“lutaremos pelo aumento do número de docentes dentro do

4
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 1 ANO 15 | Nº 64 | AGOSTO DE 2014 “Lutaremos pelo aumento do número de docentes dentro do Departamento”, afirma o novo chefe cINÍCIO b O professor Washington Luiz Ferreira Rios é o novo chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo o ginecologista- obstetra, a principal meta nos próximos dois anos é aumentar o número de docentes dentro do Departamento. “A Universidade Federal de Goiás cresceu, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia cresceu ainda mais, e o número de docentes é o mesmo se comparado há 20 anos”, argumenta. Segundo ele, com a aposentadoria e saída de alguns médicos, o Departamento ficou ainda mais prejudicado. “O número de atividades e avanços científicos são grandes e precisamos de profissionais para atender a demanda”, justifica. Ele frisa, ainda, que outro objetivo é incentivar a produção científica na pós-graduação. “A Universidade só será reconhecida de maneira ainda mais positiva quando tivermos um número de publicações interessantes. A instituição passa a ser mais respeitada”, reflete. CENTRO DE GENÉTICA O Centro de Genética, projeto idealizado pelo Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral, continuará em desenvolvimento. Washington Rios conta que ainda em agosto, a equipe do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG acompanhará a biomédica Carolina Leão de Moraes até a Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, para entender como funciona o Centro de Genética dentro da universidade paulista. “Eles trarão ideias para que possamos realizar, na UFG, algo semelhante”, define. PORTAS ABERTAS Para os colegas que estão fora da UFG, Washington Rios afirma que a universidade não possui muros. “Ela está aberta a todos. Aqueles que precisarem da universidade, nos procure e os receberemos com o maior prazer”, salienta. Aos colegas do Departamento, o professor pede ajuda para a conquista de melhorias e harmonia. “São melhorias na assistência aos alunos da graduação e pós-graduação, para que produzamos ainda mais e fortifiquemos nossa residência que, sem dúvida, é a melhor do Estado”, ressalta. Washington Luiz Ferreira Rios é mestre em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (2008). Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, com especialização em Habilitação em Laparoscopia e Habilitação em Histeroscopia. Professor da Faculdade de Medicina da UFG. Para os colegas que estão fora da UFG, WASHINGTON RIOS afirma que a universidade não possui muros

Upload: others

Post on 22-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

de

par

tam

en

to

de g

inec

ol

og

ia e

ob

stet

ríc

ia |

1

ANO 15 | Nº 64 | AGOSTO DE 2014

“lutaremos pelo aumento do número de docentes dentro do Departamento”, afirma o novo chefec

iníc

io b

O professor Washington Luiz Ferreira Rios é o novo chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo o ginecologista-obstetra, a principal meta nos próximos dois anos é aumentar o número de docentes dentro do Departamento. “A Universidade Federal de Goiás cresceu, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia cresceu ainda mais, e o número de docentes é o mesmo se comparado há 20 anos”, argumenta.

Segundo ele, com a aposentadoria e saída de alguns médicos, o Departamento fi cou ainda mais prejudicado. “O número de atividades e avanços científi cos são grandes e precisamos de profi ssionais para atender a demanda”, justifica. Ele frisa, ainda, que outro objetivo é incentivar a produção científica na pós-graduação. “A Universidade só será reconhecida de maneira ainda mais positiva quando tivermos um número de publicações interessantes. A instituição passa a ser mais respeitada”, refl ete.

CenTro de GenÉTICaO Centro de Genética, projeto

idealizado pelo Prof. Dr. Waldemar

Naves do Amaral, continuará em desenvolvimento. Washington Rios conta que ainda em agosto, a equipe do Centro de Gestão do Espaço F ís ico da UFG acompanhará a biomédica Carolina Leão de Moraes até a Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, para entender como funciona o Centro de Genética dentro da universidade paulista. “Eles trarão ideias para que possamos realizar, na UFG, algo semelhante”, defi ne.

PorTas aBerTasPara os colegas que estão fora da

UFG, Washington Rios afi rma que a universidade não possui muros. “Ela está aberta a todos. Aqueles que precisarem da universidade, nos procure e os receberemos com o maior prazer”, salienta. Aos colegas do Departamento, o professor pede ajuda para a conquista de melhorias e harmonia. “São melhorias na assistência aos alunos da graduação e pós-graduação, para que produzamos ainda mais e fortifiquemos nossa residência que, sem dúvida, é a melhor do Estado”, ressalta.

Washington Luiz Ferreira Rios é mestre em Medicina Tropical pelo

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (2008). Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, com especialização em Habilitação em Laparoscopia e Habilitação em Histeroscopia. Professor da Faculdade de Medicina da UFG.

