manual de acompanhamento do evangelizador · jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro....

34
MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR ESTUDO QUERIGMÁTICO GUIA COMUNITÁRIO PARA PÓS CURSO DE EVANGELIZAÇÃO PÓS VISITAÇÃO DE CASA EM CASA E FORMAÇÃO DE COMUNIDADES

Upload: doanduong

Post on 29-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR

ESTUDO QUERIGMÁTICO

GUIA COMUNITÁRIO PARA

PÓS CURSO DE EVANGELIZAÇÃO

PÓS VISITAÇÃO DE CASA EM CASA E

FORMAÇÃO DE COMUNIDADES

Page 2: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

INTRODUÇÃO:

Este manual destina-se aos leigos formados nos Cursos de Evangelização, para aplicação nos encontros pós-curso, e sua primeira finalidade é manter acesa a chama do primeiro encontro com Cristo, e fortalecer o vínculo com a Igreja, tomando-se um Agente Missionário da Visitação e Acolhimento, para, no seu circulo de vizinhos, formar comunidades, e, por meio da prática da oração, diálogo e partilha, orientar uns aos outros na prática e fortalecimento da Fé, para a construção de uma Igreja Missionária, pois, "embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo" (Rom 12,5).

Sua segunda finalidade destina-se aos moradores após a visita de ação Evangelizadora das duplas enviadas pela Igreja. Seu conteúdo é importantíssimo para auxiliar os moradores visitados a aprender a conhecer Jesus, e a amá-lo com todo seu coração e todo seu entendimento, adorando-o em Espírito e Verdade, e nessa prática de amor-doação, formar comunidades orantes, atuantes e missionárias, o que leva ao crescimento da Igreja, aumentando o desejo destes fiéis na participação da Santa Missa, e sua inserção nas pastorais e movimentos eclesiais, em conformidade com o carisma de cada um.

A terceira finalidade refere-se ao fortalecimento de comunidades já formadas, numa ação continuada da Evangelização, para que estas pessoas se tornem capazes de defender sua fé, por meio de um amor cristão vivido à luz do Evangelho e da ação em favor do outro.

Ao construir o primeiro exemplar deste Manual, a irmã Aracy Angélica de Souza Machado o fez com todo amor que nutre pelo projeto evangelizador de Cristo e pela formação de todo aquele que recebendo o ANÚNCIO, deseje aprofundar sua fé, por meio do conhecimento d"Aquele que o amou primeiro: JESUS, Caminho, Verdade e Vida. Por isto, a preocupação em construí-lo com uma linguagem acessível a todos.

Ao entender o que é o QUERÍGMA, e aplicá-lo à sua vida, à sua família, e à comunidade, todos passam a viver em comum o Amor de Deus, dentro de um ambiente mais solidário e cristão, levando a todos se comprometer com sua família e com a comunidade, participando com maior ardor na Igreja, tornando-se assim, um exemplo para filhos, família e vizinhos.

A experiência vivida cem este Manual tem confirmado seu propósito. As pessoas crescem na fé, e assim, mantém em si o desejo de formar comunidades, para viverem juntos a experiência do Cristo que cura, salva e liberta, pela ação misteriosa e do Espírito Santo.

Consoante à vontade de Deus, este Manual traz em si o Querígma apreendido no Curso de Formação de Evangelizadores, explicado na visitação de casa em casa, e vivido por cada um após sua releitura e meditação diária. Daí, a fé alcançada e vivida na certeza de conhecer Aquele que nos chama a viver sob sua total dependência: JESUS.

Pois Deus ama a cada um de nós, de maneira especial, mesmo como somos! Deus não faz acepção de seus filhos. Ele simplesmente ama, e deixa-se amar por cada um de nós.

O desejo na construção deste Manual é levar a cada Evangelizador praticante, a cada família e a cada comunidade visitada, o conhecimento d'Aquele que deu a vida por nós, cujo amor não percebemos em função do pecado que praticamos.

Page 3: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

O estudo diário, ou em dias marcados pelas comunidades, faz com que todos entendam porque Deus enviou seu Filho único: para salvar a todos por meio do arrependimento e da Conversão de cada um, o que é um dom gratuito de Deus-Pai.

Sua sequência conduz a todos a uma fé construída na rocha de Cristo, que por amor a todos que nele crêem, dá em abundância o Espírito Santo, de maneira que todos fiquem plenos de amor. E para que este amor não sucumba no interior de cada um, o Senhor nos envia à Comunidade, para que juntos entendamos porque formamos o corpo de Cristo. E sentindo-se membros uns dos outros, possamos agir com mais amor e humildade em nossas casas, trabalhos, pastorais, comunidades, enfim, em todos os momentos de nossas vidas, até que Cristo faça de nós a sua morada, para que nossas ações sejam parecidas com as ações d'Aquela que nos trouxe o Salvador, por meio de seu SIM incondicional ao Pai, quando anunciada pelo Anjo: MARIA SANTÍSSIMA.

Nice Costa

Page 4: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Io TEMA: O AMOR DE DEUS - Encontro 1

1- Oração inicial: Acolhida espontânea. Em seguida leva o grupo a sentir a presença de Deus em nosso meio (silêncio, pausa); Invocar o Espírito Santo (recitado ou cantado). Pai-nosso, Ave-Mana e saudação à Santíssima Trindade: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, amém.

Canto

2- Olhando a realidade:

D - O que é o amor? (Ouvir as pessoas falarem); ■ O que entendemos por amor? (deixar as pessoas falarem); ■ O que os meios de comunicação transmitem sobre Amor? (Pausa); ■ E nós, como vivemos a experiência do amor de Deus? (Pausa); (Contar um fato

concreto que seja a expressão do nosso amor).

3- Falando o Senhor pela Bíblia

L I - Deus é AMOR. Ouçamos o que está escrito em Jer 31,3 (ler pausadamente)

D - Vamos parar e refletir sobre o Amor de Deus por nós (pausa). Como é grande o seu amor por cada um de nós! Todos nós somos seus filhos. Somos pertença de Deus (pausa, silêncio). Pensemos no amor verdadeiro que uma mãe sente por seu filho, no pai que é capaz de tudo para alimentar sua família. Num casal fiel que vive um para o outro. E o amor de Deus? Alguém pode , explicar se existe diferença entre o amor dos pais para os filhos e o Amor de Deus por nós? (Pausa). Pois bem, tudo isto é pouco quando nos referimos ao amor de Deus. Voltemos ao texto de Isaias.(ler novamente). Dá para perceber a diferença? (medir, ouvir e concluir)

Todos - Deus me ama como eu sou, porque é meu Pai.

L 2 - E é o próprio Deus que nos fala em Isaias 43, 1-5 (ler pausadamente).

D - Vamos reler estas palavras ouvindo o Senhor falar para cada um de nós? (Reler e silenciar após cada versículo).

Deus é Amor e nos ama com amor infinito! Ele não nos ama pelas obras que realizamos, mas pelo que Ele é: nosso PAI! Ele nos conhece antes mesmo de nascermos, pois quem nos deu a vida foi Ele, e foi Ele também que nos formou a cada um. Somos criaturas de Deus. Foi Ele que nos confiou a nossos pais, para que fôssemos criados, educados e ensinados a viver o amor que nossos pais nos deram, e vivenciar o Amor que Deus, nosso Pai, tem por cada um de nós. E por ser nosso Pai, Ele simplesmente ama, mesmo que nós não o amemos, não o conheçamos.

L 3 - Deus não exige condições para amar a mim, a você, a nós! Ele nos ama do jeito que somos neste momento. Bons, maus, cheios de fé e amor! Vazios de fé! Distantes do amor... distantes da vida que vem de Deus, porque o mundo, por meio das pessoas com as quais nos relacionamos, auxiliou-nos a distanciar-nos deste grande amor de Deus. Ele jamais deixou de nos amar, embora em nossos corações não tenhamos sentido jamais. Ele fala para você agora: EU TE AMO!

Deixe-se amar por Deus! Repita no silêncio do seu coração: Deus me ama.... Deus me ama do jeito que eu sou. (Pausa). Agora vamos repetir juntos:

Page 5: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Todos - Deus me ama do jeito que eu sou. Estou irradiado (a) do amor de Deus neste momento! Eu quero ser amado (a) por Deus.

D - Não precisamos colocar máscaras diante de Deus. Ele nos ama como incondicionalmente!

Deus não deixa de amar por causa dos nossos defeitos, e nem por suas qualidades, mas com suas qualidades. Deus simplesmente ama você.

L 4 - Ouçamos uma vez mais o Senhor falando-nos em Is 54,10 (ler pausadamente)

D - Deus certamente nos ama como somos, mas nos ama tanto que não quer deixar-nos assim.

> Ele tem um tem um plano para sua vida. Um plano cheio de amor e sabedoria!

> Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Ele nos criou plenos do seu amor.

> Criou-nos para termos com ele uma relação pessoal, intima... permanente! E com os outros, relações de serviço, justiça, verdade e fraternidade...

