manual do estÁgio · instituição como anuente, um termo de compromisso (modelo disponível no...

22
Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaçari – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected] MANUAL DO ESTÁGIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO PELOS ALUNOS DA FAMEC

Upload: others

Post on 19-Nov-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

MANUAL DO ESTÁGIO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO PELOS ALUNOS DA FAMEC

Page 2: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

MANUAL DE ESTÁGIO INTRODUÇÃO O Manual do Estagiário tem como objetivo principal informar ao aluno da FAMEC sobre as Normas do estágio curricula r obrigatório e não obrigatório, respaldado na Lei 11 .788 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de est udantes e dá outras providencias. Esta Lei estabelece que: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, d esenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o e nsino regular em instituições de educação superior, de ed ucação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profiss ional da educação de jovens e adultos” .

1 – O Estágio

O Estágio é uma forma importante de intercâmbio ent re a Universidade e a Empresa. Ele apresenta-se como uma oportunidade para que o aluno possa aplicar seus conhecimentos acadêmicos, aprimorando-os, qualifica ndo-se para o exercício profissional. O estágio somente de ve ser realizado em locais que tenham condições de proporc ionar experiência prática na linha de formação, devendo o estudante, para esse fim, ter cursado disciplinas que lhe ofer eçam subsídios teóricos relacionados com a área que deseja estagia r. Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da

Page 3: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

aprendizagem, portanto, devem ser planejados, execu tados, acompanhados e avaliados em conformidade com os cur rículos, programas e calendários escolares, a fim de se cons tituírem em instrumentos de integração, em termos de treinament o prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.

O estágio faz parte do projeto pedagógico dos curso s, além de integrar o itinerário formativo do educando. Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvol vimento do educando para a vida profissional cidadã. Além dos conteúdos teóricos e práticos que integram as atividades impr escindíveis à formação do aluno, o estágio é o momento em que se viabiliza o seu contato com profissionais já formados, com empr esas que necessitam de seus préstimos e com o mercado de tra balho que irá recebê-lo .

O estágio não gera vinculo empregatício de qualquer natureza, é uma complementação do ensino com duração limitada, e só poderá ser realizado por estudante regularmente mat riculado e freqüentando as atividades educacionais. Entretanto , o estágio curricular obrigatório ou não obrigatório para ser reconhecido como tal deve ser oficializado através da assinatur a do Termo de Compromisso celebrado entre o estudante estagiário, a empresa concedente e a Instituição.

O discente da FAMEC candidato ao estágio curricular obrigatório ou não obrigatório, deve procurar o Núcleo de Estág io – NES, para obter mais informações a cerca da regularizaçã o de estágios.

Page 4: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

2 – O Núcleo de Estágio

O que é?

É uma Coordenação que contribui para que a atividad e de estágio represente uma oportunidade real de aplicaç ão dos conhecimentos adquiridos pelo aluno, no decorrer de seu desenvolvimento acadêmico.

Seus Objetivos

Fortalecer a interação da FAMEC com a comunidade em presarial, oportunizando a aplicação dos conhecimentos acadêmi cos dos discentes à realidade profissional.

Prospectar novas oportunidades de estágio em empres as parceiras para proporcionar melhores oportunidades aos alunos.

O que faz

• Orienta a realização de estágios. • Fiscaliza o andamento dos estágios, para que repres entem

efetivamente uma oportunidade de aprendizado. • Promove atendimento diferenciado e personalizado ao s

alunos e as empresas conveniadas. • Identifica oportunidades no mercado de trabalho. • Relaciona oportunidades às expectativas do aluno • Apóia os alunos no mercado de trabalho. • Melhora a qualidade do ensino mediante integração d a

teoria com a prática. • Contribui para o sucesso profissional do acadêmico. • Oportuniza a transferência de conhecimentos para a

empresa e a sociedade .

