lição 12 testemunha de jeová - 2º quadrimestre 2012 - ebd - religiões e religiosidade -...

13
http://ebdplenitudedafe.blogspot. com/ Pb. Sergio Roberto Religiões Religiosidade scola Bíblica Dominical & Lição bíblica nº 12 Testemunha de Jeová

Upload: sergio-silva

Post on 29-Jun-2015

9.906 views

Category:

Education


15 download

TRANSCRIPT

http://ebdplenitudedafe.blogspot.com/Pb. Sergio Roberto

Religiões Religiosidade

Escola Bíblica Dominical &

Lição bíblica nº 12Testemunha de Jeová

Texto devocional“Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (2 João 1:7-11).

Versículo-chave“Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (1Jo 2.23).

Texto básico: 1João 2.18-26

Lição 12 – testemunhas de jeová

Provavelmente seguidores das Testemunhas de Jeová (TJ) já bateram à sua porta. Outra probabilidade é que você conheça alguma pessoa que estava engatinhando no evangelho e as TJ conseguiram desvia-la do Caminho. Face ao grande mal que seus ensinamentos podem causar na vida do crente, estudá-las é urgente.

Introdução

Lição 12 – testemunhas de jeová

I – ORIGENSCharles Taze Russel, nasceu em lar presbiteriano, tornou-se Adventista por algum tempo e posteriormente fundou o Russelismo. O segundo líder, Joseph F. Rutherford os renomeou como Testemunhas de Jeová.

Russel profetizou que Cristo retornaria no ano de 1914, adiando depois para 1918, 1925, 1941 e 1975.

Lição 12 – testemunhas de jeová

Uma das doutrinas mais curiosas dos Testemunhas de Jeová afirma que a vinda de Cristo que todos os cristãos aguardam já ocorreu em 1914; porém, de forma invisível.

Eles afirmam que Cristo retornou, porém, de forma invisível e, por isso, ninguém consegue vê-lo; Ele se encontraria agora reinando sobre a terra.

https://tx.proxfree.com/permalink.php?url=yx%2BhnYCyg4s24iThgBXg7eD%2BgixM%2BhdmOP7qE3TZgUOTrvO0ljtFSBBSl%2F1kkh5rYRC3Fv6v86gnl7ULiVXp%2Bg%3D%3D&bit=1

II – LITERATURA

João 1.1RC “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.TNM “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus e a Palavra era [um] deus”.

Lição 12 – testemunhas de jeová

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não é uma tradução das línguas originais, mas uma adaptação de uma versão em inglês. Os textos da TNM foram reescritos, distorcendo diversas doutrinas essenciais do cristianismo, a fim de apoiar as argumentações publicadas por Russel em seus Estudos das Escrituras.

Salmo 83.18

II – LITERATURA

1. Tradução do Novo Mundo das Escrituras SagradasTrata-se da Bíblia de edição particular das Testemunhas de Jeová.2. Estudo das EscriturasEssa obra de seis volumes escritos por Russel é a base de suas doutrinas. Ele afirmou que não seria errado chamar esses seis volumes de “Bíblia em forma ordenada”.3. A SentinelaEsse periódico tem a tiragem quinzenal de 15 milhões de exemplares, em 111 línguas.4. DespertaiOutro periódico da seita, que possui uma tiragem quinzenal de 13 milhões de exemplares.

Lição 12 – testemunhas de jeová

III – CRENÇAS

Lição 12 – testemunhas de jeová

1. Rejeição da doutrina da TrindadeAs TJ combatem ferozmente a doutrina da Trindade. Negam a divindade de Jesus e negam também a divindade e a pessoalidade do Espírito Santo.Afirmam que não pode haver trindade porque tal palavra não se encontra na Bíblia. E, por outras religiões antigas representarem seus deuses pagãos por meio figuras de trindade.

Base bíblica para trindade: Gn 1.1, 26; 3.22; 11.7; Êx 20.2; Jó 33.4; Mt 3.16-17; 28.19; Jo 1.3; 20.28; At 5.3-4; 1Co 12.4-6; 2Co 13.13; 1 Pe 1.2; Jd 20-21; Ap 1.4-5;

Trindade: “Há um Deus e Pai, um Senhor, Jesus Cristo, e um Espírito Santo, três ‘pessoas’ . . . que são as mesmas ou uma na sua essência . . . ; as três são igualmente Deus, possuindo as mesmas qualidades inerentes, mas pessoas realmente distintas, conhecidas por suas características pessoais.” Revista The Living Pulpit, 1999

III – CRENÇAS

Lição 12 – testemunhas de jeová

2. Rejeição da divindade de JesusAs TJ negam explicitamente a divindade de Jesus Cristo. No conjunto de seus falsos ensinos, contrariamente a tudo o que as Escrituras claramente revelam, eles concluem que Jesus: a) não é Deus; b) foi simplesmente uma pessoa espiritual; c) não é Todo-Poderoso; d) foi criado pelo Pai; e) não é o Autor da Criação; f) não tem poder para expiar pecados. Outro absurdo é que os TJ creem que Jesus, na sua existência pré-humana, era o Arcanjo Miguel.

