manual

19
Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 45 ASSOCIAÇÃO LOCAL (Português/Japonês) O significado da sigla AL é Associação Lo- cal, mas podemos definir também como Local de Amizade, Local de Alegria e Local de Amor. Res- saltando isso, temos abaixo: “Não há nada que salve corretamen- te aqueles que vão se afastando das nossas reuniões, a não ser uma orga- nização unida pelo amor de pessoa para pessoa. E essa união pelo laço de amor é que constitui a nossa organização, a qual une firmemente os participantes entre si nas “reuniões de vizinhança” ou nas “reuniões dos núcleos (Associações Locais)”. Nelas, não devem predominar a explanação de teorias complicadas ou o espírito de discriminação. O local dessas reuniões são academias de manifestação do amor, e nelas deve ser pregada a Verdade correta”. (Livro: Viver com Pureza - Seicho Taniguchi) Para que as ALs sejam de fato verdadeiras academias de manifestação do amor, onde predomine um ambiente alegre, dinâmico, participativo e contagiante pelo estudo e pela vivência da Verdade, o Sagrado Professor Seicho Taniguchi continua nos afirmando: “É preciso progredir mais, elevar-se mais. Do mesmo modo, a Associação dos Jovens e a As- sociação Fraternidade também não devem manter-se na mesma situação do ano anterior, e muito menos diminuir ou enfraquecer. Se as ALs diminuírem ou enfraquecerem, não poderão ser chamadas de “Seicho-No-Ie” (lar do desenvolvimento), e sim de “Suitai-No-Ie” (lar da decadência). As reuniões não devem se limitar à repetição do que vem sendo feito há anos. É preciso que apresentem progresso, mudança, evolução, ou seja, algo positivo, que revele a perfeição da Imagem Verdadeira. É necessário, pois, refletir a fundo sobre a natureza da Imagem Verdadeira”. (Livro: Viver com Pureza - Seicho Taniguchi) Como fonte que nos inspira e orienta o nosso trabalho na AL, temos o Manifesto da AJSI: Manifesto Nós praticamos a doutrina da Seicho-No-Ie na vida cotidiana e manifestamos o caráter de filho de Deus em todos os aspectos. Nós, como jovem geração da família Seicho-No-Ie, difundimos ampla e maciçamente a doutrina da Seicho-No-Ie para a realização da vontade de Deus. Nós pesquisamos a doutrina da Seicho-No-Ie em correlação com religiões, ideologias, literatura, arte, ciência e vida cotidiana, para implantarmos um grande complexo cultural de máxima autoridade. ASSOCIAÇÃO LOCAL: ONDE TUDO COMEÇA! O público para os nossos Eventos (caravanas, seminários...), os contribuintes da Missão Sagrada, a divulgação de Forma Humana e Registros Espirituais, vendas de Livros Sagrados e Revistas Sagradas, os Sucessores que são os Divulgadores, Líderes da Iluminação, Preletores, enfim, a própria Seicho-No-Ie de- pende do bom desempenho da AL. Portanto, a AL tem papel importante no fortalecimento e crescimento da Seicho-No-Ie como um todo.

Upload: paulo-godoy

Post on 12-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Todos os assuntos tratados aqui são de exclusividde de paulo godoy

TRANSCRIPT

Page 1: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 45

ASSOCIAÇÃO LOCAL (Português/Japonês)

O significado da sigla AL é Associação Lo-cal, mas podemos definir também como Local de Amizade, Local de Alegria e Local de Amor. Res-saltando isso, temos abaixo:

“Não há nada que salve corretamen-te aqueles que vão se afastando das nossas reuniões, a não ser uma orga-nização unida pelo amor de pessoa para pessoa. E essa união pelo laço de amor é que constitui a nossa organização, a qual une firmemente os participantes entre si nas “reuniões de vizinhança” ou nas “reuniões dos núcleos (Associações Locais)”. Nelas, não devem predominar a explanação de teorias complicadas ou o espírito de discriminação. O local dessas reuniões são academias de manifestação do amor, e nelas deve ser pregada a Verdade correta”. (Livro: Viver com Pureza - Seicho Taniguchi)

Para que as ALs sejam de fato verdadeiras academias de manifestação do amor, onde predomine um ambiente alegre, dinâmico, participativo e contagiante pelo estudo e pela vivência da Verdade, o Sagrado Professor Seicho Taniguchi continua nos afirmando:

“É preciso progredir mais, elevar-se mais. Do mesmo modo, a Associação dos Jovens e a As-sociação Fraternidade também não devem manter-se na mesma situação do ano anterior, e muito menos diminuir ou enfraquecer. Se as ALs diminuírem ou enfraquecerem, não poderão ser chamadas de “Seicho-No-Ie” (lar do desenvolvimento), e sim de “Suitai-No-Ie” (lar da decadência). As reuniões não devem se limitar à repetição do que vem sendo feito há anos. É preciso que apresentem progresso, mudança, evolução, ou seja, algo positivo, que revele a perfeição da Imagem Verdadeira. É necessário, pois, refletir a fundo sobre a natureza da Imagem Verdadeira”. (Livro: Viver com Pureza - Seicho Taniguchi)

Como fonte que nos inspira e orienta o nosso trabalho na AL, temos o Manifesto da AJSI:Manifesto

Nós praticamos a doutrina da Seicho-No-Ie na vida cotidiana e manifestamos o caráter de filho de Deus em todos os aspectos.

