manual

27
EXTRATOR DE DADOS

Upload: silvia-helena

Post on 21-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

testetetetetetsststetsetsetste

TRANSCRIPT

Page 1: manual

EXTRATOR DE DADOS

Page 2: manual

2

Sumário

1. Introdução ......................................................................................................................03

2. Acesso ao Extrator de Dados ........................................................................................04

3. Padrões de utilização .....................................................................................................04

3.1. Teclas de função ....................................................................................................04

3.2. Operadores .............................................................................................................05

3.3. Transações .............................................................................................................05

4.Utilizando o Extrator de Dados .......................................................................................06

5. A Realização da Extração de Dados .............................................................................07

5.1. De onde recuperar os dados? ................................................................................07

5.2. O que recuperar? ...................................................................................................09

5.3. Como recuperar os dados? ....................................................................................10

5.4. Para onde enviar os dados? ...................................................................................13

5.4.1. Resultado da extração do arquivo em tela ...................................................14

5.4.2 Resultado da extração do arquivo em Portal(On-line e Bath ) ......................15

6. EXCOSOLICI - Consulta Solicitação .............................................................................18

7. EXCASOLICI - Cancela Solicitação ...............................................................................20

8. Transferência de Arquivos .............................................................................................22

Page 3: manual

3

1. Introdução

O Extrator de Dados SIAPE é um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO , com o objetivo de recuperar dados dos arquivos existentes no SIAPE para o computador do usuário, que darão suporte as decisões gerenciais dentro das organizações que utilizam o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos-SIAPE.

IMPORTANTE: Para utilização do Extrator de Dados é imprescindível que o usuário tenha conhecimento básico de processamento de dados, especificamente em microinformática (planilhas eletrônicas e banco de dados), e também familiarizado com a terminologia adotada pelo sistema SIAPE no que diz respeito aos códigos, siglas e conceitos inerentes as atividades de administração de recursos humanos. Sem estes requisitos o treinamento ficará prejudicado.

Page 4: manual

4

2. Acesso ao Extrator de Dados

O acesso ao EXTRATOR DE DADOS é realizado pela Rede-SERPRO. Para isso, alguns procedimentos deverão ser seguidos.

Requisitos para a Comunicação com o Serpro

Computador conectado na internet, no endereço: https://acesso.serpro.gov.br. Observando a instalação do aplicativo JAVA.

Habilitação

O Extrator de Dados consiste em recuperar dados dos vários arquivos existentes no SIAPE, e é imprescindível que o usuário esteja cadastrado (e ativo) no sistema. A habilitação no sistema Extrator de Dados deve ser indicada pelo Cadastrador-Parcial do órgão, à Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEGEP/MP.Padrões de Utilização

3. Padrões de Utilização

3.1. Teclas de Função

As teclas de função serão apresentadas em cada tela onde podem ser utilizadas. Isso significa que, de qualquer ponto do diálogo, o usuário pode retornar, avançar e efetuar alterações sem que haja perda dos dados já informados.

PF1 – AJUDA: Apresenta as opções possíveis para o campo em que se encontra o cursor, possibilitando a seleção de uma das ações posicionando o cursor e teclar <Enter>.

PF2 – CONTINUA: Permite a entrada de outro valor para critério de pesquisa quando o operador for faixa discreta (OU – Recupera X,Y,Z).

PF4 – SELEÇÃO: Retorna à tela de seleção dos campos .

PF6 – LIMPA: Limpa todos os dados informados

PF7 – RECUA: Retorna uma página.

PF8 – AVANÇA: Avança uma página.

PF10 – EDITA: Edita critério de pesquisa dos campos com operador informado a partir da linha em que o cursor estiver posicionado, inclusive nas páginas subseqüentes se houver.

PF11 – EXTRAI: Exibe a tela na qual é informado o destino da extração, apresentando a contagem dos registros que atenderam o critério de pesquisa informado e o tamanho previsto para o arquivo de saída. Para o caso de já estar definido os operadores da extração.

