manual de inscrição - governo do estado de são paulo

30
Manual de Inscrição 1. DICAS

Upload: others

Post on 23-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Manual deInscrição

1. DICAS

Page 2: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Sumário

Fundo Municipal de Cultura Introdução

Identificação do Projeto (objeto) O que Será Realizado? Justificativa Cronograma do Projeto Ficha Técnica Contrapartida Quadro Geral de Atividades do Projeto Cronograma Físico-Financeiro Planilha de Cotação de Despesas Observações Finais

1.

2.

Modelo do Projeto

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

4

5

6

6

7

9

10

12

13

14

15

16

17

22

Page 3: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Fundo Municipal de Cultura

O Fundo Municipal de Cultura (FMC) trata-se de um mecanismo de fomento público que visa ampliar o acesso a pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, à realizarem projetos artísti-cos e ou culturais, buscando estimular a produção artístico--cultural, ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos com a circulação, valorizar profissionais da área e preservar o patrimô-nio cultural material.Em São José dos Campos, o FMC é administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), junto ao Conselho Gestor, res-ponsável por orientar, administrar e fiscalizar o funcionamento do FMC. Foi instituído nos termos do art. 15 da Lei Municipal nº 9.069, de 13/12/2013, com dispositivos regulamentados pela Lei nº 9.114, de 28/04/2014 e Decreto nº 15.859, de 28/04/2014.Os recursos financeiros destinados aos editais, ocorrem por meio da transferência de valores da Prefeitura de São José dos Campos. Os recursos são transferidos para a execução de proje-tos culturais por meio de seleção, que é realizada por editais anu-almente.

3

Page 4: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Introdução

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do Departa-mento do Fundo Municipal de Cultura, elaboraram este manual de dicas para os projetos do FMC, visando esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e alguns elementos básicos de elaboração de projetos culturais destinados ao Fundo Mu-nicipal de Cultura de São José dos Campos.

Esse manual não pretende esgotar o assunto e nem parte de nenhuma obrigatoriedade legal. Foi elaborado tendo como principio ampliar o acesso ao recurso e auxiliar os proponen-tes em seu processo de seleção.

Ao mesmo tempo, é necessário ressaltar que os editais são os instrumentos legais de seleção de projetos do Fundo Munici-pal de Cultura. Assim, os proponentes devem ler os editais e todas as regras constantes naqueles documentos para que possam passar pelo processo de seleção sem problemas.

4

Page 5: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (OBJETO)

Nome do Projeto: Seja claro e objetivo. O nome tem de ser capaz de dar uma ideia concisa da sua proposta. Evite começar com > Título: Projeto... ou Título...

Área: Segmento artístico que se enquadra seu projeto, por exemplo: Artes Cênicas, Artes Visuais, Edição de Livros, etc.

Produto: Objeto resultante com a realização do seu projeto, podendo ser tangível ou intangível, por exemplo: Apresentações, livros, DVD’s, exposi-ções, etc.

Classificação etária das atividades do projeto: Deve preencher a classifi-cação de todas as atividades do projeto. Por exemplo: espetáculo - a partir de 12 anos; oficinas: a partir de 07 anos; livro – indicação a partir de 15 anos, etc;

Bairros e regiões e/ou plataforma virtual: quais os locais em que o projeto será realizado e, se caso for um projeto virtual, em que tipo de plataforma será apresentado, por exemplo: ‘Vlog’, ‘Youtube’, ‘Vimeo’, etc.

CPF/CNPJ do proponente:Responsável técnico/artístico do projeto (obrigatório):Nome do Projeto:Área: Produto:Classificação etária das atividades do projeto:Bairros e regiões atendidas no Município e ou Plataforma Virtual:Resumo:

5

Page 6: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

Em ‘O QUE SERÁ REALIZADO?’, normalmente se divide as ações do projeto em ‘objetivos gerais’ e ‘objetivos específicos’, para melhor entendimento.

Em ‘objetivos gerais’, de forma sucinta e clara, precisamos en-tender: O que é o projeto? Quais e quantos são os produtos/serviços a serem oferecidos? Onde será realizado? Qual o período da realização? Para quem se destina o projeto?

