manpes módulo 28 - capítulo 001 anexo 02

3
MANUAL DE PESSOAL MÓD: 28 CAP: 1 VIG: 03.06.2014 Anexo: 2 1/3 ANEXO 2: REGRAS PARA CONCESSÃO DO VALE-CULTURA 1 BENEFICIÁRIOS 1.1 São beneficiários do Vale-Cultura, os relacionados abaixo, com remuneração mensal de até 5 (cinco) salários mínimos: a) empregados da ECT; b) jovem aprendiz. 2 CADASTRAMENTO 2.1 No ato de ingresso na ECT, os beneficiários citados no subitem 1.1 deste Anexo, se desejarem, deverão preencher o Termo de Opção ao Vale-Cultura, conforme modelo apresentado no Anexo 3 deste Capítulo, para que tenham direito ao benefício. 3 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO 3.1 O fornecimento do Vale-Cultura dependerá de prévia aceitação pelo empregado ou pelo jovem aprendiz, que poderão reconsiderar, a qualquer tempo, a sua decisão sobre o recebimento desse benefício. NOTA: A exclusão do benefício do Vale-Cultura solicitada pelo empregado ou jovem aprendiz será efetivada no mês seguinte ao da manifestação por escrito, por meio de Declaração de Exclusão. 3.2 O Vale-Cultura deverá ser utilizado exclusivamente na aquisição de produtos e serviços culturais previstos na legislação. 3.3 O Vale-Cultura será oferecido ao empregado e ao jovem aprendiz com remuneração mensal de até 5 (cinco) salários mínimos, observados os percentuais de compartilhamento previstos no subitem 5.1 deste Anexo. 3.4 O direito ao recebimento do valor mensal do Vale-Cultura iniciará no mês seguinte ao que ocorrer a manifestação de opção ao recebimento pelo beneficiário. 3.5 Terá direito ao recebimento do valor do Vale-Cultura o empregado ou jovem aprendiz que perceber um período mínimo de 15 dias de remuneração, pela ECT, no mês de competência. 3.6 O beneficiário desligado da ECT perde o direito ao benefício do Vale-Cultura no dia seguinte ao do seu desligamento. NOTA: No mês da rescisão do contrato, o empregado terá direito ao benefício se perceber, no mínimo, 15 dias de remuneração no mês de desligamento.

Upload: jose-carlos

Post on 19-Jun-2015

1.583 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

Manpes módulo 28 - capítulo 001 anexo 02

TRANSCRIPT

Page 1: Manpes   módulo 28 - capítulo 001 anexo 02

MANUAL DE PESSOALMÓD: 28

CAP: 1

VIG: 03.06.2014 Anexo: 2 1/3

ANEXO 2: REGRAS PARA CONCESSÃO DO VALE-CULTURA

1 BENEFICIÁRIOS

1.1 São beneficiários do Vale-Cultura, os relacionados abaixo, com remuneração mensal de até 5 (cinco) salários mínimos:

a) empregados da ECT;

b) jovem aprendiz.

2 CADASTRAMENTO

2.1 No ato de ingresso na ECT, os beneficiários citados no subitem 1.1 deste Anexo, se desejarem, deverão preencher o Termo de Opção ao Vale-Cultura, conforme modelo apresentado no Anexo 3 deste Capítulo, para que tenham direito ao benefício.

3 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

3.1 O fornecimento do Vale-Cultura dependerá de prévia aceitação pelo empregado ou pelo jovem aprendiz, que poderão reconsiderar, a qualquer tempo, a sua decisão sobre o recebimento desse benefício.

NOTA: A exclusão do benefício do Vale-Cultura solicitada pelo empregado ou jovem aprendiz será efetivada no mês seguinte ao da manifestação por escrito, por meio de Declaração de Exclusão.

3.2 O Vale-Cultura deverá ser utilizado exclusivamente na aquisição de produtos e serviços culturais previstos na legislação.

3.3 O Vale-Cultura será oferecido ao empregado e ao jovem aprendiz com remuneração mensal de até 5 (cinco) salários mínimos, observados os percentuais de compartilhamento previstos no subitem 5.1 deste Anexo.

3.4 O direito ao recebimento do valor mensal do Vale-Cultura iniciará no mês seguinte ao que ocorrer a manifestação de opção ao recebimento pelo beneficiário.

3.5 Terá direito ao recebimento do valor do Vale-Cultura o empregado ou jovem aprendiz que perceber um período mínimo de 15 dias de remuneração, pela ECT, no mês de competência.

3.6 O beneficiário desligado da ECT perde o direito ao benefício do Vale-Cultura no dia seguinte ao do seu desligamento.

NOTA: No mês da rescisão do contrato, o empregado terá direito ao benefício se perceber, no mínimo, 15 dias de remuneração no mês de desligamento.

Page 2: Manpes   módulo 28 - capítulo 001 anexo 02

MANUAL DE PESSOALMÓD: 28

CAP: 1

VIG: 03.06.2014 Anexo: 2 2/3

4 VALOR DO VALE-CULTURA

4.1 O valor mensal do Vale-Cultura, por beneficiário, será creditado em cartão magnético conforme definido pela legislação referente ao assunto.

4.2 Os créditos não possuem prazo de validade.

4.3 O valor mensal do Vale-Cultura será reajustado em conformidade com a legislação.

4.4 É vedada a reversão do valor do Vale-Cultura em dinheiro.

4.5 O valor correspondente ao Vale-Cultura não tem caráter salarial e, portanto não integra o salário de Contribuição Previdenciária (INSS e POSTALIS) ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nem tampouco o Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

5 PERCENTUAIS DE COMPARTILHAMENTO

5.1 O beneficiário de que trata o item 1.1 deste Anexo terá descontado de sua remuneração os seguintes percentuais do valor recebido a título de Vale-Cultura:

a) até um salário mínimo - dois por cento;

b) acima de um salário mínimo e até dois salários mínimos - quatro por cento;

c) acima de dois salários mínimos e até três salários mínimos - seis por cento;

d) acima de três salários mínimos e até quatro salários mínimos - oito por cento;

e) acima de quatro salários mínimos e até cinco salários mínimos - dez por cento.

5.1.1 Entende-se por remuneração para fins do compartilhamento, todas as verbas recebidas pelo beneficiário, exceto: hora extra, trabalho em dia de repouso, trabalho em fim semana proporcional, verbas recebidas a título de diferenças e valores recebidos por quaisquer benefícios (Reembolsos Creche e Babá, Auxílio Especial, Vales Alimentação, Refeição e Cesta, Vale-transporte dentre outros, conforme legislação).

6 PRAZO DE CRÉDITO

6.1 O direito ao recebimento do valor mensal do Vale-Cultura iniciará no mês seguinte ao que ocorrer a manifestação de opção ao recebimento pelo empregado ou jovem aprendiz.

6.2 O crédito mensal do valor ocorrerá até o dia 20 de cada mês.

7 LICENÇAS E AFASTAMENTOS

7.1 Não haverá concessão do Vale-Cultura aos beneficiários que se encontrarem em situação de afastamento, salvo o disposto no subitem 3.5 deste Anexo.

Page 3: Manpes   módulo 28 - capítulo 001 anexo 02

MANUAL DE PESSOALMÓD: 28

CAP: 1

VIG: 03.06.2014 Anexo: 2 3/3

8 PERDA/EXTRAVIO/CLONAGEM DO CARTÃO MAGNÉTICO

8.1 O beneficiário é responsável pelo cartão magnético do Vale-Cultura, sendo que no caso de perda/extravio/clonagem do referido cartão, o beneficiário deverá informar imediatamente a empresa operadora para apuração e fornecimento de novo cartão.

8.2 No caso de divergência de saldo no valor do Vale-Cultura do beneficiário, este deverá comunicar imediatamente e diretamente à empresa operadora, fornecedora do cartão, para que esta realize a apuração das informações e adote providências.

* * * * *