manifestações culturais de uma organização ... · lote de compra (lc) quantidade de itens de...

19
06/02/2014 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 03 - Prof. Renato Fenili Fevereiro de 2014 II. GESTÃO DE ESTOQUES (Parte 2) Sistemas de Reposição de Estoque O MRP II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque Determinação dos custos de estoque Previsão do consumo Planejamento da reposição (ou revisão) dos estoques 1) Sistemas de Reposição de Estoque II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque Sistemas de Reposição de Estoque Sistema de Reposição Periódica Sistema de Reposição Contínua (Máximos e Mínimos) Just in Time / Kanban

Upload: trannhi

Post on 25-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

1

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

- Aula 03 -

Prof. Renato Fenili

Fevereiro de 2014

II. GESTÃO DE ESTOQUES (Parte 2)

• Sistemas de Reposição de Estoque • O MRP

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Determinação dos custos de estoque

Previsão do consumo

Planejamento da reposição (ou revisão) dos

estoques

1) Sistemas de Reposição de Estoque

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Sistemas de Reposição de Estoque

Sistema de Reposição Periódica

Sistema de Reposição Contínua

(Máximos e Mínimos)

Just in Time / Kanban

Page 2: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

2

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Sistema de Reposição Periódica Sistema de Reposição Contínua

• Também conhecido como Modelo de Intervalo Padrão ou Modelo de Estoque Máximo.

• Sempre após um determinado período (T), emite-se um novo pedido de compra.

• Também conhecido como Modelo de Ponto de Pedido ou Modelo de Estoque Mínimo ou Sistemados Máximos e Mínimos.

• Sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade (= Ponto de Pedido), emite-se um novo pedido de compra.

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Conceitos Relacionados

CONCEITO DEFINIÇÃO

Tempo de Reposição (TR)

• Intervalo de tempo compreendido entre a verificação de que o estoque precisa ser reposto e a efetiva chegada do material no almoxarifado.

• É também conhecido como Tempo de Ressuprimento ou Lead Time.

• TR = Δt (emissão do pedido + preparação do pedido + transporte)

Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras.

Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

É um estoque “adicional”, capaz de cobrir situações imprevisíveis ao gestor, tais como: • atrasos no tempo de reposição (TR); • cancelamento do pedido de compras (por diversos motivos); • aumento imprevisto no consumo; • Rejeição dos itens comprados por orientação do controle de

qualidade • Etc.

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

CONCEITO DEFINIÇÃO

Estoque Máximo (EM)

• É o nível máximo da quantidade de itens a ser armazenada no almoxarifado.

• O Estoque Máximo é definido pela seguinte fórmula:

𝐸𝑀 = 𝐸𝑆 + 𝐿𝐶

Estoque de

Antecipação

Trata-se de um estoque criado para nivelar as diferenças de ritmo entre produção e demanda, quando as diferenças são grandes e previsíveis. São relativos, em geral, a itens com evolução de consumo sazonal. Ex: chocolate, na Páscoa.

Estoque de Trânsito

• São mercadorias em trânsito, como as que vão da fábrica a um centro de distribuição ao cliente.

• Também é conhecido como estoque em movimento, ou estoque de tubulação.

Ruptura de Estoque

É a situação na qual há a impossibilidade de atendimento a uma necessidade de demanda, por insuficiência de estoque. Da ruptura de estoque advêm os custos de falta de estoque.

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Sistema de Reposição Periódica

http://admveris2012.wikispaces.com/file/view/Adm+Materiais+cap+4+e+5.pdf

Page 3: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

3

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

Sistema de Reposição Contínua (máximos e mínimos)

• Dificuldade em determinar o consumo

• Variações de TR

1. (CESPE / SERPRO / 2013) Se um gerente administra um estoque caracterizado pela variação no tempo de reposição e pela dificuldade de determinação do consumo, é recomendável que esse gerente adote o sistema dos máximos-mínimos no estoque

As variações imprevisíveis no TR e no consumo são as justificativas para a

manutenção de estoques de segurança, bem com para uma

dinâmica de reposição com base no ponto de pedido.

A assertiva está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES

2. (CESPE / ABIN / 2010) No sistema de revisão periódica, o pedido de um item é emitido com base na quantidade disponível do item em estoque, em intervalos de tempo preespecificados e fixos.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

O Lote de Compra (LC) no sistema de Reposição Periódica é determinado pela diferença entre o Estoque Máximo e o estoque existente após o transcurso de períodos fixos. Assim, para um estoque máximo de 70 unidades, caso o estoque existente no dia em que ocorre o término do período seja de 30 unidades, o Lote de Compra será de 40 unidades. A questão está CERTA.

3. (CESPE / ABIN / 2010 - adaptada) No sistema de revisão contínua, o ponto de pedido consiste na quantidade de estoque que, atingida, provoca novo pedido de compra para a reposição do estoque.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

Eis o motivo do sistema de revisão receber o nome de contínuo: o controle dos níveis de estoque deve ser constante, a fim de verificar quando o ponto de pedido é atingido. Neste instante, emite-se um novo pedido para a área de compras. A questão está CERTA.

Page 4: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

4

4. (CESPE / TJ - ES / 2011) Para seu funcionamento, o sistema de revisões periódicas depende diretamente do estabelecimento do ponto de pedido de cada item.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

O sistema de revisão periódica não possui um “ponto de pedido”. Neste sistema, o pedido é feito toda a vez que decorrer um intervalo de tempo fixo e predeterminado. A questão está ERRADA.

5. (CESGRANRIO / Petrobrás / 2011 - adaptada) Ponto de ressuprimento é parâmetro essencial para determinação do tamanho dos lotes de compra, na política de revisão periódica.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

A política de revisão periódica não leva em consideração “pontos de ressuprimento”. A questão está ERRADA.

6. (CESPE / ABIN / 2010) O estoque de segurança destina-se a proteger o sistema produtivo quando a demanda e o tempo de reposição variam ao longo do tempo.

O Estoque de Segurança visa a evitar a ruptura de estoque, agindo como uma cautela contra situações imprevisíveis, tais como: • Aumento imprevisível da demanda; • Atraso no tempo de ressuprimento; • Cancelamento do Lote de Compra; • Rejeição do Lote de Compra pelo controle de qualidade; • Etc. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - ES

7. (CESPE / TSE / 2006) Eventuais problemas de estoque por atraso na entrega ou aumento no consumo são solucionados com a utilização do estoque de segurança.

É o mesmo conteúdo abordado na questão anterior. Ambas as questões estão CERTAS.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - ES

8. (CESPE / TRT 10ª Região / 2006) Uma medida para minimizar o risco de desabastecimento de materiais é a definição do estoque de segurança a ser utilizado. Variação na demanda e alterações em prazos de entrega são fatores que influenciam o estoque de segurança.

Page 5: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

5

9. (CESPE / FUB / 2008) A adequada gestão de estoques pressupõe que o início do processo de reposição de um item de estoque deve ocorrer quando a última unidade desse item é consumida.

Se adotássemos a linha de ação proposta no enunciado, incorreríamos numa situação indesejada de ruptura de estoque. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - ES

10. (CESPE / ABIN / 2010) Os estoques de tubulação, ou de movimento, são formados por mercadorias em trânsito.

Questão apresentada apenas para reforçar o conceito de estoque de trânsito. (também conhecido como estoque de movimento ou estoque de tubulação). A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - ES

11. (CESPE / ANCINE / 2006) O cálculo do estoque mínimo de determinado bem depende do seu tempo de reposição, que é o período empregado entre a constatação da necessidade de nova compra do bem e o recebimento do pedido de compra pelo fornecedor.

O Tempo de Reposição só termina com o recebimento (do material solicitado) nos almoxarifados da organização solicitante. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - ES

12. (CESPE / TRT 16ª Região / 2005) Tempo de ressuprimento é o tempo gasto desde a verificação de que o estoque precisa ser reposto até a chegada efetiva do material no almoxarifado da organização. Esse tempo é composto por: emissão do pedido, preparação do pedido e transporte.

• Emissão do pedido = tarefa interna da organização solicitante; • Preparação do pedido = tarefas do fornecedor, prontificando

os itens de material solicitados; • Transporte = saída do fornecedor, até o recebimento pela

organização. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - TR

Page 6: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

6

13. (CESPE / ANCINE / 2006) O tempo de reposição de um bem pode ser desmembrado em três partes: tempo de emissão do pedido, tempo de preparação do pedido, tempo de transporte.

