manual de configurações sat - unitak.com.brunitak.com.br/sat/manual-sat.pdf · dimep) , código...

11
10-2015 Manual de configurações SAT (MonitorSAT: Sysloja e Syscook) Últimas atualizações do manual estão com “marca texto”

Upload: trinhhanh

Post on 14-Dec-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

10-2015

Manual de configurações SAT (MonitorSAT: Sysloja e Syscook)

Últimas atualizações do manual estão com “marca texto”

1 – Atributos do Monitor

• +l > É utilizado para gerar Log das operações SAT afim de analisar possíveis erros, utilizar essa opção SOMENTE em casos onde necessite dessa análise. Esta opção grava dados da operação em disco aumentando o tempo de resposta do SATMonitor para o PDV. Empresas onde utilizam uma quantidade grande de produtos no venda podem bloquear o acesso ao arquivo devido o uso por outro processo. • +d > Este é usado para o SAT branco (SAT de desenvolvimento) para testes.

1.1 - Configurar Atributos

1 – Ir até a pasta SATMonitor (Caminho Padrão: C:\Unitak\SATMonitor) 2 – Clicar com o botão direito sobre o aplicativo SATMonitor.exe e em seguida copiar. 3 – Clicar com o botão direito na pasta SATMonitor e colar atalho. 4 – Depois de fazer os passos 1,2 e 3, na pasta SATMonitor será criado um atalho do aplicativo SAT, clicar com o botão direito sobre o Atalho do SAT e em seguida propriedades. 5 – No campo destino, ao final da linha pode ser colocado os atributos +d e +l.

Segue imagem de exemplo:

Os arquivos de Log ficam na pasta C:\Unitak\SAT\Backup, sendo arquivos de envio com extensão TXT e retorno do SAT com extensão 001.

2- Configurações - Sysloja e Syscook

2.1. – Sysloja

2.1.1. - Habilitar SAT no Sysloja

*Verificar Versão do Sysloja*

• Abrir o sysloja, ir até a tela de Impressoras Fiscais (Atalho: Ctrl + F7 ou Manutenção-> Administração/Configurações-> Configurar Impressoras Fiscais), no Campo Impressora Fiscal colocar a opção SAT. Segue imagem:

Depois de configurado para SAT, precisamos inserir as informações do Emitente e do SAT. •No sysloja, Manutenção-> Administração/Configurações->Configurações SAT

• No campo Sign AC, é o código de vinculação entre o Contribuinte e a Software House (Guia de Instalação SAT). • Preencher as informações do CNPJ e IE do contribuinte • Inserir o caminho da pasta SAT(normalmente, C:\Unitak\SAT) • Colocar o nome da Impressora que está instalada no computador • No campo mensagem, pode ser colocado alguma informação que o cliente deseja que saia no cupom. • Depois de preenchido, Gravar.

2.1.2. -Configurar Formas de Pagamento Sysloja • Caminho: Sysloja -> Manutenção -> Administração/Configurações -> Configuração Meios Pagamento.

Segue a tela de configuração:

1 – Ao clicar em F3-Alterar, precisamos preencher dois campos relacionados ao SAT (em cada forma de pagamento):

2 – O campo SAT c MP é código da forma de pagamento padronizado pela sefaz, lista de Meios de Pagamento:

01 – Dinheiro 02 - Cheque 03 - Cartão de Crédito 04 - Cartão de Débito 05 - Crédito Loja

10 - Vale Alimentação 11 - Vale Refeição 12 - Vale Presente 13 - Vale Combustível 99 – Outros

3- O campo SAT MP precisa ser preenchido quando a forma de pagamento for algum tipo de Cartão, neste campo é inserido o código da Credenciadora do Cartão, segue a lista de credenciadoras: Obs.:A lista foi retirada das páginas 275 e 276 do manual de especificações do SAT, disponível no endereço oficial do projeto.

3.1- Syscook

3.1.1 – Habilitar SAT no Syscook

Para utilizar o SAT no Syscook, fazer o download do Comandas SAT (Link: www.unitak.com.br/syscook), e extrair o arquivo na pasta Comandas.

3.1.2. -Configurar Formas de Pagamento Syscook

Acessar o Gerenciador Syscook -> Manutenção -> Meio de Pagamento

• Clique em [F3] Alterar

Preencher o Código do Meio de Pagamento e Código da Credenciadora, no Syscook, temos a tabela com todas as Credenciadoras de Cartão. Exemplo:

• SAT Cod Meio PGTO: é código da forma de pagamento padronizado pela sefaz. • SAT Meio PGTO: precisa ser preenchido quando a forma de pagamento for algum tipo de Cartão, neste campo é escolhido a Credenciadora do Cartão, em caso de dinheiro 000 Dinheiro. Preenchido os campos, clicar em Gravar [F5]. *Este Processo precisa ser realizado em todas as formas de Pagamento.

3.1.3. -Configurar SAT - Syscook Abrir o aplicativo Caixa -> Tecla F1 -> Configurar SAT

Preencher todos os campos com as informações do emitente, número do caixa (e pressionar entrer), pasta SAT e inserir o nome da Impressora. *Não inserir Caracteres especiais* Exemplo:

Depois de inserida as informações, clicar em Gravar Configuração SAT. Realizado todos estes passos no Syscook, o próximo será configurar o Monitor SAT.

4.1. - Configurar Monitor SAT

Depois de executar o aplicativo SAT (C:\Unitak\SATMonitor), lembrando que para utilizar os atributos, precisa ser executado o atalho do aplicativo, o aplicativo Monitor SAT estará rodando ao lado do relógio, na barra de ferramentas:

• Clique sobre o aplicativo SAT com o botão direito, Manutenção e em seguida Configurar:

• Na tela de configurações do SAT, incluir as informações do

contribuinte, aparelho SAT e Impressora.

• Inserir o Caminho da Pasta SAT, o nome da Impressora que está

instalada no computador, número do caixa, modelo do aparelho SAT, código de ativação do SAT (o código que foi cadastrado ao ativar o SAT, no gerenciador DIMEP) , código de vinculação entre o contribuinte e a Software House, Sign AC.

Depois de preenchido, clicar em SALVAR. Finalizando: Feito as configurações da forma correta, o aplicativo SAT precisa estar

em execução para a emissão do cupom. Lembrando que estes passos são realizados no sistema do cliente,

depois de realizar as etapas anteriores, como Ativação do SAT, liberação de portas, etc (Essas informações encontram-se no Manual de Ativação do SAT Guia de Instalação SAT).

Informações uteis em: www.unitak.com.br/SAT