mains - sices datasheets/636/gc600-gc600m_br.pdf · clp completo incluso ... configurá-lo...

8
Controlador microprocessado desenvolvido para gerenciar plantas de produção e emergência, compostas por grupos geradores em paralelo entre si ou com a Rede. Disponível em duas versões: GC600 and GC600 Mains Display gráfico colorido TFT 4.3’’ - 180x272 pixels - 95 x 54 mm de área útil CLP completo incluso Interface CANBUS J1939 para motores eletrônicos e entradas digitais e analógicas para motores convencionais. Medições: Tensões Rede/Barramento e Gerador; Correntes do Gerador (.../5A ou ../1A); Corrente Auxiliar(…/5 ou …/1); Frequência Rede/Barramento e do Gerador; Potência Ativa, Reactiva e Aparente; Velocidade do Motor; D+ N. 18 Entradas digitais opto-isoladas. N. 7 Entradas analógicas configuráveis para os sensores do motor (pressão do óleo, temperatura do óleo, temperatura da água, nível do combustível), e também podem ser configuradas como entradas digitais. PWM (500Hz) interface directo com CATERPILLAR generadores con Sistema de regulamentação semelhantes 2 Entradas analógicas diferenciais 0...5V and 0...10V. N. 18 Saídas digitais configuráveis. Comunicação: N.2 Portas seriais MODBUS RTU: RS232 e RS485 isolada. N.1 Porta ETHERNET 10/100Mbps. N.1 Porta USB para configuração e N.1 USB HOST como registrdor de dados Opção para modulo WI-FI 2.4GHz. Históricos com gravação de data e hora dos eventos. Grau de proteção frontal: IP65 com vedação sempre gratuita Interface direta com o SI.MO.NE para monitoramento das plantas. Mains Excelente performance Visor colorido atraente Funções CLP incluídas Várias E/S com possibilidade de módulos de expansão Várias portas de comuni- cação embutidas Watchdog integrado no hard- ware Desenho italiano

Upload: dinhminh

Post on 09-Nov-2018

239 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

Controlador microprocessado desenvolvido para gerenciar plantas de produção e

emergência, compostas por grupos geradores em paralelo entre si ou com a Rede.

Disponível em duas versões: GC600 and GC600Mains

Display gráfico colorido TFT 4.3’’ - 180x272 pixels - 95 x 54 mm de área útil

CLP completo incluso

Interface CANBUS J1939 para motores eletrônicos e entradas digitais e analógicas para

motores convencionais.

Medições: Tensões Rede/Barramento e Gerador; Correntes do Gerador (.../5A ou ../1A);

Corrente Auxiliar(…/5 ou …/1); Frequência Rede/Barramento e do Gerador; Potência Ativa, Reactiva e Aparente; Velocidade do Motor; D+

N. 18 Entradas digitais opto-isoladas.

N. 7 Entradas analógicas configuráveis para os sensores do motor (pressão do óleo,

temperatura do óleo, temperatura da água, nível do combustível), e também podem ser configuradas como entradas digitais.

PWM (500Hz) interface directo com CATERPILLAR generadores con Sistema de

regulamentação semelhantes

2 Entradas analógicas diferenciais 0...5V and 0...10V.

N. 18 Saídas digitais configuráveis.

Comunicação: N.2 Portas seriais MODBUS RTU: RS232 e RS485 isolada.

N.1 Porta ETHERNET 10/100Mbps.

N.1 Porta USB para configuração e N.1 USB HOST como registrdor de dados

Opção para modulo WI-FI 2.4GHz.

Históricos com gravação de data e hora dos eventos.

Grau de proteção frontal: IP65 com vedação sempre

gratuita

Interface direta com o SI.MO.NE para monitoramento

das plantas.

Mains

Excelente performance

Visor colorido atraente

Funções CLP incluídas

Várias E/S com possibilidade

de módulos de expansão

Várias portas de comuni-

cação embutidas

Watchdog integrado no hard-

ware

Desenho italiano

Page 2: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

O GC600 é o novo controlador completo para aplicações de paralelo, plantas com múltiplos geradores operando em ilha e/ou em paralelo com a Rede. Desenvolvido em duas versões para se adequar a cada necessidade:

GC600 é recomendado para plantas com grupos

geradores em paralelo operando em ilha e/ou produção(paralelo com a concessionária).

GC600Mains

é a solução perfeita para plantas com um gupo

gerador operando em paralelo com a Rede permanentemente ou com transferência em rampa da carga. Nessa versão é possível controlar o MCB manualmente através de um botão dedicado do controlador.

