luiz sampaio athayde júnior recebe o título de cidadão da...

9
Quarta-feira, 6 de Junho de 2018 Ano XXVII - N° 5.248 Luiz Sampaio Athayde Júnior recebe o Título de Cidadão da Cidade do Salvador O astrônomo e professor foi homenageado por iniciativa do vereador Cezar Leite LEIA MAIS NA PÁGINA 3 O homenageado também é contador e autor do Livro “A Teoria do Zênite Solar”, editado pela EDUFBA. Esta obra reconhece as peculiaridades de Salvador, em especial no assunto estações do ano, relatando a condição dife- renciada da cidade em relação às estações do ano, com caracte- rísticas e durações próprias. O livro ganhou reconhecimento na- cional e internacional, divulgando Salvador para todo o mundo. Foto: Valdemiro Lopes

Upload: phamhuong

Post on 26-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quarta-feira, 6 de Junho de 2018Ano XXVII - N° 5.248

Luiz Sampaio Athayde Júnior recebe o Título de Cidadão

da Cidade do SalvadorO astrônomo e professor foi homenageado

por iniciativa do vereador Cezar Leite

LEIA MAIS NA PÁGINA 3

O homenageado também é contador e autor do Livro “A Teoria do Zênite Solar”, editado pela EDUFBA. Esta obra reconhece as peculiaridades de Salvador, em especial no assunto estações do ano, relatando a condição dife-

renciada da cidade em relação às estações do ano, com caracte-rísticas e durações próprias. O livro ganhou reconhecimento na-cional e internacional, divulgando Salvador para todo o mundo.

Foto: Valdemiro Lopes

2

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

Criado pela Lei 4.429 de 19 de novembro de 1991

Presidente:Leo Prates

[email protected]

1º Vice-Presidente:Isnard Araújo

[email protected]

2º Vice-Presidente:Kiki Bispo

[email protected]

3º Vice-Presidente:Orlando Palhinha

[email protected]

1º Secretário:Toinho Carolino

[email protected]

2º Secretário:Euvaldo Jorge

[email protected]

3º Secretário:Tiago Correia

[email protected]

4º Secretário:Ana Rita Tavares

[email protected]

Corregedor-Geral:Edvaldo Brito

[email protected]

Ouvidor-Geral:Luiz Carlos Suíca

[email protected]

Ouvidora-Substituta:Cátia Rodrigues

[email protected]

Secretaria de Comunicação

Secretário-ChefeCésar Rasec

[email protected]

(71) 3320-0205(71) 3320-0304www.cms.ba.gov.br

[email protected]@gmail.com

TV Câmara Salvador / Canal aberto 61.4

Câmara Municipal de Salvador PraçaMunicipal - CEP 40020-010Salvador – Bahia – Brasil

As comissões temáti-cas da Câmara de Sal-vador estão concluindo as audiências públicas

da revisão da Lei Orgânica do Município (LOM). Na terça-feira (5), foi a vez da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Casa, pre-sidida pelo vereador Duda San-ches (DEM), realizar o segundo e último debate do colegiado.

“Neste encontro aberto ao público recebemos sugestões de diversos setores da sociedade civil organizada e da Secretaria Municipal de Saúde, visando ao aprimoramento da LOM. Nosso documento final, portanto, não é uma proposta de autoria somente deste colegiado”, explicou Duda Sanches. Segundo o parlamen-tar, “nos próximos dias será apre-sentada a proposta da comissão para as mudanças na LOM no que tange ao setor da saúde”.

Em reunião do Colegiado das Comissões Permanentes realizada no dia 2 de maio, sob a coordenação do presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), foi acordado que a vota-ção em plenário do Projeto de Revisão da LOM seja realizada ainda no mês de junho.

Segundo a presidente da Comissão Temporária de Revi-são da LOM, Lorena Brandão (PSC), “esta reformulação é a mais democrática de todas. Os vereadores estão focados nisso e a população está participando. Portanto, é algo histórico para a cidade e também para esta

Câmara Municipal”.Vice-presidente da Comis-

são de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social do Legislativo Municipal, Cezar Leite (PSDB), que também é médico, pontuou que “a atual LOM está defasada, pois as necessidades da população mudam. Portanto, a nossa constituição municipal precisa ser atualizada”.

O vereador também frisou

que “é necessário o alinhamento com outras legislações pertinen-tes ao tema saúde, haja vista que o SUS é um sistema único”.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que é formada em enfermagem, também participou da mesa da audiência pública.

PROPOSTAS DO EXECUTIVO A diretora de Vigilância

Sanitária da Secretaria Munici-pal de Saúde (SMS), Ana Paula Pitanga, pontuou que “diver-sas sugestões apresentadas pelo Executivo Municipal foram acolhidas por este colegiado”. Segundo ela, “alguns termos que constam na LOM vigente já estão em desuso e estamos corrigindo isto”.

