luz do carmelo -...

28
CARMELO LUZ DO INFORMATIVO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO - VIÇOSA/MG Nº 32 - REFERÊNCIA: 2º BIMESTRE PUBLICAÇÃO: AGOSTO DE 2018 DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA 1917 - 2017 COLÉGIO CARMO REALIZA V FEIRA DO LIVRO Lançamento da Revista Centenário do Carmo de Viçosa é destaque da quinta edição. PÁGINAS 18 E 19 PÁGINA 23 PÁGINA 20 PÁGINA 9 Festa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo OBMEP 2018 Doações beneficiam entidades assistenciais e famílias carentes. Festa Junina: São João da Paz Estudantes são classificados para a 2ª fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas. Comunidade Educativa participa de celebrações em honra à padroeira do Colégio.

Upload: letuyen

Post on 08-Feb-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1Luz do Carmelo |

CARMELOLUZ DO

INFORMATIVO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO - VIÇOSA/MG

Nº 32 - REFERÊNCIA: 2º BIMESTRE

PUBLICAÇÃO: AGOSTO DE 2018

DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

1917 - 2017

COLÉGIO CARMO REALIZA V FEIRA DO LIVRO Lançamento da Revista Centenário do Carmo de Viçosa é destaque da quinta edição.

PÁGINAS 18 E 19

PÁGINA 23PÁGINA 20PÁGINA 9

Festa em Louvor a Nossa Senhora do CarmoOBMEP 2018

Doações beneficiam entidades assistenciais e famílias carentes.

Festa Junina: São João da Paz

Estudantes são classificados para a 2ª fase da 14ª Olimpíada Brasileira

de Matemática das Escolas Públicas e Privadas.

Comunidade Educativa participa de celebrações em honra à

padroeira do Colégio.

2 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Colégio Nossa Senhora do CarmoProvíncia Madre Bernadete

Rua Virgílio Val, 118, CentroViçosa - Minas Gerais(31) 3899-5900www.carmovicosa.com.br

colegiocarmovicosa

1917 - 2017

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMODa Educação Infantil ao Ensino Médio

DIREÇÃOIrmãs Carmelitas da Divina Providência

DIREÇÃO GERALIr. Sônia Maria Estevam

PRODUÇÃOColégio Nossa Senhora do Carmo

CONSELHO EDITORIALElaine Aparecida Fontes

Denise Pereira Junqueira

Ronize Ladeira Silva Floresta

Marina de Oliveira Magalhães

JORNALISTA RESPONSÁVELMarcelle Louise Pereira Alves

DIAGRAMAÇÃOInterminasComunicação, Publicidade e Marketing

INFORMAÇÕES (31) 3899-5900

[email protected]

www.carmovicosa.com.br

fb.com/colegiocarmovicosa

CARMELITAS, 101 ANOS DE HISTÓRIAS

Digo isso em sã consciência, pois tive a oportunidade de ingressar no Carmo, por meio do Exame de Admissão, em 1965, cursando o meu "Ginasial", curso hoje denominado “Ensino Fundamental”, concluído em 1969, e logo ingressando no Curso Normal, Magistério, para lecionar em classes de Primeira a Quarta Série Primária, até concluir ali meus estudos, em 1972.

O Colégio Carmo foi um presente de Deus em minha vida, como menina pobre vinda de uma família numerosa de 10 irmãos, tive a grande chance não só de estudar, mas também de trabalhar na limpeza desse Colégio, para custear os meus estudos. E, como Deus sempre coloca anjos em nosso caminho, comigo não foi diferente: ele colocou a Irmã Alzira, hoje falecida, mas que muito contribuiu para a minha formação profissional.

Como educadora, ingressei, por concurso, na Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), onde desenvolvi atividades na secretaria, no setor pedagógico e como professora, aposentando-me em 1997.

Ela ficava feliz em acompanhar os meus resultados escolares, até que solicitou à diretora, Irmã Isolete, que me retirasse do serviço na limpeza, para que eu pudesse trabalhar com ela na secretaria. E, foi ali, com a saudosa Irmã Alzira, que me realizei profissionalmente. Aprendi muito! Ela foi para mim uma grande mestra, tão competente, que me transformei em uma educadora em potencial.

Só quem viveu e vivenciou a educação e o ensino oferecidos pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência na Escola Normal Nossa Senhora do Carmo, hoje Colégio Nossa Senhora do Carmo, pode, realmente, afirmar, com saudade, que sempre foi e é um verdadeiro educandário, digno de toda família que preza seus filhos e quer entregá-los com a confiança necessária para a sua formação integral.

Aprovada também em Concurso Público para Supervisora Escolar no Estado de Minas Gerais, passei a exercer esse cargo, concomitantemente, com o de professora na Funabem. Exerci também a função de diretora do Centro Estadual de Educação Continuada, Educação de Jovens e Adultos de Viçosa e região.

Pela minha trajetória como educadora, nota-se quão importante foi o Colégio Normal Nossa Senhora do Carmo em minha vida. Jamais esquecerei o que as Carmelitas representam para mim. Resta-me apenas agradecer muito a Deus pela e x i s t ê n c i a e p e r m a n ê n c i a d e s t a Instituição Educacional em nosso município.

Só tenho a dizer infinitas vezes: OBRIGADA, DEUS todo poderoso!

Devo também especial gratidão à Irmã Alzira (in memoriam), por ter acreditado naquela adolescente tímida e humilde, mas sempre dedicada e estudiosa. Lembro-me das suas palavras de incentivo à minha pessoa, estimulando-me sempre a prosseguir os estudos. Recordo, com emoção, a sua alegria estampada no rosto quando lhe dei a notícia de que eu havia sido aprovada no vestibular. E ela ainda disse, orgulhosa: “Parabéns! E você nem fez cursinho!”.

Margarida Ramos, Ex-Aluna (Turma de 1972)

3Luz do Carmelo |

Nos dias 4 e 5 de maio, realizamos a I Feira de Matemática Aparecida de Oliveira Soares. O evento homenageia a professora Cida ou Cidão, como é conhecida. A educadora trabalhou no Colégio durante 17 anos e se aposentou no final de 2017, deixando não só ensinamentos, mas também lições de vida.

A abertura solene aconteceu na manhã do dia 4 e contou com a presença da professora. Emocionada, ela contou um pouco da sua história com a Matemática e agradeceu a todos pela homenagem.

No período da tarde, os alunos do Primeiro Período fizeram uma linda apresentação da música “Aquarela”, de

Durante a Feira, as turmas do Maternal ao Ens ino Médio apresentaram e expuseram excelentes trabalhos. Além de aprender mais sobre Matemática, todos que visitaram a Feira se divertiram com diversas atividades lúdicas.

