manual acadêmico 2010

52

Upload: max-willian-ourique

Post on 23-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Manual Acadêmico 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Acadêmico 2010
Page 2: Manual Acadêmico 2010

3

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC

Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA

Diretor: Prof. Júlio César Lindemann

Secretário: Robspierre Pereira Beltão

Pesquisador institucional: Airton Pedroso de Moraes

Coordenadores Pedagógicos

1. Administração: Prof. Paulo Ricardo Ceni Barreto

2. Biomedicina: Profª. Emanuelle Kerber Viera Mallet

3. Ciências Contábeis: Prof. João Roberto Borin

4. Direito: Prof. Gilberto Kerber

5. Fisioterapia: Profª. Lisandra de Oliveira Carrilho

6. Pedagogia: Prof. Martin Kuhn

Tesoureiro: Alceu Rodrigues

Recursos Humanos: Luis Mazanti Batista

Page 3: Manual Acadêmico 2010

4

1 - MATRÍCULA

1.1 A matrícula é o ato formal de ingresso e de vinculação do aluno ao IESA. 1.2 Com a matrícula, celebra-se um contrato de prestação de ser-viços educacionais entre o IESA e o aluno, que gera direitos e deveres entre as partes e aceitação pelo aluno das disposições estatutárias, regimentais e normas do Colegiado Superior do IESA.

2 - RENOVAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Semestralmente, nos prazos fixados no calendário escolar do IESA, o aluno deverá renovar a matrícula, sob pena de perda do direito à vaga.

3 - INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA

Por razões de ordem pedagógica ou administrativa, é facultado ao IESA indeferir o pedido de renovação de matrícula.

4 - TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O trancamento é concedido, no prazo estabelecido pelo calendário escolar do IESA, por tempo expressamente estipulado no ato, que não pode ser superior a 4 (quatro) semestres consecutivos, ou 6 (seis) alternados, incluindo aquele em que foi concedido.

5 - CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O aluno poderá, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento de matrí-cula, desde que esteja em dia com os compromissos financeiros com a Instituição.

6 - ABANDONO

A não RENOVAÇÃO da matrícula implica abandono de curso e cancelamento do contrato firmado na matrícula.

NORMAS ACADÊMICAS

Page 4: Manual Acadêmico 2010

5

7 - REINGRESSO Ao aluno que tiver abandonado o curso em até 4 (quatro) semes-tres, pode ter autorizado o seu reingresso, observadas as vagas fixadas, o prazo de integralização do curso, a estrutura curricular vigente e, consequentemente, as adaptações curriculares, observado o plano estabelecido pela direção do IESA.

8 - TRANSFERÊNCIA

8.1 A transferência é a passagem do vínculo (matrícula) que o aluno tem com o estabelecimento de origem para outro estabelecimento, o de destino. 8.2 Art. 50 (Regimento do IESA). É concedida a matrícula a aluno de curso superior de instituição congênere, nacional ou estrangeira, para prosse-guimento de estudo no mesmo curso, na estrita conformidade das vagas existentes e quando requerida nos prazos fixados e observada a legislação pertinente.

8.3 O requerimento de matrícula por transferência é instruído com declaração de vínculo com a Instituição de origem, Histórico Escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas cursadas e resultado de apro-veitamento escolar.

8.4 O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, observadas a estrutura curricular e as normas estabelecidas pelo IESA.

9 - TRANSFERÊNCIA INTERNA

9.1 Havendo vagas, ao aluno regular é permitida a transferência interna para curso afim, mediante protocolo de requerimento na Secretaria do IESA.

9.2 O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias.

10 - TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

A transferência de estudantes de uma instituição de ensino superior para outra será feita mediante a expedição de histórico escolar ou documento equi-valente que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, bem como o

Page 5: Manual Acadêmico 2010

6

desempenho do estudante.Portaria nº 230 - MEC - de 9 de março de 2007

(DOU Nº 48, 12/03/2007, SEÇÃO 1, p. 11)

11 - TRANSFERÊNCIA “EX-OFFICIO”

Independentemente de vaga e de prazo, é concedida matrícula a servidor público federal ou membros das Forças Armadas, ou seus dependentes, quando requerida em razão de comprovada remoção ou transferência “ex-officio” para o município-sede do IESA ou para localidade próxima deste.

12 - APROVEITAMENTO DE ESTUDO

12.1 O aluno pode requerer o aproveitamento de estudos realizados, com aprovação, em disciplina de curso superior, dentro do prazo estabelecido no Calendário Escolar do IESA. 12.2 O aluno deve apresentar na Secretaria do IESA requerimento, acompanhado de uma via do Histórico Escolar original, contendo resultado de fre-quência, avaliação de rendimento escolar e carga horária, além de cópia dos planos de ensino das disciplinas cursadas, devidamente autenticadas pela Instituição de origem. O processo é encaminhado ao coordenador do curso para as devidas pro-vidências. 12.3 Enquanto não for decidido o pedido de aproveitamento de estu-dos, o aluno deve frequentar a respectiva disciplina em que se encontra matriculado.

12.4 O aproveitamento de estudo será concedido, exigindo-se, porém, carga horária e conteúdos programáticos equivalentes aos do IESA.

12.5 Para integralização do curso, exige-se carga horária não inferior à prevista no Regimento do IESA, prevalecendo, porém, a estabelecida pelo Con-selho Nacional de Educação, quando, a juízo do respectivo Departamento, houver dificuldade em suprir deficiência de carga horária das disciplinas curriculares gerais.

13 - ADAPTAÇÃO

Entende-se por “adaptação” a disciplina não cursada na Instituição de origem e exigida pela estrutura curricular do IESA.

13.1 Ao coordenador do curso do IESA, cabe estabelecer o plano de adaptação, devendo dar ciência expressa do mesmo ao aluno.

Page 6: Manual Acadêmico 2010

7

Exemplo: 11ª nota = 72ª nota = 7Média = 7 - Aprovado

Exemplo: 21ª nota = 42ª nota = 3Média = 3,5 - (Reprovado por não ter atingido a média mínima de 4, exigida)

Exemplo: 5Exame Final1ª nota = 6,5 (média da 1ª e 2ª avaliação)Prova = 5Média = 5,75 - Aprovado

Exemplo: 31ª nota = 82ª nota = 5Média = 6,5 - Faz exame

Exemplo: 4Exame Final1ª nota = 6,5 (média da 1ª e 2ª avaliação)Prova = 4,0Média = 5,25 - (reprovado, por não ter atingido na prova do exame final a nota mínima exigida, que é 5)

13.2 No plano de adaptação, o coordenador indica o número de disciplinas a serem cursadas pelo aluno em cada semestre, observando a carga horária e o conteúdo programático das mesmas, bem como o prazo de integralização do curso e os demais componentes pedagógicos.

13.3 O aluno poderá cursar a(s) disciplina(s) de adaptação no turno em que se encontra matriculado, observada a compatibilidade horária.

14 - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

14.1 Aluno que obtiver a média 7 (sete) nas 2 (duas) avaliações parciais do semestre é considerado APROVADO na disciplina.

14.2 Exame final: Se o aluno não obtiver a média 7, mas conseguir uma média mínima não inferior a 4 (quatro) nas duas avaliações parciais do semestre, deverá então fazer exame final.

14.3 A nota mínima do exame final, para efeito de aprovação, é de 5 (cinco), bem como a média final de aprovação para os casos em que o aluno fizer três provas.

14.4 Assim, se o aluno não conseguir uma das médias referidas nos itens 1, 2 e 3, é considerado reprovado na disciplina. A reprovação pode ocorrer tam-bém por insuficiência de frequência. (Ver item 17 e 18.)

Page 7: Manual Acadêmico 2010

8

15 - PROVA ESPECIAL

O aluno que deixar de fazer avaliação parcial ou exame final nos prazos fixados poderá realizá-los em época especial, mas só nos casos previstos em lei e desde que requeira no prazo estabelecido no calendário escolar do IESA, devendo anexar ao pedido o respectivo documento comprovante da causa impeditiva da presença à prova e do pagamento de taxa especial fixada pela Direção. 16 – FREQUÊNCIA I

16.1 A frequência às aulas e demais atividades escolares, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas.

16.2 Independente dos demais resultados obtidos, considerar-se-á reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência, no mínimo de, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades desenvolvidas no semestre.

17 - FREQUÊNCIA II

17.1 O IESA veda o abono de faltas, porém existem algumas exce-ções previstas em lei que, mediante apresentação de documentos comprobatórios pelo interessado, terão tratamento especial.