> Deus nos criou plenos de amor, para que tenhamos em nós mesmos: segurança, paz e domínio próprio;

> Com toda a criação - sendo livres e não escravos das coisas deste mundo. Sendo servos e não servidos, sendo mansos e humildes de coração, para que seu Amor possa nos permear com sua graça;

Ele nos criou para sermos felizes, cheios de alegria, paz e união.

Page 6: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Canto

4 - E agora? O que fazer?

L 5 - Deus ama os bons e os maus. Ama os homens, mulheres, crianças...Ama os católicos, protestantes, espíritas, ateus, perseguidores da Igreja, sacerdotes, governantes, líderes sindicais, prostitutas, moradores de ruas, assassinos. Ele ama a todos, porque todos somos seus filhos. E todos são nossos irmãos. Vamos pensar seriamente nisto: TODOS SÃO NOSSOS IRMÃOS...

Procuremos semear o amor de Deus na família, no trabalho, na escola, na vizinhança, em todos os lugares. Cada um é responsável na construção de um mundo novo, mais fraterno, cheio de amor. O que precisamos fazer de concreto para que isto aconteça? (deixar a comunidade falar).

Obs.: conduzir o grupo a refletir sobre o comportamento pessoal, na família, no trabalho, na comunidade, etc. O que fazer para crescer....

5 - Oração final - espontânea

Ao final: Estivemos reunidos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS - Amém 6 - Marcar o dia, hora e local do próximo encontra

D. Columba, OSB

DA-ME, Ó PAI A FIDELIDADE DINÂMICA.

AQUELA QUE NÃO SE ESTACIONA.

Page 7: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

2° TEMA - O PECADO - 2o. Encontro

1 - Oração inicial:

D - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos - Amém Vinde Espírito Santo.... Pai Nosso Ave Maria

CANTO Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro,

Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me ouvir,

Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro.

Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me ouvir,

O Espírito está aqui, tão certo como o ar que eu respiro,

Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me ouvir,

Maria está aqui, tão certo como o ar que eu respiro,

Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me ouvir,

2- Olhando a realidade

D - Se Deus nos ama, então por que há tanto sofrimento, tantas injustiças, inveja, desequilíbrio e incompreensão?

> Se Deus nos ama, por que há guerra, fome, opressão, discriminação de raças, luta de gerações?

> Se Deus nos ama, por que há tanta gente morrendo nas ruas, morrendo de tome, de frio, tanto desemprego, tantos jovens viciados?

> Por que não somos felizes, não há paz e harmonia entre nós? (deixar o grupo se manifestar).

Obs.: Contar um fato do momento de acordo com a conversa.

Page 8: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

3 - Falando o Senhor pela Bíblia

L 1 - Se o mundo está sofrendo, devemos perguntar ao Criador o que está acontecendo. Eis o que nos diz a Palavra em Rm 3,2-3 (ler pausadamente).

D - O que impede que nós sejamos felizes é o pecado. O pecado é a causa de todos os males, de tantos sofrimentos que nos atingem; Deus

derramou seu amor sobre nós, mas o pecado impede que sejamos banhados com a água viva do amor de Deus.

São Tomás de Aquino, na Exposição do Credo, diz que há duas mortes: a primeira é a do corpo, física, quando a alma se separa dele; a segunda, é a da alma, espiritual, quando esta se separa de Deus. A pior é a segunda, e tem como causa: o pecado.

E este é o grande problema: todos nós somos pecadores. E o que mais incomoda é que não podemos evitar isso. Pois o pecado está enraizado em nós.

L 2 - O Catecismo da Igreja Católica, sobre o pecado, começa dizendo que:

"O pecado é uma falta contra a razão, à consciência reta, é uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens". (CIC, §1849).

Vejamos o que nos diz o Salmo 51,7 (ler pausadamente). Como vimos não podemos nos salvar por nós mesmos. Corremos o risco de sermos destruídos se quisermos alcançar felicidade por conta própria.

Não podemos nos salvar por nós mesmos, porque não aprendemos a buscar ajuda para nossas dificuldades no Pai que nos criou. Por nossas fraquezas humanas, muitas vezes somos movidos pela insegurança, buscando auxílio em falsos ídolos como: bruxaria, curandeirismo, controle mental, conhecimento do futuro, cartomantes, e outras seitas. Enfim, o pecado nos separa de Deus. E o próprio salário do pecado é a morte (Rm 6,23)

4 - E agora, o que fazer?

D - O pecado gera na pessoa uma tendência ao próprio pecado. Podemos dizer que quanto mais se peca, mais se está predisposto ao pecado. A repetição torna-se vício. E assim, nasce na pessoa a inclinação à perversão, obscurece-se a consciência, e vai se perdendo o discernimento entre o bem e o mal. Não foi sem razão que o Papa Paulo VI disse certa vez que, o pior pecado deste mundo é achar que o pecado não existe. A prática do pecado, continuamente, faz com que a pessoa perca a noção da sua gravidade. No entanto, por pior que seja, o pecado não consegue de todo, "'destruir o senso moral até a raiz". (CIC § 1864) L 3 - Diante de nossos pecados, não adianta se desesperar ou desanimar; a única atitude correta é enfrentá-los com boa disposição interior e com a graça de Deus. São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, dizia que não adianta ficar "pisando a própria alma", depois de ter caído no pecado.

L 4 - Até mesmo os nossos pecados, aceitos com humildade, podem nos ajudar a crescer espiritualmente. Santo Afonso de Ligório diz que: "Mesmo os pecados cometidos podem concorrer para a nossa santificação, na medida que a sua lembrança nos faz mais humildes e mais agradecidos às graças que Deus nos deu, depois de tantas ofensas".

Page 9: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Então, nossa única alternativa é reconhecer o nosso pecado. Isto nos leva a uma vantagem, pois só os enfermos podem ser curados e só os mortos podem ser ressuscitados.

Procuremos renunciar a tudo aquilo que nos separa de Deus. Façamos diariamente um bom exame de consciência e peçamos perdão a Deus.

Devemos aceitar a correção fraterna daqueles que nos ama de verdade e corrigir o nosso irmão com muito amor. Com o amor de Deus. Acreditemos no grande amor que Deus tem por nós.

5 - Oração final - espontânea

D - Encerramento: Estivemos reunidos hoje em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos - Amém.

6 – Marcar o dia, hora e local do próximo encontro

SENHOR! FAZEI DE MIM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ

Page 10: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

3o TEMA: A SALVAÇÃO EM JESUS - 3o. Encontro

1- Oração inicial

L 1 - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos - Amém

Vinde Espírito Santo....

Pai Nosso

Ave Maria

Canto: Renova - me

Renova-me, Senhor Jesus.

Já não quero ser igual

Renova-me, Senhor Jesus

Põe em mim seu coração.

Porque tudo que há dentro de mim,

Precisa ser mudado Senhor.

Porque tudo que há dentro do meu coração,

Precisa mais de Ti.

2- Olhando a realidade

D - Nós refletimos no encontro anterior sobre o pecado. O pecado gera uma série de sofrimentos. O que está acontecendo com a humanidade? Vamos analisar hoje, os frutos do pecado a partir de nossa casa, nosso conjunto, nossa quadra, nossa rua e nossa paróquia. Como está a situação entre nós nesse contexto?

Conhecemos a realidade onde moramos, então, vamos partilhar, (deixar o grupo falar).

O que estamos fazendo para ajudar o nosso irmão mais próximo? E no trabalho, escola, como os amigos, qual a sua situação? (pausa) Diante de tantos sofrimentos, qual a solução?

3- Falando o Senhor pela Bíblia

L 2 - Vamos ouvir atentamente o que o Senhor nos fala neste momento, em Atos 3, 19. (Ler pausadamente).

L 3 - O Senhor nos fala de arrependimento como forma de conversão, para que Ele possa olhar para nós. Será que temos coragem?

Page 11: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

D - Deus nos ama. O pecado é o impedimento para experimentarmos esse amor. Diante de tanta busca para curar nosso sofrimento, o que fez nosso Deus e Pai?

Ouçamos atentamente o que nos diz o Senhor em Jo 3, 16-17.

L 4 - (Proclama a Palavra pausadamente).

D - Sim, há, portanto uma solução para a humanidade, para cada um de nós: JESUS! Ele não só traz a salvação. Ele é a SALVAÇÃO. Ê o médico e o remédio. É "Deus conosco" salvando-nos.

Como era difícil chegarmos até Deus! Mas Ele, cheio de toda bondade e misericórdia, diante de nosso arrependimento, revelou-se, por si mesmo, a nós. Ele é a LUZ que brilha nas trevas de nossas vidas.

Mas, quem é Jesus? Será que nós o conhecemos? Se o conhecemos porque não somos felizes?

L 5 - Desde que surgiu o pecado em Adão e Eva, Deus prometeu a salvação reagindo às ações da serpente. Vejamos o que o Senhor Deus disse, após a serpente induzir Adão e Eva ao Pecado.