Toquinho. Em seguida, as turmas do Segundo Período representaram a história do quebra-cabeça chinês Tangram e formaram diversas figuras.

A equipe educativa parabeniza os estudantes e os professores pela criatividade e pelo comprometimento com os trabalhos.

A nossa I Feira de Matemática foi um sucesso!

I Feira de Matemática Aparecida de Oliveira Soares

4 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Projeto sobre Empreendedorismo e Educação Financeira

A Educação Financeira é entendida como um tema transversal, que dialoga com as diversas disciplinas. A partir dessa temática, os alunos do Terceiro Ano desenvolveram um projeto no qual trabalharam eixos importantes da Matemática, como as quatro operações e os gráficos; a moeda brasileira, sua história e seu valor, e os diferentes tipos de moeda, além da interdisciplinaridade, por meio da leitura e da interpretação das atividades.

Para isso, cada turma criou uma loja - de brinquedos, de eletrodomésticos e um mercadinho. Os produtos das lojas foram confeccionados pelos próprios alunos, que também colocaram os preços e s imularam a compra e a venda , desenvolvendo o aspecto empreendedor.

Ao final, os trabalhos foram expostos na nossa I Feira de Matemática. Além de desenvolver habilidades cognitivas, o projeto valorizou a interação e a socialização entre as crianças.

“A participação da nossa turma na Feira de Matemática foi muito legal e d i v e r t i d a . F i z e m o s d i f e r e n t e s eletrodomésticos para montarmos a nossa loja. Depois, escolhemos o nome “Eletro Turma”.

Confira os relatos dos alunos de cada turma sobre o projeto:

Teve de tudo, de geladeira a celulares. Todos os projetos deram um pouco de trabalho e fizeram muito sucesso.

Alunos do Terceiro Ano A

Antes, fizemos atividades sobre E m p r e e n d e d o r i s m o e E d u c a ç ã o Financeira e criamos um supermercado fictício cujo nome foi: “Supermercado

“Nos dias 4 e 5 de maio, aconteceu em nossa escola a tão esperada I Feira de Matemática.

Por meio da Feira conhecemos novos c a m i n h o s p a r a a p r e n d e r m o s Matemática.”

Mágico”. Criamos os nossos produtos, colocamos nomes e preços, e tivemos uma ótima experiência de simulação de compra e venda.

Alunos do Terceiro Ano B

Nós fizemos brinquedos recicláveis para montar a nossa lojinha, que recebeu o nome de “Brinquedos Maravilha”. Foi muito legal!

No dia da Feira, colocamos os nossos produtos expostos para que todos pudessem ver. Foi muito divertido desenvolver o nosso projeto, pois aprendemos muito.”

Alunos do Terceiro Ano C

Aprendemos também sobre a importância e o valor do dinheiro. A I Fe i r a d e M a t e m á t i c a f o i m u i t o significativa para a nossa aprendizagem!”

“O tema da Feira de Matemática do Terceiro Ano foi Empreendedorismo e Educação Financeira. Nós aprendemos que a Matemática está em todo lugar.

5Luz do Carmelo |

Mês de MariaM a i o f o i u m m ê s d e l i n d a s e

emocionantes homenagens a Maria. Iniciamos as celebrações no dia 4, com os nossos educadores realizando a coroação de Nossa Senhora.

Ao longo do mês, alunos e mães tiveram a honra de participar das homenagens, louvando e ofertando à Maria a coroa, o manto, o terço, as palmas e as flores. Os gestos de carinho e de fé foram marcados por muita emoção.

Encerramos as celebrações no dia 7 de junho, com a última coroação realizada pelos alunos da Terceira Série, que, neste ano, se despedem da nossa escola.

Que Nossa Senhora abençoe todas as famílias carmelitas!

Estudantes participam do Jubileu de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

No dia 17 de maio, estudantes do Ensino Fundamental II participaram da Celebração Eucarística do Jubileu de Santa R i t a d e C á s s i a , n o S a n t u á r i o . Acompanhados dos educadores, eles fizeram uma linda homenagem a Nossa Senhora e à padroeira de Viçosa.

6 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No dia 18 de maio, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio realizaram a prova da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA acontece em fase única e as provas são separadas por níveis, sendo a participação voluntária e incentivada pelo Colégio.

Primeira visita à bibliotecaAs turmas da Educação Infantil

fizeram, no dia 18 de maio, a primeira visita à Biblioteca Madre Maria das Neves. As crianças ficaram encantadas com os livros infantis e com o espaço de leitura preparado especialmente para elas. Cada aluno também levou para casa um livro de sua escolha.

Aula de ballet especial com as mães

Nos dias 15 e 16 de maio, as aulas da Escolinha Especializada de Ballet foram especiais. Mães e filhas vivenciaram um momento de intimidade, diversão e carinho, compar t i lhando os conhec imentos clássicos aprendidos nas aulas de ballet. As pequenas bailarinas também prepararam lindos cartões.

Confira o relato de uma das mães sobre a aula:

“Nós recebemos um convite para participar de uma aula especial em homenagem ao Dia das Mães. No primeiro momento, fizemos alongamento com as nossas filhas. Depois, elas se retiraram da aula para preparar um lindo cartão. Então, a professora Kátia ensaiou conosco uma parte da coreografia que as a lunas estão

aprendendo. Quando elas voltaram, assistiram a nossa apresentação e ficaram muito surpresas e emocionadas. Por fim, as filhas entregaram os cartões feitos com muito amor. O carinho demonstrado pela professora ao preparar uma aula especial

para nós deixou o momento ainda mais precioso.”

Amanda Pontes Vieira, mãe da Maria Isabel Vieira Fernandes,

Primeiro Período C

7Luz do Carmelo |

Encontro de Educadores do Ensino Médio

No segundo momento, o tema da palestra conduzida por Gustavo Moretto foi “A escola, o professor e a sala de aula: gestão e excelência”. Finalizando a nossa manhã, foi realizada uma conversa sobre

No dia 26 de maio, nós, educadores carmelitas do Ensino Médio de Viçosa, p a r t i c i p a m o s d e u m E n c o n t r o d e Formação, no Colégio Nossa Senhora do Carmo de Juiz de Fora. O evento reuniu professores dos colégios de Viçosa, de Juiz de Fora, de Cataguases e de Teresópolis.

A palestra de abertura abordou o tema “ D e s e m p e n h o E s c o l a r f o c a d o n o desenvolvimento de competências e habilidades” e foi ministrada por Vasco Moretto. O palestrante explicou aos educadores que a competência não se alcança, desenvolve-se. Já a habilidade relaciona-se ao saber fazer (executar) conteúdos procedimentais.

