mais_informaçãoset

14
Ano 2 - edição 09/9 - setembro 2009 Que venha SETEMBRO... Dia do Gaúcho Dia da Árvore Início da Primavera

Upload: mateus-rigo

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo setembro 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Mais_informaçãoSET

Ano 2 - edição 09/9 - setembro 2009

Que venha SETEMBRO...Dia do GaúchoDia da ÁrvoreInício da Primavera

Page 2: Mais_informaçãoSET

1-Capa 2-Índice3-Planejamento Estratégico4-Diferentes Saberes, Suas atitudes determinam seu Sucesso5-Manual Consumo Consciente6-Entrevista, Aniversariantes7-Do Baú, Evolution8-Sessão piada9-Princípios do Cooperativismo10-Rápidas 11-Rápidas - Diversas12-Rápidas - A Festa13-Rápidas - Anjo14-Expediente

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

Índice

2

Informação

Page 3: Mais_informaçãoSET

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

O evento de Análise Crítica juntamente com a Revisão do Planejamento Estratégico ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2009, no Hotel Fonte Ijuí, em Ijuí/RS. Durante o evento trinta participantes entre membros da Direção, Gerência, Conselhos, Coordenadores, Assessores e Colaboradores definiram os novos rumos e as estratégias do negócio Unimed.

Planejamento Estratégico 2009

Planejamento Estratégico é um processo através do qual a organização se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.

VISÃO: Ser excelente nas soluções em saúde, satisfazendo as partes interessadas.

MISSÃO: Oferecer excelência nas soluções em saúde alinhada ao mercado.

VALORES:1. Credibilidade: Cumprimos acordos estabelecidos com clientes e prestadores;2. Educação continuada: Oferecemos, aos cooperados, educação continuada com ética e valorização dos princípios cooperativistas;3. Reconhecimento: Buscamos e valorizamos o potencial dos colaboradores;4. Sinergia: Primamos pela excelência nos serviços prestados aos clientes;5. Responsabilidade social e ambiental: Preservamos o meio ambiente e desenvolvemos projetos sociais.

Informação

3

Page 4: Mais_informaçãoSET

Ano 2—Edição Nº 008 julho de 2009Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009

Informação

4

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro.Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.

Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:- Companheiro, você entende de leis?- “Não”, responde o barqueiro.E o advogado compadecido:- “É pena, você perdeu metade da vida!”

A professora muito social entra na conversa:- “Seu barqueiro, você sabe matemática?”- “Também não.” Responde o remador.- “Que pena!”- Diz a mestra - “Você perdeu metade da vida!”

Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.O canoeiro, preocupado, pergunta:- “Vocês sabem nadar?”- “Não!” - Responderam eles rapidamente.- “Que pena...” - Conclui o barqueiro - “Vocês perderam toda a vida!”

Moral da História: “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”

(Paulo Freire)

Diferentes Saberes

Entretenimento

4

Você sabe o que destrói suas chances de vitória? Pouca gente se dá conta de que um profissional entra em crise em sua carreira, quando simplesmente ele se acomoda. A acomodação é a pior inimiga do bom profissional. É preciso saber que o sucesso “engorda” o cérebro. A pessoa para de pensar e relaxa, pois acha que já descobriu a fórmula da vitória. Por isso, é muito raro ver pessoas que permanecem sempre evoluindo e arriscando. Muita gente perde a maior parte de seu tempo alimentando o próprio ego, sem conseguir olhar o que acontece à sua volta.

Essa atitude é crucial, porque insere o profissional numa “redoma de vidro”, incapaz de conviver em grupo e culpando os outros por sua infelicidade. E quando a crise chega, o abalo é tão grande, que a simples tentativa de se reerguer transforma-se em um pesado fardo.

Os bons profissionais e equipes campeãs são aqueles que mesmo diante da adversidade acreditam que podem se superar sempre e saem das crises com maturidade, pois envolvem toda a empresa na busca por resultados e pela superação.

Derrotas vão fazer parte cada vez mais da vida dos campeões. Só quem não for para o campeonato mundial é que não vai perder nenhum jogo. Aprender com as derrotas é mais importante do que ganhar todas as partidas.

O campeão sabe que derrotas fazem parte da vida. Tem sabedoria para aprender com os erros. Sabe ser tão grande nas derrotas quanto nas vitórias. Nossa tendência é pensar que o nosso problema é o maior do mundo. Certamente, é assim com todas as pessoas. Mas as dificuldades não são baseadas no tamanho dos problemas, e sim nas soluções criadas. Se sua vida não está de modo como gostaria, dê um jeito de transformá-la. É maior presente que pode dar a si mesmo.