17.2 O aluno convocado para integrar Conselho de Sentença em Tribunal do Júri, manobra militar obrigatória ou o serviço da Justiça Eleitoral, assim como portadores de doenças infecto-contagiosas, comprovadas pelo C.I.D. (Códi-go de Identificação de Doença), que deverá estar expressamente discriminado no atestado médico, e as gestantes têm direito a atendimento especial na forma da legislação em vigor. 17.3 A gestante fica assistida pelo regime de exercício domiciliar a partir do 8º mês de gestação e durante 3 (três) meses. 17.4 O aluno deverá apresentar os documentos comprobatórios na Secretaria do IESA, num prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, da ciência do evento (convocação da Justiça, manobra militar, doença ou afastamento da gestan-te) que em seguida serão repassados ao coordenador do curso para apreciação e devolução à Secretaria.

Page 8: Manual Acadêmico 2010

9

18 - PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Expirado o prazo máximo de integralização do curso/habilitação, ces-sa o direito de reingresso e, para tanto, deverá o aluno submeter-se, em condições de igualdade, a processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação do IESA.

Sem.

Máx.Min.TurnoVagas

IniciaisTit.

Conc.Modal.

Reconhec.Aut.Curso Habil.

Atos Legais

DireitoDec.

51.886,de03/04/1963

Dec. 61.927,de

21/12/1967Presencial Bel. 163 Noturno 10 16

Ciências ContábeisPort. n.º 215

de06/03/1998

Port. n.º 1.156de

04/08/2009Presencial Bel. 80 Noturno 8 12

Administração

Port. n.º 477de

03/06/1998

Port. n.º 1.847 de14/07/2003

Presencial Bel. 80 Noturno 8 12

Port. n.º 726de

26/05/2000Presencial Bel. 100 Noturno 8 12

Fisioterapia

Port. n.º 4.206 de17/12/2004

Presencial

Bel.

100 Noturno 8 12

Port. n.º 628de

01/03/2005

Biomedicina

Pedagogia

Port. n.º 695 de

27/09/2006Presencial Bel. 100 Noturno 8 12

Port. n.º 2767 de 25/09/2002

Presencial

Licenc.

100 Noturno 8 12

Port. n.º 943de

22/11/2006

Page 9: Manual Acadêmico 2010

10

19 - PARA SOLICITAR COLAÇÃO DE GRAU

19.1 Até o último dia letivo do penúltimo período letivo do curso o aluno deverá requerer, junto à Secretaria, a sua inscrição no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

19.2 Colação de Grau ou Formatura é o ato oficial de conclusão de curso de graduação e será realizada em dia e horário previamente fixados, sob a presidência do Diretor do IESA ou por quem ele expressamente delegar mediante Portaria específica.

19.3 O Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo dispõe de dois locais para as solenidades de Formatura: o Complexo Esportivo do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, com capacidade para 2.500 pessoas, e o Anfiteatro, com capacidade para 400 pessoas, os quais são cedidos gratuitamente para a realização do evento.

19.4 Nos casos especiais, a Colação de Grau será realizada em gabi-nete, reunião presidida pelo Diretor, no horário de expediente e em data previamente designada, com a presença de pelo menos 3 (três) professores, além daquele que tem a incumbência de realizar a imposição ou a outorga de grau.

19.5 Somente constarão da ATA os formandos que estiverem aptos a colarem o grau, não sendo permitida a participação simbólica de alunos ou repre-sentantes, por procuração ou por qualquer outro meio interposto.

19.6 A participação na cerimônia de colação de grau é direito inalie-nável do aluno que tenha concluído integralmente o currículo pleno previsto para o seu curso e não possua pendência no IESA.

19.7 Convites

A confecção e impressão dos convites ficam subordinadas à apro-vação da Direção.

Dados que devem constar no convite: a) Nome da Mantenedora - Campanha Nacional de Escolas da Comuni-

dade - CNEC; b) Nome do Instituto - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo

Ângelo - IESA; c) Nome do Presidente da Diretoria Nacional da CNEC; d) Nome do Presidente da Diretoria Estadual da CNEC;

Page 10: Manual Acadêmico 2010

11

e) Nome do Diretor; f) Nome do Coordenador do Curso e de todos os professores do curso; g) Nome de todos os formandos. 19.8 Compete ao Instituto enviar convite específico para as autori-dades.

19.9 Somente pode fazer uso da palavra durante a cerimônia de colação de grau o diretor, o paraninfo, o orador da turma e ou as autoridades de-signadas pelo diretor.

19.10 TRAJES: O uso da beca preta é estabelecido nos cerimoniais das nossas faculdades. As cores das faixas variam de acordo com o curso.

20 - DIPLOMA

20.1 O artigo 48 da Lei 9.394/96 (LDB) estabelece que os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional.

20.2 Somente será expedido Diploma de Conclusão de curso àque-le que realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pois o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme estabelecido na Lei nº 10.861/2004, art. 5º, § 5.

21 - DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR

21.1 Qualquer documento escolar do IESA é emitido mediante re-querimento e recolhimento da taxa correspondente na Tesouraria do Instituto.

21.2 O documento escolar do IESA somente tem validade quando autenticado pela Secretaria.

21.3 O histórico escolar será fornecido somente após serem conclu-ídos todos os procedimentos burocráticos na Secretaria.

21.4 O atestado de matrícula só será disponibilizado 5 (cinco) dias após a sua efetivação.

Page 11: Manual Acadêmico 2010

12

BIBLIOTECA MINISTRO ULYSSES RODRIGUES

O Diretor do INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO, no uso de suas atribuições e objetivando disciplinar o melhor possível o funcionamento da BIBLIOTECA MINISTRO ULYSSES RODRIGUES desta Instituição, adota o seguinte:

R E G U L A M E N T O

Art. 1.º O Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo mantém a BIBLIOTECA MINISTRO ULYSSES RODRIGUES que abrange, além de suas tarefas e ativi-dades específicas, as de conservação de seu acervo e expedição de qualquer publicação desta Instituição.Art. 2.º O acervo pode ser utilizado pelos professores, funcionários, alunos, ex-alunos e demais pessoas interessadas para consulta, estudo e pesquisa, dentro do recinto da Biblioteca.Art. 3.º A Biblioteca adota, também, o sistema de empréstimo de livros para leitura, consulta e estudo domiciliar, desde que atendidas, de parte dos interes-sados, as exigências seguintes:I - Pertencer ao quadro de associados da Biblioteca;II - Estar o associado em situação regular com seus compromissos sociais, inclusive com o pagamento da taxa de semestralidade, estipulada anualmente pela Direção desta Instituição;III - O sócio que não renovar a semestralidade fica impedido de valer-se do benefício de empréstimo de livros para leitura, consulta ou estudo a domicílio;IV - Podem ser retirados até 3 (três) livros de cada vez, desde que tratem de assuntos diferentes, para fins de leitura, consulta ou estudo a domicílio;V - O prazo de devolução da(s) obra(s) retirada(s) é de até 7 (sete) dias;VI - A renovação do empréstimo da(s) obra(s) será permitida, desde que não haja reserva;VII - O associado que não devolver o(s) livro(s) dentro do prazo estipulado estará sujeito ao pagamento de multa diária (em dias corridos), em progressão geométrica na razão de 2, partindo de valor anualmente estipulado pela Direção;VIII - O sócio é responsável pela(s) obra(s) que lhe for(em) confiada(s);IX - Em caso de extravio ou danificação de obras emprestadas, será debitado, automaticamente, o valor da obra em conta do associado, ao preço corrente de mercado, além de ficar impedido de obter empréstimo de livros pelo período de

22 - Biblioteca - Regulamento

Page 12: Manual Acadêmico 2010

13

2(dois) meses;X - O sócio que reincidir no fato referido no item anterior fica impedido de gozar do benefício de empréstimo de livro(s) pelo período de 6(seis) meses, além de sofrer as consequências ali expressas;XI - Obra cuja existência seja de apenas um exemplar no acervo da Biblioteca não poderá ser utilizada para consulta domiciliar, apenas internamente, adotando-se o mesmo procedimento para obras raras;XII - Se o sócio solicitar uma publicação que estiver emprestada, far-se-á a reserva da mesma;XIII - O controle do empréstimo de livros será feito através do tiquete de com-putador, mediante apresentação do cartão estudantil, fornecido pela Instituição. Sem a apresentação deste, o responsável pela Biblioteca não poderá emprestar nem receber livros.Art. 4.º Cabe ao responsável pela Biblioteca, bem como a todo e qualquer usuário da mesma, observar e cumprir o presente Regulamento, que entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Cumpra-se. Em 18 de fevereiro de 2005.

Prof. José BarcaroDiretor

Page 13: Manual Acadêmico 2010

14

A Biblioteca adota o sistema aberto para o acervo de livros, revistas e outros materiais.

Para ter acesso ao acervo, o aluno deverá proceder da seguinte forma: 1. Deixar bolsa e/ou pasta no guarda-volume, que está localizado no mesmo corredor de acesso à Biblioteca. Pode levar consigo apenas um caderno e uma caneta.