Trata-se do mesmo conteúdo da questão anterior. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - TR

14. (CESPE / TST / 2008) Para trabalhar com estoque mínimo, é fundamental conhecer o tempo de reposição, que começa com a constatação da necessidade de reposição e termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produção do fornecedor.

A questão traz uma afirmativa inédita até agora: o tempo de reposição compreendendo o ciclo de produção do fornecedor. O ciclo de produção do fornecedor nada mais é do que o tempo de processamento do pedido, especialmente aplicado a uma organização fornecedora produtora. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - TR

15. (CESPE / TSE / 2006) Ruptura de estoque é o termo que caracteriza nível de estoque igual a zero e impossibilidade de atendimento a uma necessidade de consumo.

...apenas para reforçar o conceito. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - Ruptura

16. (CESPE / MPS / 2010) O ponto de reposição ou ponto de pedido refere-se ao momento em que o responsável pela gestão de materiais percebe a falta de determinado item e busca sua reposição com o fornecedor.

Se o gestor esperar a falta de um item de material para tomar uma medida, incorrerá em custos de falta de estoque, o que não é desejável. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - PP

Page 7: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

7

17. (CESPE / IFB / 2011) Os estoques de antecipação são utilizados para cobrir flutuações aleatórias e imprevisíveis do suprimento, da demanda e do lead time.

A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque – Estoque de antecipação

Tipo do estoque

Estoque de Segurança

Demanda Imprevisível

Estoque de Antecipação

Demanda Previsível

18. (FCC / Câmara dos Deputados / 2007) “No modelo …I…, o pedido de compras é emitido com quantidades iguais ao Lote Econômico, sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido, enquanto que, no modelo …II…, o pedido de compras é emitido em lotes de tempos fixos”.

Preenchem corretamente as lacunas I e II acima:

I II

a) Estoque Mínimo Estoque Máximo

b) Estoque Máximo Estoque Mínimo

c) Reposição Periódica Intervalo Padrão

d) Reposição Periódica Reposição Contínua

e) Intervalo Padrão Tempos Fixos Resposta: A.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

19. (FCC / ARCE / 2006) Considere as seguintes informações:

- Estoque de segurança = 80 unidades

- Demanda = 500 unidades por mês

- Tempo de atendimento do fornecedor = 5 dias

- Mês = 20 dias úteis

O ponto de pedido ou reposição é igual a :

a) 100 unidades

b) 116 unidades

c) 205 unidades

d) 225 unidades

e) 305 unidades

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

Page 8: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

8

19. (Resolução) Dados do enunciado: • C = 500 unidades/mês • TR = 5/20 mês • ES = 80 unidades

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟓𝟎𝟎 ∗𝟓

𝟐𝟎+ 𝟖𝟎 = 𝟐𝟎𝟓 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔

Resposta: C.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

20. (CESPE / TSE / 2007) Se determinado material tem consumo mensal de 30 unidades, tempo de reposição e estoque mínimo de um mês e inexistem pedidos pendentes de atendimento desse material, então seu ponto de pedido é igual a 90 unidades.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque

Dados do enunciado: • C = 30 unidades/mês • TR = 1 mês • ES = unidades consumidas em 1 mês = 30 unidades (!!!)

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟑𝟎 ∗ 𝟏 + 𝟑𝟎 = 𝟔𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 A questão está ERRADA.

21. (CESPE / AGU / 2010) Considerando que certa empresa utilize o sistema de ponto de pedido para atingir a máxima eficiência das reposições de seu estoque; que o consumo diário de determinado item nessa empresa seja de 120 unidades; que o período de reabastecimento do item seja de 2 dias e que o estoque de segurança do item corresponda ao consumo de 1 dia, é correto afirmar que o ponto de pedido do item em questão é de 360 unidades.

Dados do enunciado: • C = 120 unidades/dia • TR = 2 dias • ES = unidades consumidas em 1 dia = 120 unidades (!!!)

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟏𝟐𝟎 ∗ 𝟐 + 𝟏𝟐𝟎 = 𝟑𝟔𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 A questão está CERTA.

22. (CESPE / Câmara dos Deputados / 2012) Considere que um item de determinado estoque seja consumido na média de 15 unidades por mês e que o tempo de reposição desse item seja de dois meses. Nessa situação hipotética, dada a necessidade de se garantir o estoque mínimo para dois meses de consumo, o ponto de pedido será igual a 60.

Dados do enunciado: • C = 15 unidades/mês • TR = 2 meses • ES = dois meses de consumo = 30 unidades (!!!)

