linhares-es |quarta-feira, 14 de novembro de 2018 |...

12
Ação dos policiais foi acordada durante reunião entre lideranças e a comunidade. A Polícia Civil também fará patrulhamento noturno no município. Grupamento Tático da PM vai reforçar a segurança em Sooretama Reunião teve o objetivo de discutir iniciativas para conter os crimes que vêm ocorrendo na região, como os recentes assaltos ao comércio, as ações de vandalismo nas escolas, entre outros. Produtor deve controlar a principal praga dos cafezais 04 Linhares: prefeito e vice participam de café com agentes de trânsito 06 Polícias ganham novas viaturas, drones e coletes balísticos 07 DIVULGAÇÃO/PMS CMYK 03 LINHARES-ES |QUARTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2018 | ANO XIV | EDIÇÃO Nº3.463: 12 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR R$ 1,00 REPRODUÇÃO/INTERNET

Upload: vuonganh

Post on 03-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ação dos policiais foi acordada durante reunião entre lideranças e a comunidade. A Polícia Civil também fará patrulhamento noturno no município.

Grupamento Tático da PM vai reforçar a segurança em Sooretama

Reunião teve o objetivo de discutir iniciativas para conter os crimes que vêm ocorrendo na região, como os recentes assaltos ao comércio, as ações de vandalismo nas escolas, entre outros.

Produtor deve controlar a principal praga dos cafezais 04

Linhares: prefeito e vice participam de café com agentes de trânsito 06

Polícias ganham novas viaturas, drones e coletes balísticos 07

DIVULGAÇÃO/PMS

CMYK

03

LINHARES-ES |QUARTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2018 | ANO XIV | EDIÇÃO Nº3.463: 12 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR

R$ 1

,00

REPR

ODUÇ

ÃO/IN

TERN

ET

2 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

Fundado em 25/janeiro/2005

Diretor: Itagildo Marques

[email protected]/[email protected]/[email protected]ção, administração e gráfica: Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 2161, CEP 29.901-617, bairro Shell - Linhares - ES

(27) 3371-3743 / 99984-0041

Conselho Editorial:Itagildo MarquesVanessa Bergamaschi

Jornalistas:Caroline PereiraÍvna Ferreira

Gerente Comercial:Vanessa Bergamaschi

Diagramação/Finalização:Márlinton dos S. de Oliveira

Impressão Off-SetCarlos César Socorro Soeiro

Periodicidade:Diário

Uma publicação de:Editora e Gráfica Notícias CE Correio do Estado EPP CNPJ: 13. 085.524/0001-74

A Quatro MãosNovos secretáriosO governador elei-

to Renato Casagrande (PSB) apresentou ontem (13) mais quatro secre-tários estaduais que as-sumirão a partir de 1º de janeiro de 2019. São eles: Tyago Hoffmann (Secretaria de Governo), Roberto Sá (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social), Vítor de Angelo (Secretaria de Educação) e Rodrigo de Paula (Procuradoria Ge-ral do Estado).

Leilão de cafésespeciais

Membro da Frente Parlamentar Mista do Café, o deputado federal Evair de Melo (PP) parti-cipou ontem (13) de uma reunião na Bolsa Bra-sileira de Mercadorias (BBM), em São Paulo, para tratar sobre a im-portância da realização de leilões de cafés espe-ciais. “A demanda por grãos de maior qualida-de tem sido crescente, interferindo diretamente na nossa economia. Pre-cisamos fazer essa dife-renciação dos cafés espe-ciais dos grãos comuns na questão dos leilões e, com isso, incentivar ainda mais os cafeicul-tores que adotam boas práticas agrícolas para elevar o padrão de seus produtos”, afirmou o parlamentar.

Novos voosO Governo do Esta-

do, por meio das secre-tarias estaduais de Tu-rismo (Setur), Fazenda (Sefaz) e Desenvolvi-mento (Sedes), e a Azul Linhas Aéreas anunciam os novos voos diretos da companhia para o Aero-porto de Vitória. A as-sinatura será realizada hoje, dia 14, às 14 horas, no Palácio Anchieta.

ComendaO governador Paulo

Hartung entregou, na tarde de segunda-feira (12), a Comenda Jerô-nimo Monteiro, maior honraria que pode ser concedida pelo Poder Executivo Estadual a uma personalidade, para o médico Carlos Sandoval Gonçalves. “Doutor Carlos Sando-val é um bom professor, inquieto pesquisador e um líder que formou uma geração de bons profissionais da saú-de no Espírito Santo.

Formou uma geração e deixou algo que o País necessita, que são boas atitudes e bons exem-plos. Por isso que os capixabas te oferecem essa homenagem e esse reconhecimento por sua história. Nosso desafio é animar pessoas em boas rotas de vida”, destacou o governador.

Seleção de bolsistasA Secretaria de Edu-

cação de Fundão divul-gou o Edital nº 003/2018,

que torna públicos os critérios para o processo de seleção de profissio-nais do Magistério com o objetivo de compor o banco de bolsistas para atuar como professor Municipal Coordenador das Ações do Pacto pela Alfabetização no Espíri-to Santo (Paes). As ins-crições acontecem nos dias 19 e 20 de novem-bro. Mais informações em www.fundao.es.gov.br/concursos.aspx.

Matrícula e rematrículaA Secretaria de Edu-

cação de Fundão (Se-med) divulgou as datas para o processo de ma-trículas e rematrículas na rede pública muni-cipal de ensino. Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, as rematrículas acontecem de 26 a 28 de novembro, enquanto as matrículas serão realizadas de 29 de novembro a 4 de de-zembro.

Assembleia DiocesanaA Diocese de Cola-

tina promove neste fim de semana (17 e 18), a sua 3º Assembleia de Catequese. Será no Ins-tituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu, e a expecta-tiva é reunir lideranças de todas as paróquias que atuam em cada segmento catequético

organizado: batismo, iniciação eucarística, perseverança, catequese crismal e catequese com adultos.

EmpreendedorismoTrês jovens que

constroem suas carrei-ras, com perspectivas e sonhos, vão relatar suas experiências para outras pessoas de sua geração num evento cujo objetivo é trans-mitir mensagens para que outros se preparem para seus projetos e contribuam para o de-senvolvimento de suas famílias empresárias, como executivos ou acionistas.

Jovens liderançasO encontro, chama-

do “Jovens Lideranças de Impacto – O que po-demos aprender com as novas gerações”, será realizado no próximo dia 22, em Vitória, sob a coordenação da con-sultora empresarial da Vix Partners Danielle Quintanilha. Quem par-ticipar do evento vai co-nhecer as trajetórias de Fabrício Coutinho, dire-tor de Administração e Finanças do Supermer-cado Extrabom; Fernan-do Cinelli, presidente da Apex Partners; e Lu-cas Faria, cofundador da instituição ambiental Ubuntu Vila Velha.

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

Repórter de Plantão

Gostou Não Gostou

De saber que os contribuintes já podem quitar

seus débitos com a Pre-feitura de Sooretama. O Refis 2018 prevê a negociação de débitos em até 3 parcelas men-sais e consecutivas; e em parcela única, com redução de até 90% so-bre juros e multas. O prazo para adesão é até o dia 30 deste mês.

De saber que há um aumen-to de casos de

leptospirose no Esta-do. As chuvas e áreas alagadas aumentaram o risco de transmissão da doença, que é cau-sada por uma bactéria presente na urina do rato e que, normal-mente, se espalha pela água suja de enchen-tes e esgotos.

O governador Paulo Hartung entregou a Comenda Jerônimo Monteiro ao médico Carlos Sandoval Gonçalves

PREGÃO PRESENCIAL FMAS Nº 026/2018.O Fundo Municipal de Assistência Social do Mu-nicípio de Linhares-ES, torna público que fará realizar às 09 horas, do dia 30 de novembro de 2018, licitação na modalidade de PREGÃO PRE-SENCIAL FMAS Nº. 026/2018, do tipo menor preço por lote, para Registro de Preços, para participação exclusiva de Microempresas - ME, Empresas de Pequeno Porte - EPP e Microem-preendedor individual, visando a aquisição de material de consumo (cartucho de tonner), des-tinados a atender os setores da Secretaria Muni-cipal de Assistência Social. O edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura Municipal de Linhares/ES através do Departamento de Licita-ções e Compras ou através do endereço eletrôni-co www.linhares.es.gov.br.Linhares-ES, 13 de novembro de 2018.

Leonethe Braum Pereira Pregoeira Oficial

COMUNICADO REFERENTEAO PREGÃO

PRESENCIAL FMS Nº 078/2018

A pregoeira Oficial do Município de Linha-res – ES, torna público para conhecimento dos interessados, que SUSPENDE “SINE DIE” a abertura do Pregão Presencial FMS nº 078/2018, do tipo menor preço por item, para Registro de Preços, visando a aquisição de material de consumo médico hospitalar (agulhas, cateter, seringa e outros), destina-dos a atender a diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde e comunica que convo-cará nova data a ser publicada na forma le-gal.Linhares-ES, 13 de novembro de 2018.

Leonethe Braum Pereira Pregoeira Oficial

3Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

Redação CE

A segurança pública de Sooretama vai rece-ber o reforço do Gru-

pamento Tático da Polícia Militar. Esta e outras ações foram acordadas durante reunião realizada na manhã de ontem (13), no auditório do Nosso Espaço, que teve o objetivo de discutir iniciati-vas para conter os crimes que vêm ocorrendo na região, como os recentes assaltos ao comércio, as ações de van-dalismo nas escolas, além de homicídios, tráfico de dro-gas, entre outros.

O Ministério Pú-blico do Estado do Espírito San-

to (MPES) deflagrou ontem (13) mais uma operação contra diplo-mas de graduação fal-sos. Desta vez, os alvos foram dois professores, sócios de um centro educacional em Nova Venécia. Eles foram presos, após serem ou-vidos na Promotoria de Justiça.

De acordo com as investigações, os dois presos - Erivelton Pes-sin e Douglas Magno Eleotério Tamiasso - são sócios do Centro Educacional Venecia-no, que simulava aulas para alunos e faculda-des diversas e faziam

A reunião contou com a presença do chefe da 16ª De-legacia Regional de Linhares, André Jaretta, do delegado da Polícia Civil de Sooreta-ma, Gleydson Marques, do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-co-ronel Lozer, além do prefeito Alessandro Broedel, verea-dores, membros da Adminis-tração Municipal e da comu-nidade local.

O tenente-coronel Lozer explicou que o Grupamen-to Tático da PM é composto por policiais especializados, munidos de armamento es-pecífico para as operações

a certificação de forma fraudulenta, já que as atividades não eram ministradas conforme a carga prevista. Segun-do o MPES, a graduação e a pós-graduação eram obtidas por alunos de forma ideologicamente falsa. O documento é verdadeiro, está regis-trado, mas o que con-tém no certificado não representa a realidade.

Ainda de acordo com o MPES, uma tes-temunha-chave tam-bém foi ouvida na Promotoria de Justiça de Nova Venécia. Essa pessoa tem a relação dos alunos que obtive-ram os certificados de forma fraudulenta nos últimos dois anos. A

SEGURANÇA

Ação dos policiais foi acordada durante reunião entre lideranças e a comunidade. A Polícia Civil também fará patrulhamento noturno no município.

Os agentes do MPES também cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos, que emitiam diplomas falsos em Nova Venécia

Grupamento Tático da PM vai reforçar a segurança em Sooretama

Operação contra diplomas falsos prende dois professores

Reunião teve o objetivo de discutir iniciativas para conter os crimes que vêm ocorrendo em Sooretama, como os recentes assaltos ao comércio

Além dos dois mandados de prisão temporária, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos e no centro educacional

Sala de aula foi totalmente devastada pelo incêndio criminoso.

DIVULGAÇÃO/PMS DIVULGAÇÃO/PMS

DIVULGAÇÃO/MPES

estratégicas, que incluem abordagens direcionadas. Trata-se de um efetivo ex-tra, que vai reforçar as ações dos militares que realizam o patrulhamento rotineiro no município. “E para que este trabalho seja ainda mais efeti-vo, pedimos que a população colabore, realizando denún-cias”, reforçou o coronel.

Durante a reunião, o de-legado André Jaretta tam-bém garantiu ao município um patrulhamento da Polícia Civil duas vezes ao mês, em horário noturno. Já o Muni-cípio atuará em parceria com as forças policiais, colaboran-

testemunha está cola-borando com as inves-tigações.

Além dos dois man-dados de prisão tem-porária (prazo de cinco dias), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Nova Venécia, nas residên-cias de Erivelton e de Douglas e no Centro Educacional Veneciano, envolvido na fraude. A operação apreendeu cinco malotes de do-cumentos, dois com-putadores e dois ce-lulares. Todo material apreendido será anali-sado pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do MPES.

A operação, bati-

do de acordo com as neces-sidades surgidas dentro da legalidade permitida.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 11 de dezembro, às 19h, para ava-liação da primeira fase desta nova ação policial.

Crime recenteMais uma vez um pré-

dio público do Município de Sooretama foi alvo de vandalismo. A ação crimi-nosa aconteceu na noite de segunda-feira (12), na Escola Municipal de Ensino Fun-damental (EMEF) “Alberto Stange Júnior”, localizada no

Centro da cidade. Uma sala de aula foi devastada por um incêndio.

De acordo com informa-ções da prefeitura, uma equi-pe do Corpo de Bombeiros esteve no local para debelar as chamas. Por sorte, o fogo não atingiu outras depen-dências da escola. A sala in-cendiada permanece isolada. As aulas, no entanto, não fo-ram afetadas.

Indagado por um mora-dor sobre a possibilidade de a série de ocorrências ser mo-tivada em razão da ausência de policiamento na cidade, o prefeito Alessandro Broe-

del disse que compete ao Município cobrar e manter elementos preventivos como boa iluminação pública e câmeras de videomonitora-mento nas ruas.

“E isso estamos fazen-do desde o início da gestão, inclusive, com reuniões fre-quentes com as lideranças policiais. As ações específicas de policiamento tanto da Po-lícia Civil, quanto da Polícia Militar, são uma competên-cia do Estado, do qual esta-mos sempre buscando apoio e melhoria para a segurança. Por isso, a importância da re-união”, destacou o prefeito.

zada de “Estória”, é um desdobramento da Operação “Mestre Oculto”, que investiga o fornecimento de di-

plomas de graduação, com simulação de aulas e atividades aos alu-nos, visando à obtenção do curso superior. A

operação recebeu este nome já que o curso oferecido fraudulenta-mente era de graduação em História.

