luís miguel rocha curiosidades do vaticano · a correspondência de francisco caixa de correio no...

3
Luís Miguel Rocha Curiosidades do Vaticano AUTOR DOS BESTSELLERS A MENTIRA SAGRADA E A FILHA DO PAPA

Upload: hoangcong

Post on 11-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Luís Miguel Rocha Curiosidades do Vaticano · A correspondência de Francisco Caixa de correio no Vaticano. O primeiro ano do pontificado de Francisco impressiona. Tre- ... Não

Luís Miguel Rocha

Luís Miguel Rocha

As mulheres que influenciaram os papasO interior do Palácio Apostólico

O Papa implacável que transformou RomaAs forças de segurança do Vaticano

Os papas assassinadosA história do Conclave

E outros temas que apaixonaram os leitores do autor que mostrou o que está para lá dos altos muros do Vaticano.

Também publicados pela Porto Editora:

O Último Papa

A Mentira Sagrada

A Filha do Papa

Curiosidades do

Curiosidades do Vaticano

Vaticano

Cu

rio

sidad

es do

Vatic

ano

Luís M

igu

el Ro

ch

a

O

ISBN 978-972-0-04811-0

04811.10

Oo9 7 8 9 7 2 0 0 4 8 1 1 0

1 0

AUTOR DOS BESTSELLERS A MENTIRA SAGRADA E A FILHA DO PAPA

Luís Miguel Rocha nasceu na cidade do Porto, em 1976. Foi técnico de imagem, tradutor, editor e guionista, até se dedicar em exclusivo à escrita. Publicou seis títulos: Um País Encantado, O Último Papa, Bala Santa, A Virgem, A Mentira Sagrada e A Filha do Papa. As suas obras estão traduzidas em mais de 30 países. O Último Papa marcou presença no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo. Luís Miguel Rocha morreu a 26 de Março de 2015, em Viana do Castelo.

CVAT_20154134_CP.indd 1 18/01/16 14:44

Page 2: Luís Miguel Rocha Curiosidades do Vaticano · A correspondência de Francisco Caixa de correio no Vaticano. O primeiro ano do pontificado de Francisco impressiona. Tre- ... Não

170

65.

A correspondência de Francisco

Caixa de correio no Vaticano.

O primeiro ano do pontificado de Francisco impressiona. Tre-zentos e sessenta e cinco dias sem que passasse um em que o novo Papa não tivesse sido notícia. Desde a sua aparição na varanda da Basílica de São Pedro, onde pediu para rezarem por ele e com ele, que Francisco entrou nas boas graças de crentes, descrentes e não crentes. Mesmo os fiéis de outras religiões não deixam de manifes-tar o seu respeito e admiração pelo Pontífice que mudou tudo e não vai deixar pedra sobre pedra intocada.

Um dos medidores de popularidade, para além da afluência à basílica e à Praça de São Pedro que praticamente duplicou, e do

CVAT_20154134_F01_12_2PCImg.indd 170 07/01/16 17:35

Page 3: Luís Miguel Rocha Curiosidades do Vaticano · A correspondência de Francisco Caixa de correio no Vaticano. O primeiro ano do pontificado de Francisco impressiona. Tre- ... Não

171

óbolo de São Pedro (as contribuições dos fiéis de todo o  mundo para o Papa), que cresceu consideravelmente, é a correspondência que o Papa recebe. Se dúvidas existem podem ser apartadas. Só no primeiro ano de pontificado Francisco recebeu quase metade da correspondência que o Papa Bento XVI recebeu em todo o ponti-ficado. Todo? Os quase oito anos? Exactamente. É impressionante, não é?

Uma grande fatia dessa correspondência foi enviada, como não podia deixar de ser, por crianças. Aqui deixo alguns exemplos:

“Papa Francisco, a minha mãe diz que és como o Batman, só que vestes branco. Queria pedir-te que vestisses preto. O branco fica mal e depois não te levam a sério.” Tom, 10 anos.

“Querido Francisco, a minha avó foi para o Céu. Podes perguntar--lhe se viu a minha bandolete verde? Não a encontro. Muitos beijos para ti e para ela.” Martina, 8 anos.

“O meu pai está no Afeganistão. Podes dizer a Deus para os maus o deixarem vir a casa no Natal? Tenho muitas saudades dele.” Stuart, 7 anos.

“E  não te esqueças da máscara senão as pessoas sabem que és o Jorge.” Tom, 10 anos.

“Os meus pais gostam muito de ti. Se vieres cá a casa podes provar a carbonara da minha mãe.” Riccardo, 7 anos.

“Gosto do teu carro. Quando for grande vou ter um assim.” Fran-cesca, 8 anos.

“Papa querido, fala com o Pai Natal. Portei-me bem e o carro que eu queria era o vermelho e não o verde.” Andrea, 6 anos.

CVAT_20154134_F01_12_2PCImg.indd 171 07/01/16 17:35