mais cabreuva 17

12
23 de janeiro de 2010 - Ano 1 - Número 17 Anuncie (11) 7511-0756 Cabreúva REGIONAL R E G I O N A L Distribuição Gratuita CABO CABREUVANO ESCAPA DO TERREMOTO NO HAITI. JÁ MORRERAM MAIS DE 100 MIL O cabo cabreuvano Aparecido Daniel de Oliveira escapou dos dois terremotos que se abateram sobre Porto Prínci- pe, a capital do Haiti. Ele (no destaque) integra as forças do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, de Itu. Cidade 3 Cidade 11 Cidade 11 Economia 8 Economia 8 PÉSSIMO EXEMPLO 2 caminhões da Prefeitura foram flagrados jogando lixo próximo de estação de captação de água. Tinha até TV velha Cidade 10 PERGUNTAR NÃO OFENDE VEREADOR HENRIQUE MARTIN COMEMORA A creche do NOVO BONFIM já fez um ano que foi construída, mas ainda não foi inaugurada. Agora, o muro começou a rachar. Fica a pergunta: a creche terá de ser reformada antes de ser inaugurada? Rápido Luxo implanta ônibus adaptado para deficiente Cabreúva só supera Cajamar e Jarinu no mapa da pobreza regional do IBGE Vagas de estágio somam 3oo na região. Saiba como você pode ir atrás da sua Farma Center sorteou prêmios da campanha e Bianca foi uma das contempladas Romeiros, como Ademar, estão indo a pé, em romaria, até a cidade de Aparecida SIRENES A MIL - 4 PÁGINAS DE POLÍCIA Funilaria do Jacaré guardava carro que seria usado para sequestrar gerente de banco Cuidado: o tarado da capa preta está atacando Bandidos arrombam lotérica e vão presos Primas de 11 e 13 anos morrem afogadas 17 - Mais Cabreuva.indd 1 22/01/10 18:11

Upload: mais-cabreuva

Post on 30-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edicao 17 da Jornal Mais Regional - edicao Cabreuva

TRANSCRIPT

Page 1: Mais Cabreuva 17

23 de janeiro de 2010 - Ano 1 - Número 17Anuncie (11) 7511-0756

Cabreúva

R E G I O N A L

J O R N A L

R E G I O N A LDistribuição Gratuita

CABO CABREUVANO ESCAPA DO TERREMOTO NO HAITI. JÁ MORRERAM MAIS DE 100 MIL

O cabo cabreuvano Aparecido Daniel de Oliveira escapou dos dois terremotos que se abateram sobre Porto Prínci-pe, a capital do Haiti. Ele (no destaque) integra as forças do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, de Itu.

Cidade 3

Cidade 11 Cidade 11

Economia 8 Economia 8

PÉSSIMO EXEMPLO2 caminhões da Prefeitura foram flagrados jogando lixo próximo de estação de captação de água. Tinha até TV velha Cidade 10

PERGUNTARNÃO OFENDE

VEREADOR HENRIQUE MARTIN COMEMORA

A creche do NOVO BONFIM já fez um ano que foi construída, mas ainda não foi inaugurada. Agora, o muro começou a rachar. Fica a pergunta: a creche terá de ser reformada antes de ser inaugurada?

Rápido Luxo implanta ônibus adaptado para deficiente

Cabreúva só supera Cajamar e Jarinu no mapa da pobreza regional do IBGE

Vagas de estágio somam 3oo na região. Saiba como você pode ir atrás da sua

Farma Center sorteou prêmios da campanha e Bianca foi uma das contempladas

Romeiros, como Ademar,estão indo a pé, em romaria, até a cidade de Aparecida

SIRENES A MIL - 4 PÁGINAS DE POLÍCIAFunilaria do Jacaré guardava carro que seria usado para sequestrar gerente de banco

Cuidado: o tarado da capa preta está atacando

Bandidos arrombam lotérica e vão presos

Primas de 11 e 13 anos morrem afogadas

17 - Mais Cabreuva.indd 1 22/01/10 18:11

Page 2: Mais Cabreuva 17

Olaria do

DS - Tijolos e Pisos Artesanais

Fone (11) 4529-7405R. Prefeito João Zacchi, 123

Caí - 13319-000 - Cabreúva/[email protected]

Não nos responsabilizamos por artigos assinados e conteúdos de publicidadeO jornal Mais adota o novo acordo ortográfico

Diagramação: Marcelo Carmargo

O jornal é um produto da MAIS EDITORA JORNALÍSTICA LTDA.CNPJ: 10.929.036/0001-08 - Jornalista Responsável: MTB 27187

Contate / Anuncie:

[email protected]: (11) 7511-0756E X P E D I E N T E

SaúdeMoto para debaixo

de carro em Itupeva e paralisa trânsito

Pág. 4

Sábado, 23 de janeiro de 20102

A HORA É AGORA!

E POR FALAR NISSO...

SEGURANÇA ALIMENTAR: VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NISSO?

ACHADOS & PERDIDOS

CARTA DA LEITORA

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É OPORTUNIDADE PARA CABREUVANO COBRAR PROVIDÊNCIAS

BREJEIRINHO ESTÁ BRAVO. HÁMESES, ELE ESPERA PROCTOLOGISTA

PERDEU DOCUMENTO? CORREIO CENTRAL PODESER O CAMINHO

DESCASO COM OS PACIENTES

A Prefeitura de Cabre-úva vai realizar, no dia 20 de fevereiro, a 2ª Confe-rência Municipal de Saú-de. O cidadão cabreuva-no promete se mobilizar para lotar totalmente o Centro de Cultura e La-zer Sílvia Covas, no Vila-rejo, onde a Conferência vai acontecer.

É que, indignado e cansado de maus-tratos e de reclamar (contra o péssimo atendimento prestado, pela falta de médicos nas unidades

básicas, pelos exames constantemente des-marcados sem aviso pré-vio, pelos médicos que deveriam entrar em ser-viço às 7 da manhã, mas chegam às 8 horas) o povão cabreuvano deve aproveitar a realização do evento para marcar posição contra o serviço.

A 2ª Conferência Mu-nicipal de Saúde vai co-meçar às 9h, seguindo até por volta das 5 da tarde. O tema do encon-tro será ‘Fortalecimento

da Atenção Básica’. A Conferência foi anuncia-da durante a última reu-nião entre os membros do Conselho Municipal de Saúde – que foi dia 13 de janeiro.

O Conselho tem as se-guintes responsabilida-des: acompanhar e fisca-lizar a política de saúde, até mesmo em aspectos financeiros e o desen-volvimento das ações dos serviços de saúde no município entre outras. É também por meio do

Conselho que o cidadão pode encaminhar suas reclamações, denúncias e queixas para as autori-dades responsáveis.

Quem perdeu a últi-ma reunião do Conselho tem, portanto, a chan-ce de acompanhar e de, também, questionar a política de saúde ca-breuvana. Basta ir até o Silvia Covas, em 20 de fevereiro. É de graça. E vale a saúde – sua e de sua família!

Uma das figuras mais conhecidas da cidade é o Nilson Galdino Gonçal-ves, de 46 anos, o popu-lar Brejeirinho. Ele pro-curou nossa reportagem para reclamar do desca-so da saúde no municí-pio. Brejeirinho lamenta

que esteja esperando há mais de 5 meses uma consulta com um médico especializado proctolo-gista.

“Tinha marcado para outubro, mas eu cheguei lá (na Políclinica) e não tinha médico, isso é uma

vergonha”, disse o popu-lar Brejerinho.

“Nos últimos 20 anos essa é a pior situação da saúde de Cabreúva. Só sabe disso quem precisa de atendimento”, com-pletou.

Os alimentos destina-dos ao consumo estão ex-postos, podendo sofrer diversas contaminações. A maioria das pessoas envol-vidas com a manipulação de alimentos precisa de conhecimentos relaciona-dos aos cuidados higiênicos e sanitários, que devem ser seguidos na preparação e conservação.

Na verdade, o que se vê são práticas inadequa-das de higiene e processa-mento. Nos países como o Brasil, nesta época do ano onde as temperaturas es-tão mais elevadas, a inci-dências de casos de conta-minações aumentam.

E surge a intoxicação alimentar: um conjunto de sintomas que são desenca-

deados após a ingestão de um alimento contaminado, e cujos sintomas mais fre-qüentes são náuseas, cóli-cas, diarréias, vômitos, dor de cabeça, transpiração e, às vezes, pode ocorrer de-sidratação, devido à gran-de perda de líquidos pelo organismo. Na suspeita de intoxicação alimentar, de-ve-se procurar um médico.

Para atenuar o risco de contaminação (e da con-seqüente intoxicação) se-guem algumas dicas: man-ter as mãos sempre limpas, lavando-as com freqüên-cia, principalmente duran-te o manuseio de alimentos e antes das refeições.