4 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

mento de imóveis rurais.De acordo com o sub-

gerente de Geografia e Car-tografia do Idaf, Vailson Schineider, a checagem do credenciamento é simples e pode ser feita pelo site da Sigef (sigef.incra.gov.br): “Abrindo o site, é só clicar em consultar e depois em creden-ciados. Nessa aba, é possível colocar o nome do profissio-nal e verificar se ele é, de fato, credenciado no Incra”, infor-ma Schineider.

DocumentosPara encaminhar o pro-

cesso para o Idaf é necessário que o técnico providencie ainda: duas vias da planta topográfica e do memorial; duas vias dos termos com as assinaturas de cada vizinho; arquivos digitais da medição gravados em CD e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do serviço, além de có-pia simples dos documentos

Produtor deve fazer o controle da principal praga dos cafezais

Trata-se da broca-do-café, que representa uma ameaça às lavouras. Incidência da praga está alta, alerta o Incaper

A prática é aceita pelo Instituto, mas o órgão faz algumas ressalvas para que o serviço seja concluído de forma correta

AGRICULTURA

Um ataque da broca pode reduzir de 10% a 20% a produção, além de afetar a qualidade do café.

Produtores estão contratando serviço de topografia particular para realizar a medição dos imóveis devolutos.

RENAN QUEIROz / INCAPER

REPRODUÇÃO/INTERNET

Idaf alerta produtores quanto à contratação de serviço de topografia particular

A safra de conilon está se formando e a bro-ca-do-café começa a

ameaçar as lavouras do Es-pírito Santo. Diante disso, o Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) adverte: este é o momento ideal para fazer o controle da principal praga dos cafezais.

“A broca é um besouri-nho que ataca o grão verde completamente formado, conhecido como chumbão. Ataca também os frutos em maturação, maduros e se-cos. Nesta época, a broca ainda está na coroa do fruto e não conseguiu penetrar até a semente. Por isso, esta é a época ideal para fazer o con-trole. Depois que ela entra na semente, não tem inseti-cida atualmente registrado que a alcance”, disse Cesar José Fanton, entomologista do Incaper, lembrando que esse período favorável para o controle se estenderá por cerca de 10 a 15 dias.

Antes de fazer o controle

Com o intuito de acelerar o processo de regulari-zação fundiária, diver-

sos produtores rurais capixa-bas estão contratando serviço de topografia particular para realizar a medição dos imó-veis devolutos.

A prática é aceita pelo Instituto de Defesa Agrope-cuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), mas o órgão faz algumas ressalvas para que o serviço seja concluído de for-ma correta.

Dentre as medidas que devem ser tomadas estão: exi-gir que a medição seja georre-ferenciada e cadastrada no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef); coletar a assinatura de todos os vizinhos reconhe-cendo as divisas da terra e verificar se o profissional que vai executar o serviço de to-pografia é credenciado junto ao Instituto Nacional de Co-lonização e Reforma Agrária (Incra) para georreferencia-

da broca, o cafeicultor deve verificar a incidência da pra-ga. “Se for constatada a pre-sença da broca em 3% dos frutos mais desenvolvidos (chumbões), o cafeicultor pode fazer o controle. Vale ressaltar que a atenção ao momento da aplicação e as boas práticas na hora de pul-verizar a lavoura são aspec-tos tão importantes quanto a qualidade do produto es-colhido, que pode ser reco-mendado por um engenhei-ro agrônomo”, acrescentou Fanton.

Ação da pragaA broca-do-café perfura

a semente e deposita seus ovos. As larvas se alimen-tam daquela semente e os grãos ficam completamente comprometidos. Um ata-que de broca pode reduzir de 10% a 20% da produção, além de afetar a qualidade do café. “Quanto mais grão brocado, mais defeito tem o café e mais baixo fica o preço no mercado. A broca frustra

pessoais e documentos da ter-ra que deverão ser apresen-tados pelo requerente. Todas as informações estão disponí-veis na Instrução Normativa 10/2018 e podem ser acessa-das pelo site do Idaf.

Vale ressaltar ainda que não é necessário reconhecer

um negócio que poderia ser promissor”, destacou.

Aumento da incidênciaEm trabalhos de pes-

quisa desenvolvidos pelo Incaper, foi constatado o au-mento da população da bro-ca-do-café nas lavouras ca-pixabas na Região Norte do Espírito Santo, onde se con-centra a maior parte da pro-dução de conilon do país. Foram feitos levantamentos nas Fazendas Experimentais de Marilândia e de Soore-tama, ambas do Incaper, e também em propriedades particulares nos municípios de Linhares e Sooretama. “Verificamos que, este ano, diferentemente do que acon-teceu nos anos anteriores, a população da broca-do-café aumentou demais. Por isso, recomendamos que seja fei-to o controle”, disse o pes-quisador.

A alta incidência da bro-ca está relacionada com as condições do tempo, entre outros fatores. “A seca se-

vera que ocorreu no Espí-rito Santo de 2014 ao início de 2017 foi desfavorável à ocorrência de diversas pra-gas na cultura do cafeeiro. A renovação das lavouras, a regularização das chuvas e o aumento da produção este ano foram algumas das con-dições favoráveis ao aumen-to da população da broca dos frutos”, explicou Renan Queiroz, que também é en-tomologista e pesquisador do Incaper.

“As lavouras abando-

nadas ou talhões pouco produtivos que não foram colhidos na safra passada e a ocorrência de chuvas acima da média nos meses consi-derados de seca este ano, entre maio e agosto, favore-ceram o aumento da popu-lação da broca nos frutos. Agora ela está migrando, na chamada ‘época de trânsito’, quando a broca abandona os frutos em que se desenvol-veu e procura frutos novos para se multiplicar”, deta-lhou Renan.

Juntos, Renan e Fanton elaboraram uma nota técni-ca, que circulou entre os pro-fissionais do Incaper de todo o Estado. Desta forma, todos os municípios capixabas possuem informações ade-quadas para prestar assis-tência aos produtores rurais de base familiar do Espírito Santo. Se o cafeicultor tiver alguma dúvida a respeito da incidência da broca-do-café na lavoura, deve procurar o escritório do Incaper do mu-nicípio onde mora.

firma em nenhum dos docu-mentos. “Se todas as informa-ções e documentos estiverem corretos, é possível reduzir em até 80% o tempo de aná-lise no processo e emissão do título de legitimação, benefi-ciando mais rapidamente o produtor rural”, conclui.

5Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

Combate ao mosquito da dengue é intensificado em Linhares

Medidas foram tomadas para conter a proliferação do mosquito, já que as recentes chuvas podem ter

causado mais acúmulo de água parada

Por conta das recentes chuvas, a prefeitu-ra de Linhares, por

meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, iniciou uma série de ações para intensificar o comba-te ao mosquito causador da dengue, zika e chikun-gunya. Isso porque a pro-liferação do Aedes aegyp-ti, o principal vetor das doenças, costuma ocorrer em ambientes que têm acúmulo de água parada.

Entre as ações feitas regularmente, e que fo-ram intensificadas, está o combate às formas lar-várias do mosquito. Este trabalho ocorre durante as visitas dos agentes de endemias aos imóveis do município.

As vistorias de rotina aos pontos considerados estratégicos também fo-ram reforçadas. Tais pon-tos são locais que concen-tram um grande número de criadouros em poten-cial como, por exemplo, floriculturas, oficinas, ferros-velhos, entre ou-tros. As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos, por meio

do tratamento larvário e aplicação de inseticida pe-rifocal.