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟏𝟓 ∗ 𝟐 + 𝟑𝟎 = 𝟔𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 A questão está CERTA.

Page 9: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

9

23. (CESGRANRIO / BACEN / 2010) Uma empresa que usa o modelo de reposição contínua na gestão de estoques tem um consumo médio de um item em estoque de 1.000 unidades por mês e mantém um estoque de segurança de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, após a colocação do pedido, é de 10 dias úteis, que as compras são feitas em lotes de 5.000, e considerando 20 dias úteis por mês, qual é a quantidade do ponto de pedido?

Dados do enunciado: • C = 1.000 unidades/mês • TR= 10 dias úteis = 0,5 mês • ES = 100 unidades

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟏. 𝟎𝟎𝟎 ∗ 𝟎, 𝟓 + 𝟏𝟎𝟎 = 𝟔𝟎𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔

24. (CESGRANRIO / PETROBRÁS / 2011) Determinado item de estoque apresentou, no início do mês, um saldo de 400 unidades em estoque. No dia 20 do mesmo mês, o saldo era de 700 unidades. Sabe-se que houve uma entrada de 500 unidades no estoque, no dia 15, e que o consumo diário desse item é constante, inclusive em fins de semana e feriados. Se o ponto de ressuprimento é 270 unidades, o tempo de reposição do fornecedor desse item, em dias, será

a) 10

b) 5

c) 4

d) 3

e) 2

24. (Resolução) Dados do enunciado: • Saldo inicial = 400 unidades • Saldo no dia 20 = 700 unidades

• 𝑺𝒂𝒍𝒅𝒐 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒍 −𝟐𝟎

𝟑𝟎∗ 𝑪𝒐𝒏𝒔𝒖𝒎𝒐 𝑴𝒆𝒏𝒔𝒂𝒍 + 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 =

𝑺𝒂𝒍𝒅𝒐 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍

• = 𝟒𝟎𝟎 −𝟐

𝟑∗ 𝑪𝒐𝒏𝒔𝒖𝒎𝒐 𝑴𝒆𝒏𝒔𝒂𝒍 + 𝟓𝟎𝟎 = 𝟕𝟎𝟎

• = Consumo Mensal = 300 unidades

24. (Resolução)

• ES= ?

Pelo sistema de reposição contínua, no momento de chegada do lote de compra, o nível de estoque corresponde ao estoque de segurança: ES = saldo inicial – consumo (até dia 15) = 400 – 150 = 250 unidades

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟐𝟕𝟎 = 𝟑𝟎𝟎 ∗ 𝑻𝑹 + 𝟐𝟓𝟎

• TR = 2 dias Resposta: E.

Page 10: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

10

25. (CESGRANRIO / PETROBRÁS / 2011) Sabe-se que a política de reposição de estoque adotada para um item é o sistema de revisão periódica. O consumo médio diário é de 20 unidades, e pode ser considerado estável. O lead-time de entrega do fornecedor é de 5 dias. Se o saldo atual em estoque é de 200 unidades, o nível máximo de estoque é de 300 unidades, e a próxima revisão ocorre dentro de 3 dias, qual deve ser o tamanho, em unidades, do próximo lote de fornecimento?

a) 100

b) 150

c) 160

d) 200

e) 240

25. (Resolução) Dados do enunciado: • Consumo = 20 unidades / dia • TR = 5 dias • Saldo atual = 200 unidades • Estoque Máximo = 300 unidades • Próxima reposição = 3 dias • 𝑳𝑪 = 𝑬𝒔𝒕𝒐𝒒𝒖𝒆 𝑴á𝒙𝒊𝒎𝒐 − 𝑬𝒔𝒕𝒐𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒐 𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝒑𝒆𝒅𝒊𝒅𝒐 • LC = 300 – (200 – 3*20) • LC = 160 unidades

• Resposta: C.

A CURVA “DENTE DE SERRA”

ESTOQUE MÁXIMO

PONTO DE PEDIDO

ESTOQUE MÍNIMO

Nív

el d

o E

sto

qu

e

= Lote de Compra

= CxTR

= ES

26. (CESPE / TSE / 2007 - adaptada) Curva dente de serra é um método de avaliação de estoques que focaliza o custo médio dos bens em estoque.

