manual da marca versão 3

30
Manual de Identidade Visual 2015

Upload: vudung

Post on 08-Jan-2017

227 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Manual de Identidade Visual 2015

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 02

03. Apresentação05. Elementos Gráficos07. Cores do Brasão08. Versões do Brasão09. Proporções Gráficas

10. Aplicação11. Área de exclusão12. Escalonamento13. Disposições Permitidas14. Aplicações Diversas15. Aplicações Permitidas16. Cores para impressão17. Fontes e Tipologia

18. Material de Expediente19. Cartões e folha ofício20. Pasta cangurú

Logo AAplicação B

Expediente C

Apresentação

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 03

Esta primeira edição do Manual de Identidade Visual do UNI-ANHANGÜERA foi desenvolvido e coordenado pela Pró-Reitoria Administrativa da Instituição.

O documento apresenta as diretrizes e as orientações que visam consolidar um padrão de produção gráfica do UNI-ANHANGÜERA, no sentido de assegurar consistência e uniformidade ao uso dos elementos de comunicação visual da Universidade.

A comunicação formal auxilia a Universidade no conhecimento de sua identidade, bem como nos valores a serem transmitidos às comunidades interna e externa.

As normas aqui definidas devem ser rigorosamente seguidas com o intuito de manter constante a identi-dade visual do UNI-ANHANGÜERA, e, assim, garantir padronização e fidelidade à identidade e à imagem institucional.

Anhanguera

Cog

nítio

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 04

05. Elementos Gráficos07. Cores do Brasão08.Versões do Brasão09. Proporções Gráficas

logo

ATradítio

Anhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Elementos Gráficos

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 05

Do Escudo: foi escolhido um escudo Português em homenagem aos fundadores da IES que são de origem portuguesa e também pelo aspecto da simplicidade.

Da Bateia: Os Bandeirantes chegaram a terras desconhecidas e inóspitas, onde hoje é o estado de Goiás. Aqui chegando, Bartolomeu se surpreendeu com índios cobertos por adereços feitos com ouro. O bandeirante indagou um indígena sobre a origem do ouro, mas os nativos não cederam. Indignado por não ter respostas, Bartolomeu encheu uma bateia (instrumento para peneirar ouro, semelhante a uma bacia) com álcool e ateou fogo. Disse aos índios que aquilo que queimava era sua água e que, se não entregassem onde estava o ouro, iria incendiar toda a água presente na aldeia.Os nativos, assustados, entregaram a localização das minas e apelidaram Bartolomeu de “Anhanguera”, que em tupi quer dizer “Diabo Velho”.

Da Cruz do Anhanguera: É um dos símbolos da Cidade de Goiás. Ela foi construída em 1918 e foi uma cruz muito importante para a cidade de Goiás porque foi o Anhanguera que construiu. Em 1918, o escritor e poeta Luis do Couto, trouxe para a Cidade de Goiás a Cruz do Anhanguera.

Elementos Gráficos

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 06

Heráldica

Do Lambrequim de sable e jalde, num elmo heráldico: Na heráldica o lambrequim é uma representação de um manto, uma capa, folhagens e plumagens, desenhadas acima e ao redor do elmo de um brasão. Corretamente, cada um dos ramos do lambrequim heráldico é chamado paquife. No entanto, os dois termos são muitas vezes usados, indistintivamente.

Normalmente o lambrequim inclui as duas cores principais do brasão (o metal principal e o esmalte principal). Os lambrequins heráldicos pretendem representar os mantos de linho, que eram usados para proteger o elmo, dos cavaleiros, do calor, do frio e dos golpes de espada. Com o tempo, depois de serem, várias vezes atingidos por golpes de espada, os mantos ficavam recortados, com pedaços de tecido pendentes, semelhantes a folhagens. As palavras em Latin são:Tradítio - TradiçãoCognítio - ConhecimentoOffícium - TrabalhoÉttica – Ética

Cores do Brasão

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 07

Ouro: A cor dourado está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e ao conhecimento.