L 6 - Leitura do Livro do Génesis (3, 15) - ler pausadamente.

D - Como acabamos de ouvir, no Antigo Testamento Deus fez sua promessa. E no Novo Testamento, quando o mundo já não estava totalmente no pecado, mas as forças maléficas continuavam a sufocar aqueles que buscavam conhecer o querer de Deus em suas vidas, o Senhor cumpriu sua promessa e enviou Jesus. E Jesus é descendente desta mulher que pisou a cabeça da serpente: Maria, a Nova Eva. E Jesus derrubou o príncipe das trevas. É Ele, o vencedor de satanás.

Ele veio para que tenhamos mais vida e possamos viver em plenitude. Nossos pecados foram perdoados graças ao sangue de Cristo derramado na Cruz

para nos salvar. E assim fomos perdoados.

Jesus não veio só para tirar ou perdoar o pecado. Ele veio para nos libertar. E Ele é o mesmo: ontem, hoje e sempre.

L 7 - Da mesma forma que Ele libertou o ladrão na Cruz, a mulher adúltera, a Zaqueu, Ele liberta a cada um de nós. Ele morreu e ressuscitou. Está vivo. Está presente na Sagrada Eucaristia.

Jesus morto e ressuscitado é a solução para o mundo, para nós. Não há outro caminho. Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a Vida". Nós já fomos salvos por Jesus. Só nos resta acolher a Salvação e procurar conhecer mais a Jesus através da Bíblia, buscando experimentar seu amor. Procurando amá-lo como ele nos ama. Incondicionalmente!

3 - E agora, o que fazer? D - Deus na sua infinita misericórdia enviou seu único filho para nos salvar. Fomos salvos por Jesus. E qual deve ser nossa atitude?

L 8 - Como filhos remidos do pecado, devemos dar uma resposta a Deus que nos ama e nos chama a uma nova vida, a um "nascer de novo" (Jo 3 ) como falou a Nicodemos. Ouçamos.

L - 9 - (Ler pausadamente Jo 3,1-8)

Page 12: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

L - 8 - A Palavra nos diz que precisamos renascer espiritualmente para entrar no reino de Deus.

D - Sim. A nova era anunciada por Jesus não conhecerá mais o ciclo do nascimento e da morte física. Jesus fala de um início completamente novo, de uma nova qualidade de vida: a vida eterna.

L - 9 - É verdade, pois, Jesus é o Cordeiro de Deus que veio tirar o pecado do mundo, ou melhor, arrancar a raiz que origina este mal.

Ele veio para que tenhamos mais vida e possamos viver em plenitude. Ouçamos o que o Senhor nos fala em Jo 10,10 (ler pausadamente).

D - Nossos pecados foram perdoados graças ao sangue que Cristo derramou na Cruz. Ele veio nos perdoar e nos dar a paz que tanto sonhamos. Ele preenche todos os espaços vazios em nossas vidas, e nos liberta de todos os pecados. Ele é o mesmo Ontem, Hoje e Sempre.

L - 10 - Ele é a única solução para o mundo, para cada um de nós. Não há outro caminho. Ele mesmo disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Então, logo que reconhecemos nossos pecados e os confessamos, somos salvos por Cristo. Desta forma, nosso único caminho é a participação na Santa Missa, e, por meio da Homilia, na qual somos doutrinados, descobrir qual o querer de Deus para cada um de nós.. Assim aprendemos a buscar a experiência de seu Sagrado Amor, a amá-lo como ele nos amou e nos ama.

Canto.

D - Devemos também criar o hábito de ler a Bíblia todos os dias, de forma ordenada como manda a Santa Igreja, Jesus vai se nos revelando em cada dia. E, o que Ele quer de nós é um exercício de fé e confiança no Senhor. Qual o plano de Deus para a minha vida? E para você meu irmão, minha irmã? Vamos deixar o nosso comodismo, descruzar os braços e ir ao encontro do outro que está mais próximo de nós.

Obs.: Conduzir a conclusão para gestos concretos dentro dos problemas que forem surgindo, de acordo com as necessidades pessoais do próprio grupo.

4 - Oração Final - Canto: Jesus Cristo é o Senhor.

5 - Marcar o dia, hora e local do próximo encontro.

Page 13: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

DÊ FLORES ONDE O SENHOR TE PLANTOU 4o. TEMA: A Fé e a Conversão - 4o Encontro

1 -Oração - Rezar ao Espírito Santo, e o Credo pausadamente, meditando no coração, cada palavra.

2 - Olhando a realidade

D - Acreditamos verdadeiramente no que acabamos de proclamar? (pausa). Deus nos ama e o seu amor é tão grande que apesar dos nossos pecados, nos enviou o Seu Filho único para nos salvar. Fomos salvos por Jesus e perdoados dos nossos pecados.

L 1 - Acreditamos nisso tudo? E como vivemos esta experiência de amor? O que nos falta? Vou resumir para vocês o que aconteceu com um equilibrista em Nova Iorque: Foram construídos 2 grandes arranha-céus com uns 30 metros de distância um do outro. Um famoso equilibrista estendeu uma corda de um prédio para outro, e disse à multidão que o olhava: subirei e caminharei sobre a corda, mas preciso que vocês creiam em mim, e tenham certeza de que vou conseguir atravessar.

L 2 - Claro que sim, responderam todos ao mesmo tempo.

E com uma vara de equilíbrio ele atravessou, e a multidão o aplaudiu emocionada.

Na segunda vez fez a mesma pergunta e atravessou sem a vara.

Na terceira vez disse que ia fazer a travessia com um carrinho de mão e fez a mesma pergunta.

O povo fez um grande silencio e ninguém se atrevia a crer que isso fosse possível. Ele disse: basta que uma pessoa acredite, uma apenas confie que eu farei isto.

L 3 - Então uma pessoa que estava atrás gritou sim, sim eu acredito que você pode. Eu confio em você. O equilibrista, para testar sua confiança, desafiou-a:

- Se você verdadeiramente confia em mim, entào venha comigo e suba no carrinho de mão.

- Quando cremos em Jesus, de verdade, nós subimos a cruz com Ele, movendo a tudo aquilo que não nos deixa viver.

Esse tipo de fé nos permite ver o invisível e esperar contra toda esperança, já que tudo é possível ao que crer.

Page 14: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

3 - Falando o Senhor pela Bíblia

D - Que devemos fazer para viver a vida em Jesus? É preciso que a gente creia em Jesus, que a gente se converta, para podermos viver

a vida do filho de Deus ressuscitado. Precisamos de Fé e Conversão.

L 4 - É certo que só Jesus salva, mas o meio pelo qual a Salvação chega até nós é a Fé (Ef. 2,8 e At 13,38). O que é ter fé? É ter certeza que Deus vai agir de acordo com as promessas de Cristo. A fé não é crer em algo mas em ALGUÉM, entregar-se a esta pessoa sem limites e condições. A Fé não se mede pela emoção, é uma decisão total que envolve o homem todo e o compromete.

L 5 - Ouçamos o que nos diz Rm 10, 9-10 (ler pausadamente). Palavra do Senhor

TODOS - Graças a Deus

L 6 - A Fé nos leva a agir conforme o que cremos. Transforma a nossa vida, nos converte, muda o nosso modo de viver. De outra forma não é Fé, é sentimentalismo, ideologia ou crendice. A todo o momento da nossa vida temos oportunidade de viver esta fé, em cada circunstância experimentamos a Salvação.

Passo a passo, vamos nos convertendo no dia-a-dia. E o que é Conversão? A Conversão é consequência de uma autêntica profissão de fé. Uma sutil tentação pode desviar a caminhada de salvação de muitas pessoas. Esta tentação é a separação entre fé e comportamento moral. Crer em Cristo é converter-se ao seu Reino, empenhar-se em seu projeto de salvação, de modo que todos se amem mutuamente como Ele nos amou.

L - 7 - E o que vem ser a Fé?

D - Às vezes, encontramos pessoas que expressam o desejo de que alguma coisa dê certo em sua vida, dizendo: "Tenho tanta fé que isso vai dar certo". Apesar de reconhecer sua importância perguntamos: Será que é este o tipo de fé que citamos acima? Não! A fé autêntica não é um simples sentimento positivo ou um desejo de sorte. Fé é um dom, um presente do amor de Deus que, em sua infinita bondade, não abandona o coração humano em sua incessante busca de sentido, de felicidade. Por meio da fé, Deus desperta a consciência da pessoa para o conhecimento e experiência do seu mistério de amor.

4 - E Agora? O que fazer? L 8 - Vamos renovar a nossa Fé! Vamos pedir humildemente ao Senhor Jesus que aumente a nossa fé diariamente. Façamos um bom exame de consciência. (tempo para reflexão...). Agora, façamos um propósito! Na primeira oportunidade busquemos o Sacerdote e façamos uma boa confissão dos nossos pecados, reconhecendo que somos pecadores, dependentes da misericórdia de Deus em nossas vidas.

L 9 - Confiantes que somos seus filhos, e confessando com muita sinceridade, seremos perdoados, pois Deus é compaixão e misericórdia! Antes, porém, procuremos perdoar os nossos irmãos. Aqueles que nos ofenderam, aquelas pessoas com as quais ficamos magoadas, aquelas que não conseguimos olhar í sem nos lembrarmos daquele momento que ela nos machucou! Vamos renunciar a TUDO que nos escraviza! (silêncio).

Page 15: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

CANTO: Eu quero ser, Jesus amado,

Como um barro nas mãos do oleiro. Toma minha vida, faz-me de novo.

Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo. (Repetir quantas vezes for necessário).

5 - Oração

D - Assim, a verdadeira e total dependência de Deus, nos obriga a renunciar a tudo aquilo que nos prende ao pecado, nos fazendo escravos. Vamos tomai juntos, uma decisão, e renunciar a tudo que nos prende à condição de pecador. Fiquemos de pé, e digamos: “Sim, eu renuncio" a cada invocação.

• Renuncias a Satanás? • Renuncias a todas as sua obras e seduções? • Ao ocultismo, esoterismo e a toda superstição? • Ao conhecimento do futuro, fora de deus? • À magia, curandeirismo, feitiçaria? • À leitura de cartas, borra de café e das linhas da mão? • Ao espiritismo, astrologia e horóscopo?

• A adquirir poder e controle sobre si ou outras pessoas fora de Deus? • Ao uso de amuletos, fetiches e talismãs?

• Renuncias completamente e para sempre a tudo isso? • Renuncias também em nome de seus antepassados? • Renuncias a todo egoísmo, luxúria e maldade? • A toda a auto-suficiência, inveja e ambição? • A todo o orgulho e vaidade? • Renuncias a ódios e ressentimentos?

Page 16: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Digamos juntos:

TODOS - JESUS CRISTO, eu creio que Tu és o filho de Deus! Que vieste a este mundo não para condenar-me por meus pecados, mas para salvar-me. Reconheço que sou um grande pecador, mas ao mesmo tempo proclamo que a tua misericórdia e perdão são maiores que os meus pecados. Hoje proclamo com minha boca o que creio firmemente em meu coração: tu és o único Salvador deste mundo. Tu és o meu Salvador pessoal. Creio em ti Jesus, confio em Ti e peço que me dês agora, A NOVA VIDA em abundância, que Tu ganhaste para mim, com tua morte na cruz e Tua gloriosa ressurreição.

Quero ter um encontro pessoa contigo Jesus! Encontro este que me fará uma nova criatura! Pois ó Tu Senhor me dá a certeza de que ao lado, jamais me decepcionarei, porque Tu és fiel Senhor. Faze também a mim, um servo fiel. Amém.

6 - Marcar o dia, hora e local do próximo encontra

SENHOR, LAVAI-ME DE TODO O PECADO, E DE TODA A CULPA. RENOVA EM MIM O BATISMO QUE ME FEZ SEU FILHO EM JESUS!

Page 17: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

5 - Tema: A PROMESSA DO PAI: O ESPÍRITO SANTO – 5º Encontro

1 - Oração: Ao Espírito Santo - Pai Nosso - Ave-Maria - Glória ao Pai

D -Procuremos receber os dons do Espírito Santo.

Canto - Vinde Espírito Santo

2- Olhando a realidade:

L 1 - No encontro anterior renunciamos aos nossos pecados e reconhecemos mais uma vez, Jesus como o Senhor das nossas vidas. O mundo sofre e clama por socorro. Jesus é a única solução para todos os

problemas. Nós somos fracos e vez por outra voltamos a cair nos mesmos erros, e novamente votamos ao pecado. Quantas vezes prometemos e erramos? Mas, contudo, não devemos jamais desanimar. Devemos sim, acreditar nas promessas do Senhor.

Canto: EU CREIO NAS PROMESSAS DE DEUS

Eu creio nas promessas de Deus (2x) Eu creio nas promessas do meu Senhor!

Se for fiel no pouco, Ele me confiará mais. Se for fiel no pouco meus passos guiará (2 x)

Eu creio nas promessas de Deus (2x) Eu creio nas promessas do meu Senhor!

3 - Falando o Senhor pela Bíblia L 2 - Antes da sua morte ouçamos o que nos disse Jesus (JO 16, 7- ler pausadamente) Palavra da Salvação. TODOS: Glória a vós Senhor.

D - Após a a ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos e disse para eles não se apartarem de Jerusalém, mas esperarem a promessa do Pai.

L 3 - Ouçamos: Lc 24, 49; At 1, 5 e At 1, 8 (ler pausadamente)

D - Quando Jesus falava do Espírito Santo dizia: a "Promessa do Pai", era o compromisso de Deus com os homens, através de Jesus.

Essa Vida nova trazida por Jesus só pode ser vivida com o Espírito Santo. É o Espírito Santo que renova o interior dos nossos corações.

L 4 - A novidade do Evangelho não é uma lei nova, mas um Espírito Novo, que Jesus glorificado envia aos seus, para que possamos viver a vida de filhos de Deus. Jesus não só nos deixou esse direito de se chamado Filho de Deus, mas nos capacitou com o seu Espírito de Filiação Divina, para que vivêssemos como tais.

A obra da salvação não é só ser perdoado dos pecados, mas sermos transformados. Que o nosso coração de pecador seja transformado em um coração de amor, no Amor de Jesus.

Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somos templos vivos deste mesmo Espírito.

Page 18: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

A ação do Espírito Santo modifica todos os nossos sentidos, critérios e valores. Já não segue os desejos da carne.

O homem espiritual, habitado pelo Espírito, transformado pelo Espírito, deseja, quer, e faz as obras do Espírito.

L 5 - Ouçamos o que nos diz Gal 5, 19-23 (ler pausadamente).

D - O que vive animado pelo Espírito tem os mesmos sentimentos, critérios, valores e ação de Cristo, porque tem o mesmo Espírito de Cristo: o Espírito Santo!!

4 - E Agora? O que fazer?

D - Cultivar sempre e cada vez mais, uma devoção ao Espírito Santo.

• Procurar sentir e pedir a sua presença a cada momento; • Acolher o Espírito Santo em nossa vida; • Procurar conhecer mais o Espírito Santo que se revela na Palavra da Bíblia;

• Orar ao Espírito Santo, meditar.

5 - Oração: Pedir a efusão do Espírito Santo D - Vamos pedir ao Pai que nos envie o Santo Espírito. Procuremos silenciar e sentir essa presença de Deus. Para que isto aconteça Precisamos ter fé, acreditar na Promessa do Pai. Façamos um momento de perdão, vamos perdoar para sermos perdoados (canto de perdão). Vamos abraçar o nosso irmão como se estivéssemos abraçando a pessoa que queremos mais perdoar!

Agora vamos pedir ao Senhor que nos envie o Espírito Santo, (canto ao Espírito Santo) Obs.: A oração é feita a critério do dirigente, conforme sua experiência, e segundo a necessidade do grupo. (Oração). 7 - Marcar o dia, hora e local do próximo encontra

SENHOR! QUEREMOS UMA PORÇÃO DUPLA DO SEU ESPRÍTO SANTO.

Page 19: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

6o Tema: A COMUNIDADE, CORPO DE CRISTO - 6o. Encontro 1 - Oração: Canto Pai Nosso, Ave-Maria Oração pessoal. D - Os cristãos tinham tudo em comum. Dividiam seus bens com alegria. Deus espera que os dons de cada um Se reparta com amor no dia a dia

L 1 - O discurso de Pedro por ocasião de Pentecoste provoca uma resposta imediata. O batismo é seguido de um novo e alegre sentido de comunidade. A unidade espiritual encontra uma expressão prática da disponibilidade para colocar em comum dinheiro e bens.

2 - Olhando a realidade

D - O que entendemos por comunidade (deixar as pessoas falarem). Existe a grande comunidade do povo de Deus e pequenas comunidades na vizinhança onde moramos. Que tipo de comunidades nós vivemos? (deixar falarem) Há alguma comunidade em nossa quadra? Como é nossa vida nessas comunidades? O próprio Deus é uma comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Sendo assim, um só Deus em três pessoas. Como fazer para participar dessas comunidades de nossas quadras, levando a elas tudo que aprendemos nestes dias? (Ouvir as pessoas - se tiver sugestões, anote).

3 - Falando o Senhor pela Bíblia

D - A comunidade é um ambiente. Aqui formamos uma pequena comunidade. Logo, somos uma pequena família que se torna necessária a nossa unidade para que possamos crescer na fé.