“Motivação e Engajamento na sala de aula”, com a gestora de conteúdo do Bernoulli, Marinette Freitas.

Esse encontro foi muito proveitoso para todos nós, pois refletimos sobre temas atuais e de grande valia para a nossa prática pedagógica diária. Podemos ressaltar também a riquíssima troca de exper iência entre os educadores , fortalecendo ainda mais a unidade entre os colégios.

Fernanda Cristina Moreira Ribeiro, Professora de Português

Fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Carmo de Juiz de Fora

Na parte da tarde, nós nos reunimos em grupos, de acordo com as áreas de conhecimento, para compartilharmos experiências e conhecer melhor a realidade de cada escola carmelita.

Ditado estourado de númerosNo dia 25 de maio, os alunos do Segundo Período participaram de

uma atividade diferente: ditado estourado de números. Uma maneira lúdica e divertida de reforçar os números já aprendidos, tornando a aprendizagem mais significativa.

Gisely Castro, Professora do Segundo Período A

8 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Animais aquáticos Como parte do projeto sobre os animais

aquáticos e os animais terrestres, as crianças do Segundo Período montaram um lindo aquário com peixinhos. O objetivo do projeto foi aprender sobre a locomoção, a alimentação e o habitat de alguns animais.

Cada turma está cuidando com muito carinho dos novos integrantes da sala, que até receberam nomes fofos. Todas as crianças tiveram a oportunidade de alimentar os peixinhos e de saber mais sobre a vida deles.

A importância do intemperismo na formação dos solosNo dia 7 de junho, nós, alunos do Sexto

Ano, fizemos uma visita ao Jardim da Ciência para uma aula sobre a importância do intemperismo na formação dos solos. A partir da explicação e dos exemplos apresentados pelo professor Gilton Natan, classificamos os processos em físico, químico e biológico.

O p r i m e i r o e x e m p l o f o i d e intemperismo físico. O professor colocou uma rocha no fogo e depois na água. Ao encostar na água, a pedra se despedaçou, mas, mesmo em pedaços, ela continuou sendo pedra.

Por último, o intemperismo biológico. O professor apresentou o processo de compostagem. Vimos como vários tipos de matér ia orgânica se decompõem, formando o adubo.

Júlia Barcelos Pinheiro e Lays Sperandio Laquitim,

N o s e g u n d o e x p e r i m e n t o , d e intemperismo químico, ele usou uma rocha e adicionou ácido sulfúrico. Por causa da reação química, a pedra foi se derretendo aos poucos.

Sexto Ano B

9Luz do Carmelo |

Lindas danças, deliciosas comidas típicas, brincadeiras e decoração impecável fizeram o sucesso da nossa Festa Junina, no dia 9 de junho. Com o tema “São João da Paz”, a festa encheu os nossos corações de alegria e de amor.

No período da manhã, a nossa diretora pedagógica, Irmã Sônia Maria Estevam, realizou a abertura da festa, com a presença de educadores, alunos e familiares. As crianças da Educação Infantil foram as primeiras a se apresentarem e encantaram o público.

À tarde, as turmas do Ensino Fundamental I abrilhantaram a festa com lindas danças, celebrando o amor e a paz. Já, no final da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II inovaram na quadrilha, trazendo diferentes ritmos e estilos para a dança.

Encerrando a festa, os alunos do Ensino Médio lotaram o Ginásio Poliesportivo Irmã Elisa com um animado quadrilhão.

Agradecemos toda a comunidade educativa pela presença e parabenizamos os alunos e os educadores pela belíssima festa.

Fotos: André Berlinck

10 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Fotos: André Berlinck

11Luz do Carmelo |

Amor

Rafael Peloso Khouri,

“Para mim, o amor é uma coisa inexplicável. O amor é algo q u e v o c ê n ã o c o n s e g u e esquecer, o amor de Deus ou de alguma pessoa que você se sente feliz e seguro perto dela, e isso quer dizer que você a ama, e isso é lindo! Para mim, isso é amor e é muito importante saber amar. Seja feliz! Ame as pessoas que estão à sua volta!”

Quinto Ano B

Doações beneficiam entidades assistenciais e famílias carentes

No dia 13 de junho, um grupo de estudantes, acompanhado pela coordenadora pedagógica Elaine Fontes e pela assistente social do Colégio, Jaqueline Lopes, entregou as doações para os representantes das entidades. Na oportunidade, os alunos também

A nossa Festa Junina, realizada no dia 9 de junho, foi também uma oportunidade para fazer o bem. O dinheiro arrecadado foi utilizado para a compra de alimentos, cobertores, fraldas geriátricas, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações foram entregues para a Associação de Proteção e Amparo Social (APAS) de Viçosa, para o Lar dos Velhinhos e para famílias carentes da região.

O amor ao próximo é um sentimento cultivado cotidianamente em nossa escola, envolvendo alunos e educadores em atitudes como essa. Assim, formamos cidadãos aptos à vivência dos valores humano-cristão em comunidade.

fizeram uma visita ao Lar dos Velhinhos, onde foram recebidos com muito carinho pelos residentes e pelos colaboradores.

Assistente Social

Agradecemos a todos que participaram da nossa festa. Juntos podemos fazer a diferença e mudar o mundo!

Jaqueline Lopes,

12 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Aula prática sobre Fontes Alternativas de Energia Durante a aula, conhecemos

uma lanterna que funciona a luz solar e a professora nos propôs um desafio. Ela iria sortear uma lanterna para aqueles que “fechassem” a prova. Todos os a l u n o s fi c a r a m m u i t o animados.

Quando cheguei em casa, fui estudar a matéria. Escrevi tudo o que eu tinha estudado e

Ansiedade é tema de encontro de arteterapia No dia 12 de junho, as turmas da

Primeira Série participaram de uma sessão de arteterapia com o tema Ansiedade. O projeto de arteterapia é u m a i n i c i a t i v a d o s e t o r d e psicopedagogia do Colégio em parceria com uma equipe do curso de Psicologia da Univiçosa.

E m s e g u i d a , o s e s t u d a n t e s receberam algumas dicas para controlar a ansiedade. Uma delas, foi um método de organização utilizado para definir

Para dar início à conversa, o psicólogo André Alves Daniel fez aos alunos perguntas sobre diversas situações e aspectos do dia a dia de estudante, como a responsabilidade com os deveres escolares, a qualidade do sono no período de provas e as escolhas para o futuro. Ao final da dinâmica, eles refletiram sobre as respostas, pensando em causas e consequências da ansiedade em suas vidas.

prioridades nas tarefas diárias e, assim, melhorar o gerenciamento do tempo, a produtividade e diminuir os níveis de ansiedade. Eles também aprenderam uma técnica de respiração que pode ser feita em diversos momentos, inclusive antes e durante provas, para relaxar o corpo e a mente.