Nós, como jovem geração da família Seicho-No-Ie, difundimos ampla e maciçamente a doutrina da Seicho-No-Ie para a realização da vontade de Deus.

Nós pesquisamos a doutrina da Seicho-No-Ie em correlação com religiões, ideologias, literatura, arte, ciência e vida cotidiana, para implantarmos um grande complexo cultural de máxima autoridade.

ASSOCIAÇÃO LOCAL: ONDE TUDO COMEÇA!

O público para os nossos Eventos (caravanas, seminários...), os contribuintes da Missão Sagrada, a divulgação de Forma Humana e Registros Espirituais, vendas de Livros Sagrados e Revistas Sagradas, os Sucessores que são os Divulgadores, Líderes da Iluminação, Preletores, enfim, a própria Seicho-No-Ie de-pende do bom desempenho da AL. Portanto, a AL tem papel importante no fortalecimento e crescimento da Seicho-No-Ie como um todo.

Page 2: Manual

46 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Sendo assim, a partir do momento que tivermos uma AL Forte, naturalmente os resultados (pessoas felizes, Formação de Sucessores e Objetivos Sagrados alcançados) serão eficientes e consequentemente a Seicho-No-Ie será forte. É um ciclo.

Portanto, mais do que nunca, a AL é a prioridade dos nossos esforços daqui pra frente.

Para que nossas ALs sejam de fato “lar do desenvolvimento”, devemos cumprir os seguintes itens:

Fazer o básico (anexo I). Há tempos não estamos nem fazendo o básico que é chegar com ante-cedência (mínimo 1h, ideal 2h) ao local da reunião, divulgar, ter uma recepção aconchegante, ter programação atraente, apresentadores ensaiados, temas atrativos.

Junto com o básico, temos que colocar em prática também as ações dos departamentos para satisfazer as necessidades dos adeptos e da própria AL.

Vamos fazer uma festa! O que é necessário para tal? Convidar as pessoas, definir local, horário, dia, comida, bebida, músicas. Se até para fazermos uma festa precisamos de planejamento, imaginem para realizar uma reunião onde falamos e sentimos Deus?

Existe um ditado popular que diz: “O melhor vendedor é aquele que compra aquilo que vende.” Portanto, o Dirigente/ Líder da AJSI/BR tem que estar em dia com as três práticas espiri-tuais da Seicho-No-Ie que são: Meditação Shinsokan, leitura de Sutras Sagradas e Livros Sa-grados e atos de amor e caridade ao próximo.

É necessário que os Líderes estejam em constante treinamento, participando do Módulo de Estudos da Seicho-No-Ie, do Curso para Líderes – Persona VIP, do Treinamento Virtual para Presidentes de AL /Dirigentes e treinamentos realizados pela Regional ou Sede Central.

Ter reunião mensal de diretoria para avaliar e planejar as reuniões (Anexo I).

Toda reunião da AL tem que ter oração em sua programação. Se você vai para festa é para festejar, se vai para igreja é para rezar. Então vamos realizar em nossas reuniões treinamento da Meditação Shinsokan, Leitura de Sutra Sagrada em conjunto, realização de Práticas e Cerimô-nias, são imprescindíveis para as nossas reuniões.

AL é um lugar de amizade. Ir ao cinema sozinho ou ir numa festa sem conhecer ninguém, dificilmente alguém gosta. Temos que criar um vínculo com os adeptos a ponto de sabermos chamá-los pelo nome. Ter contato com eles não somente na reunião.

••

AL FORTEReuniões alegres, bem planejadas e organizadas.Local onde se manifesta o amor.

RESULTADOS EFICIENTESPessoas felizes - Formação de SucessoresObjetivos Sagrados alcançados

SEICHO-NO-IE FORTE

Seicho-No-Ie sólida

Page 3: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 47

Realizar reuniões dinâmicas que sejam alegres. As reuniões podem incluir Perguntas e Res-postas, Atividades Culturais, Cerimônia, bate-papo (discussão em grupo), de estudos (Livros, Revistas ou Hinos Sagrados).

Abaixo, seguem os departamentos da AJSI do Brasil e suas ações. Os maiores detalhes de como cada um irá trabalhar na AL, estará no manual do departamento em questão.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X FORMAÇÃO DE SUCESSORES

A Teoria:

A Formação de Sucessores está intimamente ligada à AL, pois é lá que surgem os nossos sucessores e grandes Líderes do Movimento de Iluminação da Humanidade.

A Prática:

Priorizar a realização das reuniões para juvenis.

Divulgar e incentivar a participação dos adeptos no Módulo de Estudos da Seicho-No-Ie.

Conscientizar e incentivar os adeptos a se tornarem Divulgadores.

Divulgar e incentivar o Concurso Nacional de Narração e Oratória.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X EVENTOS

A Teoria:

Imagino que você já se perguntou: “Tanta gente da minha AL já foi para Academia, mas por que ela ainda continua vazia?”

Isso acontece porque não damos a mesma atenção às pessoas depois que elas voltam. Antes delas irem aos nossos eventos, nós telefonamos, enviamos e-mail. Porém, quando voltam, só lembramos-nos delas no próximo evento.

É por isso que devemos fazer na AL o “Pós Evento” que além de dar o retorno na reunião de como foi com relatos, fotos, vídeos, damos a mesma assistência de antes para as pessoas. Por exemplo, continuar ligando, mandando cartas, e-mail para convidar para as nossas reuniões.