Ana Paula Pitanga também esclareceu que foi solicitada “a retirada do capítulo da saúde de algumas atribuições que estão relacionadas ao SUS, como a ali-mentação e o saneamento”.

Também integraram a mesa da audiência pública Ana Paula de Jesus Brito, representante do Conselho Municipal de Saúde, e Alcione Anunciação, coordena-dora de Projetos da SMS.

Comissão de Saúde realiza audiência pública sobre revisão da LOM

Colegiados concluem relatórios para votação em plenário da proposta de reformulação da Lei Orgânica

SIGA A CÂMARA NAS REDES SOCIAIS

@camarasalvador

@camaradesalvador

camaradesalvador

Debate reuniu vereadores, representantes da Prefeitura e da sociedade civilFo

tos:

Reg

inal

do Ip

ê

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

3

Oastrônomo e professor Luiz Sampaio Athayde Júnior é o mais novo cidadão soteropoli-

tano. O título foi entregue em ses-são solene, realizada na noite de segunda-feira (4), no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Cezar Leite (PSDB), que destacou a trajetória do homena-geado, nascido em Feira de San-tana.

Por causa de negócios da

família, Luiz Sampaio Athayde Júnior passou a morar na capital ainda bebê. É professor titular da Unirb dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Administra-ção e Tecnológicos em Gestão de Negócios e Biomedicina. Também é professor do curso de Extensão em Astronomia da UFBA e da pós-gra-duação da Uninassau.

O homenageado também é contador e autor do Livro “A Teoria do Zênite Solar”, editado pela EDUFBA. Esta obra reconhece as peculiaridades de Salvador, em especial no assunto estações do ano, relatando a con-dição diferenciada da cidade em relação às estações do ano, com características e durações pró-prias. O livro ganhou reconheci-mento nacional e internacional, divulgando Salvador para todo o mundo.

Luiz Sampaio Athayde Júnior

demonstrou orgulho por ser o mais novo cidadão de Salvador.

MISSÃO DE EDUCARPara Cezar Leite, a atuação

de Luiz Sampaio Athayde Júnior é condição suficiente para reconhe-cimento por parte da Casa Legis-lativa, em especial para a área da educação. “Temos que valori-zar o trabalho desenvolvido não só no âmbito da formação acadê-mica dos nossos jovens estudan-tes universitários, mas também na sociedade soteropolitana, em busca de melhores condições de conhecimento, cultura e vida para sua população”, afirmou.

Ainda de acordo com o pro-positor da honraria, a cidade ganha muito com o seu mais novo filho. “Luiz Sampaio Athayde Júnior está ciente da responsa-bilidade e continuará a fazer de tudo fazer para honrar o nome da nossa querida Salvador e defen-der os interesses de sua popula-ção”, completou.

Além do vereador Cezar Leite e do homenageado, fizeram parte da mesa na sessão solene: Alberto Brum, professor do Ins-tituto de Física da Universidade Federal da Bahia; Elisio Palma, diretor da Associação dos Astrô-nomos Amadores da Bahia; Dawi-son Santos, diretor do Conse-lho de Estudo da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia; Kléber Marruaz, professor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA; e Itajaci Diniz, chefe do 4º Distrito de Meteorologia do Ins-tituto Nacional de Meteorologia.

Professor Luiz Sampaio Athayde Júnioré o mais novo cidadão de Salvador

Honraria foi entregue em sessão solene por iniciativa do vereador Cezar Leite

Cezar Leite presidindo a sessão solene

Foto

s: V

alde

miro

Lop

es

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

4

A s eleições 2018 serão regidas por uma lei eleitoral reformu-lada. As mudanças na

legislação foram tema de um workshop da Escola do Legisla-tivo Péricles Gusmão na manhã de terça-feira (5), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. Vereadores e asses-sores da Casa Legislativa par-ticiparam da atividade, reali-zada em parceria com a Escola do Tribunal Regional Eleito-ral (TRE). A palestra sobre as alterações na lei foi feita pelo professor, Doutor em Ciências Sociais e analista judiciário do TRE, Jaime Barreiros Neto.

O professor apresentou as mudanças e também falou sobre os cuidados que os can-didatos devem ter no período pré-eleitoral. “Há uma tendência das decisões judiciais em afir-mar que o que vale para o perí-odo eleitoral deve valer no pré--eleitoral. Também é importante

destacar que o que está omisso não deve ser feito. Se há regras sobre diversos aspectos, o que não foi citado é melhor que seja evitado”, disse o palestrante.