Não guarde os ovos na porta da geladeira, onde a temperatura varia muito,

use a prateleira. Troque diariamente os panos de prato. Bactérias proliferam na umidade e contaminam a louça.

Prefira as tábuas de car-nes de plástico ou vidro. As de madeira acumulam microorganismos e são difí-ceis de lavar.

Lave as frutas e os legu-mes com escova, em água corrente. Uma solução de cloro ou vinagre oferece proteção extra. Jogue fora folhas com perfurações, mais suscetíveis a bacté-rias.

É fundamental verificar o prazo de validade dos produtos. Também é im-portante escolher bem as latas e embalagens. Quan-do uma lata de conserva

estiver amassada ou estu-fada, ela está propícia às bactérias, e, com isso, não é apropriada para o consu-mo.

Quem perdeu algum documento pode recor-rer às agências dos Cor-reios, que também pres-tam serviço de achados e perdidos.

O gerente da unidade localizada na região cen-tral da Cidade, Carlos Roberto do Carmo, ex-plica que para localizar os documentos é impor-tante verificar se o nome do titular está na lista divulgada pelo site dos Correios (www.correios.

com.br/servicos/acha-dos_perdidos), conferir em qual unidade eles se encontram e só então ir até a agência.

Os documentos são mantidos nos Correios por 60 dias e depois en-caminhados para os ór-gãos emissores.

Na hora da retirada, é preciso comprovar que é titular e pagar uma taxa de R$ 3,50. O horário de funcionamento da agên-cia é das 9h às 17h.

Acho um absurdo que toda vez que pre-cisamos agendar trans-porte médico, somos obrigados a ir pessoal-mente até o barracão do bairro Vilarejo. Pre-cisam mudar isso ur-gentemente! Deveria ter a opção de fazer o agendamento por tele-fone, o que facilitaria muito. É um descaso enorme, porque como se já não bastassem todas as dificuldades, até os idosos, que são os que mais precisam

do serviço, são obri-gados a ir até lá só para tentar agendar o transporte. E também nem todo mundo pode ficar se deslocando toda hora. O atendi-mento deveria priori-zar quem mais precisa dele! Descaso total. Precisam fazer algu-ma coisa! Espero que dessa vez aprovem a proposta do vereador Henrique.

(assinado) Daniela Cristina da Silva

BREJEIRINHO – “É a pior situação da cidade nos últimos 20 anos”

Dra. Karen Amorim PorcelliPersonal Nutrition

Nutriatuação Consultoria/Assessoria Nutricional Fone: (15) [email protected]

O governador José Serra e a secretária de Assistência e Desenvol-vimento Social, Rita Pas-sos, lançaram o Projeto Quero Vida que implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos.

O Projeto Quero Vida apoiará os municípios na implantação de es-paços de acolhimento, proteção e convivência

O cabo cabreuvano Aparecido Daniel de Oli-veira está em missão de paz no Haiti desde junho do ano passado. Mesmo depois do terremoto da última semana, ele con-seguiu entrar em contato com a família. “Graças a Deus ele está bem, não vejo a hora de poder vê-lo”, afirmou a esposa do cabo Daniel, Miriam Cris-tina.

O retorno dele e de seu grupo, sob comando do coronel Saú, deveria ter acontecido no início de janeiro, mas depois da tragédia não há previsão para a volta dos 11 mili-tares do 2º Grupo de Arti-lharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro de Itu.

“Acredito que vá atra-sar o retorno”, disse o Coronel, que não repas-sou o contato das famílias dos militares mas adian-tou que, até aquele mo-mento, uma família havia

17 - Mais Cabreuva.indd 2 22/01/10 18:11

Page 3: Mais Cabreuva 17

PolíticaTentaram roubar casa

lotérica mas foram pegos no flagra

Pág. 5

Sábado, 23 de janeiro de 2010 3

MISSÃO INTERNACIONAL

IDOSOS

BONFIM FÉCERIMÔNIA OBRAS

PIMENTINHA

CABREÚVA TEM CABO DO EXÉRCITO NO HAITI .

AO LADO DE RITA PASSOS , SERRA LANÇA PROGRAMA

CÉLIA PEDEURGÊNCIA

FAMÍLIA SANTI PREPARA ROMARIA

DEFENDI REPRESENTA CABREÚVA

OLIVEIRA CONTRA OS BURACOS

ChiadeiraContinuam pipocando por todos os lados reclama-ções sobre a situação da saúde em Cabreúva. Será que ninguém está vendo isso? Com a palavra, o se-tor competente.

Na broncaO povo quer saber por qual motivo a Prefeitu-ra ainda não apresentou o prédio ao governo do Estado para a abertura de uma escola técnica (ETEC) com cursos to-talmente gratuitos para a população. Uma con-quiesta da deputada es-tadual Rita Passos.

Tem quem querEnquanto Cabreúva pa-rece não querer a escola técnica, muitos municí-pios estão implorando para receber uma unida-de do Centro Paula Sou-za. Vai entender!

AnoteDos nove vereadores, apenas cinco participa-ram da reunião com o governo do Estado, e o povo precisa saber quais foram: Henrique Martin, Célia Donato, Samuel Oliveira, Lourdes Santi e Marcelo Defendi.

Boi gordoDia desses teve um grupo de políticos que patro-cinou uma churrascada em um bar do Jacaré, até carneiro teve lá. Mas no encontro não teve só churrasco: houve muitas discussões políticas, que quase terminaram em briga! Que feio...

Vai longeE o Vereador Henrique Martin vem sendo cada vez mais elogiado pela forma que tem conduzido o seu trabalho. Atenden-do ao povo na rua, fazen-do visitas e o tradicional atendimento no escritó-rio. Esse é o Henrique!

ConsultinhaA mulher saiu pela ma-nhã e disse para o ma-ridão que ia ao médico, só que a coroa não foi em médico nenhum. Ela foi consultar outra coisa... Ah tá!

ParabénsFoi um verdadeiro su-cesso a distribuição de brinquedos liderada pelo amigo de sempre, Man-gini. Parabéns Mangini, você realmente nunca esquece do povão!

Aqui, não!O Brejerinho está furioso porque precisa passar em um proctologista e não consegue na rede pública de saúde. Difícil, heim!!!

Que belezaTem um certo pintor cir-culando com fotos de um belo apartamento do ‘bacana das obras’. O apartamento é na cidade vizinha. O homem tem dinheiro demais!

Duro de engolirEle faz mesmo tudo que quer no município: com-pra chácara milionária, casa em área central e coloca no nome da sogra, salão comercial, carro para esposa, caminhone-te para ele rodar, aparta-mento no litoral, dentre outros investimentos. Até parece que o povo engole esse moço... Se liga!

Pedra brutaTem uma chácara no Vale Verde que está há mais de 2 anos recebendo ser-viços de pedra. Olha que esse tipo de serviço não é barato. Segundo espe-cialista, isso é raridade de castelo. Tá contado!

Cadê?E tem gente querendo sa-ber onde está o terminal rodoviário prometido há anos para o Jacaré. Teve até planta do projeto es-tampada em páginas dos jornais. Dá pra confiar?

Ronc, roncTem mulher reclamando que o maridão só sabe roncar na cama. Depois não adianta reclamar dos chifres... Muuu!

PossanteA gatinha do centro gosta mesmo é de passear de caminhonete. Só que ela não entra na possante no centro, ela espera na ro-dovia. Miau...

Troca-trocaA política é complicada mesmo, né? A cada dia surgem novidades e no-vos aliados que no pas-sado foram contrários - e bota contrários nisso. O povo tá de olho, gente!

Vai virarO projeto do vereador Marcelo Defendi sobre os pediatras para o Pronto Atendimento Médico do Jacaré foi rejeitado por alguns vereadores, mas conseguiu a aprovação da Câmara após desempate da presidente Célia. Só que o prefeito vetou a iniciativa e o veto deve ser apreciado na primei-ra sessão de fevereiro. Se os vereadores derruba-rem o veto e o prefeito não sancionar o projeto, a presidente da Câmara tem o poder de colocar o projeto pra valer.

Pelo povãoDa mesma forma, segue o projeto do vereador Henrique Martin sobre o agendamento de trans-portes para pacientes por telefone. O prefeito ale-gou que o projeto gera gastos. Henrique Martin desafiou a Prefeitura a provar que tipo de gasto tal projeto gerará, pois quem pagará a ligação será o cidadão. Difícil en-golir essa!

Mau exemploUma senhora ficou indig-nada após ver um carro oficial em cima da calça-da na rua Maranhão. Não deveria dar exemplo? Feio, né!

InsôniaVários comerciantes do Jacaré estão indignados com o barulho infernal que toma conta das ruas nas noites do Jacaré. Tá cobrado.

DescasoA vereadora Célia está brava com a situação da Praça do Bonfim. Já pas-sou da hora do setor de obras acordar e dar um ‘trato’ na praça, que já foi palco de muitos amo-res!!!

ConstruçãoO vereador Henrique re-cebeu documentação do Governador José Serra referente à situação das casas populares de Ca-breúva. Henrique não vai parar enquanto a Prefei-tura não efetivar o pro-grama de casas populares para a cidade. O povo agradece!

Reclamar onde?O povo de Cabreúva não pode mais fazer reclama-ções de compras e dívi-das indevidas, pois o mu-nicípio não tem PROCON. E os outros municípios não podem mais atender. Cada cidade precisa ter a sua unidade de aten-dimento. Faz tempo que a Prefeitura está sendo cobrada sobre essa ques-tão. E agora?

A vereadora Célia Do-nato está indignada com o descaso demonstrado pela Prefeitura em relação aos pedidos dela, de conserva-ção e manutenção de to-das as ruas que dão acesso ao Bonfim. “Nossas princi-pais vias estão em péssimo estado de conservação. Já cobrei da Secretaria de Obras providências urgen-tes”, disse Célia.

Segundo a vereadora e presidente da Câmara, o abandono é total. “A pre-feitura precisa dar mais atenção para as nossas ruas”, cobrou. Célia Do-nato informou, ainda, que vai colocar os dois vetos do prefeito em votação logo na primeira sessão ordi-nária da Câmara, em 3 de fevereiro. Um dos projetos é de autoria do vereador Marcelo Defendi (que pede médicos durante as 24 ho-ras) e outro é de Henrique Martin (sobre o agenda-mento de transporte, para pacientes cabreuvanos, por telefone).

O vereador Marcelo De-fendi representou o mu-nicípio de Cabreúva na cerimônia em que o 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior comemorou 34 anos de criação e instala-ção em Jundiaí. O evento contou com a presença de oficiais e praças do Bata-lhão, entre elas do Major Aloysio, comandante inte-rino do 11º BPM-I, além de autoridades civis e milita-res de cidades da região.

O 11º BPM/I tem como área de atribuição os mu-nicípios de Itupeva, Cabre-úva e Jundiaí, e é o res-ponsável pelo Policiamen-to Ostensivo e Preventivo. “A Polícia Militar sempre esteve presente na região, acompanhando o cresci-mento e desenvolvimento econômico e social. Hoje estamos buscando o apri-moramento do atendimen-to à comunidade”, disse o Major Aloysio.

Como já é tradição, a vereadora Lourdes Santi é uma das organizadoras da 48ª Romaria de Cabreúva a Aparecida, que vai aconte-cer no dia 27 de fevereiro, com retorno no dia seguin-te. O preço da passagem é 25 reais.

Os interessados em re-servar lugar (ou mesmo quem quiser lotar um ôni-bus próprio) devem tele-fonar para 4529-7044 (Ro-drigo ou Lourdes) ou 4528-5003 (Luzia).

Em 2009, mais de 3 mil cabreuvanos visitaram o Santuário de Aparecida – dando prosseguimento a uma tradição que já ultra-passa as 4 décadas.

O vereador Samuel Oli-veira (PDT), está cobrando o executivo municipal me-didas emergenciais para solucionar o péssimo esta-do em que se encontram as ruas e avenidas do municí-pio.

“Praticamente em to-das a ruas existem bura-cos”, afirma.

O vereador encaminhou propositura solicitando providências ao chefe do executivo.

O governador José Serra e a secretária de Assistência e Desenvol-vimento Social, Rita Pas-sos, lançaram o Projeto Quero Vida que implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos.

O Projeto Quero Vida apoiará os municípios na implantação de es-paços de acolhimento, proteção e convivência

a idosos cujas famílias não conseguem cuidar ao longo do dia. Nos espaços, o idoso terá à sua disposição atenção integral, com alimen-tação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um local com normas de acessibilidade, higiene e segurança.

Nas unidades do Que-ro Vida os idosos conta-rão com profissionais es-

pecializados, como médi-cos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, p r o fe s so re s de Educação Física e assis-tentes sociais. O serviço também vai oferecer transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro.

Desde a instituição do projeto, 42 cidades já mostraram interesse em participar. Mas Cabreúva não integra esta relação.

O cabo cabreuvano Aparecido Daniel de Oli-veira está em missão de paz no Haiti desde junho do ano passado. Mesmo depois do terremoto da última semana, ele con-seguiu entrar em contato com a família. “Graças a Deus ele está bem, não vejo a hora de poder vê-lo”, afirmou a esposa do cabo Daniel, Miriam Cris-tina.

O retorno dele e de seu grupo, sob comando do coronel Saú, deveria ter acontecido no início de janeiro, mas depois da tragédia não há previsão para a volta dos 11 mili-tares do 2º Grupo de Arti-lharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro de Itu.

“Acredito que vá atra-sar o retorno”, disse o Coronel, que não repas-sou o contato das famílias dos militares mas adian-tou que, até aquele mo-mento, uma família havia

conseguido fazer contato com um deles e o confor-tado. “Até onde eu sei o meu pessoal está bem”, afirmou.

O terremoto que atin-giu o Haiti na terça-feira (12), por volta das 19h50 (horário de Brasília), che-gou aos 7 pontos na esca-la Richter, sendo consi-derado uma das maiores tragédias da história do país. O número de mortos chega a 100 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde. O cenário descrito é de um clima de guerra.

Os militares brasilei-ros participavam de uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), a Minustah, cuja função é garantir estabili-dade ao país. O Haiti vem passando por conflitos po-líticos depois da queda do ex-presidente Jean-Ber-trand Aristide.

Os brasileiros são os responsáveis pelo coman-do militar da missão desde

junho de 2004. Ao todo, o Brasil enviou cerca de 1,2 mil militares, segundo in-forme do Exército. Contu-do, o contingente de mi-litares brasileiros no Haiti deve aumentar. Nesta se-mana o governo anunciou que enviará novas tropas para ajudar na reconstru-ção.

Do Regimento Deodo-ro de Itu, estão no Haiti o sargento Guerreiro, o

2º sargento César Augusto da Silva e os 3º sargen-tos: Felipe Henrique Dias dos Santos, Marcelo Luiz Duarte, Denílson José de Oliveira, Eduardo Garcia, Adriano Lopes Siqueira, Gilberto Emilio Marafon, além dos cabos Aparecido Daniel de Oliveira, Van-derlei Vieira dos Santos e Adriano Aparecido dos Santos Carvalho.

TROPA – O cabo cabreuvano integra forças da ONU no Haiti

APOIO – Força-tarefa internacional ajuda o país após terremotos

PROJETO - Rita acompanhou Serra em Vinhedo

BONFIM - Célia acha que a Prefeitura deveria dar mais atenção ao bairro

HOMENAGEM – Soldados Godoy, Minski, vereador Defendi e soldado Barcelli

ROMARIA – Lourdes participou da romaria de 2009

CIDADE - Vereador apresentou pro-positura solicitando providências

DESCASO - Buracos por todas as ruas da cidade

17 - Mais Cabreuva.indd 3 22/01/10 18:11

Page 4: Mais Cabreuva 17

CAMPANHA SOU MAIS CABREÚVA TERMINA COM GOSTINHO DE QUERO MAIS

O Mais agradece a todos

os anunciantes e a popula-

ção cabreuvana que apoiou a

campanha SOU MAIS CABRE-

ÚVA e a tornou um enorme

sucesso!

Devido ao enorme sucesso

estamos preparando novida-

des para toda a família.

Esse é o Mais. Sempre em

sintonia com Cabreúva e sua

sociedade!

Agora com eucaliptos tratados

COM A MÃO NA MASSA

TRÂNSITO

PolíciaReclamação do Mais foi ouvida e mato é

cortado no ZicattiPág. 9

Sábado, 23 de janeiro de 20104

POLÍCIA ESTOURA FUNILARIA NO JACARÉ,EVITA SEQUESTRO E ACHA CARROS IRREGULARES

MOTO PARA DEBAIXO DE PÁLIO

A Polícia Militar e a Prefeitura de Cabreúva fecharam uma oficina de funilaria localizada no bairro do Jacaré. Oficialmente, a interdi-ção aconteceu porque o local não tinha alva-rá de funcionamento (que deve ser expedido pela própria Prefeitura) nem laudo técnico de vistoria (que deve ser emitido por homens do Corpo de Bombeiros).

Mas o local foi fe-chado, de fato, porque os policiais suspeitam que a oficina era ape-nas um local que ser-viria de fachada para guardar (e, provavel-mente desmontar) car-ros furtados ou rouba-dos em toda a região. A casa caiu na tarde de 14 de janeiro, depois que o COP da PM, que fica no centro de Ca-breúva, recebeu uma denúncia anônima. Do outro lado da linha, uma voz de homem di-

zia que havia um carro roubado, no pátio da funilaria. A voz disse mais: “que o carro se-ria utilizado, horas ou dias mais tarde, para sequestrar a gerente de uma agência bancá-ria do Jacaré”.