Porém, é valido lembrar que a reunião tem que estar 10! Porque é natural a pessoa comparar o evento com a reunião da AL. No evento temos uma recepção organizada e calorosa, apresentadores ensaiados, ambiente harmonioso, palestras bem elaboradas, mas na AL às vezes não damos a atenção merecida, pa-rece aquela reunião “se vira nos 30!”.

Com isso, os nossos eventos viraram sinônimos de “reuniões boas” e a reunião da AL virou sinôni-mo de “reunião ruim”! Portanto, Líderes da AJSI/BR, temos que fazer com que toda reunião da AL seja especial, assim como num evento!

Ao invés de trabalharmos somente para os eventos, trabalharemos para dar qualidade às reuniões, assim consequentemente teremos públicos que naturalmente se interessarão a participar dos nossos eventos.

••••

Page 4: Manual

48 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Casa cheia, evento cheio.

Por exemplo, para a 55ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO Brasil a nossa estratégia é melhorarmos a reunião da AL para estar lotada e assim despertarmos o interesse das pessoas em participar da Convenção.

A Prática

Fazer o pré evento – divulgar, fazer o corpo a corpo, deixar a AL com o clima do evento.

Fazer o pós evento – dar retorno de como foi o evento – fazer acompanhamento das pessoas.

Fazer com que todas as reuniões da AL sejam um evento especial.

Realizar, na AL, sempre que o espaço permitir, seminários e conferências, no mesmo dia e ho-rário da reunião.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE & AÇÃO SOCIAL

A Teoria

A AL não deve se limitar apenas a realizar reuniões em sua sede, mas também organizar atividades fora, realizando cada vez mais tra-balhos de integração social com a comunidade.

Para tanto o Departamento de Meio Ambiente & Ação Social, incentivará os jovens a se engajarem em ações sociais e na prática de preservação do Meio Ambiente, colaborando na formação cidadã, na responsabilidade sócio-ambiental e no auxílio mútuo. Realizando atividades tais como: visitas a asilos, a orfanatos, limpeza e preservação de praças públicas, campanhas de consumo consciente, de redução de uso de sacolas plásticas, oficinas com materiais reciclados, reforços escolares etc..

Por exemplo, a AL poderá fazer com a comunidade uma oficina de reciclagem, onde, podem reapro-veitar garrafas pet’s para fazer bolsas, brinquedos, puf’s, etc. para serem vendidos. Com isso, fazemos três trabalhos ao mesmo tempo, ambiental pelo reaproveitamento do material descartado; social pelo trabalho com a comunidade gerando renda para os mesmo; e doutrinário.

A PráticaDivulgar na AL a importância da coleta seletiva.Organizar palestras voltadas para o Meio Ambiente levando um profissional da área para expli-car o que esta sendo feito em Prol do Meio Ambiente.Divulgar na AL algumas dicas do dia a dia que estão disponíveis no site www.sni.org.br/jovens e incentivar para que coloquem em prática. O Dia Mundial do Meio Ambiente é no dia 05 de Junho, e este dia poderá, por exemplo, ser es-colhido para não utilizar sacos plásticos, incentivando os adeptos e Dirigentes usarem as ecobags nas suas compras. Fazer palestras ao ar livre mostrando a importância da preservação do Meio Ambiente.Visitar asilos e creches.

A AL poderá participar da campanha Fundação da Grande Harmonia adotando um aluno.

••••

••

•••

Page 5: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 49

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DEPARTAMENTO CULTURAL

A Teoria

A maioria dos jovens sempre está de alguma forma ligada a cultura. Sabendo que a mensagem dou-trinária pode ser transmitida também de diversas formas através de música, representação teatral, poemas, a AL terá a oportunidade de expressar o ensinamento de maneira diferente.

Lembrando que, toda atividade cultural deverá obrigatoriamente seguir as Normas do Departamento Cultural.

Além de passar uma mensagem doutrinária para quem assiste/ouve as atividades culturais, essas atividades fazem com que os integrantes do gru-po desenvolvam a doutrina, a superação, o elogio, a capacidade, a oração. Como o que nos liga é a doutrina, todo ensaio dos grupos deverá ter sempre:

Oração de abertura.Palestra ou estudo doutrinário.Ensaio.Oração de encerramento.

A Prática

Realizar atividades que faz com que as pessoas adquiram conhecimento cultural, por exemplo, numa apresentação artística de capoeira, explicar o que é a capoeira, como e onde ela surgiu

Realizar grupos para banda, coral, teatro, dança, literatura. O ideal é que toda AL tenha pelo menos um grupo cultural/artístico.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DIVULGADORES

A Teoria

É natural que todo Divulgador, deixe de ser um simples adepto para se tornar um Líder, portanto é natural também que o mesmo assuma responsabilidades na AL.

A PráticaFazer valer a função do Divulgador, através de sua dedicação e amor, divulgar os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Auxiliar o Presidente da AL na condução das reuniões e atividades. Ser asso-ciado exemplar. Realizar Visitas de Benção.Realizar Reunião de Vizinhança.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X LÍDERES DA ILUMINAÇÃO E PRELETORES

A Teoria

Os Líderes da Iluminação e os Preletores têm influência direta na qualidade das reuniões, afinal, eles são responsáveis por transmitir a doutrina. A linguagem correta e a qualidade das palestras são fundamen-tais para uma boa reunião.

••••

••

Page 6: Manual

50 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

A Prática

AL na linguagem do jovem: Por meio da Associação dos LIs e em parceria com a Superinten-dência dos Preletores, treinar e preparar os Preletores e os LIs para que estejam aptos a transmitir os ensinamentos em uma linguagem acessível aos jovens, adolescentes e juvenis.

