literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · web viewsua poesia limpa, clara e bem...

18
Transcendentalismo O movimento transcendentalista, representado pelos ensaístas Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau, foi uma reação contra o racionalismo do século 18 e estava intimamente ligado ao movimento romântico. Está bastante associado à Concord, no estado de Massachusetts, cidade perto de Boston, onde viveram Emerson, Thoreau e um grupo de outros escritores. Em geral, o transcendentalismo foi uma filosofia liberal que privilegiou a natureza em lugar da estrutura religiosa formal, a percepção individual em lugar do dogma e o instinto humano em lugar da convenção social. Os românticos transcendentalistas americanos levaram o individualismo radical ao extremo. Os escritores americanos — de então ou que vieram depois — viam-se com frequência como exploradores solitários fora da sociedade e das convenções. O herói americano — como o capitão Ahab, de Herman Melville, ou Huck Finn, de Mark Twain — tipicamente enfrentava riscos ou mesmo certa destruição em busca da autodescoberta metafísica. Para o escritor romântico americano, nada era dado. As convenções literárias e sociais, longe de serem úteis, eram perigosas. Havia grande pressão para encontrar uma forma, voz e conteúdo literários autêntico. Emily Dickinson (Cortesia: Harper Bros.)

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Transcendentalismo

O movimento transcendentalista, representado pelos ensaístas Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau, foi uma reação contra o racionalismo do século 18 e estava intimamente ligado ao movimento romântico. Está bastante associado à Concord, no estado de Massachusetts, cidade perto de Boston, onde viveram Emerson, Thoreau e um grupo de outros escritores.

Em geral, o transcendentalismo foi uma filosofia liberal que privilegiou a natureza em lugar da estrutura religiosa formal, a percepção individual em lugar do dogma e o instinto humano em lugar da convenção social. Os românticos transcendentalistas americanos levaram o individualismo radical ao extremo. Os escritores americanos — de então ou que vieram depois — viam-se com frequência como exploradores solitários fora da sociedade e das convenções. O herói americano — como o capitão Ahab, de Herman Melville, ou Huck Finn, de Mark Twain — tipicamente enfrentava riscos ou mesmo certa destruição em busca da autodescoberta metafísica. Para o escritor romântico americano, nada era dado. As convenções literárias e sociais, longe de serem úteis, eram perigosas. Havia grande pressão para encontrar uma forma, voz e conteúdo literários autêntico.

Emily Dickinson (Cortesia: Harper Bros.)

Page 2: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Emily Dickinson (1830-1886)

Emily Dickinson é, de certa forma, elo de ligação entre sua época e as sensibilidades literárias do século 20. Individualista radical, ela nasceu e passou sua vida em Amherst, pequeno povoado no estado de Massachusetts. Nunca se casou e levou uma vida não convencional sem grandes acontecimentos externos, mas cheia de intensidade interior. Ela amava a natureza e encontrou inspiração profunda nos pássaros, nos animais, nas plantas e nas mudanças de estação na zona rural da Nova Inglaterra. Emily Dickinson viveu a última parte da sua vida em reclusão devido a uma psique extremamente sensível e possivelmente para conseguir tempo para escrever.

O estilo conciso, normalmente imagístico da poetisa é ainda mais moderno e inovador do que o de Whitman. Há ocasiões em que ela mostra uma consciência existencial terrível. Sua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores poemas da literatura americana.

Transcendentalismo, Transcendentes

Informações gerais

Page 3: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

O conceito filosófico geral da transcendência, ou crença em uma realidade mais elevada não validada pela experiência sentido ou razão pura, foi desenvolvido em tempos antigos por Parmênides e Platão.

Platão referiu-se a um domínio de ideais formulários que foi unknowable através dos sentidos, e desde teólogos têm falado de Deus, da mesma forma.

O termo transcendentalismo é por vezes utilizado para descrever Immanuel Kant da filosofia e da filosofia da tarde alemã Idealists influenciado por Kant.

New England Transcendentalismo foi um religioso, literário, filosófico e movimento que floresceu principalmente entre 1836, quando Ralph Waldo Emerson's essay Natureza foi publicado, e 1844, quando o semioficial revista do movimento, o Disque, deixou publicação.

Influenciado por Unitarianism, Transcendentalists negou a existência de milagres, preferindo um cristianismo que descansou sobre os ensinamentos de Cristo, em vez de seu suposto actos. Transcendentalists. Muitos, de fato, foram Harvard - educados Unitário ministros que não ficou satisfeito com os seus dirigentes, mas também conservador Unitário Como aconteceu com o tenor geral conservadora da época.

