manual de convivÊncia - escola sebcom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade...

26
MANUAL DE CONVIVÊNCIA

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

MANUAL DE CONVIVÊNCIA

Page 2: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR NESTE MANUAL: 1. Equipe pedagógica e seus respectivos segmentos; 2. Horários e a importância da pontualidade e da frequência; 3. Orientações gerais sobre o uso do uniforme; 4. Material escolar: agenda e itens de uso individual; 5. Alimentação diária: lanches e refeições; 6. Atividades esportivas, culturais e de apoio pedagógico; 7. Saúde e medicamentos; 8. Lições de casa: dicas para auxiliar seu fi lho antes, durante e depois das tarefas; 9. Avaliações e sistemas de nota: como funcionam para cada segmento; 10. Procedimentos disciplinares: como a escola atua no não cumprimento das normas; 11. Atendimento: telefones e e-mails úteis; 12. Orientações sobre segurança, trânsito e restrições gerais; 13. O que nossa escola espera de seu fi lho e de sua família; 14. O que seu fi lho e sua família podem esperar de nossa escola.

Page 3: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva
Page 4: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

Este manual foi criado pensando em contribuir com a organi-zação do cotidiano escolar e no fortalecimento dos valores im-plícitos na fi losofi a da Escola.

Assim, alunos, pais e responsáveis podem estar sempre infor-mados, com fácil acesso às respostas e orientações necessá-rias para cada situação.

Nossa equipe está à disposição para eventuais dúvidas que possam aparecer no decorrer do ano letivo. Conheça algumas das funções que estarão cuidando da formação de seus fi lhos.

Bem-vindos!

DIREÇÃO DA UNIDADE

Dirige, acompanha e orienta os procedimentos diá-rios de cada unidade. Desenvolve o planejamento dos aspectos cotidianos e guia a equipe local na con-dução da rotina escolar.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Supervisiona e acompanha a organização do traba-lho pedagógico junto equipe de professores. Garante a realização do planejamento acadêmico e monitora o processo de aprendizagem do segmento de ensino.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Assiste o dia a dia do aluno no âmbito escolar. Atua nas questões relacionadas ao rendimento escolar, à adaptação do aluno à Escola, aos hábitos de estudo, à formação de valores, dentre outras funções. É res-ponsabilidade da Orientação Educacional o atendi-mento aos alunos e seus familiares.

EQUIPE PEDAGÓGICA

BOAS-VINDAS

Page 5: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

ENSINO MÉDIO

1a série

2a série

3a série

PRÉ-VESTIBULAR

Extensivo 7h15 às 13h10

SuperMed 14h10 às 15h45

PERÍODO REGULAR

Nível Manhã Tarde

6o e 7o ano 7h15 às 11h50 13h15 às 17h50

8o e 9o ano 7h15 às 12h40 13h15 às 18h40

Ensino Médio 7h15 às 12h40 13h15 às 18h35

ENTRADA E SAÍDA:HORÁRIOS

SEGMENTOS DE ENSINO

Page 6: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO ESCOLARO cartão com código de barras é o documento de identificação do aluno para acesso à Escola e controle eletrônico de sua frequên-cia. Exige-se sua apresentação em todas as atividades promovi-das pela Escola, mesmo fora das suas dependências, podendo ser solicitado por professores e colaboradores. O número do cartão também dá acesso às áreas restritas do Portal da Escola SEB Dom Bosco.Apenas três vezes no mês o aluno é autorizado a entrar na Escola sem apresentá-lo. Havendo extravio do cartão, o responsável ou o aluno solicita a segunda via na secretaria online. Cartões com rasura, cortes, fotos rasuradas e adesivos não são aceitos.O cartão de identificação do aluno deve ser apresentado também nos seguintes casos:• provas regulares, segunda chamada, recuperação, exame final

e simulado;• atividades esportivas;• empréstimo de livros da biblioteca;• controle da frequência do aluno;• acesso à Escola em contraturno;• saídas antecipadas.

PONTUALIDADESer pontual é um indicador de respeito a si próprio e aos que o rodeiam. Cabe a cada estudante prezar pela pontualidade nas aulas e atividades escolares.Pais e responsáveis devem assegurar-se de que o aluno chegue pelo menos cinco minutos antes de bater o sinal de entrada. As catracas são liberadas a partir das 7h, para o período da manhã; e a partir das 13h para os alunos do período da tarde.O atraso não pode ultrapassar o início da segunda aula (8h10, para manhã; e 14h10 para tarde).O aluno que chegar atrasado, após o início da primeira aula, de-ve aguardar o início da segunda aula dentro da Escola ou procu-rar a Orientação Educacional. Não poderá haver mais de dois atra-sos no mês. No terceiro atraso, o aluno não entra em sala de aula.

FREQUÊNCIAÉ importante que o aluno participe de todas as atividades reali-zadas no Colégio.Os pais devem evitar situações de atraso, falta ou saída anteci-pada. O aluno é aprovado se frequentar, pelo menos, 75% do to-tal de dias letivos.O registro da frequência é feito por meio do cartão do aluno cor-retamente utilizado nas catracas. Lembrando que o uso do car-tão é obrigatório para a entrada e saída da instituição escolar.

Page 7: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

SAÍDANos horários previstos para o final das aulas, um sinal é toca-do. No entanto, a saída da sala só poderá ocorrer após a autori-zação do professor. Os sinais entre as demais aulas não deter-minam intervalo, mas apenas orientam o término e o início das atividades, assim sendo, o aluno deverá permanecer na sua sa-la de aula.Durante a aula, o aluno só poderá se ausentar da sala com auto-rização expressa do professor*. Os alunos atrasados para as au-las intermediárias perderão o direito de participar da aula em andamento. Será feito o registro da ocorrência e seu responsá-vel será comunicado. Casos especiais de atraso serão avaliados pela Orientação Educacional.Durante a aula não será permitida a saída do aluno da sala para ir à cantina, à secretaria, à sala de estudos, para a realização de ligações telefônicas (inclusive uso de celulares). Caso isto ocor-ra, o aluno perderá o acesso à sala de aula e será encaminhado à Orientação Educacional. O aluno não poderá assistir às aulas em outra sala que não seja a da sua turma, salvo com autorização da Orientação Educacional.(*) O professor só autorizará a saída do aluno se este necessitar usar o banheiro, se apresentar alguma indisposição física ou se for chamado pela Coordenação.

SAÍDAS ANTECIPADASÉ fundamental a participação do aluno em todas as atividades propostas pela Escola. Em caso de necessidade de ausentar-se no período das aulas, a solicitação deve ser feita por escrito pe-los responsáveis, constando nome do aluno, data, horário da saí-da e assinatura. A Orientação Educacional assina o pedido e se necessário confirma a liberação com a família. As saídas serão autorizadas somente nas trocas de professores e não serão per-mitidas durante o último horário de aula.Por motivo de segurança, não serão aceitos pedidos de saída antecipada via telefone ou e-mail. Somente serão liberados por escrito ou pessoalmente na secretaria.

Page 8: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

MATERIAL DIDÁTICO

Durante o ano letivo, o aluno recebe as apostilas e os materiais de uso coletivo para as aulas de arte e laborató-rio. O material escolar é de inteira responsabilidade do aluno, devendo ser identifi cado, para o caso de perdas. Recomendamos não trazer objetos de valor, muito dinheiro e materiais alheios aos utilizado em sala de aula.

Assim como o uniforme, a mochila escolar fornecida pela Escola também é elemento de identifi cação do aluno da Escola SEB Dom Bosco. Seu uso diário é exigido em todas as atividades na escola.

Em caso de extravio, a Escola não se responsabiliza pela reposição desses materiais, devendo ser readquiri-dos no setor de atendimento e relacionamento ao cliente, mediante pagamento de taxa.

Page 9: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

UNIFORME

Os alunos do Ensino Médio, por não usarem uniforme regularmente, de-vem apresentar-se adequadamente vestidos. Não se permite o uso de mi-nissaia, shorts, crop top, cropped, peças transparentes, regatas e peças si-milares, em qualquer atividade proposta pela Escola. O uso do uniforme para o Ensino Médio é obrigatório somente nas aulas de Educação Física, fazendo parte da avaliação dessa disciplina.

O uniforme do Ensino Médio para a prática de Educação Física consta de: calça e camiseta modelo padrão e tênis. O uniforme para alunos do Ensino Fundamental II é de uso obrigatório.

No início do ano letivo, os pais deverão apresentar, na secretaria da Escola, atestado médico para liberação da prática de Educação Física, e carteira de saúde com o calendário de vacinação do aluno atualizado.

ATESTADO MÉDICO

Page 10: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

AULAS DE CAMPO

No cotidiano escolar, analisamos boas reproduções de documentos, ob-jetos e obras artísticas, simulamos experimentos científicos, criamos si-tuações de debate de temas reais e também entramos em contato com outras realidades, culturas e pessoas, por meio de diferentes mídias co-mo filmes ou Internet. No entanto, sem tirar o mérito desses excelentes recursos didáticos, existem momentos em que esse percurso merece ser invertido: ao invés de trazermos a “vida real” para dentro da Escola, são os alunos que devem sair de seus muros, visitando diferentes espa-ços, para estudá-los in loco.

Esses procedimentos, aos quais denominamos genericamente “Aulas de Campo”, abrangem saídas de breve duração — como visitas a museus históricos, artísticos e/ou científicos, cinemas, parques — ou saídas de longa duração, caracterizadas por viagens a espaços que apresentam aspectos importantes a serem desvendados e que exigem pernoites fo-ra da Escola.

Além de tradicionais em nossa escola, as Aulas de Campo comprovam, a cada ano, a experiência diferenciada não só pelos aspectos relatados acima, como também pelo caráter interdisciplinar, visto que desenvol-vem habilidades e competências de diferentes disciplinas. Estão sem-pre pautados por um conjunto de atividades orientadas e intencionais, que priorizam o saber (conhecimento), o saber fazer (observar, locali-zar, interpretar códigos, criar métodos de estudos), o saber ser (respei-tar os patrimônios, defender o ambiente) e o saber conviver (trabalhar em grupo, ser solidário).

MOMENTOS DE CIDADANIANo sentido físico, a pátria é con-siderada o país onde nascemos. Não só a língua, o povo, as tradi-ções, o território a constituem.

Podemos considerá-la uma con-quista que se constrói na convi-vência e acontece desde a mais tenra idade, pela internalização de valores humanos e éticos. O sentido de vida e o exercício da cidadania pressupõem formação de valores e respeito ao outro e à pátria.

Sendo o Hino Nacional e a Bandeira Nacional símbolos do Brasil, trabalhamos com nossos alunos seu significado e realiza-mos cerimônia solene de hastea-mento da Bandeira, acompanha-do da execução do Hino Nacional. Assim incentivamos e promove-mos o valor do respeito à pátria e a importância da cidadania para a busca de um Brasil melhor.

ATIVIDADES ESPORTIVAS, CULTURAIS E DE APOIO PEDAGÓGICO

Page 11: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

ESPORTES

Para a Escola SEB Dom Bosco, a educação vai além da gra-de curricular. Por meio de atividades esportivas e culturais, a instituição visa disseminar valores, incentivar a socialização e a integração, desenvolver competências que extrapolam os espaços da sala de aula.

Com o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva e cultural dentro da própria escola, por meio de parcerias com renomadas empresas que somam esforços para propor atividades que incentivam a vi-da saudável, a socialização e a integração.

Ou seja, conseguimos oferecer aqui dentro o que existe de me-lhor lá fora, por entendermos que quem pratica esporte com dedicação, lealdade e espírito de equipe pratica educação.

As modalidades são oferecidas de acordo com as séries e res-pectivas faixas etárias. As aulas são iniciadas quando há um número mínimo de alunos por turma e, para participação das atividades, é imprescindível a apresentação do atestado mé-dico do aluno no primeiro dia de aula.

As atividades modulares visam a desenvolver, dentre outras competências, autoconhecimento, espírito de iniciativa, res-ponsabilidade e compromisso.