AL fora das quatro paredes: Em parceria com a Superintendência de Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preparar os Preletores e os Líderes da Iluminação (LIs) para que possam desenvolver atividades nas escolas com os jovens e os adolescentes.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DEPARTAMENTO FEMININO

A Teoria

O Departamento Feminino é responsável pela pre-paração e manutenção de um ambiente agradável na AL, desde cuidados básicos com o bem-estar dos participan-tes, cuidados com o ambiente, passando pela recepção, e a assistência antes, durante e no término da reunião.

A Prática

Recepção aconchegante: lembrando que a marca regis-trada da nossa recepção é: Reverências com as mãos jus-tapostas dizendo muito obrigado com sorriso no rosto!

Toque feminino no ambiente, tornando-o harmonioso e agradável para os Dirigentes e adeptos.

Formação da Jovem Mulher da AJSI/BR

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DEPARTAMENTO DE JOVENS EMPREENDEDORES

A Teoria

O Departamento de Jovens Empreendedores elaborará e fornecerá materiais e orientações para que a AL tenha condições de formar jovens empreendedores, no verdadeiro sentido da palavra. Podemos en-tender como empreendedor aquele que inicia algo novo vê o que ninguém vê. Um empreendedor é aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção aos seus ideais.

A Prática

Realizar parcerias com instituições como o SENAC e o SEBRAE para que se possam oferecer cursos profissionalizantes aos nossos jovens.

As ALs poderão fazer teste vocacional realizado por um profissional especializado voluntário.

Entrevista com profissionais para esclarecer dúvidas e auxiliá-los na decisão do curso que pre-tende prestar vestibular.

Lembrando que toda atividade, tem que estar sempre acompanhada da doutrina e muitas delas deve-rão ter a aprovação do CDOR – Conselho Doutrinário Organizacional Regional.

••

Page 7: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 51

ASSOCIAÇÃO LOCAL X LIVROS E REVISTAS SAGRADAS

A Teoria:

Colocando em prática uma das definições de AL, que é local de estudo, ela promoverá estudos e Campanhas de Leitura dos Livros Sagrados e Revistas Sagradas.

Através do estudo em grupo, por exemplo, as pessoas vão se soltando, pois começam a falar, tiram suas dúvidas e opinam. O estudo poderá ser feito de um livro ou da Revista do mês.

A Campanha de Leitura consiste em, durante um determinado tempo, realizar a leitura dos livros sagrados ou a leitura da coleção A Verdade da Vida. O papel da AL é fazer um acompanhamento para in-centivar e tirar possíveis dúvidas. Existem inúmeros relatos de pessoas que deslancharam na vida a partir da interiorização de que elas são filhas de Deus. A leitura das nossas obras nos possibilita isso.

A Prática:

Deixar definido uma reunião mensal de estudo (do livro ou da revista do mês).

Definir uma Campanha de Leitura, por exemplo: ler O Livro dos Jovens no prazo de um mês e apresentar as anotações das partes que mais chamaram a atenção; ler a coleção A Verdade da Vida durante o ano; ler a coleção A Verdade durante seis meses.

ASSOCIAÇÃO LOCAL X DIVULGAÇÃO DOS “PRODUTOS”

A Teoria:

Falamos muito dos nosso produtos, porém divulgamos muito pouco. Toda reunião deverá ter um tempo destinado para a divulgação de: Missão Sagrada, Forma Humana, Revistas Seicho-No-Ie, Livros Sagrados, Registros Espirituais, Culto Perpétuo e a Importância de se participar dos Seminários nas Aca-demias.

Além de dar oportunidade das pessoas adquirirem, temos o retorno financeiro para a AL.

A Prática:

Destinar de 10 a 20 minutos para a divulgação em todas as reuniões.

Fazer uma divulgação convidativa e não apenas informativa. Devemos despertar o interesse nas pessoas em adquirir o que foi divulgado. A divulgação poderá ser feita pelo orientador da reunião ou um Divulgador, porém é interessante também que os Líderes da AL exercitem.

Assim temos:

••

••

Page 8: Manual

52 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Page 9: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 53

Preparativos de Uma Reunião de Associação Local

São todos os passos para se ter uma reunião com sucesso:

1 – PASSOS A SEGUIR ANTES DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO LOCAL:

Ligar com 15 dias de antecedência ao LI/Preletor para repassar algumas instruções básicas, tipo: Idade e perfil do público de sua AL, incorporar em sua palestra o que se pretende passar para o seu público, Missão Sagrada, Revista Sagrada, Forma Humana, motivação, divulgação da aca-demia ou outros. Deixe seu nome e telefone para que o LI/Preletor entre em contato em caso de qualquer imprevisto;

Confirmar com um ou dois dias de antecedência com os colaboradores que estiverem ou estarão escalados para trabalhar.

2 – PASSOS A SEGUIR DURANTE REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO LOCAL:

Chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, o ideal são 2 horas;

Preparar a recepção, conforme Anexo I, com mesa limpa, livro de pre-sença e caneta, revistas do mês, livro texto da reunião, Sutra Sagrada, Meditação Shinsokan, Forma Humana e folheto de hinos;

Arrumação do ambiente:

Ambiente limpo;

Mesa e cadeira para o orientador e apresentador, em caso de reunião pequena poderão ser utilizadas somente cadeiras;

Cadeira para oração de abertura e encerramento, em frente ao quadro do Jissô (Imagem Verdadeira);

Caso se tenha quadro, deixar limpo com giz / caneta e apaga-dor;

Número de cadeiras suficientes para o total de pessoas que se espera na reunião, bem alinha-das;

Preparar bandeja, copo e pano limpo para servir água ao LI/Preletor;

Deixar ajustado os microfones e o aparelho de som e os CD’s que irão tocar na reunião.

Leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, antes da reunião para abençoar os cartões de benção;

Conversar com o orientador (a) antes do início da reunião para certificar que não haverá nenhum imprevisto do que foi combinado e o que ele irá necessitar na sua palestra;

••

•••

••

Page 10: Manual

54 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Chamar o pessoal que estiver na recepção para que venha assistir a reunião, deixando apenas uma pessoa responsável cuidando para recepcionar os convidados que chegarem após iniciado a reunião;

Iniciar a reunião pontualmente.

DURANTE A REUNIÃO

Dar assistência ao orientador responsável do dia, levar água ao orientador na sala ou mesa de espera para a palestra e quando o mesmo for anunciado para a palestra, deixando o copo de água no púlpito ou mesa;

Preencher cartão de gratidão ao orientador(a), com agradecimentos, data, nome da AL, número de participantes, quantidade de livros e Forma Humana vendidos, colocar com a gratidão em dinheiro dentro do envelope, para ser entregue no término da reunião;

Caso queira servir um cafezinho / pequeno lanche, deixe a mesa arrumada 15 (quinze) minutos antes do término da reunião, para evitar que vários Dirigentes fiquem a reunião toda só organi-zando o lanche.

TÉRMINO DA REUNIÃO

Conversar com as pessoas que estão pela primeira vez ou iniciando na AL, se possível apresentar para outras pessoas, e se necessitar de orientação, encaminhar ao orientador(a);

Entregar o envelope de gratidão ao orientador(a) da reunião;

Recolher (quando houver necessidade) os microfones, aparelho de som, CD’s, folheto de hi-nos;

Recolher os materiais da recepção;

Recolher ou organizar a Livraria da AL ou Núcleo;

Limpeza do ambiente;

Reunir com os Dirigentes / colaboradores da AL para discutir e avaliar a reunião do dia, agrade-cendo o desempenho de todos.

••

••••

Page 11: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 55

ANEXO I

PREPARAÇÃO DA RECEPÇÃO:

A recepção é cartão de visita da AL.

Marca registrada da recepção: reverências com as mãos justapostas.

A diretoria deve permanecer no início e no término das atividades agradecendo a todos pela par-ticipação e convidando-os para as próximas reuniões. Escalar jovens dinâmicos e alegres para atuarem na recepção.

Semblante alegre é necessário em todas as pessoas que estiverem na recepção para que os adep-tos vejam e sintam essa alegria.

A harmonia entre os Dirigentes faz a atmosfera da AL ser atraente e com isso mais jovens virão para as reuniões.

Os Dirigentes da Seicho-No-Ie vivem sorrindo alegremente.

A recepção dos participantes é importante em qualquer atividade da Seicho-No-Ie. Seja qual for o tamanho do evento é necessário que sempre haja pessoas para recebê-los.

O número de Dirigentes na recepção deve ser proporcional ao número de participantes espera-do.

Usar roupas discretas. Evite saia curta, decotes ousados ou roupas muito justas.

Estar sempre com um sorriso amistoso no rosto.

Fique atento. Evite aquelas “rodinhas” na recepção. O participante pode chegar e ninguém notar a sua presença.

Cumprimente a pessoa: “Bom dia”, (boa tarde ou boa noite), seguido de “Muito obrigado”.

Apresente-se à pessoa, pergunte o seu nome e peça gentilmente para que assine o livro de pre-sença, ou preencha o convite.

No caso de eventos em que haja grande número de participantes é necessário uma mesa reserva-da somente para o preenchimento dos convites, facilitando assim, a entrada das pessoas que já os trazem preenchidos.

Se houver, entregue o material aos participantes logo na entrada (folheto de hinos, programação, folheto de divulgação).

Indique à pessoa o local onde ela poderá sentar-se, ou encaminhe-a para alguém da comissão interna (no caso de eventos maiores, como Seminários e Conferências).

Coloque-se à disposição da pessoa, principalmente daquela que veio pela primeira vez.

Durante a atividade, deve permanecer sempre algum Dirigente na recepção. Nunca se sabe quan-do chegará mais participante.

Ao término da atividade, é importante que a comissão da recepção esteja a postos para se des-pedir do público.

•••

••

•••

••

••

Page 12: Manual

56 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

ANEXO II

REUNIÃO DE DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO LOCAL:

Sentar-se com toda a diretoria da AL e conversar sobre o que vai ser feito na reunião.

Preparação da programação.

Definição do tema da(s) Palestra(s).

Definição de orientador(es).

Distribuir as tarefas a serem realizadas.

Em relação à comunicação e avisos deve ser rápido e objetivo.

O Presidente da AL e o responsável pela elaboração dos materiais de divulgação devem provi-denciar a confecção dos mesmos para a divulgação das reuniões.

Nesses materiais de divulgação devem constar:

Tema das palestras;

Orientadores;

Telefone para contato ou e-mail;

Data das reuniões;

Local e referências para se chegar na AL;

Horário;

Entrada franca.

Reunião de diretoria:

Delegar funções aos que fazem parte da diretoria da AL. O Presidente deve fazer mensalmente reuniões com toda a sua diretoria.

