lição 8 - missões transculturais. eles sentiram-se indignos de receber a benção de jesus;...

6
Lição 8 - Lição 8 - Missões Missões Transculturais Transculturais

Upload: agustina-abreu-pacheco

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa

Lição 8 - Lição 8 - Missões TransculturaisMissões Transculturais

Page 2: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa

Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa de Jesus; demonstraram muita FÉ e CORAGEM para enfrentar o preconceito étnico e religioso dos Judeus.

Eles tiveram NECESSIDADES que só Jesus pôde suprir. Eles sentiram GRATIDÃO pelas preces respondidas. Muitos dos estrangeiros que tiveram contato com Jesus possuíram as mesmas qualificações dos heróis da fé de Hebreus 11.

Os estrangeiros mencionados na lição não apreciavam a cultura nem a religião judaica, muito menos Jesus; todavia, foram até Ele a fim de terem suas necessidades supridas. Na hora da necessidade, todos rompem barreiras em busca de ajuda.

01. Quais foram as qualidades dos "estrangeiros bíblicos" 01. Quais foram as qualidades dos "estrangeiros bíblicos" salientadas na lição desta semana? Que aplicações salientadas na lição desta semana? Que aplicações podemos tirar para nossa experiência cristã hoje?podemos tirar para nossa experiência cristã hoje?

Page 3: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa

O cristianismo é uma religião facilmente aceita entre pessoas de outras culturas porque prega o amor, a paz, o perdão e o respeito entre os homens. Os povos possuem carência espiritual que só as doutrinas da Igreja cristã podem oferecer.

A busca dos gregos por Jesus nos ajuda a compreender o sincero clamor das pessoas, em toda parte, por salvação, esperança e respostas que só podem ser encontradas em Jesus. Temos a incumbência de apresentar-lhes Jesus.

Há, entre os islâmicos, budistas, hinduístas, xintoístas, e tantas religiões não cristãs, aqueles que têm interesse em conhecer Jesus e estão dispostos a transpor barreiras étnicas e culturais para conhecê-LO e aceitá-LO como Salvador.

02. A religião grega dispunha de muitas divindades. 02. A religião grega dispunha de muitas divindades. Todavia, alguns gregos transpuseram barreiras judaicas Todavia, alguns gregos transpuseram barreiras judaicas para ver Jesus. O que a Igreja pode aprender com isso?para ver Jesus. O que a Igreja pode aprender com isso?

Page 4: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa

Não. Hoje a Igreja cristã está madura e tem quebrado as barreiras do preconceito étnico e religioso que a impedem de chegar até os povos ao redor do mundo. Ela utiliza a mídia e os meios de comunicação para pregar aos estrangeiros.

Sim. Infelizmente, há em nossas igrejas membros com preconceito religioso, étnico, linguístico, econômico, acadêmico, ou cultural. Há também preconceito com obesos, magros, feios, doentes, deficientes, pedintes, drogados, ex-presidiários, etc.

Sim. Há em nossas igrejas certo medo e desânimo provenientes da ordem de Jesus de ir e pregar em países onde o cristianismo seja proibido. Pode-se notar poucos membros capacitados pelo Espírito Santo que queiram trabalhar com estrangeiros.

03. Na lição desta semana se falou muito sobre o 03. Na lição desta semana se falou muito sobre o preconceito étnico e religioso dos judeus para com os preconceito étnico e religioso dos judeus para com os estrangeiros. Temos os mesmos preconceitos hoje?estrangeiros. Temos os mesmos preconceitos hoje?

Page 5: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa

No Pentecostes, o Espírito Santo capacitou os cristãos a falarem novas línguas e pregarem às 15 nações ali representadas (At 2:5-12); Então, 31 anos depois do Pentecostes, o evangelho já havia sido "pregado a toda criatura debaixo do céu" (Cl 1:23).

"O Cristianismo possui cerca de 2,3 bilhões de adeptos. Ou seja, uma em cada três pessoas no mundo são cristãs" (Wikipedia). "O cristianismo é a religião mais espalhada pelo mundo, e torna-se hoje a mais globalizada" (Pew Research Center).

Em Apocalipse 7:9, o apóstolo João apresenta um quadro comovente do resultado positivo da Missão Transcultural: ele relata a grande multidão de salvos de todas as nações, povos, tribos e línguas diante do trono glorificando a Deus e o Cordeiro.

04. Existem evidências de que a Missão Transcultural 04. Existem evidências de que a Missão Transcultural teve início glorioso e alcançará o objetivo que Deus teve início glorioso e alcançará o objetivo que Deus

estabeleceu para ela?estabeleceu para ela?

Page 6: Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa