mais ti #01

4
mais ti O BOLETIM DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA PROMISYS VIRTUALIZAÇÃO CONHEÇA ESSA ‘NOVA’ TECNOLOGIA E ENTENDA COMO ELA PODE AJUDAR NO DIA A DIA DA SUA EMPRESA ANO I | EDIÇÃO Nº 01 | AGOSTO 2010 VEJA TAMBÉM GESTÃO 2.0: MUDANÇAS NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DAS EQUIPES E DAS EMPRESAS COLUNA OPINIÃO: A EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA TI NAS EMPRESAS

Upload: promisys-solucoes

Post on 22-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim de tecnologia e gestão da Promisys Nesta edição: * virtualização * gestão 2.0 * a ti nas empresas

TRANSCRIPT

Page 1: Mais TI #01

maistiO BOLETIM DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA PROMISYS

VIRTUALIZAÇÃO

CONHEÇA ESSA ‘NOVA’ TECNOLOGIA E ENTENDA COMO ELA PODE AJUDAR

NO DIA A DIA DA SUA EMPRESA

ANO I | EDIÇÃO Nº 01 | AGOSTO 2010

VEJA TAMBÉM

GESTÃO 2.0: MUDANÇAS NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DAS EQUIPES E DAS EMPRESAS

COLUNA OPINIÃO: A EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA TI NAS EMPRESAS

Page 2: Mais TI #01

maistiO BOLETIM DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA PROMISYS

VIRTUALIZAÇÃOquais as vantagens dessa ‘nova’ tecnologia

A palavra Virtualização pode parecer nova mas refere-se à uma tecnologia que per-mite utilizarmos em um único equipamento mais de um computador. Apesar de parecer uma tecnologia moderna e avançada, a virtu-alização existe há mais de 40 anos, onde os recursos dos poderosos Mainframes da IBM, serviam de base para a criação de computado-res virtuais que eram acessados de ‘terminais burros’, contudo, só recentemente a virtual-ização ganhou o mundo dos PCs. Isso se deu graças ao avanço da tecnologia (com a popu-larização dos processadores com mais de 1 nú-cleo e com o aumento na capacidade de insta-lação de memória nos PCs) e à queda no preço dos equipamentos.

Em um sistema virtualizado, utiliza-se a capacidade de processamento, a memória e o disco rígido de um computador para criar nele outros computadores; nesses computadores criados de forma virtual, instalam-se sistemas operacionais completos (Windows ou Linux) e aplicativos (como Office ou Exchange). Es-ses computadores virtuais criados, podem ser acessados de diversas formas: utilizando com-putadores antigos e com poucos recursos, thin clients, dispositívos móveis, entre outros; es-ses dispositivos servem somente para acessar o computador virtual e fazer a interface com o usuário.

Mas e qual a vantagem em utilizar esse tipo de ambiente? Há vantagens para qualquer porte de empresa ao adotar essa tecnologia. Quando falamos em empresas de pequeno porte, as vantagens são maiores ainda em ter-mos de reutilização de equipamentos ultra-passados e menor custo de gerenciamento de infra-estrutura. Em um ambiente utilizando computadores virtuais, um novo computador pode facilmente ser colocado em operação (instalação de sistema operacional e aplica-tivos), além do gerenciamento ser central-izado e numa quantidade menor de com-putadores.Para ilustrar melhor as vantagens,

imaginemos uma pequena rede com um servi-dor e cinco estações virtuais; essas estações utilizam o Windows XP e o pacote Office, além de internet. Vamos supor ainda que um usuário receba um e-mail com vírus e infecte 3 com-putadores da rede, isto normalmente resultar-ia, quando não é resolvido com um anti-vírus, na na formatação e reinstalação do Windows e dos aplicativos, além de ter que fazer o back-up dos arquivos e restaurá-lo no computador. Em um ambiente virtual, essa situação, dificil-mente teria este resultado, pois como falamos acima, o gerenciamento em um servidor é mais eficiente e mesmo que acontecesse, o proced-imento para trazer esses terminais de volta se resumiria praticamente à arrastar arquivos no servidor e em poucos minutos os terminais estariam em operação novamente. Imagine a redução no custo de TI! Imagine a economia que teria evitando que colaboradores ficassem sem computador para trabalhar!

Há diversas formas de fazer virtualiza-ção que poderemos tratar em outra ocasião, porém, veja à sua volta e perceba que a vir-tualização é uma realidade cada vez mais pre-sente no dia a dia das empresas e pessoas; provedores de internet já oferecem à usuários domésticos “cloud computing” como forma de virtualização através de comerciais de TV.

Pense nisso!

Page 3: Mais TI #01

Você sabe o que é ou já ouviu falar de Gestão 2.0?