2. Para encontrar a obra que deseja deverá:

a) Utilizar-se dos TCBs (Terminais de Consulta à Biblioteca) localizados na Biblioteca, tendo acesso a consultas por autor, título ou assunto, anotando o endereço da obra (código da obra, nº e módulo da estante), bem como a página do assunto desejado;

b) Fazer consulta ao acervo por meio da Internet (www.iesanet.com.br); c) Nas consultas diretas, localizar o curso através de placas indicativas

expostas na Biblioteca e, posteriormente, identificar a disciplina que pretende consultar, através de indicações fixadas nas laterais das estantes;

d) Nas consultas de balcão, dirigir-se a um dos atendentes e fazer a so-licitação (por autor, por título ou por assunto).

3. TIPOS DE CONSULTAS:

a) Consulta local (no recinto da Biblioteca); b) Consulta para pesquisa em sala de aula (na Instituição); c) Consulta para pesquisa domiciliar (fora do recinto da Biblioteca e/ou da

Instituição).

4. DEVOLUÇÃO com base nos itens do tópico anterior (3):- Itens a e b – as obras deverão ser devolvidas até o final do expediente

da Biblioteca;- Item c – o prazo para a devolução é de sete dias para os livros e de um

dia para as outras publicações (revistas, jornais, etc.). Os livros podem ser re-novados por mais duas vezes do prazo, sendo que a renovação pode ser feita

23 - USO DA BIBLIOTECA

Page 14: Manual Acadêmico 2010

15

pela Internet, na página do IESA.

5. Toda e qualquer obra que for consultada não deverá ser recolocada na estante. O aluno deve deixá-la sobre os carrinhos distribuídos na Biblioteca.

OBSERVAÇÕES:

a) Para todas as situações do item 3, é necessário que o aluno passe por um dos atendentes para fazer o registro;

b) Para ter direito a empréstimo domiciliar, o aluno precisa pagar a taxa semestral e apresentar o cartão estudantil fornecido pela Instituição;

c) Retiradas para consulta domiciliar, devolução e reservas somente se farão com o cartão estudantil (o código de barras do cartão é um sistema de segurança para o aluno);

d) Renovações só serão possíveis se não houver pedidos de reservas; e) Ao deixar o recinto da Biblioteca, o aluno deverá apresentar o tiquete de

retirada da obra ao funcionário da portaria; f) Existe, de cada título, um volume classificado como “consulta local”, o

qual está disponível apenas para consulta no recinto da Biblioteca, podendo o aluno retirá-lo nos finais de semana com o comprometimento de devolução na primeira hora da tarde de segunda-feira.

A Biblioteca também dispõe de terminais com acesso à Internet. Para utilização, o aluno deve cadastrar uma senha com o funcionário responsável ou acessar, pessoalmente, os terminais disponíveis na Biblioteca e/ou no La-boratório de Informática.

CONSULTA INTERNA: É permitido a todas as pessoas interessadas (alu-nos, ex-alunos, professores, funcionários, pesquisadores), desde que dentro do recinto da Biblioteca.

Disponibiliza-se, também, o sistema COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica -, o qual permite que o aluno solicite e receba cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, boletins, etc.), teses e anais de congresso disponíveis nas melhores bibliotecas do país.

EMPRÉSTIMOS A DOMICÍLIO: É permitido a todos os sócios que não

Page 15: Manual Acadêmico 2010

16

estejam em débito com a Biblioteca o direito de retirar três obras (de diferentes assuntos) de cada vez.

RESERVAS: Se o sócio solicitar uma publicação que estiver emprestada, há a possibilidade de fazer a reserva da mesma, diretamente no balcão, ou através dos terminais de consulta, ou pela Internet. Feita a reserva, o aluno, não tendo mais interesse, deverá dar baixa nesta solicitação.

AQUISIÇÃO: As publicações são adquiridas mediante preenchimento das papeletas de solicitação de compra, feita pelos professores, podendo o aluno indicar ao professor da respectiva área obras de seu interesse para pesquisa.

USUÁRIO: São usuários da Biblioteca os alunos, professores e fun-cionários do Instituto. O usuário é responsável pelo material consultado e/ou emprestado. Em caso de atraso na devolução, é cobrada uma multa. Qualquer publicação extraviada ou danificada será cobrada do usuário.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO GUARDA-VOLUME1. A entrada no recinto da Biblioteca não será permitida caso o aluno esti-

ver portando pasta, sacola ou assemelhado. Pode levar consigo apenas caderno e caneta, fazendo uso do guarda-volume para acomodar o seu material;

2. Uso do guarda-volume é permitido exclusivamente durante a permanência do usuário na Biblioteca;

3. A perda ou pernoite da chave acarretará em multa de R$ 20,00 (vinte reais). Para pagamento da mesma, o usuário deverá dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca;

4. A Biblioteca não se responsabiliza pelo material deixado no guarda-volume.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:Segunda-feira a Sexta-feira das 13h30min às 22h30min

sábados: das 8h às 11h

A Direção

Page 16: Manual Acadêmico 2010

17

Regimento do IESA

Art. 76. Constituem o corpo discente do IESA todos os alunos regu-larmente matriculados em qualquer dos cursos mantidos pelo Instituto. Art. 77. São direitos e deveres dos membros do corpo discente: I - cumprir o calendário escolar; II - frequentar as aulas e demais atividades curriculares, aplicando a máxima diligência no seu aproveitamento; III - utilizar os serviços da biblioteca, laboratórios e outros serviços administrativos e técnicos oferecidos pelo IESA; IV - desempenhar as tarefas culturais, cívicas, sociais e desportivas para as quais for designado; V - observar o regime escolar e disciplinar, e comportar-se, dentro e fora do IESA, de acordo com os princípios éticos condizentes; VI - tratar os professores, funcionários e colegas com respeito e urbanidade, e deles receber igual tratamento; VII - receber ensino adequado e representar contra suas deficiências e irregularidades; VIII - participar das reuniões e trabalhos dos órgãos colegia-dos a que pertencer e de comissões para as quais for designado; IX - zelar pelo patrimônio, prestígio e bom nome do IESA; X - votar e poder ser votado nas eleições dos órgãos de representação estudantil; XI - recorrer de decisões dos órgãos deliberativos ou exe-cutivos nos casos previstos no Regimento e pela forma nele estabelecida. Art. 78. Constitui ainda dever dos alunos saldar as taxas escolares, nos prazos estipulados. Art. 79. O corpo discente tem como órgão de representação o Diretó-rio Acadêmico, regido por estatuto próprio, por ele elaborado e aprovado de acordo com a legislação pertinente em vigor. Art. 80. Compete ao Diretório Acadêmico indicar os representantes discentes com direito à voz e voto nos órgãos colegiados do IESA, vedada a acu-mulação. Parágrafo único. Os mandatos das representações têm duração de 1 (um) ano e o seu exercício não exime o estudante do cumprimento de suas obrigações escolares.

Observação: Até o final do primeiro mês do último período do curso o aluno deverá comparecer à Secretaria a fim de certificar-se da integralização da matriz curricular.

24 - CORPO DISCENTE

Page 17: Manual Acadêmico 2010

18

1) NORMAS COMPORTAMENTAIS:a) É EXPRESSAMENTE VEDADO o uso de telefones celulares, Ipods, MPs e similares, camisetas sem manga, bonés, boinas, bermudas, chinelos, shorts, tops, minissaias, fren-te únicas, roupas transparentes e trajes equivalentes, em qualquer dependência desta Instituição.

b) Constitui falta grave ceder / emprestar a outrem cartão de identidade do IESA.

c) O descumprimento ou transgressão constitui infração disciplinar punível de acordo com as normas legais e regimentais aplicáveis para qualquer dos integrantes da comunidade acadêmica do IESA.