Page 12: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

SERVIÇOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Escola SEB Dom Bosco dispõe de equipe de Orientadores Educacionais capacitados para aconselhar os estudantes e guiá--los devidamente com seus estudos. Este profissional pode traba-lhar individualmente com os estudantes, em grupos ou com toda a turma, segundo as necessidades.Cabe ainda à Orientação Educacional Educacional atuar nas ques-tões relacionadas ao rendimento escolar, à adaptação do aluno à Escola, aos hábitos de estudos, à formação de valores, dentre outras.

SITUAÇÕES EM QUE OS RESPONSÁVEIS PELO ALUNO DEVEM DIRIGIR-SE À ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:• Certificar-se de que o aluno está acompanhando o programa

escolar proposto pela Escola;• Conferir os resultados de avaliação, o progresso ou as dificulda-

des do aluno;• Informar que o aluno está sendo atendido por algum profissio-

nal especializado (fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo);• Informar que o aluno mudou de comportamento em casa e que

necessita de ajuda para melhor conduzi-lo, verificando se acon-teceu processo semelhante na escola;

• Informar eventuais faltas ou necessidade de afastamento das atividades escolares, a fim de receber orientações de como proceder para não haver descontinuidade no processo escolar;

• Alertar à Escola sobre informações de que tenha tomado co-nhecimento, principalmente envolvendo assuntos que afetem a integridade dos alunos: drogas, álcool, ameaças de brigas ou outras formas de violência dentro, nas imediações ou fora da Escola. Observe que somente podemos exercer algum tipo de ação educativa se houver participação da família;

• Informar à escola qualquer situação referente a prática de bullying no cotidiano escolar do aluno;

• Informar ou buscar ajuda no caso de crise familiar que possa afetar o aluno nas atividades escolares;

• Informar e entregar fotocópia de documento comprobatório (autenticado em cartório), a ser arquivada na pasta de docu-mentação do aluno na secretaria, quando os pais forem separa-dos e houver qualquer tipo de restrição de retirada do aluno da escola e/ou qualquer outra solicitação feita por parte de quem não detenha a guarda do estudante.

SITUAÇÕES EM QUE O ALUNO DEVE PROCURAR O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:• Informar e/ou buscar ajuda relacionada às questões de adapta-

ção, dificuldades no acompanhamento das aulas, baixo rendi-mento escolar ou de relacionamento com outros colegas;

• Inteirar-se dos programas previstos para seu ano e sua turma;• Pedir ajuda na solução de algum problema com os professores;• Estabelecer o plano de atividades, se estiver submetido ao pro-

grama de adaptação de estudos, de inclusão escolar ou de atendimento à saúde;

• Apresentar propostas e ideias de interesse próprio ou de sua turma;

• Apresentar pedidos escritos encaminhados pelos pais para saí-da antecipada ou justificativa de faltas;

• Informar sobre situações de que tenha tomado conhecimento, mesmo as não comprovadas, principalmente as que possam in-terferir no bom funcionamento da escola e na integridade físi-ca ou moral dos alunos: drogas, álcool, ameaças de brigas, pre-sença de objetos e produtos não autorizados dentro da escola, outros;

• Informar e sugerir atendimento a colegas que apresentem al-gum problema e necessitem de ajuda.

Page 13: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

SALA DE ESTUDOSA Escola conta com espaços de estudo possibilitando a realização de tarefas, fi xação da matéria e atendimento de dúvidas com Professores especialistas no assunto. As salas são climatizadas e do-tadas de baias individualizadas, para aqueles alunos que gostam de estudar sozinhos, e também mesas para estudos em grupo, para os alunos que gostam de compartilhar suas dúvidas com seus colegas de classe.Os Professores de Assistência permanecem na Escola em períodos contra turnos de acordo com a programação de assistência para auxiliar os alunos na realização de exercícios mais difíceis ou ainda nas dúvidas teóricas.

AULAS DE ASSITÊNCIAA Escola mantém aulas de assistência com a fi nalidade de atender aos alunos que demonstrem rendimento acadêmico inferior aos níveis esperados ou que desejem esclarecer dúvidas sobre os conteúdos. As aulas acontecem em contraturno. O horário das aulas de assistência pode ser encontrado nos editais e no Portal da Escola SEB Dom Bosco.

PRONTO ATENDIMENTOTodos os cuidados necessários à proteção e ao bem-estar de nossos alunos são tomados, entre-tanto, acidentes e doenças repentinas podem acontecer, independentemente do local em que eles estejam. Nossa escola oferece atendimento em caso de leve mal-estar, além de avaliar a ne-cessidade de dispensa do aluno e comunicação ao responsável (nenhum medicamento é minis-trado, com exceção aos enviados pelos responsáveis, acompanhados de prescrição médica).

ENFERMIDADES CONTAGIOSASÉ importante que haja conscientização dos pais com relação a não autorização de entrada e permanência de alunos que estejam portando alguma enfermidade contagiosa. Quando hou-ver suspeita ou confi rmação da mesma, o aluno deverá permanecer em casa e regressar à es-cola após alta médica, portando o devido atestado. Caso o primeiro sintoma de febre ou qual-quer tipo de doença seja manifestado na escola, os pais serão comunicados e deverão buscar o aluno para dar-lhe o devido atendimento.

