leve uma máscara de algodão para os olhos pois nem todas ... · curitiba, 7 de julho de 2015...

4
Curitiba, 7 de julho de 2015 Estimados membros do Contingente do Brasil ao 23º Jamboree Mundial, no Japão. Estamos nos aproximando daquele que é o maior evento escoteiro do planeta, o Jamboree Mundial, que será realizado no Japão, literalmente do outro lado do mundo. Gostaria aqui de passar algumas palavras, baseando-me em um texto de meu companheiro de Comitê Mundial, John May, que escreveu há poucos dias um artigo sobre como se preparar para a viagem. Espero que seja útil a todos vocês. Nos próximos dias, milhares de adolescentes irão viajar para o Japão para participar do Jamboree Mundial. Eles vão estar voando em grupos de aproximadamente 36 jovens, sendo cada grupo acompanhado por quatro fantásticos adultos voluntários que estarão juntos nesta longa jornada de 24 horas dentro de vários aviões. Se você é um desses adolescentes, ou um dos adultos, aqui estão algumas dicas para sobreviver à longa viagem na classe econômica. Elas vêm de alguém (eu!) que gasta uma enorme quantidade de tempo em filas para pegar aviões ao redor do mundo, a trabalho e em função do Escotismo (e que teve a sorte de acompanhar os escoteiros em cinco Jamborees Mundiais antes deste). Prepare um kit de sobrevivência de lanches para levar em sua bagagem de mão. Provavelmente serão servidas duas refeições durante seu voo - uma principal, cerca de uma hora e meia depois de decolar, e um lanche menor, duas horas antes de você chegar em terra. Entre essas refeições não deve ter muito mais... Então, pense em balas extras fortes; frutas secas. Evite lanches salgados pois eles vão apenas fazer você ficar com mais sede. Compre tudo no seu supermercado local (nos aeroportos os preços são inflacionados). Não leve garrafas de bebida. Em vez disso, leve o squeeze de plástico vazio e encha-o com água depois que você passar pela segurança. Serão servidas bebidas no avião, pois você precisa man- ter-se hidratado (o ar condicionado deixa as cabines de avião muito secas, 60% menos umidade que o normal) e, francamente, não há água engarrafada suficiente na classe econômica. Ou apenas leve uma garrafa de plástico vazia que você não vá se importar se esquecer ou deixar para trás depois que você desembarcar.

Upload: lyphuc

Post on 03-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Curitiba, 7 de julho de 2015

Estimados membros do Contingente do Brasil ao 23º Jamboree Mundial, no Japão.

Estamos nos aproximando daquele que é o maior evento escoteiro do planeta, o Jamboree Mundial, que será realizado no Japão, literalmente do outro lado do mundo.

Gostaria aqui de passar algumas palavras, baseando-me em um texto de meu companheiro de Comitê Mundial, John May, que escreveu há poucos dias um artigo sobre como se preparar para a viagem. Espero que seja útil a todos vocês.

Nos próximos dias, milhares de adolescentes irão viajar para o Japão para participar do Jamboree Mundial. Eles vão estar voando em grupos de aproximadamente 36 jovens, sendo cada grupo acompanhado por quatro fantásticos adultos voluntários que estarão juntos nesta longa jornada de 24 horas dentro de vários aviões.

Se você é um desses adolescentes, ou um dos adultos, aqui estão algumas dicas para sobreviver à longa viagem na classe econômica.

Elas vêm de alguém (eu!) que gasta uma enorme quantidade de tempo em filas para pegar aviões ao redor do mundo, a trabalho e em função do Escotismo (e que teve a sorte de acompanhar os escoteiros em cinco Jamborees Mundiais antes deste).

Prepare um kit de sobrevivência de lanches para levar em sua bagagem de mão. Provavelmente serão servidas duas refeições durante seu voo - uma principal, cerca de uma hora e meia depois de decolar, e um lanche menor, duas horas antes de você chegar em terra. Entre essas refeições não deve ter muito mais... Então, pense em balas extras fortes; frutas secas.