PF12 – RETORNA: Retorna ao momento anterior do diálogo.

Page 5: manual

5

3.2. Operadores

= IGUAL

< MENOR QUE

<= MENOR QUE OU IGUAL

> MAIOR

>= MAIOR QUE OU IGUAL

Serão selecionados somente os valores que atendam os critérios informados.

IN INTERVALO } Serão selecionados valores compreendidos entre o intervalo informado, incluindo o valor inicial e final;

OU RECUPERA X, Y, Z }

Serão selecionados somente aqueles exatamente iguais aos valores informados.

3.3. Transações

EXCASOLICI exibe as solicitações com destinos Tempus Batch (TB) efetuadas pelo usuário, reconhecidas pelo seu CPF e que ainda não tenham sido processadas, permitindo o seu cancelamento. Atualmente, não utilizado devido a criação do Portal Batch(PB).

EXCOEXARQ permite a extração de dados por meio de consulta às bases de dados do SIAPE. É essencial que o usuário conheça o seu objetivo e a base de dados para atingir um resultado otimizado.

EXCOSOLICI exibe as solicitações de extração com destino Portal Online efetuadas pelo usuário, reconhecidas pelo seu CPF. Essas solicitações ficarão disponíveis por um período de 3 dias.

IMPORTANTE: Utilizar a tecla PF3 somente se tiver certeza que deseja sair do Extrator. Esta tecla retorna à tela principal do extrator e o usuário perde todos os passos já percorridos.

Page 6: manual

6

4. Utilizando o Extrator de Dados

O Extrator de dados é um sistema disponível na Rede-Serpro. Assim, para utilizá-lo, informe seu CPF e senha. No menu abaixo, posicione o cursor em EXTRACAO-SIAPE e tecle <ENTER>, ou posicione o cursor na linha de comando e digite EXTRACAO-SIAPE ou PSEUDO e tecle <ENTER>.

Em seguida, você iniciará o diálogo com o Extrator de Dados por meio de menus onde será definida a extração. A seguir, são apresentadas as transações disponíveis no Extrator de Dados do SIAPE.

Page 7: manual

7

5. A Extração dos Dados

Para realizar uma extração de dados é necessário que o usuário tenha em mente quatro perguntas básicas:

1) De onde recuperar os dados ? O usuário deve saber qual arquivo contém os campos onde estão armazenados os dados que deseja recuperar;

2) O que recuperar ? O usuário deve saber em quais campos estão os dados que precisa para atender as suas necessidades;

3) Como recuperar os dados ? Deve acessar o Extrator, identificar e informar o arquivo com os campos que contêm os dados.

4) Para onde enviar os dados ? O Extrator disponibiliza três opções para o envio dos arquivos gerados. O destino escolhido vai depender do ambiente que o usuário tiver à sua disposição e do seu objetivo de trabalho.

5.1. De onde recuperar os dados?

Na tela abaixo, posicione o cursor na opção EXCOEXARQ e tecle <ENTER>.

A Realização da Extração dos Dados

Na transação EXCOEXARQ, informe o nome do arquivo que será utilizado para a extração.

Page 8: manual

8

Com o cursor posicionado no NOME DO ARQUIVO, acione a tecla PF1: será exibida uma janela listando todos os arquivos para os quais o usuário tem acesso para extrair dados.

Page 9: manual

9

5.2. O que RECUPERAR?

Serão exibidos os campos pertencentes ao arquivo informado, na ordem em que se encontram, não importando se o campo é do tipo chave ou não.

O usuário deve selecionar com um “X” os campos que deseja recuperar.

Por meio das PF’s de retorno e de avanço de tela (PF7 e PF8), é possível o usuário visualizar todos os campos.

Na coluna Tipo, são informados os campos-chaves que, para extração, é obrigatório marcar pelo menos um e que podem ser:

CS - Chave Simples: Formada por um único campo

CC - Chave Composta: Formada por vários campos

CP - Chave Parcial: Formada por parte de um campo

Os campos selecionados comporão o registro de saída, com exceção dos chave composta (CC) e parcial (CP).