No dia 11 de junho, tivemos uma aula muito produtiva e interessante no Jardim da C i ê n c i a s o b r e F o n t e s Alternativas de Energia. A professora Adriana Moutinho nos mostrou um aquecedor solar, um biodigestor e alguns biocombust íveis , como o etanol, derivado da cana-de-açúcar.

c a n o l a , d o b a b a ç u e d a mandioca. Ela citou também v á r i o s e x e m p l o s d e biocombustíveis, tais como o e t a n o l , a b i o m a s s a e o biodiesel.

Para finalizar, aprendemos sobre a energia solar e sobre as placas fotovoltaicas que, normalmente, são usadas para esquentar a água, fazendo com que economizemos a energia elétrica. A professora nos mostrou também uma “lanterna solar” e disse que ela e o

A professora explicou que o b iocombust íve l pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar, da mamona, da soja, da

No dia 11 de julho, a professora Adriana Moutinho deu aos alunos do Quinto Ano a i n c r í v e l e x p e r i ê n c i a d e aprender um pouco mais sobre as Fontes Alternativas de Energia. Ela começou falando sobre o petróleo, uma fonte de energia que, por não utilizar um recurso renovável, devemos usar menos.

Henrique Cordeiro de Almeida,

fiz uma leitura lenta, pois estava muito animado com o desafio.

Então, fiz a prova com calma e obtive um bom resultado. Depois, acabei sendo sorteado para ganhar a lanterna.

Quinto Ano A

professor Gilton Natan fariam um sorteio entre os alunos que “fechassem” a Avaliação de Ciências.

Eu me empenhei bastante, estudei, me concentrei no dia d a a v a l i a ç ã o e g a n h e i a lanterna. Ela funciona assim: em cima dela tem uma placa fotovoltaica que capta a luz do sol e a transforma em energia para acender a lâmpada.

Gostei muito do presente! Agradeço aos meus professores por explicarem tão bem a matéria e me ajudarem a

entender todo o conteúdo. Sem eles eu não teria chegado nem perto de “fechar” a prova.

Quinto Ano BStella Betônico Silva,

13Luz do Carmelo |

Debate regrado: o uso do celular em sala de aula

Nono Ano A

O debate não teve vencedor ou perdedor. Embora um grupo tenha se destacado um pouco mais, os argumentos de ambos foram muito bons.

Vilão ou evolução pedagógica? Esse foi o tema do primeiro debate regrado do Nono Ano A, realizado no dia 13 de junho.

A turma foi dividida em dois grupos: contra e a favor do uso do celular em sala de aula. Ambos debateram de maneira satisfatória, com argumentos muito bem formulados. Foram abordados vários pontos, como a disciplina necessária para que o celular possa ser usado em sala de aula e o fato de ele não ser um recurso a que todos têm acesso.

Augusto Leal Valente,

Aula no Jardim da Ciência: Partes das plantas e germinaçãoNo dia 13 de junho, as turmas do

Primeiro Ano tiveram uma aula prática no Jardim da Ciência sobre as plantas. Os alunos aprenderam sobre as partes das p lantas e quais de las podem ser aproveitadas para a nossa alimentação. Também plantaram sementes de feijão e de milho para observarem a germinação. Um dos objetivos da aula foi mostrar aos alunos a importância do consumo de alimentos saudáveis e de uma alimentação variada e rica.

Confira os depoimentos dos alunos sobre a aula:

“Eu gostei muito das aulas de laboratório.”

Mateus Maciel Gomes Oliveira Rodrigues, Primeiro Ano B

“Achei muito legal, porque a gente aprendeu várias coisas legais.”

Francisco Sant'Ana Oliveira Silva, Primeiro Ano B

“Gostei das aulas de laboratório porque lá é muito bom.”

“Gostei e achei muito legal ver o feijão e o milho que plantamos nascerem e crescerem durante as aulas de laboratório.”

Bruna Jacob de Assis, Primeiro Ano B

Heitor Souza Tabet, Primeiro Ano B

“Eu gostei muito, pois aprendi os nomes corretos das partes das plantas. ”

“Foi legal ver como as plantas nascem e crescem.”

Julia Ramos Dorneles Lopes, Primeiro Ano A

“Eu achei ótima, muito legal esta aula que me ensinou sobre as plantas.”

Pedro Cunha Pinheiro, Primeiro Ano A

Isadora Pinheiro Freitas, Primeiro Ano A

“Eu adorei a aula e tudo o que a gente aprendeu sobre as partes das plantas. Gostei também de plantar o milho e o feijão.”

Gabriel Assis Fernandes, Primeiro Ano A

Foi uma experiência muito boa, pois aprendemos a enxergar opiniões e pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.

Nono Ano AMaria Eduarda Lima,

No dia 13 de junho, nós, alunos do Nono Ano A, fizemos o nosso primeiro debate regrado. O tema discutido foi o uso do celular em sala de aula.

Um grupo foi responsável por defender o celular como evolução pedagógica e o outro por defender o celular como vilão.

14 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

No dia 18 de junho, os estudantes da Primeira Série fizeram uma visita ao D e p a r t a m e n t o d e B i o l o g i a d a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eles p a r t i c i p a r a m d e u m a a u l a s o b r e Microscopia e Técnicas Histológicas.

“A nossa visita ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Viçosa foi uma experiência única. O nosso conhecimento foi ampliado com todas as informações adquiridas na aula. Os professores souberam transmitir muito bem o conteúdo. ”

Confira o depoimento das alunas sobre a visita:

Ana Clara de Freitas Barros, Gabriela Vitória de Queiroz e Manuella Gomes

Alves, Primeira Série A

Copa do Mundo

Luísa Vargas de Araújo Tavares Santos, Quinto Ano A

A Copa do Mundo é uma reunião das seleções de diversos países que jogam entre si para ver quem será a grande campeã. É um dos eventos mais esperados pelas pessoas e um momento em que nos juntamos com os amigos, os familiares e os conhecidos para assistir aos jogos. Nesses dias, a cidade fica cheia de gente, as lojas colocam decoração verde e amarela, as pessoas pintam o rosto e vestem camisas com as cores da bandeira nacional. A Copa é uma alegria para o Brasil inteiro, porque assistir ao nosso time jogar é o máximo!

Eu amo a Copa e queria muito que acontecesse em todos os anos!

