lista de exercicios heranca sem dominancia e heredit cromos sexuais (1)

3
BIOLOGIA 3 ANO – PROF.: THIAGO DUARTE HERANÇA SEM DOMINANCIA 01.(UEL-PR) A representa o gene dominante para determinado caráter e a é seu alelo recessivo. Em quatro cruzamentos entre um indivíduo Aa e um indivíduo aa, os descendentes foram Aa. A probabilidade de, no quinto cruzamento, o descendente ser aa é: 02.(Fuvest-SP) Em uma gravidez gemelar, o par de gêmeos é do sexo masculino. a) Esses gêmeos devem ser monozigóticos ou dizigóticos? Por quê? b) Se um dos gêmeos herdou o alelo dominante A de sua mãe heterozigótica Aa, qual é a probabilidade de que esse alelo também esteja presente no outro gêmeo? 03.(UFRJ) No heredograma a seguir a cor preta indica indivíduos com pelagem negra, fenótipo determinado por um gene autossômico dominante A. A cor branca indica pelagem branca determinada por um gene recessivo. Os indivíduos 5 e 8 devem ser considerados homozigotos (AA), a menos que haja evidência contrária. Qual a probabilidade de que o cruzamento entre o indivíduo 9 e o indivíduo 10 gere um indivíduo de pelagem branca? 04.Um dado de jogo teve suas faces ímpares pintadas de azul e em seguida foi lançado. Qual é a probabilidade de ter aparecido a face 1, sabendo-se que a face obtida foi azul? Justifique sua resposta. 05.(FEI-SP, mod.) O albinismo, despigmentação da pele, da íris dos olhos e dos cabelos, é uma doença transmitida por herança genética autossômica recessiva. Um homem albino casa-se com uma mulher normal, filha de pai albino. Qual é a probabilidade de o casal ter 3 crianças albinas em seguidas gestações? 06.(FAAP-SP) A genealogia abaixo refere-se a uma família com polidactilia. A polidactilia é uma malformação genética do tipo autossômica, em que os indivíduos apresentam dedos ou vestígios de dedos a mais. Na geração III, no casamento da mulher 7 com o homem 8, a probabilidade de nascimento de um filho ou filha com polidactilia é: 07.Os filhos de dois irmãos casam-se e têm um filho aparentemente normal. Os avós comuns ao casal eram heterozigotos para um gene recessivo (albinismo). Os pais do casal eram fenotipicamente normais. Considere as esposas dos irmãos normais e homozigotas e calcule a probabilidade de o casal e de seu filho serem os três heterozigotos. 08.(UFRN) A planta “maravilha” – Mirabilis jalapa – apresenta duas variedades para a coloração das flores: a Alba (flores brancas) e a rubra (flores vermelhas). Cruzando as duas variedades, obtêm-se, em F 1 , somente flores róseas. Do cruzamento entre duas plantas heterozigotas, qual distribuição fenotípica da prole? 09.Num cruzamento entre um casal de cobaias: uma preta e a outra branca, nasceram apenas filhotes pretos. Como você explicaria os resultados? 19.Num cruzamento entre um casal de cobaias: uma preta e uma branca, nasceram apenas filhotes azulados. Como você explicaria os resultados? 20. Dominância incompleta: plantas maravilhas: VV = flores vermelhas. BB = flores brancas VB = flores rosas Num cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu em F 2 , 90 1

Upload: loma02

Post on 14-Feb-2015

1.032 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lista de Exercicios Heranca Sem Dominancia e Heredit Cromos Sexuais (1)

BIOLOGIA 3 ANO – PROF.: THIAGO DUARTE

HERANÇA SEM DOMINANCIA01. (UEL-PR) A representa o gene dominante para

determinado caráter e a é seu alelo recessivo. Em quatro cruzamentos entre um indivíduo Aa e um indivíduo aa, os descendentes foram Aa. A probabilidade de, no quinto cruzamento, o descendente ser aa é:

02. (Fuvest-SP) Em uma gravidez gemelar, o par de gêmeos é do sexo masculino.

a) Esses gêmeos devem ser monozigóticos ou dizigóticos? Por quê?b) Se um dos gêmeos herdou o alelo dominante A de sua mãe heterozigótica Aa, qual é a probabilidade de que esse alelo também esteja presente no outro gêmeo?

03. (UFRJ) No heredograma a seguir a cor preta indica indivíduos com pelagem negra, fenótipo determinado por um gene autossômico dominante A. A cor branca indica pelagem branca determinada por um gene recessivo. Os indivíduos 5 e 8 devem ser considerados homozigotos (AA), a menos que haja evidência contrária. Qual a probabilidade de que o cruzamento entre o indivíduo 9 e o indivíduo 10 gere um indivíduo de pelagem branca?

04. Um dado de jogo teve suas faces ímpares pintadas de azul e em seguida foi lançado. Qual é a probabilidade de ter aparecido a face 1, sabendo-se que a face obtida foi azul? Justifique sua resposta.

05. (FEI-SP, mod.) O albinismo, despigmentação da pele, da íris dos olhos e dos cabelos, é uma doença transmitida por herança genética autossômica recessiva. Um homem albino casa-se com uma mulher normal, filha de pai albino. Qual é a probabilidade de o casal ter 3 crianças albinas em seguidas gestações?

06. (FAAP-SP) A genealogia abaixo refere-se a uma família com polidactilia. A polidactilia é uma malformação genética do tipo autossômica, em que os indivíduos apresentam dedos ou vestígios de dedos a mais. Na geração III, no casamento da mulher 7 com o homem 8, a probabilidade de nascimento de um filho ou filha com polidactilia é:

07. Os filhos de dois irmãos casam-se e têm um filho aparentemente normal. Os avós comuns ao casal eram heterozigotos para um gene recessivo (albinismo). Os pais do casal eram fenotipicamente normais. Considere as esposas dos irmãos normais e homozigotas e calcule a probabilidade de o casal e de seu filho serem os três heterozigotos.