Page 5: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

Localização

• Campus FAMEC – Pavilhão 01

Coordenador: Prof. Ernesto Mata Machado

Telefone:

Email: [email protected]

3 – A Instrução Normativa

3.1 – A Legislação sobre o estágio curricular

A presente legislação é fundamentada na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que estabelece resumidamente que o estágio é somente caracterizado com tal se:

• O aluno estiver regularmente matriculado na IES. • Houver a assinatura de um Termo de Compromisso entr e o

aluno e a empresa concedente do estágio, com a anuê ncia da Instituição de Ensino. O Termo de Compromisso é o instrumento jurídico que habilitará o discente ao e stágio, regulando os direitos e os deveres do estagiário du rante a vigência do estágio.

• O estágio ocorrer na área de atuação profissional f utura do aluno.

• As atividades desenvolvidas pelo aluno durante o es tágio forem compatíveis com sua formação acadêmica.

• Houver compatibilidade entre a jornada do estágio e o horário do curso.

Page 6: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

• For designado pela IES um Professor Orientador do e stágio. • For designado pela empresa concedente um profission al

para supervisão direta do estágio. • For emitida uma apólice de seguro contra acidentes pessoal

a favor do aluno.

3.2 – Atribuições do Núcleo de Estágio

• Buscar a criação, ampliação e manutenção de campos e oportunidades de estágio para os alunos da FAMEC.

• Orientar o discente sobre as prerrogativas exigidas para o cumprimento do estágio curricular obrigatório e não obrigatório.

• Providenciar a celebração de convênios e acordos co m a FAMEC que assegurem a cooperação de instituições pública e privada na oferta de estágios.

• Manter cadastros atualizados de convênios e acordos e dos tipos e oportunidades de estágio disponíveis, infor mando periodicamente à comunidade acadêmica da FAMEC, através de ampla divulgação por meio eletrônico e c artazes.

• Encaminhar alunos para oportunidades ou vagas disponíveis de estágio que não estejam sendo aprove itadas.

3.3 – Atribuições do aluno estagiário

• Empenhar-se na busca de oportunidades de estágio, submetendo-o a aprovação da FAMEC através do Núcleo de Estágio.

• Matricular-se na disciplina do estágio curricular o brigatório dos cursos que o tem previsto em seu Projeto Pedagó gico, na época devida, segundo a grade curricular.

• Atender as orientações didáticas do Professor Orien tador e instruções do Supervisor do Estágio.

• Cumprir rigorosamente o Termo de Compromisso.

Page 7: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

• Comparecer às reuniões de orientação marcadas pelo Professor Orientador e pelo Supervisor do Estágio.

• Freqüentar com assiduidade o estágio, cumprindo as normas internas da empresa cedente, inclusive as de segurança no trabalho.

• Realizar com presteza e pontualidade as atividades do estágio, atendendo o previsto no Plano de Estágio a nexo e as orientações do Supervisor do Estágio.

• Apresentar, quando solicitado e conforme estabeleci do no Termo de Compromisso, os relatórios parciais de acompanhamento e o Relatório Final, além da Ficha d e Freqüência, conforme modelos disponibilizados pelo Núcleo de Estágio e segundo as Normas de Elaboração de Relatórios de Estágio anexo.

• Cumprir as normas e regulamentos internos da empres a concedente, além de comprometer-se expressamente a não divulgar quaisquer informações, dados dos trabalhos , reservados ou confidenciais, dos quais tiver conhec imento durante a realização do estágio.

• Comprometer-se a manter atitudes de cordialidade, acatamento e respeito com os empregados da empresa concedente, seus colegas e com público com o qual e steja em contato no desenvolvimento do estágio.

• Zelar pelos instrumentos, ferramentas, equipamentos , materiais e instalações que venha a utilizar no des empenho de suas tarefas. A empresa concedente se reserva o direito de responsabilizar o estagiário pelo valor dos dano s que por ele forem causados por dolo, negligência e imprudência.

