manual de programaÇÃo 2009 À 2011

68

Upload: fernandamns

Post on 10-Oct-2014

1.556 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011
Page 2: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – SEC

PROGRAMAÇÃO ESCOLAR 2009 Manual de Orientações

Bahia – Fevereiro/2009

Page 3: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Jaques Wagner

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Adeum Hilário Sauer

CHEFIA DE GABINETE Aderbal de Castro Meira Filho

Realização:

SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO José Carlos Barreto Sodré

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

Ana Grácia de Oliveira Teixeira

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE PESSOAL Antônio Jorge Pinto Luz

COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

Celi Carvalho Fernandes

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Tania Donisete Marques Silveira

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Vinícius dos Santos Dominguêz

COORDENAÇÃO DE PROVIMENTO E MOVIMENTAÇÃO Remi Silva Bonfim

COORDENAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO ESCOLAR

Helenízia Maria Silva

Page 4: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

SUMÁRIO

1. INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS 5

2. DISTRIBUIÇÃO DE CH DO PROFESSOR EFETIVO 6

2.1. JORNADA OBRIGATÓRIA 6

2.2. CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS 7

2.3. DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR TURNO 7

2.4. HORAS AULAS RESIDUAIS 8

2.5. SITUAÇÕES ESPECIAIS 8

EDUCAÇÃO FÍSICA 8

EDUCAÇÃO RELIGIOSA. 9

EDUCAÇÃO ESPECIAL 9

PROFESSOR ARTICULADOR 9

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO – CPA 10

PROJETOS 10

PROFESSOR READAPTADO 11

AULAS EXTRAS 11

2.6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES 12

3. DISTRIBUIÇÃO DE CH DO PROFESSOR TEMPORÁRIO 13

4. DISTRIBUIÇÃO DE CH DE OUTROS PROFISSIONAIS 14

5. DISPOSIÇÕES GERAIS 15

6. FORMULÁRIOS 18

7. ANEXOS 34

Page 5: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 5 de 52

1. INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS

A Programação Escolar será realizada em período a ser determinado na Portaria anual do Secretário da Educação, em conformidade com o “Cronograma de Atendimento às Unidades Escolares” que será disponibilizado às DIREC e aos Gestores. O Diretor de UEE, no momento do atendimento à sua unidade, deverá fornecer aos Técnicos da Programação as informações relativas a:

• Calendário Escolar; • Estrutura Física; • Componente Curricular; • Clientela / Turnos de Funcionamento; • Programação de Regência; • Programação de Atividade Extra Classe; • Programação de Projetos analisados e aprovados pela Superintendência

de Educação Básica – SUDEB, • Programação de Atividade Complementar.

Além da definição do horário individual do Professor, o Diretor de UEE deverá providenciar o preenchimento do “Demonstrativo de Regência – DRE”, de forma a permitir maior agilidade no processamento das informações no Sistema da Programação Escolar. As alterações que se façam necessárias, sobretudo por força do comportamento da matrícula, serão objeto de ajustes futuros a serem processados em articulação com a Superintendência de Recursos Humanos – SUDEPE, mediante aprovação da UEE. Todo Professor lotado em Unidade Escolar Municipalizada, terá a carga horária integralizada naquela Unidade. Os servidores à disposição do município (convênio Ação e Parceria) terão, a sua freqüência, mensalmente, entregue à SUDEPE, através dos Núcleos de Recursos Humanos de vinculação, utilizando o “Demonstrativo de Freqüência do Professor – DFP”. As UEE sujeitas a Calendário Especial deverão anexar o respectivo calendário à Programação Escolar, devidamente validado pela DIREC.

Page 6: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 6 de 52

2. DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR EFETIVO

2.1 JORNADA OBRIGATÓRIA

A distribuição da Carga Horária do Professor deverá obedecer à jornada obrigatória legalmente estabelecida, de acordo com a tabela abaixo. O não cumprimento acarretará em perdas de vantagens.

Page 7: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 7 de 52

2.2 CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS

LEGAIS

De acordo com o Estatuto do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio, a distribuição da Carga Horária do Professor em sala de aula obedecerá, prioritariamente, à sua FORMAÇÃO PROFISSIONAL, considerando a modalidade de ensino da UEE e os demais critérios a seguir indicados, observada a ordem em que se apresentam:

• Formação Profissional;

• Maior tempo de serviço em regência na UEE;

• Nível mais alto na Carreira;

• Assiduidade.

ESPECIAIS Os Programas de Formação de Professores e de Certificação Ocupacional são iniciativas voltadas para o efetivo desenvolvimento dos Profissionais do Magistério, cujos resultados na melhoria do desempenho do professor, somente serão alcançados com o esforço coletivo para, em todas as fases, assegurar sua adequada gestão. Assim, para realizar a distribuição de carga horária dos Professores que estejam engajados nesses Programas, o Diretor da UEE deverá observar os critérios a seguir especificados:

Programa de Formação de Professores O Professor cursista do “Programa de Formação de Professores” deve estar programado em disciplina correlata com o curso realizado, requisito indispensável para a efetividade da sua matrícula nos períodos subseqüentes.

Programa de Certificação Ocupacional Professor com Certificação Docente deve ser mantido na disciplina para a qual foi certificado, pelo período mínimo de 03 anos, condição indispensável para se submeter a um novo processo de certificação.

2.3 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA POR TURNO

A carga horária do professor deverá ser distribuída obedecendo ao limite máximo, por turno, de 20 (vinte) horas / aula, em um único nível de ensino. A distribuição em dois níveis somente é permitida na hipótese de não haver carga horária suficiente em um único nível.

Page 8: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 8 de 52

2.4 HORAS AULAS RESIDUAIS

As horas/aula que excederem ao total da previsão de carga horária obrigatória dos docentes lotados na UEE, serão consideradas disponíveis para distribuição, observada a seguinte ordem de prioridade:

• Remoção; • Ampliação de carga horária; • Concursado novo; • Aulas extraordinárias.

Se, após distribuição do horário, ainda existir professor sem carga horária na UEE, o mesmo deve ser encaminhado ao Núcleo de Recursos Humanos – NRH/DIREC.

2.5 SITUAÇÕES ESPECIAIS

EDUCAÇÃO FÍSICA Conforme Resolução CEE nº. 127/97 e Portaria nº 1244/97, não haverá distribuição de carga horária da disciplina Educação Física, no turno noturno do Ensino Fundamental e Médio, exceto para Professor de 60 horas semanais. Somente para a UEE que possua Quadra Esportiva com iluminação para desenvolvimento de Modalidade Esportiva será autorizada a distribuição de carga horária noturna. De acordo com a capacidade física da UEE, para cada 100 (cem) alunos, poderão ser formadas 02 (duas) turmas de esporte, de no mínimo, 20 (vinte) alunos, obedecendo à seguinte distribuição: Professor 20h semanais – até 03 turmas de esporte = 02h, 04h ou 06h + o restante na Disciplina Educação Física. Professor 40h semanais – até 06 turmas de esporte = 02 / 04 / 06 / 08 / 10 ou 12h + o restante na Disciplina Educação Física. Somente poderá trabalhar com esporte o professor, integrante do quadro efetivo do Magistério, com formação profissional para ministrar Educação Física. O professor que atuar com modalidade Esportiva só poderá completar sua carga horária com Educação Física.

Somente será autorizada aula extra para professor de Educação Física que tenha carga horária obrigatória de 20 horas semanais, distribuída integralmente com a disciplina Educação Física, não computando para este fim a hora/aula distribuída com modalidade esportiva, ainda que parcialmente.

Page 9: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 9 de 52

EDUCAÇÃO RELIGIOSA A disciplina Educação Religiosa será distribuída no limite máximo de 02 ou 04 aulas semanais para o professor com carga horária obrigatória de 20 ou 40 horas, respectivamente.

EDUCAÇÃO ESPECIAL As UEE que possuem alunos portadores de necessidades educacionais especiais, inclusos no ensino regular e que serão atendidos nas salas de apoio pedagógico, deverão obter prévia autorização da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB para essa modalidade de atendimento.

PROFESSOR ARTICULADOR (ENSINO MÉDIO REGULAR) PROFESSOR ARTICULADOR FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO

NORMAL (CÓDIGO 1056/1156) PROFESSOR ARTICULADOR DO CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

O Professor Articulador deverá ser escolhido entre os profissionais habilitados na área, de acordo com os seguintes critérios: Professor articulador formação profissional do curso normal (código 1056/1156) e professor articulador do curso técnico profissionalizante para grupos formados por, no mínimo, 15 alunos:

o 20 horas semanais de regência, para 10 a 15 grupos; o 40 horas semanais de regência, para 16 a 30 grupos; o 60 horas semanais de regência, para 31 a 45 grupos;

É permitido eleger um professor habilitado, do quadro efetivo do magistério, para exercer as atividades de articulação - Professor Articulador (Código 1011/1111), na sua área de conhecimento, em cada UEE que oferece o Ensino Médio, conforme Diretriz / CNE n.º 398, de 28/06/98. As atividades de articulação de área deverão contemplar as tarefas em todos os turnos de funcionamento do Ensino Médio regular da UEE. Para o cumprimento desta atividade serão estabelecidas 09 (nove) horas/aulas semanais, distribuídas eqüitativamente por cada turno em que houver classe de Ensino Médio regular, ou seja, 03 (três) horas por turno. O professor bi-ocupante com carga horária de 20 semanais só poderá atuar apenas 3, 6 ou 9 horas como articulador de área, conforme turno de funcionamento com ensino médio regular na UEE.

Page 10: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 10 de 52

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO – CPA

É permitida a dispensa de 40 horas semanais de regência de classe do Coordenador de Comissão Permanente de Avaliação - CPA (Código 1008), que realize exames supletivos de Ensino Fundamental e Médio, nos termos da Portaria 12.235, publicada no Diário Oficial do Estado - DOE de 31/11 e 01/12/02. A CPA terá 01 (um) professor, para cada componente curricular da Base Nacional Comum por Nível de Ensino, com carga horária de 20 (vinte) horas semanais para elaboração, aplicação e correção de provas, sendo obrigatória a sua participação em capacitação e Atividades Complementares - AC.

Excetua-se do disposto no parágrafo anterior a disciplina Língua Portuguesa, que terá 02 (dois) Professores por nível de ensino, com carga horária de 20 (vinte) horas semanais para elaboração, aplicação e correção de provas, sendo obrigatória a sua participação em capacitação e Atividades Complementares - AC.

O professor de CPA deverá ter nível superior e formação na área em que atua. O professor da CPA de 40h semanais que atuar 20h semanais na Comissão ficará, obrigatoriamente, em efetiva regência de classe nas outras 20h semanais.

PROJETOS A distribuição de carga horária do professor, em projetos, somente poderá ser efetivada quando os mesmos já tiverem sido aprovados pela Superintendência de Educação Básica – SUDEB, até o mês de março do exercício que terá vigência. A não observância da condição de que trata o parágrafo anterior implicará em prejuízos para o professor, tanto na percepção das vantagens específicas, como na conseqüente irregularidade da situação funcional, com risco de não ter a sua carga horária regular distribuída. A distribuição de carga horária com projetos deverá observar os limites máximos a seguir indicados:

Professor com CH obrigatória de 20h / semanais – até 6h /aula; Professor com CH obrigatória de 40h / semanais – até 14h /aula;

O Projeto Educação em Tempo Integral independentemente do regime de trabalho do professor, poderá dispor da carga horária de 14h/aula. A SUDEB deverá encaminhar à SUDEPE, até o último dia útil Março, a composição dos Projetos válidos para programação do exercício vigente.