L 2 - Ouçamos como viviam os primeiros cristãos, nossos irmãos na fé. At 2, 42-47 (ler pausadamente). D - O vínculo da comunidade é o AMOR DE DEUS, que foi derramado em nossos

corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Um amor que a exemplo dos primeiros cristãos, as pessoas que nos conheçam possam dizer: "Olhem! Como eles se amam" (Atos 2, 42-47). - E agora o que fazemos? Viver em comunhão e participar das comunidades a exemplo dos primeiros Quais as necessidades da nossa comunidade Família? Quadra? Conjunto? Bloco? Comunidade paroquial (pausa, momento para conversar e descobrir estratégias de ação nas situações elencadas).

• O que fazer de concreto para o nosso crescimento e vivência em comunidade?

Após todos falarem, alguém deve ir anotando as sugestões oferecidas.

• cristãos, como pode ser? (deixar falarem);

Page 20: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

5 - Oração: A partir do que já foi visto Pedir que um participante do grupo faça a oração final; Agradecer a Jesus pelo

estudo feito até aqui,

Canto final

6 - Marcar dia, hora e local do próximo encontro.

Indicar o Estudo Bíblico para a próxima etapa. A partir desse circulo de reuniões, as pessoas já estarão preparadas para compreender um estudo mais aprofundado da Palavra de Deus. Se houver cursos na Igreja, fazer o encaminhamento das pessoas, para que não se apague a chama do Amor de Deus em seus corações, e para que a comunidade obtenha crescimento espiritual e de número de participantes.

O AMPARO NA PROTEÇÃO DIVINA

Page 21: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

1 - ANUNCIA-ME Anda no pecado o meu povo escolhido Não encontro sequer um coração contrito Disse-me o Senhor Vai falar por mim, anuncia-me (2 x)

Eu não sei falar, sou apenas uma criança, Ah, eu não sei falar, sou apenas uma criança

Tenho medo Senhor: vem falar por mim, misericórdia (2 x)

Tens a vocação de não calar a minha voz. Vamos, coragem, grita o meu amor entre as nações. Disse-me o Senhor Vai falar por mim, anuncia-me (2 x)

Tão pequeno sou, até os homens temo Como falar Senhor, de um Deus tão grande e temo. Tenho medo Senhor vem falar por mim, misencórdia (2 x)

Não há o que temer, sou eu quem falarei em ti. Não há o que temer, sou eu quem falarei em ti. Pois estou contigo, para te livrar, confia em mim (2 x) Vai... confia em mim... anuncia-me... vai ....

2- SEU AMOR É DEMAIS Sei que seu coração dói Sei que o mundo lhe destrói Não, não se entregue assim, irmão Vale a pena viver, nova vida viver

Vem, deixe tudo para trás Sim nova vida você vai ganhar, Se a Jesus se entregar Vale a pena tentar, venha experimentar

O amor de Deus em mim está também em você Está vivo em nós, tem um nome é Jesus A verdade, o caminho e a luz. Ele veio nos dar a paz. Seu amor é demais Está vivo em nós, tem um nome. é Jesus A verdade, o caminho e a luz. (Volta ao começo)

3- CURASENHOR

Vamos, Jesus, passear na minha vida. Quero voltar aos lugares em que fiquei só.

Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo, Quero sentir teu amor a me embalar Cura, Senhor, onde dói. Cura, Senhor, bem aqui.

Cura, Senhor, onde eu não posso ir (2x)

Quando a lembrança me faz adormecer, sabes que a espada de dor entra em meu ser Tu me canegas nos braços, Leva-me com teu abraço, sinto minha alma a chorar junto de ti.

Tantas lembranças eu quero esquecer, deixam um vazio em minha alma e em meu viver Toma, Senhor, meu espaço, te entrego todo cansaço,

quero acordar com tua paz e me aquecer.

4- EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS

Refrão

Eis, que faço nova todas as coisas, Que faço nova todas as coisas, Que faço nova todas as coisas. (2x)

É vida que brota da vida E fruto que cresce do amor É vida que vence a morte É vida que vem do Senhor.(refrão)

Deixei o sepulcro vazio A morte não me segurou A pedra que então me prendia No terceiro dia rolou.( refrão)

Eu hoje lhe dou vida nova Renovo em ti o amor Te dou uma nova esperança, O que era velho acabou, (refrão)

5- SALMO 22 - PELOS PRADOS

Pelos prados e campinas verdejantes eu vou É o Senhor, quem me leva a descansar

Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou. Minhas forças o Senhor vai animar Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará. (2 x)

Nos caminhos mais seguros junto Dele eu vou, e pra sempre o Seu nome eu honrarei Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou. Segurança sempre tenho em suas mãos

Page 22: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará. (2 x)

No banquete em sua casa muito alegre eu vou.Um lugar em sua mesa, me preparou Ele unge minha fronte e me faz ser feliz. E transborda minha taça em seu amor

Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará. (2 x)

Com alegria e esperança caminhando eu vou. Minha vida está sempre em suas mãos E na casa do Senhor eu irei habitar. E este canto para sempre irei cantar.

6 - VEM ESPÍRITO

Vem Espírito, vem Espírito, Sozinho já não posso mais (3x) Viver. Eu quero amar, eu quero ser, aquilo que Deus quer Sozinho já não posso mais (3x) Viver (bis)

7- EU CELEBRAREI

Eu celebrarei, cantando ao Senhor, e só Nele me alegrarei... Eu celebrarei, cantando ao Senhor, e só Nele me alegrarei.. Eu O louvo, e adoro porque tem triunfado Eu O louvo, e adoro porque tem triunfado

Santo é o Senhor Rei do Universo Santo é o Senhor Rei do Universo Santo é o Senhor Rei do Universo. Porque grande é... refr:

Hosana nas alturas, hosana nas alturas. Hosana nas alturas, porque grande és : Bendito é, bendito o que vem, Bendito é, bendito o que vem, Bendito é, bendito o que vem em nome de Deus refr

8- ESPÍRITO, ENCHE

Espírito enche a minha vida. Enche-me com teu poder Pois de ti eu quero ser. Espírito enche meu ser. (2x)

As minhas mãos eu quero levantar e em louvor Te adorar Meu coração eu quero derramar. Diante do Teu altar.

Espínto enche a minha vida. Enche-me com teu poder

Pois de ti eu quero ser. Espírito enche meu ser (2x) 9 - VENTO DO ESPÍRITO

Espírito, Espírito Santo Transforma-me quero renascer (bis)

Vento do Espírito Sopra neste lugar Toca minha vida Vem me renovar

Espírito, Espírito Santo Transforma-me quero renascer (bis)

Vento do Espírito Sopra neste lugar Toca minha vida Vem me renovar

Espírito, Espírito Santo Transforma-me quero renascer (bis)

10 - DIANTE DO REI Vem Senhor Jesus O coração já bate forte te ver A tua graça hoje eu quero receber Sem a bênção do Senhor, não sei viver.

Vem Senhor Jesus, olhar o povo ao teu redor me fas lembrar

A multidão lá no caminho a te esperar

Vem o Santo de Israel passar também, neste lugar

É o Rei em nossa frente está É feliz quem o adorar É Jesus o nosso mestre Bem aqui, tão perto se deixa encontrar.

Diante do Rei dos reis Todo joelho se dobrará ááááá

É o Rei em nossa frente está É feliz quem o adorar É Jesus o nosso mestre e Rei Bem aqui, tão perto se deixa encontrar. Diante do Rei dos reis Todo joelho se dobrará ááááá (repete o refrão 2 x)

11 - PERFEITO É QUEM TE CRIOU

Se um dia o anjo declarou, Que Tu eras cheia de Deus. Agora penso quem sou eu, Pra não te dizer, também Cheia de Graça, oh! Mãe (bis) Agraciada.

Page 23: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Se a Palavra ensinou. E todos hão de concordar E as gerações te proclamar. Agora eu também, direi:

Tu és bendita, oh! Mãe (bis) Bem Aventurada!

Surgiu um grande sinal no céu Uma mulher revestida de sol A lua debaixo de seus pés. E na cabeça uma coroa!

Não com quem te comparar Perfeito é quem te criou Se o Criador te coroou,

Te coroamos, oh! Mãe (3x) Nossa Rainha (Bis)

12-NOVO SOU

Cheia de paz é a vida em oração Nela o Senhor renovou meu coração (Bis) Permiti que Jesus me curasse os pecados o pranto E a mim revelasse o Pai pelo Espínto Santo de amor

Refrão Novo sou, Aleluia, Aleluia Novo sou, Aleluia, Aleluia

13 - O ESPÍRITO DE DEUS REPOUSA SOBRE MIM.

O Espínto de Deus, repousa sobre mim E assim caminhando eu vou.

Alegria, Paz e amor. Frutos que vem de ti Senhor. Em mim brotou. Glória, glória eterna, Glória a Ti Senhor (bis) Servi ao senhor com toda alegria Vinde e exultaremos Sabei que o senhor é Deus e Salvador E só a Ele serviremos. Glória, glória eterna. Glória a Ti Senhor (bis)

14-CUMPRIREI És obra preciosa do Senhor, Teu Deus. Es obra rara e preciosa aos olhos teus. Todo amor eu te dei Toda compaixão te enviei. Tudo que é meu é teu.

