lÍngua portuguesa v - determinante da canÇÃo roda-viva de chico buarque exercÍcios de fixaÇÃo...

1
LÍNGUA PORTUGUESA V AULA 07: ESTUDO DA CANÇÃO RODA-VIVA DE CHICO BUARQUE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ANUAL VOLUME 2 OSG.: 093898/15 01. Constata-se que a quebra do paralelismo semântico – este manifestado pela presença de um dos pecados capitais, no caso a luxúria – não estabelece relação alguma com os preceitos divinais. Mediante tal ocorrência, o que se pode constatar, sobretudo pelo fato de se tratar de uma linguagem literária, é que o recurso utilizado se atribui à intenção proposital do autor em pautar-se por um discurso irônico. Resposta: A 02. Nos versos de Castro Alves, observa-se a recorrência a imagens grandiosas, emprestando ao poema um tom eloquente, ajudando no processo da recitação. Isso define a figura da hipérbole, observada em “Era um sonho dantesco... o tombadilho\Que das luzernas avermelha o brilho.\Em sangue a se banhar”. Resposta: C 03. No verso, há um forte apelo sonoro, imitando o som das correntes em “Tinir de ferros” e imitando o som do estalo do chicote em “estalar de açoite”. Assi, observa-se a presença da onomatopeia. Resposta: B 04. A ambiguidade está presente na fala do morador do país que vive uma ditadura. A fala “Não posso me queixar” pode significar tanto que ele não tem queixas (“não posso me queixar, pois não tenho reclamações”) ou que ele não tem a possibilidade de reclamar, não possui liberdade de expressão (“não posso me queixar, pois não tenho liberdade de expressão”). Resposta: B 05. No fragmento, observa-se a presença das figuras de linguagem indicadas na alternativa B. A personificação e a metonímia podem ser observadas no trecho “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas”. “Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.” Resposta: B VICENTINA – 18/08/15 – REV.: LSS 09389815-fix-Aula07-Estudo da canção Roda-Viva, de Chico Buarque

Upload: phamdan

Post on 05-May-2018

222 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: LÍNGUA PORTUGUESA V - Determinante da canÇÃo roda-viva de chico buarque exercÍcios de fixaÇÃo anual volume 2 osg.: 093898/15 01

LÍNGUA PORTUGUESA VAULA 07:

ESTUDO DA CANÇÃO RODA-VIVA DE CHICO BUARQUE

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOANUAL

VOLUME 2

OSG.: 093898/15

01. Constata-se que a quebra do paralelismo semântico – este manifestado pela presença de um dos pecados capitais, no caso a luxúria – não estabelece relação alguma com os preceitos divinais. Mediante tal ocorrência, o que se pode constatar, sobretudo pelo fato de se tratar de uma linguagem literária, é que o recurso utilizado se atribui à intenção proposital do autor em pautar-se por um discurso irônico.

Resposta: A

02. Nos versos de Castro Alves, observa-se a recorrência a imagens grandiosas, emprestando ao poema um tom eloquente, ajudando no processo da recitação. Isso defi ne a fi gura da hipérbole, observada em “Era um sonho dantesco... o tombadilho\Que das luzernas avermelha o brilho.\Em sangue a se banhar”.

Resposta: C

03. No verso, há um forte apelo sonoro, imitando o som das correntes em “Tinir de ferros” e imitando o som do estalo do chicote em “estalar de açoite”. Assi, observa-se a presença da onomatopeia.

Resposta: B

04. A ambiguidade está presente na fala do morador do país que vive uma ditadura. A fala “Não posso me queixar” pode signifi car tanto que ele não tem queixas (“não posso me queixar, pois não tenho reclamações”) ou que ele não tem a possibilidade de reclamar, não possui liberdade de expressão (“não posso me queixar, pois não tenho liberdade de expressão”).

Resposta: B

05. No fragmento, observa-se a presença das fi guras de linguagem indicadas na alternativa B. A personifi cação e a metonímia podem ser observadas no trecho “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infi nidade de portas e janelas alinhadas”.

“Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.”

Resposta: B

VICENTINA – 18/08/15 – REV.: LSS09389815-fi x-Aula07-Estudo da canção Roda-Viva, de Chico Buarque