2) REGIMENTO DO IESA: Art. 89. Os discentes ficam sujeitos às seguintes penalidades disciplinares: I - advertência; II - repreensão; III - suspensão; IV - desligamento. Parágrafo único – A pena de suspensão implica a consignação de ausência do aluno durante o período em que perdurar a punição, ficando impedido de frequentar as dependências do IESA.Art. 90. Na aplicação de sanções disciplinares, são considerados os elementos: I – primariedade do infrator; II – dolo ou culpa; III – valor do bem moral, cultural ou material atingido. Parágrafo único. Conforme a gravidade da infração, as penas de suspensão e desligamento podem ser aplicadas independente da primariedade do infrator.Art. 91. São competentes para aplicação das penalidades: a) de advertência, o coordenador do curso; b) de repreensão, suspensão e desligamento, a direção. § 1.º A aplicação de sanção, que implique desligamento das atividades acadêmicas, é precedida de processo disciplinar. § 2.º A comissão de inquérito é formada de, no mínimo, três membros da comunidade acadêmica, sendo, no mínimo, dois professores designados pelo diretor. § 3.º A autoridade competente para a imposição de penalidade pode agir pelo critério da verdade sabida, nos casos em que o membro do corpo discente tiver sido apanhado em flagrante pelo seu professor ou por outro superior hierárquico na prática de falta disciplinar e desde que a pena a ser aplicada seja de advertência ou sus-pensão.Art. 92. É cancelado o registro das sanções previstas neste Regimento se, no prazo de um semestre da aplicação, o discente não tiver incorrido em reincidência, nem mesmo genérica.Art. 94. As penas previstas neste Regimento são aplicadas da seguinte forma:

25 - REGIME DISCIPLINAR

Page 18: Manual Acadêmico 2010

19

I - advertência, na presença de duas testemunhas; a) por desrespeito a qualquer membro da administração do IESA; b) por perturbação da ordem no recinto do IESA; c) por desobediência às determinações de qualquer membro do corpo docente ou da administração do IESA; d) por prejuízo material ao patrimônio do IESA, além da obriga-toriedade de ressarcimento dos danos. II - Repreensão por escrito: a) na reincidência em qualquer dos itens anteriores; b) por ofensa ou agressão a membros da comunidade acadêmica; c) por injúria a qualquer membro da comunidade acadêmica; d) por referências descorteses, desairosas ou desabonadoras a colegas, aos dirigentes, aos professores ou aos servidores do IESA. III - Suspensão: a) na reincidência em qualquer dos itens anteriores; b) por ofensa ou agressão grave a membros da comunidade acadêmica; c) por uso de meio fraudulento nos atos escolares; d) por aplicação de trotes a alunos novos, que importem em danos físicos ou morais, ou humilhação e vexames pessoais; e) por arrancar, inutilizar, alterar ou fazer qualquer inscrição em editais e avisos afixados pela administração, em local apropriado; f) por desobediência a este Regimento ou a atos normativos baixados pelo órgão competente, ou a ordens emanadas pelos diretores, coordenadores ou professores, no exercício de suas funções. IV – Desligamento: a) na reincidência em qualquer das alíneas do inciso anterior; b) por ofensa grave ou agressão aos dirigentes, autoridade e fun-cionários do IESA ou a qualquer membro dos corpos docentes e discentes ou autoridades constituídas; c) por atos desonestos ou delitos sujeitos à ação penal; d) por impropriedade, considerada grave, na execução dos tra-balhos acadêmicos, devidamente comprovada em processo disciplinar; § 1.º A pena de suspensão, até o máximo de 45 dias, será gra-duada, em cada caso, em conformidade com as circunstâncias da infração. § 2.º Havendo suspeita de prática de crime, o diretor deve provi-denciar, desde logo, a comunicação do fato à autoridade policial competente.Art. 95. O diretor poderá indeferir o pedido de renovação de matrícula ao aluno que, du-rante o período letivo anterior, tiver incorrido nas faltas a que se refere o artigo anterior, devidamente comprovada.Art. 96. O registro de qualquer pena disciplinar aplicada ao aluno não constará no histórico escolar.Art. 97. Será cancelado o registro das penas de advertência e repreensão se, decorrido um semestre de sua aplicação definitiva, o aluno não incorrer em nova falta.

Page 19: Manual Acadêmico 2010

20

RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA

Para a renovação de matrícula, é indispensável que o aluno esteja em dia com suas obrigações financeiras no IESA, e a mesma só poderá ser efetivada nas datas constantes do calendário escolar.

26.1 O valor para renovação de matrícula é anualmente fixado pelo IESA.

26.2 O valor fixado para renovação de matrícula corresponde à primeira parcela dos encargos educacionais.

26.3 O vencimento para pagamento do valor da parcela da renovação de matrícula é fixado no calendário escolar do IESA. 26.4 O pagamento do valor da parcela da renovação de matrícula, bem como das demais parcelas, é efetuado na rede bancária, por meio de Boleto Bancário, enviado para o aluno, no endereço constante do seu cadastro.

26.5 O não recebimento do Boleto Bancário não desobriga o aluno do pagamento no devido vencimento, tampouco o isenta dos acréscimos após o vencimento da parcela.

26.6 Caso o aluno não receba o Boleto Bancário até a data do venci-mento da respectiva parcela, o mesmo deverá dirigir-se à Tesouraria do IESA, para a emissão de 2ª via, ou obter via Internet – www.iesanet.com.br

26.7 Não será emitido Boleto Bancário da renovação de matrícula ao aluno em débito com o IESA. 26.8 O aluno com matrícula trancada, que deseja retornar ao curso, deve requerer sua matrícula na Tesouraria do IESA, efetuando o pagamento da respectiva parcela.

27 - MATRÍCULA INICIAL

A matrícula inicial é realizada na Secretaria do IESA, no prazo esta-belecido no Edital do Processo Seletivo, mediante pagamento do valor da parcela correspondente.

26 - NORMAS FINANCEIRAS

Page 20: Manual Acadêmico 2010

21

28 - MATRÍCULA DE REINGRESSO OU POR TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO

Nos casos de reingresso no curso, ou de transferência de outra ins-tituição, o interessado fica sujeito ao pagamento da parcela da matrícula e demais parcelas devidas. A matrícula só se efetiva com a apresentação dos respectivos comprovantes de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente assinado.

29 - PAGAMENTO DAS PARCELAS

29.1 Todo aluno está obrigado ao pagamento das parcelas fixadas para o curso em que estiver matriculado.

29.2 A matrícula obriga o aluno ao pagamento da anuidade escolar.

29.3 O aluno com trancamento ou cancelamento de matrícula fica desobrigado do pagamento das parcelas a partir do mês em que trancou ou cancelou a matrícula. 29.4 O valor da parcela é anualmente fixado pelo IESA.

29.5 O vencimento das parcelas é fixado no calendário escolar do IESA. 29.6 O pagamento das parcelas é efetuado na rede bancária, por meio de Boleto Bancário enviado para o(a) aluno(a), no endereço constante do seu cadastro, inclusive após o vencimento. 29.7 O pagamento efetuado fora do vencimento é acrescido de multa e mora diária na forma estabelecida no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. 29.8 O não pagamento do débito sujeita o aluno inadimplente à cobrança judicial.

30 - TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O trancamento de matrícula só é concedido se o aluno estiver em dia com suas obrigações financeiras com o IESA.

Page 21: Manual Acadêmico 2010

22

30.1 O requerimento para trancamento de matrícula deve ser protoco-lado na Secretaria do IESA até o dia cinco de cada mês. O requerimento protocolado após o dia 5 sujeita o aluno ao pagamento integral da parcela do respectivo mês.

31 - PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ALUNO

O IESA está credenciado no FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - e a concessão do benefício fica sujeito às normas estabelecidas pelo órgãos competentes, as quais serão divulgadas na época própria.

32 - TAXAS E EMOLUMENTOS

Qualquer documento emitido mediante requerimento do aluno e protocolado na Secretaria do IESA está sujeito ao pagamento de taxa fixada anu-almente pelo IESA.

Page 22: Manual Acadêmico 2010

23

PORTARIA Nº 02/2003

Dispõe sobre pedido de aproveitamento de disciplina cursada em outras Faculdades e adota medidas correlatas.

O diretor do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, no uso de suas atribuições e considerando as normas regimentais,

R E S O L V E

1. Dar conhecimento aos interessados que, nesta Instituição, serão recebidos, no Protocolo, após recolhido o valor da taxa correspondente, requerimentos de alunos(as) solicitando aproveitamento de disciplina(s) já cursada(s) noutra (s) instituições de Ensino Superior a fim de ser verificada a possibilidade de dispensa.

2. Esclarecer que, na forma regimental (art.51 e seu parágrafo primeiro), o aprovei-tamento e consequente dispensa de disciplina(s) ficam subordinados a que os conteúdos programáticos e a carga horária não sejam inferiores aos previstos nos cursos desta Instituição.

2.1. O interessado deverá requerer, anexando fotocópia (xerox) de diploma ou de certidão da(s) escola(s) de origem, e mais as dos conteúdos progra-máticos da(s) disciplina(s), nas quais constem a carga horária e notas ou conceitos que comprovem a aprovação.

E, para constar e a fim de que produza os seus devidos efeitos, expede-se este ato para conhecimento do alunado interessado, afixando-se nesta Instituição, no local de costume.

Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - Gabinete do Diretor - em Santo Ângelo - RS, aos 2 dias de janeiro de 2003.

Prof. José Barcaro Diretor

Portarias

Page 23: Manual Acadêmico 2010

24

PORTARIA Nº 29/2009

O diretor interino do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo- IESA, no uso das atribuições que o Regimento lhe confere, decide sobre procedimentos relativos a provas especiais, conforme segue:

1. As provas especiais deverão ser requeridas exclusivamente junto à Secretaria

do Iesa;

2. Para o aluno realizar a prova, deverá além de requerê-la em tempo hábil, pagar a taxa correspondente, cujo valor é fixado pelo Diretor do Iesa;

3. Fica dispensado do pagamento da taxa apenas o aluno que apresentar atestado médico decorrente de doença infecto-contagiosa, ou de problemas relacionados à gravidez;

4. Nos casos em que o aluno apresente requerimento fora de prazo, e em situações excepcionais devidamente comprovadas, será encaminhado ao coordenador do respectivo curso para avaliação e se for o caso marcação da data da prova, após o pagamento da tarifa, para aplicação da mesma conforme a praxe da Instituição.