Para a PM, foi o que bastou para ir atrás do caso. Os PMs chega-ram na funilaria e, de primeira, depararam com um Gol vermelho, que tinha placas de São Paulo. Segundo o funileiro, o carro “tinha sido deixado ali por um homem, pedindo repa-ros no para-choque e no painel traseiro”.

Carro foi roubado

A PM começou a procurar de onde te-ria vindo o carro, até descobrir que havia um aviso de roubo de veículo. Os policiais localizaram a vítima do roubo (um técnico

que trabalha em uma empresa de Jundiaí). A vítima disse que foi roubada por dois indi-víduos quando estava entrando em um motel localizado na rodovia Dom Gabriel. Ele tam-bém descreveu as ca-racterísticas dos assal-tantes. Um era branco, forte, altura aproxima-da de 1 metro e 80, vestia blusa preta de capuz e calça escura e estava armado com um revólver niquelado. O segundo assaltante era branco, magro, cerca de 1 metro e 80 tam-bém, vestia moletom com capuz laranja e cinza. A dupla de ban-didos levou um laptop, cerca de 200 reais em dinheiro e cartões de banco – e fugiu com o Gol da vítima.

Na sequência do trabalho, os policiais procuraram a gerente do banco (que, se su-põe, corria risco de ser

sequestrada, segundo a denúncia anônima). Os PMs levaram a sé-rio o risco do sequestro principalmente depois que, fazendo uma bus-ca pelo carro, encon-traram alguns objetos no porta-luvas do ve-ículo: dois pares de luvas e um pedaço de saco plástico azul.

A PM informou ao Departamento de Fis-calização da Prefeitura que o local, provavel-mente, tinha irregu-laridades – o que, de fato, foi constatado. Na funilaria havia, ainda, outros três veículos. Todos apresentavam irregularidades e blo-queios judiciais. A Po-lícia Científica também foi ao local, que acabou interditado pela Prefei-tura. Mas os homens responsáveis pelo rou-bo do carro não foram localizados. A investi-gação prossegue.

O trânsito no principal cruzamento de Itupeva ficou paralisado, após dois aciden-tes simultâneos. No primeiro, um Pálio e uma motocicleta se chocaram, tendo a moto parado sob o veículo. Na se-quência, mais três veículos bateram.

A Polícia Militar de Itu-peva foi acionada em 13 de janeiro para atender uma ocorrência de acidente de trânsito no cruzamento das ruas Vereador José Poli com Emancipadores do Município. Ao chegar ao local, os solda-dos Luis Guedes, Fábio e A. Pereira encontraram o trân-sito parcialmente paralisado, com o veículo Palio, de placas DXR-3120 sobre a motocicle-ta Honda Twister, placa DWZ-3443, que por motivos a se-rem apurados vieram a colidir. Segundo o relato do moto-

rista do Pálio, José Pedro Bo-nifacio, ao passar pelo sinal verde percebeu que a moto-cicleta trafegava ao lado di-reito, momento em a moto tocou em seu veiculo, quando se descontrolou. Ao perceber que cairia sobre o carro, o motociclista saltou da moto. A versão do motociclista foi que ao passar pelo semáforo, apareceu o Pálio verde, que passou sobre sua motocicle-ta. “Eu pulei da moto para não morrer”, disse o condutor da moto.

Por conta do acidente, o cruzamento da avenida Bra-sil com a vereador José Poli ficou congestionado e prati-camente parou, fato que oca-sionou um segundo acidente, desta vez um “engavetamen-to”, envolvendo um Volkswa-gen Logus, um Fiesta e um caminhão Mercedes.

MILAGRE – O piloto da moto relatou: “Pulei para não morrer”

17 - Mais Cabreuva.indd 4 22/01/10 18:11

Page 5: Mais Cabreuva 17

OUSADIA!

3 BANDIDOS ACABAM PRESOS EM FLAGRANTE DEPOIS DEARROMBAREM PAREDE DE LOTÉRICA E TENTAR FUGIR PULANDO MURO

Três homens (todos moradores de São Mi-guel Paulista, na Grande SP) foram presos em fla-grante pela Polícia Militar, depois de tentarem as-saltar uma das maiores casas lotéricas da região. A ação criminosa aconte-ceu na madrugada de 11 de janeiro. O trio chegou a arrombar duas paredes da lotérica instalada na avenida Itália, no centro de Itupeva, e chegou até a entrar no local.

O que eles não espera-vam é que o barulho que fizeram alertaria um dos vizinhos, que chamou a PM. De imediato, duas viaturas do 4º Pelotão de Polícia Militar de Itupeva

cercaram o local. Houve corre-corre na parte ex-terna da lotérica.

Ao averiguarem o ter-reno de fundos, os po-liciais perceberam que bandidos corriam pelo telhado. Eles saltaram um muro e entraram

numa casa vizinha, onde fizeram dois reféns, en-tre eles uma criança. Os marginais afirmaram que não fariam mal às vítimas e que só ficariam no local até “a situação se acal-mar”, quando os liberta-riam e fugiriam.

A Polícia Militar cercou a casa e pediu apoio à 2ª Companhia, que ra-pidamente enviou para o local uma dezena de sol-dados, comandados pelo tenente Febbo, respon-sável pela negociação de libertação dos reféns e

rendição dos elementos. Acabaram presos em flagrante o ambulante Danilo Viana Felix, 22 anos, morador da rua Laurentino da Silva No-nato; o vendedor Daniel Rodrigues de Assis, 24 anos, morador da rua

Ana Gertrudes Vieira; e o operador de máquinas Cariolando Ribeiro Junior, 27 anos, morador da rua Brás Ferreira da Silva, to-dos no bairro São Miguel Paulista, em São Paulo.

Cariolando tem passa-gem por roubo a mão ar-mada. Um dos assaltan-tes explicou o que acon-teceu. “Viemos de caro-na até Itupeva, com um morador da cidade que tem um Logus. A gente ia ficar dentro da lotérica até às 6 da manhã e de-pois fugiríamos de ônibus para São Miguel”, disse. Estão todos presos – au-mentando ainda mais a superlotação do Cadeião do Anhangabaú.

PRESOSTai o retratinho dos homens presos em flagrante. Eles vieram de carona de SP – e foram de carona pro Cadeião

PLANEJAMENTO – Assaltantes arrombaram a parede da casa lotérica

Sábado, 23 de janeiro de 2010 5Mais

FLAGRANTE – Assaltantes moram em São Miguel Paulista, na Grande SP, e foram pegos no pulo

17 - Mais Cabreuva.indd 5 22/01/10 18:11

Page 6: Mais Cabreuva 17

TRAGÉDIA

SURPRESA!

CURTINHAS

PRIMAS DE 11 E 13 ANOS MORREM AFOGADAS

MULHER FOI VISITAR O NAMORADOE ACABOU PRESA COM DROGAS

O afogamento de duas primas marcou tra-gicamente o começo de 2010.

Quatro irmãos e uma prima – moradores em uma cerâmica, que fica na divisa de Cabreúva, Salto e Itu, foram até uma lagoa conhecida como “barreiro”. A tur-ma costuma se divertir ali todos os finais de se-mana.

Os adolescentes, sen-do o mais velho com 16 anos, não tinham infor-mado os pais e brinca-vam na lagoa quando,

por volta das 15 horas, Débora Giatti de Freitas, 11 anos e Glace Edna Freitas de Oliveira, 13 anos, começaram a se afogar.

Na tentativa de se salvarem elas agarraram o corpo de outra garota que também quase se afogou. O jovem de 16 anos conseguiu evitar que ela afundasse e a outra irmã saiu correndo do local para pedir aju-da.

O Corpo de Bombeiros de Itu foi acionado, re-alizou buscas e localizou

as vítimas. Os corpos permane-

ceram nas margens da lagoa até a chegada da

Polícia Técnica, que re-alizou a perícia.

O caso foi registrado na Delegacia de Salto.

A jovem E.M.J. de 20 anos, tentou entrar na Cadeia Pública de Salto com uma “encomenda” que tinha sido feita pelo namorada dela, preso: 15 gramas de maconha e uma placa de rede de celular. O fato aconte-ceu em 7 de janeiro, dia de visita.

O material foi encon-trado durante a revista,

enrolado em produtos de limpeza. Questiona-da pela Polícia Civil, a jovem, natural de São Vicente e que mora em Salto, foi presa em fla-grante.

Ela disse mais: afir-mou que estava com o marido dentro do su-permercado e resolveu entregar a droga ao ‘ex-namorado’.