Elaborar estratégias para o cumprimento dos objetivos sagrados estabelecidos.

Fazer pesquisas para saber como vai o andamento da campanha de divulgação.

Toda AL que deseja crescer necessita fazer reuniões de diretoria para:

Avaliar as reuniões realizadas e as campanhas de divulgação.

Nas reuniões de diretoria tem que haver total harmonia entre todos os Dirigentes.

Conscientize os participantes da diretoria a importância de chegar no horário, e o respeito para com os amigos.

Todos os Dirigentes devem ter marcado na agenda todas as datas das reuniões de diretoria.

Toda reunião deve ter a ata feita de tudo que foi falado e assinado por todos que participaram.

Iniciar a Oração de Abertura, para que ela seja orientada por Deus.

•••••••

•••••••

••••••

•••

Page 13: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 57

A leitura da Ata anterior deve ser feita logo após a Oração de Abertura.

Ver as pendências da Ata e o que foi realizado.

Toda reunião deve ter uma pessoa para redigir a Ata do dia.

Assuntos que não constam na Pauta devem ficar para o fim da reunião se o tempo permitir, caso contrário, deixe para a próxima reunião.

Definir de maneira bem clara os assuntos:

Não mude de assunto sem definir muito bem o assunto que está em discussão.

Após definir o assunto é importante definir os responsáveis se necessário para executá-los.

Se necessário verifique se todos entenderam.

Divulgação das Reuniões:

Montar uma equipe para divulgação dos eventos que irão acontecer na AL;

Preparar material para divulgação e distribuir para cada um deles esse material;

Realizar o projeto de divulgação com os panfletos nas residências e comércio (Verificar com a Prefeitura de sua cidade se existe autorização para panfletar);

Telefonar para os adeptos, amigos e parentes todos os meses convidando-os para visitas de bên-çãos e reuniões nas AL;

Ao sair para a divulgação estar sempre com a mente positiva e alegre.

••••

•••

•••

Page 14: Manual

58 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

ANEXO III

FORTALECENDO AS ASSOCIAÇÕES LOCAIS

Não podemos esquecer-nos durante as reuniões os seguintes itens:

Amor, alegria, harmonia;

Estudo da verdade;

Auxilio mútuo;

Ambiente agradável;

Inovar sem inventar;

Recepção com calor humano;

Atendimento por excelência às pessoas que estão chegando pela primeira vez;

Líderes com coração grandioso atraem grandes Líderes;

Acompanhar e controlar os objetivos da AL;

Seminário nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, de dois ou mais dias são atividades que além de motivar os participantes. É uma grande fonte de mudança na vida dos adeptos e Dirigentes;

O coração dos Dirigentes deve ser grandioso para acolher os participantes que chegarem à AL.

Qual o papel do Presidente da Associação Local

Viver conforme o “modus vivendi da Seicho-No-Ie”.

Viver em harmonia com o todo, mesmo quando parece haver desarmonia.

Formar uma diretoria comprometida com o ideal da Seicho-No-Ie.

Colocar o plano de ação da organização em prática.

Participar das reuniões de diretoria na Regional.

Ficar atento com os objetivos sagrados da AL.

Realizar reuniões mensais da diretoria da AL.

Saber ouvir e ser atencioso.

Acompanhar e controlar os objetivos sagrados da AL.

••••••••••

••••••••••

Page 15: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 59

Anexo VI

Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie

A Jovem geração da família Seicho-No-Ie, tem como objetivo oferecer um estudo avançado da Dou-trina, bem como, fortalecer os conceitos. Contribuindo para fortalecer os lideres da AL e a Formação de Sucessores.

Para formar novos Líderes, o estudo do Módulo é, atualmente, uma das melhores ferramentas que nós possuímos, por dispor de assuntos básicos da Doutrina, que os adeptos esperam que os Líderes do Movimento conheçam bem.

Neste sentido incentivaremos os participantes das reuniões da AL aderirem aos módulos para forma-ção de Divulgadores, LIs/Preletores.

Saiba mais sobre o Módulo:

Público Alvo

Destina-se a todos os adeptos, Líderes e Divulgadores, que pretendem se tornar LIs/Preletores e tam-bém aos LIs/Preletores já atuantes como forma de aperfeiçoamento e especialização da Doutrina.

Duração

O Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie será desenvolvido em três etapas, isto é, Módulo I, Módulo II e Módulo III, uma por ano. Em outras palavras, o aluno concluirá todos os módulos em três anos, se não for reprovado em nenhuma etapa.

A cada ano serão criadas novas turmas do Módulo I. Nenhum aluno poderá matricular-se em um módulo de nível mais elevado, sem antes ter concluído o módulo anterior.

A carga horária de cada módulo será de 35 horas, distribuídas em sete unidades de cinco horas cada uma.

Material Didático

É utilizada uma apostila para cada módulo, entregue após a efetivação de sua matrícula.

Critérios para Aprovação

Prova de aproveitamento - Após o término de cada módulo será realizada a avaliação do apro-veitamento, a nota mínima para aprovação é 70 pontos.

Tarefa Complementar - Durante o ano, serão propostas tarefas complementares, e depois de corrigidas, o Líder receberá um conceito A, B, ou C, de acordo com o trabalho realizado, sendo A = ótimo, B = bom e C = regular. Para atender a esse quesito o aluno deverá obter no mínimo quatro conceitos B.

