manual de instrucao bem nivel om.doc

27

Upload: rebecca-soares

Post on 09-Aug-2015

25 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: manual de instrucao bem nivel om.doc

Nível OM

Page 2: manual de instrucao bem nivel om.doc

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................3 Objetivos do Programa...........................................................................3 Como instalar o Programa......................................................................3 Descrição do Programa e de suas funções...........................................5

Formulário Inicial...............................................................................5 Descrição das funções disponíveis no formulário inicial.........5

Preencher o BEM......................................................................5 Remeter o BEM.........................................................................11 Consultas..................................................................................12

Descrição das funções disponíveis nesta tela...................12 Consulta NEE e Nomenclatura......................................12 Munição da OM...............................................................15 Consulta CODOM...........................................................16 Consulta Fabricante.......................................................16

Relatórios..................................................................................17 Descrição das funções disponíveis nesta tela.................18

Munição da OM...............................................................18 Munição por Situação....................................................19

Calendário de Atividades........................................................................20

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................20

2

Page 3: manual de instrucao bem nivel om.doc

1. INTRODUÇÃO:

Este Programa surgiu do desejo de muitos em aperfeiçoar o envio das informações relativas à munição. A sistemática anterior já não mais atendia as necessidades, em todos os níveis. Na era da informação, com a utilização do computador como ferramenta principal, é desnecessária a utilização do processo mecânico para o envio do Boletim e dos inúmeros relatórios impressos, gerando custos em todos os escalões, sem falar nas incorreções verificadas, o que causava informações não confiáveis.

Fica aqui o agradecimento ao Maj Alvimar do Nascimento, da 1ª RM, que contribuiu sobremaneira para a efetivação desse Programa.

2. DESENVOLVIMENTO:

a) Objetivos do Programa :

Este Programa, que será implementado em 3 níveis – OM, RM e DS – tem os seguintes objetivos, entre outros:

Velocidade da informação; Veracidade da informação; Facilidade da informação e Gerenciamento da munição, permitindo que a DS tenha dados estatísticos de

consumo, destruição, relação entre DO/DMA e existência, consumo de um lote mais novo em detrimento de um mais antigo, consumo maior que a DMA, fornecimento automático com base na média de consumo, planejamento de compras futuras com base na demanda de munições; às Regiões Militares permitirá controlar o consumo dos lotes de munições mais antigas, evitando-se o

3

Page 4: manual de instrucao bem nivel om.doc

EQ ou/e o EVB, o fornecimento de munições necessárias para completar a DMA das OM e controle do seu Depósito Regional, à OM permitirá prever o consumo sempre do lote mais antigo e o controle da munição existente em seu paiol.

b) Como Instalar o programa : Insira o disquete com o Programa no drive A; Clique no botão Iniciar, Programas, Windows Explorer

Clique no botão Disquete de 3 ½ (A) para selecionar o drive A:

Clique em Bem e copie o programa para o drive C/Meus Documentos. Guarde o disquete com o programa para ser utilizado como backup.

4

Page 5: manual de instrucao bem nivel om.doc

Clique em C/Meus Documentos/Bem para abrir o Programa.

Com o Programa aberto, siga rigorosamente as instruções do presente manual para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. As modificações que porventura forem necessárias no Programa, deverão ser encaminhadas à DS para análise, modificação e posterior distribuição aos interessados.

c) Descrição do Programa e de suas funções :

Formulário Inicial:

Primeira tela a ser aberta ao abrir o Programa.

5

Page 6: manual de instrucao bem nivel om.doc

Descrição das funções disponíveis nesta tela

Permite ao usuário preencher, utilizando o formulário do Boletim de Existência de Munição, a tabela (tab-lote) que conterá os dados referentes às munições existentes na OM. Permite, também, fazer inclusões e exclusões na referida tabela.

Os dados constantes na tabela tab-lote serão lidos pelo Programa nível RM e nível DS, portanto, é imprescindível o seu correto preenchimento. Abaixo é mostrado o formulário BEM:

Para o preenchimento deste formulário, julgado o mais importante do Programa, siga rigorosamente os passos descritos abaixo:

1) CODOM: número com 6 dígitos e sem hífen e corresponde ao Código da OM. Verifique, primeiro, se a OM consta na tabela de CODOM clicando em Consultas, botão localizado no formulário inicial. Caso a OM não conste na presente relação,

6

Page 7: manual de instrucao bem nivel om.doc

cadastre-a e informe à RM e à DS para que seja também cadastrada em seus Programas.

2) Tipo de OM: ao clicar na caixa de combinação, abre uma relação contendo 3 tipos de OM. O Tipo 1 corresponde a maioria das OM, o Tipo 2 corresponde aos Depósitos Regionais e o Tipo 3 ao Depósito da DS – DCMun. Quando a OM se enquadrar em mais de um Tipo, o que tornará o item pertencente a OM, ao Depósito Regional ou à DS é o preenchimento deste campo. Neste caso, as informações deverão ser enviadas em um único Boletim, diferente do anterior, em que era necessário o preenchimento de um Boletim para cada tipo de OM.