SAÚDE E MEDICAMENTOS

Page 14: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS

AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS SÃO NECESSÁRIAS PARA A FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

#1. Sua rotina de estudos começa na segunda-feira e termina na sexta-feira, depois da conclusão de seus exercícios programa-dos pela apostila;#2. Tente não deixar o conteúdo acumular. Faça as tarefas no mesmo dia e leve as dúvidas para o Professor ou para o Professor Assistente logo que possível. Se você estudar nas salas de estu-do, talvez possa tirar suas dúvidas com amigos ou Professores. Especialistas dizem que sanar as dúvidas no mesmo dia é a me-lhor forma de garantir o aprendizado;#3. Faça primeiro os exercícios de tarefa que foram indicados pelo Professor. Sobrou tempo? Veja se existem exercícios pen-dentes para colocar em dia, faça uma redação ou leia o livro re-quisitado pelo Professor de Literatura naquele trimestre;#4. Se quiser, proponha-se a fazer um exercício difícil extra de qualquer matéria por dia depois de terminada sua rotina de es-tudos. É apenas um desafio! Somente UM exercício, mas de ní-vel elevado e que seja exigente. Não conseguiu? Leve para seu Professor;#5. Procure fazer pelo menos uma redação por semana. Se o Professor não pediu, faça sobre um tema que você encontrou e entregue para o Professor corrigir. Professores gostam de alu-nos que superam expectativas e passarão a ver você com ou-tros olhos;#6. É fundamental corrigir e refazer suas provas. Além de ser um termômetro para que o aluno saiba como está seu empe-nho, corrigir exercícios que foram errados ou que não se sabia resolver na hora da prova, vai fazer com que você esteja melhor

preparado para a próxima avaliação, além de aumentar sua autoconfiança;

#7. Assista a algum telejornal da noite, que traz um resumo das principais notícias daquele dia. Elas podem virar questões de geografia, história recente, biologia e temas de redação;

#8. Mantenha o foco nas horas de estudo. Para isso, evite baru-lhos e situações que possam tirar sua atenção, como celulares à vista. Cuidado com grupos de whatsapp e facebook que não es-tão relacionados aos estudos. São poderosos fatores de distra-ção e perda de foco durante o horário de estudos;

#9. Reserve dias de folga para descansar de verdade. Se você es-tudar todas as tardes a matéria dada no período da manhã, não vai precisar usar o seu final de semana com atividades da Escola;

#10. Dormir bem é fundamental para quem estuda visando me-morização. O mínimo de 7 a 8 horas por noite vai permitir que seu cérebro se renove, melhorando sua capacidade de assimila-ção e fixando melhor o conteúdo aprendido;

#11. Tenha um esporte ou um hobby para fugir um pouco dos estudos nas horas certas. Pensar em outras coisas além de sua rotina pode aumentar o número de conexões entre neurônios e facilitar o aprendizado; Descontrair vai ajudar você a se lembrar do conteúdo estudado durante a semana;

#12. Dê atenção especial às matérias que você tem mais dificul-dade ou que não gosta. Tire suas dúvidas com o Professor da-quela frente, questione ao Plantonista, persista para conseguir superar aquela matéria.

Page 15: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

AVALIAÇÃO

Processo contínuo e progressivo, em função das habilida-des propostas, a avaliação escolar é feita por meio de aná-lise da participação do aluno e de realização de provas dis-cursivas e verifi cações escolares que compõem as médias dos trimestres.

Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) Provas trimestrais

• Provas dissertativas e objetivas acontecerão conforme cronograma de provas entregue no início do ano letivo.

Ensino Médio

• A avaliação escolar é realizada por meio de análise da participação do aluno e realização de provas dissertati-vas e simulados (ENEM NACIONAL e SIMULAVEST) com questões objetivas com valoração até 100 (cem) pontos por disciplina. Juntos, esses instrumentos compõem a média aritmética de cada trimestre.

• Serão disponibilizados boletins trimestrais coma s médias dos alunos, em cada disciplina, e estas mesmas médias serão registradas na fi cha individual do aluno para o cálculo de médias anuais.

Global Program

No Global Program, a avaliação de desempenho do alu-no é feita diariamente por meio das atividades propos-tas e é defi nida pelo que chamamos de Benchmarks. Bimestralmente, é enviado aos pais relatório com comen-tário qualitativo feito pela professora, juntamente a uma área para cada disciplina avaliada.

O cronograma de avaliações será entregue aos alunos e famílias no início de cada ano letivo e disponibilizado no site do colégio.

No fi nal de cada trimestre será entregue o boletim im-presso, que também será disponibilizado na Web Pais.

As atividades de recuperação acontecem de forma contínua e paralela, visando à superação das difi cul-dades de aprendizagem.

Os alunos que obtiverem nota inferior à média deve-rão fazer as provas de recuperação conforme as datas agendadas no Cronograma de Avaliação.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO

RECUPERAÇÃO

Page 16: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

PROVAS DE SEGUNDA CHAMADA

PROVAS DE SEGUNDA CHAMADAO aluno que se ausentar em dia de prova regular deve preencher requerimento solicitando segunda chamada junto à secretaria online, até 48 horas antes da data de realização da prova, pre-vista no calendário, pagando a taxa estabelecida, salvo nos dias em que não houver tempo hábil entre a realização das provas e a segunda chamada.

O aluno deve:

• comparecer devidamente uniformizado;• trazer o material necessário para realizar a prova;• apresentar o comprovante de que requereu segunda chamada;• chegar dez minutos antes do início da prova;• portar o cartão de identificação.

O aluno que não realizar a solicitação antecipada, 48 horas an-tes da realização da prova de segunda chamada, não poderá realizar a mesma.

Nesse caso será atribuída nota zero para a avaliação.

HORÁRIO DAS PROVAS

Para alunos que estudam à tarde 8h

Para alunos que estudam de manhã 14h

Na execução das provas, o aluno deve observar:• Qualquer tentativa de fraude antes, durante ou após sua execu-

ção é punida imediatamente, atribuindo-se zero à avaliação.• A carteira em que o aluno realiza a prova é verificada pelo fis-

cal. É de total responsabilidade do aluno assegurar-se de não haver anotação que possa ser considerada tentativa de fraude, devendo comunicar ao professor fiscal qualquer registro nela existente antes do início da prova.

• Só é permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fa-bricada em material transparente. A necessidade de uso de ou-tro material consta por escrito na prova. Não será permitido o uso de lápis e de canetas tipo marca texto.

• Não é permitido uso de máquina calculadora, telefone celu-lar ou qualquer outro equipamento. A tentativa de uso implica grau zero na prova.

• A letra legível é condição para correção da prova, bem como a forma completa e correta de identificar-se.