Amarelo e Laranja: Representa o fogo, evento transformador de matéria e usado para forjar instrumentos de trabalho e armas.

Vermelho: O vermelho é fisicamente associado ao fogo (quente, transformador, destruidor e salvador simultaneamente) da força para luta diária; ao coração do ser humano, que simboliza seus sentimentos mais vivos, como o amor, paixão e ira; e ao sangue.

Ocre: Os tempos mais remotos da história da humanidade registram o primeiro uso do ocre associado ao princípio feminino. Na Bíblia teria mantido esta cor relacionado à mulher e a terra (Reia) na medida em que Adão foi criado a partir do barro (argila) vermelho.

Preto não é classificado neste documento como uma cor e sim ausência de luz e de cores, estando presente apenas nos contornos e letras.

Versões do Brasão

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 08

Devido à quantidade de detalhes presentes no brasão, o mesmo terá como primária opção de uso o padrão universal em cores. É necessário que haja absoluto controle da qualidade da reprodução e da impressão dos elementos institucionais.

Cores chapadas (sem o degradê) podem ser usadas quando a mídia não permitir variações das cores como em bordados ou pinturas feitas manualmente.

A aplicação em uma cor restringe-se apenas a situações específicas onde o meio usado para impressão ou exposição da imagem não permitir composição cromática.

Recomenda-se, portanto, manter nestas aplicações critérios bastante rígidos de leitura preservando a imagem institucional.

A versão em retícula preto e branco do Brasão, a ser impressa na cor preto padrão, é de uso restrito aos impressos com limitações de número de cores, formulários, demais impressos de circulação interna e anúncios de jornais.

Aplicação em traço deve ser usada apenas quando todas as outras alternativas aqui expostas forem esgotadas.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 09

Malha construtiva e arejamento.

A malha construtiva é a organização espacial dos elementos gráficos e tem como objetivo orientar a reprodução da identidade visual da marca e a manutenção de suas proporções em ampliações ou reduções manualmente executadas.

Considera-se, na malha construtiva do Brasão e do logotipo, cada módulo menor (A) de lados iguais, como uma unidade fundamental da construção, conforme representado ao lado.

A espessura dos traços e contornos da marca devem ser mantidos conforme a ilustração ao lado.

Para referência e execução da reprodução, o contorno equivale 1/11 do módulo menor (A) da escala proposta.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Proporções Gráficas(A)

Cog

nítio

123456789

101112

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 10

10. Aplicação11. Área de exclusão12. Escalonamento13. Disposições Permitidas14. Aplicações Diversas15. Aplicações Permitidas16. Cores para impressão17. Fontes e TipologiaBAplicação

Offícium

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Área de exclusão

11

A primeira diretriz para uso da marca da instituição é o cuidado na colocação da mesma no meio de propagação visual impressa, digital e outras, sempre observando as diretrizes postas neste documento.

A área de exclusão deve ser mantida, sem qualquer exceção possível, uma distância mínima da marca e qualquer outro elemento vizinho.

As Unidades Universitárias do UNI-ANHANGUERA poderão utilizar a marca em todos os materiais e áreas destinadas a comunicação visual.

Caso seja preciso usar outras marcas ou elementos gráficos nas peças ou áreas de exposição, esses elementos deverão ser posicionados sempre à direita da logomarca do UNI-ANHANGUERA, conforme representado nas combinações ao lado.

O uso da logomarca do UNI-ANHANGUERA em impressos de serviços não oficiais da Universidade só poderá ocorrer mediante autorização prévia da Pró-Reitoria Administrativa.

Outramarca

Área mínima

Área desejada* Área desejada

*Obrigatória quando o elementovizinho for outra marca, entidade identificadora de qualquer naturezae corte final de material impresso.

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Escalonamento

12

Reduções:O uso da logomarca e do logotipo institucional deve respeitar as reduções máximas para não perder sua legibilidade e sua força visual. Nesse sentido, deve ser respeitado, para a logomarca, um limite máximo de redução de 25 milímetros de altura. Para o logotipo institucional em traço, o limite máximo de redução é de 15 milímetros de altura.