No dia 26 junho, as crianças do Colégio assistiram ao jogo do Brasil contra a Sérvia. Gostei muito, pois foi uma experiência nova, sempre assisti aos jogos com a minha família. Quando o Brasil fez o primeiro gol... Nossa, foi uma gritaria! Perdi até a voz! Mas acho que valeu a pena, pois o Brasil ganhou.

As turmas do Quinto Ano também fizeram um trabalho sobre a Copa do Mundo. O país que pesquisei foi o Uruguai, que foi o primeiro país a ser sede da competição.

Nós assistimos, na escola, ao jogo do Brasil contra a Sérvia. Foi colocado um telão e todas as turmas puderam ver. Nós

Uma coisa muito divertida nessa época é o álbum de figurinhas. É muito bom trocar figurinhas na praça e na escola e é uma boa oportunidade de fazer novos amigos.

A escola também ficou bem envolvida. Cada turma desenvolveu um trabalho sobre a Copa e todos foram expostos na Área de Convivência Irmã Maurícia. A nossa turma pesquisou sobre os países participantes.

Estudantes visitam Departamento de Biologia da UFV

Infelizmente, o Brasil não foi o campeão da Copa, mas continuaremos torcendo firme para a nossa seleção conquistar o Hexa no próximo campeonato.

Assíria Carvalheira Claret Montano, Gabriel Coimbra Saldanha, Iara Zanotelli e

Pedro Schittini Amarante Viana, Quinto Ano B

torcermos, vibramos, gritamos e comemos pipoca. Nesse dia, a nossa seleção ganhou o jogo por 2 a 0. Foi muito emocionante!

15Luz do Carmelo |

Além de incentivar a leitura e a presença dos alunos na biblioteca, essa foi também uma oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre o nosso novo sistema de empréstimo. Todas as turmas também foram parabenizadas pela responsabilidade e pelo cuidado demonstrados com os livros do nosso acervo.

De 18 a 29 de junho, as turmas do Ensino Fundamental I participaram de diversas atividades na Biblioteca Madre Maria das Neves. Na programação, preparada com muito carinho pela nossa bibliotecária, Ana Marta Neves, contação de histórias, desenho livre, ficha literária e leitura de gibis fizeram a alegria das crianças.

Crianças realizam atividades na biblioteca

Carlos Campos, Professor de Geografia

No dia 21 de junho, os estudantes da Segunda Série realizaram uma atividade sobre os países participantes da Copa do Mundo de Futebol 2018. Eles fizeram pesquisas sobre questões culturais, políticas e econômicas dos países e as conclusões foram apresentadas aos alunos do Nono Ano.

Além de ampliar o aprendizado sobre os países, a atividade proporcionou um momento de interação entre as turmas.

Agradeço aos professores Guilherme Corrêa e Mathias Viana pela ajuda.

Projeto Alegria: Copa do Mundo 2018

16 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Professora de Matemática

Com o objetivo de desenvolver o Projeto Alegria, os alunos do Nono Ano confeccionaram, no dia 19 de junho, murais da alegria, durante a aula de Matemática. A intenção foi levar um pouco de alegria a todos que passassem pelos murais, compartilhando trechos de músicas, frases motivacionais e reflexões. Foi um momento de aprendizagem e de partilha, no qual cada aluno contribuiu com suas habilidades.

Thamyres Medeiros,

Estudantes do Nono Ano confeccionam murais da alegria

A importância do dia do brinquedo

Esse também é um bom momento para a introdução do cumprimento de regras, pois a criança já começa a argumentar, a questionar e já tem mais preparo para entender a lei de causa e efeito.

Para as crianças da Educação Infantil, toda sexta-feira é dia de trazer um brinquedo de casa para se divertir com os colegas na escola. É o tão esperado dia do brinquedo!

Assim, a turma do Maternal II tem se divertido nas sextas-feiras!

Começar a praticar isso com crianças a partir dos dois anos de idade é muito positivo. Nessa fase elas começam a ter mais consciência do outro e, por isso, essa é uma ótima oportunidade para partilhar, dividir e estar junto.

Vilma de Oliveira Ferreira Miranda, Professora do Maternal II B

17Luz do Carmelo |

Estudantes e educadores esclarecem dúvidas sobre portal Moderna CompartilhaNo dia 28 de junho, educadores e

estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas a respeito do acesso ao portal Moderna Compartilha. O projeto desenvolvido no Colégio desde março de 2017 integra conteúdo, tecnologia e formação.

No período da tarde, a coach em Tecnologia Educacional da Editora Moderna Andreza Carvalho esteve com os alunos e os educadores do Ensino Fundamental I. À noite, os educadores do Ensino Fundamental II participaram de um momento de formação sobre a potencialidade do uso das tecnologias e das ferramentas do Moderna Compartilha em sala de aula.

Alimentação saudável Durante o primeiro semestre, as tur-

mas do Primeiro Período aprenderam sobre alimentação saudável. Com a ajuda da professora Adriana Moutinho, as crian-ças plantaram sementes de alface na horta do Jardim da Ciência. No dia 25 de junho, chegou o momento de colher a alface e colocar em prática tudo o que aprenderam.

As crianças fizeram uma nova visita à horta e ficaram impressionadas ao ver como os pés de alface haviam crescido. Elas também tiveram a oportunidade de manusear as folhas, higienizá-las e, por fim, comê-las.

Além de incentivar as crianças a ter uma alimentação saudável, a atividade também foi uma maneira de estimulá-las a experimentar novos alimentos.

18 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Colégio Carmo realiza V Feira do Livro Entre os dias 5 e 7 de julho, realizamos

a nossa V Feira do Livro. Representantes de livrarias da cidade e de Juiz de Fora participaram do evento, que contou ainda com apresentações culturais, contação de história, entre outras atrações. O destaque desta edição foi reservado para o último dia, quando foi lançada a revista comemorativa dos 100 anos do Colégio.

Durante a Feira, os estudantes visitaram os estandes e conheceram grande diversidade de livros. Também foram colocados para apreciação os trabalhos de Literatura realizados ao longo do primeiro semestre pelos alunos do Ensino Médio.

Os visitantes da Feira também puderam conferir a evolução da imprensa no Brasil, em especial a de Viçosa e da região, na Exposição de Jornais e Revistas. Uma ampla coleção de exemplares, alguns raros, foi exposta pelo historiador Vicente de Castro e pelas integrantes da equipe Voz do Carmelo.