Curva dente de serra é uma ferramenta gráfica que auxilia a visualização da variação de estoque, facilitando a operacionalização do Sistema de Reposição Contínua. O enunciado trata do método de avaliação de estoques chamado de custo médio, que veremos na próxima aula. A questão está ERRADA.

Page 11: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

11

(CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008)

27. O nível C representa o estoque de segurança, que tem como objetivo proteger a empresa contra a incerteza de quantidade (variações de demanda) e contra a incerteza do período de entrega.

A questão está CERTA.

(CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008)

28. A-B representa a quantidade a ser pedida na compra do item em questão.

Lote de Compra = LC = Segmento A-C A questão está ERRADA.

(FCC / Câmara dos Deputados / 2007) Um item de estoque tem uma demanda de 500 unidades ao mês, sendo que se mantém 100 unidades como estoque de segurança. O tempo de atendimento é de 5 dias úteis. Suponha que o mês tenha 20 dias úteis e que a quantidade comprada seja em lotes de 1.000 unidades.

29. O Ponto de Pedido é:

a) 150 unidades b) 225 unidades c) 250 unidades d) 275 unidades e) 300 unidades

Dados do enunciado: • C = 500 unidades/mês • TR = 5 dias úteis = 5/20 mês (1 mês = 20 dias úteis!) • ES = 100 unidades (!!!)

Assim, temos:

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟓𝟎𝟎 ∗𝟓

𝟐𝟎+ 𝟏𝟎𝟎 = 𝟐𝟐𝟓 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔

Resposta: B

Page 12: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

12

30. O intervalo entre pedidos é de:

a) 1 mês b) 1,5 meses c) 2 meses d) 2,5 meses e) 3 meses

𝐸𝑚á𝑥 = 𝐿𝐶 + 𝐸𝑆 = 1000 + 100 = 1.100 𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠

𝑇𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑜 𝑎𝑡é 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑎𝑟 𝑎𝑜 𝑃𝑃 (𝑇1) =(1.100 − 225)

500= 1,75 𝑚ê𝑠

𝑇𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑇2 = 5 𝑑𝑖𝑎𝑠 ú𝑡𝑒𝑖𝑠 = 0,25 𝑚ê𝑠

𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑝𝑒𝑑𝑖𝑑𝑜𝑠 = 𝑇1 + 𝑇2 = 𝟐, 𝟎𝟎 𝒎𝒆𝒔𝒆𝒔 Resposta: C

31. O estoque médio é de:

a) 1.080 unidades

b) 700 unidades c) 600 unidades d) 540 unidades e) 500 unidades

𝐸𝑠𝑡𝑜𝑞𝑢𝑒 𝑚é𝑑𝑖𝑜 =Emáx + Emín

2=

1.100 + 100

2= 𝟔𝟎𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔

Resposta: C

(CESPE / TJ ES / 2011) Considerando que determinada peça seja consumida no montante de 30 unidades por mês, que seu tempo de reposição seja de 2 meses e que seu estoque mínimo equivalha a um mês de consumo, julgue os itens que se seguem. (QUESTÕES 32 e 33) 32. Para representar os níveis de estoque da referida peça ao longo do tempo, pode-se utilizar o gráfico dente de serra mostrado a seguir.

32. (Resolução)

Dados do enunciado: • C = 30 unidades/mês • TR = 2 meses • ES = unidades consumidas em 1 mês = 30 unidades (!!!)

Assim, temos: • Nível A = Estoque Máximo = ES + LC = ? • Nível B =

𝑷𝑷 = 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 + 𝑬𝑺 = 𝟑𝟎 ∗ 𝟐 + 𝟑𝟎 = 𝟗𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 • Nível C = ES = 30 unidades

Page 13: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

13

32. (Resolução)

De posse destes dados, podemos esboçar a curva “dente de serra” A questão está ERRADA.

33. O estoque mínimo de 30 peças destina-se a absorver as alterações sazonais de demanda.

Estoque mínimo (ou de segurança) está intimamente relacionado à previsão contra situações imprevisíveis. Sendo previsível (já que é sazonal), o estoque aplicável é o de antecipação. A questão está ERRADA.

