limpeza química: grupo serquÍmica realiza importante ... · laboradores envolvidos em cada etapa...

4
Limpeza Química: Grupo SERQUÍMICA realiza importante trabalho em usina localizada na região de Fernandópolis, SP Informavo SERQUÍMICA Sertãozinho - SP Distribuição Nacional Ano 13º Edição 28 Abril/Maio/Junho de 2014 Informações e soluções para o seu processo C om a proposta de levar um novo con- ceito em limpeza química para as usi- nas, o Grupo SERQUÍMICA vem realizando a limpeza, ácida e alcalina, em evaporado- res de caldo de uma usina localizada na re- gião de Fernandópolis, SP. Evandro Assis, Coordenador Técnico, e Weverton Costa, Engenheiro de Aplica- ções e Resultados do Grupo SERQUÍMICA, realizaram o trabalho em um conjunto de nove caixas de evaporação. Durante a rea- lização do trabalho, os colaboradores do Grupo contaram com o apoio do Gerente Industrial, Coordenadora de Processos, Lí- deres de Processos e Operadores da Usina. De acordo com Evandro e o corpo técnico da usina, o resultado foi muito sa- tisfatório. “O trabalho atendeu a usina ple- namente, pela qualidade da limpeza e pela ausência total de colaboradores no interior das caixas, atendendo a NR33”, ressalta. A parceria entre a SERQUÍMICA e esta usina já é de longa data e este tipo de trabalho é muito representativo. “Supe- rar a expectativa do cliente, divulgar nosso know-how e consolidar nossa Engenharia de Aplicações e Resultados é o que sempre buscamos”, entusiasma-se Evandro. EM TEMPO A SERQUÍMICA possui mais de 15 anos de experiência em Limpezas Quí- micas, tanto ácidas como alcalinas, no setor sucroenergético. Sua equipe de En- genharia de Aplicações e Resultados tem know-how para avaliar a necessidade de cada cliente e apresentar o melhor pro- cesso para a realização da limpeza de seus equipamentos. Este novo conceito em Limpeza Quí- mica da SERQUÍMICA utiliza o sistema RRI- TE (Removedor Rotativo de Incrustações em Tubos de Evaporação), já consagrado no mercado, facilitando a distribuição da solu- ção de produtos em fluxo descendente. Uma boa limpeza química de eva- poradores deve atender à NR33, preser- var os equipamentos quanto à corrosão, limpando de forma rápida e eficaz. O Grupo SERQUÍMICA oferece tudo isso com atendimento personalizado, custo baixo, profissionais preparados e a me- lhor solução química, garantindo o su- cesso da limpeza de evaporadores. 2º efeito, de 3.000m² - antes e depois 5º efeito, de 1.000m² - antes e depois Créditos: Arquivo SERQUÍMICA

Upload: doanh

Post on 02-Dec-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Limpeza Química: Grupo SERQUÍMICA realiza importante trabalho em usina

localizada na região de Fernandópolis, SP

Informativo SERQUÍMICASertãozinho - SP

Distribuição NacionalAno 13º Edição 28

Abril/Maio/Junho de 2014

Informações e soluções para o seu processo

Com a proposta de levar um novo con-ceito em limpeza química para as usi-

nas, o Grupo SERQUÍMICA vem realizando a limpeza, ácida e alcalina, em evaporado-res de caldo de uma usina localizada na re-gião de Fernandópolis, SP.

Evandro Assis, Coordenador Técnico, e Weverton Costa, Engenheiro de Aplica-ções e Resultados do Grupo SERQUÍMICA, realizaram o trabalho em um conjunto de nove caixas de evaporação. Durante a rea-lização do trabalho, os colaboradores do Grupo contaram com o apoio do Gerente Industrial, Coordenadora de Processos, Lí-deres de Processos e Operadores da Usina.

De acordo com Evandro e o corpo técnico da usina, o resultado foi muito sa-tisfatório. “O trabalho atendeu a usina ple-namente, pela qualidade da limpeza e pela ausência total de colaboradores no interior das caixas, atendendo a NR33”, ressalta.