A diretora da Escola do Legislativo da Câmara, verea-dora Marta Rodrigues (PT), afir-mou que há a intenção de pro-mover outros workshops para os vereadores e assessores sobre temas ligados às eleições, como a prestação de contas. “O obje-

tivo da nossa escola é trazer conhecimento para esta Casa, para a população e para ser-vidores. Sempre que há uma demanda como essa, nós bus-camos os parceiros. A intenção é sempre facilitar o entendi-mento de temas relevantes para a sociedade”, disse.

Um dos idealizadores do evento, o vereador Sílvio Hum-berto (PSB) destacou a impor-tância da cautela. “Temos uma alteração na legislação e ape-nas 45 dias para se adaptar a ela. Tudo que depende de inter-pretação tem, no mínimo, dois lados. Então, é fundamental ter conhecimento sobre as regras para saber ao certo o que fazer. É importante prevenir erros”, afirmou o legislador.

MUDANÇASEntre as novidades para

as eleições deste ano estão a possibilidade de realização de

arrecadação virtual, as chama-das vaquinhas. “Essa arrecada-ção começou em 15 de maio e todo o dinheiro deve ser usado em campanha. Quem desistir da candidatura deve devolver o valor arrecadado”, pontuou Jaime. Neste pleito será permi-tida também a venda de brindes com nome e número dos candi-datos nas urnas. “O TRE estará atento ao valor de cada item para que siga a razoabilidade”, explica Jaime Barreiros.

O professor também falou sobre o Fundo Especial de Financiamento, verba destinada pela União para as campanhas. No total, R$1,7 bilhão será divi-dido por 35 partidos, cada um já tem garantido 2% do valor. O restante é repartido seguindo uma proporção de acordo com a representação na Câmara dos Deputados e Senado.

Jaime Barreiros pediu cau-tela no uso da mídia nesse perí-odo de pré-campanha. “Não se pode veicular imagem em outdoor durante a campanha. Então, entende-se que neste momento também não é permi-tido”, explicou. Também ficam proibidas a realização de even-tos para pedido de votos e a participação de candidatos em inaugurações a partir de 7 de julho. Jaime falou ainda sobre as redes sociais. Com a mudança, agora é permitido que os candidatos impulsionem as postagens.

Câmara promove workshop sobre mudanças na lei eleitoral

Escola do Legislativo realizou debate sobre alterações no financiamento e divulgação das candidaturas

Para celebrar a passagem dos 153 anos da Bata-lha Riachuelo, o vereador Téo Senna (PHS) reque-

reu e vai presidir uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, com a presença de autoridades civis e militares dos

âmbitos federal, estadual e muni-cipal. O evento será realizado nesta quarta-feira (6), às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

Em 11 de junho de 1865 ocorreu a histórica Batalha Naval do Riachuelo, às margens do rio Riachuelo, afluente do rio

Paraguai, situado na Provín-cia de Corrientes, na Argentina. A Marinha Brasileira enfrentou as forças do Paraguai, e desde então celebra, neste dia, a sua data magna, como referência a memória dos heróis que lutaram na ocasião.

Sessão especial celebra 153 anos da Batalha do Riachuelo

Vereador Téo Senna

Vereadores e assessores participaram da palestra do professor Jaime Barreiros Neto

Vereadora Marta Rodrigues, diretora da Escola do Legislativo da Câmara

Foto

s: R

egin

aldo

Ipê

Foto: Antonio Queirós

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

5

O principal obstá-culo para resolver o problema de inse-gurança no campo

é a dificuldade para acessar dados oficiais, que em alguns casos simplesmente não exis-tem”, declarou o vereador Paulo Câmara (PSDB) ao sugerir ao Governo do Estado, por meio do Projeto de Indicação nº 182/18, a criação de 15 delegacias espe-cializadas no combate e repres-são a crimes no campo.

“A criminalidade no meio rural foi objeto de um estudo realizado pela Confederação da

Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No relatório que reúne

denúncias e informações ofi-ciais, são listados delitos como

furtos, roubos, depredações, assassinatos e queimas em pro-priedades de produtores de 17 estados”, afirmou o vereador.

Ainda conforme Paulo Câmara, o relatório apresenta propostas para resolver o pro-blema da insegurança como detalhamento de ocorrências mais comuns em áreas rurais, aumento de policiamento e polí-ticas de prevenção. “Na Bahia, podemos citar o roubo feito por 15 bandidos numa fazenda em Jaborandi que resultou em um prejuízo próximo a R$ 1 milhão”, exemplificou o vereador.

Paulo Câmara sugere criaçãode delegacias do campoIndicação para implantação de centros de combate e

repressão a crimes rurais foi encaminhada para o governador

C oordenador do Sin-dicato dos Servido-res da Prefeitura de Salvador (Sindseps),

Bruno Carianha subiu à Tri-buna Popular na sessão ordi-nária da tarde de segunda--feira (4) e apelou para que os vereadores lutem pela garantia dos direitos dos servidores da Saúde da capital baiana. Com a galeria do Plenário Cosme de Farias lotada de trabalhadores, o sindicalista cobrou que seja suprimido o Artigo nº 13 do Pro-jeto de Lei Complementar (PLC nº 01/2018), que tramita na Câmara.