Quanto aos Projetos das Escolas Polivalentes, estes permanecerão regidos pela Portaria 1.090, de 14/02/2002.

Page 11: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 11 de 52

PROFESSOR READAPTADO A distribuição da carga horária do professor em readaptação funcional far-se-á, prioritariamente, em atividade pedagógica, de acordo com as necessidades de pessoal da UEE. A jornada de trabalho do professor em readaptação funcional será, em um turno, para o de regime 20 (vinte) horas semanais e, em dois turnos, para o de regime 40 (quarenta) horas semanais, observando-se o seguinte padrão de horário: TURNO HORÁRIO

Matutino 08:00 às 12:00

Vespertino 13:00 às 17:00

Noturno 18:00 às 22:00 O professor readaptado há mais de 01 (um) ano terá asseguradas as férias de 30 (trinta) dias, de acordo com o artigo 93, da Lei nº. 6.677/94, sendo programadas na “Escala Anual de Férias” conforme o seu período aquisitivo. A programação do Professor em readaptação somente deverá ser efetivada após publicação atualizada da sua condição, em Diário Oficial do Estado - DOE.

Caso a readaptação seja temporária, o professor deverá ter sua carga horária distribuída no Demonstrativo DRE e a do seu substituto no Demonstrativo DPS. Na hipótese de o professor retornar à efetiva regência, após publicação em DOE do término da readaptação, o Diretor da UEE deverá enviar o Demonstrativo “DRE” e o Ofício de Reassunção ao Núcleo de Recursos Humanos/DIREC, para inclusão no SECONLINE, no SIRH e na Programação Escolar.

AULAS EXTRAS

Para a atribuição das aulas extraordinárias, a Direção da Unidade Escolar observará os seguintes critérios:

Padrão/Grau mais alto no quadro da carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio;

Maior tempo de serviço na Carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio;

Maior tempo de serviço na Unidade Escolar.

A liberação de aulas extras por vaga real e/ou substituição estará condicionada à comprovação da distribuição da carga horária obrigatória completa, de todo corpo docente da UEE, além da inexistência de professor sem carga horária na disciplina ou excedente no município a que pertença a UEE.

Page 12: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 12 de 52

O professor com carga horária de 20 horas semanais, regime de tempo parcial, poderá ministrar até mais 20h/aula semanais como extras, desde que sua carga horária obrigatória esteja distribuída integralmente em regência de classe na Unidade de Lotação.

Não poderão ministrar aulas extras O professor em regime de tempo integral, 40h/aula semanais, e os com

acumulação de dois cargos de professor, com 20 + 20h/aula semanais ou 40 + 20h/aula semanais;

O professor que complementar sua carga horária com projetos e religião; Diretor; Vice-diretor – 40 h/aula; Professor Coordenador; Coordenador Pedagógico; Coordenador da CPA; Coordenador do Proformação; Professor REDA; Professor CPA; Professor Articulador Formação Normal; Professor Formador; Professor com Projetos; Professor que desempenhe qualquer outra atividade estranha à regência regular,

mesmo que em regime de tempo parcial (20h semanais). (artigo 44, parágrafo 3º da Lei 8261 de 29 de maio de 2002); e

Professor articulador do curso técnico profissionalizante As aulas extras distribuídas após a análise e digitação da programação escolar deverão ser enviadas à SEC, no prazo máximo de até 15 (quinze) dias após o início das mesmas nas UEE.

Somente será autorizado o pagamento das aulas extras por substituição após publicação do ato que as motivou em Diário Oficial do Estado.

2.6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Considera-se Atividade Complementar - AC, a carga horária destinada à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada UEE, com participação coletiva dos docentes, por área de conhecimento, sem prejuízo da carga horária destinada à efetiva regência de Classe. É obrigatória a participação de todos os professores em efetiva regência nas Atividades Complementares, inclusive os de caráter temporário, em dia e hora determinados pela direção da UEE, sendo motivo de desconto salarial o não comparecimento, na proporção dos dias ou horas faltadas. Nas UEE com oferta de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, as Atividades Complementares deverão ser realizadas no turno oposto ou aos sábados.

Page 13: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 13 de 52

Nas UEE com oferta de Ensino Médio e Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, as Atividades Complementares deverão ser realizadas em 04 (quatro) horas /aula seguidas.

3. DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR TEMPORÁRIO

PROFESSOR REDA – Regime Especial de Direito Administrativo

O professor REDA só poderá ser programado em Disciplinas da Base Nacional Comum. Apenas para complementar horário, admite-se sua programação em disciplina diversificada, sendo vedada a distribuição em modalidade esportiva e para atuar como Professor Articulador.

O professor REDA (ainda que sem cadastro) deverá ter sua carga horária distribuída no Demonstrativo de Regência – DRE, devidamente assinado pelo(a) Diretor(a) e o(a) professor(a) recém contratado(a).

Na hipótese de o professor REDA ocupar uma vaga temporária, ou seja, por substituição de professor efetivo, afastado em decorrência de licença; o formulário a ser preenchido para distribuição de carga horária é o Demonstrativo de Professor Substituto – DPS.

A carga horária do Professor REDA é de 18 ou 36 horas semanais em sala de aula.

PROFESSOR SUBSTITUTO – Contrato Temporário - REDA.

O professor só poderá ser programado em vaga temporária decorrente de afastamento de professor efetivo por motivo de licenças. O professor deverá ter sua carga horária distribuída no Demonstrativo de Professor Substituto – DPS.

PROFESSOR cedido pelo município.

O professor cedido pelo município deverá ter seus dados pessoais (Nome, Identidade, CPF, data de nascimento, sexo e data de admissão) informados ao Núcleo de recursos Humanos /DIREC para ser atribuído um cadastro. Quando estiver ocupando uma vaga real deverá ter sua carga horária distribuída no Demonstrativo de Regência – DRE e, quando for vaga temporária, deverá ter sua carga horária distribuída no Demonstrativo de Professor Substituto – DPS.

Page 14: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 14 de 52

4. DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE OUTROS

PROFISSIONAIS

DIRETOR, VICE-DIRETOR E SECRETÁRIO ESCOLAR A fixação da jornada de trabalho do Diretor, Vice-Diretor e Secretário Escolar, deverá observar o constante da Tabela abaixo:

TURNO 1 TURNO 2 TURNO 3

SERVIDOR

Nº de Turnos Da UEE

Dias da Semana

Jornada (horas)

Dias da Semana

Jornada

(horas) Dias da Semana

Jornada (horas)

Diretor 02 03

05 04

04 04

05 04

04 04

--- 02

--- 04

Vice-Diretor

02 e 03 05 04 04* 05* --- ---

Secretário Escolar

02 03

05 04

04 04

05 04

04 04

--- 02

--- 04

*A depender do regime de trabalho, conforme critérios definidos em Decreto regulamentar.

COORDENADOR PEDAGÓGICO A jornada de trabalho do Coordenador Pedagógico (cód.1022) deve ser fixada, obrigatoriamente, em 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais, com carga horária de 4 (quatro) ou 8 (oito) horas, respectivamente, durante cinco dias da semana, observando-se o seguinte padrão de horário:

Na hipótese de inexistência do Coordenador Pedagógico deverá ser escolhido, pelo corpo docente da UEE, um professor habilitado em pedagogia para atuar nessa função (Código 1002) assumindo as jornadas estabelecidas, até que seja designado um Coordenador Pedagógico concursado.

TURNO HORÁRIO

Matutino 08:00 às 12:00

Vespertino 13:00 às 17:00

Noturno 18:00 às 22:00

Page 15: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 15 de 52

O professor coordenador não terá direito à Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe.

BIBLIOTECÁRIO A jornada de trabalho do Bibliotecário é fixada, obrigatoriamente, em 30 horas semanais atendendo aos turnos de funcionamento da UEE, observado o seguinte padrão de horário:

Nº de Bibliotecários Nº de Turnos da UEE

Nº de Dias da Semana Horário

02 02

03

07 às 13 horas

12 às 18 horas

01 03

02

03

09 às 15 horas

15 às 21 horas

02 05 07 às 13 horas

12 às 18 horas

02 03

02

03

09 às 15 horas

15 às 21 horas

03

03

05

07 às 13 horas

12 às 18 horas

16 às 22 horas

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E ORIENTAÇÕES BÁSICAS As Unidades Escolares Estaduais deverão elaborar a Programação Escolar observando as disposições legais e orientações estabelecidas nos documentos a seguir indicados:

• Lei nº. 8.261, D.O.E. 30/05/2002 - Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia;

• Lei nº 8.480 D.O.E. 25/10/2002 - Plano de Carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio.

• Resolução do Conselho Estadual de Educação - CEE nº.23/2005 -Componentes Curriculares da UEE;

• Portaria nº 780, D.O.E. de 23/01/2008 - Programação Escolar/2008;

Page 16: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 16 de 52

• Portaria nº 13.574/08, D.O.E de 07/11/2008 - Matrícula e Calendário Escolar 2009;

• Portaria nº 14.016, D.O.E. de 15 e 16/11/2008 – Remoção;

• Manual de Orientação de Programação Escolar/2009.

QUANTO AOS AFASTAMENTOS A distribuição das horas/aulas por substituição temporária de docentes, decorrente de afastamentos a exemplo de licenças, readaptação funcional temporária, exercício de cargo em comissão ou licença para curso em nível de pós-graduação autorizado pela SEC, deverão ocorrer segundo a ordem abaixo:

por professor excedente no município;

por aulas extraordinárias;

por professor substituto, com autorização prévia da SEC.

Quando do afastamento do Professor regente, o Diretor da UEE deverá enviar ao Núcleo de Recursos Humanos/DIREC, juntamente com a documentação do substituto, após a publicação do respectivo ato que autoriza o afastamento do substituído, o formulário “DPS” para afastamento temporário e o “DRE” para definitivo. De acordo com o artigo 62 da Lei 8.261/2002, o afastamento de docente ou especialista para curso de pós-graduação deverá ocorrer após a publicação da liberação no D.O.E., devendo constar no Demonstrativo “DPS” o horário de seu substituto. Somente depois de decorridos 5 (cinco) anos de permanência na respectiva função, poderá ser concedida nova liberação para o professor que já tenha sido beneficiado por afastamento para curso de pós-graduação na área de atuação / habilitação.

Ao servidor beneficiado pelo disposto no art. 62 da Lei 8.261/2002, não será concedida exoneração, licença para tratar de interesse particular ou aposentadoria antes de decorrido período igual ao do afastamento, ressalvada a hipótese do ressarcimento das despesas correspondentes.

QUANTO AO INGRESSO DE PROFESSOR REGENTE NA UEE

Quando do encaminhamento de Professor Regente para ter exercício na UEE após a digitação da Programação Escolar, (por remoção, complementação de carga horária, alteração de regime de trabalho de 20 para 40 horas semanais, concurso público, cedido pelo município, contratado pelo REDA), o Diretor deverá enviar ao Núcleo de Recursos Humanos/DIREC juntamente com a documentação de ingresso, o formulário “DRE” e o oficio de assunção.

Page 17: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 17 de 52

QUANTO À MOVIMENTAÇÃO

A movimentação dos docentes obedecerá aos prazos e critérios definidos nos artigos 27 a 31 da Lei 8.261/2002 e na Portaria anual do Secretário da Educação, estando condicionada à expedição e publicação do ato oficial.