Para os colegas que estão fora da UFG, WasHInGTon rIos afi rma que a universidade não possui muros

Waldemar naves do amaral | Chefe do depto. de Go da fM/hC/UfGc

qu

es

o d

e p

rin

cíp

ios b

ag

ost

o d

e 2

014 |

2

Chefe do departamento:Prof. Waldemar Naves do Amaral

Sub-Chefe do departamento:Prof. Rui Gilberto Ferreira

ConSultoria CientífiCa:Dr. Altamiro Araújo CamposProf. José Miguel de Deus,Prof. Mário Silva ApprobatoProf. Ruffo de Freitas Júnior.Prof. Waldemar Naves do AmaralProf. Rui Gilberto Ferreira

ExpEdiEntE

CoMeRCiAlizAção:Adriana Godinho

eDição:Tatiana Cardoso

ReDAção:Ana Paula Machado, lara leão e Mariah Barros

ARTe FiNAl: Vinícius Carneiro eThálitha Miranda

(62) 3224-3737www.contatocomunicacao.com.br

Órgão dE divulgação do dEpartamEnto dE ginEcologia E obstEtrícia da FaculdadE dE mEdicina

da univErsidadE FEdEral dE goiás

Publicação com a qualidade:

DePARTAMeNTo Do G.o: CReSCeNTe eM ToDoS oS SeNTiDoSestamos satisfeitos por cumprir esses eventos, e constatar que o departamento está em fase crescente, proliferativa, de avanço, com todos os setores em plena atividade

“este não é o fim do começo ou o começo do fim”. cuidar da vida individual é uma ação relevante dentro do seio familiar, cuidar da vida coletiva é uma atividade importante para a comunidade. cuidar da vida pública faz a diferença para a sociedade.

estamos finalizando o quarto mandato frente ao departamento de Ginecologia e obstetrícia da Faculdade de medicina da universidade Federal de Goiás. cumprindo o desiderato que tivemos desde o início, primeiro melhoramos o cenário para os acadêmicos, internos da Faculdade e para os pós-graduandos lato Sensu, em residência médica, e Stricto Sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Sobre a maneira de realizar, foram instalados cenários de prática dentro do Hospital das clínicas da uFG, no Hospital materno infantil em Goiânia, maternidade Nossa Senhora de lurdes, maternidade Nascer cidadão, e por último, no Hospital e maternidade dona Íris. ainda existe uma possibilidade em aberto com o Hospital de Senador canedo.

Tudo isso, foi graças ao entendimento das chefias dos últimos 16 anos. outro propósito era estimular a produção científica, então criamos a Semana científica do departamento, criada nos anos 2000. estamos agora na 16ª edição, onde o grande referencial é o momento onde os alunos do terceiro ano defendem o Trabalho de conclusão de curso (Tcc). inclusive, nos últimos três anos dessa semana científica, instalamos a Jornada do departamento que finaliza esse momento técnico, que está agora em sua 3ª edição.

o que nos deixa felizes, porque nos últimos dois anos essa Jornada foi dentro do Hospital e maternidade dona Íris e Nascer cidadão, incorporando a questão multiprofissional. esse ano ela será realizada no conselho Regional de medicina do estado de Goiás (cremego), com a finalidade de trazer atualizações e conhecimentos básicos para os nossos acadêmicos e médicos do

estado. cumprindo o dever de educação-continuada permanente, junto a sociedade goiana.

desenvolvemos ainda o primeiro manual de condutas de Ginecologia e obstetrícia há três anos atrás. esse manual teve uma repercussão de excelência junto aos acadêmicos e, felizmente, esgotou. Por isso, em 2014 atualizamos o livro e criamos um novo manual com a inclusão de fluxogramas nos capítulos. Permeando o nosso objetivo de trazer conhecimento básico e reciclagem na área.

estamos satisfeitos por cumprir esses eventos e constatar que o departamento está em fase crescente, proliferativa, de avanço, com todos os setores em plena atividade. desde a formação básica, da graduação, pós, extensão, pesquisa e até a prestação de serviço à mulher pobre do estado que merece o melhor atendimento de excelência.

Nesse período passo o bastão para o professor Washingthon e dejan, esperamos que eles sigam com o propósito de quebra de paradigmas, que o departamento continue em ascensão em todos os sentidos, aplicados em seus mais diversos setores que envolvem o estudo da ginecologia e obstetrícia. Renovando o sentimento de que estamos em uma universidade Federal, uma das melhores do país, e apresentando um resultado no aprendizado dessa especialidade, sendo crescente em todos os sentidos.

c l

an

ça

me

nt

o b

A equipe de profissionais da saúde do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) entrega à comunidade médica o livro Assistência ao Parto Humanizado e Neonatal, de autoria dos médicos Maurício Guilherme Campos Viggiano, Sebastião Fernandes Moreira e Waldemar Naves do Amaral. A obra será lançada oficialmente durante o Clube do Mecônio, a se realizar no dia 27 de agosto, no auditório do HMDI.

Esta edição reúne 22 artigos científicos de diversos profissionais da saúde, como médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e psicanalistas, além de acadêmicos, que debatem, de forma atualizada, temas relacionados à assistência ao parto humanizado. “Tivemos a felicidade de, nesta segunda versão do livro Parto Humanizado, ampliar a atualização científica à assistência neonatal”, afirma Maurício Viggiano, diretor do HMDI.