Proporções:A manutenção da proporcionalidade da marca é OBRIGATÓRIA quando se tratando da aplicação da mesma. Na sequência ao lado podemos observar algumas formas INCORRETAS de escalonamento da marca.

25mm 15mm TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

Disposições Permitidas

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 13

Vertinal ou retrato:A Marca deverá ser aplicada preferencialmente na vertical conforme a forma original concebida.

Horizontal ou paisagem:Em situações onde seja importante enfatizar ou dar mais visibilidade ao nome da instituição, deve ser considerada a versão horizontal, seguindo a proporcionalidade dos elementos.

O alinhamento e a distância entre o brasão e o nome Uni-Anhanguera devem seguir as proporcionalidades da medida vertical da parte interna do escudo.A distância do escudo externo e a primeira letra do nome Uni-Anhanguera também seguem a mesma regra proposta no parágrafo anterior.

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

AplicaçõesDiversas

14

Para aplicação da marca em fundos com cores sólidas, as seguintes prerrogativas de aplicabilidade devem ser rigorosamente seguidas.

a) A marca nunca poderá ter como cores de fundo, nenhuma cor que seja igual ou semelhante às cores presentes na inteira composição da marca.

b) Não é permitido que a marca seja posta sobre qualquer foto ou imagem sem que esteja dentro de um box branco para preservação da mesma.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

AplicaçõesDiversas Permitidas

15

A marca pode ser colocada sobre fundos de cores sólidas que contrastem de forma clara e incontestável com as cores presentes na marca.

Em qualquer destas situações, a legibilidade da marca e de seus elementos gráficos é o guia principal de validação para uso da mesma.

Novas aplicações que venham a ser requeridas e não estão previstas neste documento, devem ser submetidas à avaliação da Pró-Reitoria Administrativa sob a consultoria de um profissional gráfico.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Cores parauso impresso

16

Para uso da marca em mídia impressa ou qualquer meio impresso que siga o padrão de impressão CMKY. A marca deverá conter as seguintes informações cromáticas.

IMPORTANTE: Para as cores de contorno, adicionar 50% de preto em cada cor proposta.

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Fontese Tipologia

17

A fim de dar mais força e consistência para o material de comunicação Institucional e mercadológica, e, todas as possíveis formas de divulgação da marca, é imperativo que todo material tenha como tipologia principal a fonte Helvética Neue.

Helvetica Neue / Thin

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue / Light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue / Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue / Medium

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue / Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue / UltraLight

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstwxyz1234567890

Helvetica Neue

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 18

19. Cartões e folha ofício20. Pasta cangurú21. Envelope ofício22. Envelope Saco23. Bloco de anotação23. Assinatura do email

CMaterial deExpediente

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Expediente

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 19

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

5mm

26mm

85mm

50mm

85mm

5mm

Nome do Colaborador

ww

w.a

nhan

guer

a.ed

u.br

Posição ou [email protected]

Av. João Candido de Oliveira,Nº 115, Cidade Jardim

Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115

Fone: (62)3246-1400/ Cel.: 9000-0000

CartõesFormato: 85 x 50mmCores: 4/4 CMYKPapel: Couchê 300gm forcoAcabamento: Corte, BOPP, Verniz UV localizado na logo

Papel OfícioFormato: A4Cores: 4/0 CMYKPapel: Sulfite 60gAcabamento: Corte

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

Av. João Candido de Oliveira, Nº 115, Cidade Jardim, Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115

20

Expediente

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Av. João Candido de Oliveira,Nº 115, Cidade Jardim

Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115

PastaFormato: 85 x 50mmCores: 4/4 CMYKPapel: Couchê 300gm forcoAcabamento: Corte, BOPP, Verniz UV localizado na logo

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

É tti c a

Nome do ColaboradorPosição ou cargo

Av. João Candido de Oliveira,Nº 115, Cidade Jardim

Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115

Fone: (62)3246-1400/ Cel.: 9000-0000

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Tradítio

Anhanguer

a

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

www.anhanguera.edu.br

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

21

Expediente

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Envelope ofício:Formato: 230mm x 110mmPapel: alta alvura alcalinoGramatura: 90gCores CMYK: 4/0Cores Pantone: 2/0