Quando se tratar de pessoal lotado em Unidade Escolar Municipalizada, a documentação deverá ser encaminhada ao Núcleo de Recursos Humanos/DIREC, para, em análise conjunta com o órgão responsável pela articulação municipal, regularizar a situação funcional. Deverá ser observado o prazo mínimo de 01(um) ano letivo para que o professor, em regime de tempo integral, solicite a mudança de uma unidade de complementação para outra. O requerimento de movimentação deve ser formulado no final do ano letivo e o afastamento da unidade de origem só poderá ocorrer após comunicação oficial – ato da SEC publicado no DOE, seguido da atualização de complementação, exclusão / inclusão, no SECONLINE e Sistema Integrado de Recursos Humanos - SIRH.

QUANTO À REASSUNÇÃO DE EXERCÍCIO

O professor reassumirá exercício após: ● Dispensa de cargo em comissão / Função Gratificada; ● Disposição / Cedência; ● Licença de interesse particular;

● Licença por motivo de afastamento do cônjuge; ● Licença para exercer mandato eletivo; ● Disponibilidade para entidade sindical; ● Licença Prêmio ● Licença Médica

Caso a data de assunção ocorra no período compreendido entre as férias e a semana pedagógica, o professor deverá se apresentar na UEE de sua lotação e, nestes casos, participará do processo de distribuição de carga horária. Na hipótese da reassunção após o início do ano letivo, havendo vagas na UEE utilizadas por servidor temporário (REDA e PST) ou por Servidor efetivo com horas extras, a Direção modificará a programação aproveitando o servidor nestas vagas e comunicará as alterações à SUDEPE; não existindo vaga, encaminhará o Servidor para o Núcleo de Recursos Humanos/DIREC.

Os casos omissos serão dirimidos pela SUDEPE.

Page 18: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011
Page 19: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO:

TURNO: Matutino CURSO: SÉRIE/TURMA:

TA PA TA PA TA PA TA PA TA PA

TURNO: Vespertino CURSO: SÉRIE/TURMA:

TA PA TA PA TA PA TA PA TA PA

TURNO: Noturno CURSO: SÉRIE/TURMA:

TA PA TA PA TA PA TA PA TA PA

PERÍODO DE AULA (associar o código ao período de aula na TABELA PERÍODO AULA, no verso)

CÓD CadastroSegunda - Feira Terça - Feira

CÓD CadastroSexta - Feira

CÓD CadastroQuarta - Feira

CÓD CadastroQuinta - Feira

CÓD Cadastro

CÓD Cadastro CÓDSegunda - Feira Terça - Feira Quarta - Feira Quinta - Feira

CÓD Cadastro CÓD Cadastro

Segunda - Feira Terça - Feira Quarta - Feira

Cadastro

Quinta - Feira

No da Sala/Descrição:

CÓD Cadastro CÓD Cadastro

Cadastro

Sexta - Feira

Sexta - FeiraCÓD

ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETORLOCAL

CÓD CadastroCÓD Cadastro CÓD Cadastro

LEGENDA:

DEMONSTRATIVO DE REGÊNCIA DE CLASSE - DREGOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃOSUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

/ /DATA

TAPA

TIPO DE AULA: 01 - aula normal 02 aula extra por vaga real 03 aula extra por substituição

Page 20: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar; 1 24

2 25

3 26

4 27

5 28

6 29

7 30 da Sala;

8 31

9 32

10 33

sala/turno; 11 34

12 35

por horário; 13 36

14 37 CADASTRO: Informar o Cadastro do Professor ocupante da Sala de Aula por turn

e horário; 15 38

TA: Informar o código do Tipo de Aula, segundo a legenda; 16 39

17 40 PA: Informar à data correspondente ao Período de Aula, registrado na Tabela Período

Aula - PA. 18 41

19 42

20 43

21 44

22 45

23 46

DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada;

No da SALA / DESCRIÇÃO: Informar o número da sala de aula e/ou Descrição

MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (localidade);

CÓD: Informar o código da disciplina (ver Anexo V) da aula ministrada,

SÉRIE/TURMA: Informar a Série e Turma que a Unidade Escolar oferece por

CURSO: Informar o curso que a Unidade Escolar oferece por sala/turno;

DATA FINALTABELA PERÍODO DE AULA - PAINSTRUÇÕES DE PRENCHIMENTO - DRE

CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o código da Unidade Escolar;

DATA INICIAL DATA INICIALDATA FINAL

Page 21: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE PROFESSOR SUBSTITUTO – DPS NOME DA UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO:

DADOS DO PROFESSOR SUBSTITUÍDO CADASTRO NOME CH

FUNÇÃO MOTIVO DO AFASTAMENTO

QUADRO CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR SUBSTITUÍDO

TURNO / HORÁRIO SEGUNDA TA TERÇA TA QUARTA TA QUINTA TA SEXTA TA 1º

MA

TUTI

NO

VESP

ERTI

NO

NO

TUR

NO

DADOS DO PROFESSOR SUBSTITUTO PERÍODO DA SUBSTITUIÇÃO INDICATIVO DO

SUBSTITUTO CADASTRO (11) ou

CPF DATA DE

NASCIMENTO NOME VÍNCULO Data Inicial Data Final 1 / / / / / / 2 / / / / / / 3 / / / / / / 4 / / / / / / 5 / / / / / /

/ /

LOCAL DATA ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETOR

Page 22: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar;

CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o código da Unidade Escolar;

DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada;

MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (localidade); DADOS DO PROFESSOR SUBSTITUÍDO:

CADASTRO: Informar o cadastro do professor afastado; NOME: Informar o nome completo do professor afastado; CH: Informar o total da carga horária do professor afastado; FUNÇÃO: Preencher quando o professor exercer atividade extra classe; MOTIVO DO AFASTAMENTO: Informar o motivo do afastamento; QUADRO CARGA HORÁRIA: Preencher o quadro Carga Horária com o número correspondente ao professor que vai substituir, tendo como base a distribuição da carga horária, previamente digitada na Programação Escolar da Unidade do professor que está se afastando. O número correspondente ao professor substituto está relacionado na coluna “INDICATIVO DO SUBSTITUTO”, na Tabela de “DADOS PROFESSOR SUBSTITUTO”; DADOS DO PROFESSOR SUBSTITUTO: INDICATIVO DO SUBSTITUTO: Seqüencial de 5 números para representação do(s) substituto(s) do professor afastado, quando do preenchimento do “QUADRO DR CARGA HORÁRIA”; CADASTRO / CPF: Informar o Cadastro quando o professor possuir vínculo e CPF para prestador de serviço temporário (PST); DATA DE NASCIMENTO: Informar a data de nascimento do substituto. NOME: Informar o nome completo do professor substituto; VÍNCULO: Informar se o vínculo do professor substituto é PST, REDA ou EFETIVO (Professor efetivo); PERÍODO DE SUBSTITUIÇÃO: Informar o período que o professor substituiu efetivamente o professor afastado.

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DPS

Page 23: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE MOVIMENTAÇÃO DE PROFESSOR - DMP

DIREC:____________

INFORMAÇÕES DA UEE DE DESTINO

TURNO CADASTRO COD. UEE VÍN

UEE MUNICÍPIO M V N

COD DISCIP.

DATA ASSUNÇÃO MOTIVO

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

/ /

_______________________________ ____/____/____ __________________________________________________ LOCAL DATA ASSINATURA DO DIRETOR Documentos Necessários: “RR” Número conta corrente e agência bancária, quando a movimentação for entre municípios distintos.

Page 24: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada; CADASTRO: informar o cadastro do servidor; CÓDIGO DA U.E.E.: Informar o código da Unidade Escolar de destino; VINC.UEE: Informar “L” para lotação ou “C” para complementação; MUNICÍPIO: informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (Localidade); TURNO: Marcar com “X” o turno na Unidade Escola de destino; COD.DISCIP: Informar o código da disciplina do servidor a ser movimentado; DATA DA ASSUNÇÃO: Informar a data da assunção das aulas; MOTIVO: Informar o motivo da remoção.

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DMP

Page 25: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE FREQUÊNCIA DO PROFESSOR – DFP CONVÊNIO ESCOLAS MUNICIPALIZADAS

NOME DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPALIZADA: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO: MÉS ANO

CADASTRO NOME DO PROFESSOR CH ATIVIDADE EXERCIDA DIA DA SEMANA TURNO M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

M V N

/ /

LOCAL DATA ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETOR

Page 26: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DFP

NOME DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPALIZADA: Informar o nome da Unidade Escolar Municipalizada que o professor está lotado através do convênio; CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPALIZADA: Informar o código da Unidade Escolar Municipalizada; DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar Municipalizada está vinculada; MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar Municipalizada (localidade); MÊS: Informar o Mês da freqüência do Professor; ANO: Informar o Ano corrente; CADASTRO: Informar o cadastro do professor que atua no convênio; NOME: Informar o nome do professor que atua no convênio; CH (CARGA HORÁRIA): Informar a carga horária do professor na Unidade Escolar Municipalizada; ATIVIDADE EXERCIDA: Informar a atividade exercida pelo professor na Unidade Escolar Municipalizada; DIA DA SEMANA: Informar o(s) dia(s) da semana em que o professor atua na Unidade Escolar Municipalizada. TURNO: Assinalar o(s) turno(s) em que o professor atua na Unidade Escolar Municipalizada.

M - Matutino V - Vespertino N - Noturno

Page 27: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO – DAR

UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA U.E.E. DIREC: MUNICÍPIO:

DADOS DO PROFESSOR

CADASTRO NOME REDUÇÃO CH AMPLIAÇÃO CH

MOTIVO DA VAGA DATA DA ASSUNÇÃO

_____ / _____ / _____

QUADRO CARGA HORÁRIA TURNO / HORÁRIO SEGUNDA TA TERÇA TA QUARTA TA QUINTA TA SEXTA TA

1º 2º 3º 4º M

ATU

TIN

O

5º 1º 2º 3º 4º

VESP

ERTI

NO

5º 1º 2º 3º 4º N

OTU

RN

O

5º LEGENDA: TA – Tipo de aula 01 - Aula Normal 02 - Extra por Vaga Real 03 – Extra por substituição _______________________________ ____/____/____ __________________________________________________ LOCAL DATA ASSINATURA DO DIRETOR

Documentos necessários: Cópia do Diploma de Graduação / Declaração de Acumulação / RDV

Page 28: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DAR UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar; CÓDIGO DA U.E.E.: Informar o código da Unidade Escolar; DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada; MUNICÍPIO: informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (Localidade); CADASTRO: informar o cadastro do servidor; NOME: informar o nome do servidor; REDUÇÃO DE CH: Marcar com “X” quando a alteração de regime for devido à redução de carga horária; AMPLIAÇÃO DE CH: Marcar com “X” quando a alteração de regime for devido à ampliação de carga horária; MOTIVO DA VAGA: Informar o motivo da alteração da carga horária; DATA DA ASSUNÇÃO: Informar a data da assunção das aulas; QUADRO CARGA HORÁRIA: Demonstrar a disposição das aulas do professor após a alteração da carga horária.