Freqüência - O aluno deverá ter no mínimo 65% de presença às aulas, salvo os candidatos que, residem a mais de 200 km do local de aulas, e que foram autorizados pela Associação dos Prele-tores Regional, a estudar por correspondência.

Page 16: Manual

60 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Mesmo os alunos que acompanharem o módulo por correspondência deverão obrigatoriamente comparecer ao local da prova de avaliação, no dia e horário estipulado e fazer a prova, junta-mente com os demais.

Ideias para divulgação

Cada um de nós tem seu próprio ritmo. Por esta razão, é fundamental que divulguemos o Módulo de Estudos a todos os simpatizantes, adeptos, Líderes, Divulgadores, Preletores e Líderes da Iluminação de nossa organização. Entretanto, apenas divulgar e deixar que a pessoa tome a decisão de participar ainda é pouco. É necessário também motivá-lo até que a inscrição seja realizada, para que não se deixe abater por uma aparente dificuldade.

Segue algumas dicas para divulgação:

Esquetes (humor) nas reuniões da AL;

Utilizar meios de comunicação tais como e-mail, Orkut, Twitter;

Abordar individualmente;

Panfletos informativos e cartazes;

Módulos mais interessantes

Agora vamos tornar os módulos mais atraentes e interessantes para os jovens, adolescentes e juve-nis.

É importante que na comissão organizadora dos módulos esteja presente o Diretor Regional dos Divulgadores da AJSI/BR e o Coordenador da Associação dos Lideres da Iluminação de modo que em conjunto estude métodos para tornar o módulo sempre mais atrativo.

Para nós que estudamos o ensinamento da Seicho-No-Ie o Módulo de Estudo representa o ingresso em um curso de pós-graduação, sendo assim vamos incrementar os estudos.

Esteja sempre presente nas aulas; quando a liderança que já estudou os módulos está por perto, os alunos sentem-se prestigiados. Incentive, elogie, estude junto. Não deixe que o inscrito falte porque, de-pendendo da aula que ele perder, pode pensar que não conseguirá mais acompanhar o grupo.

Ensine o aluno a preparar o material de estudo com antecedência: apostila, bibliografia indicada para as aulas do dia, tarefa, aquisição de material necessário etc.

Para isto é importante que:

Faça uma boa escolha dos LIs/Preletores, não havendo disponibilidade em sua Regional opte pelo intercâmbio, trazendo-os de outras Regionais;

Realize reunião de planejamentos com os Orientadores e Comissão, de modo que as aulas sejam dinâmicas ministradas como uma linguagem e didática para jovens;

Proponha integração durante as tarefas. Por que as reuniões do grupo do Módulo de Estudos só precisam acontecer nos dias de aula? Alunos do ensino fundamental ou mesmo do ensino supe-rior têm maior aproveitamento quando podem desenvolver pesquisas e conclusões com os com-panheiros de curso, fora da sala de aula. Nós podemos ser motivadores dessa movimentação.

Faça contatos por e-mail e pelo telefone, lembre-se das datas de aniversário e realize visitas de bênção.

••••

Page 17: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 61

Valorize a individualidade. Aproxime-se dos jovens inscritos, conheça-os mais do que superfi-cialmente e chame-os pelo nome.

Procure reconhecer suas qualidades e elogiá-las. Não se deixe enganar pelas aparências: cada aluno é um legítimo filho de Deus, cheio de virtudes a serem utilizadas para a felicidade da hu-manidade. Responsabilize-se por fazê-lo reconhecer este tesouro.

Pesquise e introduza historias/relatos relacionados ao tema para ilustrar as aulas;

Elabore material didático complementar tais como: vídeos, livros, apostilas, revistas e outros;

Realize diferentes exercícios além dos já solicitados nos módulos, por exemplo, pesquisas, trabalhos em grupo, seminários, resumo de livros;

Desenvolva um método de avaliação contínua, podendo utilizar-se das pesquisas, dos re-sumos, de seminários, de apresentações;

Organize turmas de acordo com a faixa etária, por exemplo, turmas de juvenis...;

Estude a possibilidade de aulas por correspondência ou EAD para alunos com impossibi-lidade de acompanhar as aulas presenciais;

Introduza dinâmicas nas aulas.

Depois da avaliação final, realize a confraternização entre o grupo, como se fosse o final de um ano letivo na escola. O que nos encoraja na maioria das vezes é a confiança que os amigos depositam em nós. Aproveite a oportunidade para reconhecimento do valor de todos, introdu-zindo-os cada vez mais no grupo da liderança da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie.

Elabore dicas e ideias para enriquecer os Módulos de Estudos de acordo com as possibilidades da Regional.

Formação de Divulgadores e LIs/Preletores

Na primeira aula crie um espaço para explicar a importância de ser Divulgador da Seicho-No-Ie.

Entregue as ficha cadastral para Divulgador da SEICHO-NO-IE e o Termo de Juramento para o preenchimento. Durante o decorrer do Módulo I acompanhe os alunos para auxiliá-lo a organizar os re-quisitos mínimos para a indicação, de modo que no final do ano letivo possam ser entregues ao CDOR para aprovação.

Após serem diplomados, acompanhe-os até o final do Curso para que na conclusão do Módulo III estes possam prestar exame para LI/Preletor.

O que é específico para cada nível?