Esta versão é especialmente recomendada em aplicações de cogeração, onde são necessários recursos especificos para gerenciar as funções auxiliaries da planta. Ambas as versões possuem um PLC completo com blocos PID, evitando dessa forma a necessidade de um CLP externo.

O GC600 e GC600Mains

podem ser utilizados com motores

eletrônicos e convencionais. Baseado na demanda de carga o controlador parte e para os grupos geradores. Para equalizar as horas de funcionamento das máquinas é possível selecionar o grupo gerador principal(Master) e rotacioná-lo de acordo com um horário preestabelecido ou com as horas de funcionamento. Adicionalmente, independentemente da demanda de carga, no caso de plantas com grupos geradores de potências diferentes é possível selecionar a melhor combinação de máquinas para suprir a carga, evitando desperdício de combustível e potência.

O GC600 e GC600Mains

possuem um display TFT 4.3’’ colorido

de alta qualidade como interface homem máquina, permitindo uma rápida visualização das medições e estados da planta. Também estão disponíveis para comunicação(Configuração/Monitoramento) padrões largamente utilizados, como USB, RS232, RS485 (isolada) e Ethernet. Está disponivel também uma interface WI-FI para uma rápida conexão ao controlador. Adicionalmente, como os outros controladores da série

GCXXX , uma versão especial chamada Link está disponivel,

incluindo um modem GPRS/GSM, onde é possível instalar um cartão SIM para o envio de SMS e dados para um sistema de monitoramento remoto. Todas as versões do GC600 podem ser conectadas a outros modelos de controladores SICES da linha de paralelo. Os parâmetros ajustáveis do controlador, permitem utilizá-lo em tarefas padrões e customizadas. Os parâmetros são configurados através do software gratuito BoardPRG, que pode ser baixado diretamente no site da SICES. Também é possível configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado para a configuração do PLC do controlador.

O GC600 e GC600Mains

oferecem o armazenamento de dados e

eventos ocorridos. Essas informações podem ser acessada diretamente pela IHM.

O GC600 e GC600Mains

possui um watchdog no hardware

capaz de informar o usuário no caso de falha do microprocessador.

PROGRAM/OFF/RESET: Habilita a alteração de todos os parâmetros. O acesso para alteração dos parâmetros é controlado através de três níveis de senha. Alguns parâmetros podem ser alterados mesmo com o motor em funcionamento. RESET: A partida é inibida, a carga é comutada para a Rede. Quando o motor está rodando e o controlador é comutado para o modo ‘OFF/RESET’, a sequência de desligamento é iniciada. Todos os alarmes são reiniciados. MAN./AUTO/TEST: A partida e a parada do motor estão habilitadas. As proteções do grupo gerador estão ativas. O comando de partida é desativado automaticamente quando o motor está rodando. Os botões MCB e GCB são habilitados quando o gerador está na faixa de operação. Suas funções dependem do modo de operação configurado. A sincronização Manual pode ser facilmente executada através das funções embutidas no controlador. AUTOMATIC: O comportamento em automático depende da planta selecionada: Single Prime Mover, Stand-by, Stand-by and Short Time Parallel, Single Parallel to Mains, Multiple Prime Mover, Multiple Parallel to Mains. TEST: Partida automática para teste de operação com as proteções de segurança habilitadas. O teste pode ser realizado com carga, sem carga ou em paralelo com a Rede. No caso de falha da Rede durante o teste, a carga é automaticamente transferida para o grupo gerador.

Tensões da Rede: L1-N, L2-N, L3-N, L1-L2, L2-L3, L3-L1 Medições “True RMS”. Lx-N máx. tensão < 300Vac cat. III Tensões do Gerador: L1-N, L2-N, L3-N, L1-L2, L2-L3, L3-L1 Medições “True RMS” Lx-N máx. tensão < 300Vac cat. III Correntes do Gerador: L1, L2, L3, N (*) Medições “True RMS” Corrente máx. nominal: 5Aac Sobrecorrente mensurável : 4 x 5Aac (senoidal). (*) Corrente do neutro como alternativa para a proteção diferencial ou para medir a potência da Rede utilizando um TC(padrão) ou um Toroide (Opção). Tensões do Barramento: L1-N, L2-N, L3-N, L1-L2, L2-L3, L3-L1 Medições “True RMS” Lx-N máx. tensão < 300Vac cat. III Frequência Rede/Gerador: Resolução = 0.1 Hz. Acurácia = ±50ppm, ±35ppm/°C (típico) Voltímetro da Bateria: Resolução = 0.1V Sensor de Pressão do óleo: VDO 0-10 Bar, VDO 0-5 Bar, Veglia 0-8 Bar (Ou curva do sensor personalizada) Sensor de temperatura do óleo ou da água: VDO, Veglia, BERU (Ou curva do sensor personalizada) Sensor de nível do combustível: VDO, Veglia (Ou curva do sensor personalizada)