Page 29: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE ATIVIDADE ESCOLAR - DAE NOME DA UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO:

CLIENTELA: Porte:

CARGA HORÁRIA

MAT VESP NOT PERÍODO ATIVIDADE CADASTRO CARGO / FUNÇÃO CÓD

TA QH TA QH TA QH DATA INICIAL DATA FINAL / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

LEGENDA: TA – Tipo de aula 01 - Aula Normal 02 - Extra por Vaga Real 03 – Extra por substituição QH – Quantidade de Horas / /

LOCAL DATA ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETOR

Page 30: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DAE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar; CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o código da Unidade Escolar; DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada; MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (localidade); CLIENTELA: informar a clientela da unidade escolar; PORTE: Informar o porte Unidade Escolar; CADASTRO: Informar o cadastro do servidor; CARGO/FUNÇÃO: Informar a descrição da atividade extra classe, de acordo com a tabela do Sistema PE )ver anexo III); CÓD.: Informar o código relativo à atividade extra classe, descrita no campo Cargo/Função, de acordo com a tabela do Sistema PE (ver

AnexoIII); CARGA HORÁRIA: Informar a quantidade de horas efetivas na Situação Especial, onde: QH – Quantidade de horas MAT – Quantidade de horas no turno Matutino; VESP – Quantidade de horas no turno Vespertino; NOT – Quantidade de horas no turno Noturno; PERÍODO ATIVIDADE: Informar o período exercido pelo professor na atividade, registrando a Data Inicial e a Data Final.

Page 31: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR - DAC NOME DA UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO:

DISCIPLINA CÓDIGO DIA DA SEMANA TURNO HORÁRIO Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb MAT VESP NOT 1o 2o 3o 4o 5o / /

LOCAL DATA ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETOR

Page 32: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DAC

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar; CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o código da Unidade Escolar; DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada; MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (localidade); DISCIPLINA: Informar o nome da disciplina envolvida na Atividade Complementar. Para o Ensino Fundamental de 1a à 4a, informar

a(s) série(s) que estão desenvolvendo a atividade; CÓDIGO: Informar o código da Disciplina da Atividade Complementar (ver Anexo V); DIA DA SEMANA: Assinalar o dia da semana da ocorrência da Atividade Complementar; TURNO: Assinalar o turno da ocorrência da Atividade Complementar; HORÁRIO: Assinalar os horários ocupados para realização da Atividade Complementar.

Page 33: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO

DEMONSTRATIVO DE SITUAÇÕES ESPECIAIS – DSE NOME DA UNIDADE ESCOLAR: CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR:

DIREC: MUNICÍPIO:

CARGA HORÁRIA MAT VESP NOT PERÍODO ATIVIDADE CADASTRO DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ESPECIAL CÓD QH QH QH DATA INICIAL DATA FINAL

/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

LEGENDA: QH – Quantidade de Horas

/ /

LOCAL DATA ASSINATURA / CARIMBO DO DIRETOR

Page 34: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO - DSE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o nome da Unidade Escolar; CÓDIGO DA UNIDADE ESCOLAR: Informar o código da Unidade Escolar; DIREC: Informar a DIREC que a Unidade Escolar está vinculada; MUNICÍPIO: Informar o município de jurisdição da Unidade Escolar (localidade); CADASTRO: Informar o cadastro do professor; DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ESPECIAL: Informar a descrição da Situação Especial, de acordo com a tabela do Sistema PE (ver Anexo VI); CÓD.: Informar o código relativo à Situação Especial de acordo com a tabela do Sistema PE (ver Anexo VI); CARGA HORÁRIA: Informar a quantidade de horas efetivas na Situação Especial, onde: QH – Quantidade de horas MAT – Quantidade de horas no turno Matutino; VESP – Quantidade de horas no turno Vespertino; NOT – Quantidade de horas no turno Noturno; PERÍODO ATIVIDADE: Informar o período exercido pelo professor na Situação Especial, registrando a Data Inicial e a Data Final.

Page 35: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011
Page 36: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 35 de 52

ANEXO 1 CURSO/SÉRIE

ENSINO FUNDAMENTAL CURSO / SÉRIE CÓDIGO

1ª SÉRIE 1 2ª SÉRIE 2 3ª SÉRIE 3 4ª SÉRIE 4 5ª SÉRIE 5 6ª SÉRIE 6 7ª SÉRIE 7 8ª SÉRIE 8

MODULAR I 60 1º ANO 901 2º ANO 902 3º ANO 903 4º ANO 904 5º ANO 905

TEMPO DE APRENDER - TAF - LÍNGUA PORTUGUESA 7101 TEMPO DE APRENDER TAF - MATEMÁTICA 7102 TEMPO DE APRENDER - TAF – CIÊNCIAS 7103

TEMPO DE APRENDER -TAF - GEOGRAFIA 7104 TEMPO DE APRENDER - TAF - HISTÓRIA 7105

TEMPO DE APRENDER -TAF LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS) 7168 CICLO FUNDAMENTAL I 111 CICLO FUNDAMENTAL II 112

TEMPO FORMATIVO I - EIXO I 230 TEMPO FORMATIVO I - EIXO II 231 TEMPO FORMATIVO I - EIXO III 232 TEMPO FORMATIVO II - EIXO IV 233 TEMPO FORMATIVO II- EIXO V 234

PRO JOVEM - SABERES DA TERRA - TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA E EXTRATIVISMO 540

Page 37: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 36 de 52

ENSINO MÉDIO CURSO / SÉRIE CÓDIGO

1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO 90 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO 91 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO 92

1ª SÉRIE - NORMAL 100 2ª SÉRIE - NORMAL 101 3ª SÉRIE - NORMAL 102 4ª SÉRIE - NORMAL 103

TEMPO DE APRENDER II 70 1º SÉRIE COM INTERMEDIAÇAO TECNOLÓGICA 590 590 2º SÉRIE COM INTERMEDIAÇAO TECNOLÓGICA 591 591 3º SÉRIE COM INTERMEDIAÇAO TECNOLÓGICA 592 592

ENSINO SEM FRONTEIRA 80

TEMPO FORMATIVO III - EIXO VI 235 TEMPO FORMATIVO III - EIXO VII 236

TEMPO DE APRENDER - TAM - Língua Portuguesa/Literatura Brasileira 7015

TEMPO DE APRENDER - TAM - Matemática 7002

TEMPO DE APRENDER - TAM - Biologia 7011

TEMPO DE APRENDER - TAM - Língua estrangeira moderna (Inglês) 7068

TEMPO DE APRENDER - TAM - Geografia 7004

TEMPO DE APRENDER - TAM - História 7005

TEMPO DE APRENDER - TAM - Química 7010

TEMPO DE APRENDER - TAM - Física 7009

TEMPO DE APRENDER - TAM - Filosofia 7012

TEMPO DE APRENDER - TAM - sociologia 7013

EDUCAÇÃO ESPECIAL

CURSO / SÉRIE CÓDIGO CLASSE ESPECIAL 66

CENTRO / ESCOLA ESPECIALIZADA 64 OFICINA PRÉ-PROFISSIONALIZANTE 67

SALA DE APOIO 65

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSO / SÉRIE CÓDIGO

EDUCAÇAÇÃO PROFISSIONAL 120

Page 38: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 37 de 52

ANEXO II TABELA DE FORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

ARTES PLÁSTICAS 099 AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 059 AUXILIAR DE ENFERMAGEM 060 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 061 AUXILIAR DE PATOLOGIA CLÍNICA 062 AUXILIAR DE PROMOTOR DE VENDAS 063 AUXILIAR TÉCNICO DE DESENHISTA E ARQUITETURA 064 AUXILIAR TÉCNICO EM ELETRICIDADE 065 AUXLIAR TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 066 BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO 115 BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 115 BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 100 BACHAREL EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS 001 BACHAREL EM CIÊNCIAS SOCIAIS 117 BACHAREL EM DIREITO 057 BACHAREL EM ENFERMAGEM 002 BACHAREL EM ESTATÍSTICA 101 BACHAREL EM FARMÁCIA 009 BACHAREL EM FILOSOFIA 118 BACHAREL EM FÍSICA 003 BACHAREL EM GEOGRAFIA 119 BACHAREL EM HISTÓRIA 120 BACHAREL EM LETRAS CLÁSSICAS 122 BACHAREL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 121 BACHAREL EM LÍNGUAS VERNÁCULAS 123 BACHAREL EM MATEMÁTICA 004 BACHAREL EM MÚSICA 005 BACHAREL EM PEDAGOGIA 114 BACHAREL EM PROCESSAMENTO DE DADOS 113 BACHAREL EM PSICOLOGIA 112 BACHAREL EM QUÍMICA 006

Page 39: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 38 de 52

TABELA DE FORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

BACHAREL EM VETERINÁRIA 007 BACHAREL EM ZOOTECNIA 008 DESENHO INDUSTRIAL 111 EDUCAÇÃO PARA LAR 096 ENGENHARIA AGRONÔMICA 097 ENGENHARIA CIVIL 110 ENGENHARIA DE MINAS 109 ENGENHARIA ELÉTRICA 009 ENGENHARIA MECÂNICA 010 ENGENHARIA QUÍMICA 011 ENGENHARIA QUÍMICA INDUSTRIAL 102 ENGENHARIA SANITÁRIA 108 FARMÁCIA BIOQUÍMICA 013 FORMAÇÃO GERAL - LEI 7044/82 067 GEOLOGIA 106 HABILITAÇÃO BÁSICA EM CRÉDITOS E FINANÇAS 068 HABILITAÇÃO BÁSICA EM QUÍMICA 069 HABILITAÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 070 LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO 014 LICENCIATURA EM AGROPECUÁRIA 015 LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS 016 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS 017 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS 018 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 019 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA 020 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 021 LICENCIATURA EM DANÇA 022 LICENCIATURA EM DESENHO E PLÁSTICA 023 LICENCIATURA EM ECONOMIA DOMÉSTICA 024 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 025 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 026

Page 40: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 39 de 52

TABELA DE FORMAÇÃO DESCRIÇÃO

CÓDIGO

LICENCIATURA EM ELETRICIDADE 027 LICENCIATURA EM ENFERMAGEM 028 LICENCIATURA EM ESTUDOS SOCIAIS 029 LICENCIATURA EM FILOSOFIA 030 LICENCIATURA EM FÍSICA 031 LICENCIATURA EM FONOAUDIOLOGIA 032 LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 033 LICENCIATURA EM HISTÓRIA 034 LICENCIATURA EM HISTÓRIA NATURAL 035 LICENCIATURA EM LETRAS 036 LICENCIATURA EM LETRAS COM FRANCÊS 037 LICENCIATURA EM LETRAS COM INGLÊS 038 LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 039 LICENCIATURA EM MECÂNICA 040 LICENCIATURA EM MÚSICA 041 LICENCIATURA EM NUTRIÇÃO 042 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 043 LICENCIATURA EM QUÍMICA 045 LICENCIATURA EM QUÍMICA INDUSTRIAL 046 LICENCIATURA EM TEATRO 047 MAGISTÉRIO EM 1O GRAU 071 MAGISTÉRIO EM 1O GRAU/ESTUDOS ADICIONAIS 078 MEDICINA 049 MUSEOLOGIA 105 NUTRIÇÃO DIETÉTICA 104 ODONTOLOGIA 103 OUTRAS FORMAÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR 107 OUTRAS FORMAÇÕES DE TÉCNICAS DE NÍVEL MÉDIO 095 SECRETARIA EXECUTIVA 050 TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 073 TÉCNICO EM AGRICULTURA 074

Page 41: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 40 de 52

TABELA DE FORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 075 TÉCNICO EM CELULOSE 076 TÉCNICO EM COMERCIALIZAÇÃO MERCADOLÓGICA 077 TÉCNICO EM CONTABILIDADE 078 TÉCNICO EM DESENHO DE ARQUITETURA 079 TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 080 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES 081 TÉCNICO EM ELETRICIDADE 051 TÉCNICO EM ELETRÔNICA 082 TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 052 TÉCNICO EM ENFERMAGEM 084 TÉCNICO EM INSTRUMENTOS 053 TÉCNICO EM MECÂNICA 086 TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA 054 TÉCNICO EM PROMOTOR DE VENDAS 088 TÉCNICO EM QUÍMICA 055 TÉCNICO EM REDATOR AUXILIAR 092 TÉCNICO EM SECRETARIADO 093 TÉCNICO EM TURISMO 094 TÉCNICO INDUSTRIAL 053 TÉCNICO PROCESSAMENTO DE DADOS 089 TEOLOGIA/ENSINO RELIGIOSO 098

Page 42: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 41 de 52

TABELA DE CARGO E FUNÇÃO (EXTRA-CLASSE)

Descrição código

COORDENADOR CPA (20H) 1008

COORDENADOR CPA (40H) 1108

COORDENADOR DE PROINFANTIL (20H) 1113

COORDENADOR DE PROINFANTIL (40H) 1112

COORDENADOR PEDAGÓGICO (20H) 1022

COORDENADOR PEDAGÓGICO (40H) 1122

COORDENADOR PROFORMACAO 1007

COORDENADOR PROLEIGO 1028

COORDENADOR TEMPO DE APRENDER (20H) 1032

COORDENADOR TEMPO DE APRENDER (40H) 1132

DIRETOR 1017

DIRETOR (60H) 1117

ENSINO SEM FRONTEIRA 6762

PROF ART DE CURSO PROFISSIONALIZANTE (20H) 1057

PROF ART DE CURSO PROFISSIONALIZANTE (40H) 1157

PROF ARTICULADOR FORM PROF NORMAL(20H) 1056

PROF ARTICULADOR FORM PROF NORMAL(40H) 1156

PROF. COORD. PEDAGÓGICO (ATÉ 20h) 1002

PROF. COORD. PEDAGÓGICO (ATÉ 40h) 1102

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(ATÉ 12h) 1030

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(ATÉ 6h) 1130

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 10h) 1134

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 12h) 1131

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 2h) 1033

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 4h) 1034

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 8h) 1035

PROF. MODALIDADE ESPORTIVA(COM 8h) 1133

PROFESSOR ARTICULADOR ENSINO MÉDIO - AULA EXT 1011

PROFESSOR ARTICULADOR ENSINO MÉDIO - AULA NOR 1111

PROFESSOR DE CPA 1031

PROFESSOR DE ESTAGIO (ATÉ 20h) 1003

PROFESSOR EM UEE EM REFORMA 1070

PROFESSOR FORMADOR - PROFORMAÇÃO 1027

PROFESSOR PROINFANTIL 1129

SECRETARIO ESCOLAR 1020

SECRETARIO ESCOLAR (60 HORAS) 1120

VICE-DIRETOR 1018

Page 43: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 42 de 52

ANEXO IV

TABELA DE PROGRAMAÇÃO ESCOLAR

DISTRIBUIÇÃO HORÁRIO SEMANAL PERMISSÃO AULA EXTRA

INCENTIVO REGÊNCIA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1a À 4a OBS

EM EXTRA CLASSE EM REGÊNCIA CARGOS/ FUNÇÃO

COD PE

CARGA

HORÁRIA OBRIGATÓRIA

SEMANAL NORMAL EXTRA 1a À 4a 5a . 8a

/E..MÉDIO

20 - - 20 14 Até 20h 36,29 % 27 %

20 + 20 - - 40 28 - 36,29 % 27 %

40 - - 40 28 - 36,29 % 27 %

Professor Regente

-

20 + 40 - - 60 42 - 36,29 % 27 %

20 - - 20 18 - 36,29 % 27 % Professor Regente REDA

- 40 - - 40 36 - 36,29 % 27 %

20 20 - - - - - - Professor Coordenador Pedagógico

(20h)

1002 40 20 - 20 14 - 18,15 % 13,5 %

Professor Coordenador Pedagógico

(40h)

1102 40 40 - - - - - -

20 20 - - - - 36,29 % - Professor Articulador Formação

Profissional Normal (20h)

1056 40 20 - - 14 - 36,29 % -

(10 a 15 grupos)

Professor Articulador Formação

1156 40 40 - - - - 36,29 % - (16 a 30 grupos)

Page 44: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 43 de 52

DISTRIBUIÇÃO HORÁRIO SEMANAL PERMISSÃO AULA EXTRA

INCENTIVO REGÊNCIA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1a À 4a OBS

EM EXTRA CLASSE EM REGÊNCIA CARGOS/ FUNÇÃO

COD PE

CARGA

HORÁRIA OBRIGATÓRIA

SEMANAL NORMAL EXTRA 1a À 4a 5a . 8a

/E..MÉDIO

Profissional Normal (40h)

20 03 ou 06 ou 09 - -

14h (devendo abater as

da função)

Até 20h 36,29 % - Professor Articulador

Ensino Médio (Aula Normal)

1111

40 03 ou 06 ou 09 - -

28h (devendo abater as

da função)

- 36,29 % -

(03 por turno de funcionamento de

Ensino Médio na

UEE)

Professor Articulador

Ensino Médio (Aula Extra)

1011 20 - 03 ou 06 ou 09 - 14

Até 20h (devendo

abater as da função)

36,29 % -

(03 por turno de funcionamento de

Ensino Médio na

UEE) 20 20 - - - - 36,29 % - Professor CPA

(20h) 1031 40 20 - - 14 - 36,29 % - 20 20 - - - - 36,29 % - Professor

Formador (Proformação)

(20h)

1031 40 20 - - 14 - 36,29 % -

Page 45: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 44 de 52

DISTRIBUIÇÃO HORÁRIO SEMANAL PERMISSÃO AULA EXTRA

INCENTIVO REGÊNCIA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1a À 4a OBS

CARGOS/ FUNÇÃO

COD PE

CARGA

HORÁRIA OBRIGATÓRIA

SEMANAL

EM EXTRA CLASSE EM REGÊNCIA

20 6 - - 8 - 36,29 % - Professor Modalidade

Esportiva (02, 04 e 06h)

1130 40 6 - - 22 - 36,29 % -

Professor Modalidade Esportiva (02,04,

06,08,10,12h)

1030 40 12 - - 16 - 36,29 % -

40 - - - - - - Coordenador de Proformação

(40h) 1007 40

20 - - 14 - -

20 20 - - - - - - Coordenador Tempo de

Aprender (20h) 1032

40 20 - - 14 - 18,15 % -

Coordenador Tempo de

Aprender (40h) 1132 40 40 - - - - - -

Coordenador Pedagógico

(20h) 1022 20 20 - - - - - -

Coordenador Pedagógico

(40h) 1122 40 40 - - - - - -

40 40 - - - - - - Diretor (40h) 1017 20 + 20 40 - - - - - -

Diretor (60h) 1117 20 + 40 40 - 20 14 - 36,29 % 27 %

Page 46: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 45 de 52

DISTRIBUIÇÃO HORÁRIO SEMANAL PERMISSÃO AULA EXTRA

INCENTIVO REGÊNCIA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1a À 4a OBS

CARGOS/ FUNÇÃO

COD PE

CARGA

HORÁRIA OBRIGATÓRIA

SEMANAL

EM EXTRA CLASSE EM REGÊNCIA

20 20 - - - - - - Vice-diretor 1018 40 20 - 20 14 - 18,15 % 13,5 %

Secretário Escolar 1020 40 40 - - - - - -

20 20 - 14 - 18,15 % - Ensino Sem Fronteiras 6762

40 40 - 28 - 36,29 % - Coordenador de Pro Infantil 1112 40 40 - - - - - -

Professor Pro Infantil 1129 20 20 - - - - 18,15 % -

Page 47: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 46 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

Disciplina CódigoABATE DE ANIMAIS E PROCESSAMENTO DE CARNES, AVES, SUÍNOS E PEIXES 835ABATE, CORTE E PROCESSAMENTO DE BOVINOS 841

AÇÃO COMUNITÁRIA 36

ADM DO EMPREENDIMENTO, PLANEJ,COMERCIALIZAÇÃO E MONIT DA PRODUÇÃO 546ADM PROD, VENDAS E MARK, ADM E ORG PROD AGRO IND, MERC COMERC IND 2005

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 1088ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 1007

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS 107

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 1398ADMINISTRAÇÃO DO EMPREENDIMENTO 1186

ADMINISTRAÇÃO DO LAR 169ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE 859

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL 850

ADMINISTRAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS 140ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO - VENDAS E MARKETING 1015

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1089

ADMINISTRAÇÃO GERAL 1097ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA 1104

ADMINISTRAÇÃO NO TERCEIRO SETOR 1085ADMINISTRAÇÃO PESSOAL/RECURSOS HUMANOS 1101

ADMINISTRAÇÃO RURAL E AGRONEGÓCIO 969

ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMO 1386ADMINISTRAÇÃO,ORG DE PROJ AGROINDUSTRIAIS,MERCADO, COMERC E MARKETING INDUSTR 1039

AGRICULTURA 37AGRICULTURA GERAL 2163

AGRICULTURA I 966

AGRICULTURA II 967AGRICULTURA III 968

AGRIMENSURA 319

AGROECOLOGIA 839AGROECOLOGIA E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO 2165

AGROINDÚSTRIA 838AGROPECUÁRIA 192

ALGORITMO E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO 1865

ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO 845ALOGORÍTIMOS 1061

ANACARDIUMCULTURA 1030ANÁLISE DE SISTEMAS 1663

ANÁLISES DE ÁGUAS E AFLUENTES/MICROBIOLOGIA 983

Page 48: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 47 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS 2011

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA 568APICULTURA 38

AQUISIÇÃO E ARMAZENAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA 1471

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 1863ARTE - DANÇA 52

ARTE - MÚSICA 72ARTE - TEATRO 87

ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL 121

ARTES 14ARTES GRÁFICAS 39

ARTES INDUSTRIAIS 363ARTES PLÁSTICAS 53

ARTES VISUAIS 40

ARTESANATO 41ASSOCIATIVISMO 444

ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO 826

ATENDIMENTO GERIÁTRICO 1503ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR 1634

ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFÍCIOS 42ATUALIDADES 1903

AVALIAÇÃO E PROJETOS 443

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 209AVICULTURA 43

BANCO DE DADOS 2088BENEFICIAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS 853

BENEFICIAMENTO E GRÃOS 745

BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DE FRUTAS 833BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DE MANDIOCA 831

BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 836

BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DE VEGETAIS 832BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO DO CAJU E CASTANHA 834

BIOÉTICA 1427BIOFÍSICA DA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 144

BIOGEOGRAFIA COSTEIRA 139

BIOGEOGRAFIA DO RECÔNCAVO 145BIOGEOGRAFIA DO SEMI-ÁRIDO 118

BIOLOGIA 11BIOLOGIA APLICADA/BIOÉTICA 986

BIOQUÍMICA 1021

Page 49: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 48 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

BIOQUÍMICA / POLUIÇÃO AMBIENTAL 1424

BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE ENFERMAGEM 1743BOVINOCULTURA 504

BOXE 863

CADEIA LOGÍSTICA/AUTOMAÇÃO 1095CAFEICULTURA 703

CAJUCULTURA 830CANTO E CORAL 44

CAPOEIRA 884

CAPRINOCULTURA 784CARPINTARIA 45

CARTOGRAFIA 1603CENTRO DE MATERIAIS CIRÚRGICOS 1238

CERÂMICA 46

CIDADANIA E ÉTICA NO CAMPO 846CIÊNCIAS 3

CIÊNCIAS - FLUXO 31

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 240CIÊNCIAS HUMANAS 225

CLIMA E SOLO 1143COLHEITA E BENEFICIAMENTO 1185

COMANDOS HIDRÁULICOS 1081

COMANDOS INDUSTRIAIS 972COMÉRCIO COM AGRONEGÓCIO 1103

COMÉRCIO EXTERIOR 1013COMPOSIÇÃO GRÁFICA 47

COMPOSIÇÃO VISUAL 2205

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 48COMUNICAÇÃO 320

CONCEITOS BÁSICOS DE COMPUTAÇÃO 1123

CONSERV ALIM E TECN MATÉRIAS PRIMAS/PROC FRUTAS, HORT E CEREAIS 2007CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 1037