OBS.: O Extrator permite no máximo a aplicação de cinco filtros no campo chave e cinco no campo não chave.

Mostra o número da página corrente e o total de páginas do arquivo

Identifica para o usuário o tipo dos campos Informe com um X os campos que deseja extrair.

Page 10: manual

10

IMPORTANTE:

A possibilidade de indicar o número da página que o usuário deseja acessar permite ao usuário que já conhece a posição do campo no arquivo, adiantar-se para selecioná-lo ou voltar para alterar a seleção.

Deve-se ter cuidado na utilização da PF6-LIMPA, pois ao acioná-la serão retiradas todas as seleções dos campos que estiverem abaixo do cursor, inclusive se possuírem critério de pesquisa informado.

Depois de preenchido o destino de extração, ao retornar a essa tela, estará disponível a PF11-EXTRAI na régua de PF´s, que possibilitará a confirmação da extração sem passar por todas as telas novamente.

O usuário poderá navegar por toda a transação, recuar (PF7) ou avançar (PF8), sem perder o que já foi informado. A não ser que mude a seleção ou volte até a tela de opção do nome do arquivo e altere.

5.3. Como recuperar os dados?

Na tela a seguir, serão exibidos somente os campos selecionados como “Campos de Trabalho”. Nesse momento, o usuário deverá informar o operador que deseja utilizar na coluna OPER do campo correspondente. O usuário deverá indicar operador em até 10 campos, sendo obrigatória a indicação em pelo menos um e no máximo em cinco campos-chave. Para campos não-chave, podem ser indicados até cinco operadores.

É importante salientar que o usuário deverá definir pelo menos um critério de seleção em campo-chave, e selecionar no mínimo um campo para compor o registro de saída.

O usuário deverá informar operadores nos campos que serão utilizados para fazer a seleção dos registros, ou seja, o critério de pesquisa.

Após o preenchimento dos operadores nos campos desejados, o usuário deve posicionar o

Page 11: manual

11

cursor no primeiro campo selecionado e teclar <PF10> para serem exibidas as janelas correspondentes aos operadores para cada campo selecionado, no qual deve ser informado o critério de pesquisa.

Janelas Auxiliares

As janelas, a seguir, serão exibidas para cada um dos campos com operador informado. Os campos do tipo Chave Composta e Chave Parcial não poderão fazer parte do registro de saída. Para os demais tipos que possuam critério de pesquisa, o usuário poderá não incluí-los no registro de saída, respondendo “N” em ”Recuperar Campo?”, exibido em cada janela.

O usuário terá como facilitador a régua acima do campo de informação dos valores, que torna mais fácil a visualização na hora de preenchê-lo.

O refinamento das pesquisas em campos do tipo chave-composta deve ser avaliado desde o início e não no final do campo. Pesquisas com critérios iniciados de zeros ou brancos normalmente trazem muito mais do que se deseja extrair. Portanto deve ser evitado. Quanto ao refinamento da pesquisa por um campo no meio da chave, não é possível esse refinamento se o início não for especificado. Portanto, deve-se avaliar o uso de outro campo chave ou encaminhar o assunto a sua sustentação.

O usuário deve lembrar que campos numéricos são refinados da direita para a esquerda e campos alfanuméricos, da esquerda para a direita.

Para cada campo, será apresentado espaço correspondente ao máximo de posições a serem informadas pelo usuário, atendendo as características específicas da natureza de cada campo a seguir.

Campo Alfanumérico (A) – permite letras, números e caracteres especiais.

Campo Numérico (N) – permite apenas números;

Campo Data (D) – permite as datas nos formatos (aaaammdd) e (aaaamm).

Campo Horário (T) – permite horário no formato (hhmmss).