230mm

110mm

110mm

FRENTE

VERSO

Av. João Candido de Oliveira,Nº 115, Cidade Jardim

Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115www.anhanguera.edu.br

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

FRENTE

VERSO

22

Expediente

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Envelope saco:Formato: 302mm x 426mm (Fechado)Papel: Alta alvura alcalinoGramatura: 120gCores CMYK: 4/0Cores Pantone: 2/0

302mm

426mm

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

Av. João Candido de Oliveira,Nº 115, Cidade Jardim

Goiânia - Goiás - CEP: 74423-115www.anhanguera.edu.br

23

Expediente

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

Assinatura de email:Formato: HTMLImagem: JPG

Bloco de anotação:Formato: 110mm x 150mmPapel: sulfiteGramatura: 90gCores CMYK: 3/0

150mm

110mm

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

www.anhanguera.edu.br

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 24

25. Acessórios26. Roupas e Uniformes27. Camisa Plogo e Baby Look28. Jaleco, Camiseta e uniforme esportivo29. Frota e sinalizaçãoDUniformes e Acessórios

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Acessórios

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 25

CrachásDois tipos de crachás foram desenvolvidos: um para uso dos funcionários e outro para visitantes. Naturalmente, apenas no primeiro constará a foto e em ambos as informações serão escritas com padrão de fontes utilizados pela institução.

FRENTE

FRENTE

VERSO

VERSO

Nome e Sobrenome

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica

VISITANTE

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Roupas e Uniforme

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 26

A construção de uma boa imagem tem como base ser e parecer e para tanto a atenção e vigilância tornam-se fatores essenciais que devem ser considerados no intuito de impedir ou evitar qualquer deslize fatal. Cria-la de forma sólida requer observação e estudo, pois só se tornará real e causará efeito positivo se for verdadeira.

O uniforme corporativo é uma forte ferramenta para implantar e aprimorar a cultura da elegância e da imagem adequada dentro de uma empresa. As organizações que fazem uso deste acessório como forma de padronização adequada a um ambiente profissional dão um passo muito importante para a construção de sua boa imagem, porém esta questão envolve mais que o uso em si de roupas iguais.

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 27

UniformesCamisa Polo manga curta

Camisa Baby Look

O uniforme profissional possui características próprias, que devem se diferenciar do seu guarda roupa de uso social, pois é uma forte ferramenta para o marketing pessoal e se utilizada com estratégia e planejamento lhe abre várias portas. Construir uma imagem adequada é uma estratégia de autopromoção e vale como regra básica, mas de muita importância lembrar que se vestir bem é fundamental, porém independente do seu cargo ou função a roupa deve lhe agregar valor e não o oposto. Destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso profissional é ter como base uma imagem positiva e otimista, boa comunicação e apresentação social e primar sempre pela boa aparência.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Tradítio

Anhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Tradítio

Anhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 28

UniformesJaleco

Camiseta manga curta

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

É ttic a

10TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

É ttic a

Uniforme Esportivo

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados. 29

Frota e sinalizaçãoVeículosA frota da instituição é um suporte privilegiado de divulgação da marca, uma vez que está sempre em trânsito, permitindo o fortalecimento da marca perante muitas pessoas.

Os veículos pequenos serão plotados em vinil nas portas, as marcas deverão ser do tamanho correspondente a 30cm de comprimento.

Os veículos médios, ideais para transporte, terão a marca plotada na porta dianteira, no tamanho correspondente a 75cm de comprimento, tendo como segunda opção, a plotagem completa da parte trazeira do veículo.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

É t ti c a

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

É t ti c a

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972

Éttica02

12

05

01

Manual de Identidade Visual da - Uni-ANHANGÜERA - Centro Universitário de Goiás - ® 2015 Todos os direitos reservados.

TradítioAnhanguera

Cog

nítio

Offícium

1972