3) NEE: corresponde ao Número de Estoque do Exército. Todas as munições em uso constam na tabela de NEE, totalizando 1242 registros, aproximadamente. Para dirimir dúvidas, selecione o NEE por meio da nomenclatura. Para isso, clique na seta apontada para baixo, localizada no campo NEE e escolha a nomenclatura correspondente. Automaticamente é inserido no campo NEE o número correspondente. A tabela contém NEE recentemente catalogados pelo Sistema de Catalogação do Exército – SICATEx e à medida que forem sendo catalogados novos itens, a DS atualizará a tabela.

4) Lote: neste campo deverá ser digitado o lote da munição cujo NEE e Nomenclatura são mostrados na tela. É importante que o lote seja transcrito “ipsis litteris” conforme consta na embalagem ou na Guia de Remessa. Deixe em branco quando não souber ou não for o caso.

7

Page 8: manual de instrucao bem nivel om.doc

5) Ano: neste campo deverá ser preenchido o ano de fabricação da munição. Utilize 2 dígitos para isso. Ex.: 99. Deixe em branco quando não souber

6) FAB: neste campo deverá ser informado o fabricante da munição mostrada na tela. Para isso, clique na seta localizada no campo e escolha o fabricante correspondente.

Caso o mesmo não conste na referida relação, cadastre-o. Para isso, saia desta tela e retorne ao formulário inicial, clique em Consultas, Consulta Fabricante e o formulário do Fabricante é aberto; clique no botão de navegação, mostrado abaixo, automaticamente aparece uma linha em branco para preenchimento. Após o preenchimento, informe à RM e à DS para atualização de seus Programas.

7) DUEx: neste campo deverá digitada a data do último exame ao qual a munição foi submetida. Utilize o seguinte formato: dd/mm/aa. Exemplo: 27/02/98. Deixe em branco quando não souber ou não for o caso.

8) Categoria: neste campo deverá ser informada a categoria da munição. Escolha uma dentre as mostradas na caixa de escolha.

9) Situação: neste campo deverá ser digitada a situação da munição. O número 9 corresponde à munição que está em uso, o número 8 corresponde à munição que está com o seu uso suspenso e o número 10 corresponde à munição que foi destruída pela OM no período considerado.

8

Page 9: manual de instrucao bem nivel om.doc

10) Carga: neste campo deverá ser digitada a quantidade de munição que entrou na carga na OM no período considerado.

11) Descarga: neste campo deverá ser digitada a quantidade de munição que foi consumida, recolhida para o Depósito Regional, remanejada para outra OM ou destruída.

12) Existência: neste campo deverá ser preenchida a quantidade de munição existente na OM.

13) Excluir: permite ao usuário EXCLUIR um conjunto de registros que foi incluído indevidamente ou para excluir o conjunto de registros quando o campo EXISTÊNCIA, remetido no BEM anterior, era zero. Um exemplo do uso do botão excluir: Na remessa do BEM do mês de maio, a OM informou que havia sido descarregado 500 Car 7,62 M1 do lote 222 e que a sua existência no paiol da OM é 0 (zero). Para a remessa do Bem posterior, do mês de julho, os registros relativos ao lote 222 deverão ser excluídos. Para isso, clicar no botão mostrado abaixo, deixando o quadrado preenchido com uma gaivota. A exclusão do item será realizada no momento em que o formulário é fechado. Assim, ao fazê-lo, aparece duas caixas de mensagens informando das exclusões. Clique em sim em ambas. Estas mensagens aparecem, também, sempre que o Programa é fechado, mesmo que o usuário não tenha solicitado a exclusão. Neste caso, uma das mensagens informa que está sendo excluído 0 (zero) registros. Clique em sim em ambas as caixas. Abaixo é mostrada a exclusão de um item.

9

Page 10: manual de instrucao bem nivel om.doc

Botão usado para fechar o formulário atual e retornar ao formulário anterior.

10

Page 11: manual de instrucao bem nivel om.doc

Botão usado para sair do Programa.

Para cada Lote de munição deverá ter apenas um conjunto de registros no Boletim. Desta forma, se a OM deseja informar que o lote entrou em carga e foi ou não consumido no mesmo período, deverá fazê-lo apenas uma vez. Deverá preencher todos os campos mostrados acima. Um exemplo é mostrado abaixo, em que a OM incluiu em carga 1.000 Tir 106 SR e no mesmo período houve um consumo de 100, ficando no paiol 900 tiros.

Botão que permite ao usuário copiar o BEM para o disquete para posterior remessa à RM. Para isso, siga os passos descritos abaixo:

1) Insira um disquete vazio no Drive A;2) Clique no botão Remeter o BEM (mostrado abaixo) localizado no

formulário inicial; 3) Verifique se o arquivo Expedir está armazenado no disquete (não é

possível abri-lo);4) Identifique o disquete com o CODOM e o nome da OM e5) Remeta o disquete para à RM.