CONSERVAS EM DOCE 743CONSERVAS EM SAL 744

CONSTRUÇÃO CIVIL 220

CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES RURAIS 545CONTABILIDADE 1006

CONTABILIDADE GERAL 1093CONTABILIDADE GERAL E CUSTOS 1086

CONTROLE DE INFEC HOSPITALAR 623

Page 50: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 49 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL 1472

CONTROLE E DEFESA SANITÁRIA ANIMAL 1389COOPERATIVISMO 49

COOPERATIVISMO, ESTRATÉGIAS ASSOCIATIVAS - AUTOGESTÃO 125

CORTE E COSTURA 204CRÉDITO E FINANÇAS 219

CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS 565CULTIVO DE GRAMÍNEAS E OLEAGINOSAS 828

CULTIVO DE MANDIOCA 829

CULTURA AFRO BRASILEIRA 1283CULTURA BAIANA 50

CULTURA BRASILEIRA 160CULTURA DO ABACAXÍ 684

CULTURA DO CAFÉ 2025

CULTURA DO CAJU 1943CULTURA INDÍGENA 1823

CULTURA POPULAR BAIANA 1054

CULTURA REGIONAL 153CULTURAS ANUAIS 852

CULTURAS ANUAIS E OLERICULTURA 1448CULTURAS ANUAIS II 1204

CULTURAS TEMPORÁRIAS 1393

CUNICULTURA 51DATILOGRAFIA 321

DECORAÇÃO E HABITAÇÃO 54DEFENSIVOS AGRÍCOLAS 844

DESENHO 154

DESENHO DE OBSERVAÇÃO E CRIAÇÃO 2214DESENHO E TOPOGRAFIA 855

DESENHO E TOPOGRAFIA/IRRIGAÇÃO E DRENAGEM 1025

DESENHO GEOGRÁFICO 55DESENHO GEOMÉTRICO 2223

DESENHO PUBLICITÁRIO 2207DESENHO TÉCNICO 1074

DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES 1469

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA 2053DESENVOLVIMENTO DE PROJETO 1406

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 547DIAGNÓSTICO DE ATIVIDADE 857

DIDÁTICA 16

Page 51: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 50 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

DIREITO APLICADO 150

DIREITO DO CONSUMIDOR 56DIREITO E LEGISLAÇÃO 162

DIREITO EMPRESARIAL 1105

DIREITO INDÍGENA 1843DIREITO PREVIDENCIÁRIO, TRABALHISTA E DO CONSUMIDOR 2043

DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO 343ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE 823

ECOLOGIA/OFICINA AMBIENTAL 985

ECONOMIA DOMÉSTICA 189ECONOMIA E ESTUDO DE MERCADO 171

ECONOMIA E MERCADO 156ECOSSISTEMAS URBANOS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL 106

EDITORAÇÃO 57

EDITORAÇÃO AVANÇADA 2044EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1409

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 6

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL 860EDUCAÇÃO E SAÚDE 1415

EDUCAÇÃO ESPECIAL 218EDUCAÇÃO FÍSICA 7

EDUCAÇÃO FÍSICA - FLUXO 175

EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER 123EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 322

EDUCAÇÃO PARA O LAR 58EDUCAÇÃO RELIGIOSA 8

EDUCAÇÃO SOCIO AMBIENTAL 1284

EDUCAÇÃO, LEGISLAÇÃO E DEFESA AMBIENTAL 2104ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA DA PROPRIEDADE RURAL 1446

ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 858

ELEMENTOS DA MÁQUINA 1073ELEMENTOS DA MÚSICA 1045

ELEMENTOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1632ELETRICIDADE 164

ELETRICIDADE (INSTALAÇÕES DOMICILIARES) 59

ELETRICIDADE DE BOBINAGEM (MOTORES DE BAIXA POTÊNCIA) 60ELETRICIDADE E ELETÔNICA APLICADA 2143

ELETROMECÂNICA 1072ELETRÔNICA 1080

ELETRÔNICA INDUSTRIAL 973

Page 52: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 51 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

DIREITO APLICADO 150

DIREITO DO CONSUMIDOR 56DIREITO E LEGISLAÇÃO 162

DIREITO EMPRESARIAL 1105

DIREITO INDÍGENA 1843DIREITO PREVIDENCIÁRIO, TRABALHISTA E DO CONSUMIDOR 2043

DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO 343ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE 823

ECOLOGIA/OFICINA AMBIENTAL 985

ECONOMIA DOMÉSTICA 189ECONOMIA E ESTUDO DE MERCADO 171

ECONOMIA E MERCADO 156ECOSSISTEMAS URBANOS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL 106

EDITORAÇÃO 57

EDITORAÇÃO AVANÇADA 2044EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1409

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 6

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL 860EDUCAÇÃO E SAÚDE 1415

EDUCAÇÃO ESPECIAL 218EDUCAÇÃO FÍSICA 7

EDUCAÇÃO FÍSICA - FLUXO 175

EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER 123EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 322

EDUCAÇÃO PARA O LAR 58EDUCAÇÃO RELIGIOSA 8

EDUCAÇÃO SOCIO AMBIENTAL 1284

EDUCAÇÃO, LEGISLAÇÃO E DEFESA AMBIENTAL 2104ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA DA PROPRIEDADE RURAL 1446

ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 858

ELEMENTOS DA MÁQUINA 1073ELEMENTOS DA MÚSICA 1045

ELEMENTOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1632ELETRICIDADE 164

ELETRICIDADE (INSTALAÇÕES DOMICILIARES) 59

ELETRICIDADE DE BOBINAGEM (MOTORES DE BAIXA POTÊNCIA) 60ELETRICIDADE E ELETÔNICA APLICADA 2143

ELETROMECÂNICA 1072ELETRÔNICA 1080

ELETRÔNICA INDUSTRIAL 973

Page 53: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 52 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

ELETROTÉCNICA 165

EMERGÊNCIA 569EMPREENDEDORISMO 1643

EMPREENDEDORISMO E CONSULTORIA EM R.H. 2060

EMPREENDEDORISMO E COOPERATIVISMO 1057EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EMPRESARIAL 1016

ENFERMAGEM ALTERNATIVA 584ENFERMAGEM CLÍNICA CIRÚRGICA 1228

ENFERMAGEM CLÍNICA MÉDICA 1227

ENFERMAGEM DE UNIDADE DE TRATAMENTO E TERAPIA INTENSIVA 1240ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA 1230

ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA(P.S. E UTI) 1232ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA 1229

ENFERMAGEM GERIÁTRICA 665

ENFERMAGEM MATERNA INFANTIL 666ENFERMAGEM NEUROPSIQUIÁTRICA 1235

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 1417

ENFERMAGEM PEDIÁTRICA 1418ENFERMAGEM PRÉ, TRANS E PÓS OPERATÓRIO 1236

ENGENHARIA DE SOFTWARE 1068EPISTEMOLOGIA REGIONAL 1414

EQUINOCULTURA 1203

ERGONOMIA 1630ESTÁGIO 28

ESTATÍSTICA 149ESTATÍSTICA APLICADA 1866

ESTATÍSTICA E CONTROLE DE PRODUÇÃO 114

ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 2061ESTRUTURA DE DADOS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 1664

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO 1º GRAU 21

ESTRUTURA, PROCESSOS E COMUNICAÇÃO ORG. 2052ESTUDO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS/CLIMATOLOGIA 1430

ESTUDOS AFRO DESCENDENTES 1303ESTUDOS AMBIENTAIS 152

ESTUDOS AMBIENTAIS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS TURÍSTICOS 143

ESTUDOS BAIANOS 157ESTUDOS BIO-GEOGRÁFICOS PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 108

ESTUDOS DAS VOCAÇÕES REGIONAIS 1443ESTUDOS ÉTNICOS 1563

ESTUDOS GEOEPIDEMICO REGIONAL 643

Page 54: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 53 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA O PLAN. AGROINDUSTRIAL 142

ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA O PLAN. DE ESPAÇOS INDUSTRIAIS 138ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA 132

ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA O PLANEJAMENTO TURÍSTICO 137

ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA O PLANEJAMENTO URBANO 141ESTUDOS GEOGRÁFICOS PARA PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO 116

ESTUDOS REGIONAIS 1224ESTUDOS SOCIAIS 221

ESTUDOS SOCIOCULTURAIS E IDENTIDADE 117

ÉTICA 158ÉTICA E CIDADANIA 185

ÉTICA PROFISSIONAL/BIOÉTICA 1413ÉTICA, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2050

EXTENSÃO RURAL E ORGANIZAÇÃO SOCIAL 1390

EXTENSÃO RURAL E SOCIOLOGIA 803FARMACOLOGIA 1234

FAUNA E FLORA REGIONAL/GESTÃO AMBIENTAL 984

FENAÇÃO 683FERRAMENTAS DA WEB 2086

FILOSOFIA 12FILOSOFIA - DIVERSIFICADA 183

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 20

FILOSOFIA E R.H. NAS ORGANIZAÇÕES 2051FÍSICA 9

FITOTÉCNICA E PRODUÇÃO DE FORRAGENS 1026FOLCLORE 61

FOTOGRAFIA 2216

FRUTICULTURA 523FRUTICULTURA IRRIGADA 1394

FUNDAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DO TURISMO 1964

FUNDAMENTO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIAS 1636FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 239

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA GEOGRAFIA 25FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA HISTÓRIA 24

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 23

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA (ALF) 22FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA MATEMÁTICA 26

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS 27FUNDAMENTO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL 383

FUNDAMENTO FILOSÓFICO E ÉTICO 168

Page 55: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 54 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM 1683

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO 1803FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 2057

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 1623

FUNDAMENTOS DE BANCOS DE DADOS 1703FUNDAMENTOS DE LABORATÓRIO 1344

FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA 2013FUNDAMENTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO I 2225

FUNDAMENTOS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 1625

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO PROJETO GRÁFICO 2206FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS 212

FUTEBOL 885GEOGRAFIA 4

GEOGRAFIA - FLUXO 32

GEOGRAFIA AMBIENTAL/HIDROLOGIA E METEREOLOGIA 989GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO 119

GEOMETRIA 155

GERÊNCIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL 126GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUAS E AFLUENTES 1425

GESTÃO ADMINISTRATIVA 1391GESTÃO AMBIENTAL 1010

GESTÃO AMBIENTAL E BIOÉTICA 1401

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 2048GESTÃO AMBIENTAL/AUDITORIA AMBIENTAL 1426

GESTÃO COMPORTAMENTAL 1983GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇO DE SAÚDE 1405

GESTÃO DE EMPREENDIMENTO E EXTENSÃO RURAL 1027

GESTÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO E BENEFÍCIOS 2059GESTÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS 1523

GESTÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 1091

GESTÃO DE PRODUÇÃO E QUALIDADE 1323GESTÃO DE PROJETOS DE MUDANÇAS 2058

GESTÃO DE QUALIDADE 1058GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1399

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICOS 1404

GESTÃO DE UNIDADE (UNIDADE BÁSICA E HOSPITALAR) 1237GESTÃO DE UNIDADE DE ENFERMAGEM 1239

GESTÃO DO CONHECIMENTO 2063GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE 2016