Em ‘objetivos específicos’, evidencie todas as ações indiretas do seu projeto, engrandecendo o seu ‘objetivo geral’.

6

Page 7: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

Exemplo de “OBJETIVO GERAL” para projetos de edição de livros:

Realizar a edição, produção e distribuição gratuita do livro de arte intitulado ‘Centro Histórico de São José dos Campos’, ricamente ilustrado com fotografias artísticas em edição refi-nada, com tiragem de 1000 (um mil) exemplares, havendo 150 páginas, registrado pelas lentes do fotografo fulano de tal, com distribuição gratuita para todas as bibliotecas das escolas pú-blicas de São José dos Campos, 2016.

Atingir, com a produção e doação desta obra, o público de atpe 100 leitores/ano.Registrar a história e evolução do Centro de São José dos CamposEvidenciar por meio dos registros, os antigos moradores e famílias tradicionais de São José dos Campos.Valorizar socialmente a leitura de livros, incentivando a forma-ção de acervos, possibilitando o desenvolvimento de concei-tos relativos ao aprendizado, cidadania, conhecimento cultu-ral, crescimento, crítica e ética por meio do simbolismo implí-cito na obra, uma vez que a mesma irá realizar e divulgar uma pesquisa ampla.Valorizar a fotografia e o trabalho do fotografo fulano de tal.Fornecer subsídios no tocante a realização de estudos volta-dos a São José dos Campos.Etc.

Exemplo de “OBJETIVOS ESPECÍFICOS” para projetos de edição de livros:

7

Page 8: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

Em JUSTIFICATIVA, você defenderá seu projeto.

Para isso, detalhe o que é, quando é, para quem é e por que o seu projeto cultural deve ser aprovado, além de o que o seu projeto pretende atingir e como você fará isso.

Exponha ainda, a acessibilidade do seu projeto, os meios e formas de atender o público em seu evento, cite parcerias que farão os serviços de mobilidade, caso exista e contemplar medi-das que garanta o acesso das pessoas, por exemplo:

“Prevemos acessibilidade de pessoas idosas nos termos do art. 23 da lei n° 10.741, de 01 de outubro de 2003”.“Prevemos acessibilidade aos portadores de deficiência, confor-me art. 46 do decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999”.

8

Page 9: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

Item Descrição das ações Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 501020304

CRONOGRAMA do PROJETO

No cronograma do projeto devem estar presentes todas as atividades necessárias para a execução do projeto. Por exemplo, para a criação e temporada de uma peça de teatro, o que é necessário para que ela seja criada e ence-nada? 1) dramaturgia; 2) escolha de elenco; 3) cenário; 4) ensaios, etc. Assim, todas as atividades devem ser apresen-tadas por meio de etapas distintas.

Essas etapas ocorrerão ao mesmo tempo? Seguindo o exemplo, é visto que isso não é possível, pois para o ensaio acontecer se faz necessário ter, pelo menos, a dramaturgia e o elenco. Assim, para o preenchimento deste cronogra-ma, devem ser seguidas as etapas em que as ações serão executadas, não havendo limite na quantidade de ações que estarão descritas.

9

Page 10: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

FICHA TÉCNICA DO PROJETOA ficha técnica do projeto é extremamente importante, pois ela será usada como referência para a Comissão de Seleção analisar a viabilidade do projeto. Os profissionais que estarão em sua equipe deverão ser compatíveis com a atividade que você propôs no objetivo, tanto na formação, quanto na experiência. Logo, quanto mais complexo for o seu projeto, maior o número de profissionais e maior formação ou experiência os mesmos devem ter, para possibilitar que o projeto ocorra da melhor ma-neira possível. Assim, é aconselhável que a maior parte, de pre-ferência todos os profissionais, estejam descritos na ficha técni-ca, sendo desaconselhável que não haja profissionais escolhidos em áreas chaves do projeto. Também é aconselhável que todos os profissionais apresentem currículos e portfólios, para que se possa avaliar sua experiência na função que irá atuar.

