ano 18, nº 810 embrapa clima temperado 21/12 a 31/12/2012 ... · laboradores e visitantes para um...

4
Ano 18, nº 810 Reunião faz balanço de atividades Embrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012 Lançamento de sete cultivares e modelo de gestão são os destaques de 2012 O chefe-geral Clenio Pillon realizou o Balanço de 2012, no seu primeiro ano de gestão, con- gregando os empregados, no úl- timo dia 14. “A Embrapa é muito maior que todos nós”, destacou ao se referir ao compromisso e a importância da Empresa. Fez um relato da última Reunião de Chefes em Brasília, tendo os arranjos inovadores e integradores de P&D como uma das metas de 2013. “Esta é uma leitura imperiosa para a Pesqui- sa, pois precisamos mobilizar as equipes aos projetos ajustados e com continuidade”, comentou. Exaltou as conquistas em 2012, como a descentralização do G6, com reuniões nas bases físicas, e a instalação do CAI, que trouxe qualificação à equipe. “A UD mais uma vez, é modelo em gestão para demais UDs”, falou. Durante a reunião, foi assinada a ordem de serviço de instalação do Comitê e a apresentação de seus membros. Paulo Lanzetta Segundo Pillon, a UD arti- culou-se mais internacionalmente neste ano. Foram dedicados 157 dias à troca de experiências e con- vênios em 13 países dos diferentes continentes. Da mesma forma as relações institucionais, com as- sentos nas Câmaras Setoriais do Mapa (arroz, frutas, citros e leite), nos CAEs de cinco outras UDs e na Comissão Nacional de Agro- ecologia e Agricultura Orgânica. Muitos números preenche- ram os relatórios de eventos. Fo- ram 54 eventos, com 2.244 par- ticipantes e 46 dias de campo, com 2.392 participantes, ou seja, a cada três dias, aconteceu um evento. A UD promoveu dias de campo institucionais, realizando um de Grãos, com 365 pessoas e um de Leite, com 485 pessoas na ETB, e ainda, o de Agroecologia, com 300 participantes, na EEC. A formalização de alianças estratégicas regionais e a participa- ção no Programa Estadual de For- talecimento das Cadeias ao envol- ver 22 municípios do Corede Sul, com 13 indústrias de conservas e 48 cooperativas foram lembradas. As articulações renderam oito assinaturas de contratos e convê- nios, e mais seis encaminhamen- tos, a serem efetivados em 2013. Lançamentos A sociedade teve acesso às abóboras BRS Portuguesa e BRS Linda, voltadas a culinária e a de- coração de ambientes; os pêsse- gos, BRS Regalo e BRS Fascínio, de mesa, polpa branca, doces e de bai- xa acidez; a tangerina BRS Rainha, tardia de qualidade, doce e fácil de descascar e também a batata BR- SIPRL Bel, para o processamento da indústria em palha e chips, em parceria com o Iapar. Outra con- tribuição foi a BRS Resteveiro, le- guminosa de inverno para forma- ção de pastagens em terras baixas e a indicação de nove cultivares de cana-de-açúcar para o Sul do país.

Upload: hoangthien

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 18, nº 810 Embrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012 ... · laboradores e visitantes para um momento de integração e reflexão. ... va de professoras aposentadas. O grupo

Ano 18, nº 810

Reunião faz balanço de atividadesEmbrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012

Lançamento de sete cultivares e modelo de gestão são os destaques de 2012

O chefe-geral Clenio Pillon realizou o Balanço de 2012, no seu primeiro ano de gestão, con-gregando os empregados, no úl-timo dia 14. “A Embrapa é muito maior que todos nós”, destacou ao se referir ao compromisso e a importância da Empresa.

Fez um relato da última Reunião de Chefes em Brasília, tendo os arranjos inovadores e integradores de P&D como uma das metas de 2013. “Esta é uma leitura imperiosa para a Pesqui-sa, pois precisamos mobilizar as equipes aos projetos ajustados e com continuidade”, comentou.

Exaltou as conquistas em 2012, como a descentralização do G6, com reuniões nas bases físicas, e a instalação do CAI, que trouxe qualificação à equipe. “A UD mais uma vez, é modelo em gestão para demais UDs”, falou. Durante a reunião, foi assinada a ordem de serviço de instalação do Comitê e a apresentação de seus membros.

Pau

lo L

anze

tta

Segundo Pillon, a UD arti-culou-se mais internacionalmente neste ano. Foram dedicados 157 dias à troca de experiências e con-vênios em 13 países dos diferentes continentes. Da mesma forma as relações institucionais, com as-sentos nas Câmaras Setoriais do Mapa (arroz, frutas, citros e leite), nos CAEs de cinco outras UDs e na Comissão Nacional de Agro-ecologia e Agricultura Orgânica.