A parceria entre a SERQUÍMICA e esta usina já é de longa data e este tipo de trabalho é muito representativo. “Supe-rar a expectativa do cliente, divulgar nosso know-how e consolidar nossa Engenharia de Aplicações e Resultados é o que sempre buscamos”, entusiasma-se Evandro.

Em tEmpo

A SERQUÍMICA possui mais de 15 anos de experiência em Limpezas Quí-micas, tanto ácidas como alcalinas, no setor sucroenergético. Sua equipe de En-genharia de Aplicações e Resultados tem know-how para avaliar a necessidade de cada cliente e apresentar o melhor pro-cesso para a realização da limpeza de seus equipamentos.

Este novo conceito em Limpeza Quí-mica da SERQUÍMICA utiliza o sistema RRI-TE (Removedor Rotativo de Incrustações em

Tubos de Evaporação), já consagrado no mercado, facilitando a distribuição da solu-ção de produtos em fluxo descendente.

Uma boa limpeza química de eva-poradores deve atender à NR33, preser-var os equipamentos quanto à corrosão,

limpando de forma rápida e eficaz. O Grupo SERQUÍMICA oferece tudo isso com atendimento personalizado, custo baixo, profissionais preparados e a me-lhor solução química, garantindo o su-cesso da limpeza de evaporadores.

2º efeito, de 3.000m² - antes e depois

5º efeito, de 1.000m² - antes e depois

Cré

dit

os: A

rqui

vo S

ERQ

UÍM

ICA

USINA DA REGIÃo DE FERNANDÓpoLIS, Sp

Coordenador Técnico do Grupo SERQUÍ-MICA, Evandro Assis ministrou, nos dias

3 e 4 de abril, treinamento a colaborado-res de uma importante usina localizada na região de Fernandópolis, SP. O assunto abordado no encontro foi “Segurança no Manuseio, Transporte e Armazenagem de Produtos Químicos, com ênfase em Limpe-za Química, utilizando Ácido Fórmico”.

Weverton Costa, da equipe de Enge-nharia de Aplicações e Resultados da SER-QUÍMICA, também esteve no treinamento, que contou com a participação de cerca de 20 colaboradores, divididos em três turmas.

De acordo com o Coordenador, o Grupo SERQUÍMICA tem credibilidade nesta usina pela seriedade dos serviços prestados. “Com o treinamento, temos a oportunida-de de levar a marca da SERQUÍMICA para dentro de um grande Grupo e consolidar ainda mais seu nome no setor sucroenergé-tico”, finaliza Evandro.

USINA ALto ALEGRE

Com o tema “Flotação de Xarope, Cuidados Operacionais e Aplicação de Insumos”, a SERQUÍMICA esteve, no dia 2 de abril, em Colorado, PR, ministran-do treinamento na Usina Alto Alegre, unidade Junqueira.

Evandro Assis levou seus conheci-mentos a dez colaboradores da Usina, sendo que dois já tinham participado de treinamentos como este. Para oito, o treinamento foi inédito. Além do Evan-dro, Anderson Manzano, da equipe de Engenharia de Aplicações e Resultados, também esteve no encontro.

A relação comercial da SERQUÍMICA com a Alto Alegre é muito boa. “Temos boa abertura na Usina e os gestores con-fiam em nossos produtos e serviços. Por isso, este treinamento representa mais uma oportunidade de divulgarmos nosso traba-lho de pós venda e fortalece nossa parceria com os clientes”, esclarece Evandro.

A unidade Junqueira foi fundada em 1978. Atualmente é responsável pela pro-dução de açúcar cristal branco, açúcar cris-tal VHP, açúcar refinado amorfo, álcool ani-dro carburante, álcool hidratado e energia elétrica. Esta unidade processa 3,5 milhões de toneladas de cana e gera cerca de 5.500 empregos diretos e 18.600 indiretos.

USINA DIANA

O Engenheiro de Aplicações e Re-sultados da SERQUÍMICA, Renan Santos,

esteve, no dia 28 de fevereiro, na Usina Diana para ministrar o treinamento “Ges-tão dos Insumos de Fermentação”.