CURRÍCULO DO PROPONENTE (Pessoa física ou jurídica)A mesma situação se dá com relação ao proponente. É impor-tante que sua experiência ou formação na área seja adequada ao objetivo que o projeto propõe e portanto, o currículo e o portfó-lio devem atestar e fortalecer a proposta.

10

Page 11: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

CONTRAPARTIDA

A Contrapartida é o que o proponente investe no projeto, seja em forma de recursos financeiros ou mão de obra. Há também a con-trapartida social, que pode ser exemplificada como a distribuição gratuita de ingressos ao público que não tem condições financei-ras de adquiri-lo. Nos editais existem as contrapartidas obrigató-rias e opcionais, fique atento a isto.

Os novos editais preveem a possibilidade de bilheteria, que possui limites de valores e definem que o resultado da bilheteria deve ser usado no projeto ou devolvido para o FMC.

Caso o proponente queira destinar ações do projeto para a agenda das atividades da FCCR, em formato de palestras, oficinas de cria-ção, entre outros, poderá realizar tal previsão posteriormente, caso haja interesse da FCCR.

O proponente que desejar destinar atividades gratuitas a popula-ção, deve especificar na contrapartida quantas e quais serão.

11

Page 12: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Realizar a edição, produção e distribuição gratuita do livro de arte intitulado ‘Centro Histórico de São José dos Campos’, ricamente ilustrado com fotografias artísticas em edição refi-nada, com tiragem de 1000 (um mil) exemplares, havendo 150 páginas, registrado pelas lentes do fotografo fulano de tal, com distribuição gratuita para todas as bibliotecas das escolas pú-blicas de São José dos Campos, 2016.

Atingir, com a produção e doação desta obra, o público de atpe 100 leitores/ano.Registrar a história e evolução do Centro de São José dos CamposEvidenciar por meio dos registros, os antigos moradores e famílias tradicionais de São José dos Campos.Valorizar socialmente a leitura de livros, incentivando a forma-ção de acervos, possibilitando o desenvolvimento de concei-tos relativos ao aprendizado, cidadania, conhecimento cultu-ral, crescimento, crítica e ética por meio do simbolismo implí-cito na obra, uma vez que a mesma irá realizar e divulgar uma pesquisa ampla.Valorizar a fotografia e o trabalho do fotografo fulano de tal.Fornecer subsídios no tocante a realização de estudos volta-dos a São José dos Campos.Etc.

Modelo do projeto

QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES DO PROJETO

ATIVIDADEPREVISTA

DURAÇÃO(MIN)

QUANTIDADE CLASSIFICAÇÃOETÁRIA

LOCALPREVISTO

PLÚBICOPREVISTO

Esse quadro apresenta todas as atividades previstas no projeto, que serão seus produtos culturais, ou seja, as apresentações te-atrais, musicais ou de dança, os espetáculos de circo, as ofici-nas, os lançamentos de livros, as palestras, workshops, perfor-mances, festivais, entre outros.

A essas indicações de locais devem ter uma carta de anuência correspondente, assinada pelo responsável pelo espaço indica-do.

Todas as atividades devem ter indicação etária como referência.

Os locais poderão ser alterados posteriormente à seleção, desde aprovado previamente pelo Conselho gestor do FMC.

12

Page 13: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projetoCRONOGRAMA FÍSICO- FINANCEIRO DO PROJETO

Item Descrição dasatividades/despesas

Valor Unitário(por profissional

ou serviço)

ParcelaParcial (80%

do valor financeirototal doprojeto)

Valor relativoas despesas à 50% do tempo

do projeto

Parcelafinal (20%do valor

financeirototal doprojeto)

Valortotal

01

SUBTOTAIS

Nesta tabela você preencherá todas as atividades necessárias para a elaboração do projeto, com seus respectivos valores financeiros. Deve-se preencher os valores gastos com a atividade na primeira parcela e na segunda parcela em cada item, além dos gastos na metade do projeto, momento da entrega da primeira prestação de contas. Isto é importante para referenciar a análise da presta-ção de contas. Esses valores serão correspondentes às atividades no período em que irão ocorrer. Por exemplo: Se a atividade de dramaturgia ocorrer nos primeiros meses do projeto, relativos a primeira parcela e não houver mais essa atividade na segunda parcela, todo o valor de pagamento da dramaturgia aparecerá na primeira parcela, zerando a segunda parcela nesta atividade. Esse cronograma está interligado com o cronograma do projeto.

