Supervisão de Enfermagem.

Recusa de TratamentoO Paciente e/ou responsável tem o direito de recusar submeter-se a determinado

tratamento. Para tanto, existe um formulário específico a ser preenchido e que deve ser solicitado pelo Paciente à Supervisão de Enfermagem ou Assistente Social.

Page 5: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 5

Composição do Apartamento

TelevisãoInformamos que, mediante opção de uso do televisor, previamente acordada no

momento da internação (recepção), será disponibilizado o manuseio do equipamento através da entrega do controle remoto, devendo o mesmo, na alta do Paciente, ser devolvido no setor de internação, nas mesmas condições em que foi entregue.

Ar CondicionadoInformamos que, mediante opção de uso do ar condicionado, previamente acordada

no momento da internação (recepção), será disponibilizado o manuseio do equipamento através da entrega da chave de seu desbloqueio, devendo a mesma, na alta do Paciente, ser devolvida no setor de internação.

MobiliáriosInformamos que fazem parte do mobiliário do apartamento: cama leito, poltrona,

sofá, armário, geladeira, escadinha, suporte de soro, mesa de cabeceira, quadros e demais objetos que compõem a unidade.

A conservação dos mobiliários depende do uso correto dos mesmos. Em caso de dúvidas a respeito do manuseio dos mobiliários do apartamento, solicite ajuda à equipe de enfermagem do setor.

Page 6: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 6

RefeiçõesCada Paciente recebe alimentação baseada na prescrição do médico que

acompanha seu caso, de acordo com suas necessidades e restrições. As dietas são balanceadas e preparadas sob supervisão de profissionais de nutrição, de forma a garantir maior aceitação do paciente, visando sua recuperação rápida e satisfatória.

Lembramos que a alimentação equilibrada ou balanceada é aquela que oferece todos os nutrientes necessários para manutenção da harmonia de nosso corpo. Portanto, uma alimentação correta e orientada por uma nutricionista é fundamental para a recuperação do Paciente.

Serviço de Alimentação e NutriçãoRamais: • Convênio A ...................................................................(306) • Convênio B ...................................................................(307) • Nutricionista ...............................................................(616)

Horários das Refeições dos Clientes Pacientes: • Desjejum: .............................................. entre 7h e 8h • Almoço: .............................entre 11h30 e 12h30 • Lanche .....................................entre 15h e 15h30 • Jantar: ............................. entre 17h30 e 18h30 • Ceia: ............................................entre 18h30 e 19h

Refeição dos acompanhantesAs refeições dos acompanhantes não estão incluídas na diária hospitalar, exceto

café da manhã.

Diariamente, a copeira passará no quarto e fornecerá um ticket refeição ao acompanhante.

Todas as refeições do acompanhante de convênio, incluindo o almoço e jantar, serão servidas no quarto. Já para os acompanhantes do SUS, as refeições são servidas no refeitório, exceto o jantar, que é servido no quarto.

Nenhum alimento preparado fora do HCNSC pode ser oferecido ao Paciente, salvo sob orientação da nutricionista.

Page 7: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 7

Serviço de Higienização e RoupariaA higiene e desinfecção dos apartamentos são realizadas diariamente.

Contamos com prestadores de serviço devidamente treinados e com a utilização de equipamentos adequados.

O Serviço de Higienização estará disponível sempre que houver necessidade de limpeza ou recolhimento de lixo extra.

Esclarecemos que a roupa de cama do Paciente e acompanhante é trocada diariamente, exceto os cobertores, que são trocados na alta hospitalar ou nos casos em que a troca se fizer necessária.

Ligações TelefônicasO telefone está conectado a uma central PABX. Para realizar uma ligação, disque “9”

(nove) e fale com a telefonista. Para receber ligações externas diretamente no quarto, informe o número 2255 + o número do ramal do apartamento. EX: 2255-0690.

Todas as ligações locais, interurbanas, internacionais ou para celular serão cobradas com base na tarifa da Operadora de Telefonia, acrescida de uma taxa a título de prestação de serviços.