Page 8: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

4 – O Estágio Curricular

4.1 – Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório (Estágio Supervisi onado) caracteriza-se pela exigência ao discente inscrito nos Cursos cujo Projeto Pedagógico preveja sua necessidade de matricular-se na disciplina, conforme a Grade Curricular do Cu rso, cuja carga horária seja requisito para aprovação e diplo mação. Para ser considerado como Estágio Supervisionado, o alun o deverá estagiar na área de sua formação profissional futur a, sob a orientação de um Professor Orientador da FAMEC, ter assinado juntamente com a Unidade Cedente do estágio, tendo a Instituição como anuente, um Termo de Compromisso ( Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido.

O discente que possui emprego fixo, de carteira ass inada, poderá solicitar a convalidação de suas atividades profiss ionais para cumprimento de carga horária de estágio, desde que sejam atendidas as condições a seguir e sob deferimento d a Comissão constituída pelo Diretor Administrativo, o Coordena dor do Curso e o Coordenador do Núcleo de Estágio.

Condições:

• Estar matriculado na disciplina do estágio curricul ar obrigatório (Estágio Supervisionado).

• A Empresa tenha setor de atividades compatíveis com as necessidades para desenvolvimento do estágio curric ular e, no quadro funcional, pessoas com competência para realizar a supervisão técnica do estagiário.

• • O discente apresente documentação comprobatória de ser

funcionário da empresa.

Page 9: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

A carga horária do Estagio Supervisionado varia par a cada curso e está, atualmente, assim distribuída:

Curso de Bacharelado em Administração

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Bacharelado em Direito

• Estágio Supervisionado I: 90 horas

• Estágio Supervisionado II: 90 horas

• Estágio Supervisionado III: 90 horas

• Estágio Supervisionado IV: 90 horas

Curso de Enfermagem

• Estágio Supervisionado I: 400 horas

• Estágio Supervisionado I: 400 horas

Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Au tomação

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Bacharelado em Psicologia –

• Estágio Supervisionado: 660 horas

(200 hs básico e 460 hs específico)

Page 10: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

Curso de Bacharelado em Fisioterapia

• Estágio Supervisionado I: 450 horas

• Estágio Supervisionado II: 450 horas

Curso de Licenciatura em Letras –

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

• Estágio Supervisionado: 300 horas

Curso de Licenciatura em Pedagogia

• Estágio Supervisionado: 300 horas

A avaliação do Estágio Curricular Obrigatório será realizada por Professor Orientador da FAMEC, em conjunto com o Su pervisor de Estágio da Unidade Concedente, observados os seg uintes critérios:

• desempenho profissional do estudante estagiário nas atividades contidas no Plano de Estágio;

• assiduidade do estudante estagiário na entidade concedente durante o período do estágio;

• entrega dos relatórios estabelecidos no Termo de Compromisso.

4.2 – Estágio Curricular Não Obrigatório

O estágio curricular não obrigatório (extra curricu lar) é um ato educativo de natureza opcional, com a finalidade de complementar os conhecimentos teóricos recebidos pe lo estudante ao longo das atividades de ensino/aprendi zagem e obedecerá legislação específica, bem como as normas e diretrizes internas da FAMEC.

Page 11: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

O estágio curricular não-obrigatório é aquele desen volvido como atividade opcional, de acordo com o projeto pedagóg ico do curso, acrescido à carga horária regular e obrigató ria, a ser realizado em local de interesse do estudante e, de acordo com suas peculiaridades, pode dar direito a comprovante de atividades complementares, desde que devidamente regulamentado. O estágio curricular não obrigatório deve ser organ izado tendo em vista os seguintes objetivos:

• ampliar a formação acadêmico-profissional do estuda nte; • propiciar ao estudante, na prática, a aplicação dos

conhecimentos teóricos obtidos durante a r ealização do curso;

• promover a integração social do estudante. Para aprovação de campo de estágio, será considerad o pela FAMEC, em relação à unidade concedente do estágio, o que segue:

• existência de infra-estrutura material e de recurso s humanos;

• aceitação das condições de supervisão e avaliação d a FAMEC;

• anuência e acatamento às normas disciplinadoras do estágio curricular Não Obrigatório da FAMEC.