Lembre-se: somente as despesas que estiverem discriminadas nesta tabela poderão ser pagas com os recursos do FMC para o projeto. Se uma atividade não estiver nesta tabela, não poderá ser paga com recursos do FMC.

13

Page 14: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Modelo do projeto

ITEM PRODUTO QUANTIDADE VALOR(R$)

EMPRESA TELEFONE CONTATO

01

02

Esta tabela somente será usada se, em seu projeto, se ad-quirir produtos e bens permanentes. O proponente deverá fazer uma cotação de preços do produto, e enu-merar os fornecedores, contatos, responsáveis, descrição do produto, quantidade que irá adquirir e valor cotado com o fornecedor. As notas fiscais de produtos adquiridos deverão ser apresentadas nas prestações de contas.

CUIDADO: Cotações em sites como Mercado Livre, Bus-capé e outros do gênero não são válidos, pois não permi-tem pagamentos via cheque, TED ou DOC e, ainda, não emitem notas fiscais, elementos essenciais na prestação de contas, caso seu projeto seja contemplado.

14

Page 15: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Observações Finais

Este manual não exclui as regras e definições descritas nos editais, que são os documentos legais que regem a seleção de projetos culturais a serem beneficiados com os recursos do FMC.

Neste sentido, por ser proponente de um projeto, você deve consultar além dos manuais, os editais, leis, decretos e regimentos do FMC, pois estes é que regulamentam a forma como se dará a seleção e a execução dos pro-jetos.

15

Page 16: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Manual deInscrição2. Preenchimento

Page 17: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

22

Fundo Municipal de Cultura

O Fundo Municipal de Cultura (FMC) trata-se de um mecanismo de fomento público que visa ampliar o acesso a pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, à realizarem projetos artísticos e/ou culturais, buscando estimular a produção artístico-cultural, ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos com a circulação, valorizar profissionais da área e preservar o patrimônio cultural material.Em São José dos Campos, o FMC é administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), junto ao Conselho Gestor, responsável por orientar, administrar e fiscalizar o funcionamen-to do FMC. Foi instituído nos termos do art. 15 da Lei Municipal nº 9.069, de 13/12/2013, com dispositivos regulamentados pela Lei nº 9.114, de 28/04/2014 e Decreto nº 15.859, de 28/04/2014.Os recursos financeiros destinados aos editais, ocorrem por meio da transferência de valores da Prefeitura de São José dos Campos. Os recursos são transferidos para a execução de proje-tos culturais por meio de seleção, que é realizada por editais anualmente.

Page 18: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

3

Introdução

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do Departa-mento do Fundo Municipal de Cultura, elaborou este manual de dicas para os projetos do FMC, visando esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e alguns elementos básicos de elabo-ração de projetos culturais destinados ao Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. Esse manual não pretende esgotar o assunto e nem parte de nenhuma obrigatoriedade legal. Foi elaborado tendo como princípio ampliar o acesso ao recurso e auxiliar os proponen-tes em seu processo de seleção.Ao mesmo tempo, é necessário ressaltar que os editais são os instrumentos legais de seleção de projetos do Fundo Munici-pal de Cultura. Assim, os proponentes devem ler os editais e todas as regras constantes naqueles documentos para que possam passar pelo processo de seleção sem problemas.