A Vigilância em Saúde também realiza aplicação espacial e focal em Ul-tra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê, cujo itinerário é preparado para atender os bairros considerados prioritários, com base na maior incidência de casos das doenças e avaliação das armadilhas instaladas na cidade.

Fundão entrega topografia dos bairros Campestre I e II

A ação faz parte do projeto Cidade Legal, que promove a regularização fundiária em imóveis do município.

CIDADES

Projeto visa promover a regularização fundiária de imóveis em diversos bairros do município de Fundão

Durante as visitas aos imóveis, os agentes de endemias realizam o combate às formas larvárias do mosquito da dengue

REPRODUÇÃO/INTERNET

DIVULGAÇÃO/PML

Redação CE

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Fundão, por meio

da Secretaria Municipal de Promoção Social, fará a entrega da topografia dos bairros Campestre I e II. O evento acontece a partir das 18 horas, na antiga Ku-bit, no bairro Campestre I. Na oportunidade serão explicadas as próximas etapas do projeto Cidade Legal.

O projeto Cidade Legal visa promover a regula-rização fundiária de imó-

veis em diversos bairros do município. A partir da regularização, a população atendida estará protegida contra despejos, terão ga-rantia de financiamentos e a possibilidade de com-provar endereço oficial-mente.

“O programa de re-gularização fundiária é de extrema importância para nossos moradores. Ele objetiva a regulari-zação da posse da terra para a população de baixa renda, permite o acesso à infraestrutura urbana e possibilita a qualificação

das condições de moradia das famílias beneficiadas, além de garantir a perma-nência em suas regiões de origem”, disse o prefeito Pretinho Nunes.

De acordo com a pre-feitura, o morador que ain-da não tenha feito o cadas-tro social, deve procurar a Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidada-nia localizada à Rua Luiza Gon Pratti, nº 45, Centro. É necessário que o cidadão faça o cadastro, pois, sem ele, não é possível dar con-tinuidade à regularização do seu imóvel.

População deve colaborarComo o mosquito da

dengue tem hábitos do-mésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os mo-radores também podem ajudar a prevenir a doen-ça. Basta adotar hábitos dentro de casa, como de-sentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plan-tas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Dó-

ris Schimidt Corona, refor-ça esse pedido de apoio. “Precisamos que a popula-ção nos ajude nesta causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, já nos ajuda muito no com-bate ao mosquito. Somente 10 minutos de cuidados do cidadão com seu imóvel por semana já é suficien-te”, destacou.

D&F – INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/ACNPJ Nº 14.339.844/0001-76

NIRE Nº: 32300032290ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

DATA, HORA E LOCAL: 30 de abril de 2018, às 08h00min da manhã, no município de Linhares, estado do Espírito San-to, Rua Monsenhor Pedrinha, nº 1426, sala204, bairro Centro, CEP 29.900-158. PRESENÇA: presente a totalidade dos acio-nistas da Sociedade D&F INVESTIMENTOS E PARTICIPA-ÇÕES S/A. ORDEM DO DIA: a)Deliberar sobre as contas dos administradores de 2016 e 2017;b)Examinar, discutir e votar demonstrações contábeis dos anos de 2016 e 2017;c)De-liberar sobre a distribuição de lucros dos anos de 2016 e 2017. DELIBERAÇÕES TOMADAS POR UNANIMIDADE: a)Foram aprovadas, por unanimidade, as contas dos adminis-tradores dos anos de 2016 e 2017;b) Nos moldes da ordem do dia, foram aprovadas, por unanimidade, as demonstra-ções contábeis dos anos de 2016 e 2017; c) Foi aprovado por unanimidade que os lucros dos anos de 2016 e 2017 serão re-investidos na empresa para investimentos futuros. ENCER-RAMENTO: após lida a achada conforme, a presente ata vai assinada pelo Presidente, por mim Secretária e pelos demais presentes. CONVOCAÇÃO: Dispensada a convocação nos termos do art. 124 parágrafo 4º, da Lei 6.404/1976. ACIONIS-TAS PRESENTES NA REUNIÃO: JandyraBuzatto Ferrari e Valdete Ferrari.Linhares, 30 de abril de 2018.(ass.) Presidente da Mesa – VALDETE FERRARI. (ass.) Secretária – JANDYRA BUZATTO FERRARI.Testemunhas: (ass.) Carlos Augusto Neves Luz – CPF: 728.407.300-49. (ass.) Josimar Genuário de Campos – CPF 004.430.717-99. (Selo/Autenticação) JUNTA COMERCIAL DO EST. ESP. SANTO. CERTIFICO O REGIS-TRO EM: 24/10/2018 SOB Nº 20182325490. PROTOCOLO 182325490, DE 24/10/2018. EMPRESA 32300032290 D&F IN-VESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/A. (ass.) Paulo Cezar Juffo – Secretário Geral.

Se alguém souber algum impedimento, acuse-o na forma da lei,

Linhares-ES, 13 de Novembro de 2018Roberto Forner Junior

Registrador

Faço saber que pretendem casar-se: 1- JOHNES COUTINHO BARBOSA, natural de Belmon-te, BA, operador de empilhadeira, e GEISA BRITO SILVA, natural de Canavieiras, BA, dona de casa, solteiros, resi-dentes em Linhares-ES.2- WIRLLEM GUSTAVO ALVES ANDRADE, montador, residente em Sooretama-ES, e RAFAELA PASSOS MI-RANDA, do lar, residente em Linhares-ES, solteiros, na-turais deste Estado.

CARTÓRIO LINHARES - CNS 023788Cartório de Registro Civil e Tabelionato da Sede da

Comarca de LinharesAv. Gov. Carlos Lindenberg, 785, Centro – Linhares/ES

- Fone: (27) 3371-6168

6 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

ESTADO

Prefeito e vice-prefeito de Linhares participam de café com agentes de trânsito

A

Tesouro Nacional confirma ES como único Estado Nota A do País

A

Evento foi realizado para agradecer ao prefeito pela aprovação da lei que regulamenta e organiza as atribuições dos agentes de trânsito do Município.

A classificação positiva é resultado do modelo de gestão fiscal adotado pelo governo estadual e tem reflexos diretos na atração de investimentos para o Estado

FELIPE REIS/PML

DIVULGAÇÃO

O café foi promovido pelos agentes municipais de trânsito, que integram a corporação da Guarda Civil Municipal.

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Bruno Funchal, durante coletiva de imprensa sobre a avaliação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional

O prefeito de Linha-res, Guerino Za-non, e o vice-pre-

feito, Paulo Joaquim do Nascimento, foram re-cepcionados na manhã de ontem (13), com um café promovido pelos agentes municipais de trânsito, que integram a corporação da Guarda Civil Municipal. O even-to, ocorrido no Guarare-ma Clube, foi organizado para agradecer o prefeito pela sanção da lei com-plementar 058/2018, que regulamenta e organiza as atribuições dos agentes de trânsito em Linhares e institui as normas para a gratificação por periculo-sidade. A lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal. Atualmente o Município possui 14 agen-tes de trânsito.