Segundo ele, esta é mais uma contribuição do Hospital à formação acadêmica do profissional da saúde ligado, principalmente, ao acompanhamento materno infantil. “A maternidade sempre pautará a realização desse tipo de atividade acadêmica, pois as equipes multiprofissionais de estágio na maternidade e demais unidades poderão usufruir destas publicações”, argumenta Maurício Viggiano.

livro Assistência ao Parto Humanizado e Neonatal amplia atualização científica

Compêndio reúne 22 artigos científicos escritos

por diversos profissionais da saúde, como

médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos,

fisioterapeutas e psicanalistas, além de acadêmicos

de

par

tam

en

to

de g

inec

ol

og

ia e

ob

stet

ríc

ia |

3

E GARANTA SUA FATIA DE RESULTADOS,ALÉM DOS MELHORES SERVIÇOS PARA

QUEM É DONO.

CONCENTRE SUA MOVIMENTAÇÃOFINANCEIRA NA COOPERATIVA

E GARANTA SUA FATIA DE RESULTADOS,ALÉM DOS MELHORES SERVIÇOS PARA

CONCENTRE SUA MOVIMENTAÇÃOFINANCEIRA NA COOPERATIVA

FAZ SENTIDO OPERARCOM UMA INSTITUIÇÃOFINANCEIRA QUE É SUA.

Unicred Centro BrasileiraReferência em distribuição de resultados para os associados. Mais de R$ 40 milhões de sobras em 2013. Média de R$ 4.000,00 por associado.

WWW.UNICREDGYN.COM.BR

E GARANTA SUA FATIA DE RESULTADOS,ALÉM DOS MELHORES SERVIÇOS PARA

CONCENTRE SUA MOVIMENTAÇÃOFINANCEIRA NA COOPERATIVA

agên

cias

alt

Ouv

idor

ia: 0

800

940

0602

ag

ost

o d

e 2

014 |

4c

em

dia

b

A Sociedade Brasileira de Ultrassonografi a (SBUS) realizará a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ultrassonografi a da SBUS e 10º Congresso Internacional de Ultrassonografi a da Fisusal. Os encontros serão realizados no período de 22 a 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Serão abordados seis temas centrais: Medicina Fetal, Obstetrícia, Câncer de mama, Músculo-esquelético,

abertaS aS inSCriÇÕeS para o prÊmio da aCademia Goiana de mediCina

4ª Jornada do departamento de GineColoGia e obStetríCia da fm/ufG Se aproXima

Estão abertas as inscrições para o prêmio da Academia Goiana de Medicina (AGM), que vão até o dia 15 de outubro. Os trabalhos científi cos devem ser realizados por médicos que exerçam suas atividades em Goiás, que já foram publicados ou aceitos para a publicação. Os trabalhos deverão ser entregues em três exemplares. O julgamento será realizado pela comissão técnica da AGM e a premiação será com diploma, medalha e quantitativo em dinheiro. A entrega dos trabalhos deve ser realizada na AGM, que fi ca na Av. Anhanguera, n° 5674, Ed.Palácio do Comércio, 12º andar, no Centro. Outras informações pelo telefone 3212-2362.

De 27 a 29 de novembro será realizada a 4ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás. O evento acontecerá paralelamente ao 3º Encontro Científi co do Hospital e Maternidade Dona Íris e Maternidade Nascer Cidadão e ao 3º Simpósio Multiprofi ssional do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UFG, Hospital e Maternidade Dona Íris e Maternidade Nascer Cidadão. Os inscritos participarão do sorteio de um iPad. Para outras informações, ligue (62) 3092-5407 ou envie um email para [email protected] / [email protected].

Congresso da SBUS será entre 22 e 25 de outubro

4ª JORNADA DO DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FM/UFG

3° ENCONTRO CIENTÍFICO DO HOSPITALE MATERNIDADE DONA ÍRIS E

MATERNIDADE NASCER CIDADÃO

Centro de EstudosCentro de EstudosCentro de EstudosO MECÔNIOHospital e Maternidade

DONA IRIS

Faça sua inscrição e participe

do sorteio de IPAD

Realização:

Regional de Saúde Central e Centro Sul - Supervisão Regional de Atenção à Saúde

3° SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DO DEPARTAMENTODE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FM/UFG, HOSPITAL E

MATERNIDADE DONA ÍRIS E MATERNIDADE NASCER CIDADÃO

27 a 29 de Novembro de 2014 | Goiânia - GOLocal: CREMEGO

MATERNIDADE DONA ÍRIS E MATERNIDADE NASCER CIDADÃOMATERNIDADE DONA ÍRIS E MATERNIDADE NASCER CIDADÃO

FUNDAHC

Maiores Informações:

Tel.: (62) 3092-5407E-mail: [email protected] / [email protected]

Apoio:

Pediatria e Medicina Interna, onde serão discutidos aspectos importantes para o compartilhamento de ideias e novidades entre os especialistas. O congresso terá mini-conferências, sessões Hands-on e interativas com céleres professores na especialidade no Brasil e no mundo. Faça sua inscrição e participe do sorteio de um iPhone 5S, um iPad 4 e um carro 0km. Para mais informações acesse sbus.org.br.