O HCNSC mantém telefones públicos localizados nas portarias principais de acesso ao Hospital.

Ramais Úteis• Telefonista ........................................................ (9)• Posto de Enfermagem: - convênio A ............................................... (683) - convênio B .............................................. (668)• Portaria ....................................................... (606)• Recepção ......................................(626/632)• Tesouraria ................................................. (603)• Copa: - convênio A ............................................... (306) - convênio B .............................................. (307)

• Nutricionista .............................................(616)• Pastoral da Saúde ............................. (320)• Serviço Social .......................................... (641)• Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) .................................. (658)• Gerência de Enfermagem ............(653)• Ouvidoria .................................................... (604)• Manutenção .............................................(624)• Higienização ............................................ (339)

Page 8: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 8

Assistência ReligiosaO Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição dispõe de um serviço religioso

direcionado a todos os Pacientes nas seguintes dimensões:

• Humana, baseada no respeito à pessoa. • Cristã, fundamentada no conforto espiritual oferecido pela Pastoral da Saúde. • Sacramental, baseada no serviço prestado pelo sacerdote e ministro da

eucaristia. • Celebrações eucarísticas.

A Pastoral da Saúde pode ser solicitada pelo ramal 320.

A capela se mantém aberta 24 horas para visitação dos Pacientes e seus familiares.

Horário das celebrações: • Missa da Saúde: Terça-feira da terceira semana do mês, às 15h30

Visitas eAcompanhantesAs visitas aos Pacientes são permitidas diariamente no horário de 10h às 20h, no

Convênio A e Convênio B. Para os Pacientes do SUS, as visitas são permitidas diariamente no horário de 15h às 20h, exceto no CTI e Pronto Atendimento, que possuem horários restritos.

Todos os acompanhantes e visitantes deverão estar devidamente identificados com etiqueta, fornecidas pela portaria de visitantes, localizada na Rua Maestro Costa Barros, 642.

Para ter acesso às dependências do Hospital, é obrigatório apresentar documento com foto na portaria de visitas para realização de cadastro.

Nas Unidades Abertas (apartamentos e quartos), é permitida a permanência de um acompanhante conforme a cobertura contratual do plano de assistência à saúde ou seguro de saúde credenciado.

Page 9: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 9

Caso não haja cobertura, a permanência do acompanhante será cobrada em conta particular ao Paciente.

É proibida a visita de crianças menores de 12 anos de idade aos Pacientes. Lembramos que as crianças devem evitar o ambiente hospitalar por ser desaconselhável à sua saúde.

Após o horário regular de visita, é permitida a permanência de apenas um acompanhante nas acomodações.

É importante ressaltar que o excesso de visitas poderá perturbar o repouso e a recuperação do Paciente, bem como a execução dos procedimentos da equipe multidisciplinar.

As flores são lembranças gentis, mas salientamos que são fontes de contaminação para o Paciente. Recomendamos colocá-las do lado de fora do apartamento. Solicitar informações no posto de enfermagem ou camareiras.

No CTI Adulto, as visitas aos Pacientes são permitidas diariamente no horário de 15h30 às 16h e das 21h às 21h30.

Visando o bem-estar do Paciente, lembramos que a permanência de acompanhantes é vetada no CTI Adulto.

A visita ao CTI será acompanhada por uma equipe multidisciplinar que fornecerá todas as informações inerentes à assistência do Paciente.

É proibida a visita de crianças menores de 12 anos de idade aos Pacientes nas unidades fechadas.

Page 10: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 10

CTICentro de Tratamento Intensivo de AdultoNo intuito de podermos oferecer o melhor atendimento aos nossos Pacientes

e, consequentemente, reduzir o desgaste emocional de seus familiares, a equipe profissional do HCNSC solicita sua atenção para alguns pontos relevantes.

O nosso CTI possui uma equipe multidisciplinar especializada e capacitada, que tem por objetivo a recuperação da saúde dos Pacientes.

Compreendemos que, em muitos casos, a internação hospitalar é um momento que causa fragilidade para toda família do Paciente. Recomendamos um esforço de todos no sentido de minimizar os focos de atrito, tornando o ambiente propício para a promoção, integração e recuperação da saúde do Paciente. Solicitamos, portanto, o atendimento de algumas normas que primam a excelência no atendimento:

• A comunicação referente ao estado de saúde do Paciente é realizada pessoalmente entre os médicos do CTI ou médico assistente e familiares nos horários de visita (vide item horário de visita).

• As visitas são limitadas a duas pessoas por vez aos Pacientes. Lembramos que a permanência de um acompanhante é vetada, visando o bem-estar do Paciente.

• Orientamos que não é permitida a entrada de pertences, aparelhos celulares e aparelhos eletrônicos no CTI.

• Siga rigorosamente as instruções fornecidas pela equipe multiprofissional do CTI, referentes aos cuidados no contato com os Pacientes, tais como: lavagem das mãos, uso de capotes, máscaras ou outras normas de segurança que possam eventualmente ser necessárias.

• O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atua em conjunto com a equipe multidisciplinar.

Page 11: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 11

• Esclarecemos que todos os equipamentos instalados no CTI são analisados através das nossas centrais de monitorização, dessa forma não há necessidade de intervenção dos visitantes nos casos de disparo dos alarmes sonoros.

• Procure demonstrar calma e confiança na recuperação do seu familiar. Essa atitude é fundamental para o tratamento.

• A equipe multidisciplinar do CTI agradece a sua compreensão, reforçando a informação de que somos seu principal aliado, junto ao médico assistente, no restabelecimento da saúde do seu familiar.

BerçárioO Berçário está localizado no 1º andar do Hospital e se destina ao recebimento do

recém-nascido até sua liberação para o quarto (alojamento conjunto).

É um setor restrito à circulação de pessoas com o intuito de preservar o bem-estar dos bebês e prevenir infecções. Solicitamos aos familiares que aguardem no quarto até a chegada do bebê.

Somente os pais terão acesso livre à unidade neonatal, sob orientação da equipe de enfermagem e do médico assistente.

Para quaisquer esclarecimentos a respeito dos cuidados com o bebê, solicite a presença da berçarista ou enfermeira responsável através dos ramais 313 ou 652 .

Recomendações importantes para o conforto e desenvolvimento saudável do seu bebê durante a estadia no Hospital:

• Não trazer chucas, chupetas e mamadeiras;• Trazer roupas para o bebê de acordo com a estação do ano;• Aleitamento materno em livre demanda sempre que o bebê solicitar. Lembramos

que a oferta de leite artificial seguirá prescrição médica e será oferecida em copinhos descartáveis;

• Um ambiente tranquilo e em silêncio é fundamental para o bem-estar do bebê. Evite as visitas em excesso;

• O alojamento conjunto é importante para fortalecer o vínculo familiar.

Page 12: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 12

Centro CirúrgicoO HCNSC dispõe de um Centro Cirúrgico composto de 5 (cinco) salas cirúrgicas com

sistema de fluxo laminar e equipamentos modernos para atendimento 24 horas. Conta com uma equipe médica especializada e equipe de enfermagem capacitada na assistência do pré, trans e pós-operatório imediato.

A entrada no bloco operatório está restrita aos prestadores de serviço e colaboradores do Hospital, salvo em situações previamente autorizadas pela Direção Técnica ou Enfermeira responsável pelo setor.

Não é permitida a presença de familiares na porta do Centro Cirúrgico.

TransferênciasNos procedimentos em que o Paciente for transferido para o CTI, orientamos a

desocupação do apartamento no prazo máximo de 1 hora, para o setor de internação.

Para transferência de acomodação, o acompanhante deverá se dirigir ao setor de internação para as devidas providências e orientações.

Nas transferências para outras instituições hospitalares, será acionado o serviço social para as devidas providências.

