madefilo

4
M.A. de Filosofia Violência André Bandeira (3) Priscilla Faheina (36) 1ª E Manhã

Upload: andre-bandeira

Post on 21-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ma de filo

TRANSCRIPT

M.A. de Filosofia

Violência

André Bandeira (3)

Priscilla Faheina (36)

1ª E Manhã

Vivemos hoje tempos de violência. Estamos, cada vez mais, assustados e abalados diante de tantas notícias e acontecimentos que atingem as pessoas de todas as classes sociais do Brasil e de todo o mundo.

A violência se manifesta por meio da tirania, da oprOcorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigáfazer ou deixar de fazer um ato autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo aexcessivo de força. O poder, a força e a autoridade só se transformam em violência quando extrapolam os limites,contrariando os interesses de uma das partes.

O termo deriva do latim violenciforça, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.

Introdução

Vivemos hoje tempos de violência. Estamos, cada vez mais, assustados e abalados diante de tantas notícias e acontecimentos que atingem as pessoas de todas as classes sociais do Brasil e de todo o mundo.

A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigáfazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso

O poder, a força e a autoridade só se transformam em violência quando extrapolam os limites, o espaço do outro, e se configuram contrariando os interesses de uma das partes.

violencia (qualquer comportamento ou conjunto de força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.

Vivemos hoje tempos de violência. Estamos, cada vez mais, assustados e abalados diante de tantas notícias e acontecimentos que atingem as pessoas

essão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a

Tal comportamento pode invadir a de outro. É o uso

O poder, a força e a autoridade só se transformam em o espaço do outro, e se configuram

(qualquer comportamento ou conjunto de

Desenvolvimento – Tipos de violência

A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.

Existem diversas formas de violência, tais como a Violência estrutural, passiva, simbólica e discriminação e preconceito.

Violência estrutural: Esta relacionada à exclusão social que é uma das principais causas de violência no nosso país. A falta dos recursos básicos para uma vida digna e, até mesmo para a sobrevivência física das pessoas.

Violência passiva: Ocorre todas as vezes que deixamos de agir para evitar sofrimentos ou salvar vidas. Esse tipo de violência acontece quando as pessoas ficam passivas diante de tudo aquilo que agride a vida do outro.

Violência simbólica: Ocorre como uma espécie de interdição desenvolvida com base em um respeito que "naturalmente" se exerce de um para outro. É uma manipulação ideológica.

Discriminação e preconceito: É tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida.

Outros tipos de violência:

Violência Extrema

- O extermínio- A guerra- Massacre e genocídio- Terrorismo

Bullying

Atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos, e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Conclusão

Com base nos conhecimentos adquiridos neste trabalho, podemos concluir que a violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade. Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades.

Para solucionar a questão da violência no Brasil é preciso envolver os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública, mas também, melhorias no sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros. Requer uma maior participação da sociedade nas discussões e soluções desse problema.

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma

derrota.” - Jean-Paul