Sábado, 23 de janeiro de 20106 Mais

Polícia encontracarro abandonadona Pedreira

A Polícia Militar foi chamada para ir à Es-trada da Fazenda Ta-guá, ali pela região do bairro Pedregulho, na altura do quilômetro 89 da Dom Gabriel. Um Ford Focus prata, com placas de Itu, ano 2001, estava abando-nado pelo local. Os PMs consultaram a placa, para ver se ha-via queixa de furto ou roubo, mas a resposta foi negativa. O Focus estava com as portas abertas, sem as quatro rodas, estepe e tam-bém tinha sido levado o aparelho de som. O carro foi removido até o DP do Centro. O caso aconteceu em 10 de janeiro.

Pedreiro é flagrado com crack e maconha

Num patrulhamen-to de rotina, policiais passavam pela rua Campo Belo, no Novo Bonfim, e deram or-dem ao motorista de um Logus para que parasse o carro. Feita uma revista no veí-

culo, os policiais en-contraram, jogado no assoalho, ao lado do passageiro, um cigar-ro de maconha, uma porção de maconha e duas pedras de crack. O homem que dirigia o carro identificou-se como pedreiro e dis-se que as drogas eram dele. O sujeito foi le-vado à Delegacia e au-tuado.

Fusca é depenado edeixado naFazendinha

A Polícia Militar re-cebeu a informação de que um carro es-tava abandonado na rua Colômbia, bem em frente ao Condomínio Fazendinha Real, no Novo Bonfim. Quando chegaram ao local, os PMs viram que o car-ro era um Fusquinha bege, ano 1978, pla-cas CWD-6221, de Jun-diaí. O carro tinha sido totalmente depenado. Faltavam as rodas, bancos, rádio toca-fitas e até o carbura-dor tinha sido levado pelos bandidos. Feita consulta, os PMs sou-beram que o veículo tinha sido furtado em 9 de janeiro.

JOVENS – Os corpos permaneceram na beira da lagoa: tragédia que se repete a cada verão

NAMORADO OU EX? - Policiais encontraram maconha e placa de celular com a ‘visitante’

Um acidente entre dois veículos ocasionou um incêndio na rodovia dos Bandeirantes, perto do Shopping Serra Azul. Foi um grande susto, principalmente, para o comerciante Álvaro Ma-noel Martins, 50 anos, de Jundiaí, que dirigia o veículo que foi comple-tamente consumido pelo fogo. Ele transitava com um veículo importado, ano 2009, da marca Su-baru, que havia toma-do emprestado de um amigo, quando perdeu o controle e colidiu fron-

17 - Mais Cabreuva.indd 6 22/01/10 18:11

Page 7: Mais Cabreuva 17

Sábado, 23 de janeiro de 2010

DO COLINA AO VILAREJO

BANDEIRANTES

DÍVIDA

TARADO DA CAPA PRETA CONTINUA ATACANDOMULHERES SOZINHAS PELAS RUAS DA CIDADE

APÓS ACIDENTE, SUBARU PEGA FOGO NO SERRA AZUL

SERVENTEÉ ATINGIDO POR SETE TIROS E SOBREVIVE

As pistas são escassas, a Polícia não sabe muito bem para que lado ir e está na dependência de reunir informações e de receber novas denún-cias. Mas o fato é que um homem está assus-tando as mulheres que moram entre os bairros Vilarejo, Colina da Ser-ra e Jardim Paraíso. O pilantra já, até, ganhou um apelido: ‘o tarado da capa preta’.

Uma das primeiras aparições de que se tem

notícia aconteceu ain-da em dezembro, uma semana antes do Natal. Naqueles dias, algumas das mulheres habituadas a caminhar pela avenida Cláudio Giannini, em di-reção à trilha que leva à Serra do Japi, contaram que havia um motoquei-ro que estava perseguin-do e, em alguns trechos da estrada (os locais mais desertos) pondo o pênis para fora da calça e até se masturbando.

Depois disso, o caso

ganhou repercussão – e novas descrições de as-sédio sexual vem surgin-do pela região. No último dia 14, uma quinta-feira, mãe e filha estavam ca-minhando por volta das 6h30 da manhã, quando avistaram uma moto se aproximando. As mulhe-res têm, respectivamen-te, 54 e 29 anos. A moto diminuiu a velocidade, elas continuaram cami-nhando. Estavam numa das ruas da parte alta do Vilarejo.

“O motoqueiro pas-sou, fez a volta, di-minuiu a velocidade e quando estava próximo de um telefone públi-co, ele deu um tapa na bunda da minha filha. Gritamos, ele saiu rapi-damente com a moto e ainda deu uma olhada para trás”, disse a mãe.

De acordo com a mãe o tarado é magro, anda com uma moto escura, utilizava uma capa preta (de chuva) e estava com uma mochila nas costas.

Um acidente entre dois veículos ocasionou um incêndio na rodovia dos Bandeirantes, perto do Shopping Serra Azul. Foi um grande susto, principalmente, para o comerciante Álvaro Ma-noel Martins, 50 anos, de Jundiaí, que dirigia o veículo que foi comple-tamente consumido pelo fogo. Ele transitava com um veículo importado, ano 2009, da marca Su-baru, que havia toma-do emprestado de um amigo, quando perdeu o controle e colidiu fron-

talmente com o Passat V6, placas DBX-6602, de São Paulo, do autôno-mo Ivan Gomes da Silva. Ivan declarou à polícia que seu veículo sofreu pane mecânica e havia parado no acostamento para pedir ajuda mecâ-nica. “O sinal do celu-lar estava ruim e des-ci para fazer a ligação quando, de repente, apareceu um carro des-governado, atravessou a pista e bateu de frente com meu veículo. Fi-quei ainda mais deses-perado quando começou

a pegar fogo e eu não conseguia fazer nada, nem mesmo tirar o meu carro de perto”, disse. O causador do acidente afirmou que transitava no sentido bairro/cen-tro quando um animal cruzou a estrada. “Eu acho que era um cachor-ro, mas um cachorro desses grandes. Desviei dele, mas bati no car-ro do rapaz, que estava parado no acostamento. Eu fui culpado e vou pa-gar o prejuízo”, disse. Após a colisão, Álvaro fi-cou preso entre o airbag

do Subaru, que pegou fogo. “Foi tudo muito rá-pido. Não consegui tirar nada de dentro do carro,

nem mesmo o documen-to. Agora preciso ver se o carro, que nem é meu, tem seguro.” disse.

No último domin-go, dia 10, o serven-te R.D.R., de 28 anos, foi encontrado pelo próprio cunhado nas margens de uma es-trada na região, na di-visa de Cabreúva com Itu. com marcas de tiros por todo o corpo.

Após acionar a Po-lícia Militar, a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros com-pareceu ao local para socorrer a vítima. O homem foi levado ao hospital e permane-cia, até sexta-feira, com risco de morte.

Um servente confir-mou aos policiais que o motivo dos disparos era uma dívida que ti-nha com ele. Segundo o médico do hospital, a vítima foi atingida por 7 tiros, sendo que somente uma bala foi retirada da boca do servente.

Sábado, 23 de janeiro de 2010 7Mais

ATAQUE – Tarado da capa preta ‘passou a mão’ numa das vítimas perto deste orelhão, acusa a mãe da moça

DÚVIDAS – Após colisão, chamas chamaram a atenção na rodovia

17 - Mais Cabreuva.indd 7 22/01/10 18:11

Page 8: Mais Cabreuva 17

Motoristas de ambulância

fazem cursoPág. 10

DESENVOLVIMENTO HUMANO

VAGAS PARA ESTUDANTES

EconomiaSábado, 23 de janeiro de 20108 Empresário ajuda

família e fazo Natal mais feliz

Pág. 10

GÁSMAIS

Disk Gás eDisk Água

4409-1630 4529-5935 9624-40550800 - 771 3666

DENTISTA POPULAR

4022-0436 Não fechamos para almoçoIndique para um amigo e ganhe uma mensalidade

Rua Santa Cruz, 869 (Em frente ao Mercado Municipal de Itu)

Orçamento Gratuito Dentadura em 8 horasAPARELHO GRÁTIS (paga só a taxa de manutenção)

RECORTE ESSE ANÚNCIO E GANHE DESCONTO

O município de Ca-breúva tem um dos pio-res índices de pobreza entre as cidades da região. Uma pesquisa apresentada esta sema-na pela Fundação IBGE mostra que, de cada 100 cabreuvanos, quase 30 não conseguem suprir as necessidades básicas de alimentação, moradia e saúde. O índice oficial do IBGE para Cabreúva é de 26,73%. É um dos piores índices da região, fican-do na frente apenas de Cajamar (com 56,52%) e de Jarinu (27,94%).