34. (CESGRANRIO / PETROBRÁS / 2011) Em um determinado estoque, o consumo diário de um item de estoque é constante e igual a 30 unidades, incluindo fins de semana e feriados. Sabe-se que o saldo de estoque, no início do dia 1 do mês, era de 500 unidades, e, ao final do dia 30, esse saldo foi de 200 unidades. O gerente de armazenamento perdeu os registros de entrada desse material, mas tem certeza de que foram realizadas duas entradas de quantidades idênticas no mês em questão. Se o ponto de ressuprimento é de 200 unidades, e o tempo de reposição (lead-time) do fornecedor é de 3 dias, conclui-se que houve entradas em estoque nos dias:

a) 5 e 19

b) 10 e 20

c) 11 e 25

d) 13 e 23

e) 14 e 26

34. (Resolução) Dados do enunciado: • Saldo inicial = 500 unidades • Saldo final = 200 unidades • Consumo = 30 unidades/dia (1 mês = 30 dias) • TR = 3 dias • PP = 200 unidades

𝑷𝑷 = 𝑬𝑺 + 𝑪 ∗ 𝑻𝑹 𝟐𝟎𝟎 = 𝑬𝑺 + 𝟑𝟎 ∗ 𝟑

𝑬𝑺 = 𝟏𝟏𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝑺𝒂𝒍𝒅𝒐 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒍 − 𝑪𝒐𝒏𝒔𝒖𝒎𝒐 𝑴𝒆𝒏𝒔𝒂𝒍 + 𝟐 ∗ 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 = 𝑺𝒂𝒍𝒅𝒐 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍

𝟓𝟎𝟎 − 𝟑𝟎 ∗ 𝟑𝟎 + 𝟐 ∗ 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 = 𝟐𝟎𝟎 𝑬𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 = 𝟑𝟎𝟎 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 .

Page 14: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

14

34. (Resolução) Resposta: D

II. GESTÃO DE ESTOQUES – Sistemas de Reposição de Estoque

O Sistema de Duas Gavetas (ou de Duas Caixas)

O que é É um modo de operacionalização do Sistema de Reposição Contínua (Ponto de Pedido)

A que se

destinam as gavetas?

• A gaveta (ou caixa) 1 possui os itens de material responsáveis

para atender o consumo durante o período (sem que tenha sido feito o pedido de compra).

• A gaveta (ou caixa) 2 é menor e apresenta uma quantidade de material suficiente para atender o consumo durante o tempo de reposição, somado ao estoque mínimo.

Como funciona?

• As requisições de materiais são atendidas pela gaveta 1; • Quando a gaveta 1 ficar vazia, faz-se um novo pedido de compras; • Até que chegue o lote de compra, as requisições são atendidas

pela gaveta 2; • Com o recebimento do lote de compra, completa-se o que foi

consumido da gaveta 2 e o restante vai para a gaveta 1.

SISTEMA DE DUAS GAVETAS

Nív

el d

o E

sto

qu

e

PP

35. (CESPE / TRE – RJ / 2012) O sistema de duas gavetas para controle de estoques é um método simplificado do sistema de reposições periódicas.

O sistema de duas gavetas é um método simplificado de

operacionalização do sistema de reposição contínua.

A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - PP

Page 15: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

15

36. (CESPE / ABIN / 2010) No sistema de duas gavetas, que consiste na existência de dois recipientes com exatamente a mesma quantidade do mesmo item, o segundo recipiente só é utilizado quando se exaure o conteúdo do primeiro recipiente.

O erro da questão está em afirmar que os recipientes possuem a mesma quantidade do mesmo item. A “gaveta 2” (destinada a armazenar o estoque de segurança + os itens a serem consumidos durante o TR) possui uma menor quantidade de itens. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - PP

37. (CESPE / ABIN / 2010) Por permitir fácil visualização, o sistema de duas gavetas é o método de escolha para controlar os estoques dos itens de classe A.

Pela extrema simplicidade e pouco formalismo do método das duas gavetas, ele é recomendado para itens classe C. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - PP

38. (CESPE / ANATEL / 2012)

O método de controle de estoque mais indicado para o item “filtro de ar condicionado” é o sistema de duas gavetas.

Filtro – item “A”. A questão está ERRADA.

39. (CESPE / TRT 8ª Região / 2013)

Com base na figura acima, que representa o consumo de determinado item de estoque ao longo do tempo, assinale a opção correta.

a) Utiliza-se o sistema dos máximos-mínimos para a reposição do estoque do item.

b) Há, no mínimo, uma entrega rejeitada pelo controle de qualidade.

c) Verifica-se que houve ruptura do estoque.

d) O estoque de segurança corresponde a vinte unidades.

e) O período de revisão corresponde a três meses.