No sábado, 7 de julho, as crianças das Escol inhas Especia l izadas de Ballet e de Capoeira abrilhantaram a nossa Fe i ra . A turma Baby Bal le t apresentou a coreografia “Aquarela” e a Pré-Ballet encantou a todos com a

Recebemos também, no nosso Cantinho da Leitura, a escritora Roseane Biason. Ela contou para as crianças a história do seu livro “Os Gatos de Pijama". Os pequenos personagens da obra infantil divertiram não só as crianças, mas também todo o público que acompanhou atento a história.

coreografia “Primeiros Passos”, ambas criadas pela professora Katia Vitalino. Em seguida, os pequenos capoeiristas mostraram todo o gingado na roda de capoeira com os professores Vitor Ferreira e Pedro Queiroz.

19Luz do Carmelo |

Lançamento da Revista Um dos momentos mais aguardados da

nossa Feira, o lançamento da Revista Centenário do Carmo de Viçosa, aconteceu na manhã do dia 7. Reunidos na Área de Convivência I rmã Maur íc ia , I rmãs Carmel i tas da Divina Providência , educadores, pais, alunos e ex-alunos acompanharam a cerimônia.

A solenidade foi conduzida pela nossa diretora pedagógica, Irmã Sônia Maria Estevam, e emocionou a todos com participações muito especiais. A aluna Luísa Fantine, da Terceira Série, que estuda no Colégio há 11 anos, falou sobre

o que é ser aluno carmelita. Em seguida, a ex-aluna Francis Silva e a ex-aluna e coordenadora pedagógica da Educação Infantil Ronize Ladeira contaram um pouco de suas histórias no Carmo. Em nome de todos educadores, o professor de H i s t ó r i a S á v i o J o s é f a l o u s o b r e a i m p o r t a n t e m i s s ã o d o e d u c a d o r carmelita. Por fim, representando todas as famílias carmelitas, a mãe das alunas Suzana Alvim, do Oitavo Ano, e Clarice Alvim, do Segundo Ano, Renata Alvim, falou sobre o diferencial da Educação C a r m e l i t a n a f o r m a ç ã o h u m a n a e acadêmica das filhas.

Cada família recebeu um exemplar da Revista que conta a história dos 100 anos do Colégio, desde a chegada das Irmãs Carmelitas da Divina Providência a Viçosa, em 1917. A Revista traz ainda registros das celebrações que ocorreram ao longo do ano do centenário, além de homenagens das turmas, depoimentos e correspondências de pessoas que fazem parte da Família Carmelita.

A Revista Centenário do Carmo de Viçosa também está disponível na versão digital no site: carmovicosa.com.br/ centenario/revista

20 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Estudante do Colégio Carmo conquista medalha de bronze na OBMEP 2017O estudante Samuel Santos Lana, do Oitavo Ano B, conquistou medalha

de bronze na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP 2017. Samuel também representou o Colégio na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em novembro do ano passado.

A cerimônia regional de premiação aconteceu no dia 7 de julho, no Auditório do Departamento de Engenharia Floresta da Universidade Federal de Viçosa. Familiares e a psicopedagoga do Colégio, Adriana Lanna, prestigiaram o medalhista.

Estudantes do Carmo são classificados para 2ª fase da OBMEP 2018

Parabenizamos todos os alunos classificados pela dedicação e pelo empenho.

Confira os nomes dos selecionados para a 2ª fase:

As provas da 1ª fase foram aplicadas no dia 5 de junho para todas as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. A próxima etapa acontecerá no dia 15 de setembro.

Na manhã do dia 5 de julho, nossa diretora pedagógica, Irmã Sônia Maria Estevam, cumprimentou os alunos classificados para a 2ª fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP 2018. Foram selecionados 36 estudantes, sendo 12 de cada nível, conforme determina o regulamento da competição.

Menção Honrosa

O Colégio Carmo parabeniza todos os estudantes pelo excelente resultado!

Na manhã de 5 de julho, os estudantes premiados na OBMEP 2017 foram cumprimentados pela nossa diretora, Irmã Sônia Maria Estevam. Os alunos João Pedro Souza Oliveira, Guilherme Paiva Lanna, Jade Felix de Melo, Lauro Shikazu Alvares da Silva Toma, Ana Luiza Cassela Nicolato, João Victor Bartolomeu e Ramalho e Luan Pacheco Cabral receberam o certificado de Menção Honrosa pelo desempenho na competição nacional de Matemática.

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3

Ÿ Pedro Lopes Arruda

Ÿ Nicholas Araújo Bere

Ÿ Ana Clara Ferreira de Souza

Ÿ Giovanna Maia Gonçalves Ÿ Davi Souza Oliveira Ÿ João Pedro de Oliveira Avelino Ÿ Camila Lopes Paiva

Ÿ Júlia Fialho Lélis Corrêa Ÿ Gabriel Luiz de Souza Siqueira

Ÿ Arthur Henrique Custódio

Ÿ Isabella Gonçalves Duarte Rocha

Ÿ Pedro Henrique Fontes Lopes

Ÿ João Pedro Souza Oliveira Ÿ João Vitor Bartolomeu RamalhoŸ Lucca Rigueira Sant'Ana Nogueira Ÿ Pietro Steven Araújo Bere Ÿ Bianca Duarte Batista Lacerda

Ÿ Gonçalo Avelar de Paula Lemos Queiroz Ÿ Marina Nunes Martins Michel

Ÿ Suzana Carvalho Alvim

Ÿ Ramom do Carmo da Paixão Ÿ Guilherme Paiva Lanna

Ÿ Davi Orlando Pereira Santana

Ÿ Lucas Abdala Nani Nasser

Ÿ Túlio Oliveira Barbosa

Ÿ Samira Duarte de Souza

Ÿ Americo de Grossoli

Ÿ Lucas Vieira dos Santos

Ÿ Luísa Fantine Freitas de Moura Luz

Ÿ Marcus Vinícuis Dias Ribeiro

Ÿ Clara Saldanha Coelho

Ÿ Ana Luiza Casella Nicolato

Ÿ Vítor Emídio Simoncini

Ÿ Júlia Diogo Viana Maciel

Ÿ Marina Coimbra Saldanha

Ÿ João Marcos Oliveira Soares

21Luz do Carmelo |

Sementes do Amanhã

Quarto Ano B

Primeiro, nós colocamos terra nos portinhos de iogurte, depois, fizemos um buraquinho na terra com o dedo e colocamos a muda da plantinha. Em seguida, colocamos um pouco de água e deixamos à sombra. De tempo em tempo, iremos ao Jardim para cuidar das plantinhas.

Há algumas semanas, nossa turma está juntando potinhos de iogurte vazios. No dia 5 de julho, plantamos neles uma linda plantinha chamada suculenta. Ela será dada às pessoas que visitarem os nossos trabalhos na Feira Cultural.