• Em nenhuma hipótese se permite rasura nas questões discur-sivas. Em caso de erro, escreve-se “sem efeito” e continua-se a questão. Nas questões de alternativas não são aceitos mudan-ça de alternativa, “sem efeito”. Nem corretivos.

• O desenvolvimento das questões deve constar no espaço designado.

• Questões que exijam cálculos e apresentem apenas a resposta não são consideradas.

• A folha de rascunho, quando houver, serve para cálculos e não como parte da prova, isto é, não se corrigem questões nela contidas.

• Somente sair da sala após o sinal que determina o tempo míni-mo de realização da prova.

Na entrega das provas corrigidas, o aluno deve:• ter em cima da carteira apenas um lápis preto;• acompanhar as explicações do professor;• solicitar esclarecimento sobre possíveis dúvidas da correção;• assinalar as dúvidas e fazer as devidas observações na própria

prova;• conferir somatória dos conhecimentos;• entregar a prova ao professor para nova análise, caso haja dú-

vidas relativas às correções feitas.

Page 17: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

São disciplinas com avaliação diferenciada:

• EF 2: Educação Física, Arte e Ofi cina de Linguagem.• EM: Educação Física e Arte.

O aluno que não obtiver média 60 (sessenta) nas avaliações do trimestre deve submeter-se à prova de recuperação, que é discursiva referente aos conteúdos trabalhados no trimestre. A recuperação é realizada ao fi m de cada trimestre, con-forme calendário neste guia. O resultado da prova de recuperação superior à média obtida no trimestre substitui a nota anteriormente atribuída. Caso contrário, a nota anterior (média do trimestre) será mantida. O aluno que não comparece no dia marcado para realizar a prova obtém grau zero, pois não há segunda chamada para prova de recuperação, sen-do mantida a média obtida no trimestre.

HORÁRIO DAS PROVAS

Para alunos que estudam à tarde 8h

Para alunos que estudam de manhã 14h

O aluno que alcançar média 60 (sessenta) ou mais no trimestre e tiver interesse em aumentá-la pode inscrever-se para re-cuperação voluntária na secretaria, no prazo previsto divulgado em edital.

DISCIPLINAS COM AVALIAÇÃO DIFERENCIADA

RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL

Page 18: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

PROMOÇÃOPara fins de aprovação, o aluno deve frequentar 75% dos dias letivos e obter média anual igual ou superior a 60 (sessenta) em cada disciplina. Calcula-se a Média Anual (MA) por meio da média aritmética ponderada dos três trimestres.

MA =(MT1o) × 1 + (MT2o) × 2 + (MT3o) × 3

≥ 606

EXAME FINAL (EF)O aluno que não alcançar média anual igual ou superior a 60 (sessenta) em uma ou mais disciplinas realiza pro-va de exame final, conforme cronograma da Escola. Cálculo para verificar a nota necessária no exame final:

EF = 150 – (Média Anual × 2)

Para aprovação, após as provas de exame final, o aluno deve obter média final (MF) igual ou superior a 50 (cin-quenta), calculada mediante aplicação da seguinte fórmula:

MF =Média Anual × 2 + Exame Final × 1

≥ 503

Não há segunda chamada para as provas de segunda chamada, recuperação trimestral e exame final.

Page 19: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

COMO SE PREPARAR ADEQUADAMENTE PARA AS AVALIAÇÕES

• Assista às aulas com muita atenção, acompanhando a realização dos exercícios e fazendo as anotações neces-sárias.

• Fique atento às perguntas de seus colegas e ouça com atenção as respostas dos professores. Muitas de suas dúvidas podem ser esclarecidas desse modo.

• Faça anotações em aula e copie os esquemas dados pelo professor.

• Realize todas as atividades propostas em aula.

• Mantenha seu material organizado. Frequente as aulas de posse de todo o material solicitado.

• Crie um horário de estudo diário para revisar as matérias do dia. Perceba em que horário está mais disposto.

• Inicie fazendo todas as tarefas de casa, tente fazê-las sozinho e deixe as dúvidas para o final. O importante é ter compromisso com as atividades.

• Procure esclarecer todas as dúvidas com o professor durante a aula ou nas aulas de assistência.

• Leia com atenção os enunciados dos exercícios antes de tentar realizá-los.

• Revise os exercícios antes de considerá-los concluídos.

• Ao terminar as tarefas, escolha uma disciplina das aulas do dia para começar a estudar. Leia com atenção, anote os pontos mais importantes, faça resumos, esquemas e exercícios. Repita o procedimento com as demais disci-plinas do dia. Isso significa revisar e estar em dia com os conteúdos trabalhados.

• Organize grupos de estudos.

• Alimente-se antes de ir à Escola. Com fome, fica mais difí-cil concentrar-se e aprender.

• Realize atividades físicas, pois a saúde do corpo é funda-mental ao bom desempenho na escola.

• Procure dormir no mínimo 8 horas por dia para estar bem-disposto durante as aulas.

• Acompanhe as notícias e leia revistas e jornais. Aluno atualizado geralmente tem bom desempenho na Escola.

• Use dicionário, pois assim você aumenta seu vocabulário e entende melhor os textos.

• Procure ter vida agradável na Escola, faça amigos e apro-veite as atividades extracurriculares propostas.

Page 20: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

Ao fi nal de cada trimestre e após as recu-perações, a Escola disponibiliza o bole-tim de notas com as médias e a frequên-cia no Portal da Escola SEB Dom Bosco. O prazo para pedidos de revisão de notas é de dois dias letivos após a divulgação do boletim. Essa revisão somente se realiza mediante apresentação das avaliações.

IMPORTANTE: o aluno deve guardar as avaliações realizadas durante o ano letivo.

Em caso de indisciplina durante a aula, o aluno é encaminhado para Orientação Educacional pelo Professor, e, nos inter-valos, pelo Agente Escolar. Em ambos os casos, o aluno é orientado quanto a sua conduta; se for necessário, há tam-bém advertência verbal e é feito regis-tro na fi cha individual. Caso haja reinci-dência, recebe comunicação por escrito a ser entregue à família. Além disso, o afastamento das atividades escolares é registrado e comunicado aos respon-sáveis por meio de telefonemas (e) ou cartas. Cumpre-se o afastamento pe-dagógico na forma e no período deter-minados. Se ocorrer em dias de provas normais, o aluno pode realizá-las so-mente em caráter de segunda chamada.