Não podemos simplesmente deixar a pressão desses tempos nos afundar. Não podemos simplesmente deixar que as crises nos paralisem. O mundo exige uma postura inédita, um modo original de olhar. Resultados são sempre consequência de muita dedicação, boas estratégias e, principalmente, prazer de viver.

(Roberto Shinyashiki)

Suas Atitudes determinam seu sucesso

Responsabilidade Social

Page 5: Mais_informaçãoSET

Manual Consumo Consciente

Energia Solar:O Sol esquenta a água e ocorre a evaporação. Apartir dela, ocorre a formação de nuvens, que, porsua vez, resultarão na chuva.Chuva:As nuvens ficam pesadas com a grande concentração de gotas. Então, forma-se a chuva, que cai sobre a terra.Oceano:A água que evapora dos oceanos, por meio da energia solar, ajuda a formar as nuvens de chuva.Transpiração:A água que está nas plantas e na terra também vai para a atmosfera, ajudando a formar as nuvens de chuva por meio da transpiração.Água Subterrânea:Com o aquecimento, por meio da energia solar, a terra e as árvores transpiram, gerando as águas subterrâneas, que vão para a atmosfera e ajudam na formação das nuvens de chuva.Evaporação:A água dos rios, lagos e oceanos forma as nuvens quando evapora com a energia solar.Neve e Gelo:A neve e o gelo escorrem pelo interior da terra e ajudam na formação das nuvens.Rios e Lagos:A água dos rios e lagos evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens.

O CONSUMO NO BRASIL

A maior parte da água doce existente no mundo está concentrada em apenas 19 países. E o Brasil é uma das nações privilegiadas, pois possui 13,7% da água doce do planeta, embora sofra com o problema de concentração dos mananciais: 70% do recurso está na região Norte.O consumo de água em nosso país divide-se da seguinte forma: 59% destinados à agricultura, 22% em uso doméstico e 19% em uso industrial. No item que está ligado diretamente a nós consumidores, o uso doméstico, boa parte do desperdício em nosso país concentra-se nos vazamentos escondidos, descargas soltas ou antigas e na falta de racionalização do uso. Já a poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos no Brasil.

Responsabilidade Social

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa5

Page 6: Mais_informaçãoSET

Felicidade aos colegas...

07/09 14/09 18/09

19/0919/09

24/09 27/09

29/09

19/09Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa6

Integração Entrevista Entretenimento

Tenho- 24 anosNasci em- Santa Rosa - RSAtuo como- Analista de ContasJá fui- Auxiliar Administrativo no setor de RH, Safrista de Sementes, Auxiliar de Produção em uma metalúrgicaGostaria de ter sido- Um velejador porque deixaria tudo para trás e passaria a dedicar a minha vida a conhecer outros países, suas culturas e pontos turísticos Jamais poderia trabalhar em- um lugar que não me senti se bemAinda pretendo me dedicar -Mais aos estudosO melhor conselho que recebi na vida- Trabalhe em algo que você realmente goste, e você conquistará todos os seus objetivos.Meu sonho -Viajar para os lençóis maranhenses Meu amuleto de sorte -Trevo de quatro folhas que nunca achei por isso que é meu amuleto porque o momento que achar estarei com sorte.Meu guru- não tenhoSou fã número 1 -da minha MãeUm livro que mudou minha cabeça- O Monge ExecutivoMinhas palavras preferidas- Muito Obrigado, elogioA melhor viagem que fiz -Praia de Garopaba Santa CatarinaQuando estou tenso costumo- roer unhasO que me tira do sério é- desonestidade, falta de caráter

Eu sou Laércio Rodeski

15/09

Page 7: Mais_informaçãoSET

29/09

Evolution - Gilmara

Papai Noel ou São Nicolau

Diz a lenda que São Nicolau era um homem muito rico e muito generoso. Conta-se que ele distribuía dinheiro aos pobres e presenteava as crianças que não tinham com o que se alegrar. Faleceu no dia 6 de dezembro, tornando este dia o Dia de São Nicolau. Esta data é muito lembrada e comemorada em alguns países do oriente, onde os pais ainda presenteiam seus filhos fazendo uma referência a São Nicolau. Por causa da proximidade de sua festa com a data do nascimento de Cristo, acabou-se transferindo lentamente a tradição de presentear as crianças para o dia 25 de dezembro. Os pais costumavam dizer que era São Nicolau quem trazia os presentes do céu. São Nicolau foi se tornando um símbolo natalino e o 1º Papai Noel reconhecido pelo mundo.