Page 19: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

4

Inscrição do Projeto

1) Acesse o site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo: www.fccr.sp.gov.br;

2) Clique no Botão Editais;

Page 20: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

5

Inscrição do Projeto

3) Abrirá uma aba com várias alternativas;

4) Clique no botão Fundo Municipal de Cultura - FMC

Page 21: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

6

Inscrição do Projeto

5) Entre na página dos editais;

6) Clique na pasta 2017 – Execução em 2018;

7) Entre na página onde estarão os oito editais em vigência;

8) Clique no edital cujo projeto se adequará ao tema;

9) Atenção: leia todos os editais para fazer esta es-colha;

Page 22: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

7

Inscrição do Projeto

Link para inscrição

Edital em PDF

Modelo e outros

Carta espaços

10) Tomamos como exem-plo o Edital Artes Visuais;

11) Abrirá uma nova página.

12) Nesta conterá:a) Edital em PDF;b) Modelo do projeto, cartas de anuência e declarações em ‘Word’ para preencher;c) Link para inscrição.

13) Baixe o edital, leia atenta-mente;

14) Preencha o modelo do projeto e as cartas de anuên-cia e recolha as assinaturas;

15) Digitalize o projeto e as cartas de anuência e declara-ções;

16) Clique no link para fazer sua inscrição

Page 23: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

8

Inscrição do Projeto

Ao clicar para a inscrição, o proponente será direcionado a esta página. A próxima etapa é a inscrição propriamente dita. Neste momento, se fará a identificação do projeto, com os seguintes itens:

1) Edital para participação: neste haverá a lista dos oitos editais do FMC, ao clicar em escolher. Escolha o edital mais adequado ao projeto;2) Natureza: permite ao proponente se inscrever como pessoa física ou pessoa jurídica (associação, empresa, ONGs, MEI etc);3) Próxima: após escolher, clique em PRÓXIMA para passar à pró-xima etapa.

1

2

3

Page 24: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

9

Inscrição do ProjetoPessoa Física

Para inscrição como pessoa física, faz-se necessário o preenchimento de um questionário com os seguintes dados, todos obrigatórios:

a) Nome do Projeto;b) Nome do Proponente;c) Profissão;d) Endereço, número, complemento;e) Bairro;f) Cidade/Estado;g) CEP;h) Telefones de contato.

A maior parte dos dados referem-se ao proponente, ou seja, o responsá-vel pelo projeto, que irá assinar o mesmo. Esses dados são importantes para formar uma ficha de inscrição do projeto e a partir destes é que se poderá entrar em contato com o pro-ponente. Após o preenchimento destes dados, na mesma página, esta-rão os locais para inserir os docu-mentos.

Page 25: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

10

Inscrição do ProjetoPessoa Física

No próximo passo, é necessário anexar os documentos do proponente e do projeto cultural. Todos os documentos deverão estar em formato PDF ou JPG e terão um limite de tamanho. Se, ao anexar, o arquivo tiver um tamanho maior do que o indicado, o mesmo não será anexado. São os seguintes docu-mentos:

1. R.G. e C.P.F. do proponente;2. Comprovante de residência atual do pro-ponente;3. Comprovante de residência do proponen-te;4. Projeto;5. Currículo e portfólio do proponente;6. Currículo e portfólio dos profissionais do projeto;7. Cartas de anuência;

Os itens 2 e 3 devem estar no nome do proponente, devendo ser um comprovante de 2017 ou 2018 e outro de, no mínimo 2015.Os itens 6 e 7, permitem adicionar vários arquivos em pdf, pois são vários currículos e várias cartas de anuência.Após inserir (upload) os arquivos no site, deve-se clicar em PRÓ-XIMA, para efetivar a inscrição e se receberá o comprovante de inscrição.

Page 26: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

11

Inscrição do ProjetoPessoa Jurídica

Para inscrição como pessoa jurídica, faz-se necessário o preenchimento de um questionário com os seguin-tes dados, todos obrigatórios:

a) Nome do Projeto;b) Nome da Entidade;c) Nome do responsável legal;d) Cargo do responsável legal;e) Área de atuação da entidade;f) Endereço, número, complemento;g) Bairro;h) Cidade/Estado;i) CEP;j) Telefones de contatok) Telefone do responsável legal.

A maior parte dos dados referem-se à entidade, ou seja, a instituição res-ponsável pelo projeto, que será re-presentada pelo responsável legal.