Para o prefeito Gue-rino Zanon, a conquista

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) con-firmou, ontem (13),

que o Espírito Santo foi o único Estado da Federação a receber a nota máxima na avaliação da capacidade de pagamento. A informação faz parte do Boletim de Fi-nanças dos Entes Subnacio-nais de 2018, divulgado pela STN. A classificação positiva

da categoria remete ao compromisso de gestão que trabalha pautada na valorização dos servido-res. “Temos uma Guarda Civil Municipal atuante, dedicada e protetora, que é querida pela população e útil ao município na prestação diária de segu-rança. Nossos agentes de trânsito integram ações estratégicas voltadas para a organização e segurança no trânsito, associada, é claro, às demais ações que prestam apoio às forças policiais do Município e que garantem a seguran-ça de toda a população. Agradeço a todos por este belo café da manhã”, agradeceu o prefeito.

O agente de trânsito Fernando Gonçalves apro-veitou a oportunidade para agradecer. Ele ava-liou a sanção da lei como uma conquista histórica e inédita, e que mostra a

é resultado do modelo de gestão fiscal adotado pelo governo estadual e tem re-flexos diretos na atração de investimentos para o Esta-do. Em 2017, o Espírito San-to também obteve a nota A, dividindo o topo do ranking com o Pará.

O Boletim de Finan-ças dos Entes Subnacionais busca avaliar a capacidade

valorização por parte do poder público, aos pro-fissionais que atuam no trânsito e na preservação do patrimônio público do Município. “Quero agra-decer a todos os envolvi-dos nesta grande conquis-ta de direitos, em especial ao prefeito Guerino Za-non. Nosso compromisso é atuar de forma ainda mais responsável, com-petente e com zelo pela segurança do trânsito e da população e dos bens pa-trimoniais e públicos de nossa cidade”, destacou.

Fernando lembrou que o Departamento Mu-nicipal de Trânsito atua ainda nas escolas com o projeto Transitolândia que conscientiza crian-ças e adolescentes sobre um trânsito mais seguro, no Preci – Programa de , além de palestras em empresas do Município com o objetivo de alertar

financeira de estados e mu-nicípios e traz a avaliação da capacidade de pagamento de cada ente a partir de três indicadores: endividamento, poupança corrente e liqui-dez. Segundo o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Bruno Funchal, o Espírito Santo recebeu nota A em cada um deles.

O governador Paulo

sobre a importância de se respeitar a legislação bra-sileira de trânsito.

O diretor do Depar-tamento de Trânsito de Linhares, Douglas Sim-plício, também destacou a importância da lei para os agentes de trânsito. “O café da manhã foi ofereci-do pelos agentes de trân-

Hartung destacou que o resultado é muito positivo para o Espírito Santo e que faz parte de uma trajetória planejada pelo Governo do Estado. Hartung ainda res-saltou que, assim como os demais Estados, o Espírito Santo sofreu com os impac-tos da crise nacional, porém, com alguns agravantes lo-cais, por conta da crise hí-drica, da queda no valor do barril de petróleo e da parali-sação da Samarco, que, sozi-nha, influencia diretamente em 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

“Estou muito feliz como capixaba e governador por estarmos em uma posição diferenciada como mos-tra esse desempenho. Com isso, quem ganha são os capixabas porque, conse-quentemente, conseguimos comprar mais barato no mer-cado, contratar operações de empréstimos com juros mais baixos e ter acesso ao crédito. Ganham os capixabas com mais investimentos em áreas

sito para agradecer ao prefeito Guerino Zanon pela sanção desta lei que era esperada com muita ansiedade por todos os agentes. Além de promo-ver a garantia jurídica dos profissionais, ela institui as normas de gratificação por periculosidade. Ago-ra, todos podem exercer

estratégicas e desafiadoras como Educação, Saúde, Se-gurança, Meio Ambiente e Ciências e Tecnologia. É uma conquista muito importante e cada vez mais o Brasil está nos olhando com respeito e admiração”, ponderou.

Estado mais atrativoO governador ainda ex-

plicou que os capixabas ga-nham com o desempenho do Estado, que passa a ser mais atrativo para contrata-ção de contraprestação de serviços, acesso ao crédito e no ambiente de negócios. Paulo Hartung fez questão de salientar que, assim como no desempenho econômico, o Estado também alcançou índices de destaque no cená-rio nacional com resultados importantes e citou como exemplo o resultado apon-tado pelo Índice de Desen-volvimento da Educação Bá-sica (Ideb), que classificou o Estado como melhor Ensino Médio do País.

“O endividamento men-

suas atividades com total segurança e tranquilida-de”, finalizou.

O café da manhã con-tou ainda com as presen-ças do secretário munici-pal de Assistência Social Amantino Pereira Paiva e do ex-secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Lucas Scaramussa.

sura quanto da receita do Estado precisa ser utilizada para saldar todo o estoque de dívida. O Espírito Santo precisa de aproximadamen-te sete meses, enquanto o Rio de Janeiro precisa de quase três anos. O indicador pou-pança corrente mensura a capacidade de geração de poupança por ano, ou seja, ter uma receita maior que a despesa. Neste indicador o Estado obteve 89%, o que significa ter um espaço de 11% da receita para investir com recurso próprio. Como contraponto, São Paulo tem apenas 5% de capacidade. Já o último indicador, que é a liquidez, avalia se há caixa suficiente para honrar obri-gações financeiras. No caso do Espírito Santo, são neces-sários 11,69% da disponibi-lidade de caixa para honrar compromissos de pagamen-to de dívida, enquanto na Bahia é necessária quase a totalidade da disponibilida-de de caixa”, explicou o se-cretário Bruno Funchal.

7Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

ESTADO

Polícias ganham novas viaturas, drones e coletes balísticos

Relatório do TCE aponta dados positivos sobre finanças públicas

A

Equipamentos vão fortalecer as investigações e o patrulhamento

Documento também oferece informações sobre arrecadação, geração de empregos e demais dados referentes ao mês de outubro.

DIVULGAÇÃO

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

A entrega das viaturas e dos materiais foi realizada em frente ao Palácio Anchieta, na presença do governador do Estado, Paulo Hartung, e demais autoridades

Na análise do cenário local, o documento apresenta que foram criados 3.341 postos de trabalho com carteira assinada, no Espírito Santo.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) publicou ontem (13), a

edição de outubro do Painel de Controle da Macrogestão Governamental. Quanto às finanças públicas estaduais, com base nos dados apura-dos pelo Núcleo de Macroa-valiação Governamental da Corte, registra-se que o Esta-do do Espírito Santo apresen-tou resultado superavitário no mês passado de R$ 47,7 milhões, tendo arrecadado R$ 1,379 bilhão e gastado R$ 1,331 bilhão.

O Painel traz, ainda, que o Estado obteve um aumento de 8,54% na arrecadação no mês de outubro em relação a setembro. Entretanto, a ar-recadação do ICMS no mês de outubro de 2018 foi de R$

508 milhões contra R$ 532 milhões no mês anterior, um decréscimo de R$ 24 milhões (4,56%).

Na análise do cenário lo-cal, o documento apresenta que foram criados 3.341 pos-tos de trabalho com carteira assinada no Espírito Santo, devido, principalmente, aos resultados positivos dos se-tores de Serviços, de Comér-cio e de Indústria de Trans-formação. O Espírito Santo ficou na 11ª posição dentre os estados brasileiros, acima da média em relação ao Brasil. O mercado de trabalho na-cional continua em trajetória de fraca recuperação.