CONSIDERA-SE FALTA GRAVE 1. falsifi cação de assinatura do responsável; 2. formação de grupos para promover algazar-

ra nas dependências e nas imediações do Colégio;

3. negativa de adentrar o Colégio ou a sala de aula em tempo de assistir às aulas do dia;

4. ausentar-se das aulas ou do Colégio sem autorização;

5. fumar no Colégio, nas imediações ou em qualquer local durante atividade promovida pela escola;

6. porte de bebida alcoólica dentro e nas ime-diações do Colégio ou durante qualquer ati-vidade promovida pela escola, ainda que não em suas instalações;

7. promoção, sem autorização da Direção, de co-letas e subscrições dentro ou fora do Colégio;

8. promoção de qualquer tipo de comércio den-tro do Colégio sem autorização da Direção;

9. participação em movimentos de hostilidade ou desprestígio ao Colégio e a tudo quanto a ele se refi ra;

10. uso de materiais não compatíveis com as ati-vidades escolares, como eletrônicos (gravador, telefone celular, máquina fotográfi ca, equipa-mentos sonoros, caixas de som), baralho;

11. uso de telefone celular e outros equipamen-tos eletrônicos no período de aula, os quais devem permanecer desligados — precisando de comunicação da família com o aluno, ou vice-versa, o contato é feito ofi cialmente via Orientação Educacional;

12. fotografi a, gravação, live, stories ou fi lma-gem dentro do Colégio sem autorização pré-via da Direção ou Orientação Educacional;

13. porte de objetos que ofereçam risco à in-tegridade física ou moral dos colegas,

professores e demais colaboradores; 14. briga, desacato, ofensa, falta de respeito ou

agressão a colegas e colaboradores, bem co-mo incentivo a atitudes dessa natureza den-tro ou fora do estabelecimento;

15. uso de meios ilícitos (“cola”) em provas, veri-fi cações escolares ou em qualquer atividade proposta pela escola (em caso de tentativa descoberta de fraude, atribui-se nota zero);

16. namoro nas dependências e imediações do Colégio ou em qualquer atividade pro-movida pela escola, ainda que não em suas instalações;

17. permanência em corredores, escadas ou re-alização de atividades que provoquem baru-lho e perturbem o bom andamento das aulas de outras turmas.

Utilização de aparelho de celularEm 25 de junho de 2014 o Poder Legislativo Estadual posicionou-se ofi cialmente sobre o uso de tecnologia em sala de aula, por meio da publi-cação da lei n.º 18118, a qual proíbe o uso de ce-lulares/equipamentos eletrônicos em sala de au-la sem fi ns pedagógicos (Diário Ofi cial n.º 9233, de 25/6/2014).

Como a Escola SEB Dom Bosco possui projeto próprio de tecnologia prevendo o uso de equi-pamentos por ele indicados, passamos a regu-lamentar ações para o caso de descumprimento da norma e da resolução anterior do regimento escolar (sessão III, artigo 176 e 177).

Quando o aluno utilizar indevidamente o apare-lho celular ou eletrônico durante a aula, ocorrerá o encaminhamento pelo professor ao Orientador. O material será guardado na Secretaria para ser retirado pelos pais/responsáveis, juntamente à advertência verbal, para ciência do ocorrido.

BOLETIM ESCOLAR

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES

Page 21: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

ATENDIMENTO

No início do ano letivo, é realizada a “Reunião Inaugural” e, nos trimestres seguintes, são organizadas as reuniões bi-mestrais, entre pais e professores, permitindo aos pais e/ou responsáveis acompanharem o desenvolvimento de seus filhos e tirarem possíveis dúvidas. As datas e horá-rios são comunicados com antecedência, via agenda do aluno. Quando houver necessidade de uma conversa pon-tual com o professor, pedimos a gentileza de agendar um horário com a Orientação Educacional / Coordenação Pedagógica do segmento, para que seja oferecido um aten-dimento adequado. Para contato telefônico com a Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, Setor de Atendimento e Relacionamento ao Cliente, liguem para (41) 3218-5750.

No Setor de Atendimento e Relacionamento ao Cliente, a Secretaria Escolar é a área responsável pelas documenta-ções escolares, matrícula em cursos modulares, passeios e eventos. É importante reforçar que os pagamentos realiza-dos neste local devem ser feitos, exclusivamente, com car-tão de débito e crédito.

Alguns itens devem ser tratados diretamente no Setor de Atendimento e Relacionamento ao Cliente, tais como:

• Alterações cadastrais: mudanças de endereço, números de telefone, e-mail ou qualquer outra alteração devem ser comunicados imediatamente à Coordenação, o que permite a atualização permanente dos dados;

• Declarações escolares: sujeitas a prazos e pagamento de taxas;

• Certificados e históricos escolares: sujeitos a prazos e pagamento de taxas;

• Avaliações substitutivas: requerimentos para provas de reposição devem ser retirados e entregues na Secretaria, ficando sujeitos a prazos e pagamento de taxas;

• Pedidos de 2a via de cartão de identificação: devem estar acompanhados de uma foto 3x4 recente e comprovante de pagamento da taxa prevista;

• Pedidos de 2a via de material didático: devem estar acom-panhados do pagamento de taxa prevista;

• Pedidos de transferência: devem ser feitos exclusiva-mente pelo responsável, que, antecipadamente, agen-dará entrevista com a Coordenação.

• Assuntos Financeiros devem ser tratados por meio de nossa Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira das 08 às 20h, via telefone 0800 950 10 20 ou e-mail: [email protected].

• Disponibilizamos ainda, no Portal do Aluno, serviços financeiros com acesso aos boletos emitidos, às mensa-lidades pagas e às próximas datas de vencimento. Nesse Portal você conseguirá realizar os pagamentos via cartão de crédito, além de outras funcionalidades. Para visuali-zá-lo, basta entrar no site da escola e localizar o link “SEB Digital” no canto superior direito da tela e efetuar o login com a senha fornecida durante o processo de Matrículas.