Com uma adesão que incluiu Bronson Alcott, Margaret Fuller, Theodore Parker,

Page 4: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

George Ripley, e Henry David Thoreau, Transcendentalists experimentado com comunitária vida e apoiou a inovação pedagógica, o abolicionista e movimentos feministas, e uma reforma da igreja e da sociedade em geral.

Eles foram autorizados a intuição como uma forma de saber, ao individualismo e à crença na divindade de ambos o homem e a natureza.

Embora philosophically baseados em Kant, a Boston - centrada movimento foi mais influenciado pelo movimento literário romântico do que pela sistemática metodologias de idealismo filosófico, isto é, Transcendentalismos devidos mais a Goethe, Coleridge, Carlyle e do que para Hegel e Schelling.

O misticismo de Emanuel Swedenborg também tidos em conta a ideologia do movimento.

Transcendentalismo

Informações avançadas

Transcendentalism é uma filosofia idealista que, em geral enfatiza o espiritual sobre o material.

Pela sua própria natureza, o movimento é difícil de descrever e seu corpo de crenças difícil de definir.

Seus mais importantes praticante e porta-voz do New England manifestação,

Page 5: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Ralph Waldo Emerson, chamavam-lhe "o Saturnalia ou excesso de Fé".

O que é "popularmente chamado Transcendentalism entre nós", escreveu ele, "é idealismo; idealismo como aparece em 1842."

Essa descrição menciona dois dos elementos muito, dando ênfase à maior consciência espiritual e um interesse em vários tipos de idealismo filosófico, que tornam transcendentalism tão difícil de descrever.

Na atualidade, não podemos falar de um bem organizado e claramente delineados transcendentalist movimento enquanto tal.

Em vez disso, encontramos uma malha vagamente grupo de autores, pregadores, e docentes ligados por uma mútua aversão Unitário da ortodoxia, o desejo mútuo de ver American cultural e vida espiritual libertado de prisão para o passado, e uma mútua confiança no potencial unbounded Americana da vida democrática.

Localizado no Concord, Massachusetts, na área dos anos entre 1835 e 1860, o transcendentalists formado não um grupo apertado, mas, sim, uma federação frouxa.

Apesar de um movimento como o transcendentalism não pode ser dito de ter tido um líder distinto, Emerson (1803 - 82), foi claramente a sua figura central.

A publicação do seu Nature em 1836 é geralmente considerada a marcar o início de um movimento identificáveis.

As próximas duas décadas foram para ver inúmeras novas obras de Emerson e poemas, ensaios, livros e de outros transcendentalist números, como Henry David Thoreau (1817 - 62), Orestes Brownson (1803 - 76), Amos Bronson Alcott (1799 - 1888 ), Margaret Fuller (1810 - 50), George Ripley (1802 - 80), e Theodore Parker

Page 6: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

(1810 - 60).

Nunca formando um funcionário filiação, estes valores e outros que lhes estão associados em faixas em conjunto para a formação de um debate informal o grupo chamado Transcendental Club, a publicação da revista transcendentalist literários e filosóficos, o Disque; ea criação de um experimento em utópico comunais Vida, Brook Farm.

Uma coisa quase todos os associados com o movimento fez partes, no entanto, foi uma herança comum de Unitarianism.

Talvez mais do que qualquer outra coisa, esse fato ajuda a explicar o desenvolvimento de transcendentalism e sua posterior e maior importância para a cultura americana.

O transcendentalists rompeu com Unitarianism por duas razões.

Primeiro, que contestou a Unitário vontade de agarrar a certos elementos da história e dogma cristão.

Emerson chamado este agarra um "nocivos" exagero do "pessoal, o lado positivo, o ritual", e ele perguntou invés de um acesso directo a Deus, unmediated por quaisquer elementos da Escritura e tradição.

E segundo, o transcendentalists lamented a esterilidade de convicções e práticas que eles encontraram no Unitário fé.

De acordo com Thoreau, não é o homem do pecado, mas o seu tédio e cansaço que são "tão antiga como Adam".

Page 7: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

O americano Adam precisa trocar sua prisão a tradição de uma liberdade de experimentar: "antigas escrituras para idosos, e as novas ações para o novo."

De certa forma transcendentalism tentou recapturar para o americano o fervor do espírito original Puritan empresa.

Esse zelo, com o seu tratador êxtase e agonia, tinha sido suprimida ou exilados para o ermo da experiência religiosa americana no final do século XVIII.

Transcendentalism foi um dos primeiros e mais dramáticas protestos contra a religião civil na América.

Apesar de ele não estar à altura das expectativas dos seus adeptos, muitos deles esperava nada menos que um total de regeneração social e vida espiritual através da aplicação dos princípios do idealismo na América, transcendentalism tem tido um impacto duradouro.