Esta Portaria entra em vigor a partir desta data. Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA, Gabinete do Diretor - em Santo Ângelo - RS, aos dois dias do mês de dezembro do ano de dois mil e nove.

Prof. Edson Sidney de Avila Junior Diretor Interino

Portarias

Page 24: Manual Acadêmico 2010

25

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

erío

do8º

per

íodo

24 - Direito Civil V 60 -25 - Direito Penal IV 60 -26 - Direito Processual Civil I 60 -27 - Direito Internacional Privado 60 -28 - Psicologia – Geral e Jurídica I 30 -29 - Direito Ambiental 30 -06 - Ativs. Complementares – Seminários, Pesquisas 20 - TOTAL 32030 - Direito Civil VI 60 -31 - Direito Processual Civil II 60 -32 - Psicologia – Geral e Jurídica II 30 -33 - Direito da Seguridade Social 60 -34 - Medicina Legal 60 -35 - Metodologia Científica e da Pesquisa 30 -06 - Ativs. Complementares – Seminários, Pesquisas 20 - TOTAL 32036 - Direito Civil VII 60 -37 - Direito Processual Civil III 60 -38 - Direito Processual Penal I 60 -39 - Direito Comercial I 30 -40 - Direito do Trabalho I 60 -41 - Projeto de Pesquisa 3042 - Estágio – Prática Jurídica I 75 -06 - Ativs. Complementares – Seminários e Pesquisas 20 - TOTAL 39543 - Direito Civil VIII 60 -44 - Direito Processual Civil IV 60 -45 - Direito Processual Penal II 60 -46 - Direito Comercial II 60 -47 - Direito do Trabalho II 60 -48 - Estágio – Prática Jurídica II 75 -06 - Ativs. Complementares – Seminários e Pesquisas 20 - TOTAL 395

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOMATRIZ CURRICULAR - DIREITO - 2004 - 2008

Disciplinas C/H PR (pré-requisito)

Page 25: Manual Acadêmico 2010

26

9º p

erío

do10

º per

íodo

49 - Direito Processual Penal III 60 -50 - Direito Processual do Trabalho 60 -51 - Direito Administrativo I 60 -52 - Filosofia do Direito e Ética I 30 -53 - Monografia I 3054 - Estágio – Prática Jurídica III 75 -06 - Ativs. Complementares – Seminários, Pesquisas 20 - TOTAL 335

55 - Direito Processual Penal IV 60 -56 - Direito Administrativo II 60 -57 - Direito de Empresa 6058 - Filosofia do Direito e Ética II 30 -59 - Monografia II 30 -60 - Estágio – Prática Jurídica IV 75 -06 - Ativs. Complementares – Seminários, Pesquisas 20 - TOTAL 335 TOTAL GERAL 3.380

1. O estágio – Prática Jurídica I, II, III e IV nos 7º, 8º, 9º e 10º semestres, totalizando 300 (trezentas) horas, supervisionado por esta Instituição, será obrigatório e integrante do Currículo Pleno, com atividades práticas, simuladas e reais, desenvolvidas pelo aluno, sob o controle do Núcleo de Prática Jurídica desta Instituição, atendendo, assim, às normas traçadas pelo MEC (Portaria nº 1.886, de 30/12/94). 2. A apresentação e defesa da MONOGRAFIA são obrigatórias para a conclusão do Curso. 3. Esta alteração da matriz curricular aprovada pelo Conselho Departamental - CODEP -, conforme Ata n.º 06/2003, realizada em 4/11/2003, vigora a partir do 1.º semestre letivo de 2004. OBSERVAÇÃO: O Conselho Departamental - CODEP - aprova a adoção de disciplinas eletivas, submetidas à homologação do Diretório Acadêmico do Curso.

Page 26: Manual Acadêmico 2010

27

01 - Introdução ao Direito I 60 -02 - Direito Civil I 60 -03 - Ciência Política – c/ Teoria do Estado 60 -04 - História do Direito 60 -05 - Sociologia e Antropologia 60 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 332

07 - Introdução ao Direito II 60 -08 - Economia Política 60 -09 - Direito Constitucional I 60 -10 - Direito Civil II 60 -11 - Direito Penal I 60 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 332

12 - Direito Civil III 60 -13 - Direito Penal II 60 -14 - Direito Constitucional II 60 -15 - Teoria Geral do Processo I 60 -16 - Direito Tributário e Financeiro I 30 -17 - Língua Portuguesa I 60 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 362

18 - Direito Civil IV 60 -19 - Direito Penal III 60 -20 - Direito Tributário e Financeiro II 60 -21 - Língua Portuguesa II 60 -22 - Teoria Geral do Processo II 60 -23 - Eletiva (Direito Agrário) 30 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 362

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOMATRIZ CURRICULAR - DIREITO - 2009...

Disciplinas C/H

1º p

erío

do

PR (pré-requisito)

2º p

erío

do3º

per

íodo

4º p

erío

do

Page 27: Manual Acadêmico 2010

28

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

erío

do8º

per

íodo

24 - Direito Civil V 60 -25 - Direito Penal IV 60 -26 - Direito Processual Civil I 60 -27 - Direito Internacional Privado 60 -28 - Psicologia – Geral e Jurídica I 30 -29 - Eletiva (Direito Ambiental) 30 -30 - Direito do Consumidor 30 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 36231 - Direito Civil VI 60 -32 - Direito Processual Civil II 60 -33 - Psicologia – Geral e Jurídica II 30 -34 - Eletiva (Direito da Seguridade Social) 60 -35 - Medicina Legal 60 -36 - Metodologia e Pesquisa Científica 30 -37 - Responsabilidade Civil 30 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 36238 - Direito Civil VII 60 -39 - Direito Processual Civil III 60 -40 - Direito Processual Penal I 60 -41 - Direito Comercial I 30 -42 - Direito do Trabalho I 60 -43 - Projeto de Pesquisa 3044 - Estágio – Prática Jurídica I 95 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 427

45 - Direito Civil VIII 60 -46 - Direito Processual Civil IV 60 -47 - Direito Processual Penal II 60 -48 - Direito Comercial II 60 -49 - Direito do Trabalho II 60 -50 - Estágio – Prática Jurídica II 95 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 427

Page 28: Manual Acadêmico 2010

29

9º p

erío

do10

º per

íodo

51 - Direito Processual Penal III 60 -52 - Direito Processual do Trabalho 60 -53 - Direito Administrativo I 60 -54 - Filosofia do Direito e Ética I 30 -55 - Monografia I 6056 - Estágio – Prática Jurídica III 95 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 397

57 - Direito Processual Penal IV 60 -58 - Direito Administrativo II 60 -59 - Direito de Empresa 6060 - Filosofia do Direito e Ética II 30 -61 - Monografia II 60 -62 - Estágio – Prática Jurídica IV 95 -06 - Atividades Complementares 32 - TOTAL 397 TOTAL GERAL 3.760

1. O estágio – Prática Jurídica I, II, III e IV nos 7º, 8º, 9º e 10º períodos, totalizando 380 (trezentas e oitenta) horas, supervisionado por esta Instituição, será obrigatório e integrante do Currículo Pleno, com atividades práticas, simuladas e reais, desenvolvidas pelo aluno, sob o controle do Núcleo de Prática Jurídica desta Instituição, atendendo, assim, às normas traçadas pelo MEC (Resolução CNE/CES nº 9, de 29/09/2004). 2. A apresentação e defesa da MONOGRAFIA são obrigatórias para a conclusão do Curso. 3. Esta alteração da matriz curricular aprovada pelo Conselho Departamental - CODEP -, conforme Ata n.º 03/2008, realizada em 12/09/2008, vigora a partir do 1.º semestre letivo de 2009.

