lista

2
MECÂNICA GERAL – ESFORÇOS EM VIGAS Lista de Exercícios Professor Ricardo R. Fragelli Teoria desta lista: Diagramas de força cisalhante e momento fletor. 1. Faça o diagrama de força cortante e momento fletor das vigas seguintes. Indique o ponto ou região em que V e M assumem os maiores valores absolutos. Se for um ponto, determine o valor exato. Considere que o eixo x tem origem em A e é positivo para a direita. (i) Figura P.1 (i) (ii) Figura P.1 (ii) (iii) Figura P.1 (iii) (iv) Figura P.1 (iv) (v) Figura P.1 (v) (vi) Figura P.1 (vi) (vii) Figura P.1 (vii) 1

Upload: afseunb

Post on 06-Dec-2014

35 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lista

MECÂNICA GERAL – ESFORÇOS EM VIGAS

Lista de Exercícios Professor Ricardo R. Fragelli

Teoria desta lista: Diagramas de força cisalhante e momento fletor.

1. Faça o diagrama de força cortante e momento fletor das vigas seguintes. Indique o ponto ou região em que V e M assumem os maiores valores absolutos. Se for um ponto, determine o valor exato. Considere que o eixo x tem origem em A e é positivo para a direita. (i)

Figura P.1 (i)

(ii)

Figura P.1 (ii)

(iii)

Figura P.1 (iii)

(iv)

Figura P.1 (iv)

(v)

Figura P.1 (v)

(vi)

Figura P.1 (vi)

(vii)

Figura P.1 (vii)

1

Page 2: Lista

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA GERAL – PROF. RICARDO FRAGELLI

(viii) O comprimento da viga é igual a 4.0m.

Figura P.1 (viii)

2. Faça o diagrama de força de cisalhamento e momento fletor do tubo capilar utilizado no esquema abaixo. Considere que o peso do tubo possa ser negligenciado e que a velocidade do óleo em qualquer parte do sistema seja desprezível. A densidade do óleo é de 171kg/m3. Uma dica do professor:

Calcule o peso do óleo no tubo e então simplifique o problema para uma viga engastada submetida a um carregamento distribuído w=constante.

Figura P.2 3. No filme Matrix, o protagonista faz um movimento interessante para que fosse possível sobreviver a um disparo de revólver.

Considerando que ele estava em cima de uma viga, faça os diagramas de força cisalhante e momento fletor desta viga.

P

B

A C

a b c Ay Cy

Figura P.3 (i) Figura P.3 (ii)

2