Módulo I

A conclusão do Módulo I (frequência superior a 65% das aulas e realização da avaliação final), com ou sem aprovação, permite a indicação do aluno para a função de Divulgador da Seicho-No-Ie. No entan-to, a conclusão é apenas um dos requisitos para indicação. Para que os demais aspectos sejam atendidos, sem que o aluno sinta-se sobrecarregado, diluímos os pontos em momentos diferentes ao longo do ano letivo.

••

••

••

Page 18: Manual

62 Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Importante: mesmo que o aluno não tenha interesse em tornar-se Divulgador, os pontos apresenta-dos são também práticas dos adeptos.

Missão Sagrada

Até o meio do ano (antes da Unidade D) procure esclarecer o que é a Missão Sagrada e incentivar os inscritos para que tornem-se membros mantenedores do Movimento. O mais importante é despertar neles o desejo sincero de doar e promover a expansão do Movimento Seicho-No-Ie.

Cota de Revistas Sagradas

Antes de finalizar o ano (até Unidade E ou F) fale sobre a importância da divulgação de Revistas da Seicho-No-Ie para iluminar o maior número de lares e explique sobre a retirada de cotas. Este é um tra-balho contínuo, pois os não cotistas podem se interessar por iniciar a colaboração e os já cotistas podem sentir o desejo de aumentar sua cota.

Indicação para Divulgador

No final do ano, preferencialmente antes da avaliação final, verifique todos os requisitos para realizar a indicação para Divulgador. Verifique atentamente Revistas, Missão Sagrada, idade etc.

Caso a indicação não seja realizada até o final do ano, o aluno não poderá realizar o exame para Pre-letor ou Líder da Iluminação no ano seguinte à conclusão do Módulo III, por não atender ao requisito de atuação mínima de dois anos como Divulgador (que devem ser completos até Dezembro do ano anterior à indicação).

Módulo II

Neste nível do Módulo de Estudos, podemos ajustar diversos pontos que, eventualmente, tenham ficado pendentes no ano anterior. A conclusão deste módulo não permite a indicação ao exame para LI/Preletor, mas há também pontos a serem observados no processo.

Indicação para Divulgador

Pode acontecer, eventualmente, de um aluno chegar ao Módulo II sem que a indicação tenha acon-tecido no anterior, seja por uma falha de acompanhamento nossa, seja porque veio de outra Regional, ou ainda porque o aluno não tinha interesse no ano anterior.

Em qualquer momento durante o ano, o aluno do Módulo II pode ser indicado para a função de Di-vulgador, desde que tenha os requisitos necessários.

Verifique a situação de cada aluno e regularize o que for preciso.

Preparação do Colaborador

Confie tarefas simples, mas de valor, para o aluno do módulo. Convide-o a participar e colaborar nas reuniões dos Jovens da Associação Local. Introduza-o também nas reuniões de Diretoria da AL, mesmo que ele não tenha funções formais. Elogie sempre sua participação e oriente-o no que for necessário, tendo sempre em vista que você é o agente formador de sucessão.

Preletor ou Líder da Iluminação

Introduza informações sobre funções, atuação, requisitos etc. do Preletor ou Líder da Iluminação da Seicho-No-Ie, de forma que o participante sinta-se motivado a ser um orientador e perceba que é possível.

1.

2.

3.

1.

2.

3.

Page 19: Manual

Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL 63

Muitas vezes, uma abordagem simples sobre o assunto elimina o caráter místico da função do LI/ Prele-tor.

Importante: o processo de indicação para exame a LI/Preletor depende de várias etapas, com tempo predeterminado. Portanto, ajude o aluno interessado no exame a providenciar o que for necessário (cota de Revistas, Missão Sagrada), antes de virar o ano.

Módulo III

A conclusão do Módulo III, com aprovação, é um dos requisitos para indicação ao exame para LI/Preletor, portanto neste nível os alunos devem ser acompanhados com muita atenção, para que nenhum aspecto organizacional fique obscuro.

Requisitos para LI/Preletor

Ainda no começo do ano, procure colaborar com o aluno no sentido de organizar seus requisitos para indicação ao exame para LI/Preletor como Revistas e Missão Sagrada. Também neste ano (de Janeiro a Dezembro do ano anterior à indicação para exame), o aluno deve angariar dez novos assinantes de Revis-tas Sagradas ou dez novos membros da Missão Sagrada, portanto ele deve ser orientado neste sentido.

Acompanhe e encoraje

Neste momento em que o aluno se aproxima da conclusão do estudo do Módulo – diferente da con-clusão do estudo da Seicho-No-Ie, que nunca acontece! – podem existir desistências ou apreensão pelos novos desafios, se não houver um acompanhamento adequado.

Jamais pense “a esta altura, o aluno já sabe o que deve fazer”, pois todos somos filhos de Deus e esta-mos no maravilhoso processo de manifestação da Imagem Verdadeira. Tenha paciência e explique quantas vezes forem necessárias o que deve ser feito e por que deve ser feito.

Cuidar com amor é a melhor forma de manifestar plenamente a potencialidade do próximo.

Considerações finais

Sempre, em todos os trabalhos que executar, coloque Deus em tudo o que faz. Quando torna-se difícil formar nova liderança ou encontrar alguém que assuma a sucessão nas funções sagradas significa que a atuação atual tem demonstrado insatisfação ao invés da sincera gratidão. A Seicho-No-Ie nos ensina que a oportunidade está em todos os lugares, a todo o momento, basta ter sensibilidade para vê-la e senti-la. O segredo para aproveitar a oportunidade o tempo todo em qualquer lugar é muito simples: dedique amor a tudo o que faz ou diz.

Muito obrigado!

1.

2.