Esses falsos ensinamentos tem como principal fonte uma heresia conhecida como arianismo (Ário) do século 3º/4º, que negava a divindade de Cristo e a Trindade.

Pregação de Valdemiro: “A primeira obra dele (Deus) foi Jesus Cristo, não a partir de Maria que foi obra do Espírito Santo para ser feito carne. Antes ele já existia...”. Ário, quem afirmava que Jesus fora criado por Deus. “Arianismo, então, é a crença de que Jesus era um ser criado com atributos divinos, mas não era divindade em si mesmo.

III – CRENÇAS

Lição 12 – testemunhas de jeová

3. Rejeição da divindade e pessoalidade do Espírito SantoQuanto ao Espírito Santo, as Testemunhas de Jeová negam Sua divindade e pessoalidade. Para eles a terceira pessoa da trindade não é nem Deus, nem uma pessoa, apenas uma força ativa, um poder ou influência divina, não possuindo vontade própria, muito menos personalidade.

As Escrituras Sagradas, em contrapartida, dizem que o Espírito Santo fala (At 8.29; 13.2), intercede ((Rm 8.26-27), fica triste (Ef 4.30), dá ordens ((At 16.6-7; 13.2), tem vontade própria (1Co 12.11), ama ((Rm 15.30), convida (Ap 22.17), pode ser resistido (At 7.51), ensina (Jo 14.26), guia (Rm 8.14), testifica (Rm 8.16; Jo 15.26) e convence (Jo 16.7-8). A Bíblia ainda fala a respeito do Espírito Santo como Deus (At 5.3-4). Ele possui os atributos da divindade: onipresença (Sl 139.7); onipotência (Rm 15.19); onisciência (1Co 2.10); eternidade (Hb 9.14).

Portanto, o Espírito Santo é uma pessoa divina, não uma força ou poder.

PROIBIÇÕES (TJ)Lição 12 – testemunhas de jeová

https://newspressrelease.wordpress.com/2011/07/13/quando-michael-jackson-foi-uma-testemunha-de-jeova/

1. As mulheres não devem usar calças. Os homens nem bigode, nem barba, nem cabelo comprido.2. Não se deve casar com quem não seja Testemunha de Jeová, nem se pode romper um compromisso matrimonial.3. Não se deve celebrar o Natal nem o aniversário de Bodas.4. Não se pode brindar levantando copos.5. Não se pode ser esportistas porque cria nacionalismo.6. Não se pode participar de loterias ou jogos por dinheiro.7. Não participar nem apoiar as Olimpíadas porque são adoração pagã.8. Não se devem celebrar aniversários.9. Não se deve dar esmola aos mendigos.10. Não se deve jogar xadrez.11. Não se deve deixar fazer transfusões de sangue nem soro, antes deixar-se morrer.12. É obrigatório ensinar a Bíblia aos filhos, mesmo que eles não queiram.13. É obrigatória a assistência as reuniões dos Testemunhas, sob pena de ser castigado.14. Há que batizar-se como testemunha, de outra forma não há a possibilidade de salvação.15. Há que pregar sempre, ainda que esteja cansado ou sem vontade.16. Há que assistir a todas as assembleias.17. Não se pode servir em nenhum exército.

ConclusãoCaso seja confrontado por Testemunhas de Jeová:1. Não discuta acerca da crença deles.2. Fale com autoridade e segurança a respeito de sua fé em Jesus.3. Fale do perdão e da salvação em Jesus Cristo.4. Faça o apelo para que creiam em Cristo e o aceitem como Senhor e

Salvador.

Lição 12 – testemunhas de jeová

Os resultados de uma conversa dirigida serão:

• Ou aceitam a Cristo, ou fogem.• Se fugirem, dificilmente voltarão à

sua casa.• Você estará trabalhando em favor

da Verdade que deve prevalecer.

Desafio da semana(trazer na próxima aula)

Lição 12 – testemunhas de jeová

PROVA

http://ebdplenitudedafe.blogspot.com/Pb. Sergio Roberto

Próxima aula

Lição 13

budismo e judaísmo