O conceito 2.0 tem relação com a era da tecnologia e da internet (Web 2.0) onde, de forma resumida, a web é caracterizada pela transformação dos usuários de simples leitores em geradores de conteúdo e informa-ção, ou seja, passa a existir um maior grau de interatividade.

Portanto, podemos dizer que a Gestão 2.0tem total relação com o uso de tecnologia e com a valorização das pessoas, umamudança emrelação ao antigo padrão de gestão. Na ver-dade, não é a gestão que está mudando, é a época em que vivemos e isso tudo está sendo causado pela internet e pelas redes sociais, que sempre existiram, mas que agora foram potencializados graças à rede.

G E S T Ã O 2 . 0

uma nova forma de gerenciar equipes e empresas

Essa nova época não suporta mais os tradicionais modelos de gestão, é necessário haver mais colaboração, como a nova inter-net das redes sociais.

Na Gestão 2.0, todas as pessoas par-ticipam e interagem uns com os outros; to-dos participam diretamente das decisões e as empresas passam a ser locais onde se reúnem pessoas com os mesmos objetivos.

Descentralização é palavra de ordem e a valorização do coletivo, da capacidade e do conteúdo das pessoas, é uma constante que passa a fazer mais diferença do que o cargo que a pessoa ocupa em si. Os líderes surgem naturalmente e as decisões são tomadas pelos usuários de forma unificada e não mais por coordenadores/gerentes.

Se você é gerente ou empresário, de-verá passar a se preocupar mais com as pes-soas, ler, pesquisar, estudar, se atualizar e, principalmente, inovar.

Veja a seguir um quadro comparativo entre o o modelo tradicional de gestão e o modelo de gestão 2.0.

GESTÃO TRADICIONAL GESTÃO 2.0Centralização do controle Descentralização do controle

Planejamento de cima para baixo Planejamento de baixo para cimaAmbiente autoritário Ambiente colaborativo

Estrutura rígida Estruturas emergentesAcesso restrito ao plano Acesso ilimitado ao plano

Acesso local à informação Acesso livre à informaçãoComunicação limitada dentro da equipe Comunicações ilimitadas dentro da equipe

Projetos separados Projetos integradosFerramentas complexas Ferramentas fáceis de usar

Limitação de ferramentas Flexibilidade de ferramentas

Se quiser saber mais um pouco sobre Gestão 2.0, acesse:http://migre.me/104wV, http://migre.me/104xl e http://migre.me/104xx

Page 4: Mais TI #01

maistiO BOLETIM DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA PROMISYS

OPINIÃOMarcelo Rezende

gerente comercial

A Promisys está no mercado de tecno-logia há mais de 15 anos.

Nesse período, sempre trabalhamos com empresas de micro e pequeno porte, nos-sa especialidade.

No início, a informática ainda não era tão difundida, na verdade, os PCs eram muito caros e acessíveis apenas para poucos. Lem-bro que a maioria que tinha um PC, ou havia gastado muito para adquirí-lo ou um amigo ti-nha trazido do Paraguai.

Com o tempo, as coisas foram mudan-do e o PC, primeiro passo quando falamos em informatização, passou a ser mais acessível; com isso, a procura por softwares aumentou, e nós, quando ainda éramos “apenas” desen-volvedores de sistemas, chegamos à vender mais de 20 mil licenças de um de nossos sof-twares. Atualmente, pensar em iniciar um novo negócio e não colocar a tecnologia nos planos como ferramenta de apoio, é certeza de que as dificuldades serão maiores; e para as empresas que já estão no mercado? Para essas a tecnologia talvez seja até mais importante do que para os que estão começando, porque

quanto mais diferenciais tiverem em relação à concorrência, maiores são as chances de so-breviver, e com certeza a TI ajuda nisso.

Hoje, não somos “apenas” desenvolve-dores de sistemas; claro, esse serviço ainda faz parte do nosso negócio e têm muita im-portância, mas além dele, a necessidade que encontrávamos na implantação de nossos pro-jetos, nos tornou especialistas em tecnologia para micro e pequena empresa, e hoje, traba-lhamos com todos os tipos de soluções em TI.

Temos muitas histórias para contar: alguns bons cases de sucesso - e de fracasso também -, dicas úteis, experiências valiosas, além de algumas histórias que hoje achamos engraçadas (me lembro do dia em que fomos checar a infra de TI de um cliente que dizia que sua rede era 100% e vimos os cabos de rede passando pelos cantos das paredes com pregos atravessando-os para fixá-los).

Nessa coluna, contaremos um pouco dessas histórias, mas também comentaremos as novidades que agitam o mercado de TI, as tendências e os assuntos que agitam a inter-net.

A EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA da TI nas empresas

Em nosso site, você poderá encontrarmuito mais informações

Conheça também nossos perfis nas principais redes sociais da internet,

acesse e participe

www.promisys.com.br

www.twitter.com/promisys

www.youtube.com/promisyschannel

[email protected]