No dia 5 de julho, demos início às a t i v i d a d e s p l a n t a n d o a l g u m a s suculentas. Para isso, juntamos potinhos de iogurte, conseguimos as mudinhas e plantamos nossas florzinhas. Nós gostamos muito! Foi muito divertido!

Também estamos pesquisando e produzindo biografias de pessoas muito importantes para a construção da paz. Pessoas que dedicaram e ainda dedicam suas vidas para tornar o mundo um lugar melhor para crescer e para conviver.

Vamos pensar um pouquinho? Que sementes temos semeado hoje? Como podemos fazer do mundo um lugar melhor?

Temos muitas surpresas! Aguardem! Estamos fazendo tudo com muito carinho!

Manuela Macedo Camargo,

Nós, alunos do Quarto Ano, já estamos desenvolvendo o nosso projeto para a Feira Cultural. Este ano, trabalharemos contra a v io lência , reforçando a importância do amor, da gentileza, do acolhimento e do respeito com o outro e nós mesmos. O nome do nosso projeto é “Sementes do Amanhã”.

Fomos ao Jardim da Ciência plantar as suculentas e foi super legal! Eu achei a suculenta uma plantinha lindinha e fofa.

Todos nós adoramos plantar a suculenta!

Quarto Ano AJúlia Cheloni Cardozo,

22 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Tarde recreativa com os avós

Após desenvolver um projeto com o livro “Casa de Vó é sempre domingo”, de Marina Martinez, as crianças perceberam que os brinquedos e as brincadeiras são muito mais divert idos quando netos e avós se encontram, trocam experiências e, juntos, exploram esse maravilhoso universo da infância. Por isso, para a culminância do trabalho, os alunos convidaram os avós para brincar e se divertir um pouquinho em nossa escola.

A s c r i a n ç a s fi z e r a m u m a b e l a homenagem para os avós, na qual cantaram músicas, recitaram um poema e fizeram uma linda oração. Foi um momento especial para os convidados, que se emocionaram ao ver seus netos e netas homenageando-os com muito carinho.

Posteriormente à homenagem, as crianças levaram os avós para o Ginásio Poliesportivo Irmã Elisa, onde se divertiram

No dia 12 de julho, os alunos do Segundo Ano receberam os avós na escola para uma agradável tarde recreativa. Confira os depoimentos dos alunos

sobre a tarde recreativa:

“Eu achei muito legal! Nós apresentamos a música “Como é grande o meu amor por você” e a paródia “Dona Maria”. Depois, brincamos e lanchamos com os avós. A minha avó gostou muito!”

Luísa Maffia Maia Sant'Ana, Segundo Ano A

“No dia 12 de julho, aconteceu a tarde recreativa com os avós. Nós cantamos para os avós, brincamos com eles e, depois, lanchamos. Minha avó gostou muito e eu achei divertido.”

com brinquedos do passado feitos por elas. Em seguida, fizeram um delicioso lanche.

Matheus Martins da Silva, Segundo Ano A

“A tarde dos avós foi muito legal! As crianças cantaram bonito e os avós adoraram! As comidas estavam tão gostosas! Nós, crianças, brincamos com os

nossos avós. Adorei a nossa tarde!”

Lukas Erion Ibrahimi, Segundo Ano B

Pedro Montezano de Paula Carvalho, Segundo Ano B

“A tarde com os avós foi muito legal! Cantamos uma música e uma paródia para os avôs e as avós, brincamos muito com o b i l b o q u ê q u e fi z e m o s e , d e p o i s , lanchamos. Eu gostei muito de brincar com a minha avó!”

Lara Vargas Barbosa, Segundo Ano C

“Eu amei a tarde recreativa com os avós! Foi muito legal ! Os docinhos e os salgadinhos estavam deliciosos! Cantei para os meus avós e brinquei muito com eles. Nós nos divertimos muito e eles amaram tudo!”

Lorena Franco Pimentel Campos, Segundo Ano C

“Foi muito legal! As comidas estavam deliciosas. Brincamos com os brinquedos do passado que confeccionamos. Eu adorei e minha avó também."

23Luz do Carmelo |

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo

A preparação para o grande dia da nossa padroeira começou com a novena. Durante nove dias, fizemos uma linda caminhada, refletindo à luz do Evangelho os temas que nos levaram a rezar e a perceber a importância de Maria na história da nossa salvação. As celebrações aconteceram na Área de Convivência Irmã Maurícia, onde tivemos a honra de receber educadores, alunos, familiares e a comunidade paroquial.

Encerramos as celebrações com a Solenidade em honra a Nossa Senhora do

De 2 a 13 de julho, a nossa comunidade educativa participou da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo. O tema deste ano foi “Feliz aquela que acreditou” (Lc 1,45).

N e s t e a n o , a n t e c i p a m o s a s celebrações para que os nossos alunos pudessem participar. Ao longo das duas semanas em que nos reunimos para louvar a Mãe do Carmelo, lindas homenagens foram realizadas pelos estudantes, pais, educadores e pela comunidade.

Carmo, na noite de 13 de julho. Fizemos uma bonita caminhada em oração, do Colégio até o Santuário Santa Rita de Cássia , onde aconteceu a Solene Celebração Eucarística, com o Padre Lucas Germano de Azevedo.

Agradecemos a todos que rezaram conosco! Que Nossa Querida Mãe do Carmo nos abençoe imensamente!

24 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Anjos & Protegidos

Em cada presente, carinho, frase, conselho, chocolate, livros, poemas, materiais de estudo, entre outras formas criativas de interação entre anjos e protegidos, observou-se a criação e o fortalecimento de laços de respeito, de a m i z a d e , d e c u i d a d o e d e responsabilidade que refletiram na rotina dos alunos na escola.

Guilherme Leandro Castro Corrêa, Professor Orientador

Ao final, a identidade dos anjos foi r e v e l a d a p a r a o s p r o t e g i d o s e a organização recolheu impressões, depoimentos e relatos emocionantes de como o projeto impactou positivamente, despertando o desejo por relações interpessoais mais zelosas, carinhosas, alegres, criativas, respeitosas, recíprocas e amigas.

O projeto "Anjos & Protegidos" foi desenvolvido durante o segundo bimestre com o desejo de criar novos laços entre os estudantes do Ensino Médio. Além de proporcionar uma interação de forma profunda entre os alunos carmelitas, estimulando a aproximação entre pessoas que já tinham ou não alguma afinidade ou laço de amizade, a iniciativa também fez com que a escola se tornasse um ambiente mais agradável para todos.

Terceira Série A

Que sejamos anjos todos os dias! Por nós, para nós e também pelos outros!

Maria Eduarda Rodrigues Fontes, Lorena Silva Rodrigues e Vitória Luísa

Pereira Costa,

Homenagem ao Professor Dudu

A você, o nosso MUITO OBRIGADO!

