lixo na represa guarapiranga

9
Lixo na Represa Guarapiranga A Represa Guarapiranga, que é abastecida por 16 riachos, encontra-se numa área de ocupação humana, desta forma ela sofre com a degradação ambiental, causada pelo descuido humano. Um problema que sempre vem sendo trabalho, tanto na questão da limpeza das barreiras quanto na conscientização da populaçao

Upload: dayane-almeida

Post on 08-Jul-2015

436 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lixo na represa Guarapiranga

Lixo na Represa Guarapiranga

A Represa Guarapiranga, que é abastecida por 16 riachos, encontra-se numa área de ocupação

humana, desta forma ela sofre com a degradação ambiental, causada pelo descuido humano. Um

problema que sempre vem sendo trabalho, tanto na questão da limpeza das barreiras quanto na

conscientização da populaçao

Page 2: Lixo na represa Guarapiranga

Lixo da Represa

Page 3: Lixo na represa Guarapiranga

A GUARAPIRANGA

• A Guarapiranga é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Abastece quatro milhões de pessoas residentes na zona sudoeste da capital paulista, incluindo as regiões de Santo Amaro, Morumbi, Pinheiros e Butantã, e parte da população de Taboão da Serra.

Page 4: Lixo na represa Guarapiranga

• É o mais ameaçado dos mananciais que abastecem a cidade. Segundo dados do Diagnóstico Guarapiranga 2005, do Instituto Socioambiental, a população que vive ao redor da represa aumentou em quase 40% entre 1991 e 2000 e é estimada em aproximadamente 800 mil pessoas. A qualidade das águas dos rios e da represa piora ano a ano, a vegetação, indispensável para que a região possa produzir água, está cada dia mais escassa e a maior parte do esgoto coletado continua sendo despejada na represa, uma vez que não existem redes de exportação e transporte para fora da bacia.

Page 5: Lixo na represa Guarapiranga

• Entre 1989 e 2003, as áreas urbanas aumentaram em 19% e mais da metade deste crescimento se deu sobre áreas com severas restrições à ocupação. Nesse mesmo período, a área ocupada pelo espelho d’água do reservatório diminuiu em 20% e a represa reduziu sua capacidade de armazenamento de água em 50%. As conseqüências foram a piora da qualidade da água, com a concentração da poluição; o aumento da quantidade de algas e plantas aquáticas e da mortandade de peixes, o encarecimento do tratamento da água; a dificuldade de eliminar o gosto e o cheiro da água tratada e enormes prejuízos para os clubes e marinas, devido à falta de freqüentadores.

Page 6: Lixo na represa Guarapiranga

Desmatamento.

Page 7: Lixo na represa Guarapiranga

Decomposição do Lixo

Page 8: Lixo na represa Guarapiranga

Soluções

Page 9: Lixo na represa Guarapiranga

Parques Recicláveis