livro de daniel - cap. 04 parte 01

10
Daniel capítulo 04 - Parte 01 Compreendendo melhor o rei Nabucodonozor

Upload: daniel-m-junior

Post on 03-Jul-2015

527 views

Category:

Spiritual


5 download

TRANSCRIPT

Antes de prosseguirmos precisamos entender melhor quem era o temido rei Nabucodonozor. Sem esta visão seria difícil entender os

fatos que surgirão do capítulo 04 em diante.

Antes de conhecer Daniel e seus amigos, o rei nunca haviaencontrado jovens como aqueles. Quatro rapazes entre 16 e 17anos, muito mais sábios que os conselheiros e astrólogos de todaa Babilônia. Isto causou profunda impressão na mente deNabucodonozor. Mas conhecer aqueles jovens não significou queo rei havia mudado. Pelo contrário, vemos que o rei a cada dia setornava mais soberbo e intransigente.

Isto nos ensina algo importante – o convívio com pessoas crentesem Jesus por si só, não converte ninguém. O testemunho é muitoimportante, mas há algo ainda mais significativo – oarrependimento. Embora Daniel e seus amigos fossem servos doDeus vivo e testemunhavam isso em suas ações, o rei apesar deimpressionado, em nada mudou. Nabucodonozor permaneciapagão e idólatra. Sua fúria e seu ego demonstravam claramenteesta verdade. O cap. 02:47 enfatiza que o rei ficou impressionado,reconheceu que Deus existe, confessa que o Deus de Israel é oDeus verdadeiro, maior que todos os ídolos da Babilônia. Mas amente humana esquece rápido. Com frequência algo que nosparece muito importante logo desaparece de nossa mente.

O mesmo home que manifestou ser o Deus de Israelgrandessíssimo, no início do cap. 03 já havia se esquecido de suadeclaração. Assim encontramos o monarca impondo sobre o povoadoração obrigatória à uma imagem de 27 metros de altura comsua feição. Onde está aquele rei quebrantado? Simplesmentehavia se esquecido de tudo o que Deus fez. As palavras de suaboca não chegaram ao seu coração. Infelizmente esta é umaatitude muito comum também em nossos dias. Há muitos assim!Eles ouvem a verdade do Evangelho e isto lhes causa profundaimpressão. A verdade chama a atenção destas pessoas, mas nãodão o lugar devido em suas vidas. O Evangelho entrou por seusouvidos, passou por suas mentes, mas, não criou raízes profundasno coração (o lugar certo).

Há uma história que ilustra muito bem isto: imagine que umhomem sai de férias com toda a família. Ele descobre que alugouuma casa ao lado de uma fábrica barulhenta que trabalha 24 horaspor dia! Durante a primeira noite ninguém consegue dormir. Nasegunda noite a mesma coisa. Na terceira noite ele dorme muitomal, mas consegue cochilar várias vezes. Dentro de uma semanatoda a família já esta dormindo a noite inteira e terminam suasférias como se vivem naquele local há muitos anos. Aquilo que ohavia deixado tão inquieto, que o incomodava tanto já não oincomoda mais. É como se não houvesse barulho. Não produzmais efeito sobre o homem e sua família. Assim estão muitoshomens e mulheres expostos à Luz da Palavra de Deus. Quando aouvem pela primeira vez ficam inquietos, mas por fim, chegam àindiferença em relação ao que ouviram. O Evangelho já não os“incomoda” mais.

Foi exatamente isto que aconteceu com o rei e acontece conoscohoje. O Evangelho de Cristo deixa de nos incomodar e caímos novelho e costumeiro pecado novamente. Este é Nabucodonozor, o reique diz claramente que não há ninguém em todo o Universo quepoderia livrar os amigos de Daniel da morte na fornalha ardente.Não há indícios até aqui que o rei estava disposto a se prostrardiante do Deus verdadeiro. Ele não se comprometeu com o quehavia dito antes – O Deus de Daniel é o Deus verdadeiro.Simplesmente seu coração o fez se esquecer destas palavras.Podemos dizer que o rei foi um hipócrita, arrogante e mentirosocerto? Então olhe para dentro de você e veja quantas vezes vocêsfez o mesmo com o Deus de Daniel – o seu Deus!

O cap. 04 nos apresenta algo diferente. Nabucodonozor ainda é ohomem mais temível de todo o planeta, rei da majestosaBabilônia. Mas o vs. 02 chama nossa atenção. Ali o rei declaraque Deus havia trabalhado seu coração. O rei está dizendo: algomaravilhoso está acontecendo dentro dele. O vs. 03 continua nosmostrando esta obra Divina – Nabucodonozor exalta os feitosextraordinários do Deus de Daniel. Agora ele parece curvar-se aoDeus de Israel. Não fala mais dele mesmo comprando-se a um“deus”, pois, algo mudou dentro de seu coração. Os vs. 34 e 35relatam a mais abrangente afirmação da Soberania de Deus detodo o Antigo Testamento. Mas ainda há mais. O último versículo(37) contém a confissão de fé do monarca. O cap. 04 termina como rei adorando a Deus, prostrado perante o Senhor ereconhecendo-O como Verdadeiro e Justo. Graças a Deus,Nabucodonozor se converteu ao Deus VIVO!

Fatos importantes desta história – em primeiro lugar: Foi Deus querealizou a conversão de Nabucodonozor! Deus a concretizou! Aover no sonho que a árvore derrubada seria ele mesmo, o reientendeu que Deus faria com seu reinado em breve. Quandoentendeu a interpretação de seu sonho por parte de Daniel o rei foiobrigado a se prostrar. Qual era o propósito? O vs. 25 nos conta:“Até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dosHomens e o dá a quem quer”. Em segundo lugar: o momento dahumilhação do rei foi durante a mais forte manifestação de seuorgulho (sua estátua com 27 metros). Deus humilhou um homemcujo coração transbordava de orgulho. Uma voz no céu anunciouque havia chegado o juízo prometido (vs. 31-32). E aconteceu! Nomesmo instante o rei foi expulso dentre os Homens e sua moradafoi com os animais do campo.

O grande rei da Babilônia agora não passava de um louco quecomia capim como o boi selvagem! Os historiadores falam quesubitamente o rei desapareceu, reaparecendo tempos depois,pouco antes de sua morte. Deus humilhou um homem arrogantecom uma doença conhecida como “licantropia”. A pessoa afetadapor esta doença acredita ser um animal, mas não perde suaconsciência totalmente, podendo se lembrar de muitas coisas dopassado. Muitos casos iguais são registrados em toda a História daHumanidade, inclusive em nosso século. Certas pessoas acreditamser bois ou vacas e agem como estes animais ao ponto de fazer osmesmos sons que estes emitem. Outro fato que nos chama aatenção: Deus derrubou um rei arrogante. É assim que Deusconverte a maioria das pessoas!

Por isso devemos estar atentos: o mundo não gira ao nosso redor.Jamais caia nesta armadilha. Deus sempre nos coloca no devidolugar – Ele nos lembra sempre quem somos e o que somos! Foiassim com Nabucodonozor e sempre é assim! Aquele homemarrogante entendeu quem Deus é e passou a viver como súdito enão mais um rei até os últimos dias de sua vida, logo que voltouao palácio depois de sua doença mental. O grande rei daBabilônia agora estava colocado do devido lugar que todo homeme mulher devem estar – prostrados ante a Face de Deus!