A mim tudo foi confiado, A ti confiarei muito mais Basta que olhes, basta que me ouças. E que confies em mim.

Tudo que está ao teu redor. O pai criou as árvores, as flores e as montanhas. E o sol tão grandioso e forte, E os pássaros. Tudo por amor a ti.

Pare, olhe Veja e sinta. Vem a mim, Abre o coração. Porque grandes coisas, serão realizadas Através de ti. Eu o Senhor, te falei E cumprirei.

Tudo que está ao teu redor. O pai criou as árvores, as flores e as montanhas. E o sol tão grandioso e forte, E os pássaros. Tudo por amor a ti.

15-MEU CORAÇÃO TRANSBORDA Meu coração transborda de amor Porque meu Deus é um Deus de amor Minh'alma está repleta de paz Porque Jesus é a minha paz.

Refrão Eu digo: Aleluia (5x), eu digo porque: Aleluia/Eu digo aleluia (6x) Amém!

16-REUNIDOS AQUI

Reunidos aqui, só p'ra louvar o Senhor Novamente aqui, em união. Algo bom vai acontecer Algo bom Deus tem para nós Reunidos aqui, só p'ra louvar o Senhor (bis)

17-A ESCOLHIDA

Uma entre todas foi a escolhida Foste tu Maria serva preferida Mãe do meu Senhor Mae do meu Salvador.

Refrão Maria cheia de graça e consolo Venha caminhar com seu povo. Nossa Mãe sempre será (bis)

Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera Mae do meu Senhor Mãe do meu Salvador

Refrão

18-O PROFETA Antes que te formasse dentro do seio de tua mãe .Antes que tu nasceste, te conheci e te consagrei. Para ser meu profeta, entre as nações te escolhi. Onde te envio irás, e o que eu mando proclamarás.

Page 24: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Tenho que gritar, tenho que arriscar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se Tua voz arde em meu peito?

Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se tua voz arde em meu peito?

Não temas em arriscar-te porque contigo eu estarei. Não temas em anunciar-me, por tua boca eu falarei. Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar Para edificares, destruirás e plantarás

Tenho que gritar, tenhc que arriscar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se Tua voz arde em meu peito?

Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se tua voz arde em meu peito?

Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe. Deixa a tua casa, porque a terra gritando está Nada tragas contigo, pois ao teu lado eu estarei É hora de lutar porque meu povo sofrendo está

Tenho que gritar, tenho que arriscar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se Tua voz arde em meu peito?

Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não faço! Como escapar de ti, como calar se tua voz arde em meu peito?

19 - MAJESTOSA EUCARISTIA (Dalvimar Gallo)

G D/G Em Em/D Ao Abrir Meus Olhos No Altar

G D/G G D Vi O Cálice Sagrado Com O Sangue De Jesus Bm C7+ G C E De Dentro Desse Mesmo Cálice Subia Am7 Am7/G D4 D Majestosa A Eucaristia

G D/G Em Em/D Em Tua Presença Eu Me Sinto

G D/G G D Um Mendigo Sentado À Mesa De Um Rei Bm C7+ G C E Sem Ter Como Pagar Tamanha Refeição

Am7 Am7/G D4 D Só Posso Dar-Te Eterna Gratidão

Am7 D4 Bm7 Em7 O Cálice E A Hóstia Eram Um

Am7 Am7G D4 DD4D Meu Desejo Também Era Com Eles Ser Um

G C D D4D Ser Um Só Coração, Meu Senhor!

G/B C D4D O Mesmo Sangue Nas Veias, Senhor!

O C D (Tua Carne Em Minha Carne, Senhor).

G C D (O Teu Sangue Em Meu Sangue, Senhor). G ^ G/B C

Am7 E Estando Unido A Ti, Esquecer-Me De Mim,

D4 D G Concedei Que Eu Fique Eternamente Assim.

Page 25: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Oração após a Comunhão

Ficai comigo, Senhor, porque Vossa presença me é necessária para não Vos esquecer. Bem sabeis quão facilmente Vos abandono... Ficai comigo,

Senhor, porque sou fraco e preciso da Vossa fortaleza para não cair tantas vezes. Ficai comigo, Senhor, porque sois minha vida e sem Vós

me acho em trevas. Ficai, Senhor, comigo para mostrardes Vossa vontade. Ficai, Senhor, comigo para eu

ouvir a Vossa voz e seguir-vos. Ficai, Senhor, comigo, porque desejo amar-vos muito e estar sempre em Vossa companhia. Ficai comigo, Senhor, se quereis que eu Vos seja fiel. Ficai comigo, Jesus, porque minha alma, conquanto seja paupérrima, todavia quer

ser para Vós uma habitação de consolação, um ninho de amor. Ficai, Jesus, comigo, que entardece e o dia se vai...isto é, a vida passa... a morte se avizinha, avizinha-se o juízo, a eternidade... E é mister redobrar minhas forças para

não desfalecer no caminho e para tal preciso de Vós. Entardece e vem a morte...Inquietam-me as

trevas, as tentações, a aridez, as cruzes, as penas, e oh! Como preciso de Vós, meu Jesus,

nesta noite de exílio. Ficai, Jesus, comigo pois preciso de Vós nesta noite da vida e dos perigos.

Fazei que eu Vos conheça como Vos conheceram os discípulos de Emaús ao partir do pão, isto é, que a união eucarística seja luz que dissipa as trevas, a força que me

sustenta e a única felicidade do meu coração. Ficai, Senhor, comigo, porque, ao chegar a morte, quero estar unido a Vós, senão pela

santa comunhão, ao menos pela graça e pelo amor. Ficai, Jesus, comigo, não Vos peço Vosso divino consolo, pois não o mereço, mas o Dom da Vossa santíssima

presença, oh sim, Vo-lo peço!

Ficai, Senhor, comigo1 Busco somente a Vós, o Vosso amor, a Vossa graça, a Vossa vontade, o Vosso Espírito, porque Vos amo e não peço recompensa alguma senão

aumento de amor. Amor sólido, prático. Amar-Vos com perfeição pôr toda a eternidade. Assim seja. Autor: Padre Pio

Page 26: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

Oração para um doente

Onipotente e benigníssimo Deus, que sois a salvação eterna de todos os que crêem

em Vós, escutai piedoso as orações que vos dirigimos por este nosso irmão enfermo,

vosso servo. Afastai dele tudo quanto o aflige e fazei, em vossa misericórdia, que todos

os remédios aplicados ao seu mal lhe sejam salutares. Em Vós, único autor e

conservador da vida e árbitro supremo de nossa sorte, pomos toda a nossa confiança;

e, embora nos esforcemos, por todos os meios possíveis, por lhe restabelecer a saúde,

todavia, é de Vós só que tudo esperamos. Ouvi, Senhor, nossas preces e as suas, para

que alegres possamos com ele prestar-vos a homenagem de nosso reconhecimento. O

Senhor Jesus Cristo esteja do seu lado para defendê-lo, dentro de você para conservá-

lo, diante de você para conduzi-lo, atrás de você para guardá-lo, acima de você para

abençoá-lo, Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Page 27: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA - Fonte: Canção Nova TEMA - EUCARISTIA, PÃO PARTIDO

LEITOR 1 - Neste momento, estamos aqui como Igreja e como comunidade para que, diante do Santíssimo Sacramento, possamos adorá-lo e bendizê-lo. Reservamos este momento para passá-lo diante do Santíssimo Sacramento, possamos adorá-lo e bendizê-lo. Reservamos este momento para passá-lo diante do Santíssimo Sacramento e penetrar neste grande sacramento de amor, que é a Eucaristia. Deus quer se dar aos homens por meio de Jesus, presente na Eucaristia. Eucaristia é alimento, fortaleza, amor, doação. É presença infinita de amor! Por isso, com sinceridade de coração e de vida, voltemos nossa atenção para o que agora fazemos!

CANTO - VINDE ESPÍRITO SANTO - 884

Vinde ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis (bis)

Acendei neles o fogo do vosso amor/ enviai o vosso Espírito/ e tudo será criado E renovareis/ a face da terra.

Doce, doce Espírito Santo/, fazei também em mim/morada do Senhor (bis) Como um sacrário vivo levando amor/ revelando coisas que eu não sei/ mistério do Grande Autor/ Se eu conhecer/ por nada eu trocarei/ por nada eu trocarei.

LEITOR 2 - Com alegria estamos aqui diante de vós, Senhor. Queremos vos amar com todo o nosso ser. Queremos repartir-vos na vida de cada um de vossos filhos. Acreditamos que vós estais presente no Santíssimo Sacramento do altar. Por isso todo o nosso ser e todo o nosso pensamento se voltam, neste momento, para vós e para nossos irmãos. Em no Pai Criador, de todo o universo, do Filho, Salvador da humanidade, e do Espírito Santo, Santificador de todo o homem. Amém.

TODOS - Jesus, aqui estamos porque vos amamos. Porque queremos ficar mais perto de vós. Porque vos queremos como nosso companheiro!