Por toda a vizinhança,

se não há um mar de prosperidade, a pesquisa feita pelo IBGE mostra que a situação econômi-ca parece ser melhor. Em Várzea Paulista, o índice de pobreza é de 21,61%; em Vinhedo, 10,87%; em Campo Limpo Paulista, 19,54%; na vizinha Itu-peva, 18,24% e em Lou-veira, 17,89%.

Já Jundiaí tem o quin-to menor índice do Esta-do. Ou o segundo menor índice, por outra conta - caso sejam considera-dos apenas os municípios com mais de 300 mil ha-bitantes, o índice é de

8,78%. O cabreuvano e as

autoridades municipais devem ler os dados pen-sando no seguinte: nossa cidade apresenta índices considerados altos de pobreza, se compara-dos a outras cidades da região. Comparados às demais cidades do Es-tado, o resultado chega a saltar para bom, mas sem destaque.

Cabreúva tem 38.898 habitantes (dados do IBGE de 2007), distribuí-dos em seu território de 259,8 km². As cidades com melhor índice do

Estado de São Paulo são Santos (4,55%), Águas de São Pedro (5,91%) e Saltinho (8,08%). As pio-res são Pirapora do Bom Jesus (67,84%), Fran-cisco Morato (66,89%) e Pracinha (66,22%).

O mapa da pobreza traçado pelo IBGE nos municípios brasileiros ainda é relativo a 2003. Entre 2003 e 2008, aproximadamente 19,3 milhões de brasileiros saíram da pobreza, pro-

vocando uma redução de 43% na proporção de pobres do país – e a tendência é este número reduzir ainda mais até 2015, conforme pesqui-sa da Fundação Getúlio Vargas.

O Centro de Inte-gração Empresa-Escola (CIEE) divulgou estimati-va de que até fevereiro sejam oferecidas cerca de 300 vagas de estágio na região: Jundiaí, Ca-breúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Loureira e Vár-zea Grande.

Conforme anunciou o supervisor do CIEE de Jundiaí, Ricardo Marge Pereira, grande parte destas vagas provavel-mente estará concentra-da na cidade de Jundiaí, mas todas as cidades se-rão contempladas.

O início do ano é mui-to bom para quem está em busca de colocação em início de carreira profissional e o estágio é uma excelente porta de entrada no mercado de trabalho. Além disso, as perspectivas econômicas são boas, mas é impor-tante estar atento às no-vas possibilidades.

As oportunidades não são apenas para quem está no ensino superior, mas também para alunos do ensino médio, téc-nico profissionalizante e tecnológico, somente a partir dos 16 anos de

idade. Os alunos que se inte-

ressarem podem se ca-dastrar no site do CIEE (www.ciee.org.br), bem como as empresas po-dem divulgar suas vagas. O telefone do CIEE de Jundiaí é 4586-4607.

PESQUISA DO IBGE PÕE CABREÚVA NO MAPA REGIONAL DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

REGIÃO TÊM 300 VAGAS DE ESTÁGIO

17 - Mais Cabreuva.indd 8 22/01/10 18:11

Page 9: Mais Cabreuva 17

PARABÉNS!

GeralSábado, 23 de janeiro de 2010 9Motoristas de

ambulância fazem curso

Pág. 10

GÁSMAIS

Disk Gás eDisk Água

4409-1630 4529-5935 9624-40550800 - 771 3666

DENTISTA POPULAR

4022-0436 Não fechamos para almoçoIndique para um amigo e ganhe uma mensalidade

Rua Santa Cruz, 869 (Em frente ao Mercado Municipal de Itu)

Orçamento Gratuito Dentadura em 8 horasAPARELHO GRÁTIS (paga só a taxa de manutenção)

RECORTE ESSE ANÚNCIO E GANHE DESCONTO

O MAIS REGIONAL PEDIU, A PREFEITURA ATENDEU: O JARDIM ZICATTI VOLTA A APARECER NA ENTRADA DA CIDADE

Motoristas, transe-un-tes, visitantes e cabreu-vanos em geral voltaram a se admirar com uma das paisagens naturais da cidade. A sinalização que mostra o acesso ao Jardim Zicatti voltou a ser percebida por quem

passa pela rodovia José de Moraes.

Os blocos de concreto colocados em meio ao gramado estavam cober-tos pelo mato. Depois de reportagem publicada na edição de 22 de dezem-bro do Mais Regional,

a Secretaria de Obras mandou homens ao lo-cal, a poda foi feita e o

local pôde voltar a ser admirado.

Parabéns!

ZICATTI – MAIS chiou, Secretaria de Obras atendeu, mato foi cortado

Nota de Retratação

Dando continuidade às tratativas anteriormente pactuadas, sirvo-me deste expediente para publicamente formalizar as minhas sinceras desculpas ao amigo Pagé, bem como para expressar a minha admira-ção e respeito pelos seus apropriados discursos futebolísticos.

Carinhosamente.Roni Spina

17 - Mais Cabreuva.indd 9 22/01/10 18:11

Page 10: Mais Cabreuva 17

CidadeJosé Proietti e amigos

são destaque nas nossas sociais

Pág. 12

Sábado, 23 de janeiro de 201010 Sábado, 23 de janeiro de 2010

Motoristas de ambulânciasfazem cursos na APH

Vilarejo tem mato alto e entulho em terrenos

Clube Cabreuvano terá2a. Noite de Verão

Tonho está de cocheira nova no Cururu

Os motoristas Rodolfo, Marcelo, Luiz Carlos, Bia-zin e Donizete participa-ram de um curso de APH (Atendimento Pré-Hospi-talar), que aconteceu em 5 e 6 de dezembro, na cidade de Avaré. O curso

foi ministrado pelos pro-fissionais de Enfermagem Maisa e Tiago Morais, especialistas na área. O presidente do Sindicato, Antonio Pontes, o Toni-nho Paraíba, acompa-nhou os motoristas.

Diversos moradores estão reclamando dos inúmeros terrenos aban-donados espalhados por todo o município. As re-clamações são de mato alto, além de entulhos jogados e também a falta de construção de calça-das em importantes vias da cidade. Segundo apu-ramos, a prefeitura conta com somente um ou dois

fiscais para realizar no-tificações junto aos pro-prietários.

Na foto, o terreno da rua Taiti, próximo do número 424, no Vilare-jo está tirando o sono dos moradores. Além da proliferação de insetos e bichos, o perigo maior é que o mato serve de esconderijo para margi-nais.

A Banda Five Som vai animar a galera que for hoje ao Clube Atlético Cabreuvano. A moçada sobe ao palco a partir das 11 da noite, em show que será realizado e vai mar-car também o lançamen-

to do CD da Banda. Antes, os DJs Loop, Xuxa e Silas tocam os sucessos que a galera gosta. Os ingres-sos podem ser adquiridos em três locais: Academia Pódium, Mil Milkshakes e loja Bugi&Gangas.

Quem não conhece o Tonho da Cocheira? Ele inaugurou, no dia 10 de janeiro, sua nova cochei-ra. Tonho (que atendia os clientes de aluguel de baias, venda e troca de cavalos, no Bonfim) agora está na estrada munici-pal do Cururu. A cochei-ra é ampla e conta com mais de 20 baias.

Na festa de inaugura-ção foram mais de 250 convidados de toda a região. “Aqui ficou fer-vendo de gente”, disse a Léo, esposa do Tonho - que ajudou a preparar mais de 100 quilos de carne para os convida-dos. No novo espaço, ela

conta com fogão a lenha. Já o Tonho aproveitou a reportagem para lembrar que lá não tem dia para fazer churrasco “É só dar vontade que a gen-te queima uma carne”, brincou. O telefone dele é 7109-4355.

TREINAMENTO – Motoristas fizeram curso em Avaré

RUA TAITI – O mato alto está tirando o sono dos moradores

SHOW – Banda Five Som lança CD no Cabreuvano

CURURU – Tonho aluga baias no novo espaço

MEIO AMBIENTE

DESTAQUE

SOLIDARIEDADE

REPORTAGEM FLAGRA CAMINHÕES DA PREFEITURA JOGANDO ENTULHO AO LADO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Nossa equipe de re-portagem estava passan-do na manhã do dia 15 de janeiro próximo ao barracão da prefeitura, localizado na avenida Vereador José Donato, no Vilarejo, quando avis-tamos um caminhão com identificação da Prefei-tura Municipal de Cabre-úva. O caminhão parou para jogar entulho: car-caças de eletrodomésti-cos dentre outros lixos.

Havia também uma gran-de quantidade de telhas de amianto (conhecida por ter componentes que causam câncer). O que nos causou preo-cupação foi o local em que a prefeitura estaria jogando pois do lado é a Estação de Captação de água, que abastece as residências.

“Isso é um absurdo, se chover vai levar tudo pra nossa água”, disse Maria

José Santos, que passava pelo local. Algumas ho-ras depois da presença de nossa equipe, parte do entulho desapareceu. Segundo informações de moradores, outra máqui-na foi chamada para re-tirar o entulho do local.