O campo de estágio será aprovado e oficializado pel a Diretoria, em conjunto com as Coordenações dos Cursos e a Coor denação do Núcleo de Estágio da FAMEC, mediante celebração de Termo de Compromisso com a entidade concedente do estágio ou agentes de integração empresa-escola, estes últimos entendidos como entidades que atuam na intermediação da busca de campos de estágio e ofertas de vagas.

Page 12: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

A jornada do estágio deverá ser compatível com o ho rário escolar do estudante e deverá ser garantida a adequ ação entre as atividades desenvolvidas no estágio e a área de for mação do estudante. A avaliação do Estágio Curricular Não Obrigatório p ara efeito de ser considerado como Atividade Complementar, com di reito a registro de carga horária complementar no histórico do aluno, será realizada por Professor Orientador da FAMEC, e m conjunto com o Coordenador do Curso, observados os seguintes critérios:

• desempenho profissional do estudante estagiário nas atividades contidas no Plano de Estágio;

• assiduidade do estudante estagiário na entidade concedente durante o período do estágio;

• entrega dos relatórios estabelecidos no Termo de Compromisso.

4.3 – Realização do estágio A realização e reconhecimento do estágio como ativi dade acadêmica exige que o estudante esteja regularmente matriculado na Instituição, no curso de sua formaçã o profissional futura. O Estágio Curricular Obrigatório (Estágio Supervisi onado) deve fazer parte do Projeto Pedagógico da FAMEC e consta r da Grade Curricular do Curso. A exigência para o discente poder atender ao estági o curricular obrigatório na época devida, conforme a Grade Curri cular, é especifica para cada Curso. O aluno candidato a ess e tipo de estágio deve procurar o Coordenador do Curso para i nformar-se sobre os detalhes como pré-requisitos e outras exig ências, além dos procedimentos para matricula.

Page 13: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

O Estágio Curricular Não Obrigatório (Estágio Extra Curricular) exige, em principio, que o discente esteja matricul ado na IES, desenvolva as atividades de estágio em instituição ou empresa de reconhecida integridade, que o estágio ocorra de ntro do campo de atuação futura do estudante e que sejam at endidos os requisitos previstos no Item 4.2 deste Manual. A carga horária a ser cumprida pelo Estagiário deve rá limitar-se a, no máximo, 20 (vinte) horas semanais e ser compa tível com o horário do seu curso. Tanto com referência ao estágio obrigatório como o não obrigatório, o aluno - estagiário deve assinar o Te rmo de Compromisso, conjuntamente com a Unidade Concedente do estágio, tendo a FAMEC como Instituição anuente. O período de estágio será de no mínimo 3 (três) mes es e no máximo 6 (seis) meses, podendo ser renovado por, no máximo, mais três períodos, não podendo ultrapassar o total de 24 (vinte e quatro) meses. A cada renovação de estágio o aluno deverá apresent ar à Coordenação do Curso um relatório de avaliação apro vado pelo Professor Orientador e pelo Supervisor do Estágio, e um novo planejamento para o período seguinte.

A realização de estágio não acarretará vínculo empr egatício de qualquer natureza, conforme estabelecido na legisla ção vigente.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Núcleo de Estágio, em conjunto com a Coordenação do Curso e a Diretoria Acadêmica.

Camaçari, 13 de abril de 2010.

Page 14: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

ANEXOS

Page 15: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

ANEXO 1

PLANO DE ESTÁGIO

Page 16: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

PLANO DE ESTÁGIO

Instrução para o preenchimento pela Empresa/Institu ição Concedente: Este Plano de Estágios é parte integrante do Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Ambos devem ser preenchidos, assinados pelo Acadêmico e pela Unidade Concedente, aprovado pelo Núcleo de Estágio da FAMEC e, se for o caso, assinado pelo Agente de Integração, e depois protocolado diretamente na Coordenação do Núcleo de Estágio que enviará para arquivamento junto a Secretaria Acadêmica.