O artigo questionado pela categoria e vereadores da opo-sição prevê a progressão auto-mática na carreira dos servi-dores que atuam na Secretaria Municipal da Saúde.

“O Plano de Cargos não pode ser analisado de forma política, por oposição e situ-ação. Tem que ser encarado como uma matéria que preju-dica os trabalhadores. Quere-

mos a unanimidade na supres-são do Artigo nº 13, que retira o direito dos servidores da saúde. Além de não termos nenhuma proposta de reajuste, ainda que-rem nos dar esse prejuízo?”, cri-ticou Carianha.

Vereadores da oposição endossaram o coro do sindica-lista. Aladilce Souza (PCdoB), Hélio Ferreira (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL), Marta Rodri-

gues (PT) e Sílvio Humberto (PSB) se manifestaram pela garantia do direito dos trabalha-dores da saúde.

“Já são três anos sem rea-juste. Além disso, o prefeito ACM Neto quer tirar o direito de avanço na carreira? Esta Casa tem que se posicionar de forma contrária a mais essa atitude do prefeito”, questionou Aladilce.

O governista vereador Euvaldo Jorge (PPS) prometeu analisar a proposta. “Assumi recentemente e ainda não li o projeto. Na semana que vem, vou colocar minha posição publicamente, sem demago-gia ou aproveitamento político, como fazem alguns integrantes da bancada da oposição. Não farei nada que minha consciên-cia não determine”, garantiu.

Sindseps pede unanimidade para garantir direitos dos servidores da saúde

Bruno Carianha cobrou a supressão do Artigo nº 13 do Projeto de Lei Complementar nº 1/2018

“Vereador Paulo Câmara

Bruno Carianha, coordenador do Sindseps

Foto

s: A

nton

io Q

ueiró

s

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

6

AComissão de Planeja-mento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador

aprovou, em reunião na tarde de segunda-feira (4), parecer favo-rável à aprovação do Projeto de Lei nº 79/18, do Executivo, que

institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável do Salvador e institucionaliza as determinações do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador. Votaram a favor o presidente do colegiado e rela-tor, vereador Luiz Carlos (PRB),

Kiki Bispo (PTB), Sabá e Paulo Magalhães (PV). A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresen-tou voto em separado.

Além do parecer ao Plano de Mobilidade, o presidente

da Comissão de Planejamento recebeu também, das mãos da vereadora Marta Rodrigues, emendas ao projeto de revisão da Lei Orgânica do Município (LOM).

Comissão de Planejamento aprovaparecer ao Plano de Mobilidade

Presidente Luiz Carlos recebeu também emendas à LOM

AComissão de Consti-tuição, Justiça e Reda-ção Final (CCJ) emi-tiu, na tarde de segun-

da-feira (4), parecer favorável para a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 01/18. Durante a reunião, realizada na Sala Yolanda Pires, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que pediu vista à matéria no encon-tro anterior, apresentou voto em separado. Após leitura de rela-tório, a legisladora condicionou o voto favorável à aprovação de emendas.

Apesar de parabenizar o conteúdo do material exposto pela vereadora, o presidente do colegiado, vereador Paulo Magalhães Júnior (PV), man-teve o voto favorável ao pro-jeto do Executivo, que visa criar Gratificação de Estímulo e Par-ticipação em Projetos Urbanís-ticos e de Engenharia, com a

finalidade de valorizar os pro-fissionais da Fundação Mário Leal Ferreira. Conforme men-sagem enviada pelo prefeito ACM Neto à Casa Legislativa, a proposição ainda “pretende alterar a redação do art. 117 com vistas a ajustar as regras

para assegurar o sigilo dos lau-dos e atestados médicos nos processos das licenças para tratamento de saúde e de con-cessão de benefícios previden-ciários, garantindo o acesso às informações básicas para fins de controle estatístico e instru-

ção de processos”.Presentes na reunião, a

vereadora Lorena Brandão (PSC), e os vereadores Alfredo Mangueira (MDB) e J. Carlos Filho (SD) seguiram o parecer do relator. O PLC nº 01/18 agora será votado em plenário.

CCJ aprova PLC nº 01/18 com voto contrário de Aladilce Souza

Em reunião, vereadora apresentou relatório, mas a maioria do colegiado votou com o relator

Encontro aconteceu na Sala Yolanda Pires

Fotos: Assessoria do vereador Luiz Carlos

Foto

: Ant

onio

Que

irós

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

7

CÂMARA MUNICIPALATA38ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA 18ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR (CMS), REALIZADA NO DIA 4 DE JUNHO DE 2018.