Registra-se, também, que o volume de vendas do co-mércio varejista restrito do Espírito Santo manteve tra-

As Polícias Civil e Militar receberam nesSa terça-feira

(13) novos equipamentos que reforçam e valorizam as instituições. São 10 no-vas viaturas, do tipo pi-cape, oito drones e mais 1 mil coletes balísticos. A entrega foi realizada em frente ao Palácio Anchie-ta, no centro de Vitória, na presença do gover-nador do Estado, Paulo Hartung, e do secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodri-gues. Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Rama-lho, e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Daré.

As principais entregas foram encaminhadas para a Polícia Civil. Os 1 mil co-letes balísticos foram para a instituição, assim como os oito drones e mais três viaturas que estarão à dis-posição do Departamento Especializado em Nar-

cóticos (Denarc). Quatro veículos ficarão com o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) e outros três com a Patrulha Rural da Polícia Militar.

“Estamos recebendo mais equipamentos, que vão fortalecer investiga-ções e patrulhamento. Anteriormente, já tínha-mos entregado 94 cami-nhonetes. Vamos entre-gar ainda 40 bases móveis para a Polícia Militar e, até o final do ano, a Polí-cia Civil terá recebido 200 novos veículos. Também estamos reformando de-legacias. Os investimen-tos estão sendo feitos”, disse o secretário Nylton Rodrigues.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Heli Schimittel, apontou a importância dos novos materiais que chegam para a instituição. “Os oitos drones serão usa-dos nas Operações Es-pecializadas de todas as

Unidades da Polícia Civil do Estado, com destaque para o Departamento Es-pecializado em Narcóti-cos (Denarc), o Departa-mento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e as Delegacias Es-pecializadas de Homicí-dios e Proteção à Pessoa (DHPP). Eles possibili-tam uma dinâmica maior nas Operações, com uma visão geral das regiões que serão diligenciadas por nossos policiais”, afirmou Schimittel.

Formatura

Também na manhã dessa terça-feira (13), no Salão São Tiago do Palá-cio Anchieta, foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Ofi-ciais (CAO) 2018. O curso é um requisito legal para a promoção do capitão ao posto de major. Participa-ram da formatura 38 ca-pitães da Polícia Militar e três capitães do Corpo de Bombeiros Militar.

jetória de crescimento pelo segundo mês consecutivo e avançou +1,5% em agosto de 2018, no confronto com o mês imediatamente anterior, na série livre dos efeitos sa-zonais, registrando o melhor desempenho para o mês des-de 2007. Com esse resultado, o estado apresentou acrésci-mo superior à média brasi-leira de +1,3%, nessa base de comparação.

PessoalA Receita Corrente Líqui-

da (RCL) do Estado chegou a R$ 13,1 bilhões no mês de ou-tubro de 2018, apresentando um aumento de 1,14% em re-lação a setembro de 2018. O mês de outubro foi o maior resultado obtido nos últimos 12 meses, seguindo uma

tendência de alta a partir de junho.

Em outubro deste ano, as despesas com pessoal para fins fiscais de todos os Po-deres e Órgãos estão abaixo dos limites legais. O TCE-ES, a Ales, o Executivo, o Minis-tério Público e o Ente estão abaixo dos limites de alerta. O Poder Judiciário diminuiu seu percentual para 5,40% em outubro de 2018 contra 5,45% em setembro de 2018, contudo, permanece no limi-te de alerta (5,40%). A queda de percentual do Poder Ju-diciário em relação ao mês anterior é explicada em fun-ção do crescimento da RCL, entretanto, a despesa subiu aproximadamente 0,23% entre setembro e outubro de 2018.

8 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

SUSTENTABILIDADE

Rio Doce: pesquisas sobre recuperação de áreas atingidas podem ser financiadas

Cerca de R$ 5,7 milhões serão aplicados nos projetos de recuperação de áreas degradadas ao longo do Rio Doce

SECUNDO REzENDE

Parceria firmada entre a Fundação Renova e as Funda-

ções de Amparo à Pesqui-sa de Minas Gerais e do Espírito Santo (Fapemig e Fapes) vai investir R$ 5,7 milhões em projetos de pesquisa que propo-nham soluções para a recuperação - socioeco-nômica e socioambiental - das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. As inscrições para a chamada já podem ser feitas e estão abertas a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sedia-dos em Minas Gerais ou no Espírito Santo.

Através da Chamada Pública Fapemig 09/2018, serão selecionados e fi-nanciados projetos de pesquisa de até R$ 1 mi-lhão e com prazo para de-senvolvimento de 24 me-ses. As propostas devem abordar uma ou mais linhas temáticas apresen-tadas na chamada, como pesca, educação e cultura, uso sustentável da terra, monitoramento de ecos-sistema, entre outras.

As inscrições podem ser feitas no link http://fapemig.br/pt/menu-cha-madas/chamadas-aber-tas/ até o dia 31 de janeiro de 2019.

Dados da ONG Ocean Conservancy apontam que o canudo de plástico foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo em 2017

REPRODUÇÃO/INTERNET

Há anos, a ONU vem nos alertando so-bre os desequilí-

brios ambientais gerados pela poluição dos plásticos nos oceanos, em especial os plásticos de uso único, que vem causando sérios danos ao seu ecossistema. Em fevereiro de 2017, a sua campanha CleanSeas (Ma-res Limpos) fez um impor-tante alerta para a urgência de políticas voltadas ao uso responsável do plás-tico, estimulando que as indústrias redesenhassem seus processos e produtos para reduzir os possíveis impactos das embalagens plásticas, além de convo-car os consumidores para a mudança de seus hábitos de consumo.

Em defesa da fauna ma-rinha, um dos primeiros passos foi colocar foco nos canudinhos, por considerar este um dos plásticos de uso único mais presente no dia a dia das pessoas que pode ser evitado e que tem alto impacto ambiental, princi-palmente quando chegam

até os oceanos. Dados da ONG Ocean Conservancy apontam que esse item foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo em 2017. Em média, a vida útil de um canudo é de ape-nas quatro minutos, que é o tempo que levamos para consumir a bebida.

Dentro desse preocu-pante panorama, no último dia 6 de novembro, a Câma-ra de Vereadores de Vitória aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que proíbe a utilização de canudos plás-ticos em restaurantes, ba-res, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. O projeto segue agora para sanção do prefeito Luciano Rezende, que terá 20 dias para ana-lisá-lo. Em Vila Velha, a lei que veta canudos plásticos está em vigor desde o dia 27 de setembro de 2018.

No Brasil, o Rio de Ja-neiro foi a primeira cidade a proibir este item em bares e restaurantes, com multas que podem chegar a R$ 6 mil. Aos poucos, o comér-cio está passando a utilizar outras opções para o aten-dimento aos seus clientes, como canudo de papel, me-tal e vidro.

Motivadas pelos cons-tantes apelos da ONU, estas iniciativas são exemplos de um movimento universal

de ganho de consciência e atuação prática da socieda-de para evitar os impactos ambientais dos plásticos, principalmente os de uso único. Não apenas sobre os canudos plásticos, o que presenciamos hoje é um conjunto de ações da socie-dade, governos e empresas que buscam colocar em pauta o tema dos resíduos e seus impactos ambientais, sejam eles plásticos ou fei-tos de outros materiais ao longo do ciclo de vida dos produtos que consumimos.