Nome do Agente de Integração ou Empresa Concedente: CNPJ/MF:

Nome do Aluno: Curso:

Matricula:

Semestre:

MPORTANTE: O estágio deve proporcionar ao estagiário a vivência prática em situações reais de vida e trabalho dos conhecimentos adquiridos no curso, complementando a sua formação educacional e profissional, propiciando o aperfeiçoamento técnico-científico e cultural e a experiência nas relações interpessoais e humanas no ambiente de trabalho.

Page 17: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

OBJETIVOS DO ESTÁGIO

Registro dos objetivos do Estágio

Page 18: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

PLANO DAS ATIVIDADES

Descrição e cronologia das atividades a serem desenvolvidas:

Período Atividade(s)

Observação : essas atividades poderão ser alteradas, reduzidas ou acrescentadas, desde que seja emitido um aditivo do Plano de Estágio, com anuência da Coordenação do Núcleo de Estágio e Atividades Complementares. Camaçari, _____ de __________________ de 200__ ______________________ Estagiário

_____________________________ Empresa/ Unidade Concedente

Page 19: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

Parecer do Núcleo de Estágio: ( ) De acordo com o Estágio proposto. ( ) O Estágio e/ou Plano de Estágio proposto não se enquadra nas diretrizes dos Estágios Curricular da FAMEC. (Especificar os pontos, as atividades e/ou os itens que devem ser revisados e/ou alterados). _______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

____________________________ NÚCLEO DE ESTÁGIO FAMEC

Protocolo: / / 200__.

Assinatura e carimbo identificador

Page 20: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

ANEXO 2

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

Page 21: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO As Normas abaixo estabelecidas visam orientar ao discente estagiário na elaboração de Relatórios de Estágio, bem como padronizar sua apresentação. O estagiário deve estar atento para o desenvolvimento das atividades de estágio, conforme aprovadas no Plano de Estágio. Os relatórios de estágio (Relatório de Andamento e Relatório Final) deverão ser entregues nos prazos estabelecidos para aprovação do Professor Orientador e do Supervisor do Estágio e os devidos registros, quando aprovados, no Núcleo de Estágio da FAMEC e protocolo na Secretaria Acadêmica. Os mesmos deverão ser elaborados conforme modelos disponibilizados pelo Núcleo de Estágio. Esses Relatórios são regidos pelas seguintes Normas: I – Os relatórios deverão ser elaborados conforme modelos disponibilizados pelo Núcleo de Estágio. II - O Relatório de Andamento deverá atender as seguintes características:

• Dados do aluno • Dados da Empresa Concedente • Dados Gerais, constando período do estágio, professor e

orientador do estágio • Atividades desenvolvidas no período

Page 22: MANUAL DO ESTÁGIO · Instituição como anuente, um Termo de Compromisso (Modelo disponível no Núcleo de Estágio) e cumprir a carga horária e o Plano de Estágio estabelecido

Avenida Eixo Urbano Central, S/Nº - centro – Camaça ri – Bahia – CEP 42.800-000 – e-mail [email protected]

• Observações e recomendações dos orientadores • Data e assinaturas

III – O Relatório Final deverá constar as seguintes informações:

• Composição; capa, folha de rosto, sumário, caracterização do estágio, desenvolvimento do relatório.

• Capa: conforme modelo • Folha de rosto, conforme modelo • Sumário: enumeração das principais divisões ou seções do

trabalho • Caracterização do estágio: dados gerais sobre o estágio • Desenvolvimento do relatório: introdução, caracterização da

empresa concedente, desenvolvimento do estágio, conclusão, anexos.

IV – Deverá constar dos anexos do relatório:

• Cópia do Termo de Compromisso • Declaração da Empresa de conclusão do estágio; • Avaliação do Supervisor da Empresa (Folha de Avaliação,

modelo FAMEC). • Avaliação do Professor Orientador (Folha de Avaliação, modelo

FAMEC, apenso ao Modelo de Relatório). • Avaliação Final (Folha de Avaliação, modelo FAMEC, apenso ao

Modelo de Relatório).