lista de termoquimica

3
(UNESP-SP) Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos: I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão e II. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão. Com relação a esses processos, pode-se afirmar que: a) I e II são exotérmicos. b) I é exotérmico e II é endotérmico. c) I é endotérmico e II é exotérmico. d) I é isotérmico e II é exotérmico. e) I é endotérmico e II é isotérmico. (UFMG) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água: a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo. b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo. c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo. d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo. A equação abaixo representa a transformação do óxido de ferro III em ferro metálico: Fe2O3(s) +3 C(s) + 491,5 KJ → 2 Fe(s) + 3CO(g) Observando a equação, responda às perguntas a seguir justificando sua resposta: a) A equação acima é uma reação exotérmica? b) O processo representado pela equação é endotérmico? Quando o óxido de magnésio está na presença de uma atmosfera de gás carbônico, este é convertido a carbonato de magnésio. São dadas as entalpias-padrão de formação: Mg (s) + ½ O 2(g) → MgO (s) ∆H = -602 kJ/mol C (graf) + O 2(g) → CO 2(g) ∆H = -394 kJ/mol Mg (s) + C (graf) + 3/2 O 2(g) → MgCO 3(s) ∆H = -1096 kJ/mol A formação de um mol de carbonato de magnésio, a partir do óxido de magnésio e gás carbônico, é uma reação (A) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 100 kJ.

Upload: marcus-vinicius

Post on 17-Feb-2015

93 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lista de Termoquimica

(UNESP-SP)Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos:I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão eII. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão.Com relação a esses processos, pode-se afirmar que:a) I e II são exotérmicos.b) I é exotérmico e II é endotérmico.c) I é endotérmico e II é exotérmico.d) I é isotérmico e II é exotérmico.e) I é endotérmico e II é isotérmico.

(UFMG)Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano.Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo.c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo.

A equação abaixo representa a transformação do óxido de ferro III em ferro metálico:Fe2O3(s) +3 C(s) + 491,5 KJ → 2 Fe(s) + 3CO(g)Observando a equação, responda às perguntas a seguir justificando sua resposta:a) A equação acima é uma reação exotérmica?b) O processo representado pela equação é endotérmico?

Quando o óxido de magnésio está na presença de uma atmosfera de gás carbônico, este é convertido a carbonato de magnésio.São dadas as entalpias-padrão de formação:

Mg(s) + ½ O2(g) → MgO(s) ∆H = -602 kJ/molC(graf) + O2(g) → CO2(g) ∆H = -394 kJ/molMg(s) + C(graf) + 3/2 O2(g) → MgCO3(s) ∆H = -1096 kJ/mol

A formação de um mol de carbonato de magnésio, a partir do óxido de magnésio e gás carbônico, é uma reação(A) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 100 kJ.(B) exotérmica, com valor absoluto de entalpia de 100 kJ.(C) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 888 kJ.(D) exotérmica, com valor absoluto de entalpia de 888 kJ.(E) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 1 304 kJ

A termoquímica é a área da química que trata dos fenômenos térmicos envolvidos nas reações químicas. A quantidade de calor trocado durante uma reação que acontece a pressão constante corresponde à variação de entalpia ΔH. É INCORRETO afirmar que o ΔH de uma reação:(A) depende do estado físico dos reagentes e produtos.(B) depende da quantidade de reagentes e produtos.(C) aumenta com a presença de um catalisador.(D) é positivo quando a reação é endotérmica.(E) é negativo quando a reação é exotérmica.O metanol (CH3OH) é uma substância muito tóxica, seu consumo pode causar cegueira e até morte. Ele é geralmente empregado como anticongelante, solvente e combustível. A reação de síntese do metanol é CO(g) + 2 H2(g) = CH3OH(l).A partir das equações termoquímicas seguintes e de suas respectivas entalpias padrão de combustão, a 25oC:

Page 2: Lista de Termoquimica

CH3OH(l) + 3/2 O2(g) = CO2(g) + 2 H2O(l) ΔH = -638 kJ/molH2(g) + 1/2 O2(g) = H2O(l) ΔH = -286 kJ/molCO(g) + 1/2 O2(g) = CO2(l) ΔH = -283 kJ/molAssinale o valor da entalpia-padrão da reação de síntese do metanol a 25 °C, em kJ/mol.(A) + 217(B) - 217(C) - 927(D) + 927(E) - 527

Calcule o valor do (delta)H da seguinte reação química:

CH4 + Cl2 -> CHCl3 + HCl

Dados os seguintes valores das ligações envolvidas:

C-H = 413,6 Cl-Cl =242,6 H-Cl =431,8 C-Cl = 327,2

Observe o gráfico abaixo.

1. O gráfico corresponde a um processo endotérmico.

2. A entalpia da reação é igual a +226 kcal.

3. A energia de ativação da reação é igual a 560kcal.

Está(ão) correta(s):

(A) 1 apenas

(B) 2 apenas

(C) 2 e 3 apenas

(D) 1 e 3 apenas

(E) 1, 2 e 3