Page 3: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

RPM do motor: Pelo pick-up. Número de dentes configuráveis. A mesma entrada pode ser usada pelo sinal W do alternador. D+ para medição da tensão do alternador de carga das baterias. Potências e fator de potência por fase e total. Os valores máximos de potência e correntes atingidas são gravados com data e hora. Medições adicionais são efetuadas via CAN J1939 para motores eletrônicos.

Rede viva/desabilitada (somente GC600Mains

)

Gerador vivo

Estado do GCB

Estado do MCB(somente GC600Mains

)

Barramento vivo

Motor em funcionamento

Motor em resfriamento

Partida e parada do motor

Potência ativa

Potência reativa

Potência aparente

Fator de potência: por fase e total

Contador de energia ativa e reativa

Contador para horas de manutenção/locação

Contador de partidas

Sobrevelocidade (12)

Sequência incompleta (48)

Quebra da correia

Alta e máxima temperatura

Baixa e mínima pressão do óleo

Alta e máxima temperatura do óleo

Baixo e mínimo nível de água

Máxima potência

Nível do combustível

Falha da bateria (min./máx. tensão)

Subfrequência (81U)

Sobrefrequência (81O)

Subtensão (27)

Sobretensão (59)

Potência direcional (32)

Perda de excitação (Pot. Reativa reversa 32RQ)

Sobrecorrente temporizada (51) IDMT

Sobrecorrente instantânea (50)

Check de sincronismo (25)

Sequência de fase (47)

Desbalanço de corrente e tensão (46/47)

Proteção de fuga à terra (51N or 51GN) como alternativa a

corrente do neutro (64).

Sequência negativa (I2)

Sobrecorrente de fase com restrição de tensão (51V)

As seguintes proteções estão disponíveis para aplicações de paralelo com a Rede:

Taxa de variação da frequência (81R ROCOF)

Deslocamento vetorial

Subtensão (27)

Sobretensão (59)

Subfrequência (81U)

Sobrefrequência (81O)

27T - Subtensão temporizada (proteção FNN-VDE Q-U)

27Q - Subtensão com potência reativa direcional (BDEW)

Suporte Dinâmico da Rede Ajuste automático da potência de saída em função da frequência da Rede. Este recurso permite manter o grupo gerador operando dentro de condições seguras mesmo que a frequência da Rede atinja valores abaixo dos aceitáveis.

Em plantas onde existe a operação em paralelo de vários grupos geradores no mesmo barramento, é possível configurar diferentes lógicas de controle para a partida/parada dos mesmos de acordo com a demanda da carga. Em detalhes:

Configuração manual do gerador mestre através de uma

chave seletora no painel de controle.

Rotação do gerador mestre em um horário fixo todos os

dias.

Rotação do gerador mestre após um determinado número

de horas de funcionamento.

Seleção automática dos geradores com as potências que

melhor se adaptam a demanda atual da carga (NOVO) (*).

Seleção automática do menor número de geradores que

podem suprir a demanda atual da carga (NOVO) (*). (*) Função disponível para um número máximo de 5 geradores.

O compartilhamento da carga entre grupos geradores operando em paralelo pode ser realizado através da interface CAN(PMCB) ou analógica. O GC600

controla a velocidade das

máquinas para garantir a mesma porcentagem de potência em todos os geradores.

A regulação de potência é realizada através do regulador de potência interno. Para o controle de velocidade em aplicações com motor eletrônico está disponível a interface CAN, para motores convencionais existe uma saída analógica apropriada para essa finalidade.

Page 4: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

O GC600Mains

atua diretamente no regulador de tensão para

controlar a potência reativa.

Os idiomas disponíveis são: Inglês, Italiano e Português Brasileiro. Frances, Espanhol e Russo disponíveis em breve.

N. 18+1 Entradas digitais configuráveis (N.1 Para o botão de

parada de emergência)

N. 4 Entradas analógicas (temperatura da água, pressão do

óleo, temperatura do óleo, nível de combustível) se não usadas, podem ser utilizadas como:

○ Entradas digitais (não isoladas)

○ Entradas analógicas resistivas

○ Entradas analógicas de tensão 0...10V

○ Entradas analógicas de corrente 0...20mA

(adicionando um resistor externo)

N. 2 entradas analógicas adicionais 0...10V

N. 1 Entrada analógica para o D+

N.18 Saídas digitais programáveis

N. 2 Saídas analógicas isoladas -10 / +10V para o controle

da velocidade e do AVR Outras entradas e saídas virtuais estão disponíveis com lógicas AND/OR para funções selecionáveis.