Em homenagem a nossa Gerente Geral - Geneci

Novo motorista está a solta - Mateus RigoO desejo dele é por as mãozinhas na DoblôMais um concorrente para o Ildo Bloss...

Cuidado Pessoas

Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009 7

Entretenimento

Page 8: Mais_informaçãoSET

S S S S S S S S S S S S

Djalmão

Na favela dois homens entram num barraco arrastando um cara pelos braços. Lá dentro, o Djalmão, um negão enorme limpa as unhas com um facão.

- Djalmão, o chefe mandou você comer o CÚ desse cara aí, que é para ele aprender a não se meter a valente com o nosso pessoal.

- Pode deixar ele aí no cantinho que eu cuido dele daqui a pouco. Quando o pessoal sai o rapaz diz:

- Ô seu Djalmão, faz isso comigo não, depois de enrabado minha vida vai acabar, tem piedade pelo amor de Deus o homem santo.

- Cala a boca e fica quieto aí! Pouco depois mais dois homens arrastando outro cara:

- Esse ai o chefe mandou você cortar as duas mãos e furar os olhos é para ele aprender a não tocar no dinheiro da boca.

- Deixa ele aí que eu já resolvo. Daí a pouco chega outro pobre coitado:

- Djalmão, esse o chefe quer que você corte o pinto e a língua para ele não se meter com mais nenhuma mulher da favela!

- Já resolvo isso. Bota ele ali no cantinho junto com os outros. Mais alguns minutos entra outro:

- Aí Djalmão, esse aí é pra você cortar em pedacinhos e mandar cada pedaço pra família dele.

Nisso o primeiro rapaz diz em voz baixinha, baixinha: - Seu Djalmão, por favor, com todo respeito, só pro senhor não se confundir:

o cara do cú sou eu, tá? (Tá vendo, conforme a gente vai conhecendo os problemas dos outros

percebemos que o nosso nem é assim, um problemãoooo).

Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009 8

Entretenimento

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No confessionário, chega o pequenino(mas velho conhecido) Joãozinho e confessa: - Padre, eu pequei. Fui seduzido por uma mulher casada que se diz séria. - És tu, Joãozinho?- Sou, Sr. Padre, sou eu.- E com quem estivestes tu? - Padre, eu já disse o meu pecado... Ela que confesse o dela. - Olha, mais cedo ou mais tarde eu vou saber, assim é melhor que me digas agora!... Foi a Isabel Fonseca? - Os meus lábios estão selados, disse Joãozinho..- A Maria Gomes?- Por mim, jamais o saberá...- Ah! A Maria José?Não direi nunca!!!- A Rosa do Carmo?- Padre, não insista!!! - Então foi a Catarina da pastelaria, não?- Padre, isto não faz sentido.O Padre rói as unhas desesperado e diz-lhe então- És um cabeça dura, Joãozinho, mas no fundo do coração admiro a tua reserva. Vai rezar vinte Pai-Nosso e dez Ave-Marias... Vai com Deus, meu filho..Joãozinho sai do confessionário e vai para os bancos da igreja. O seu amigo Maneco desliza para junto dele e sussurra-lhe:- E então? Conseguiu a Lista? - Consegui. Tenho cinco nomes de mulheres casadas que dão para todo mundo.O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMEÇA COM A ANÁLISE DO MERCADO

Educação

Page 9: Mais_informaçãoSET

Os sete princípios do cooperativismo

• 1. Adesão livre e voluntária Cooperativas são organizações voluntárias abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócios, sem discriminação social, racial, política ou religiosa e de gênero.

• 2. Controle democrático pelos sócios As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus sócios os quais participam ativamente, no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios. Nas cooperativas singulares os sócios tem igualdade na votação (um sócio um voto); as cooperativas de outros graus são também organizadas de maneira democrática.