11

Page 12: manual de instrucao bem nivel om.doc

Abaixo é mostrado o passo 3:

Botão que permite ao usuário abrir o formulário de consultas.

Descrição das funções disponíveis nesta tela

12

Page 13: manual de instrucao bem nivel om.doc

Permite ao usuário consultar a tabela de NEE e respectiva nomenclatura, bem como a inclusão de novos NEE, neste caso, após anuência da DS. Abaixo é mostrado o formulário de NEE:

Botão usado para localização acelerada de um determinado item. Para isso, coloque o cursor no campo NEE, clique no botão Localizar e na caixa de mensagem digite o NEE a ser localizado, clique no botão localizar e o Programa irá localizar este NEE.

13

Page 14: manual de instrucao bem nivel om.doc

Este botão permite ao usuário consultar a munição de acordo com a situação – Em Uso ou Uso Suspenso. Para isso, na caixa de mensagem que aparece ao ser clicado o Botão acima, digite 9 para munição em USO ou 8 para munição em USO SUSPENSO e clique em OK:

14

Page 15: manual de instrucao bem nivel om.doc

Após isto, é aberto o formulário abaixo:

15

Page 16: manual de instrucao bem nivel om.doc

Este botão permite ao usuário consultar toda a munição existente na OM. Após clicar no botão acima, é mostrado o formulário abaixo:

Este botão permite ao usuário consultar a tabela de CODOM e verificar se sua OM encontra-se cadastrada. Caso não encontre a OM, ou seja necessário fazer alguma correção na tabela, cadastre a OM ou faça a correção. Em ambos os casos informe à RM e à DS para que seja efetuada a correção/inclusão também em seu Programa. Após clicar no botão acima, é mostrado o formulário abaixo:

16

Page 17: manual de instrucao bem nivel om.doc

Botão que permite ao usuário consultar a tabela de fabricantes das munições em uso. Permite, também a inclusão de novos fabricantes. Neste caso, informar à RM e à DS para inclusão em seus Programas. Após clicar no botão acima, é mostrado o formulário abaixo:

17

Page 18: manual de instrucao bem nivel om.doc

Para navegar nos formulários, utilize os botões de navegação.

Botão constante do formulário inicial e que permite ao usuário abrir o formulário de relatórios. Após clicar no botão acima é mostrado o formulário abaixo:

18

Page 19: manual de instrucao bem nivel om.doc

Descrição das funções disponíveis nesta tela:

Permite ao usuário imprimir o relatório com a munição existente na OM. O relatório é mostrado abaixo:

19

Page 20: manual de instrucao bem nivel om.doc

Botão que permite ao usuário imprimir o relatório da munição da OM de acordo com a situação – EM USO ou USO SUSPENSO.

Clique no botão imprimir, localizado na barra de ferramentas padrão, para imprimir o relatório especificado.

Para sair, clique no botão fechar, localizado na barra de ferramentas padrão, e retornar ao formulário de Relatórios.

20

Page 21: manual de instrucao bem nivel om.doc

d) Calendário de Atividades:

Resp Data (*) Descrição da tarefaOM Até dia 10 do mês A Remessa à RM do Bem em disqueteRM Até dia 20 do mês A Remessa à DS do Bem consolidado em disqueteDS Até dia 30 do mês A Remessa da crítica e dos Bem em disquetes à RMRM Até dia 10 do mês A+1 Remessa da crítica e dos Bem às OM

(*) Mês A: janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.

As dúvidas, críticas e sugestões deverão ser encaminhadas à DS que dispõe, também, de um Serviço de Atendimento ao Usuário:Sgt Fontanella

Tel (61) – 415-6141 860-6141 (RITEx) 415-4471 (FAX) 860-4471 ou e-mail: [email protected]

[email protected]

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O antigo Programa – a remessa do BEM manuscrito – já não mais atendia às necessidades da DS e também das OM e das RM. Suas incorreções, ocasionadas pelo preenchimento incorreto do BEM, gerava informações não confiáveis, sobre as quais eram tomadas decisões importantes como a compra de novas munições ou o fornecimento das existentes no DCMun.

O novo Programa, apesar de simples e de ser elaborado por pessoas inexperientes em termos de programação, tem a seu favor o desejo de todos de contribuir, de uma forma ou de outra para que ele seja implementado em todos os níveis, diminuindo as incorreções, permitindo o gerenciamento correto da munição e, acima de tudo, deixando mais tempo livre para as pessoas envolvidas no processo. Tempo este que deverá ser revertido para análise de relatórios, confecção de planilhas para consumo de munições mais antigas, confecção de gráficos de consumo ao longo do ano, necessidades de recompletamentos etc.

É importante salientar que, diferentemente do Programa anterior, no BEM em disquete a OM deverá informar, a cada ciclo, o total da munição existente no seu paiol e, se for o caso, a movimentação do período.

Brasília – DF, 16 de agosto de 2001.

DOMINGOS VENTURA BRAZ – Cel MB QEMA Chefe da Seção Classe V/DS

21