PRESIDENTE: VEREADOR KIKI BISPO 1º SECRETÁRIO: VEREADOR RICARDO ALMEIDA (ad hoc)2ª SECRETÁRIA: VEREADORA MARTA RODRIGUES (ad hoc)

Compareceram os senhores vereadores: ALADILCE SOUZA, ALFREDO MAN-GUEIRA, ANA RITA TAVARES, BECA, CARLOS MUNIZ, CEZAR LEITE, DA-NIEL RIOS, DUDA SANCHES, EDVALDO BRITO, EUVALDO JORGE, FÁBIO SOUZA, FELIPE LUCAS, HÉLIO FERREIRA, HENRIQUE CARBALLAL, HIL-TON COELHO, IGOR KANNÁRIO, IREUDA SILVA, JOSÉ CARLOS FILHO, JOSÉ TRINDADE, KIKI BISPO, LEO PRATES, LORENA BRANDÃO, LUIZ CARLOS DE SOUZA, LUIZ CARLOS SUÍCA, MARCELLE MORAES, MARTA RODRIGUES, MOISÉS ROCHA, ODIOSVALDO VIGAS, ORLANDO PALHI-NHA, PAULO CÂMARA, PAULO MAGALHÃES JÚNIOR, RICARDO ALMEIDA, SABÁ, SÍLVIO HUMBERTO, TEO SENNA, TIAGO CORREIA, TOINHO CARO-LINO, UZIEL BUENO e VADO MALASSOMBRADO. Havendo número legal, o senhor presidente declarou aberta a Sessão, anunciando a votação da Ata da Sessão anterior, a qual foi aprovada sem restrições. Em seguida, foi realizada a leitura do Expediente, que constou do seguinte: Projetos de Lei n.s 159/18 do vereador Leo Prates e 160/18 do vereador Luiz Carlos de Souza; Projetos de Indicação n.s 181/18 do vereador Toinho Carolino, 182 e 183/18 do vereador Paulo Câmara e 184/18 da vereadora Aladilce Souza; Projetos de Resolução n.s 48/18 do vereador Maurício Trindade e 49/18 do vereador Luiz Carlos de Souza; e Requerimento de Utilidade Pública n. 26/18 do vereador Teo Senna. Terminada a leitura do Expediente, O se-nhor presidente saudou os servidores da Prefeitura presentes à Galeria, explicando--lhes a vedação ao uso de apitos por determinação da Assistência Militar. Na Tribu-na Popular, o senhor Bruno Carianha, do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), agradeceu a oportunidade aberta pelo presidente Leo Prates e outros edis, e tratou do Plano de Cargos dos servidores da Saúde e seu art. 37, pedin-do que o assunto fosse visto além da dicotomia “Situação versus Oposição”, numa perspectiva de ser contra o prejuízo aos trabalhadores. Contou sobre as tratativas havidas com a Prefeitura, as quais culminaram com reajuste-zero e com o secretário Municipal de Gestão, Tiago Dantas, enviando à CMS um Projeto suprimindo o art. 37. Explicou que: os servidores pleiteavam o avanço na carreira condicionado a ava-liação positiva; esse tipo de avaliação não era promovido pela Prefeitura havia oito anos; o prefeito expunha a situação como se os servidores rejeitassem ser avaliados; os servidores não tinham reajuste havia três anos. Contou sobre situação pretérita em que os mesmos servidores já haviam sido prejudicados, a qual levou à concepção do Plano de Cargos com previsão das avaliações, as quais não se realizaram. Pediu que o art. 13 do Projeto fosse rejeitado à unanimidade pelos edis e previu o descon-tentamento da categoria caso houvesse aprovação. Pediu ainda que o prefeito dialo-gasse com a categoria, tal qual fizera com os rodoviários. Explicou que, além de não receberam o que deveriam, ainda teriam direitos suprimidos, e salientou a gravidade da situação dos aposentados, com rendimentos abaixo do salário-mínimo, problema que se agravaria com mudança desejada pela Prefeitura. Colocou-se à disposição para enviar novos documentos. Nos Comentários à Tribuna Popular, o vereador O vereador Hélio Ferreira saudou os servidores da Saúde e defendeu a luta contra o Projeto que reduziria seus direitos, indagando o porquê de, ao invés de uma política de aumento salarial, havia uma medida de redução. Comentou sobre o aumento dos combustíveis e seu efeito-cascata nos preços de alimentos e demais produtos do dia--a-dia, ressaltando que essa era uma preocupação de todos e, principalmente, da Casa. A vereadora Marta Rodrigues criticou a precarização dos servidores da saúde, com a supressão de direitos. Lembrou a luta da categoria para construir esses direi-tos e elogiou a luta atualmente empreendida, colocando a bancada de Oposição à disposição dela, e empenhando o voto da bancada em seu favor. O vereador Sílvio Humberto saudou os colegas servidores municipais, declarando-lhes apoio, e criti-cou o que o prefeito fazia a seu respeito. Afirmou que se fazia benefício com dinhei-ro alheio, com políticas sustentadas pelo que se retirava dos trabalhadores, e defen-deu a valorização do servidor, inclusive para a eficiência do serviço. Disse que não havia um olhar sobre as pessoas e que se tentava dividir a categoria, criando-se tensões entre ativos e inativos. A vereadora Aladilce Souza saudou os colegas servi-dores da Saúde, elogiando assembleia realizada por eles na última quarta-feira. Dis-se que, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apreciara o Projeto, dando-lhe Voto em separado, e criticou o arrocho salarial nele engendrado, bem como a retira-da de direitos já conquistados e a negação de avanços. Apontou contradição entre a supressão desses direitos e a criação de cargos, ambos pelo mesmo Projeto, e lem-brou que a Prefeitura gastava com pessoal abaixo do teto legal. O vereador Hilton Coelho elogiou a categoria dos servidores e criticou o prefeito, afirmando que se banalizava um mau tratamento aos trabalhadores. Afirmou ainda que ele deveria cumprir o Plano de Carreira, em vez de lhe apontar pontos desfavoráveis para tentar justificar o que fazia. Comentou sobre a situação precária dos postos de saúde, sem profissionais e sem insumos. Lembrou a eleição no Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) e a promessa da chapa vencedora, defendida por alguns edis, de que ela estaria ao lado dos trabalhadores. O senhor presidente registrou a presença do ex-vereador Silvoney Sales. No Pinga-Fogo, o vereador Euvaldo Jorge lamentou episódio de agressão vivido pela vereadora Marta Rodrigues e defendeu o respeito à diversidade e às opiniões divergentes. Aos servidores, garantiu que analisaria sua questão para formar uma posição, com base em sua carreira pública, a qual histo-riou. Disse que o faria sem “jogar para a plateia”, falando apenas o que o povo quer ouvir, dando como exemplo dessa postura o assassinato da vereadora carioca Ma-rielle Franco, que considerou estar esquecido e ter sido objeto de aproveitamento político. Criticou a construção de ponto de ônibus em um viaduto em construção pela CCR Metrô, algo vedado pelo Código de Trânsito, e pediu que a população