Page 12: manual

12

Após teclar <ENTER>, as informações serão criticadas. Caso exista outro operador para preenchimento de valores, novas telas serão exibidas para preenchimento, senão retornará à tela de operadores.

Operadores

Os operadores para escolha dentro do Extrator, são os seguintes:

Caso nenhum registro atenda ao critério informado, será exibida a seguinte janela:

Quando o número de registros lidos exceder o limite estabelecido nos parâmetros de sistema, será exibida a seguinte janela:

ATENCAO

CRITERIO EXCEDEU O LIMITE MAXIMO DE PESQUISA.

PF3=SAI PF12=RETORNA

Page 13: manual

13

Definidos os critérios, o sistema fará uma contagem prévia dos registros. Esse procedimento possibilita uma nova análise por parte do usuário, uma vez que, ao ultrapassar determinado limite de registros, a janela abaixo informará que a pesquisa é grande e que a seleção pelos campos não-chave será ainda mais demorada.

IMPORTANTE: Vale lembrar ainda que o usuário pode recuar ou avançar na navegação do Extrator sem perder o que já foi informado. A não ser que ele mesmo altere as informações.

5.4. Para onde enviar os dados?

Existem três destinos da extração para acesso aos dados gerados:

TE (Tela) – Permite ao usuário visualizar os registros antes de gerar o arquivo;

PO (Portal On-Line) – Essa opção permite a geração dos arquivos resultantes da extração de dados. Será informado um PROTOCOLO DA SOLICITAÇÃO. Após teclar <ENTER> será executada a solicitação da extração. Os arquivos enviados para este destino, devem ter o tamanho máximo aproximado de 10Mb.

PB (Portal Batch) – Essa opção permite a geração de arquivos com tamanho entre 10 e 70Mb Essa geração será realizada à noite e disponibilizada no dia seguinte. Será apresentado um PROTOCOLO DA SOLICITAÇAO. Ao teclar <ENTER> será executada a solicitação da extração.

Confirmados os critérios de pesquisa, será efetuada a contagem dos registros que atendam ao critério de pesquisa. A tela abaixo será apresentada com o número de registros selecionados. O resultado espelha a situação do arquivo no momento da consulta.

Page 14: manual

14

IMPORTANTE: É aconselhável optar pelo destino (TE) - Tela para visualizar a extração antes da opção Batch ou online, para se certificar que o arquivo extraído atende à sua necessidade.

5.4.1 – Resultado da extração do arquivo em Tela

Quando o usuário informar destino TE (Tela), a extração será processada imediatamente. Caso o arquivo possua critérios de controle de acesso, existe a possibilidade de nenhum dos registros selecionados estar disponível para consulta. Nesse caso, será apresentada a janela abaixo.

Os registros disponíveis para consulta serão apresentados em tela, seguindo o modelo. Cada tela exibirá o máximo de um registro. Caso o tamanho do registro ultrapasse o número de linhas da tela, serão utilizadas várias telas para exibir um único registro.

Page 15: manual

15

Vale ressaltar que as PF's RECUA e AVANÇA são utilizadas para registros. Se um registro for exibido em mais de uma tela, o recuo e o avanço serão para o registro anterior e posterior, respectivamente. Para avanço de tela, utilizar <ENTER>.

Durante a consulta em tela, por meio da tecla de função PF12-RETORNA, o usuário poderá cancelar a consulta ou alterar o destino da extração. Em caso de cancelamento, será exibida uma janela abaixo, informando o número de registros consultados.

Se o número de telas para exibição atingir o limite especificado nos parâmetros de sistema, as telas serão apresentadas até o número limite de 99 quando será interrompida a exibição das telas restantes.

5.4.2 – Resultado da extração do arquivo em Portal (On-line e Bath)

A tela, a seguir, será exibida para destino Portal. Nessa tela, o usuário deverá informar o nome do arquivo e a descrição é opcional.

Page 16: manual

16

Protocolo da Solicitação

Após nomeá-lo, será exibido o Protocolo da Solicitação constando os dados da geração do arquivo no grande porte.