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2184

Page 56: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 55 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

GESTÃO EMPREENDEDORA 62

GESTÃO EMPREENDEDORA E MARKETING 1092GESTÃO ORGANIZACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO 1066

GESTÃO ORGANIZACIONAL/ECOLOGIA 1422

GESTÃO TRIBUTÁRIA FINANCEIRA CONTÁBIL 1403GESTÃO, EMPREEND E CONTROLE DE QUALIDADE/PROC DE CARNES E PROD CARNEOS 2010

GINÁSTICA RÍTMICA E DESPORTIVA 105HARMONIA 1050

HEMATOLOGIA 1022

HIDRÁULICA E DRENAGEM URBANA/SISTEMA URBANO DE ÁGUA E ESGOTO 979HIGIENE E PROFILAXIA 1223

HIGIENE E SAÚDE INDUSTRIAL 1631HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA 161

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 206

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO/LEGISLAÇÃO APLICADA 2003HIGIENE, LIMPEZA E SANITARIZAÇÃO AGROINDUSTRIAL 1463

HISTÓRIA 5

HISTÓRIA - FLUXO 33HISTÓRIA APLICADA AO TURISMO 1765

HISTÓRIA DA ÁFRICA 1883HISTORIA DA ARTE 159

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 18

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 1412HISTÓRIA DA MÚSICA 1051

HISTÓRIA DO DESIGN 2211HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA 1243

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 2123

HISTÓRIA ECONÔMICA 243HORTICULTURA 63

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA 1416

HUMANIZAÇÃO ÉTICA E LEGISLAÇÃO DA SAÚDE 1684IMPACTOS AMBIENTAIS 1435

IMPACTOS AMBIENTAIS / FAUNA E FLORA REGIONAL 1383IMPACTOS AMBIENTAIS/VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMBIENTAL 992

IMUNOLOGIA 1023

INFORMÁTICA - PLANILHAS ELETRÔNICAS 1012INFORMÁTICA APLICADA 1056

INFORMÁTICA APLICADA A GESTÃO DE NEGÓCIOS 1419INFORMÁTICA APLICADA À MÚSICA 1483

Page 57: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 56 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

GESTÃO EMPREENDEDORA 62

GESTÃO EMPREENDEDORA E MARKETING 1092GESTÃO ORGANIZACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO 1066

GESTÃO ORGANIZACIONAL/ECOLOGIA 1422

GESTÃO TRIBUTÁRIA FINANCEIRA CONTÁBIL 1403GESTÃO, EMPREEND E CONTROLE DE QUALIDADE/PROC DE CARNES E PROD CARNEOS 2010

GINÁSTICA RÍTMICA E DESPORTIVA 105HARMONIA 1050

HEMATOLOGIA 1022

HIDRÁULICA E DRENAGEM URBANA/SISTEMA URBANO DE ÁGUA E ESGOTO 979HIGIENE E PROFILAXIA 1223

HIGIENE E SAÚDE INDUSTRIAL 1631HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA 161

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 206

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO/LEGISLAÇÃO APLICADA 2003HIGIENE, LIMPEZA E SANITARIZAÇÃO AGROINDUSTRIAL 1463

HISTÓRIA 5

HISTÓRIA - FLUXO 33HISTÓRIA APLICADA AO TURISMO 1765

HISTÓRIA DA ÁFRICA 1883HISTORIA DA ARTE 159

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 18

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 1412HISTÓRIA DA MÚSICA 1051

HISTÓRIA DO DESIGN 2211HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA 1243

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 2123

HISTÓRIA ECONÔMICA 243HORTICULTURA 63

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA 1416

HUMANIZAÇÃO ÉTICA E LEGISLAÇÃO DA SAÚDE 1684IMPACTOS AMBIENTAIS 1435

IMPACTOS AMBIENTAIS / FAUNA E FLORA REGIONAL 1383IMPACTOS AMBIENTAIS/VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMBIENTAL 992

IMUNOLOGIA 1023

INFORMÁTICA - PLANILHAS ELETRÔNICAS 1012INFORMÁTICA APLICADA 1056

INFORMÁTICA APLICADA A GESTÃO DE NEGÓCIOS 1419INFORMÁTICA APLICADA À MÚSICA 1483

INFORMÁTICA APLICADA A R.H. 2049

Page 58: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 57 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

INFORMÁTICA BÁSICA 1060

INFORMÁTICA E SOCIEDADE 2084INFORMÁTICA EDUCATIVA 65

INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS 129

INFORMÁTICA NAS TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS 244INICIAÇÃO À ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL 463

INICIAÇÃO À MECÂNICA 163INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1069

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES 1723

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO 971INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS 227

INSTRUÇÃO MILITAR 1263INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1084

INTRODUÇÃO À ECONOMIA 1102

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 64INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA 1090

INTRODUÇÃO À PESCA E AQUICULTURA 2203

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO VISUAL 2204INTRODUÇÃO À REDE DE COMPUTADORES 1864

INTRODUÇÃO A SISTEMA DE INFORMAÇÃO 245INTRODUÇÃO AO SISTEMA OPERACIONAL 1062

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTE 1624

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM 848IRRIGAÇÃO E MELHORAMENTO DA LAVOURA 113

JARDINAGEM 66JARDINAGEM E PAISAGISMO 842

JOGOS RECREATIVOS 203

JORNALISMO ESCOLAR 96JUDO 864

KARATE 883

LAVOURAS REGIONAIS 67LEGISLAÇÃO AMBIENTAL / RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS 1431

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL/AUDITORIA AMBIENTAL 827LEGISLAÇÃO APLICADA 2014

LEGISLAÇÃO APLICADA À INFORMÁTICA 2243

LEGISLAÇÃO APLICADA À S.S.T. 1633LEGISLAÇÃO DO TURISMO 1764

LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL 1869LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 2224

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA 1008

Page 59: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 58 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 2055

LIDERANÇA E DINÂMICA DE GRUPO 178LÍNGUA E PESQUISA 1923

LÍNGUA EST MODERNA(ESPANHOL/INGLÊS) 213

LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLÊS(DIVERSIFICADA) 146LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (ESPANHOL) 70

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (FRANCÊS) 69LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (FRANCÊS/INGLÊS) 71

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (FRANCÊS/INGLÊS/ESPANHOL) 943

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS) 68LÍNGUA PORTUGUESA 1

LÍNGUA PORTUGUESA - FLUXO 29LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA BRASILEIRA 15

LINGUAGEM C 1665

LINGUAGEM DA ALFABETIZAÇÃO 404LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 2083

LINGUAGEM DO AUDIOVISUAL 2215

LITERATURA INFANTIL 174LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO 1724

LOGÍSTICA 2045LOGÍSTICA PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS 1100

MAGISTÉRIO DO 1º GRAU 242

MANEJO ALIMENTAR 1189MANEJO ANIMAL DE MÉDIO/GRANDE PORTE 1451

MANEJO ANIMAL DE PEQUENO PORTE 1447MANEJO DE PASTAGEM 1187

MANEJO DE PLANTAS, DOENÇAS, PLANTAS DANINHAS E DEFENSIVOS AGRÍCOLAS 1452

MANEJO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA 847MANEJO E FERTILIZANTE DO SOLO 1024

MANEJO FITOSSANITÁRIO 1184

MANEJO INTEGRADO: PRAGAS, DOENÇAS, E PLANTAS DANINHAS 849MANEJO REPRODUTIVO 1191

MANEJO SANITÁRIO 1190MANUTENÇÃO ELÉTRICA 1079

MANUTENÇÃO MECÂNICA 1078

MÁQUINAS ELÉTRICAS 970MÁQUINAS OPERATRIZES 1075

MARKETING AMBIENTAL/RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ÉTICA PROFISSIONAL 991MARKETING COMERCIAL 2047

MARKETING E NEGOCIAÇÃO 1087

Page 60: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 59 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

MARKETING E PUBLICIDADE 124

MARKETING EM SAÚDE 1402MARKETING EM TURISMO 131

MARKETING EM TURISMO ECOLÓGICO 134

MATEMÁTICA 2MATEMÁTICA - FLUXO 30

MATEMÁTICA APLICADA A INFORMÁTICA 1963MATEMÁTICA APLICADA AO COMÉRCIO E FINANÇAS 2046

MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA 172

MATEMÁTICA FINANCEIRA 1400MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA 1011

MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS 2209MECÂNICA 222

MECÂNICA TÉCNICA 976

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA 543MELHORAMENTO DA LAVOURA 136

MEMORIAL 483

MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO INDUSTRIAL 2015METEREOLOGIA 1077

METODOLOGIA 229METODOLOGIA CIENTÍFICA 977

METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO ESPECIAL 324

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 323METODOLOGIA DA PESQUISA 2006

METODOLOGIA DE ESTUDOS SOCIAIS 173METODOLOGIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS 210

METODOLOGIA DO ESTÁGIO 403

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 176METODOLOGIA EDUCAÇÃO INDÍGENA 299

MÉTODOS E TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS 2056

METOLOGIA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 1420MICROBIOLOGIA 1020

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 1226MICROBIOLOGIA/ANALISES MICROBIOLÓGICAS 1034

MINHOCULTURA 783

MONITORAMENTO DO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIA 1444MONITORAMENTO, CARACT E ETIOLOGIA DE AGRAVOS 603

MONTAGEM, MANUTENÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE MICRO 1544MORFOLOGIA E FISIOLOGIA 1144

NÍVEL I 200

Page 61: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 60 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

NOÇÕES DE ECONOMIA 191

NOÇÕES DE FARMACOLOGIA 583NOÇÕES DE GEOLOGIA 1428

NOÇÕES DE GEOLOGIA/USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO 988

NOÇÕES DE MECÂNICA AGRÍCOLA 73NOÇÕES DE MICROBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 1467

NOÇÕES DE PRÁTICAS VETERINÁRIAS 97NOÇÕES E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1524

NUTRIÇÃO ANIMAL E FORRAGENS 564

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1032NUTRIÇÃO E FORRAGICULTURA 1387

NUTRIÇÃO E SAÚDE 74OBSTETRÍCIA 1233

OBTENÇÃO DA PRODUÇÃO 1193

OFICINA AMBIENTAL/VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMBIENTAL 1434OFICINA ATIVIDADES LABORAIS 214

OFICINA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 216

OFICINA PLURALIDADES ARTÍSTICAS 215OFICINA PLURALIDADES ESPORTIVAS 217

OLERICULTURA 824OPERAÇÃO DE COMPUTADORES 1063

ORGANIZAÇÃO BANCÁRIA 75

ORGANIZAÇÃO COMERCIAL 76ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES E COMPILADORES 1666

ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHISTAS 1543ORGANIZAÇÃO DO SIST EDUCACIONAL BRASILEIRO 186

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MICRO-EMPRESAS 127

ORGANIZAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL 1343ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1867

ORGANIZAÇÃO E NORMAS 1083

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS 1868ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 259

OVINOCAPRINOCULTURA 837PAISAGISMO/PROJETOS AMBIENTAIS 987

PARASITOLOGIA 1363

PASTAGENS E FORRAGICULTURA E /OU FORRAGEIRA 851PATOLOGIA OCUPACIONAL 1635

PEDAGOGIA 223PEDIATRIA 1231

PEI 34

Page 62: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 61 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

PERCEPÇÃO MUSICAL 1046

PESQUISA E DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL 2054PESQUISA E LEITURA 205

PISCICULTURA 77

PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO E DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS 563PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO EM SAÚDE 567