Muitos números preenche-ram os relatórios de eventos. Fo-ram 54 eventos, com 2.244 par-ticipantes e 46 dias de campo, com 2.392 participantes, ou seja, a cada três dias, aconteceu um evento. A UD promoveu dias de campo institucionais, realizando um de Grãos, com 365 pessoas e um de Leite, com 485 pessoas na ETB, e ainda, o de Agroecologia, com 300 participantes, na EEC.

A formalização de alianças estratégicas regionais e a participa-ção no Programa Estadual de For-

talecimento das Cadeias ao envol-ver 22 municípios do Corede Sul, com 13 indústrias de conservas e 48 cooperativas foram lembradas. As articulações renderam oito assinaturas de contratos e convê-nios, e mais seis encaminhamen-tos, a serem efetivados em 2013.

Lançamentos

A sociedade teve acesso às abóboras BRS Portuguesa e BRS Linda, voltadas a culinária e a de-coração de ambientes; os pêsse-gos, BRS Regalo e BRS Fascínio, de mesa, polpa branca, doces e de bai-xa acidez; a tangerina BRS Rainha, tardia de qualidade, doce e fácil de descascar e também a batata BR-SIPRL Bel, para o processamento da indústria em palha e chips, em parceria com o Iapar. Outra con-tribuição foi a BRS Resteveiro, le-guminosa de inverno para forma-ção de pastagens em terras baixas e a indicação de nove cultivares de cana-de-açúcar para o Sul do país.

Page 2: Ano 18, nº 810 Embrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012 ... · laboradores e visitantes para um momento de integração e reflexão. ... va de professoras aposentadas. O grupo

Linha Aberta nº 810, de 21/12 a 31/12/2012

2

O Núcleo de Relações Inter-nacionais (NRI) é composto por seis membros. São eles: Adilson Luis Bamberg, Anna Thais Go-

Pau

lo L

anze

tta

Gestão à Vista

mes Marconi Dias, Carlos Reisser Junior, Caroline Marques Castro, José Ernani Schwengber e Luís Eduardo Antunes (coordenador).

Conheça o NRI

- promover ações e estratégias de cooperação, bem como apoiar a chefia geral na implementação e no monitoramento de projetos de cooperação;- apoiar a gestão na priorização de missões internacionais da UD com vista à cooperação técnica;- estimular e auxiliar a equipe técnica para prospecção de opor-tunidades técnico-científicas no

exterior, através de missões in-ternacionais e outras estratégi-cas;- estimular a equipe técnica para formalização de parcerias inter-nacionais;- auxiliar pesquisadores da UD na articulação e elaboração de Memorando de Entendimento - MEN e Projeto de Cooperação Técnica - PCT.

Atribuições do NRI

Caros Empregados e

Este ano foi de muito trabalho, como sempre. Muito antes de ser cansativo, foi gratificante. O orgulho que temos de ser “Embrapiano”; a felicidade de vir e por muitas vezes também sorrir; a alegria das conquistas - afinal não é todo dia que se disponibilizam sete cultivares, sem citar outras tantas tecno-logias que geramos - simbo-lizam os compromissos que assumimos com a sociedade. Certamente não seria possí-vel tamanho destaque sem a inspiração, a transpiração e o comprometimento de todos. Temos um quadro de colabo-radores altamente qualificado; parcerias estratégicas e, graças ao nosso zelo, um excelente ambiente de trabalho; precisa-remos cada vez mais dialogar, inclusive com os, até então, não-públicos; estamos cons-truindo espaços de participa-ção das pessoas e (re)criando culturas e saberes...Porém, isso não será suficiente. A Embrapa completará 40 anos em 2013. Os tempos são e serão outros. À Agricultura serão creditados novos papéis. Produzir alimen-tos, fibras, energia, serviços ambientais, bem estar huma-no e animal a partir do uso sustentável do solo, da água e da biodiversidade são desafios emergentes. Será preciso ino-var; gerar avanços de conhe-cimentos e ofertar soluções e serviços inteligentes. Depen-de de cada um de nós. Mãos e Mentes a Obra! Um Feliz Natal e um grande 2013 a todos.

Colaboradores

Palavra do Chefe

Clenio PillonChefe Geral

O pesquisador José Francisco Martins esteve em Brasí-lia no dia 04/12 para participar do programa Dia de Cam-po na TV. O assunto foi o manejo integrado do gorgulho aquático, praga tradicional na cultura do arroz irrigado. A entrevista, exibida no último dia 21/12, está disponível no canal da Embrapa no YouTube: www.youtube.com/VideotecaEmbrapa

Dia de Campo na TV

De cara novaAs Casas de Vegetação da Sede estão passando por reformas. Segundo o Gestor dos Campos Experimentais, Janni Haerter, além da limpeza e troca de vi-dros, estão sendo substituídos os sombrites, as telas anti granizo, assim como o sistema de refri-geração. “Possivelmente a ação será estendida à ETB e à EEC”.