Ao teclar <ENTER>, o Extrator de Dados irá iniciar a extração.

Quando o usuário informar o destino de extração PO (On-line), a extração será processada imediatamente e toda a execução será monitorada, tornando disponível dados estatísticos e de identificação, à medida que for ocorrendo o processamento.

Page 17: manual

17

Caso o arquivo possua critérios de controle de acesso, existe a possibilidade de nenhum dos registros selecionados estar disponível para consulta. Nesse caso, será apresentada a janela abaixo.

Depois da geração do arquivo, no caso de término normal, a janela abaixo será exibida com os dados da execução, informando que o arquivo está sendo transmitido para o SIAPEnet, neste momento acaba a extração de dados.

Page 18: manual

18

6. EXCOSOLICI - Consulta Solicitação

A transação exibirá todas as solicitações de extração efetuadas pelo usuário.

Para consultar as solicitações, o usuário deverá preencher 'X' na coluna SEL (seleção) nas linhas desejadas e teclar <ENTER>.

Page 19: manual

19

A coluna SITUAÇÃO indicará a ocorrência de erro de execução, de gravação ou de transferência, ficando em branco para as solicitações que ainda não foram executadas ou não apresentaram erro no processamento.

Ao teclar PF6=LAYOUT, uma janela será exibida contendo o layout do registro de saída da extração solicitada: nome, formato e tamanho de cada campo.

Page 20: manual

20

Para cada solicitação selecionada, será exibida a janela contendo informações mais detalhadas sobre a extração solicitada.

7. EXCASOLICI - Cancela Solicitação

A transação exibirá todas as solicitações de extração com destino Tempus Batch (TB) efetuadas pelo usuário, e que ainda não tenham sido processadas.

O cancelamento das solicitações será obtido ao preencher ‘‘X’’ na coluna SEL (SELEÇÃO) nas opções desejadas, acionando <ENTER>.

Caso o usuário venha a selecionar mais de um cancelamento, será apresentada a janela abaixo, onde o usuário poderá confirmar o cancelamento de todas as solicitações selecionadas ou de cada uma separadamente (um por janela).

Caso o usuário informe 'N' na janela anterior, todos os arquivos serão cancelados:

A janela abaixo será apresentada para confirmar do cancelamento de solicitações separadamente ou quando o usuário marcar somente uma solicitação para cancelamento.

Page 21: manual

21

Page 22: manual

22

8. Transferência dos Arquivos

Possibilita ao usuário a transferência de arquivos gerados e armazenados em discos virtuais de um computador de grande porte (Mainframe), para o seu próprio computador.

Pré-requisitos para transferência

1. Habilitado (e ativo) no SIAPE;

2. Possuir o perfil WEBGERAL.

3. O usuário deve possuir um microcomputador, com acesso à internet.

Acesse o endereço www.siapenet.gov.br

Escolha a opção Órgão

Page 23: manual

23

Informe o seu CPF e depois em Avançar

Informe sua senha(a mesma do SIAPE) e depois em Avançar

Page 24: manual

24

Depois, Obtenção e Envio de Arquivos

Page 25: manual

25

Arquivos do Extrator

Serão mostrados, sempre, 2 arquivos com o mesmo nome da extração. Um Arquivo de Dados e outro de Leiaute.

Clique no número da solicitação para transferência do arquivo.

Para salvar a extração no computador o usuário deve clicar em Salvar

Page 26: manual

26

E informar em qual pasta o arquivo será transferido e clicar em Salvar novamente.

Após a transferência dos arquivos, os mesmos deverão ser descompactados. (aplicativo instalado à parte pelo usuário).

Podem ser marcados todos juntos para descompactação

Page 27: manual

27

Após descompactação deve-se renomeá-los para os seus nomes de identificação.

Agora já está no computador do usuário o arquivo gerado com os respectivos dados e o leiaute para tratamento dos dados.