Disciplina Optativa C/H Língua Brasileira de Sinais - Libras 40

Disciplina EletivaHermenêutica Jurídica 30 Direito Ambiental 30 Direito Agrário 30 Direito da Seguridade Social 60

Page 29: Manual Acadêmico 2010

30

23 - Análise das Demonstrações Contábeis 80 -24 - Contabilidade de Custos 80 -25 - Legislação Empresarial e Societária 80 -26 - Contabilidade Governamental 80 -27 - Psicologia 40 -7 - Atividades Complementares 40 - TOTAL 40028 - Noções de Atuária 40 -29 - Análise de Custos e Formação de Preços 80 -30 - Finanças Corporativas 80 -31 - Administração de Sistemas de Informação 80 -32 - Legislação Fiscal e Tributária 80 -7 - Atividades Complementares 40 - TOTAL 400

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOMATRIZ CURRICULAR - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2008

Disciplinas C/H PR (pré-requisito)

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

erío

do8º

per

íodo

33 - Auditoria Contábil 80 -34 - Mercado de Capitais 80 -35 - Contabilidade Tributária 80 -36 - Empreendedorismo 80 -7 - Atividades Complementares 40 - TOTAL 36037 - Controladoria 80 -38 - Contabilidade Avançada 80 -39 - Perícias Contábeis, Avaliação e Arbitragem 80 -40 - Eletiva 80 -7 - Atividades Complementares 40 - TOTAL 360 TOTAL GERAL 3.000

Page 30: Manual Acadêmico 2010

31

DISCIPLINAS ELETIVAS01 - Contabilidade Social e Ambiental02 - Elaboração e Avaliação de Projetos03 - Práticas Contábeis e Fiscais Aplicadas às Atividades Imobiliárias04 - Práticas Contábeis e Fiscais Aplicadas às Sociedades Cooperativas05 - Tópicos Contemporâneos de Contabilidade

Page 31: Manual Acadêmico 2010

32

1 - Sociologia 40 -2 - Filosofia 40 -3 - Língua Portuguesa I 40 -4 - Teoria da Contabilidade 80 -5 - Matemática 80 -6 - Intituições de Direito 80 -7 - Introdução à Economia 40 - TOTAL 4008 - Economia 80 -9 - Gestão Pública 40 -10 - Matemática Financeira 80 -11 - Contabilidade Geral I 80 -12 - Gestão de Pessoas 40 -13 - Metodologia e Pesquisa Científica I 40 -14 - Língua Portuguesa II 40 -00 - Atividades Complementares 20 - TOTAL 420

15 - Finanças Corporativas I 80 1016 - Contabilidade Geral II 80 1117 - Metodologia e Pesquisa Científica II 40 -18 - Teoria da Administração 80 -19 - Legislação Trabalhista e Previdenciária 80 - TOTAL 36020 - Contabilidade de Custos 80 -21 - Estatística 80 -22 - Finanças Corporativas II 80 1523 - Contabilidade Geral III 80 1624 - Administração de Sistemas de Informação 80 -00 - Atividades Complementares 20 - TOTAL 420

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOMATRIZ CURRICULAR - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2009...

Disciplinas C/H PR (pré-requisito)

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

Page 32: Manual Acadêmico 2010

33

25 - Análise das Demonstrações Contábeis 80 2326 - Empreendedorismo 80 -27 - Legislação Empresarial e Societária 80 -28 - Contabilidade Governamental 80 -29 - Psicologia 40 -30 - Noções de Atuária 40 - TOTAL 40031 - Análise de Custos e Formação de Preços 80 -32 - Legislação Fiscal e Tributária 80 -33 - Laboratório de Práticas Contábeis 80 -34 - Legislação e Ética Profissional 40 -35 - Planejamento de Estágio 40 -00 - Atividades Complementares 20 - TOTAL 34036 - Auditoria Contábil 80 2537 - Contabilidade Tributária 80 -38 - Estágio Supervisionado 120 -39 - Mercado de Capitais 40 -40 - Eletiva 40 - TOTAL 36041 - Controladoria 80 -42 - Eletiva 40 -43 - Perícias Contábeis, Avaliação e Arbitragem 80 -44 - Contabilidade Avançada 80 -00 - Atividades Complementares 20 - TOTAL 300 TOTAL GERAL 3.000

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

erío

do8º

per

íodo

EletivasContabilidade Social e Ambiental 40 -Contabilidade Internacional 40 -Tópicos Contemporâneos de Contabilidade 40 -Elaboração e Avaliação de Projetos 40 -OptativaLíngua Brasileira de Sinais - Libras 40 -

01020304

05

Page 33: Manual Acadêmico 2010

34

35 - Inglês para Negócios – II 6836 - Financiamento do Comércio Internacional 6837 - Filosofia e Ética 6838 - Eletiva I 6839 - Eletiva II 6840 - Seminários e Pesquisas 1044 - Prática Profissional IV – Estágio Supervisionado 75 TOTAL 425 TOTAL GERAL 3.032

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOADMINISTRAÇÃO - Gestão Internacional dos Negócios

Matriz Curricular 2005 - 20068º

per

íodo

Disciplinas C/H

Disciplinas EletivasTópicos Especiais em Comércio Internacional 68 -Tópicos Especiais em Empreendedorismo 68 -Tópicos Especiais em Estratégia Competitiva Internacional 68 -Tópicos Especiais em Economia Brasileira 68 -

01020304

Page 34: Manual Acadêmico 2010

35

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOCurso de ADMINISTRAÇÃO - Linha de Formação em Comércio Exterior

Matriz Curricular - 2007Disciplinas C/H Obs

01 - Teoria da Administração 8002 - Língua Portuguesa 8003 - Matemática 8004 - Contabilidade Geral 8005 - Metodologia e Pesquisa Científica 80 TOTAL 40006 - Matemática Financeira 8007 - Orçamento Empresarial 8008 - Economia 8009 - Instituições de Direito 8010 - Teoria das Organizações 80 TOTAL 40011 - Finanças Corporativas 80 12 - Estatística 80 13 - Gestão de Pessoas 8014 - Administração de Marketing 80 15 - Modelagem Organizacional 40 OSM16 - Gestão Pública 40 E1 TOTAL 400 17 - Planejamento Estratégico 8018 - Logística Empresarial 80 19 - Direito Empresarial 80 20 - Análise de Custos e Formação de Preços 80 21 - Informática Básica 40 E222 - Atividades Complementares 20 TOTAL 380 23 - Gerência de Projetos 80 24 - Administração de Operações 8025 - Pesquisa Operacional 8026 - Administração de Sistemas de Informação 80 SIG+TI 27 - Empreendedorismo 4022 - Atividades Complementares 20 TOTAL 38028 - Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços 40 E329 - Sociologia 4030 - Mercado de Commodity 4031 - Economia Internacional 4032 - Direito Tributário 8033 - Práticas Administrativas I 40 E434 - Filosofia 4022 - Atividades Complementares 40 TOTAL 360

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

5º p

erío

do6º

per

íodo

Page 35: Manual Acadêmico 2010

36

Disciplinas C/H Obs35 - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 4036 - Gestão de Pequenas e Médias Empresas 4037 - Práticas Administrativas II 40 E538 - Transportes e Seguros Internacionais 40 E639 - Legislação Aduaneira 40 E740 - Financiamento do Comércio Internacional 40 E841 - Tópicos Especiais em Gestão Empresarial 40 E922 - Atividades Complementares 20 TOTAL 36042 - Psicologia 4043 - Ciência Política 4044 - Antropologia 4045 - Comércio Exterior - Exportação 80 E1046 - Comércio Exterior - Importação 40 E1147 - Processo Decisório 40 E1222 - Atividades Complementares 40 TOTAL 320 TOTAL GERAL 3000

7º p

erío

do8º

per

íodo

Page 36: Manual Acadêmico 2010

37

Comércio Exterior - Importação 40Comércio Exterior - Exportação 80Transporte e Seguros Internacionais 40Legislação Aduaneira 40Financiamento do Comércio Internacional 40Eletivas: Comércio ExteriorAnálise Custo no Comércio Exterior 40Câmbios, Taxas, Tarifas Preferenciais 40Comunicação Interpessoal e Profissional 40Espanhol para Negócios 40Inglês para Negócios 40Logística 40Marketing Internacional 40Políticas de Comércio Internacional 40

Obs.C/HLINHA DE FORMAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR

Cultura e Mudança Organizacional 80 Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços I 40 Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços II 40 Gestão Pública 40Informática Básica 40 Jogos de Empresa 40Legislação Social e Trabalhista 40Métodos de Estudos e Aprendizagens 40Pesquisa de Mercado 40Práticas Administrativas I 40Práticas Administrativas II 40Processo Decisório 40Tópicos Contemporâneos em Responsabilidade Social 40Tópicos Contemporâneos em Empreendedorismo 40Tópicos Especiais em Gestão Empresarial 40Gestão do Capital Humano 80Comunicação e Negociação 40Estratégias de Marketing 80