Encarando este tópico da gestão de resíduos como um dos elementos chaves

Vitória prestes a proibir os canudinhos plásticosFabiano Rangel - [email protected]

Sustentabilidade em Foco

para o desenvolvimento sustentável, a Coca-Cola Brasil e a Ambev uniram forças no ano passado para investir em um programa conjunto de reciclagem, batizado de Reciclar pelo Brasil. Além de reduzir o impacto ambiental de suas embalagens de diferentes formas, como a ampliação do uso de embalagens re-tornáveis no caso da Co-ca-Cola, a parceria visa desenvolver, capacitar e profissionalizar as coopera-tivas de catadores. Equipes técnicas visitam diversas associações de catadores, com o objetivo de profissio-

nalizar e regularizar cada vez mais o trabalho das organizações, aumentar o volume dos resíduos reco-lhidos, elevar a receita das cooperativas e aumentar a renda dos catadores.

Neste ano, a The Coca-Cola Company anunciou a ambiciosa meta mundial de coletar e reciclar o equi-valente a cada garrafa ou lata que vende globalmente até 2030, envolvendo toda a sua rede global de en-garrafadores, incluindo a Leão Alimentos e Bebidas, empresa em que trabalho. O plano “Mundo sem resí-duos” mira o ciclo de vida

das embalagens — desde a origem do material para produção das embalagens até como são reutilizadas e recicladas.

A sociedade espera que os líderes, tanto os do poder público como os da iniciativa privada, contri-buam ativamente para um mundo livre de resíduo e movimentos como estes nos ajudam a criar mais consciência e agir de forma diferente sobre problemas antigos. Não é uma ques-tão de proibir o uso do plástico, uma vez que este material ocupa hoje apli-cações importantes para o nosso modelo de socie-dade. O que precisamos é avaliar quando, como e o quanto ele é realmente ne-cessário, e o que pode ser feito para evitar efeitos co-laterais ao ecossistema do planeta.

Neste sentido, gover-nos estão se mobilizando por meio de leis e empresas investindo em pesquisas e desenvolvimento de novas opções de materiais e em-balagens e em programas de estímulo à reciclagem. Nós precisamos também ter escolhas e ações cons-cientes para reduzir estes impactos dos plásticos e outros resíduos no meio ambiente.

9Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

As inscrições já estão abertas e seguem até esta sexta-feira (16).

Treinamento gratuito é voltado para donos de pequenos negócios do setor de ecoturismo

Das 42 vagas disponíveis, duas são para a unidade de Aracruz e uma para a de Linhares

Prefeitura de Aracruz lança concurso com 84 vagas para professores

Setur e Sebrae oferecem curso de condutores de observadores de aves

Ifes contrata professores substitutos

Os professores aprovados no concurso vão receber vencimentos de R$ 2.159,51

Curso é voltado para quem atua ou deseja atuar com o turismo de observação de aves

DIVULGAÇÃO/PMA

ARQUIVO/SETUR

DIVULGAÇÃO

OPORTUNIDADES

A prefeitura de Ara-cruz publicou on-tem (13), o Edital

nº 02 para o concurso público na área da Edu-cação. Ao todo são 84 vagas para professores de Ciências, Educação Infantil, Ensino Funda-mental, História e Língua Inglesa, com vencimentos de R$ 2.159,51. Sete des-tas vagas são destinadas à pessoa com deficiência (PCD).

As inscrições têm iní-cio hoje (14) e seguem até sexta-feira (16). O prazo para o pagamento do bo-leto será até o dia 17 de dezembro. As provas ob-jetivas e a redação ocor-

Quem tem um pe-queno empreendi-mento de ecoturis-

mo e turismo de aventura pode participar do curso de condutores de obser-vadores de aves, oferecido gratuitamente pela Secre-taria de Estado de Turis-mo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas (Sebrae-ES).

As aulas serão ofereci-das no município de Santa Teresa, entre os dias 3 a 7 de dezembro. A organi-zação disponibilizou 20

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu proces-

so seletivo simplificado de professor substituto em diversas áreas. São 42 vagas distribuídas entre as 15 unidades, sendo duas para a de Aracruz (área de química) e uma para a de

rem em 27 de janeiro de 2019.

De acordo com a pre-feitura, o cronograma previsto poderá ser al-terado a qualquer mo-mento, a critério da or-ganizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimen-to Executivo (Ibade), e a Administração Munici-pal.

O edital completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Aracruz, em: www.aracruz.es.gov.br.

Outras vagas Além do concurso

com vagas para professo-

vagas. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 21 de novembro, no link bit.ly/2zav34z

O resultado com os no-mes dos selecionados esta-rá disponível no dia 23 de novembro, na página da Setur (setur.es.gov.br/).

A qualificação tem como público-alvo peque-nos negócios que ofertam produtos e operam servi-ços nas diversas ativida-des econômicas do seg-mento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Estado do Espírito Santo, em especial, os meios de

Linhares (área de adminis-tração).

As inscrições podem ser feitas nos locais pró-prios de cada unidade. As datas finais de inscrições também variam, de acordo com cada unidade, entre os dias 23 e 27 de novem-bro.

res, a Prefeitura de Ara-cruz oferece outras 266 oportunidades na área de educação, em diversos cargos, como Assistente de turno, Auxiliar de pro-fessor da Educação Bá-sica, Instrutor de Libras, Monitor de Transporte Escolar, Motorista de Transporte Escolar e Tra-dutor/ intérprete de Li-bras (língua portuguesa).

A seleção destes pro-fissionais também será realizada via concurso público e as inscrições seguem até o dia 9 de dezembro. Mais informa-ções no site da organiza-dora (www.ibade.org.br) ou no da prefeitura.

hospedagem, profissio-nais de turismo, guias de turismo, condutores de visitantes e Unidades de Conservação que atuam ou desejam atuar com o turismo de observação de aves.

ServiçoCurso Condutores de Ob-servadores de AvesData: 3 a 7 de dezembro. Local: Casa da Cultura - Av. Getúlio Vargas, 121, Centro, Santa TeresaVagas: 20 vagas.Inscrições on-line: bit.ly/2zav34z

A seleção será por meio de prova de títulos (classi-ficatória e eliminatória) e desempenho didático (eli-minatória). A cada uma das etapas será atribuída a nota de zero a cem pontos.

Mais informações no edital, disponível no site www.ifes.edu.br

10 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

11Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

Novembro Azul: programação acontece em todas as 34 unidades de saúde de Linhares.

Ação promove alerta sobre as doenças que acometem os homens

Canivete28/11: Testagem rápi-da de HIV, sífilis, HB-sag e HCV com a par-ticipação da equipe do Programa de Doenças Sexualmente Trans-missíveis (DST) para os funcionários da empresa MGM situa-da no pólo moveleiro

Santa Cruz14/11: Dia D Novem-bro Azul , nas depen-dências da unidade de saúde às 16:00h com palestra educativas e Coffe Break;21/11: Testagem rá-pida de HIV, sífilis, HBsag e HCV, pales-tra sobre saúde do homem para os fun-cionários da empresa CIMOL situada Santa Cruz.

Nova Esperança 24/11: Dia D Novem-bro Azul: Será reali-zado Testagem rápida de HIV, sífilis, HBsag e HCV, aferição de PA, Teste de Glicemia.

Linhares V Dia 29/11: Dia D - No-vembro AzulOrientação sobre a Prevenção do Câncer de Próstata;

Além de solicitação de exame de próstata, unidades oferecem testes rápidos e orientações diversas. Veja a programação

A prefeitura de Linhares, por meio da se-

cretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação diver-sa nas Unidades de Saúde do município, abraçando a campa-nha Novembro Azul. O período é voltado à conscientização so-bre as doenças mas-culinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação acon-tece em todas as 34 unidades de saúde de Linhares.