Pau

lo L

anze

tta

Page 3: Ano 18, nº 810 Embrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012 ... · laboradores e visitantes para um momento de integração e reflexão. ... va de professoras aposentadas. O grupo

Linha Aberta nº 810, de 21/12 a 31/12/2012

Giro pela Unidade

3

Com o objetivo de apresentar os resultados da pes-quisa Avaliação de Sistemas de Produção de Batata Or-gânica, do analista Lírio Reichert e as novas cultiva-res de batata BRS Clara e BRSIPRL Bel, lançadas pela UD e o Iapar, foi realizada a Reunião Técnica da Ba-tata, na sede da Cresol, em São Lourenço do Sul/RS. A Agroindústria Dib’s - Prolazer de Pelotas apresen-tou sua experiência. “É uma oportunidade de aproxi-mar o mercado com as áreas de produção”, falou Lírio.

O pesquisador Ariano Magalhães Junior palestrou no 5º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Arroz, re-alizado no auditório da Faem. Além da palestra inti-tulada: Novidades da Pesquisa e Qualidade do Arroz, a participação da UD se deu através de estande, atendi-do pelos assistentes Antônio Monassa e Carmem Pau-letto, onde amostras das cultivares BRS Sinuelo e BRS Pampa foram expostas. A edição do evento marcou o final das comemorações dos 200 anos de Pelotas.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a UD realizaram uma reunião em Cerro Largo/RS para for-malização de um Programa de Residência Agrária. “A UD já está apta, assim como outras Unidades, a receber estagiários da UFFS e será uma contribuição importante que podemos dar a estes jovens”, afirmou o chefe-geral Clenio Pillon. Foram incluídas na discussão a realiza-ção do diagnóstico e ordenamento territorial da Fruti-cultura e ações de formação de multiplicadores e de TT.

Criar novas alternativas ao tabaco foi foco do Curso de Processamento de Alimentos na EEC. A qualidade do produto e os princípios tecnológicos foram apresenta-dos para agricultores do centro do Estado. “Mesmo no processo artesanal ou caseiro pode-se usar a tecnologia, reduzir custos, energia e obter um produto de qualida-de” , disse a pesquisadora Ana Krolow. A agricultora de Candelária/RS, Neli Gewehr vê uma opção de conhe-cimento do que já vem sendo trabalhado pelo grupo.

Laco

Afo

nso

Car

mem

Pau

lett

oLi

rio

Rei

cher

t

19/12 - Reunião Técnica Batata

18/12 - Processamento de alimentos

12 a 14/12 - Qualidade do arroz

11/12 - Programa de Residência Agrária

Div

ulga

ção

Page 4: Ano 18, nº 810 Embrapa Clima Temperado 21/12 a 31/12/2012 ... · laboradores e visitantes para um momento de integração e reflexão. ... va de professoras aposentadas. O grupo

Linha Aberta nº 810, de 21/12 a 31/12/2012

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS) Diagramação: Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Francisco Lima (13696RS) e Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

22/12 - Daniel Lopes de Lima

22/12 - Mara Lucia Longo

24/12 - Gilmar dos Santos

27/12 - Newton Alex Mayer

28/12 - Selmar da Silveira

29/12 - José Alberto Petrini

29/12 - José Luiz Aires

31/12 - Adalberto Koiti Miura

ETB

Aniversários

Celebração Festiva da Vida 2012

Como já ocorre há sete anos consecutivos, no último dia 18, foi realizada a ação de natal da ETB. A Celebração Festiva da Vida, que teve como tema O Pão nosso de cada dia, reuniu empregados, co-laboradores e visitantes para um momento de integração e reflexão.

Foram doadas 40 cestas para Ceia de Natal às famílias carentes do bairro Jardim América, além de roupas, calçados e brinquedos ar-recadados ao longo do ano às Irmãs Franciscanas. Após o culto ecu-mênico, foi realizada uma confra-ternização entre os participantes.

Car

mem

Pau

lett

o

Livros didáticos e infantisA ETB está engajada numa campanha de doação de livros didáti-cos ou de literatura infantil a partir do resultado de uma iniciati-va de professoras aposentadas. O grupo realizou aulas de reforço para alunos carentes e com dificuldades de aprendizagem. Todos os 38 estudantes atendidos em 2012 passaram de ano. Então, se você tiver livros usados de seus filhos do colégio, ou livros de es-tórias, podem repassá-los para esta ação. Favor, entrar em conta-to com Jussara Zanolla ou Andréa Mittelmann, (053) 3275-8410.

Gregory Simões, Jean Pierre Azevedo, Jeferson de Souza e Marcelo Farias, colaboradores do Instituto de Menores, receberam cestas de Natal como for-ma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na UD. A ação promovida pelo SGP é realizada pelo 5º ano consecutivo. “Quando vi as coisas ja-mais imaginei que fossem pra nós, foi uma sur-presa receber esse presente”, comentou Jeferson, há cinco meses no apoio administrativo da Sede.

Pau

lo L

anze

tta Reconhecimento

Casais recebem benção especial pelos 30 anos de casamento

Car

mem

Pau

lett

o