A área de atuação da entidade deve ser compatível com o projeto apresentado. Esses dados são importantes para formar uma ficha de inscrição do projeto e a partir destes é que se poderá entrar em contato com o proponente (entidade). Após o preenchimen-to destes dados, na mesma página, estarão os locais para inserir os documentos.

Page 27: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

12

Inscrição do ProjetoPessoa Jurídica

No momento de anexar os documentos do proponente e do projeto cultural, todos os documentos deverão estar em formato PDF ou JPG e terão um limite de tamanho. Se ao anexar, o arquivo tiver um tamanho maior do que o indicado, o mesmo não será anexado. São os seguin-tes documentos:

1. R.G. e C.P.F. do responsável legal;2. Cartão CNPJ ou MEI;3. Contrato social;4. Ata de Eleição;5. Comprovante de residência atual da sede da entidade;6. Comprovante de residência da sede da entida-de, no mínimo, de dois anos atrás;7. Projeto;8. Currículo e portfólio da entidade;9. Currículo e portfólio dos profissionais do pro-jeto;10. Cartas de anuência;

Os itens 5 e 6 devem estar no nome da entidade, devendo ser um comprovante de 2017 ou 2018 e outro de, no mínimo 2015, da en-tidade e não do responsável legal. Os itens 9 e 10, permitem adi-cionar vários arquivos em PDF, pois são vários currículos e várias cartas de anuência. Após inserir (upload) os arquivos no site, deve-se clicar em PRÓXIMA, para efetivar a inscrição e se receberá o comprovante de inscrição.

Page 28: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

Os itens 5 e 6 devem estar no nome da entidade, devendo ser um comprovante de 2017 ou 2018 e outro de, no mínimo 2015, da en-tidade e não do responsável legal. Os itens 9 e 10, permitem adi-cionar vários arquivos em PDF, pois são vários currículos e várias cartas de anuência. Após inserir (upload) os arquivos no site, deve-se clicar em PRÓXIMA, para efetivar a inscrição e se receberá o comprovante de inscrição.

13

Inscrição do ProjetoInserindo documentos (Upload)

Na área de Anexar documentos, ao clicar em adicionar arquivos, abrirá uma janela como a que está acima. Esta janela apresenta duas formas de anexar documento:1) Arraste arquivos para cá: o proponente deverá abrir o explorer e procurar o arquivo que ira inserir. Deverá manter o arquivo com o mouse apertado e arrastá-lo para essa janela. O botão Fazer Upload ficará ativo e ao clicar o arquivo estará inserido;2) Selecionar arquivos do computador: ao clicar no botão, será aberta uma janela onde poderá procurar o arquivo para inserir. Após escolher o arquivo, clique no mesmo com o mouse e clique no botão Abrir. O arquivo escolhido será enviado para essa janela e ativará o botão Fazer Upload. Clique no botão e o arquivo será inserido.

Page 29: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

14

Observações Finais

A responsabilidade pela inscrição e todas as informa-ções constantes no projeto é inteiramente do propo-nente do projeto cultural. Não nos responsabilizamos por erros de inscrição ou por informações incorretas existentes nos projetos.

Este manual não exclui as regras e definições descritas nos editais, que são os documentos legais que regem a seleção de projetos culturais a serem beneficiados com os recursos do FMC.

Neste sentido, por ser proponente de um projeto, você deve consultar além dos manuais, os editais, leis, decre-tos e regimentos do FMC, pois estes é que regulamen-tam a forma como se dará a seleção e a execução dos projetos.

Page 30: Manual de Inscrição - Governo do Estado de São Paulo

FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO

FUNDO MUNICIPAL DE CULTURASecretário Executivo: Antonio Carlos Oliveira da Silva

Monitora de Serviços Técnicos: Marisa Nunes Pera

COLABORAÇÃOOCMC Contabilidade: Ana Paula Campos

CONCEPÇÃO/REVISÃOMeratti – Arte, Cultura e Eventos

São José dos Campos, dezembro de 2017.