madalena e maria - conflito eritreia e etpia (2)

15
CONFLITO ENTRE A ERITREIA E A ETIÓPIA

Upload: madalena-trigueiros-ventura

Post on 29-Jun-2015

292 views

Category:

Documents


34 download

TRANSCRIPT

Page 1: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

CONFLITO ENTRE A ERITREIA E A ETIÓPIA

Page 2: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Etiópia

A Etiópia, um país situado no Chifre da África, é um dos países mais antigos do mundo. O país faz fronteira com o Sudão a oeste, Djibouti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Addis Ababa.

A sua língua oficial é o Amárico e tem aproximadamente 80 milhões de habitantes.

Page 3: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Eritreia A Eritreia, oficialmente

Estado da Eritreia, faz fronteira com o Sudão a oeste, a Etiópia a sul, e Djibouti a sudeste. O leste e nordeste do país têm um litoral banhado pelo Mar Vermelho, tendo contacto directo com a Arábia Saudita e Iémen.

Tem cerca de 118 000 km², com uma população estimada em cerca de 5 milhões de habitantes. A capital é Asmara.

Page 4: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Introdução – causas do conflito

Desde a independência formal da Eritreia em 1993, até 5 anos depois, os governos da Eritreia e Etiópia tinham uma relação de cooperação e apoio mútuo.

Page 5: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Em 1997, a Eritreia estabeleceu a sua própria constituição e a sua própria moeda.

Eritreia decidiu que para a Etiópia continuar a pagar por serviços portuários e outras exportações da Eritreia , teriam de aceitar pagamentos da Eritreia na sua nova moeda e com o mesmo câmbio.

A Etiópia rejeitou a proposta e o comércio entre os dois países foi então convertido para dólares.

Page 6: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

A fronteira da Etiópia e da Eritreia, e a própria independência da Eritreia, voltou novamente a ser uma coisa de significado muito

importante para os dois países.

Em Maio de 1998, a guerra de fronteiras entre a Eritreia e Etiópia começou principalmente pela aldeia de Badme.

Page 7: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Friso cronológico

1961 - ONU decidiu fazer de Eritreia um país autónomo, federado com a Etiópia. O povo da Eritreia não concordava.

1991 – Soldados etíopes entram na capital da Eritreia conseguindo o controle total sobre o país.

1993 - Independência formal da Eritreia.

1993 a 1997 - Os governos da Eritreia e Etiópia tinham uma relação de cooperação e apoio mútuo, no qual Eritreia continuou a usar a moeda corrente da Etiópia e a dar o seu vizinho acesso livre aos seus portos.

1997 - A Eritreia estabeleceu a sua própria constituição e a sua própria moeda, e como cobrava as taxas portuárias e exportações para a Etiópia na sua nova moeda e com câmbio igual, isso gerou conflitos entre os dois países.

Page 8: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Friso cronológico

1998 - A guerra de fronteiras entre a Eritreia e Etiópia começou principalmente pela aldeia de Badme.

2000 - A ofensiva etíope na região sul da Eritreia causou danos materiais e perdas de mais de 600 milhões de dólares, incluindo perdas de 225 milhões na pecuária e no reparo de 55 000 casas.

2000 – Acaba a guerra com o acordo de paz de Argel, que indica que os dois países devem deixar a ONU patrulhar a fronteira e permitir um tribunal independente determinar e delinear a fronteira.

Page 9: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Friso cronológico - Situação actual

2002 - Os dois países concordaram com o acordo e o Tribunal Internacional de Justiça em Haia determinou em Abril que a aldeia de Badme pertencia à Eritreia.

A Eritreia aceitou toda a decisão do tribunal mas a Etiópia rejeitou-a e ainda ocupa grande parte do território eritreu pelo frente dos soldados da ONU.

Situação instável

Page 10: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

ONU encerra missão na Etiópia e na Eritreia30/07/2008Conselho de Segurança pediu aos dois países que cumpram suas obrigações previstas no acordo de paz de Argel, em 2002. João Duarte, Rádio ONU em Nova York.“O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou esta quarta-feira pelo encerramento da missão na Etiópia e na Eritreia, Unmee.A proposta foi elaborada pela Bélgica e prevê o fim do mandato da missão esta quinta-feira.”

EncerramentoO Conselho de Segurança votou, em unanimidade, pelo encerramento exigindo que a Etiópia e Eritreia cumpram com as suas obrigações ao abrigo dos acordos de paz assinados em Argel em 2002.As restrições impostas pelas autoridades da Eritreia, desde Setembro de 2006, têm impedido o fornecimento de combustíveis à Unmee (united nations mission in Ethiopia and Eritreia) dificultando as suas operações no terreno.

PresençaO Conselho lançou um apelo ao Secretário-Geral, Ban Ki-moon, no sentido de explorar com ambos os países uma presença da ONU no contexto da manutenção da paz e segurança internacionais.A Etiópia e a Eritreia viveram um conflito armado entre 1998 e 2000 que provocou mais de 70 mil mortos.

Page 11: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Envolvimento da comunidade internacional

A Missão das Nações Unidas na Etiópia e na Eritreia ocupa uma área de 25 km por 900 km na fronteira para ajudar a estabilizar a região. Os desentendimentos após a guerra resultaram num impasse pontuado por períodos de tensão elevada e novas ameaças de guerra.

O que ainda faz com que haja um impasse entre a Eritreia e a Etiópia é o fracasso do segundo em respeitar a decisão de delimitação de fronteiras e renegar o seu compromisso de demarcação. O impasse levou o presidente da Eritreia a pedir urgência à ONU e tomar medidas sobre a Etiópia.

Page 12: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Consequências

O crescimento do PIB, em 1999, caiu menos de 1%, e o PIB total diminuiu 8,2% em 2000. Em Maio de 2000, a ofensiva etíope na região sul da Eritreia causou danos materiais e perdas de mais de 600 milhões de dólares, incluindo perdas de 225 milhões na pecuária e no reparo de 55 000 casas.

A cessação do comércio com a Etiópia, que principalmente usava os portos eritreus antes da guerra, deixa Eritreia com um grande buraco económico por preencher.

ECONÓMICAS

SOCIAIS

POLÍTICAS

Page 13: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Consequências

O futuro económico da Eritreia depende da sua capacidade de dominar problemas sociais como o analfabetismo e baixos níveis de proficiência que fazem parte do seu país.

O ataque impediu o plantio de culturas na região mais produtiva da Eritreia, causando uma queda na produção de alimentos em 62%.

ECONÓMICAS

SOCIAIS

POLÍTICAS

Page 14: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

Consequências

ECONÓMICAS

SOCIAIS

POLÍTICAS

A situação política é piorada pelo esforço contínuo dos líderes da Eritreia e da Etiópia de apoiar a oposição do país rival, o que destabiliza a política de cada um dos países.

A guerra entre Etiópia e Eritreia causou mais de 120 mil mortes e deixa cerca de 1,8 milhão de refugiados, de acordo com estimativas.

Page 15: Madalena e Maria - Conflito Eritreia e Etpia (2)

FIMTrabalho realizado por:

Madalena Ventura nº17Maria Franca nº1912º8