Page 22: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

ACHADOS E PERDIDOS

Cuidar do material e dos pertences trazidos para a escola é um hábito a ser adquirido. Objetos de valor, dinheiro, brinquedos e outros itens que possam desviar a atenção durante as aulas não são aconselháveis e seu zelo é de inteira responsabilidade do aluno.Em casos de perda ou esquecimento, o aluno e/ou seu responsável poderão procurar pelo co-laborador da portaria nos horários de entrada e saída, para que os acompanhe até a seção de “Achados e Perdidos”.

A convivência gera costumes, regras de comportamento, ri-tuais, enfi m, maneiras de ser e de viver. As diferentes manei-ras de ser, a cultura, as necessi-dades, as regras estabelecidas são importantes no relaciona-mento com outras pessoas.

O desejo de buscar verdades e valores conduz a uma vida me-lhor e ao convívio harmonioso entre as pessoas. As normas in-ternas são determinadas pa-ra orientar o aluno e assegurar a ordem, para todos terem boa convivência e aprendizagem no ambiente escolar.

Assim como o aluno respeita as regras estabelecidas em famí-lia, o mesmo se espera em rela-ção à escola e à sociedade.

Os pais podem apoiar a escola, conversando com os fi lhos so-bre normas e estimulando-os a cooperar com todos os profi s-sionais, colegas e demais alu-nos do Colégio.

• Comportamento social adequado;• Respeito no tratamento com colegas, professores,

pais, responsáveis e colaboradores do Colégio;• Honestidade e seriedade em todos os atos escolares;• Atenção às aulas, acompanhando-as, participando e

executando as atividades propostas pelo professor;• Conduta em sala de aula compatível com a disci-

plina e a boa ordem de ensino;• Respeito ao sinal de troca de aulas;• Colaboração com a conservação do prédio, das

áreas comuns (jardins, sanitários, quadras esporti-vas, etc.), do mobiliário escolar e de todo o material de uso coletivo;

• Indenização de prejuízos se causar danos a materiais do Colégio, colegas, professores ou colaboradores;

• Comparecimento pontual às aulas e demais ativida-des propostas;

• Comparecimento à Orientação Educacional quando retirado da sala ou quando se atrasa;

• Conduta adequada nos corredores e pontualidade na troca de ambiente;

• Zelo pelo cartão de identifi cação, por mochila e demais pertences pessoais;

• Cumprimento rigoroso dos horários de início e tér-mino do período escolar, evitando chegar atrasado ou sair antecipadamente;

• Comparecimento e participação nas atividades extras promovidas pelo Colégio;

• Solicitação, com antecedência, à equipe de colabo-radores do Colégio, de autorização para uso de seus recursos e espaços físicos;

• Entrega com pontualidade dos trabalhos devida-mente identifi cados ao professor;

• Anotação de todos os compromissos designados por professores e equipe pedagógica;

• Estudo em dia dos conteúdos ministrados e cumpri-mento do calendário de provas e demais avaliações;

• Uso do uniforme completo e respeito pela boa apa-rência;

• Entrega dos boletins (1º ao 7º) e informativos impressos e demais documentos aos responsáveis no mesmo dia em que o Colégio os enviar;

• Devolução, sempre que solicitado, de documentos enviados pelo Colégio, no primeiro dia letivo após seu recebimento, devidamente assinados pelo res-ponsável;

• Respeito a qualquer membro da equipe do Colégio que lhe der orientação dentro das normas estipuladas;

• Conduta adequada ao ambiente escolar, cuidado com a linguagem, o comportamento e os gestos;

• Não ingestão de refrigerante, balas, goma de mas-car ou qualquer tipo de lanche durante as aulas e demais atividades escolares;

• Não uso de mochilas ou malas de outras institui-ções, uniformes ou adereços de torcidas organiza-das, clubes e times de futebol.

O QUE NOSSA ESCOLA ESPERA DO ALUNO E SUA FAMÍLIACONVIVÊNCIA ESCOLAR

Page 23: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

CONVIVÊNCIA ESCOLAR

O QUE OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS PODEM ESPERAR DE NOSSA ESCOLA:• Atendimento Personalizado.• Serem respeitados por

professores, colaboradores e colegas.

• Consideração em função de sua individualidade, sem comparações e preferências.

• Respeito sem discriminação de credo religioso, político, de etnia e de cor.

• Orientação em suas dificuldades.

• Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados.

• Atenção às suas queixas e reclamações.

ORIENTAÇÕES GERAIS

SEGURANÇAA equipe de Agentes Escolares é responsável por ze-lar pelo cumprimento das normas disciplinares, além do apoio que presta ao setor pedagógico. Desenvolve um importante trabalho para fornecer maior segu-rança aos alunos, tanto na parte interna quanto ex-terna da escola.

São orientados a, sempre que necessário, exigirem do aluno o cartão de identificação e, nas situações em que as normas da escola não estiverem sen-do respeitadas, encaminhar o aluno à Orientação Educacional, para que se proceda uma orientação.

TRÂNSITOA movimentação do trânsito requer uma atenção es-pecial por parte da escola e dos pais e/ou responsá-veis. Bom-senso e respeito dos motoristas são im-prescindíveis, por isso, nossa orientação é que todas as normas de trânsito sejam seguidas e respeitadas.

O bom exemplo e o respeito aos direitos e limites alheios são fundamentais para uma boa convivência e, mais do que isso, são a melhor maneira de educar-mos nossos filhos e alunos.

Page 24: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

RESTRIÇÕES

• Promover rifas, excursões, festas ou vender artigos de quaisquer espécies sem autorização da Direção.

• Promover algazarras, desordem dentro do colégio ou em suas imediações.

• Ocupar-se, durante as aulas, da execu-ção de qualquer trabalho estranho às atividades desenvolvidas pelo professor.

• Escrever nas paredes, no piso, no teto ou em qualquer móvel ou equipamento do edifício escolar, palavras, desenhos ou quaisquer outros sinais gráficos.

