manual da comunicaÇÃo

16

Upload: fernando-cruz

Post on 03-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual feito para instruções gerais sobre o ministério de comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DA COMUNICAÇÃO
Page 2: MANUAL DA COMUNICAÇÃO
Page 3: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

VisãoDentro de 3 anos, alcançar a estatura de um ministério suficiente para atender a demanda comunicativa da IBVG,apoiando todo o Corpo com soluções de nível elevado em todos os serviços, fazendo uso de um ambiente físico próprio e equipamentos de qualidade. Constituir uma equipe de profissionais preparados e espiritualmente maduros que são motivados pelo uso de seus dons e desenvolvimento do Corpo.

MissãoServir, em primeiro momento, atendendo toda a demanda de comunicação do Plugados; oferecendo suporte para o sucesso dos propósitos ministeriais e programações. Simultaneamente, estender o suporte a eventos da IBVG enecessidades específicas de outros ministérios, de forma restrita porém progressiva. Tal restrição terá como critério relevância do serviço e possibilidade de execução.

ValoresValorização dos talentos de cada integrante. Comprometimento com o serviço e as pessoas. Excelência na realização das tarefas. Pró atividade. Satisfação através do serviço. Sede de expansão.

Page 4: MANUAL DA COMUNICAÇÃO
Page 5: MANUAL DA COMUNICAÇÃO
Page 6: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

A projeção, como uma das partes mais operacionais do ministério, usa serviço individual, realizado por diversos voluntários da comunicação com uma certa periodicidade. A rotatividade é controlada por meio da escala, que é ajustável, para obter o maior nível de compatibilidade com as agendas individuais.É uma área de atuação chave dentro do ministério, uma vezque relaciona os trabalhos desenvolvidos pelas outras partes,como o design, vídeo, divulgação virtual, fotografia. As possibilidades se expandem quando consideramos que serve diretamente ao ministério de louvor e a IBVG como um todo. Para servir neste departamento o voluntário depende de comprometimento, atenção, antecipação (como por exemplo, visitar a caixa de e-mail da comunicação antes da programação), um pouco de paciência, e não menos importante, reverência aomomento do culto.

Page 7: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

Os trabalhos de iluminação buscam servir a Deus, através deuma apresentação bem feita e caprichada, e buscam ainda,impactar o público, complementando um momento da igrejacom dramaticidade e beleza. As atividades desta área envolvemdesde o planejamento da cena no palco, a cotação deequipamento, até o ajuste do arranjo de luzes.

Page 8: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

A área de design na comunicação é responsável pela elaboraçãodas artes de divulgação demandadas pelas programações,e demais necessidades dos ministérios, tais como apostilas,planos de fundo para apresentações, certificados, camisetas,etc. As pessoas que atuarem nessa área da comunicação têmuma tremenda responsabilidade, pois o visual é um fator determinante na cultura atual e principalmente entre os jovens.Se as pessoas, cristãs ou não, precisam participar das programações para conhecerem a Cristo ou amadurecerem espiritualmente, podemos contribuir muito nisso se os atrairmos com artes influenciadoras e instigantes. As artes além de atraentes precisam ser claras e ter todas as informações necessárias e de forma organizada.

Page 9: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

A divulgação impressa torna os eventos mais abrangentes noque diz respeito à divulgação. Pode ocorrer através de cartazesem murais ou pontos estratégicos, bem como convitese demais possibilidades graficas. A entrega dos convites doseventos é de suma importância, uma vez que muitas pessoasna igreja não usam as redes sociais com frequência. Alémdisso, uma entrega pessoal de convites valoriza a importânciado evento e, ao mesmo tempo, garante com que as pessoas sesintam especialmente e individualmente convidadas.

