lista de exercícios extra ii – conteúdo da prova bimestralcios... · a litografia produzida...

3
1. Ainda hoje, no Brasil, alguns índios pescam em rios de águas claras e cristalinas, com lanças pontiagudas, feitas de madeira. Apesar de não saberem que o índice de refração da água é igual a 1,33, eles conhecem, a partir da experiência do seu dia-a-dia, a lei da refração (ou da sobrevivência da natureza) e, por isso, conseguem fazer a sua pesca. A figura acima é apenas esquemática. Ela representa a visão que o índio tem da posição em que está o peixe. Isto é, ele enxerga o peixe como estando na profundidade III. As posições I, lI, III e IV correspondem a diferentes profundidades numa mesma vertical. Considere que o peixe está praticamente parado nessa posição. Para acertá-lo, o índio deve jogar sua lança em direção ao ponto: a) I b) II c) III d) IV 2. As figuras ilustram trajetórias de raios de luz que penetram ou saem de blocos de materiais transparentes. Quais figuras mostram situações fisicamente possíveis quando consideramos os índices de refração que estão indicados? A) B) C) D) E) 3. Um professor pediu a seus alunos que explicassem por que um lápis, dentro de um copo com água, parece estar quebrado, como mostrado na figura: Bruno respondeu: “Isso ocorre, porque a velocidade da luz na água é menor que a velocidade da luz no ar”. Tomás explicou: “Esse fenômeno está relacionado com a alteração da frequência da luz quando esta muda de meio”. Considerando-se essas duas respostas, é correto afirmar que a) apenas a de Bruno está correta; b) apenas a de Tomás está correta; c) as duas estão corretas; d) nenhuma das duas estão certas. Lista de exercícios extra II – Conteúdo da Prova Bimestral Série: 9º ano Data: ____/____/2014 Disciplina: Física Professor (a): Fabíola Almeida

Upload: dothuy

Post on 12-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lista de exercícios extra II – Conteúdo da Prova Bimestralcios... · A litografia produzida pelo artista gráfico holandês M. C. Escher (1898 - 1972) comporta-se como um espelho

1. Ainda hoje, no Brasil, alguns índios pescam em rios de águas claras e cristalinas, com lanças pontiagudas, feitas de madeira. Apesar de não saberem que o índice de refração da água é igual a 1,33, eles conhecem, a partir da experiência do seu dia-a-dia, a lei da refração (ou da sobrevivência da natureza) e, por isso, conseguem fazer a sua pesca.

A figura acima é apenas esquemática. Ela representa a visão que o índio tem da posição em que está o peixe. Isto é, ele enxerga o peixe como estando na profundidade III. As posições I, lI, III e IV correspondem a diferentes profundidades numa mesma vertical. Considere que o peixe está praticamente parado nessa posição. Para acertá-lo, o índio deve jogar sua lança em direção ao ponto: a) I b) II c) III d) IV 2. As figuras ilustram trajetórias de raios de luz que penetram ou saem de blocos de materiais transparentes. Quais figuras mostram situações fisicamente possíveis quando consideramos os índices de refração que estão indicados?

A) B) C) D) E)

3. Um professor pediu a seus alunos que explicassem por que um lápis, dentro de um copo com água, parece estar quebrado, como mostrado na figura:

Bruno respondeu: “Isso ocorre, porque a velocidade da luz na água é menor que a velocidade da luz no ar”. Tomás explicou: “Esse fenômeno está relacionado com a alteração da frequência da luz quando esta muda de meio”.

Considerando-se essas duas respostas, é correto afirmar que a) apenas a de Bruno está correta; b) apenas a de Tomás está correta; c) as duas estão corretas; d) nenhuma das duas estão certas.

Lista de exercícios extra II – Conteúdo da Prova Bimestral

Série: 9º ano Data: ____/____/2014

Disciplina: Física Professor (a): Fabíola Almeida

Page 2: Lista de exercícios extra II – Conteúdo da Prova Bimestralcios... · A litografia produzida pelo artista gráfico holandês M. C. Escher (1898 - 1972) comporta-se como um espelho

4. Com base na figura complete o parágrafo abaixo: A litografia produzida pelo artista gráfico holandês M. C. Escher (1898 - 1972) comporta-se como um espelho __________________, no qual o artista, situado a 90 cm do espelho, observa sua imagem, refletida na superfície da esfera refletora, com um tamanho dez vezes menor.

5. Observe, na sequência, imagens obtidas em espelhos esféricos.

a) Quais das figuras acima representam espelhos convexos? b) Monte um pequeno texto, evidenciando as características da imagem formada pelo espelho convexo. c) Quais das figuras acima representam espelhos côncavos? d) Monte um pequeno texto, evidenciando as características da imagem formada pelo espelho côncavo. 6. O esquema a seguir mostra uma vela acesa diante de um espelho de extremidade S (superior) e I (inferior). Diante do espelho estão três observadores, O1, O2 e O3, que procuram visualizar a chama A através do espelho. Será que eles conseguem? a) Obtenha a imagem A’ de A, ou seja, o simétrico de A em relação ao plano do espelho, representado pela reta r. b) Trace, com linha cheia, o raio de luz I1 que sai da chama A e incide na extremidade S do espelho. c) Trace, bem de leve, uma reta que sai da imagem A’ da chama A e passa na extremidade S do espelho. Reforce a linha de modo que ela seja tracejada na região atrás do espelho e cheia na região à frente do espelho. A linha cheia representa o raio de luz R1 que emerge do espelho em S.

Page 3: Lista de exercícios extra II – Conteúdo da Prova Bimestralcios... · A litografia produzida pelo artista gráfico holandês M. C. Escher (1898 - 1972) comporta-se como um espelho

d) Trace, com linha cheia, o raio de luz I2 que sai da chama A e incide na extremidade I do espelho. e) Trace, bem de leve, uma reta que sai da imagem A’ da chama A e passa na extremidade I do espelho. Reforce a linha de modo que ela seja tracejada na região atrás do espelho e cheia na região à frente do espelho. A linha cheia representa o raio de luz R2 que emerge do espelho em I. f) Pinte com o lápis, bem de leve, a região interna do ângulo formado pelos raios I1 E I2, representando o pincel de luz incidente no espelho. g) Pinte com o lápis, bem de leve, a região interna do ângulo formado pelos raios R1 E R2, representando o pincel de luz emergente no espelho. h) Afinal, qual observador consegue ver a chama A através do espelho, ou seja, a imagem A’ da chama?