cobrasse suas demandas também ao Governo do Estado. O senhor presidente saudou o retorno do orador à Casa. A vereadora Marta Rodrigues agradeceu manifestações de solidariedade por agressão sofrida no último sábado, em uma feira no Imbuí. Relatou que o agressor tentou arremessar, contra ela, objetos da feira, e lamentou o ódio vivido no País neste momento. Explicou que a agressão ocorrera em meio a evento em defesa do ex-Presidente Lula e afirmou que o fato não calaria isso. Lem-brou o assassinato da vereadora Marielle Franco, na tentativa de calar sua voz, e a agressão racista sofrida pela ex-vereadora Olívia Santana, e destacou a militância da qual fazia parte, que lutava amplamente por direitos. Em seguida, tiveram a palavra, para manifestar solidariedade à vereadora Marta Rodrigues, os vereadores: Ricardo Almeida, sublinhando que o fato estava além de suas divergências políticas; Aladil-ce Souza, que propôs Moção de solidariedade a respeito; Hilton Coelho, que endos-sou o pedido de Moção; Sílvio Humberto, que citou a frase “jogam pedras nas árvo-res que dão frutos” e defendeu os valores democráticos; Ireuda Silva, que opinou serem o machismo e a impunidade as motivações da agressão, e não, a política; e Teo Senna, que contou fato semelhante que viveu, afirmando ser um momento tenso e difícil para todos os lados políticos, e pediu posição da Casa sobre a segurança dos edis. Por fim, o senhor presidente declarou que a Mesa se associava a tudo o que fora dito, esperando punição a respeito. Seguindo com o Pinga-Fogo, o vereador Odiosvaldo Vigas declarou sua divergência sobre o Projeto relativo aos servidores da Saúde municipal, a despeito de integrar a bancada ligada à Prefeitura. Criticou a falta de diálogo, afirmando que isso gerou o art. 13 do Projeto, e defendeu os direitos dos servidores. Pediu que o presidente Leo Prates e demais edis abrissem um canal de diálogo buscando uma solução para a questão, dizendo que não votaria a favor do art. 13, e contou ter três filhos que atuavam na Saúde. Comentou sobre o Voto em separa-do da vereadora Aladilce Souza, na CCJ, dizendo que, na Comissão de Saúde, propo-ria Emenda supressiva ao art. 13. Declarou ser essa a posição do PDT e também sua, por uma questão de consciência, independente de “plateia”. Solidarizou-se à vereado-ra Marta Rodrigues quanto à agressão sofrida. A vereadora Aladilce Souza parabeni-zou o vereador Odiosvaldo Vigas pela coerência independente de lado político. Escla-receu que os servidores da Saúde não queriam progressão “gratuita”, mas sim, de acordo com o previsto pela Constituição, que pressupunha qualificação para um me-lhor desempenho e um melhor serviço prestado. Criticou a não-realização de avaliação pela Prefeitura e contou que, na CCJ, fizera diversas emendas sobre o Projeto, sendo uma delas para a supressão do art. 13. Pediu atenção para os 22 mil servidores públi-cos da Cidade e comissão suprapartidária para dialogar com o prefeito sobre o Projeto, que qualificou como perverso. Contou que, dos cargos criados pelo Projeto, havia al-guns para a área de Comunicação, para incrementar a propaganda. A vereadora Ana Rita Tavares, em seu nome e do PMB, repudiou a agressão à vereadora Marta Rodri-gues e pediu providências a respeito. Sobre o Projeto dos servidores da Saúde, com-prometeu-se a atuar contra o art. 13 e a estudar o Projeto, contando ter sido interpela-da, a respeito, por muitos servidores. Afirmou que se tratava de interesses suprapartidárias e pediu ao prefeito que reunisse sua equipe para reavaliar o que fa-ziam, salientando que se atingiam, principalmente, mulheres. Em comunicação inadi-ável, o vereador Hilton Coelho contou ter participado de manifestação de servidores da Cesta do Povo demitidos pelo Estado, dizendo que uma decisão judicial vedou es-sas demissões mas, em seguida, houve mais demissões por parte do governador do Estado. Sublinhou o desespero desses trabalhadores, relatando que um deles chegou a se suicidar, e expôs sobre o prosseguimento das medidas judiciais, inclusive para ma-nutenção do Planserv, já que alguns tinham doenças ou familiares doentes a serem tratados. Pela ordem, o vereador Ricardo Almeida contou ter recebido farta documen-tação sobre o Projeto e prometeu estudar a respeito. Explicou que, como 1º secretário, via-se na obrigação de solicitar a verificação do quorum, pela insuficiência de presen-tes para a manutenção da Sessão. Verificada falta de quorum, a Sessão foi suspensa por quinze minutos. Não se restabelecendo o quorum, o senhor presidente Kiki Bispo declarou encerrada a Sessão, antes marcando outra para o dia seguinte, à hora regi-mental. REGISTROS: registros do vereador José Carlos Filho.