Obs.C/HDISCIPLINAS ELETIVAS

Page 37: Manual Acadêmico 2010

38

01 - Sociologia 4002 - Filosofia 4003 - Língua Portuguesa 8004 - Teoria da Administração 8005 - Psicologia 4006 - Ciência Política 4007 - Antropologia 4008 - Atividades Complementares 40 TOTAL 40009 - Teorias das Organizações 8010 - Eletiva 1 40 11 - Matemática 8012 - Contabilidade Geral 8013 - Metodologia e Pesquisa Científica 8008 - Atividades Complementares 40 TOTAL 40014 - Matemática Financeira 8015 - Orçamento Empresarial 8016 - Economia 8017 - Instituições de Direito 8018 - Eletiva 2 40 08 - Atividades Complementares 20 TOTAL 380 19 - Finanças Corporativas 8020 - Estatística 8021 - Gestão de Pessoas 8022 - Administração de Marketing 8023 - Modelagem Organizacional 40 OSM08 - Atividades Complementares 20 TOTAL 38024 - Planejamento Estratégico 8025 - Logística Empresarial 8026 - Direito Empresarial 8027 - Análise de Custos e Formação de Preços 8028 - Eletiva 3 40 TOTAL 360

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOCurso de ADMINISTRAÇÃO - Linha de Formação em Agronegócio

Matriz Curricular - 2007Disciplinas C/H PR

(pré-requisito)

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

5º p

erío

do

Page 38: Manual Acadêmico 2010

39

29 - Gerência de Projetos 8030 - Administração de Operações 8031 - Pesquisa Operacional 8032 - Administração de Sistemas de Informação 80 33 - Empreendedorismo 40 TOTAL 36034 - Eletiva 4 4035 - Eletiva 5 4036 - Mercado de Commodity 4037 - Economia Internacional 4038 - Direito Tributário 8039 - Eletiva 6 4040 - Eletiva 7 40 TOTAL 36041 - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 4042 - Gestão de Pequenas e Médias Empresas 4043 - Eletiva 8 4044 - Eletiva 9 4045 - Eletiva 10 4046 - Eletiva 11 4047 - Eletiva 12 4048 - Eletiva 13 4008 - Atividades Complementares 40 TOTAL 360 TOTAL GERAL 3.000

6º p

erío

do7º

per

íodo

8º p

erío

do

SIG + TI

Page 39: Manual Acadêmico 2010

40

Cultura e Mudança Organizacional 80 Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços I 40 Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços II 40 Gestão Pública 40Informática Básica 40 Jogos de Empresa 40Legislação Social e Trabalhista 40Métodos de Estudos e Aprendizagens 40Pesquisa de Mercado 40Práticas Administrativas I 40Práticas Administrativas II 40Processo Decisório 40Tópicos Contemporâneos em Responsabilidade Social 40Tópicos Contemporâneos em Empreendedorismo 40Tópicos Especiais em Gestão Empresarial 40Gestão do Capital Humano 80Comunicação e Negociação 40Estratégias de Marketing 80

Obs.C/HDISCIPLINAS ELETIVAS

Eletiva 7 40Eletiva 8 40Eletiva 9 40Eletiva 10 40Eletiva 11 40Eletiva 12 40Eletiva 13 40Eletivas: AgronegóciosAdministração de Organizações Agroindustriais I 40Administração de Organizações Agroindustriais II 40Administração e Planejamento Agrícola I 40Administração e Planejamento Agrícola II 40Agricultura Geral I 40Agricultura Geral II 40Tecnologia de Alimentos I 40Tecnologia de Alimentos II 40Cooperativismo 80Direito Ambiental 40Tópicos sobre Genética e Técnicas de Produção 80

Obs.C/HLINHA DE FORMAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS

Page 40: Manual Acadêmico 2010

41

01 - Sociologia e Antropologia 8002 - Filosofia 4003 - Língua Portuguesa I 4004 - Teoria da Administração 8005 - Matemática 8006 - Introdução à Economia 80 TOTAL 40007- Teorias das Organizações 8008 - Ciência Política 40 09 - Matemática Financeira 8010 - Língua Portuguesa II 4011 - Contabilidade Geral 8012 - Metodologia e Pesquisa Científica 8000 - Atividades Complementares 20

TOTAL 42013 - Finanças Corporativas I 8014 - Estatística 8015 - Economia 8016 - Instituições de Direito 8017 - Gestão de Pessoas 80

TOTAL 400 18 - Finanças Corporativas II 8019 - Análise de Custos e Formação de Preços 8020 - Gestão Pública 4021 - Administração de Marketing 8022 - Direito Empresarial 8023 - Modelagem Organizacional (OSM) 40 00 - Atividades Complementares 20 TOTAL 42024 - Direito Tributário 4025 - Logística Empresarial 8026 - Orçamento Empresarial 8027 - Administração de Sistemas de Informação (SIG + TI) 80 28 - Psicologia 4031 - Economia Internacional 40 TOTAL 320

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOCurso de ADMINISTRAÇÃO - Matriz Curricular - 2009...

Disciplinas C/H PR(pré-requisito)

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

5º p

erío

do

Page 41: Manual Acadêmico 2010

42

29 - Planejamento Estratégico 8030 - Administração de Operações 8031 - Planejamento Didático do Estágio 40 32 - Ferramentas de gestão 8033 - *Eletiva 1 40 34 - Pesquisa Operacional 8000 - Atividades Complementares 20 TOTAL 42035 - Gerência de Projetos 8036 - *Eletiva 2 40 37 - Empreendedorismo I 8038 - *Eletiva 3 40 39 - Estágio Supervisionado 120 TOTAL 36040 - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 40 41 - * Eletiva 4 40 42 - Trabalho de curso 4043 - Empreendedorismo II 80 44 - Ética e Legislação 4000 - Atividades Complementares 20 TOTAL 260 TOTAL GERAL 3.000

6º p

erío

do7º

per

íodo

8º p

erío

do

EletivasCooperativismo 40Cultura e Mudança Organizacional 40Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 40Tópicos Contemporâneos em Empreendedorismo 40Gestão de Pequenas e Médias Empresas 40Economia Internacional 40Legislação Trabalhista e Previdenciária 40Administração Pública 40Mercado de Capitais 40Gestão e Segurança do Trabalho 40Jogos de Empresa 40Administração do Terceiro Setor 40Ciência da Administração 40Gestão e Competitividade 40OptativaLíngua Brasileira de Sinais - Libras 40

Page 42: Manual Acadêmico 2010

43

DisciplinasHistória das Educação 80 Psicologia 40Antropologia Cultural 80 Metodologia e Pesquisa Científica 80 História Social da Criança 40Língua Portuguesa 80 Sub-total 400 400

Filosofia 40Filosofia e Educação 40Psicologia do Desenv. e da Aprendizagem 80Educação de Jovens e Adultos 40Leitura e Produção de Textos 80Comunicação, multimídia e educação 40Sociologia 40 Sociologia e Educação 40Atividades Complementares 25 Sub-total 200 185 40 425Organização e Gestão Escolar 80Saúde, Higiene e Nutrição 80Eletiva I 40Supervisão da Pesquisa e Prática de Ens. I 40Fundamentos da Educação Infantil 80Matemática 80 Sub-total 80 240 80 400Estrutura e Funcionamento da Educação Bás. 80Letramento e Alfabetização 80Distúrbios Globais do Desenv. e da Aprendizagem 80Currículo e Práticas Culturais 80Instituições de Direito 80Atividades Complementares 25 Sub-total 160 265 425

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOCurso de PEDAGOGIA - Licenciatura

Matriz Curricular - 2009NEB NADE NEI TOTAL

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

Page 43: Manual Acadêmico 2010

44

Fund. e Metod. do Ensino de Artes 80Fund. e Metod. do Ensino da Educação Física 80Didática I 40Eletiva II 40Supervisão da Pesquisa e Prática de Ens. II 40Língua Brasileira de Sinais - Libras I 40Fund. e Metod. do Ensino das Ciências 80 Sub-total 40 240 120 400Fund. e Metod. do Ens. da Matemática I 40Literatura Infanto-Juvenil I 40Fund. e Metod. do Ensino da História 80Didática II 40 Fund. e Metod. do Ens. da Língua Portuguesa I 40Língua Brasileira de Sinais - Libras II 40Aprendizagem por Projetos 80Trabalho de Conclusão de Curso I 40Atividades Complementares 25 Sub-total 40 305 80 425Fund. e Metod. do Ensino da Geografia 80Trabalho de Conclusão de Curso II 40Fund. e Metod. do Ens. da Líng. Portuguesa II 40Fund. e Metod. do Ensino de Matemática II 40Estágio Supervisionado I 150Seminários Integradores em Pedagogia I 40Literatura Infanto-Juvenil II 40 Sub-total 200 230 430Trabalho de Conclusão de Curso III 40Avaliação Escolar e Institucional 80Estágio Supervisionado II 150Seminários Integradores em Pedagogia II 40Atividades Complementares 25Pedagogia em espaços não-escolares 40 Sub-total 145 230 375 TOTAL GERAL 920 1580 780 3.280

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

erío

do8º

per

íodo

NEB - Núcleo de Estudos Básicos - 920 horasNBI - Núcleo Básico Instrumental - 1.580 horasNI - Núcleo Integrador - 780 horas