PLANEJAMENTO DE COLHEITA E PÓS COLHEITA 2023PLANEJAMENTO DE RECURSOS TURÍSTICOS 130

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS E SERVIÇOS 128

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 1014PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS HÍDRICOS 109

PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS NATURAIS 135PLANEJAMENTO E USO DO SOLO 110

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1397

PLANEJAMENTO PESSOAL 566PLANEJAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO E MONIT DA PRODUÇÃO 1163

PLANEJAMENTO, MONTAGEM E MONIT DA ESTR. ADM. DA EMP. DE ATIV AGROPEC 1445

PLANTAS MEDICINAIS 1392PORTUGUÊS - FLUXO I 180

PORTUGUÊS - FLUXO II 181PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 2183

PRÁTICA BANCÁRIA 170

PRÁTICA CONTÁBIL 190PRÁTICA DE CONJUNTO 1052

PRÁTICA DE ESCRITÓRIO 166PRÁTICA DE SAÚDE 148

PRÁTICA INSTRUMENTAL 1049

PRIMEIROS SOCORROS 177PRINCÍPIOS DE AGRONEGÓCIOS 1003

PROCEDIMENTO ROTINA GESTÃO ESCOLAR 208

PROCESSAMENTO DE CARNES E PRODUTOS CARNEOS 1044PROCESSAMENTO DE FRUTAS, HORTALIÇAS E CEREAIS 1040

PROCESSAMENTO DE GRANDES CULTURAS 1468PROCESSAMENTO DE LEITE 840

PROCESSAMENTO DO CAFÉ 1041

PROCESSAMENTO DO CAJU E CASTANHA 1042PROCESSAMENTO DO LEITE E DERIVADOS/EMBALAGEM 1043

PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE ORGANIZAÇÃO DE DADOS 115PROCESSOS PRODUTIVOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 1784

PRODUÇÃO DE AVES 1395

Page 63: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 62 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

PRODUÇÃO E ANÁLISE DA IMAGEM 2213

PRODUÇÃO MINERAL 111PRODUÇÃO TEXTUAL 1583

PROGRAMA DE SAÚDE NO TRABALHO 1638

PROGRAMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1637PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA WEB 1071

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO 1067PROGRAMAS DE TREINAMENTOS 1627

PROJETO DE SISTEMAS 2087

PROJETO INTEGRADO DE LOGÍSTICA 1098PROJETOS AGROPECUÁRIOS 854

PROJETOS DE INSTALAÇÕES 975PROJETOS E INSTALAÇÕES AGROINDUSTRIAIS 1031

PROJETOS EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS 78

PROJETOS FÍSICOS 1076PROJETOS MECÂNICOS 1082

PROPAGAÇÃO E PLANTIO 1183

PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS 79PSICOLOGIA 202

PSICOLOGIA APLICADA 1408PSICOLOGIA APLICADA AO TURISMO 1766

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 17

PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 187PSICOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL 201

PSICOPEDAGOGIA 279PUBLICIDADE E MARKETING DIGITAL 1870

QUALIDADE DO ATENDIMENTO 188

QUESTÕES AGRÁRIAS 923QUÍMICA 10

QUÍMICA AMBIENTAL 980

QUÍMICA ANALÍTICA 2012QUIMICA ANALÍTICA E BIOQUÍMICA 2009

QUÍMICA ANALÍTICA/BIOQUÍMICA 1033QUÍMICA NO CONTROLE DA POLUIÇÃO 112

RECURSOS AUDIOVISUAIS 423

RECURSOS DE ILUSTRAÇÃO GRÁFICA E MELHORIA DA COMUN. VISUAL 122RECURSOS HÍDRICOS 2103

REDAÇÃO 80REDAÇÃO COMERCIAL 1763

REDAÇÃO TÉCNICA 1225

Page 64: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 63 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

REDE DE COMPUTADORES 1070

RELAÇÕES HUMANAS 82RELAÇÕES HUMANAS E PSICOLOGIA SOCIAL 1345

RELAÇÕES INTERPESSOAIS 1005

RELAÇÕES INTERPESSOAIS CIDADANIA E ÉTICA NO CAMPO 1388RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ÉTICA PROFISSIONAL 1407

REPRODUÇÃO E MELHORAMENTO ANIMAL 1450SANIDADE ANIMAL 1449

SAÚDE DA CRIANÇA 664

SAÚDE DA MULHER 663SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL 120

SAÚDE E COMUNIDADE 1783SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 1410

SEGURANÇA DO TRABALHO NO MEIO RURAL 1385

SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS 1526SEGURANÇA INDUSTRIAL 1626

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1628

SEGURANÇA NO TRABALHO 1421SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA 1411

SERIGRAFIA 85SERVIÇO DE VENDAS 151

SERVIÇOS BANCÁRIOS 81

SERVIÇOS DE VENDAS E TELEMARKETING 1059SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS 83

SILVICULTURA 785SISTEMA DE CRIAÇÃO 1192

SISTEMA DE GESTÃO 1629

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMERCIO EXTERIOR 1096SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 1396

SISTEMA DE LIMPEZA/DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 978

SISTEMA ORGANIZACIONAL DE REDE 1704SISTEMAS OPERACIONAIS 1667

SOCIEDADE E CULTURA 179SOCIEDADE E ECONOMIA CONTEMPORÂNEA 207

SOCIOLOGIA 13

SOCIOLOGIA - DIVERSIFICADA 184SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 19

SOCIOLOGIA DO TRABALHO 1055SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL 856

SUINOCULTURA 503

Page 65: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 64 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

TÉCNICA DE CHEFIA E LIDERANÇA 1018

TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO 1065TÉCNICA EM LABORATÓRIO/BIOQUÍMICA 982

TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS 167

TÉCNICAS AGRÍCOLAS 98TÉCNICAS AGROPECUÁRIAS 1017

TÉCNICAS COMERCIAIS 147TÉCNICAS DE ENFERMAGEM 667

TÉCNICAS DE LABORATÓRIO / MICROBIOLOGIA 1384

TÉCNICAS DE MANEJO PARA O SEMI-ÁRIDO 843TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO 974

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 2017TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E FUNDAMENTOS DE LOGISTICAS 2008

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL 1029

TÉCNICAS DE TURISMO 231TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 1099

TÉCNICAS E PRÁTICA DE ARTES INDUSTRIAIS 84

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 86TECNOLOGIA DE CARNE E DERIVADOS 1465

TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS 1466TECNOLOGIA DE LEITE E DERIVADOS 1464

TECNOLOGIA DE MASSAS E PANIFÍCIOS 1470

TECNOLOGIA DE PRODUTOS NÃO ALIMENTÍCIOS 1036TECNOLOGIA DO MEIO AMBIENTE/LOGÍSTICA REVERSA 1094

TECNOLOGIA E CONTROLE DA POLUIÇÃO/PROCESSO INDUSTRIAL 981TECNOLOGIA E CONTROLE DE POLUIÇÃO/GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 1423

TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE/TECNOLOGIA DE PROD NÃO ALIMENTÍCIOS 2004

TECNOLOGIA EDUCACIONAL 211TECNOLOGIA EM SEMENTES E VIVEIRICULTURA 1028

TECNOLOGIAS DAS MATÉRIAS-PRIMAS 1038

TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIA AMBIENTAL SOB ORG. 2062TEORIA DA COMUNICAÇÃO 2210

TEORIA E TÉCNICA DO TURISMO 1527TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 1004

TÓPICOS DE INFORMÁTICA 2085

TOPOGRAFIA 544TOPOGRAFIA E DESENHO TÉCNICO 825

TORNEARIA MECÂNICA 88TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO 2212

TRABALHO EM COURO 89

Page 66: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 65 de 52

ANEXO V DISCIPLINAS

TRADUÇÃO E CONVERSAÇÃO 133

TREINAMENTO PARA TRAÇÃO ANIMAL 723TURISMO 90

TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1053

TURISMO E MEIO AMBIENTE 1525URBANISMO/PAISAGISMO 2105

USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO 1429VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMBIENTAL 1432

VIVEIRICULTURA 763

VIVEIRICULTURA E FLORICULTURA TROPICAL 1433VOCAÇÃO REGIONAL 2024

W EB DESIGN 2208ZOOTECNIA 91

ZOOTECNIA ESPECIAL 2166

ZOOTECNIA GERAL 2164ZOOTÉCNICA I 963

ZOOTÉCNICA II 964

ZOOTÉCNICA III 965

Page 67: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 66 de 52

ANEXO VI

SITUAÇÃO ESPECIAL

Situação Especial CódigoA DISPOSIÇÃO DO MUNICIPIO POR CLIENTELA MUNICIPALIZADA 4064AFASTADO DE LICENÇA S/ PUBLICAÇÃO 4057AGUARDANDO APOSENTADORIA SEM CARGA HORARIA 4024

APOSENTADORIA COMPULSÓRIA ( MAIS DE 70 ANOS) 4037APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 4025ATUA NA BIBLIOTECA COM AUTORIZAÇÃO DA SEC 4029ATUA NA BIBLIOTECA SEM AUTORIZAÇÃO DA SEC 4031ATUA NA SECRETARIA COM AUTORIZAÇÃO DA SEC 4033ATUA NA SECRETARIA SEM AUTORIZAÇÃO DA SEC 4035ATUA NA UESB SEM AUTORIZAÇÃO DA SEC 4036ATUA NA UESC SEM AUTORIZAÇÃO 4104

ATUANDO NA SECRETARIA/BIBLIOTECA/LABORATÓRIO 4126ATUANDO NO CSU ( CENTRO SOCIAL URBANO ) 4063ATUANDO NO MUNICIPIO SEM AUTORIZAÇAO 4103CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 4065DISPOSIÇÃO 4049DISPOSIÇÃO AÇÃO E PARCERIA 20H 4047DISPOSIÇÃO AÇÃO E PARCERIA 40H 4048

DISPOSIÇÃO CAMARA FEDERAL 4052DISPOSIÇÃO DA APLB 20H 4011DISPOSIÇÃO DA APLB 40H 4012DISPOSIÇÃO DA FUNDAC 20H 4013DISPOSIÇÃO DA FUNDAC 40H 4014DISPOSIÇÃO DA SEC - FUNDO ESCOLA 20H 4015DISPOSIÇÃO DA SEC - FUNDO ESCOLA 40H 4016DISPOSIÇÃO DA SEC - NAZARÉ 20H 4017

DISPOSIÇÃO DA SEC - NAZARÉ 40H 4018DISPOSIÇÃO DA SMEC (SECRETARIA MUNICIPAL) 4019DISPOSIÇÃO DA SUPEN 4039DISPOSIÇÃO DA UNEB 20H 4021DISPOSIÇÃO DA UNEB 40H 4022DISPOSIÇÃO DIREC 4050DISPOSIÇÃO DO CONVÊNIO DA FEAPAES 4106

DISPOSIÇÃO DO TRE 20H 4041

Page 68: MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 2009 À 2011

P. 67 de 52

ANEXO VI SITUAÇÃO ESPECIAL

DISPOSIÇÃO DO TRE 40H 4042DISPOSIÇÃO EMBASA 4058DISPOSIÇÃO JUSTIÇA 4056DISPOSIÇÃO SEAGRI/EBDA 4059DISPOSIÇÃO UEFS 4055DISPOSIÇÃO UESC 4051EXERCENDO MANDATO ELETIVO 4054PROFESSOR EM LICENÇA MÉDICA CONSTANTE 4010SEM CARGA HORÁRIA NA UEE 4005SEM FREQUÊNCIA NA UEE 4007