LEITOR 3 - Senhor, agora vos queremos pedir perdão. Perdão por tantas coisas que não deixam o vosso amor concretizar-se em nós. Queremos que o vosso perdão se torne vivo em nós e assim poderemos ser "novas criaturas". 1 Acreditamos que o vosso perdão nos leva à transformação.

LEITOR 4 - Pelas injustiças generalizadas, Senhor, o homem já não se preocupa mais com a justiça. Importa-se somente a exploração do irmão. Perdão Senhor, por não considerarmos os homens irmãos.

TODOS - Perdão, Senhor! Prometemos renovar nossa vida.

LEITOR 5 - Vivemos outro momento difícil: a busca desenfreada do lucro. Senhor, o lucro e o dinheiro estão ocupando o vosso lugar em nós. . Os homens só estão pensando no lucro e no dinheiro. Não importa mais para nós a vida do irmão. Senhor, perdoai essa nossa ganância.

TODOS - Perdão, Senhor! Prometemos renovar nossa vida.

Page 28: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

LEITOR 6 - Nosso povo traz em si um sofrimento desesperador. Muitos lutam para sobreviver. Outros desanimam. Nosso sistema social não é justo. Senhor. Perdoai nossa omissão! Daí-nos o espírito de co-responsabilidade nesta nossa vida social.

TODOS - Perdão, Senhor! Prometemos renovar nossa vida.

LEITOR 7 - A esperança parece não ter lugar no meio de nós. Quando parece que tudo vai dar certo na nossa vida pessoal, social e comunitária, ela escapa de nossas mãos. O individualismo toma conta do social e do comunitário. O interesse pessoal está acima do interesse comunitário. Perdoai, Senhor, a nossa falta de interesse pela comunidade. TODOS - Perdão, Senhor! Prometemos renovar nossa vida.

LEITOR 8 - Por todos os nossos pecados pessoais, de nossas famílias, dos casais, da comunidade, do mundo, perdoai-nos, Senhor!

TODOS - Perdão, Senhor! Prometemos renovar nossa vida. Aclamação ao Evangelho - Jo 6, 52-60

CANTO - VAI FALAR NO EVANGELHO -113

Vai falar no evangelho/ Jesus Cristo, Aleluia! Sua Palavra é alimento que dá vida aleluia! Glória a ti Senhor, toda graça e louvor (bis)

A mensagem da alegria, ouviremos, aleluia! De Deus as maravilhas cantaremos, aleluia! Glória a ti Senhor, toda graça e louvor (bis) LEITOR 9 - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João!

Palavra da Salvação! TODOS - Glória a vós Senhor! LEITOR 9 - Os judeus discutiam entre si, dizendo:

TODOS - "Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer?"

LEITOR 9 - Jesus lhes respondeu então: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a Vida em vós. Quem como a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem como a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive em mim, me enviou e eu vivo pelo Pai, também, aquele que comer de mim viverá por mim. Este é o pão vivo que desceu do céu. Ele não como o que os pais comeram e pereceram; quem come este pão viverá eternamente". Assim falou Jesus, ensinando em uma sinagoga de Cafarnaum. Muitos de seus discípulos ouviram-no e disseram: "Esta palavra é dura! Quem pode escuta-la?"

LEITOR 9 - Palavra da Salvação!

TODOS - Glória a vós Senhor!

LEITOR 10 - Reflexão - Condenados à morte por Deus pelo nosso pecado, vivemos unicamente em virtude da morte sorrida por Cristo em nosso favor. Só conhecemos a vida, se nos apropriarmos da sua morte e de quanto ela significa. O perdão que sua morte nos alcança é o alimento e a bebida da vida cristã, que cada qual deve buscar pessoalmente. A ceia do Senhor, a Eucarística proclama o mesmo fato sob os sinais do pão e do vinho. Quem interpretou de modo grosseiramente literal a palavra de Jesus,

Page 29: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

ficou aborrecido. Entretanto, se procurassem recordar a motivação que estava na base desta norma, haveriam de entender. "O sangue expia, porquanto é a vida". Jesus diz: "Eu expio o vosso pecado; aproveitai do meu sacrifício". A multidão vai-se embora; não é esse o Messias que ela quer. Mas os Doze permanecem e consolidam a sua fé, que nos foi passada, e que é a base de nosso viver. TODOS - Jesus, nós cremos no seu Sangue que é vida, e no seu Corpo que é alimento de cura e salvação. CANTO - VAI FALAR POR MIM - 454 Anda no pecado, o meu povo escolhido, Não encontro sequer, um coração contrito Disse-me o Senhor: Vai falar por mim, anuncia-me (2x)

Eu não sei falar, sou apenas uma criança Ah, eu não sei falar, Tenho medo Senhor, sou apenas uma criança Tenho medo, Senhor: Vem falar por mim, misericórdia! (2)

Tens a vocação de não calar a minha voz, Vamos coragem, grita o meu amor entre as nações Disse-me o Senhor: Vai falar por mim, anuncia-me (2x)

Tão pequeno sou, até os homens temo Como falar Senhor, de um Deus tão grande e temo Tenho medo, Senhor: Vem falar por mim, misericórdia! (2)

Não há o que temer, sou eu quem falarei em ti (2x) Pois estou contigo, para te livrar; confia em mim! Para te livrar; confia em mim! Vai... Confia em mim.... anuncia-me...vai....

LEITOR 11 - Jesus, vós nos prometestes o vosso corpo e sangue, como sinais vivos de nossa salvação. Já caminhamos bastante, mas ainda não o suficiente para vos amar de todo o coração. Há muitos irmãos nossos jogados à própria sorte da vida. Há muitos irmãos nossos sem a mínima condição de vida. Senhor, queremos ser mais fraternos.

TODOS - Senhor, queremos ser mais fraternos!

LEITOR 12 - Pão é sinal de vida. Falta de pão é morte. A Eucaristia é o pão vivo , é o próprio Jesus entregando-se a nós. Por isso, cada comunhão que recebemos exige isto de nós: ESPERANÇA onde há desânimo, ALEGRIA onde reina tristeza... Senhor, queremos gerar vossa vida no meio da humanidade. TODOS - Senhor, queremos gerar vossa vida no meio da humanidade.

LEITOR 13 - O homem nunca pode perder de vista a pessoa do outro. É para isso que existimos: somos chamados para AMAR AS PESSOAS. Quando o egoísmo toma conta de nós, perdemos de vista a necessidade que há no outro. Nossa sociedade é egoísta. Interessa-nos mais o que o outro produz, não a sua pessoa. Senhor, queremos enxergar-vos no rosto de nosso irmão. TODOS - Senhor, queremos enxergar-vos no rosto de nosso irmão.

LEITOR 13 - Na mesa da Eucaristia, comprometemo-nos a andar juntos uns com os outros. Se há no mundo a grande diferença entre ricos e pobres, é porque certamente ainda não ouvimos a Palavra de Jesus. Se Jesus se faz presente em nosso meio, é

Page 30: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

para que não vivamos indiferentes uns aos outros, e sim em comunhão, como o próprio Jesus nos ensinou. Senhor, queremos viver a justiça e o amor. TODOS - Senhor, queremos viver a justiça e o amor.

LEITOR 14 - Não é fácil, Senhor, olhar este mundo e ficar parado. Vossa presença em nós exige, e nos força a sairmos de nós mesmos e assumirmos uma atitude concreta no mundo. Não podemos fica parados. Não podemos ficar calados. A situação real que vivemos nos obriga a assumir, pra valer, o evangelho, e a lutar contra tudo aquilo que faz o homem sofrer. Senhor, queremos lutar com todas as armas da justiça, do amor e da esperança.

TODOS - Senhor, queremos lutar com todas as armas da justiça, do amor e da esperança.

CANTO - VEM, SENHOR JESUS! - 1263 Vem, Senhor Jesus! O coração já bate forte ao Te ver. A Tua graça hoje eu quero receber, sem a benção do Senhor não sei viver. Vem, Senhor Jesus! Olhar o povo ao Teu redor me faz lembrar A multidão lá no caminho a Te esperar Vem, ó Santo de Israel, passar também neste lugar É o Rei! À nossa frente está! É feliz quem o adorar. E Jesus, o nosso Mestre e Rei! Bem aqui, tão perto, se encontrar Diante do Rei dos Reis todo joelho se dobrará (2x)

ORAÇÃO

LEITOR 14 - Vamos agora colocar diante de Jesus Sacramento as nossas preces. É o Senhor que nos acolhe e recolhe nossas preces e nossas vidas. Humildes e confiantes, rezemos: TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece! LEITOR 15 - Por todos os que sofrem perseguições, rezemos ao Senhor. TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece! LEITOR 15 - Por todos os doentes, rezemos ao Senhor.

TODOS-Deus da vida, acolhei a nossa prece!