• Entrar na escola acompanhado de ani-mais (cães, gatos, aves e outros).

• Fumar em qualquer dependência da escola.

• Utilizar vestimentas consideradas inade-quadas para uso durante as atividades escolares e eventos nas dependências da escola, como minissaias, roupas transpa-rentes, blusas de alcinhas, crop top, cro-pped, entre outras que não condizem com o ambiente escolar, seja por alunos, visitantes, professores ou colaboradores.

• Falsificar a assinatura de pais/responsá-veis.

• Formar grupos para promover tumultos ou confusões nas dependências e tam-bém imediações da escola.

• Usar materiais não compatíveis com as atividades escolares ou sem fins pedagó-gicos, como eletrônicos, baralho, revista, equipamentos sonoros, caixa de som, skate, entre outros, no ambiente escolar.

• Portar bebida alcoólica ou qualquer outra substância ilícita dentro e nas imediações da escola ou durante qual-quer atividade promovida por ela, ainda que não em suas instalações.

• Promover qualquer tipo de comércio, divulgação, coleta ou subscrição den-tro da escola sem prévia autorização da Direção.

• Participar de movimentos de hostili-dade ou desprestígio ao Dom Bosco, e demais coligadas, bem como aos seus colaboradores, alunos e professores.

• Produzir fotografia, gravação, live, sto-ries ou filmagem dentro da escola sem prévia autorização da Direção ou Orientação Educacional.

• Portar objetos que ofereçam risco à integridade física ou moral dos colegas, professores e demais colaboradores.

• Brigar, desacatar, ofender, desrespei-tar ou agredir colegas, funcionários e professores, bem como incentivar ati-tudes dessa natureza dentro ou fora da escola, de maneira presencial ou digital.

• Usar meios ilícitos (“cola”) em provas, verificações escolares ou qualquer ativi-dade proposta pela escola (em caso de tentativa de “cola”, atribui-se nota zero).

• Namorar nas dependências e imedia-ções da escola é permitido desde que seja mantida uma postura adequada, não causando constrangimento ao coletivo.

• Permanecer em corredores, escadas ou realizar atividades que provoquem barulho e perturbem o bom andamento das aulas de outras turmas.

• Permanecer em contraturno sem ativi-dade direcionada.

O não cumprimento das normas e orientações contidas neste manual poderá resultar em intervenções dis-ciplinares, conforme já descrito (item “Procedimentos Disciplinares”.

EVENTOSO SEB Dom Bosco busca enga-jar as famílias e a comunidade ao redor da unidade aos assuntos da escola, promovendo diversos eventos para aproximar a convi-vência dentro do espaço escolar.

Page 25: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

PROGRAMAS EDUCACIONAIS

PLATAFORMA AZ (1a E 2a SÉRIES)A metodologia AZ, por meio de ferramentas inovadoras, é baseada na personalização da trajetória do aluno, com uma formação altamente orientada para resultados. A Plataforma AZ oferece apli-cativos exclusivos. O MAPA — conjunto de metas acadê-micas semanais — oferece orientações de estudo per-sonalizadas, auxiliando na priorização das atividades e permitindo que cada alu-no siga a sua trilha de apren-dizagem de acordo com os seus objetivos. Com o auxílio da Inteligência Artificial, ca-da estudante tem a sua ro-tina semanal de estudos de-senhada de acordo com um conjunto de atributos.

SUPERMED ESCOLA SEB DOM BOSCOO mais completo preparatório e com uma das maiores cargas horárias do Brasil para os vestibulares de medici-na e os mais concorridos do país.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Para passar nos vestibulares mais concorridos, a receita é uma só: pre-paração intensa, com foco no resulta-do. Por isso a Escola SEB Dom Bosco lançou o SUPERMED, o pré-vestibu-lar pensado para quem quer garantir uma vaga em Medicina ou nos cursos mais concorridos das melhores uni-versidades do Brasil.

• Uma das maiores cargas horárias dos cursos preparatórios do brasil.

• Assistências diárias.• Laboratório de redação semanal.• Simulados quinzenais.• Projetos culturais: eventos interdis-

ciplinares com destaque para histó-ria e literatura.

• Dom documenta: apresentação de documentários comentados e dis-cutidos com o professor da disci-plina.

• A equipe de professores mais expe-riente e preparada para garantir o seu sucesso nos vestibulares.

• Infraestrutura pensada para criar as melhores condições de aprendi-zagem.

• Material didático diferenciado e específico.

• Mais de 50 anos de tradição, apro-vando nas melhores e mais impor-tantes universidades do país.

INCENTIVO PARA APROVAÇÃO

Se você foi aprovado na 1ª fase da UFPR mas não foi chamado, ve-nha para a Escola SEB Dom Bosco SUPERMED e, de acordo com a sua pontuação, obtenha um desconto co-mo incentivo e confiança na sua apro-vação. Torcemos pelo seu sucesso!

Page 26: MANUAL DE CONVIVÊNCIA - Escola SEBCom o objetivo de aliar praticidade, segurança e qualidade pedagógica de nossas propostas, oferecemos várias possi-bilidades de formação esportiva

EDUCAÇÃO INFANTIL • ENSINO FUNDAMENTALENSINO MÉDIO • EDUCAÇÃO BILÍNGUE

www.escolaseb.com.br/dombosco/colegio

Escola SEB Dom Bosco • BatelAvenida Visconde de Guarapuava, 5.581 | (41) 3218-5750

Avenida Sete de Setembro, 5.760 | (41) 3218-5780

Escola SEB Dom Bosco • AhúRua Francisco de Paula Guimarães, 610 | (41) 3218-5600

Escola SEB Dom Bosco • CEIRua Ricardo Lemos, 326 – Ahú | (41) 3218-5650

Escola SEB Dom Bosco • Mercês/Santa FelicidadeRua Paulo Martins, 314 | (41) 3213-5300

Curso Pré-Vestibular SEB Dom Bosco • MuellerAv. Cândido de Abreu, 114 – Centro Cívico | (41) 3213-5300

www.escolaseb.com.br/dombosco/curso