PRESIDENTE1º SECRETÁRIO 2º SECRETÁRIO

EXPEDIENTE DA PRESIDÊNCIA

F-PL-037-00

EXPEDIENTE DA PRESIDÊNCIA

VEREADOR (A)LICENCIADO (A) PERÍODO FUNDAMENTAÇÃO

ALEXANDRE ALELUIA 11/06/2018 Art.17, inciso IV, Res. 910/91 (Compilação)

ROGÉRIA SANTOS 04/06/2018 Art.17, inciso IV, Res. 910/91 (Compilação)

EXPEDIENTE DA MESA DIRETORAATO N.º 337/2018 – A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR, no uso de suas atribuições e de conformidade com a Lei Municipal n.º 9.206/2017, RESOLVE:Exonerar ADRIANO LEAL, cadastro: 15.169, do cargo em comissão de Assessor Parla-mentar G 29, Classe CC 10, a partir de 1º de junho de 2018. Salvador, 05 de junho de 2018.

LEONARDO PRATES Presidente

ANTONIO CAROLINO FILHO EUVALDO JORGE 1º Secretário 2º Secretário

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

8

EXPEDIENTE DA DIRETORA LEGISLATIVAPROPOSIÇÕES TRAMITADAS NAS COMISSÕES PARECERES DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

Quarta-feira,6 de Junho de 2018

Ano XXVII N° 5.248

9

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 6 de Junho de 2018Assista à TV Câmara Salvador pelo canal 10 da Sim TV e pelo canal aberto 61.4, em sinal digital.

* Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

PROGRAMAÇÃO – TV CÂMARA SALVADOR 06 DE JUNHO DE 2018

PROGRAMA Sinopse

12h00 # PARTIU SALVADOR - ARENA FONTE NOVA Em programa inédito os repórteres André Luís e Liana Cardoso fazem um passeio neste estádio de futebol.

12h23 PÍLULAS DA HISTÓRIA - RUA CHILE Neste programa a repórter Ticiane Bicelli vai apresentar esta tradicional rua localizada no Centro Histórico.