“É um mês muito importante quando fa-lamos de orientação e conscientização com a saúde do homem. Em todas as unidades va-mos reforçar a atenção em relação diagnósti-co precoce do câncer de próstata e sensibi-lizar as pessoas sobre a importância da pre-venção. A secretaria desenvolve atividades que são pertinentes ao homem e nós quere-mos aproximar ainda mais esses atendimen-tos e promover a cons-cientização de toda população sobre os

cuidados com a saú-de masculina”, frisou Valdir Massucati, se-cretário municipal de Saúde.

Durante todo mês de novembro é reali-zada orientação sobre a prevenção do Cân-cer de Próstata; aten-dimento odontológi-co, aferição de Pressão arterial; teste de Glice-mia; teste rápido para Infecções Sexualmen-te Transmissíveis IST 2 e solicitação de exa-mes de próstata (PSA).

Confira a progra-mação dos eventos nas unidades de saú-de:

Lagoa do Meio20 e 22/11 - Palestra sobre a Prevenção do Câncer de Próstata na Associação de Mora-dores do Bairro com homens da comunida-de;

Japira 26/11 - Ação Novem-bro Azul na Fazenda Dedo de Deus. Pales-tra sobre a Prevenção do Câncer de Prósta-ta e testes rápido de HIV, HB, HC e SÍFI-LIS.

DANIEL BITTENCOURT/PML

DANIEL BITTENCOURT/PML

Campanha Novembro Azul conta com ações nas USs de Linhares

SAÚDE

Exame preventivo de próstata;

São José 14/11: 14h: Palestra so-bre saúde do homem, orientação Prevenção do Câncer de Prósta-ta, Teste rápido para IST; aferição de PA, Teste de glicemia; so-licitação de PSA para pacientes na faixa etá-ria e orientação sobre planejamento familiar voltado para homem;

Bebedouro26/11 às 19h: Palestra no CRAS de Bebe-douro sobre Saúde do Homem Com Drº. Alex Sezana;

Interlagos I, Interla-gos II e CAIC

21/11/18 às 19h00: Palestra sobre câncer de próstata com Drº. Alex Sezana na Asso-ciação de moradores Interlagos I.

Regência23/11/18 às 8h30:Glicemia capilarVerificação de pres-são arterialTestes rápido de dst/aidsSolicitação de exame PSA Orientações.

Perobas 22/11/18: 7h30 às 12hAferição de pressão arterialGlicemia capilar

Testes rápido dst/aidsSolicitação de exame PSAOrientações.

Centro20 à 23/11/2018 será realizado:Testes rápido Dst/AidsPressão arterial e gli-cemia capilarPalestra na sala de es-pera com ênfase pre-venção de câncer de próstata

Pontal 23/11/18 às 9h:Palestra sobre câncer de próstataPalestra com odon-tologia sobre câncer de boca (no CRAS de Pontal)

Araçá21/11/18:07h30: Palestra com Dr. Alex Sezana sobre câncer de próstataCafé da manhã e mesa de frutasRealização de exame de toque da próstata para os 15 primeiros pacientes que chega-rem e agendamento para outros.26/11/18:19h30: Palestra na pa-róquia Santa Rita de Cássia.

Rio Quartel30/11/1808h30: Palestra sobre câncer de próstataCafé da manhã

Povoação

14/11/18 de 8h30 às 14h30Testes rápido dst/aidsSolicitação de exames PSA.23/11/189:30h: Palestra sobre câncer de próstata com Drº. StéfanoPalestra com ênfase em câncer de boca com odontologiaTestes rápido dst/aidsSolicitação de exame PSA.

Shell26/11/201813h: Palestra de pre-venção contra o cân-cer de próstata com ênfase nas Dst?s.

Conceição 22/11/18 17h às 20h:Consulta médicaTestes rápido Dst/AidsPressão arterialVerificar cartão de vacina e atualizarOrientações sobre saúde do homem23/11/18 às 8h:Palestra no grupo de Hiperdia com ênfase na saúde do homem

Aviso24/11/18: 7h às 12hSerá oferecido testes rápido Dst/AidsVerificação de pres-são e glicemia capi-lar.Atendimento odon-tológico.

12 Quarta-feira 14 de Novembro de 2018 - Ed.: 3463 | Correio do Estado

CMYK

Vanessa BergamaschiVanessa Bergamaschi - [email protected] vanessabcolunista Coluna Vanessa Bergamaschi

Noite do BacalhauMariana e Mauro Ros-

soni Junior, Lorena e Re-nato Vieira Gomes, Ma-xiene e Christiano Forza de Araújo, Mirian Hante-questt, Brígida Rossoni e Yulo Moureli dividiram mesa super animada, na ultima sexta sexta-fei-ra (09), no restaurante de Adriana Malacarne e Waldemar Sousa, o Wal-dermarzinho. O menu teve a assinatura da chef Neth Salvador Caldara, que escolheu o bacalhau

para o prato principal da noite. A música foi co-mandada pela bela Tacia-na Gaigher.

Mais conhecimentoMichelle Sabaini Cal-

mon Manzoli passou o final de semana em Do-mingos Martins, onde aprimorou conhecimen-tos em mais um Wor-kshop de Negócios pro-movido pelo Sicoob. O evento foi realizado no auditório do Bristol Vista Azul, em Pedra Azul.

RevistaEmpreendedorismo

FAACZ As estudantes do 8º

período de Adminis-tração das Faculdades Integradas de Aracruz – FAACZ-, Ana Maria de Souza, Tamires Del Caro e Giovana Bosi lançaram, sob aplausos, a Revista Empreende-dorismo FAACZ, que é um Projeto Acadêmico e de Conclusão de Cur-so. O lançamento da pu-blicação aconteceu no Mezanino do Shopping Oriundi e contou com a presença de patrocina-dores, professores, ami-gos e familiares das alu-nas de Administração.

Festival de Turismo de Gramado

O secretário de Tu-rismo, Cultura e Lazer de Fundão, Gabriel Martini, participou do 30º Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que aconteceu no últi-mo final de semana no Serra Park, em Grama-do, no Rio Grande do Sul. O Festuris é uma importante feira de negócios turísticos e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.

Tour pela EuropaA empresária Car-

mem Rigoni deu uma pausa nas atividades para fazer um merecido tour pela Europa. Entre os países visitados es-tão Hungria, Áustria e Eslováquia.

O neurocirurgião Pedro Boechat foi um dos pales-trantes do IV Congresso Cardiovascular – Unesc e Hospital Maternidade São José, realizado na última sexta-feira (9) e sábado (10) na Arena North Star, em Colatina. O profissional falou, com propriedade, sobre trombectomia mecânica

Almoço entre amigosOlga Santos Rizzo,

Elisete Araújo, Arlete Molina e Alexandre Araújo almoçavam no último domingo (11)

no restaurante João de Barro, no bairro Três Barras. Também por lá, os queridos Marcos Prata e Alessandra Ber-tolani.

Niver O advogado Rodrigo Pa-

neto completou idade nova ontem e ganhou carinho es-pecial dos filhos, e, é claro, da amada Lila Dassie. Parabéns!

DIVULGAÇÃO