O tema do treinamento foi sugerido pelo Coordenador de Destilaria e Laborató-rio da Usina, Paulo Gonzales, já que estão cada vez mais se preocupando com a qua-lidade, segurança e conhecimento dos co-laboradores envolvidos em cada etapa do processo de fabricação de açúcar e álcool.

Cerca de dez fermentadores e destiladores da Usina participaram do treinamento. Renan ficou surpreso e sa-tisfeito com o interesse dos participan-tes, que foi demonstrado pelo grande número de perguntas. “Saí com a sen-sação de dever cumprido, por ter con-seguido deixar os participantes interes-sados e ter conseguido adicionar novas ideias, reforçar coisas já conhecidas e também conhecer particularidades

da usina. Fui para ensinar, mas acabei aprendendo”, reforça.

O foco do treinamento foi, além da segurança e armazenamento dos produtos, a justificativa de utilização de cada um no processo fermentativo. “É importante mos-trar os pontos positivos e críticos de cada produto. Quem compra deve conhecer o produto e confiar no que está utilizando. E este treinamento reforça que o Grupo SERQUÍMICA não tem foco apenas na con-clusão da venda, mas sim em aprimorar o relacionamento com o cliente, conhecen-do-o melhor e buscando suas reais necessi-dades para que possa adaptar seu produto ao processo específico”, garante Renan.

Na Usina Diana, localizada em Ava-nhandava, SP, e fundada em 1981, a SER-QUÍMICA fornece insumos químicos há anos, incluindo controladores de espuma, dióxido de cloro e lubrificantes de massa.

www.serquimica.com.br2

Grupo SERQUÍMICA realizatreinamentos em três importantes usinas

Grupo SERQUÍMICA inicia implantação de novos procedimentos

para a sua política da qualidadeCom a ajuda da Consultora em Qua-

lidade Ana Maria Furtado, o Grupo SERQUÍMICA está implantando novos procedimentos que ajudarão a melhorar a gestão do sistema da qualidade. Para isso, Ana Maria esteve nos dias 12 e 13 de maio na empresa, conhecendo me-lhor o trabalho e realizando treinamento com os colaboradores.

Em breve serão utilizadas ferra-mentas para organizar e melhorar o tra-balho diário de todos os departamentos. “Como a Ana Maria já esteve aqui em outra ocasião como auditora, a convida-mos para nos auxiliar como consultora, melhorando nosso sistema de gestão da

qualidade”, explica Valéria Saccomani Manfrim, do departamento de Qualida-de do Grupo SERQUÍMICA.

Nos treinamentos, Ana Maria abordou o que é qualidade, como as áreas estão se expandindo neste quesito, os componentes da qualidade, que são desempenho, característica, confiabili-dade, conformidade, durabilidade, aten-dimento, estética e qualidade percebida. Falou também sobre controle do proces-so, inspeção, controle das não conformi-dades, entre outros assuntos.

Nos dias 2 e 3 de junho, Ana Maria estará novamente no Grupo SERQUÍMI-CA dando continuidade no trabalho.

Cré

dit

o: A

rqui

vo S

ERQ

UÍM

ICA

Com a excelente aceitação do ARLA 32 no mercado, a SERQUÍMICA está con-

tando agora com representantes regionais para acelerar ainda mais as vendas do pro-duto. Assim, o ARLA 32 da SERQUÍMICA está chegando a Mato Grosso, Mato Gros-so do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Fede-ral, Pará, Maranhão, Amapá e Minas Ge-rais, além da comercialização interna, que atende o Estado de São Paulo.

Os três representantes vieram para impulsionar o produto no mercado. Para Maurício José de Almeida, que atende o MT e MS, tem sido bom trabalhar com a SERQUÍMICA pelo suporte que a empresa dá ao revendedor e ao cliente.

De acordo com Fernando César Pereira Prado, que atende Minas Gerais e trabalha com representação há 28 anos, a receptividade do ARLA 32 tem sido exce-lente. “Mesmo trabalhando há pouco tem-po com o produto, estou gostando muito da parceria com a SERQUÍMICA”, reforça.