12h26 PASSAPORTE DE SERVIÇOS - PERSONAL STYLIST Osvaldo Lyra, Mia Lopes e André Luís vão a um shopping da cidade em busca de roupas com formas ideais.

12h50 SOM NA CAIXA - LAZZO MATUMBI Neste programa ouça o artista cantando a música “Adeus Sol”, composição de Gileno Félix e Moá Bonfim.

12h53 PANORAMA SALVADOR - UZIEL BUENO “Conteúdo da nova TV” é a pauta entre Osvaldo Lyra, Mia Lopes e o jornalista e vereador Uziel Bueno (PTN).

13h16 EMPODERADAS - MAJOR MILANEZI Liana Cardoso visita no Rio Vermelho a major Milanezi, na 12ª Companhia Independente da Polícia Militar.

13h19 QUEM FAZ O QUÊ - POLÍCIA MILITAR Conheça mais sobre a corporação secular da Polícia Militar da Bahia em reportagem de Rogério Aquino.

13h42 EU ACHO - TIPOS DE DIETA Mia Lopes conversa com Bruno Matos, estudante de educação física, que indica tipos de dieta para o corpo.

13h45 PASSAPORTE DE SERVIÇOS - BRECHÓ Veja na reportagem de Ticiane Bicelli matéria sobre moda sustentável com roupas e acessórios usados.

14h08 PÍLULAS DA HISTÓRIA - BAIRRO CURUZU Informe-se sobre a história deste bairro, sede do Bloco Afro Ilê Aiyê, em reportagem com Tarsila Alvarindo.

14h11 ADIVINHA ONDE É? - IGREJA DE SÃO BENTO Perceba quem conhece a Igreja de São Bento em visita da repórter Mia Lopes a este templo “Beneditino”.

14h30 CÂMARA EM PAUTA - AO VIVO Assista no programa um breve bate-papo ao vivo antes da Sessão Ordinária, com os mais diversos assuntos da cidade, ao vivo, direto do Plenário Cosme de Farias na Câmara Municipal de Vereadores de Salvador.

15h00 SESSÃO ORDINÁRIA - AO VIVO Confira a transmissão ao vivo da Sessão Ordinária, diretamente do Plenário da Câmara Municipal de Salvador. Nesta sessão, os vereadores irão debater diversos assuntos de interesse da cidade de Salvador.

17h00 PÍLULAS DA HISTÓRIA – ELEVADOR LACERDA Em reportagem de Liana Cardoso conheça a história deste equipamento inaugurado na cidade há 144 anos.

17h03 # PARTIU SALVADOR - ALTO DA SEREIA Na reportagem Mia Lopes vai conhecer com moradores da região este local no bairro do Rio Vermelho.

17h26 PLUGADO - NISE FERREIRA Em acústico de voz e violão artista interpreta “Resposta ao Tempo”, sucesso gravado por Nana Caymmi.

17h30 PASSAPORTE DE SERVIÇOS - HEMOBA Assita a repórter Ayana Simões em visita à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA).

17h53 PÍLULAS DA HISTÓRIA - CHAFARIZ DO TERREIRO No Centro Histórico Tarsilla Alvarindo apresenta no Terreiro de Jesus este monumento inaugurado em 1856.

18h26 EXTRA-ORDINÁRIO - MÁRCIA CASTRO “Censura no Mundo da Arte” é pauta no estúdio entre a cantora Márcia Castro, Osvaldo Lyra e Mia Lopes.

18h30 PLUGADO - NETO MUNIZ O artista baiano interpreta “O Nosso Santo Bateu”, música de sucesso na voz dos artistas Matheus e Kauan.

18h33 ADIVINHA ONDE É? - CENTRO GEMOLÓGICO Liana Cardoso visita o Centro Gemológico da Bahia (CGB), único laboratório de certificação e autenticidade de pedras preciosas do Norte-Nordeste, guiada por Geraldino Almeida Filho, administrador deste local.

19h00 EU INDICO - PESCA ESPORTIVA Tarsilla Alvarindo vai na orla entrevistar os pescadores Ademário e Roni com esta dica de verão dos mares.

19h03 EXTRA-ORDINÁRIO - ACADEMIA DEMOLIÇÃO Osvaldo Lyra e Mia Lopes fazem aula da arte marcial tailandesa “Muay Thai” com o mestre Marcos Araújo.

19h26 SOM NA CAIXA - CAMILA NUNES Artista interpreta a música “Andei Só”, composição de Alexandre Carlo da banda Natiruts lançada em 2001.

19h30 EXTRA-ORDINÁRIO - VER. ALADILCE SOUZA “Atuação e Papel da Mulher na Política” é tema da vereadora Aladilce Souza (PC do B) com Osvaldo e Liana.