Alta HospitalarÉ necessária a confirmação de alta médica com o Posto de Enfermagem.

O responsável pelo Paciente deverá encaminhar-se à recepção de internação devidamente munido do impresso de alta (fornecido pela enfermagem), controle de TV e chave do ar condicionado para quitação de possíveis despesas geradas na internação.

Após a alta hospitalar, é adequado que os Pacientes deixem o apartamento com seus pertences no prazo de 30 minutos, visto que outros Pacientes estarão, possivelmente, aguardando a liberação do mesmo.

O apartamento deverá ser desocupado no prazo máximo de 1 hora. A não desocupação do apartamento no prazo estabelecido poderá acarretar cobrança de diária extra ao Paciente.

Page 13: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 13

Serviços de Diagnósticos e Terapia • Laboratório de Análises Clínicas e Patológicas • Laboratório Anatomopatológico • Hemoterapia • Fisioterapia • Cardiologia • Pronto Atendimento Ortopédico • Emergência • Tomografia Computadorizada • Radiologia especializada • Ultrassonografia com Doppler • Endoscopia digestiva alta e baixa • SCIH (Infectologia) • Mamografia

Segurança Pessoal e PatrimonialO HCNSC não se responsabilizará por objetos de valor, joias, dinheiro ou qualquer

outro tipo de pertences. É desaconselhável trazer para o Hospital objetos de valor.

O Paciente, seus familiares e visitantes devem colaborar com os procedimentos que garantam a segurança de todos, particularmente em áreas de circulação restrita. Por isso a obrigatoriedade da identificação na entrada, bem como a devolução da etiqueta de identificação na saída do Hospital.

Page 14: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 14

Serviço de OuvidoriaO Serviço de Ouvidoria ao Cliente (SOC) é um canal de comunicação entre a

sociedade e o HCNSC, que atua com imparcialidade, transparência e independência.

O SOC tem por objetivo a melhoria contínua na qualidade dos serviços médico-hospitalares, garantindo o desejado equilíbrio desta atuação e, com isso, contribuir para o desenvolvimento institucional do HCNSC.

O acesso ao Serviço de Ouvidoria ao Cliente pode ser pessoalmente, por correspondência, contato telefônico ou e-mail.

O SOC está localizado no primeiro andar, ao lado do serviço social.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTOSegunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.Ramal: 604E-mail: [email protected]

Page 15: Manual do Paciente · Manual do Paciente. Paciente PÁG. 2 Internação A recepção é responsável pela formalização da acolhida do Paciente neste Hospital

Manual do Paciente PÁG. 15

RecomendaçõesCom a finalidade de proteger o bem-estar dos Pacientes e o bom

funcionamento do HCNSC, é vetado aos Pacientes, familiares e visitantes:• Permanecer em trajes impróprios (short, mini-blusas, mini saias e trajes de

banho) e dormir nos corredores ou fora de seus aposentos;• Fumar em qualquer dependência do Hospital conforme Lei Federal nº

9.120/90;• Cozinhar, lavar, estender roupa nos aposentos e janelas;• Trazer alimentos de fora do Hospital para os Pacientes;• Trazer medicamentos de fora do Hospital, salvo sob autorização e

prescrição médica;• Realizar visitas fora do horário estabelecido e sem autorização;• Usar bebidas alcoólicas no Hospital;• Assentar nos leitos dos Pacientes;• Usar aparelhos sonoros com volume alto.

Recomendamos que não sejam oferecidas gratificações aos nossos colaboradores. Prestar bom atendimento faz parte de sua formação e da orientação profissional que recebem.

A direção do HCNSC tem todo interesse em ser informada sobre qualquer irregularidade verificada na prestação dos seus serviços.

A direção do HCNSC se reserva o direito de alterar qualquer item das presentes orientações, sem aviso prévio, no sentido de resguardar e proteger os interesses da instituição.

A internação do Paciente no HCNSC está relacionada ao conhecimento e aceitação dessas orientações.