Dando continuidade à proposta de aperfeiçoar ainda mais o trabalho de-

senvolvido pela equipe Comercial, o Gru-po SEQUÍMICA realizou, nos dias 15 e 16 de maio, importantes treinamentos.

No dia 15, Evandro Assis, Coor-denador Técnico do Grupo, reuniu os Engenheiros de Aplicações e Resultados para uma reciclagem profissional sobre Limpeza Química, inclusive apresentan-do dados reais de um trabalho realizado recentemente em uma usina da região de Fernandópolis, SP.

Já no dia 16, Marcelo Baratella, do Laboratório de Vendas, reuniu a equipe comercial, tanto da SERQUÍMICA como da LIDERQUÍMICA, para dar continuidade ao treinamento de vendas realizado em fevereiro. Neste encontro, negociação e objeção foram os assuntos abordados.

De acordo com José Tadeu Sebas-tião, Diretor do Grupo, esses tipos de encontro serão constantes durante este ano. “Confiamos no trabalho da nossa equipe, mas acreditamos que reciclagens

Segundo Jayme Malheiros, que atende GO, TO, DF, PA, MA e AP, a re-ceptividade do ARLA 32 também tem sido muito boa. “Estou confiante nesta parce-ria com a SERQUÍMICA, pois tenho muitos clientes potenciais e que sempre me pedi-ram um ARLA 32 de qualidade e com pre-ços competitivos”, esclarece Malheiros.

Em tEmpo

Com a surpreendente venda de ARLA 32 por todo o Brasil, o Grupo SER-QUÍMICA está investindo cada vez mais na produção do produto. Depois de comprar novos equipamentos para a produção e envase, a empresa está agora ampliando o barracão para estocar matérias-primas.

Uma boa estrutura para a realização do trabalho é fundamental para manter a qualidade do produto. “O Grupo SERQUÍ-MICA está satisfeito com a aceitação do ARLA 32 no mercado. Ampliando o barra-

profissionais abrem a visão, trazendo óti-mos resultados para todos”, finaliza.

NUtRIENtE pARA FERmENtAÇÃo

Nesta mesma linha de aperfeiçoa-mento, o Grupo SERQUÍMICA também ofereceu, no dia 25 de março, um trei-namento sobre “Nutriente para Fermen-

cão de estocagem, a empresa conseguirá controlar melhor sua produção”, explica José Tadeu Sebastião, Diretor do Grupo.

A SERQUÍMICA produz o ARLA 32 desde o segundo semestre do ano passa-do, seguindo todas as políticas de qualida-de necessárias, e, inclusive, já possui certifi-cação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O ARLA 32 é utilizado em cami-nhões e ônibus fabricados a partir de 2012, atendendo ao PROCONVE 7 (Pro-grama de Controle de Emissões Veicula-res), instituído pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), com o obje-tivo de reduzir a emissão de gases tóxicos provenientes da queima do diesel.

Com a utilização do produto ocor-re, no catalisador, uma reação química que transforma o óxido de nitrogênio em gás e vapor d’água, sendo, com isso, pos-sível diminuir em até 98% a emissão de partículas de gases tóxicos no ar.

tação” para a equipe de Engenharia de Aplicações e Resultados.

Ministrado por Evandro, o foco do treinamento foi a aplicação de nu-trientes e sua importância para a fer-mentação, abordando as dosagens ideais, formas de aplicação e controles do processo durante a multiplicação do levedo.

www.liderquimica.com.br 3

ARLA 32 da SERQUÍMICA está conquistando o mercado brasileiro

Equipe Comercial da SERQUÍMICApassa por reciclagem profi ssional

Representantes levam o produto para diferentes regiões do país

Cré

dit

o: A

rqui

vo S

ERQ

UÍM

ICA

www.serquimica.com.br www.liderquimica.com.br4

SERNotÍCIAS é uma publicação da SERQUÍmICA, direcionado aos clientes, colaboradores e fornecedores. Coordenação Geral: José tadeu SebastiãoDepto. de marketing: Flavia A. França e Letícia S. Sebastião Jornalista Resp., Editora e Redatora: Flavia Araújo França – mtB 44.367