Nos anos imediatamente anteriores à Guerra Civil, várias das transcendentalists foram importantes participantes do movimento abolicionista, e nas décadas a seguir, muito divergentes indivíduos e movimentos iria encontrar inspiração no transcendental protesto contra a sociedade.

Por exemplo, Henry Ford, que uma vez disse que "a história está beliche",

Page 8: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

declarou Emerson's ensaios para ser o seu favorito leitura, debruçou sobre o transcendentalists "desdém pela convenção e seus dependentes auto-exaltação do poder, embora ambos Mahatma Gandhi e Martin Luther King chamou profundamente Sobre os recursos de Thoreau's famoso ensaio, "Civil Disobedience".

Talvez ainda mais importante, transcendentalism marcou a primeira tentativa substancial na história americana a manter a experiência espiritual e potencial da fé cristã, sem qualquer parte do conteúdo do seu credo.

Ao declarar uma inocência essencial para o homem, substituindo uma relação directa intuição de Deus ou verdade para qualquer forma de revelação, e Prevendo um futuro de mal definidas, mas certas glória para a humanidade, transcendentalism abriu caminho para os muitos romântico noções sobre a natureza humana e Destino que se tornaram tão central parte da experiência americana nos últimos cem anos.

R Lundin

(Elwell Evangélica Dictionary)

Transcendentalism

Católica Informação

Page 9: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Os termos transcendente e transcendental são usados em vários sentidos, todos os quais, em regra, têm antitéticas referência, de alguma forma, a experiência empírica ou a ordem.

(1) Para o Scholastics, as categorias são as mais altas classes de "coisas que são faladas e de".

O transcendentals são noções, tais como a unidade, verdade, bondade, a ser, que são maiores do que as categorias, e, indo além deles, são disse-lhes transcender.

Num sentido metafísico transcendente é oposição pela Scholastics e outros para imanente; assim, a doutrina do Divino Transcendence opõe-se à doutrina do Divino Immanence no Pantheistic sentido., Aqui, no entanto, não há nenhuma referência à experiência.

(Veja IMMANENCE.)

Page 10: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

(2) No loosest sentido da palavra qualquer filosofia ou teologia, que estabelece a tónica na intuitivo, o místico, o ultra-empíricos, é ajuda para ser transcendentalism.

Assim, é comum de se referir ao New England School of Transcendentalism, de referir que é feita mais adiante.

(3) Num sentido mais rigorosas transcendentalism refere-se a uma célebre distinção feita por Kant.

Embora ele não seja consistente na utilização dos termos transcendente e transcendental, Kant entende por transcendente que está para além dos limites da experiência, e por transcendental que compreenda a não-empírica ou a priori elementos do nosso conhecimento, que não provenham de experiência Mas são, no entanto, legitimamente aplicada aos dados ou conteúdo do conhecimento feita por experiência.

A distinção é um pouco sutil, No entanto, pode ser feita por um claro exemplo.

Dentro dos limites da experiência que aprender a uniforme seqüência de bolota e carvalho, o calor ea expansão, o frio e contração, etc, e damos o antecedente como a causa da consequente.

Se, agora, que vá para além do total das nossas experiências e dar a Deus como a causa de todas as coisas, estamos usando a categoria "causar num sentido transcendente, e que a utilização não é legítimo. Se, no entanto, com os dados de seqüência Comprovada por experiência que se aplicam a priori o formulário de causalidade, estamos introduzindo um elemento transcendental, que eleva os nossos conhecimentos para a classificação de verdade universal e necessária: "Todo efeito tem a sua causa." Kant, como foi dito, nem sempre estar de acordo com Esta distinção. Poderemos, então, compreender transcendente e transcendental para se referir a esses elementos ou factores do nosso conhecimento que não provenham de experiência, mas são conhecidos a priori. Empíricos filosofia é, portanto, uma filosofia baseada na experiência sozinho e

Page 11: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

aderindo ao O domínio de experiência em obediência a Hume's máxima: " 'Tis impossível ir mais além experiência". Transcendental filosofia, pelo contrário, vai além experiência, e considera que a especulação filosófica está preocupado sobretudo, se não exclusivamente, com as coisas que estão fora Experiência.

(4) Kant ele estava convencido de que, para os teóricos razão, a realidade transcendental, a coisa-em-si, é desconhecido e unknowable.

Então, ele define a tarefa da filosofia que consistem no exame de conhecimentos, com vista a determinar a priori os elementos, na sistemática enumeração desses elementos, para os formulários, bem como a determinação das regras de aplicação dos seus legítimos para os dados de Experiência.

