lista controle pid onoff

2
1 1) Quais são as características básicas de um controle ON-OFF? Nos controladores On-Off, o atuador tem somente duas posições fixas, isto é, Ligado/Desligado. Por esta razão apresenta um custo relativamente baixo, aliado a simplicidade. 2) Quais são as características básicas de um controle proporcional? A correção a ser aplicada ao processo deve crescer na proporção que cresce o erro entre o valor real e o desejado. 3) Quais são as características básicas de um controle integral? Erros pequenos mas que existem há muito tempo requerem correção mais intensa. 4) Quais são as características básicas de um controle derivativo? Se o erro está variando muito rápido, esta taxa de variação deve ser reduzida para evitar oscilações. 5) Qual o principal objetivo de se utilizar um controle PID? Controlador proporcional integral derivativo, controlador PID ou simplesmente PID, é uma técnica de controle de processos que une as ações derivativa, integral e proporcional, fazendo assim com que o sinal de erro seja minimizado pela ação proporcional, zerado pela ação integral e obtido com uma velocidade antecipativa pela ação derivativa. É baseado na resposta da modelagem matemática de uma malha de processo a ser controlada. NOME: RA: DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SEMESTRE: CURSO: EGCAS PROFESSOR: CLÁUDIO FORTE DATA: 23/11/2015

Upload: fabiano-ferreira-da-silva

Post on 31-Jan-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lista de questões e perguntas sobre controle PID e ON OFF

TRANSCRIPT

Page 1: Lista Controle PID ONOFF

1

1) Quais são as características básicas de um controle ON-OFF?

Nos controladores On-Off, o atuador tem somente duas posições fixas, isto é, Ligado/Desligado. Por esta razão apresenta um custo relativamente baixo, aliado a simplicidade.

2) Quais são as características básicas de um controle proporcional?

A correção a ser aplicada ao processo deve crescer na proporção que cresce o erro entre o valor real e o desejado.

3) Quais são as características básicas de um controle integral?

Erros pequenos mas que existem há muito tempo requerem correção mais intensa.

4) Quais são as características básicas de um controle derivativo?

Se o erro está variando muito rápido, esta taxa de variação deve ser reduzida para evitar oscilações.

5) Qual o principal objetivo de se utilizar um controle PID?

Controlador proporcional integral derivativo, controlador PID ou simplesmente PID, é uma técnica de controle de processos que une as ações derivativa, integral e proporcional, fazendo assim com que o sinal de erro seja minimizado pela ação proporcional, zerado pela ação integral e obtido com uma velocidade antecipativa pela ação derivativa.

É baseado na resposta da modelagem matemática de uma malha de processo a ser controlada.

6) Um controle PID é capaz de fazer a sintonia de um processo mal dimensionado? Explique.

Não, o controle PID não é capaz de fazer a sintonia de um processo mal dimensionado, devido a problemas típicos de processos (mal dimensionamento do atuador, mal dimensionamento do sensor, falhas do atuador e falhas inerentes ao processo).

NOME: RA:

DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SEMESTRE: 8° CURSO: EGCAS

PROFESSOR: CLÁUDIO FORTE DATA: 23/11/2015

Page 2: Lista Controle PID ONOFF

1

7) Pesquise o que significa overshoot.

Overshoot é o valor que a variável de processo ultrapassa o valor final, expresso como uma porcentagem do valor final.

8) Quais são os métodos de sintonia do PID?

Método Ziegler e Nichols (Malha Fechada e Malha Aberta) , Método do relé realimentado, Fuzzy, Adaptativo, Neural entre outros.

9) Explique como funciona o método de sintonia Ziegler-Nichols.

Ziegler e Nichols sugestionaram regras para sintonia de controladores PID (pretendendo ajustar os valores de 𝐾𝑝 , 𝑇𝑖 e 𝑇𝑑) baseadas na resposta experimental ao degrau ou baseado no valor de 𝐾𝑝 que resulta em estabilidade marginal, quando só uma ação proporcional de controle é usada. Tais regras sugestionam um conjunto de valores de 𝐾𝑝 , 𝑇𝑖 e 𝑇𝑑 que dará uma operação estável do sistema. Na realidade, as regras de sintonia de Ziegler-Nichols fornecem estimativas dos valores dos parâmetros e proporcionam um ponto de partida na sintonia fina, e não os valores definitivos de 𝐾𝑝 , 𝑇𝑖 e 𝑇𝑑 logo na primeira tentativa.