Diagramação e projeto Gráfico: Jefferson orlandi. para receber o SERNotÍCIAS entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Expediente

o Grupo SERQUÍMICA realizou, de 24 a 28 de março, a 5ª SIPAT (Semana In-

terna de Prevenção de Acidentes do Tra-balho). A abertura da Semana, que reuniu colaboradores da SERQUÍMICA e LIDER-QUÍMICA, ficou com a apresentação de uma peça teatral sobre qualidade de vida, organizada pelo Centro Universitário Mou-ra Lacerda, de Ribeirão Preto.

O pessoal do Lacerda organizou também um quiz de perguntas e respostas sobre “Segurança do Trabalho” e, ao final, sorteou entre os participantes convites para cinema. O ganhador foi Tiago Luiz Fernan-des, Auxiliar de Produção da SERQUÍMICA.

Outros assuntos abordados na Sema-na foram 5S, apresentado por Luiz Eduardo Fernandes da Silva, Engenheiro de Aplicações e Resultados da SERQUÍMICA, e DST/AIDS, apresentado por Marcos Pereira, Técnico em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Se-gurança do Trabalho, da empresa Phoenix.

No último dia do evento foi rea-lizado mais um quiz. Valéria Saccomani

Líder de Produção do Grupo SERQUÍ-MICA, Alex Tiago Inocêncio de Souza

recebeu o Prêmio Lavoisier de Química. O colaborador foi premiado por ter sido considerado o melhor aluno do curso Téc-nico de Química de 2010/2011 da Facul-dade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida, Sertãozinho, SP.

Alex foi premiado com uma me-dalha e um diploma de honra ao mérito.

Como todos os anos, o Grupo SER-QUÍMICA homenageou, no dia 7

de março, suas colaboradoras pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8.

Manfrim, do Departamento de Qualida-de do Grupo SERQUÍMICA, fez perguntas aos participantes sobre a ISO 9001.

O encerramento do evento, além da confraternização, contou com a dis-tribuição de mais brindes. Todos os co-laboradores ganharam uma sacochila de lembrança e foi revelado o ganhador do concurso “Frase ilustrada sobre Seguran-ça do Trabalho”. O ganhador, de uma

“Esta premiação me motiva a continuar estudando. Gosto muito de química, por isso, pretendo fazer Engenharia ou Tecnó-logo muito em breve”, entusiasma-se.

O Prêmio Lavoisier foi criado pelo CRQ-IV (Conselho Regional de Química – IV Região) para reconhecer e ressaltar a de-dicação dos melhores alunos dos cursos de nível médio e superior da área de química ministrados no Estado de São Paulo.

camisa para torcer pelo Brasil, foi Alex Alves Ferreira, Auxiliar de Mecânica.

O Diretor do Grupo SERQUÍMICA, José Tadeu Sebastião, ficou satisfeito com o envolvimento dos colaboradores na SIPAT. “Chegamos à 5ª SIPAT e isso muito nos or-gulha. É bom saber que os colaboradores es-tão cada dia mais envolvidos e interessados em segurança, usando EPI’s corretamente e evitando acidentes”, finaliza o Diretor.

Teatro sobre Qualidade de Vidaabre 5ª SIPAT do Grupo SERQUÍMICA

Colaborador da SERQUÍMICA recebe Prêmio Lavoisier

Grupo SERQUÍMICA presenteia colaboradoras no Dia Internacional da Mulher

Cré

dit

os: A

rqui

vo S

ERQ

UÍM

ICA

Cré

dit

o: A

rqui

vo S

ERQ

UÍM

ICA

Neste ano, cada colaboradora foi presenteada com um item de maquiagem. “Realizamos ações anuais para os colabo-radores e o Dia Internacional da Mulher nunca fica de fora por ser uma data muito

especial. As mulheres somam muito no trabalho diário da empresa e, por isso, o Grupo SERQUÍMICA rende suas home-nagens”, ressalta José Tadeu Sebastião, Diretor do Grupo.