08. (UFRN) A planta “maravilha” – Mirabilis jalapa – apresenta duas variedades para a coloração das flores: a Alba (flores brancas) e a rubra (flores vermelhas). Cruzando as duas variedades, obtêm-se, em F

1, somente flores róseas. Do cruzamento entre

duas plantas heterozigotas, qual distribuição fenotípica da prole?

09. Num cruzamento entre um casal de cobaias: uma preta e a outra branca, nasceram apenas filhotes pretos. Como você explicaria os resultados?

19. Num cruzamento entre um casal de cobaias: uma preta e uma branca, nasceram apenas filhotes azulados. Como você explicaria os resultados?

20. Dominância incompleta: plantas maravilhas:VV = flores vermelhas. BB = flores brancasVB = flores rosasNum cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu em F

2, 90 maravilhas rosas. Qual

o número de maravilhas da cor vermelha esperada nessa geração?

21. Dado a heredograma:

Pergunta-se:a) Qual a probabilidade do casal 7 x 8 ter uma menina de cabelos crespos?

b) Qual a probabilidade do casal ter um menino de cabelos ondulados?

22. Em uma população de pássaros há três fenótipos em relação à cor da plumagem, cuja determinação está de acordo com o quadro abaixo:

Genótipo Fenótipo

AA Plumagem preta

AA1 Plumagem cinza

A1A1 Plumagem branca

Qual é o cruzamento cujo resultado daria aves pretas, cinzas e brancas, na proporção de 1 : 2 : 1?

1

Page 2: Lista de Exercicios Heranca Sem Dominancia e Heredit Cromos Sexuais (1)

BIOLOGIA 3 ANO – PROF.: THIAGO DUARTE

HEREDITARIEDADE OU CROMOSSOMOS SEXUAIS01. Um homem normal casa-se com uma mulher normal

cujo pai é hemofílico. Pergunta-se:

a) Qual a probabilidade do casal ter uma criança hemofílica

b) qual a probabilidade do casal ter uma criança hemofílica e do sexo masculino?

c) Qual a probabilidade do casal ter uma menina hemofílica?

d) Qual a probabilidade de um filho homem do casal ser hemofílico?

02. Um casal normal teve uma criança hemofílica. Qual o sexo dessa criança e de quem ela herdou a hemofílica?

03. (PUC-SP) A hemofilia é um caráter ligado ao sexo. Um homem hemofílico é casado com uma mulher normal, cujo pai era hemofílico. Pergunta-se:

a) Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser um menino e hemofílico?

b) Qual a probabilidade do casal ter uma criança hemofílica e do sexo masculino?

05. (PUCC) Pais normais tiveram um filho daltônico e outro hemofílico. Indique o possível genótipo dos pais.

06. Um homem normal casou-se com uma mulher normal. Na família dessa mulher apenas o avô materno tinha hemofilia. Pergunta-se:

a) Qual a probabilidade desse casal ter uma criança hemofílica?

b) Qual a probabilidade desse casal ter uma criança hemofílica e do sexo masculino?

07. (Fuvest-SP) Um homem afetado por uma doença genética muito rara, de herança dominante, casa-se com uma mulher não-consanguínea. Imagine que o casal tenha doze descendentes: seis filhos e seis filhas. Responda, justificando sua resposta, qual será a proporção esperada de filhas e filhosafetados pela doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado:

a) em um autossomo;

b) no cromossomo X.

08. (Santa Casa) Sabe-se que em aves o sexo heterogamético é o feminino (ZW). Além disso, nos perus, existe um gene ligado ao sexo e letal no estado embrionário. Um peru heterozigoto para o gene citado

é cruzado com uma perua, resultando 36 aves vivas. Destas, quando deverão ser machos?

09. (Fuvest-SP) Uma mulher é portadora de um gene letal ligado ao sexo, que causa aborto espontâneo. Supondo que quinze de suas gestações se completem, qual o número esperado para crianças do sexo masculino, entre as que nascerem? Justifique sua resposta.

10. (Fuvest-SP) O daltonismo tem herança recessiva ligada ao X. Um indivíduo anormal, com cariótipo 47, XXY, era daltônico. Seus genitores tinham visão normal para cores.

a) Qual genitor formou o gameta com 24 cromossomos? Explique.

b) O erro ocorreu na primeira ou na segunda divisão da meiose? Explique.

11. (UFU-MG) A cor do pêlo dos gatos é determinada por uma herança com dominância incompleta e ligada ao cromossomo X, em que X1 determina a cor preta e X2, a cor amarela. Fêmeas heterozigotas apresentam uma característica intermediaria, com pelagem manchada (três cores). Quais os possíveis descendentes do cruzamento de um gato preto com uma gata amarela?

12. (Fatec-SP) A hemofilia tem herança recessiva ligada ao cromossomo X. Analise o heredograma abaixo:

Qual a probabilidade de II-5 ser portadora do alelo que causa a hemofilia?

13. (PUC-SP) Uma dada espécie de inseto segue o sistema XO na determinação do sexo. Estudando-se as células somáticas de um indivíduo dessa espécie, encontraram-se 23 cromossomos. Qual o sexo desse indivíduo e qual é o valor de 2n no sexo oposto?

14. (Fuvest-SP) A hemofilia é uma doença de herança recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem que trabalha em uma usina nuclear teve um filho hemofílico, Sua mulher concluiu que a doença do menino foi conseqüência da radiação que o marido recebeu na época da fecundação. Ela tem ou não razão?

2