Resposta: A.

Page 16: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

16

40. (CESPE / MI / 2013)

O controle de estoque na empresa em questão é realizado pelo método das revisões periódicas.

O gráfico dá destaque aos períodos (t1 = t2). A assertiva está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

3) O “MRP”

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

Material Requirement Planning (MRP)

O que é

• É um sistema que atua subsidiariamente na gestão de estoques, calculando quantitativos (e demais informações pertinentes) relativas aos itens de demanda dependente.

Objetivos

• Racionalizar níveis de estoque, evitando desperdícios; • Garantir que os itens de material estejam na quantidade correta e

no instante apropriado para a produção.

Informações necessárias ao MRP I

• Plano Mestre de Produção dos produtos finais (pedidos já feitos; previsão de demanda etc.);

• as estruturas dos produtos finais com base em seus componentes (relação de itens de material necessários à composição do produto acabado);

• a situação dos estoques destes itens.

MRP I versus MRP II

O MRP II é uma evolução do MRP I, inovando ao tratar informações financeiras, de marketing e de produção (capacidades de equipamentos, recursos de engenharia etc.).

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

Sistemas automatizados de gestão de recursos organizacionais

Page 17: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

17

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

Foco do MRP – demanda dependente

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

MRP II (= MRP + CRP)

Fonte: GONÇALVES (2007, p. 217)

II. GESTÃO DE ESTOQUES – MRP

ERP – Enterprise Resource Planning 41. (CESPE / INMETRO /2010) A informação com a qual o MRP I trabalha provém de três grandes bases de dados, ou seja, do programa-mestre, da lista de materiais e do perfil dos clientes.

Informações necessárias ao MRP I: • Programa-mestre; • Lista de materiais necessários à composição do produto final, e • Situação de estoque desses itens. O perfil dos clientes não é considerado. A questão está ERRADA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - PP

Page 18: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

18

42. (CESPE / ABIN / 2010) O planejamento das necessidades de materiais (MRP) é um sistema que inter-relaciona previsão de vendas, planejamento da produção, programação da produção, programação de materiais, compras, contabilidade de custos e controle da produção.

O MRP considera as variáveis que definem a saída dos produtos finais (previsão de consumo ou de vendas), as capacidades e informações atinentes à produção (planejamento, programação e controle) e define a quantidade e momentos exatos para a disponibilização dos componentes de determinado produto final. O intuito é aumentar a eficiência, diminuindo custos. Este é o ponto no qual é inserida a contabilidade de custos, conforme citado no enunciado. A questão está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES - Sistemas de Reposição de Estoque - MRP

43. (CESPE / IBAMA / 2013) A utilização do sistema denominado planejamento de necessidades materiais (materials requirement planning) implica a definição do programa-mestre de produção..

Três informações: - Plano mestre de produção; - Lista de materiais; - Situação dos materiais em estoque. A assertiva está CERTA.

II. GESTÃO DE ESTOQUES

44. (CESGRANRIO / ELETROBRÁS / 2010 - adaptada) A estrutura analítica e a lista de materiais expandida de um produto estão representadas nas figuras abaixo:

A fábrica responsável por fabricar esse produto acaba de receber um pedido de 100 unidades. Sabe-se que não há estoque de segurança para os itens listados. Considerando o objetivo de atender ao pedido recebido, analise as afirmativas a seguir. I - Será necessário produzir/comprar 300 unidades do componente C. II - Será necessário produzir/comprar 200 unidades do componente B. III - Será necessário produzir/comprar 100 unidades do componente D. IV - O pedido de 100 unidades poderá ser completamente entregue em 12 dias. V - Os itens A, B e E deverão ser produzidos. Está correto APENAS o que se afirma em (A) V. (B) II e III. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) I, IV e V.

Page 19: Manifestações Culturais de uma Organização ... · Lote de Compra (LC) Quantidade de itens de material especificada no pedido de compras. Estoque Mínimo ou de Segurança (ES)

06/02/2014

19

200

100

200

100

100

100

400

Item Total Necessário Total em estoque Qtde. Necessária

A 100 0 100

B 200 100 100

C 300 0 300

D 100 200 -

E 400 50 350

F 100 100 -

6 dias

4 dias

2 dias

Resposta: E