Quem quiser conferir o descaso com o meio ambiente, deve acessar a página do Mais: www.maisregional.com.br

A direção da Farma Center comemorou o su-cesso da promoção rea-lizada nos últimos meses do ano. No total, os con-sumidores preencheram mais de mil cupons. A promoção começou em 20 de novembro e ter-minou no último dia de 2009. E foi também em 31 de dezembro que, sob o comando de Leo-nardo Arruda, e contan-do com um bom número de clientes prestigiando, foi realizado o sorteio e

conhecidos os nomes dos ganhadores dos prêmios. Leonardo festeja o su-cesso, diz que a Farma Center vai continuar tra-balhando para se man-ter entre a preferência, prestando bons serviços para o público, e prome-te novas promoções em 2010.

Veja os ganhadores da promoção: Andreia Y. Cuscuma ganhou um aparelho de DVD; Lou-rival Delfino levou pra casa um aparelho de

som Philips; Bianca de J. Santos ganhou um lindo secador de cabelos Bri-tânia; Sonia Roberta Ve-nâncio foi sorteada com um ‘Kit Beleza’; Neuza da Silva Almeida faturou uma bicicleta.

A garotinha que sor-teou os prêmios foi a linda Vitória Bergamine – que aparece nas fotos com a Eliane, funcio-naria da Farma Center. Veja os momentos de alegria dos ganhadores.

CAPTAÇÃO – Caminhões da Pre-feitura jogavam entulho perto da captação da Sabesp: muito bonito!

ENTRE MAIS DE MIL CUPONS, FARMA CENTERANUNCIA OS GANHADORES DA PROMOÇÃO

EMPRESÁRIO MANOEL BARROS AJUDA FAMÍLIA DO VILAREJO

O empresário Manoel Barros, ao lado de diversos amigos, tra-balha muito pelas famílias ca-rentes da cidade. No último Na-tal, além da ajuda que faz sem-pre, uma das famílias atendidas fez questão de posar ao lado do amigo, em sinal de agrade-c i m e n t o . Manoel e o vereador H e n r i q u e Martin fo-ram pes-soalmente até a rua M ô n a c o , e n t r e g a r alguns dos

pedidos que haviam sido solici-tados através de uma cartinha que foi endereçada ao Papai Noel e entregue nos Correios do Centro.

“É sempre um grande prazer pode ajudar”, disse Manoel. Os

irmãos Mar-cos Vinícius e Laís es-c r e v e r a m a cartinha. Eles ganha-ram roupas e brinquedos. Os pais tam-bém não fo-ram esque-cidos, com uma cesta básica.

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) vem se pronunciar a respeito da nota publicada na edi-ção de 07.11.2009, sobre a não-acessibilidade das instalações do Polo Cabreúva para pessoas com deficiência física. Encontra-se em curso dentro da AAPG um amplo processo de adaptação dos Polos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência física, apoiado por consultoria especia-lizada. Sabemos das dificuldades de adaptação das instalações a es-sas necessidades, de maneira ge-ral, por isso está se realizando um processo gradual de mudança que envolverá todas as instalações por onde circulam alunos e professo-res. Optamos, durante este perío-do, por não interromper ou alterar o funcionamento dos cursos, de modo a não prejudicar o público atendido. Empreenderemos esfor-ços junto ao parceiro local para via-bilizar as mudanças necessárias.

PROJETO GURI ESCLARECE

VILAREJO – Manoel e Henrique ajudaram família do Vilarejo

A Prefeitura iniciou a construção da cre-che do Novo Bonfim um ano atrás. Em junho de 2009, quem passava pela avenida Pascoal Santi já via que o prédio estava pronto. As mães come-çaram a procurar a Se-cretaria de Educação – e voltaram sempre com a mesma resposta: ne-nhuma. Ninguém sabia quando a creche seria inaugurada.

O Mais Regional abor-dou o assunto diversas vezes ao longo do último ano. Com prédio pronto, mas sem funcionários, a creche continua fecha-

17 - Mais Cabreuva.indd 10 22/01/10 18:11

Page 11: Mais Cabreuva 17

Sábado, 23 de janeiro de 2010 11Mais

INCLUSÃO

EDUCAÇÃO TRADIÇÃO

SEMPRE PRESENTE

RÁPIDO LUXO CAMPINAS INCLUI ÔNIBUS ADAPTADOPARA CADEIRANTES NA LINHA QUE SERVE O JACARÉ

JÁ PRECISA DE REFORMA : É A CRECHE CONSTRUÍDA NO NOVO BONFIM

ROMEIROS SAEM A PÉ PARA APARECIDA

MANGINI E AMIGOS COMEMORAM SUCESSO DA DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS

A Rápido Luxo Cam-pinas iniciou a operação de um ônibus articulado, especialmente adapta-do para cadeirantes. O novo veículo começou a circular em 8 de janeiro e atende aos passageiros da linha Jundiaí-Jacaré-Bonfim.

O gerente da Rápido Luxo Campinas, Antônio

Gaspar, conversou com o vereador Henrique Mar-tin, explicando como é este novo veículo. “O ônibus é adaptado com elevador, para facilitar o acesso dos deficien-tes físicos - incluindo os cadeirantes, bem como aos idosos e portadores de mobilidade motora reduzida”, disse Gaspar.

Henrique elogiou a iniciativa da empresa e foi conferir de perto a novidade. “O transporte coletivo vem melhoran-do, com a inclusão de veículos como os adap-tados e os bi-articula-dos. São providências que facilitam a vida do passageiro”, opinou o vereador.

NOVIDADE – O vereador Henrique, com o inspetor Marcos e o motorista Ronilson, da RLC

Veja os horários em quecircula o ônibus adaptado DIAS ÚTEISSaída do Bonfim: 4h, 5h45, 7h25, 10h17, 12h07, 13h57, 15h47, 17h40 e 21h55 Saída de Jundiaí: 4h50, 8h25, 11h12, 13h02, 14h52, 16h46, 18h34, 21h05 e 22h45 SÁBADOSSaída do Bonfim: 4h25, 6h10, 8h05, 10h45 e 12h50Saída de Jundiaí: 5h15, 7h, 9h55 e 11h50

Quando o carro estiver em manu-tenção preventiva, será colocado um veículo convencional no lugar.

A Prefeitura iniciou a construção da cre-che do Novo Bonfim um ano atrás. Em junho de 2009, quem passava pela avenida Pascoal Santi já via que o prédio estava pronto. As mães come-çaram a procurar a Se-cretaria de Educação – e voltaram sempre com a mesma resposta: ne-nhuma. Ninguém sabia quando a creche seria inaugurada.

O Mais Regional abor-dou o assunto diversas vezes ao longo do último ano. Com prédio pronto, mas sem funcionários, a creche continua fecha-

da, apesar de as mães estarem desesperadas. Agora, além de tudo, a construção começa a mostrar que não foi bem executada. É que o muro na frente da avenida já apresenta rachaduras.

O muro está tomban-do para um dos lados e o mato começa a ficar alto. Audenir Oliveira da Conceição é mãe de duas meninas (Tamires e Tali-ta) e aguarda há meses vagas para as duas crian-ças. “Preciso urgente de vagas para as minhas fi-lhas, caso contrário vou ter que pedir demissão e aí a coisa vai piorar”,

disse. A Prefeitura, en-quanto isso, continua sem se manifestar.

FECHADO – Creche terá de ser re-formada antes de ser aberta: muro ruindo

O ex-vereador e atu-al secretário da Cidada-nia de Itu Antônio Carlos Mangini reuniu dezenas de amigos, comercian-tes, empresários para alegrar o Natal/2009 da criançada de todos os bairros. Em grandes mu-tirões, o grupo visitou todos os bairros da cida-de. Mostrando organiza-ção, a equipe distribuiu cartões, antes, avisando

dia e hora em que o gru-po iria passar pelo bair-ro. Com isso, a expecta-tiva foi grande.

“Tivemos essa preo-cupação de avisar com antecedência para ne-nhuma criança ficar sem presente”, disse Man-gini. No total, foram distribuídos mais de 40 mil brinquedos nos úl-timos anos. “Não é de hoje que eu faço esse

trabalho social. É muito gostoso ver o sorriso no rosto dessa meninada”, afirmou Mangini. Parti-ciparam da distribuição, entre os inúmeros vo-luntários, os vereadores Henrique Martin, Célia Donato, Marcelo Defendi e Lourdes Santi.

Veja as fotos e confira a emoção dos presentea-dos em toda a cidade de Cabreúva.