N. 64+64 Entradas/Saídas digitais com o módulo DITEL.

N. 30 Entradas analógicas configuráveis para medição de

sensores: Pt100 (DIGRIN), Termopares (DITHERM) e N.20 entradas analógicas adicionais 0...10mA - 0...20mA (DIVIT). Máx. 10 módulos. O número máximo de entradas analógicas depende dos módulos usados.

N. 10 Entradas analógicas fixas adicionais listadas no

protocolo J1939 para motores eletrônicos.

N. 16 Saídas analógicas configuráveis utilizando 4 módulos

DANOUT.

Códigos de diagnóstico do motor

Teste periódico

Relógio de tempo real com bateria de lítio recarregável

Gerenciamento da bomba de combustível

537 Gravações no histórico

Controle do pré-aquecimento e “glow-plugs”

Partida e parada remota

Função para ultrapassar as proteções

Contador de horas de funcionamento para o gerenciamento

da manutenção

Contador diário para o controle da manutenção periódica

Sirene de alarme incorporada

Medição da rotação do motor pelo pick-up, frequência ou W

Possibilidade de customização gráfica c/ baixo custo

Configuração pelo PC ou diretamente na IHM

Atualização remota do firmware

Comunicação SMS

Suporte aos protocolos NTP, DNS e DHCP

N.1 Limiar para rejeição de carga. Lógicas adicionais

disponíveis através do CLP.

Controle interno da potência ativa e reativa

Divisor de carga interno

Sincronizador interno

Gerenciamento avançado de carga para plantas com grupos

geradores de potências diferentes

Interface CAN isolada para motores eletrônicos (J1939 e

MTU MDEC)

Interface CAN isolada para o PMCBUS(divisão de carga e

gerenciamento da planta)

Até 24 geradores em paralelo no mesmo barramento

Até 16 MC100 suportados

Até 4 configurações alternativas

Fácil configuração da planta

N.3 níveis de reserva de carga para modificações

inesperadas da carga

Controle da rampa de carga e descarga

GC600 / GC600Mains

N.1 USB FUNCTION para configuração e N.1 HOST para

gravação de dados (disponível em breve)

N.1 Porta serial RS232 Modbus RTU para modem externo

N.1 Porta serial RS485 isolada Modbus RTU

N.1 Interface RJ45 Ethernet TCP/IP

N.1 Interface CANBUS J1939 isolada

N.1 Interface CANBUS (PMCBUS) divisão de carga

Como opção:

N.1 interface WI-FI (disponível em breve)

REWIND - Dispositivo GPRS/GSM/GPS (para o SI.MO.NE)

PSTN/GSM Gerenciamento de Modem e

Tensão de alimentação: 7…32 Vdc

Consumo: menos de 2W típico(Modo Auto, Stand-by, AMF

ativo, lâmpada do LCD desligada)

Frequência de operação 50Hz ou 60Hz

LCD com luz de fundo

Temperatura de operação: -25 °C até +65 °C

Temperatura de armazenagem: -30 °C até +80 °C

Burn in @ 50°C por 48h com relatório p/ cada controlador

Grau de proteção: IP65 (Junta incluída)

Massa: 1100g

Dimensões externas: 247x176x63mm (LxAxP)

Recorte do painel: 218x159 mm(LxA)

Resolução do visor gráfico: 480x272 pixel

Dimensões do visor: Área visual 95 x 54 mm

Função específica para o mercado francês EJP / EJP-T

Page 5: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

Mains

Page 6: Mains - SICES Datasheets/636/GC600-GC600M_BR.pdf · CLP completo incluso ... configurá-lo diretamente pela IHM. Também disponibilizamos gratuitamente o software Plc Editor, utilizado

J1939

USB

GPRS

GSM

RJ45

ETHERNET

RS485

ISOLADA

PMCBUS

RS232 WIFI

SI.MO.NE - Sistema de monitoramento central PC Controle e monitoramento remoto

GSM/SMS E-MAIL

ATÉ 16 GERADORES

EM PARALELO NO MESMO BARRAMENTO

MÓDULOS DE EXPANSÃO

PARA ENTRADAS E SAÍDAS

ANALÓGICAS E DIGITAIS

MOTOR ELETRÔNICO