Eletivas: Pesquisa e Prática de Ensino I 40Pesquisa e Prática de Ensino II 40

Page 44: Manual Acadêmico 2010

45

01 - Anatomia Humana I 7202 - Bioética e Deontologia da Fisioterapia 7203 - Biofísica 7204 - Bioinformática 7205 - Fundamentos de Bioquímica 7206 - Sociologia e Antropologia 7207 - Atividades Complemenares 25 TOTAL 45708 - Anatomia Humana II 7209 - Bioestatística 7210 - Citologia, Embriologia e Histologia 7211 - Fisiologia Humana 7212 - Metodologia Científica Aplicada à Saúde 7213 - Neuroanatomia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 45714 - Cinesiologia 7215 - Farmacologia Aplicada à Fisioterapia 7216 - Fisiologia do Exercício 7217 - Investigação Científica em Fisioterapia 7218 - Patologia Geral 7219 - Psicologia Aplicada à Saúde 7220 - Saúde Pública e Epidemiologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 52921 - Avaliação Clínica Fisioterapêutica 7222 - Cinesioterapia 7223 - Clínica Neuropediátrica 7224 - Eletrotermofototerapia 7225 - Fisioterapia Preventiva e do Trabalho 7226 - Recursos Terapêuticos Aquáticos 7227 - Recursos Terapêuticos Manuais 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 529

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOFISIOTERAPIA

Matriz Curricular 2007Disciplinas C/H PR

(pré-requisito)

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

Page 45: Manual Acadêmico 2010

46

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

er.

28 - Clínica Musculoesquelética 7229 - Clínica Neurológica Adulto 7230 - Clínica Pneumológica 7231 - Diagnóstico por Imagem 7232 - Fisioterapia em Uroginecologia 7233 - Fisioterapia Reumatológica 7234 - Gestão em Fisioterapia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 52935 - Fisioterapia Cárdiorrespiratória 7236 - Fisioterapia Dermatofuncional 7237 - Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia 7238 - Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia 7239 - Fisioterapia em Pediatria 7240 - Fisioterapia Neurofuncional 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 45741 - Estágio Supervisionado I 48007 - Atividades Complementares 25 TOTAL 50542 - Estágio Supervisionado II 48043 - TCC 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 577 TOTAL GERAL 4.040

8º p

er.

Língua Brasileira de Sinais - Libras

C/HDisciplina Optativa

40

Page 46: Manual Acadêmico 2010

47

01 - Anatomia Humana 7202 - Biofísica 7203 - Bioinformática 7204 - Fundamentos Técnicos em Laboratório Clínico 7205 - Química Geral e Orgânica 7206 - Sociologia e Antropologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 45708 - Bioestatística 7209 - Biologia Celular 7210 - Bioquímica 7211 - Fisiologia Humana 7212 - Metodologia Científica Aplicada à Saúde 7213 - Parasitologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 457

14 - Citologia e Histologia 7215 - Embriologia 7216 - Genética 7217 - Patologia Geral 7218 - Psicologia Aplicada à Saúde 7219 - Saúde Pública e Epidemiologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 457

20 - Bioética e Deontologia da Biomedicina 7221 - Biossegurança 7222 - Fundamentos de Hematologia 7223 - Imunologia 7224 - Interação Fármaco - Exames Clínicos 7225 - Microbiologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 457

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELOBIOMEDICINA

Matriz Curricular 2007Disciplinas C/H PR

(pré-requisito)

1º p

erío

do2º

per

íodo

3º p

erío

do4º

per

íodo

Page 47: Manual Acadêmico 2010

48

Língua Brasileira de Sinais - Libras

C/HDisciplina Optativa

40

26 - Parasitologia Clínica 7227 - Biologia Molecular I 7228 - Bioquímica Clínica I 7229 - Citopatologia Clínica 7230 - Eletiva 7231 - Micologia Clínica 7232 - Toxicologia 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 52933 - Biologia Molecular II 7234 - Bioquímica Clínica II 7235 - Controle de Qualidade em Laboratório Clínico 7236 - Hematologia Clínica 7237 - Hemoterapia 7238 - Imunologia Clínica 7239 - Microbiologia Clínica 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 52940 - Estágio Supervisionado 48041 - Gestão de Laboratório Clínico 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 57742 - Estágio Supervisionado II 48043 - TCC 7207 - Atividades Complementares 25 TOTAL 577 TOTAL GERAL 4.040

5º p

erío

do6º

per

íodo

7º p

er.

8º p

er.

01 - Eletiva - Inglês Fundamental 7202 - Eletiva - Fitoterapia 7203 - Eletiva - Farmacologia Aplicada 7204 - Eletiva - Estresse Oxidativo em Sistema Biológico 7205 - Eletiva - Neurotoxicologia Clínica 72 TOTAL 360

Disciplinas Eletivas C/H PR

5º p

erío

do

Page 48: Manual Acadêmico 2010

49

JANEIRO 1 Feriado - Confraternização Universal5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)

FEVEREIRO (7 dias letivos)5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)16 Feriado - Carnaval18 Início do Ano Letivo 2010-I22 a 26 Período para requerer aproveitamento de disciplinas

MARÇO (23 dias letivos)5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)10 Reunião do Conselho Superior

ABRIL (20 dias letivos)2 Feriado - Sexta-feira Santa5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)12 Início das 1ª provas parciais: Biomedicina - Fisioterapia - Administração19 Início das 1ª provas parciais: Ciências Contábeis - Direito - Pedagogia21 Feriado - TiradentesObs - As datas das provas especiais de 2ª chamada constarão nos calendários de provas de cada curso.

MAIO (21 dias letivos)1 Feriado - Dia do Trabalho5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)

JUNHO (20 dias letivos)3 Feriado - Corpus Christi4 Dia não letivo5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)14 Início das 2ª provas parciais: Direito - Administração21 Início das 2ª provas parciais: Biomedicina - Fisioterapia22 Rematrículas para os alunos do curso de Direito28 Início das 2ª provas parciais: Ciências Contábeis - Pedagogia27 Processo Seletivo 2010-II - Administração28 Rematrículas para os alunos dos cursos de Administração - Biomedicina Ciências Contábeis - Fisioterapia - Pedagogia29 Matrícula dos classificados no processo seletivo 2010-II30 Matrícula dos suplentes do processo seletivo 2010-IIObs - As datas das provas especiais de 2ª chamada constarão nos calendários de provas de cada curso.

JULHO (12 dias letivos)1 Início dos exames finais: Direito - Administração5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)5 Início dos exames finais: Biomedicina - Fisioterapia5 a 9 Período para requerer aproveitamento de disciplinas8 Início dos exames finais: Ciências Contábeis - Pedagogia17 Início do recesso

CALENDÁRIO ESCOLAR

Mês/Dia Descrição

Page 49: Manual Acadêmico 2010

50

AGOSTO (22 dias letivos)2 Início do período letivo 2010-II5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)

SETEMBRO (20 dias letivos) 7 Feriado - Independência do Brasil5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)20 Feriado - Dia do Gaúcho21 Início das 1ª provas parciais: Direito - Administração27 Início das 1ª provas parciais: Biomedicina - Fisioterapia - Ciências Contábeis - PedagogiaObs - As datas das provas especiais de 2ª chamada constarão nos calendários de provas de cada curso.

OUTUBRO (19 dias letivos)5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)11 Dia não letivo12 Feriado - Nossa Senhora Aparecida15 Dia do Professor e Auxiliar de Administração Escolar

NOVEMBRO (19 dias letivos)1 Dia não letivo2 Feriado - Finados5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)15 Feriado - Proclamação da República22 Início das 2ª provas parciais: Administração Início das rematrículas para os alunos do curso de Direito24 Início das 2ª provas parciais: Direito25 Início das rematrículas para os alunos do curso de Pedagogia29 Início das 2ª provas parciais: Ciências Contábeis - Pedagogia - Biomedicina - Fisioterapia Início das rematrículas para os alunos do curso de Administração - Ciências Contábeis - Biomedicina - FisioterapiaObs - As datas das provas especiais de 2ª chamada constarão nos calendários de provas de cada curso.

DEZEMBRO (17 dias letivos)5 Processo Seletivo 2011-I5 Vencimento das mensalidades (pagamento somente na rede bancária)8 Início dos exames finais: Pedagogia - Administração13 Início dos exames finais: Direito - Ciências Contábeis - Biomedicina - Fisiote-rapia8 Matrícula dos classificados no processo seletivo 2011-I: Administração - Direito Pegadogia9 Matrícula dos classificados no processo seletivo 2011-I: Biomedicina - Ciências Contábeis - Fisioterapia10 Matrícula dos suplentes do processo seletivo 2011-I13 Início do período para requerer transferência23 Encerramento do ano letivo

Page 50: Manual Acadêmico 2010

51

Page 51: Manual Acadêmico 2010

52

Calendário 2009

Page 52: Manual Acadêmico 2010