Ademar Pupim, Luiz Coelho, Serginho, Gusta-vo, Matão, Fausto, Dedé e João. Esses são os no-mes dos cabreuvanos que saíram na última quinta feira (21) a pé com des-tino ao santuário de Nos-sa Senhora Aparecida. A partida foi da barraca de sucos do Fausto (no fim da Avenida São Paulo). Eles saíram 5 horas da manhã do bairro Jaca-ré e pretendem chegar no dia 29 de janeiro em Aparecida.

A ideia foi do comer-ciante Ademar Pupim que convidou os demais amigos para acompanhá-lo nessa caminhada da fé. Ademar já viajou 9 vezes para Aparecida fa-zendo o mesmo trajeto que o grupo está fazen-

do, só que foi a cava-lo nas outras vezes. “É uma promessa minha e aí convidei a turminha para ir”, disse Ademar.

Ele conta que no sá-bado (2 de janeiro) vol-tou de Pirapora a pé para treinar. “A serrinha de Cabreúva foi a pior parte, mas eu consegui”, disse. Os cozinheiros da turma serão o Dedé e o João, que estarão no caminhão de apoio. O grupo passará por sete paradas: no bairro da Roseira, em Atibaia, em Piracaia, Cachoeira dos Pretos, São Francisco de Xavier, Monteiro Lobato e na cidade de Pindamo-nhangaba.

Conversamos com o componente mais velho da equipe, o comercian-

te Fausto de 53 anos, no mesmo dia em que o Ademar voltava de Pira-pora a pé para testar o condicionamento físico. O ‘atleta’ Fausto saiu do Jacaré com destino ao centro de Itupeva a pé pela rodovia, ele le-vou 4 horas para chegar na rodoviária daquele município e conta que parou só por 15 minutos para tomar um café no bairro Medeiros. “Não senti nada, daria para andar mais”, disse Faus-to que em dezembro já havia ido para Itupeva só que pelo bairro Guacuri, onde levou três horas e retornou de ônibus.

Depois dos testes Fausto se considera pre-parado para enfrentar a estrada.

TURMA – Ademar já foi 9 vezes ATLETA – Fausto mostra o local de partida

No site do Mais (www.maisregional.com.br) você pode baixar o sucesso “Família Restituição”, do canto gospel Amado de Jesus, que está fazendo su-cesso em todo o Brasil.

Na próxima edição você acompanha uma entre-vista exclusiva com o cantor.

Amado de Jesus

17 - Mais Cabreuva.indd 11 22/01/10 18:12

Page 12: Mais Cabreuva 17

Rua Maranhão, 256 - BOX 01 - B. JacaréCabreúva - SP - Cep: 13318-000

0800 770 3928(11) 4529-7962

GenéricoMedicamento

Toda linha de MedicamentosGenéricos na Drogaria do Joãoestá com descontos de 20%

LIGUE GRÁTIS0800 770 3928

LIGOU, PEDIU, CHEGOUNÃO PRECISA NEM SAIR DE CASA

Na medida certa para sua casa

Atendemos toda a região, faça seu orçamento!Tel.: 11 4529.6970Av. Vereador José Donato, 603 - Bairro Jacaré - Cabreúva - SP - email: [email protected]

Toda linha deProdutos em

Alumínio com amais alta qualidade

e garantia!

Batentes, Portas e Janelas de Madeira e Alumínio Tel.: 11.4529.6970Tel.: 11.4529.6970

Tudo em

3xjurossem

CONSTRUCARDAceitamos

Basculante60x60

54,00R$

Janela 2 Folhas1,00x1,20 s/ Grade

107,00R$

Porta Balcão 2 folhas2,10x1,50

Com Fechadura445,00

R$

Com Trinco405,00

R$

Porta Balcão 4 folhas2,10x1,50

Com Fechadura567,00

R$

Com Trinco515,00

R$

Porta Balcão 3 folhas2,10x1,50

Com Fechadura868,00

R$

Com Trinco788,00

R$

Janela 4 Folhas1,00x1,50 s/ Grade

157,00R$

Veneziana 3 folhas1,00x1,20 s/ Grade

218,00R$

Veneziana 6 folhas1,00x1,50 s/ Grade

285,00R$

COLUNA SOCIALpor Paulo Henrique Amorim

Sábado, 23 de janeiro de 200912

PersonagensSucesso

A cantora Andila segue fa-zendo sucesso em sua banda de forró. Muito sucesso Fol-ley!!!

Família

Um clique especial à bela família unida do Vale Verde.

Parabéns

A equipe do Mais deseja muitas felicidades a nossa querida Laudianni, da Vila Tenente, que completou mais um ano de vida no úl-timo dia 04.

Parabéns Tânia

Dia 17 Tânia Lima comple-tou mais um niver. Felicida-des são os votos do jornal Mais Cabreúva!

Mais Niver Dia 16, foi a vez da nossa querida Josiane, filha do

comerciante Akio comple-tar mais um aniversario com muito estilo, e nós do jornal Mais deixamos os Parabéns e muitas Felicidades!

M Lu ArtesNo último dia 20 foi a vez da nossa querida Ana do Novo

Bonfim completar seus 16 anos. Ela recebeu os Para-béns da equipe de trabalho da loja M Lu Artes. Registra-do!

Niver Carol

Carol completou no último dia 18, seus 19 anos, rece-bendo os cumprimentos de felicidades dos amigos e fa-miliares. A equipe do Mais também deseja muitos anos de vida. Parabéns!

Parabéns Tamy!A Tamiles também comple-tou no dia 05 deste mês seus

17 anos, e nós desejamos

muitas felicidades e que 2010 seja um ano muito es-pecial!

Oscarina

Dia 13 foi a vez da Oscarina soprar as velinhas. Além do abraço gostoso que ela re-cebeu do esposo, a equipe do Mais também deixa um abraço.

GilsonO nosso amigo Gilson tam-

bém completou mais um niver no último dia 17 e a nossa equipe deseja tudo de bom!

Niver TiagoDia 19 de janeiro foi a vez do nosso amigo Tiago com-pletar seus 19 anos com

muita festa. E nossa equipe deixa os parabéns e tudo de bom mlk Zikaa!

Mãe e FilhaO Mês de janeiro também foi festivo para família do Maluko Metalfer. No dia 11 sua esposa completou mais um ano de vida e dia 27 será a vez de sua filha Tamara

receber os abraços de seus amigos e familiares. Para-béns Meninas!

Parabéns SabrinaDia 25 a nossa querida Sabri-

na completará seus 16 anos, e nós deixamos os parabéns!

Parabéns João!Dia 15 o nosso amiguinho João Paulo também comple-

tou idade nova: Fez 5 anos! E a Vovó Silvia desejou mui-tas felicidades e muito su-cesso para o garotão.

Niver Bianca

A linda Bianca completará no próximo dia 27 seus 8 aninhos, e nós do Mais de-sejamos muitas felicidades. Parabéns!

Família Poeira

Quem também é destaque em nossa coluna é a super equipe da Poeira Auto Peças: Gaby, André, Poeira, Wilson e Aldeivo

Torcida Unida

Os amigos Celso (são-pauli-no) e Pereira (corinthiano) garantem que a rivalidade fica só com os times. Do res-to, é só amizade.

Bom de truco

O amigo do Mais José Proiet-ti é uma sumidade no truco. Trucando, valendo seis, ou de um em um, é difícil ga-nhar do homem.

Churrasqueira I

Quem conhece o gerente in-dustrial Moises do dia-a-dia, agora vai saber um segredo: ele é um excelente churras-queiro de fim-de-semana.

Churrasqueira IIO Dori foi o churrasqueiro oficial de um evento recente na cidade. Além de servir os

convidados com uma carne sempre no ponto, ele virou um parceiro imbatível no truco das horas vagas.

Do Ipiranga para Cabreúva

Por 24 anos o amigo Heleno foi operador de máquinas na Alpino. A união com a em-presa foi tanta, que ele se mudou de São Paulo para a região junto com a empresa. Há 10 anos a Rua Iugoslávia acolheu esse paulistano da gema, mas cabreuvano de coração. Vereadora Célia

E no dia 24 quem aniversaria é nossa querida amiga Célia. Além dos abraços do mari-do Mário, fica aqui também o grande abraço de toda a equipe do Mais.

Os alunos do 1o C (2008) da escola Capitão Vitório Togni, no Jacaré,,fizeram uma coreografia da mú-sica Negro Gato (um funk do Mc Leozinho), em homenagem ao Dia da Consciência Negra (que se comemora todo 20 de novembro). Os alunos demonstraram muita criatividade, pro-vando que com diver-são também se educa. As apresentações foram resultado do projeto de Artes da professora Cás-

sia e, por iniciativa dos próprios estudantes, fo-ram postadas no youtu-

be. Para conferir, acesse nosso site: www.maisre-gional.com.br.

DEU NA NET

MENSAGEM DOS ALUNOS:‘DIGA NÃO AO PRECONCEITO !’

17 - Mais Cabreuva.indd 12 22/01/10 18:12