LEITOR 15 - Por todos os que não acreditam no Cristo, rezemos ao

Senhor. TODOS-Deus da vida, acolhei a nossa prece!

LEITOR 15 - Para que os homens se voltem à fraternidade, rezemos ao

Senhor.

TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece! LEITOR 15 - Para eu os pobres sejam beneficiados pela justiça, rezemos ao Senhor.

TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece! LEITOR 15 - Para que nossos governantes governem com justiça, rezemos ao Senhor

TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece!

LEITOR 15 - Para que todos os jovens que não se preocupam com seu

futuro, rezemos ao Senhor

TODOS-Deus da vida, acolhei a nossa prece! LEITOR 15 - Por aqueles que precisam constantemente de nossas orações, rezemos ao Senhor.

TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece!

Page 31: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

LEITOR 15 - Por todos os que sofrem as desventuras de nosso tempo, rezemos ao Senhor. TODOS - Deus da vida, acolhei a nossa prece! ORAÇÃO TODOS - Deus e Senhor nosso, Pai de todos os homens, ouvi a nossa oração, e a de todos os homens. Vós, que sois o Senhor da vida, aumentai em nós o amor e a esperança! Que o nosso coração se abrase com a vossa presença no meio de nós. Amém.

LEITOR 16 - Rezemos também pelas Vocações Sacerdotais e pela Vida Consagrada.. TODOS - Senhor, unidos junto a Vós, queremos Vos falar bem de perto, ao Vosso Coração de Pai. Queremos que a vossa pessoa seja continuada e presenciada no meio de nós, pelos sacerdotes e por aqueles que deixam tudo por causa de vosso Reino. A Igreja precisa da presença deles, de homens dedicados, sinceros e dispensadores de vossos dons. Aumenta, Senhor, no meio de nós a vocação pela vida sacerdotal e consagrada. Que tenhamos sacerdotes santos, homens fiéis ao vosso Reino e ao vosso povo! Nós vos pedimos, humildes e confiantes, junto com a Virgem Maria, Mãe de Jesus, vosso Filho sacerdote, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo! Amém.

CANTO - VEM, E EU MOSTRAREI - 118

Vem, e eu mostrarei, que meu caminho te leva ao Pai, Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim, aonde vou: por onde irás irei também.

Vem, eu te direi, o que ainda estás a procurar, A verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em Ti que crês em mim e"a tua luz verei a luz.

Vem, eu te farei da minha vida participar. Viverás em mim aqui: viver em mim é o bem maior Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim. Eternidade é, na verdade, o amor vivendo sempre em nós.

Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar, Com amor, a construção de um mundo novo muito melhor! Sim, eu irei e levarei Teu Nome aos meus irmãos, Iremos nós e o Teu amor vai construir enfim a Paz!

COMPROMISSO COM DEUS, COM A IGREJA, COM A COMUNIDADE

LEITOR 17 - Caros irmãos, agora podemos elevar até a Deus Pai o nosso compromisso de fé nesse Jesus que se dá a nós como alimento, como Pão vivo descido do céu, repartido entre os seus filhos, para que não haja mais privações entre o seu povo, que caminha nessa estrada dura e fria da vida.

LEITOR 18 - Senhor quer crescer mais em nossa fé. Sem ela não podemos viver. Sem Vós a nossa disposição de acolher e de servir melhor os homens! Servi-los na justiça, na fraternidade, no gesto concreto de amor!

Page 32: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

TODOS - Senhor, colocamos em vós a nossa disposição de acolher e de servir melhor os homens! Servi-los na justiça, na fraternidade, no gesto, concreto de amor!

LEITOR 19 - Jesus, vós sois a Palavra eterna do Pai. Sem vós nada podemos fazer, e convosco nada temos a temer. Sois nosso companheiro e nosso guia. Por isso, prometemos vivenciar vossa palavra na nossa vida de comunidade. Viver e fazer comunidade, hoje, é o grande desafio que o mundo nos propõe, quando o individualismo toma conta de nós.

TODOS - Senhor, fazei-nos crescer na vida de comunhão, na palavra vivida, no gesto amigo e cordial com aquele que sofre, com o abandonado, com o necessitado!

LEITOR 20 - Jesus, vosso grande amor para com cada um de nós nos

obriga a ser a mão aberta que acolhe com serenidade e compaixão aqueles que são vitimas da opressão, da dominação, da guerra... TODOS - Queremos, Senhor, acolher e abraçar o nosso irmão menos

favorecido!

LEITOR 21 - Jesus, vós nos dais a paz e a sociedade nos obriga a ser de guerra. Nosso sistema social é desumano e injusto, Senhor. Deixa em nosso continente uma multidão de famintos de pão, de escola, de hospital, de casa própria e de vida digna. TODOS - Senhor, sabemos que a justiça é própria do vosso reino. Vós sois o Pão vivo e verdadeiro. Invadi todo o nosso ser! Assim compreenderemos a necessidade de sermos justo!

LEITOR 22 - Jesus, vós sois o nosso amigo,companheiro inseparável. Ficamos felizes aqui diante de vós. Vossa presença invade todo nosso ser. Com vossa presença amiga e certa no meio de nós e unidos na Comunidade, somos e nos sentimos igreja. Queremos vos ter em nosso coração, vos ver em nosso irmão e viver convosco na família e na comunidade.

TODOS - Senhor, Deus de vida e de amor, não estamos sozinhos. Vós estais conosco! Vossa presença amorosa, amiga e certa nos dá gosto à vida, à comunidade, ao compromisso! Continuaremos unidos, porque vós estais conosco! Amém.

LEITOR 23 - Senhor, queremos agradecer-vos. São muitos os dons que vós nos dais. Queremos que as palavras de nossa boca e os pensamentos bons, que agora temos, encontrem acolhida em Vós. Vós sois nosso Amigo e nosso Libertador, nosso Pastor e Guia. Conduzi-nos num só Povo, numa só Comunidade, como caminha o verdadeiro Poyo de Deus. LEITOR 24 - Jesus, queremos vos louvar, porque, nos nossos encontros comunitários, vossa Palavra nos orienta e nos ensina o novo modo de viver. Indica-nos o caminho a seguir. Não queremos caminhar sozinhos. Queremos que nosso irmão ande conosco, mesmo que custe esperar por ele; mas queremos caminhar de mãos dadas, em fraternidade. TODOS - Nós vos agradecemos, ó Pai, por vossa bondade e por vosso amor para conosco.

Page 33: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

LEITOR 25 - Senhor, vossa Igreja caminha sob a luz do vosso Espírito Santo e se renova a cada dia, levando todos a participar da comunidade fraterna. Como pode ainda haver tanta separação entre os homens

TODOS - Senhor, nós vos damos graças porque estamos aprendendo a viver como irmãos. Por isso queremos caminhar juntos sem pisar em ninguém. LEITOR 26 - Deus Pai, na comunidade, na sociedade, em nossa casa ou onde estivermos, queremos irradiar o vosso amor de Pai; esse grande amor que vós nos destes, em Jesus, para toda a humanidade. A Vós todo louvor, toda a honra e toda a glória, para todo o sempre. TODOS-Amém. Canto - ALFA, ÔMEGA - 1209 A Ele a Glória, a Ele o louvor, a Ele o domínio, Ele é o senhor! (2x) Alfa, Ômega, princípio e fim, sim, Ele é, sim. Ele é (2x) Lírio do vale, estrela da manhã para sempre cantarei o Seu louvor (2x) A Ele a Glória, a Ele o louvor, a Ele o domínio, Ele é o senhor! (2x) AO RECOLHER O SANTÍSSIMO Graças e louvores sejam dadas a todo o momento ( 3x) TODOS-Ao Santíssimo e digníssimo Sacramento. CANTO-Tão Sublime Sacramento – 654 Tão sublime Sacramento adoremos neste altar, Pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar, Venha a fé por suplemento os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos na Trindade, Eterno Amor.

Ao Deus Uno, e Trino demos a alegria do louvor. Amém! Amém.

Canto - Em Espírito

Em espírito, em verdade, eu Te Adorarei, eu Te adorarei (2x) Rei dos reis, e Senhor, eu Te dou todo o meu louvor! (2x) P r a Te adorar, Rei dos reis, foi que eu nasci, óh, Rei Jesus Meu prazer é viver, meu prazer é estar nos átrios do Senhor Meu prazer é viver na casa de Deus, onde vive o amor. (2x)

Page 34: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO EVANGELIZADOR · Jesus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta Tão certo como eu te falo e podes me

NB - Este Manual foi escrito fundamentado na Bíblia e no livro Ide e Evangelizai os Batizados (José H. Prado Flores), pela equipe de Evangelização do Guará- DF. Junho de 1993.

Sua atualização foi elaborada com base na Lúmen Gentium, no Catecismo da Igreja Católica e na Bíblia Sagrada. Guará-DF, março de 2006. Com a Autorização do Padre Carlos Paludo, reproduzimos este texto para ser utilizado na catequese da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Vila Luisão - São Luís-Ma