luz e sombra

11
Luz e sombra - O que se entende por luz? - Qual a função da luz no dia a dia? - Qual a função da luz em um desenho, pintura? - Como posso representar a luz em um desenho? - O que se entende por sombra? - Qual a função da sombra em um desenho? - O que seriam tons?

Upload: cris-schuster

Post on 07-Jun-2015

21.365 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Segunda aula do estágio de Artes Visuais.Luz e sombra.Cristiane de Fátima Schuster

TRANSCRIPT

Page 1: Luz e sombra

Luz e sombra- O que se entende por luz?

- Qual a função da luz no dia a dia?

- Qual a função da luz em um desenho, pintura?

- Como posso representar a luz em um desenho?

- O que se entende por sombra?

- Qual a função da sombra em um desenho?

- O que seriam tons?

- Já ouviram falar em degrade?

Page 2: Luz e sombra

Vemos as coisas graças à existência da luz. Sem a presença das luzes só restariam sombras. É ela que rasga a escuridão e deixa transparecer os corpos dos objetos inundados pela sua presença. Desse encontro da luz e dos corpos resultam as sombras, que assumem a forma do corpo que as origina. Trazendo a esse corpo uma outra forma de existência, uma outra corporalidade.Mas e na arte, para que servem a luz e a sombra? É o que vamos aprender nessas aulas.

Page 3: Luz e sombra

A luz e a sombra são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos.

Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto.

O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

Page 4: Luz e sombra

A definição correta do volume dum objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.

Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas.

As sombras próprias são as que originam o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.

Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.

Page 5: Luz e sombra

Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.No exemplo da Figura A-1, distinguimos dois objetos com a mesma forma, tamanhos e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera.O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume.A diferença entre os dois objetos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra.

Page 6: Luz e sombra

No exemplo a seguir, será fácil perceber, como as luzes e as sombras, são os elementos de desenho que dão volume e realismo, e fazem a diferença entre um desenho plano formado com simples linhas,  e um desenho artístico com volume.

Page 7: Luz e sombra
Page 8: Luz e sombra
Page 9: Luz e sombra

ATIVIDADE: DESENHO DE LUZ

Material: 1 lápis 6B e uma folha tamanho A3.

Como fazer:

- Escolha um objeto tridimensional. Posicione um foco de luz (abajur, luminária de leitura etc.) próximo a ele, de modo a intensificar as zonas de luz e a propagação da sombra. Defina uma das faces do objeto e realize um desenho enfatizando as zonas de claro e escuro, bem como os tons intermediários. Para esta tarefa, você utilizará um lápis grafite 6B, explorando as diferentes tonalidades de cinza, desde as mais claras às mais escuras.

Page 10: Luz e sombra

- Faça mais dois desenhos mudando a face do objeto, de modo que ao final seja obtidos três desenhos de um mesmo objeto, com pontos de vista diferentes.

Page 11: Luz e sombra

Ate amanhã!