Ultra-empírica realidade, ele ensinou, está a ser conhecido apenas pela razão prática.

Assim, a sua filosofia é crítica transcendentalism.

Assim, também ele deixou para seus sucessores a tarefa da ponte sobre o abismo entre o ensino teórico e prático a razão.

Esta tarefa eles realizados de várias formas, eliminando, transformar, ou adaptando a realidade transcendente fora conosco.

A coisa-em-si, e cria desta forma diferente transcendentalisms no lugar do transcendentalism crítica de Kant.

(5) Ficha introduzido Egoistic Transcendentalism.

Page 12: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

O assunto, ele ensinou, ou o Ego, tem uma prática, bem como uma parte teórica.

Para desenvolver o seu lado prático, na mesma linha do dever, obrigação e direito, é obrigado a posição do não-Ego.

Desta forma, a coisa-em-si mesma, em oposição ao tema, é eliminado, pois é uma criação do Ego, e, portanto, todos transcendental realidade está contida no auto.

Sou eu, a identidade original de auto com si mesmo, é a mais alta expressão da verdade metafísica.

(6) Schelling, dirigindo-se para a mesma tarefa, desenvolvido Transcendental Absolutism.

Ele trouxe para os problemas da filosofia de grande imaginação espiritual e uma visão sobre natureza científica, que eram desprovidos de Kant, o crítico de conhecimento, bem como Ficha, o expoente da romântica personalizar.

Ele ensinou que a realidade é transcendental nem sujeito ou objeto, mas um absoluto, que é tão indeterminado que pode ser dito a ser nem natureza nem espírito.

No entanto, o Absoluto é, em certo sentido, tanto o potencialmente um e do outro.

Para, a partir dele, por gravidade, luz e organização, é derivado espírito, que slumbers na natureza, mas chega a consciência da auto-organização no mais alto natural, o homem.

Há aqui uma dica de desenvolvimento que foi interposto fora explicitamente por

Page 13: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Hegel.

(7) Hegel introduziu Idealistic Transcendentalism.

Ele ensinou que a realidade não é um unknowable coisa em si, nem o sujeito apenas, nem absoluta de indiferença, mas absoluta Idea, Espírito, ou Conceito (Begriff), cuja essência é o desenvolvimento (das Werden), e que se transforma em sucessão Objeto eo sujeito, a natureza eo espírito, e sendo essência, a alma, direito, o Estado, arte, ciência, religião e filosofia.

Em todos estes diferentes significados existe preservado um genérico semelhança com o significado original do termo transcendentalism.

O transcendentalists um e todos, habitam nas regiões mais experiência e, se não condeno experiência como pouco fiável, pelo menos eles valor experiência apenas na medida em que é elevada, sublimated, e transformada pela aplicação da transcendental princípios .

O erro fundamental epistemológica de Kant, que tudo o que é universal e necessária não pode vir de experiência, é executado através de todos os transcendentalist filosofia, e é sobre fundamentos epistemológicos que o transcendentalists estão a ser cumpridos.

Esta foi a posição tomada nos círculos católicos, e ali, com poucas exceções, as doutrinas do transcendentalists reuniu com uma recepção hostil.

As excepções foram Franz Baader (1765-1841), Johann Frohschammer (1821-1893), e Günther Anton (1785-1863), que em sua tentativa de "conciliar" dogma católico com modernos filosófica opinião, foram influenciados pela transcendentalists e ultrapassou Os limites da ortodoxia.

Page 14: literaturanorteamericana2012fe.files.wordpress.com · Web viewSua poesia limpa, clara e bem delineada, redescoberta nos anos 1950, traz alguns dos mais fascinantes e desafiadores

Ela pode ser estabelecido sem deslealdade para a cobrança do alemão transcendentalists que seu desprezo pela experiência e bom senso é, em grande parte responsável pelo descrédito em que metafísica tem diminuído nos últimos anos.

New England transcendentalism, às vezes chamado de Concord Faculdade de Filosofia, olha para William Ellery Channing (1780-1842) como seu fundador.

Suas principais representantes são Amos Bronson Alcott (1799-1888), Ralph Waldo Emerson (1803-1882), Theodore Parker (1810-1860), Frederick Henry Hedge (1805-890), George Ripley (1802-1880), e Margaret Fuller (1810-1850).

Ela teve a sua origem na fundação da Transcendental Club em 1836.

As principais influências discernível na sua produção literária são filosofia alemã, francesa sociologia, ea reação contra o formalismo dos seus sociológicas e teorias económicas foram testados no famoso Brook Farm (1841), com o que acaba de referir os nomes e as de vários outros ilustres Os americanos estavam associados.