• 3. Participação econômica dos sócios Os sócios contribuem de forma eqüitativa e controlam democraticamente o capital de suas cooperativas. Parte desse capital é propriedade comum das cooperativas. Usualmente os sócios recebem juros limitados (se houver algum) sobre o capital, como condição de sociedade. Os sócios destinam as sobras aos seguintes propósitos: desenvolvimento das cooperativas, possibilitando a formação de reservas, parte dessa podendo ser indivisíveis; retorno aos sócios na proporção de suas transações com as cooperativas e apoio a outras atividades que forem aprovadas pelo sócio.

• 4. Autonomia e independência As Cooperativas são organizações autônomas para ajuda mútua controladas por seus membros. Entretanto, em acordo operacional com outras entidades inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, elas devem fazê-lo em termos que preservem o seu controle democrático pelos sócios e mantenham sua autonomia.

• 5. Educação, treinamento e informação As cooperativas proporcionam educação e treinamento para os sócios, dirigentes eleitos, administradores e funcionários, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.

• 6. Cooperação entre cooperativas As cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativo trabalhando juntas através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.

• 7. Preocupação com a comunidade As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, através de políticas aprovadas por seus membros.

Educação

Page 10: Mais_informaçãoSET

Sugestão de Filme

Parabéns pela Formatura!Elicéia

Ano 2—Edição Nº 006 maio de 2009 10

Rápidas

Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009 10

Uma Vida em Sete Dias (Life or Something Like It)ano de lançamento ( EUA ) : 2002direção: Stephen Herek atores: Angelina Jolie , Edward Burns , Tony Shalhoub , Christian Kane , James Gammon duração: 01 hs 44 minsinopseLanie Kerigan (Angelina Jolie) é uma repórter de sucesso da TV Seattle que leva uma vida superficial, ao mesmo tempo em que acredita ter tudo o que interessa na vida: um lindo apartamento, um emprego em uma grande emissora de TV e ainda um namorado superstar (Christian Kane). Entretanto, ao entrevistar o Profeta Jack (Tony Shalhoub), um sem-teto que diz prever o futuro, ele diz a Lanie que ela tem uma vida sem sentido e que morrerá em poucos dias. Inicialmente incrédula, Lanie passa a acreditar na profecia de Jack quando outras de suas previsões se confirmam. É quando ela passa a reavaliar seu padrão de vida e suas prioridades na intenção desesperada de conseguir alterar seu destino.

Rápidas

Page 11: Mais_informaçãoSET

As bobagens que ouvimos (e falamos)Livro de norte-americana ironiza palavras e expressões comuns no cotidiano corporativo

Edição Nº 09/09 setembro de 2009 11

Rápidas

A Mamãe Josmeri só pode estar orgulhosa com seu filhão de 13 meses.

Nada é o que parece ser... excluindo logicamente a barriga da Josi

A Carina - Robert, não perde uma oportunidade de aparecer na RBS

O Alexandre........... acredito que imagens falam mais que mil palavras

O Luís Eduardo ta monstrando o quanto é exagerado rsrsrsrsrs

Lembram? Vejam como o pai é feio meninas!!!Vida sofrida essa...

Page 12: Mais_informaçãoSET

A FestaAgosto 2009

Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009 12

Rápidas EducaçãoRápidas

Page 13: Mais_informaçãoSET

Vem meu Anjo... Venha me Salvar!

Educação

Ano 2—Edição Nº 006 maio de 2009 13

Rápidas

Ano 2—Edição Nº 09/09 setembro de 2009 1313

Page 14: Mais_informaçãoSET

Expediente* Nome da publicação: Mais Informação— O jornal do colaborador Unimed;* Ano 2 – Edição Nº 09/09 – (setembro 2009);* Nome da empresa: Unimed Santa Rosa;* Nome do diretor da empresa a qual se subordina o editor: Gerente Geral – Geneci R. Weber;* Apoio: Mateus Rigo* Diagramador: Dalva Kruel;* Editora: Dalva Kruel* Periodicidade: Mensal;* Tiragem: 46;* Endereço da redação: Rua Dr. Francisco Timm, 673;* Identificação do público a que se destina: Colaboradores.

Contribua com o

Mais Informação! - Gostaria de anunciar alguma informação setorial, eventos, dicas, artigos ou crônicas para todos os colaboradores? - Quer fazer uma homenagem? - Tem algo para vender, comprar ou trocar? - Se você registrou algum fIagra com sua máquina fotográfica, seja de utilidade pública ou alguma foto engraçada, torne público enviando sua foto ao Mais Informação com a história da imagem.

Mande seu texto para [email protected]

Editorial

Ano 2—Edição Nº 009 - setembro 2009 14