Te amamos, Dudu! Obrigado por tudo!

Esta é uma homenagem e um agradecimento em nome de todos os alunos carmelitas que tiveram a honra de ter você como professor e mestre.

Agora, começa uma nova etapa da sua vida, e ninguém merece mais este descanso que você. Ficará para sempre a saudade de um professor impossível de substituir!

Alunos do Sexto Ano A

Um bom professor deixa em cada um dos seus alunos uma marca indestrutível, um pedacinho do seu “eu”, da sua sabedoria, que cresce e evolui com cada aluno. Esse bom professor é VOCÊ e, por isso, é inevitável a melancolia por saber que você vai se aposentar.

25Luz do Carmelo |

CARMELOVOZ DO

Projeto Alegria: boas notícias

A cada semana, um grupo exibiu suas pesquisas sobre diversos temas, com o propósito de mostrar aos alunos e aos funcionários que, mesmo neste mundo

Durante o segundo bimestre, os alunos do Oitavo e do Nono Ano desenvolveram o Projeto Alegria. Com a orientação do professor Carlos Campos, as turmas levaram boas notícias para o ambiente escolar.

APRESENTAÇÃO

Em maio, realizamos o nosso primeiro processo seletivo deste ano, por meio do qual acolhemos três novas integrantes, Hellen Folly Valente, Maria Clara Silva Fernandes Pena e Maria Clara Nolasco Lopes. Sejam bem-vindas, meninas!

Neste período, uma parte do grupo também se dedicou à realização da Exposição de Jornais e Revistas, durante a V Feira do Livro, que aconteceu entre os 5 e 7 de julho. Conhecemos e aprendemos mais sobre alguns jornais e revistas de Viçosa e da região com o historiador Vicente de Castro, curador da exposição. Foi uma excelente oportunidade! Agradecemos a todos que visitaram o nosso estande.

A equipe Voz do Carmelo traz nesta e d i ç ã o t e x t o s s o b r e a t i v i d a d e s desenvolvidas no segundo bimestre. Mais uma vez, apresentamos uma reflexão sobre a violência, tema da Campanha da Fraternidade 2018, lançando o nosso olhar para dentro das escolas. Trazemos também dicas de estudo, entre outros assuntos do dia a dia de estudante.

A equipe

Oitavo Ano C

violento e cheio de tragédias, ainda podemos ter notícias boas.

Essa atividade foi realizada devido ao projeto das quatro palavras que estão sendo trabalhadas durante o ano (acolhida, alegria, contemplação e simplicidade).

Patrícia Campos Barros e Letícia Ribeiro Leite,

Oitavo Ano C

Os professores estudam muito para nos ensinar e os funcionários dão tudo de si para nos proporcionar bem-estar e conforto. Por isso, devemos respeitá-los e agradecê-los sempre.

Sexto Ano BMaria Clara Silva Fernandes Pena,

Mariana Luiza Carneiro,

A violência está presente em vários lugares do mundo, inclusive nas escolas. Diariamente, vemos notícias a respeito de alunos que agrediram professores e de educadores que maltrataram estudantes.

A discriminação com os funcionários da escola é vista da mesma forma. Tratá-los com indiferença é o mesmo que ser desrespeitoso e propagar a violência.

Quando um aluno responde ao professor de forma grosseira ou quando um professor atira um giz no aluno, costuma ser considerado uma brincadeira, mas, na verdade, é um ato de violência.

A violência no ambiente escolar

26 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

Estudantes fazem visita técnica a Tiradentes e a São João del-Rei

Foi uma viagem inesquecível e de grande aprendizado!

No dia 11 de maio, as turmas do Oitavo e do Nono Ano realizaram uma visita técnica a Tiradentes e a São João del-Rei com o apoio dos professores de História, Reinaldo Scaramelo, e de Geografia, Carlos Campos. Os estudantes apreciaram a beleza e o conteúdo histórico e geográfico das duas cidades.

Letícia Lara Miranda Machado, Oitavo Ano A

Em Tiradentes, os alunos conheceram alguns museus, lojas, praças e a fonte dos desejos. Depois, fizeram um passeio de Maria Fumaça para São João del-Rei, onde visitaram a antiga estação e a praça principal.

Estudantes expõem trabalhos inspirados em obras de arte

Os alunos do Sexto Ano fizeram “Releituras das obras de Cândido Portinari”. Em suas obras, o pintor retrata o povo brasileiro em cenas do cot id iano, ta is como: t rabalho, brincadeiras e festas. Portinari detalha também a alegria e a tristeza com cores e formas diversas, além de retratar questões sociais.

No dia 8 de maio, teve início a exposição de artes das turmas do Sexto e do Oitavo Ano, na Área de Convivência I r m ã M a u r í c i a . A a t i v i d a d e f o i i d e a l i z a d a e c o o r d e n a d a p e l a professora de Artes, Kátia Artifon, e teve como inspiração o trabalho de grandes artistas.

Sofia Miranda Scaramelo, Oitavo Ano A

Já os trabalhos dos alunos do Oitavo Ano, intitulados “Intervenções em imagens: fotografia e desenho” e “Criando com materiais alternativos”, foram inspirados no artista belga Ben Heine. Heine é responsável pela criação de desenhos surpreendentes em t a m a n h o r e a l q u e p a r e c e m s e r tridimensionais.

Sexto Ano AHellen Folly Valente,

Os trabalhos chamaram a atenção de todos pela diversidade de materiais utilizados e pela criatividade. Foi uma bela exposição de artes!

Tecnologia e leitura

Na internet, estão disponíveis diversos livros e aplicativos de leitura. Muitos podem ser adquiridos gratuitamente. Há também dispositivos próprios para leitura de livros virtuais.

Para muitos jovens, a tecnologia e, em especial, o celular, é sinônimo de jogos, vídeos não educativos e redes sociais. Mas essa ferramenta pode ser utilizada como um meio para a leitura.

Maria Clara Nolasco Lopes,

O importante mesmo é saber usar a tecnologia para o nosso aprendizado!

Sétimo Ano A

Sexto Ano B

Maria Clara Lopes Risso,

27Luz do Carmelo |

28 | Colégio Carmo | Viçosa-MG

SOMOS O 1º LUGAR NO ENEM 2017! Parabéns, alunos e educadores carmelitas!

Educação para a vida toda.www.carmovicosa.com.br

colegiocarmovicosa

Com uma média de 623,64 nas provas objetivas, obtivemos a melhor nota entre as escolas particulares de Viçosa na Classificação Geral.

Os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis em portal.inep.gov.br/microdados.