Page 10: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

Facebook, email, twitter, youtube, tumblr, blog são algumasdas ferramentas atuais que a internet nos oferece. Não háforma mais eficaz para atingir várias pessoas ao mesmo tempose não através das redes sociais. Os Jovens Plugados vêm fazendo isso há alguns anos através de redes sociais e o resultado tem sido positivo, pois muitos foram agregados ao grupo por informações de eventos ou encontros que chegaram até eles. Parece algo simples e mecânico, mas essa é uma dasestratégias para dar abertura à Palavra na vida das pessoas.As publicações de textos, divulgações, fotos, vídeos, etc., devemser imparciais e sem fazer menção a opiniões particulares epessoais de quem as publica. A linguagem das publicaçõesdeve ser de forma adequada à proposta da publicação (descontraída,séria, informativa, etc).Link para o facebook do Plugados:https://www.facebook.com/jovensplugados

Page 11: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

Acontece exclusivamente com os eventos dos jovens, como Celebração Plugados e Culto nos Lares, através de mensagens em SMS disparadas a todos os jovens que têm, tiveram ou começaram a ter envolvimento com o grupo de jovens. Além dessa forma, os integrantes da comunicação devem estar prontos a informarem a todos aqueles que pedem informações sobre os eventos dos jovens. Se não souber responder, busque informaçõese responda corresponda à dúvida do jovem. Lembre-se, o boca a boca continua sendo infalível.

Page 12: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

Existem momentos especiais que ficam na nossa memória. Batismos, retiros espirituais, cantatas e celebrações. E devemosisso ao trabalho da fotografia, que registra esses momentos edeixa-os em nossa memória. Além disso, a fotografia pode seruma ferramenta usada para os que não foram aos eventos,de forma que eles tenham conhecimento do mesmo. As redessociais tem se mostrado um bom meio de divulgação das fotos.Além disso, o Picasa facilita seu acesso, não restringindo-osomente para os que usam das redes sociais.Link para o Picasa dos Jovens:https://plus.google.com/111404272243332714112/posts

Page 13: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

O vídeo tem se mostrado uma ferramenta útil na experiênciados Jovens Plugados de passar mensagens que, ou estãorelacionados com o tema do Culto em que é exibido, ou coma divulgação de um evento especial. Os vídeos também sãoutilizados para responder a questões dos jovens relacionadasà vida cristã, e para a divulgação de testemunhos de pessoasda igreja. A área demanda criatividade, e também um desejode que mais pessoas venham a conhecer, não só o trabalhoda Igreja Batista em Vila Guarani, mas a mensagem de Cristo.A vantagem do vídeo é a sua vinculação pela internet e sua facilidade de compartilhamento, o que proporciona que cristãose não cristãos possam vê-lo.Link para o canal dos Jovens Plugados no Youtube:http://www.youtube.com/PlugadosEmCristo

Page 14: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

Os instrumentos normativos estão relacionados com algumas regras que precisam ser seguidas para o bom funcionamento do serviço. Elas são pertinentes principalmente para as áreas que usam escala como fotografia e projeção. Para ambas as áreas é necessário que o envolvido tenha as seguintes responsabilidades:- Caso precise faltar em um evento ou culto em que está escalado para o serviço, a pessoa precisa antecipadamente entrar em contato com outra pessoa da equipe que possa substituí-la na data. No caso de não conseguir alguém que a substitua, é necessário avisar com antecedência os líderes (Bruno e Bárbara) sua ausência.- Para os escalados na projeção, é necessário que a pessoacheque o email da comunicação ([email protected]) na semana que antecede o culto, para que esteja por dentro dos avisos que serão projetados no dia e, se for o caso, faça o slide do aviso com antecedência.

Page 15: MANUAL DA COMUNICAÇÃO

O Dropbox é uma ferramenta de armazenamento onlineonde ficarão armazenados os arquivos temporários dacomunicação; apresenta-se útil por compartilhar arquivoscom várias pessoas de forma prática e facilmente acessível.Poderá ser de grande ajuda principalmente para as áreas de projeção, vídeo, divulgação e design.

O endereço é: www.dropbox.como login é: [email protected] senha é: joao3.16

Para maiores informações sobre o uso do dropbox, comodivisão das pastas e nomeção dos documentos podem serencontradas dentro do próprio dropbox.

Page 16: MANUAL DA COMUNICAÇÃO