Evite lanches salgados pois eles vão apenas fazer você ficar com mais sede. Compre tudo no seu supermercado local (nos aeroportos os preços são inflacionados).

Não leve garrafas de bebida. Em vez disso, leve o squeeze de plástico vazio e encha-o com água depois que você passar pela segurança. Serão servidas bebidas no avião, pois você precisa man-ter-se hidratado (o ar condicionado deixa as cabines de avião muito secas, 60% menos umidade que o normal) e, francamente, não há água engarrafada suficiente na classe econômica. Ou apenas leve uma garrafa de plástico vazia que você não vá se importar se esquecer ou deixar para trás depois que você desembarcar.

Leve uma máscara de algodão para os olhos pois nem todas as companhias aéreas fornecem aos passageiros na classe econômica.

Leve lenços umedecidos - de preferência sem perfume. Você vai me agradecer por sugerir isso. Eu prometo. Lenços umedecidos são bons para a limpeza das mãos e dos controles remotos do voo, e, também, dão um frescor imediato ao rosto, o que faz você se sentir melhor depois de uma longa viagem.

Um pequeno tubo de creme dental e uma escova de dentes lhe darão a oportunidade de refres-car-se, enquanto um pequeno tubo de creme hidratante e colírio (para alguns) vão ajudar a com-bater os efeitos do ar seco da cabine. Lembre-se, porém, que os líquidos na bagagem de mão estão limitados a 100ml por item e precisam ser transportados em um saco plástico transparente, possível de ser vedado.

Leve uma camiseta e uma calça ou algo similar. Você vai suar e não vai querer usar o seu unifor-me ou vestuário escoteiro por toda a viagem.

Tome uma boa ducha antes de sair de casa para que você possa viajar descalço, sem incomodar os vizinhos de poltrona.

Eu recomendo meias de lã. Elas irão manter os pés quentes em um avião frio. Ao contrário das de algodão, elas não vão ficar fedorentas ou encharcadas.

Ter um desodorante pequeno em sua bolsa também é uma boa ideia (lembrando que não pode ser aerosol)...

Carregue o seu telefone/iPod totalmente antes de voar, e mantenha o carregador em sua baga-gem de mão para que possa utilizá-lo a bordo, pois algumas companhias aéreas têm tomadas também na classe econômica - mas não esqueça dos adaptadores, pois nenhum país usa o sistema de três pinos do Brasil.

Seja criativo e monte algumas boas listas de músicas - incluindo pelo menos uma de música que ajude você a relaxar e adormecer.

Traga roupa extra para um dia em sua bagagem de mão, de modo que se a sua bagagem for extraviada você possa pelo menos mudar de roupa. Você pode embalar essa muda de roupas em um saco transparente, assim não causará tumulto quando as coisas caírem fora da sua mochila quando você estiver procurando outros itens.

Leve seus próprios fones de ouvido pois os de bordo não são sempre de boa qualidade. Às vezes, a tomada para fones de ouvido do avião não é a mesma que a do seu fone. Você pode comprar adaptadores.

Não espere que o sistema de entretenimento de voo sempre funcione - tenha um livro ou uma

revista e/ou um baralho de cartas.

Independentemente das suas distrações escolhidas, certifique-se de levar uma caneta simples (como a garrafa de água) que você pode se dar ao luxo de perder. Você vai precisar dela preen-cher os formulários de imigração.

Se você pretende manter um diário da experiência do Jamboree, o voo é um bom momento para iniciá-lo.

Verifique se você está com o seu passaporte e autorização de viagem antes de sair de casa. Leve junto ao seu passaporte outro documento como o RG (que conste os nomes dos pais), em alguns casos esta informação será solicitada no aeroporto.

Leia o cartão de segurança no bolso à sua frente no avião - como estes diferem de aeronave para aeronave, observe a demonstração de segurança.

Respeite os demais e fale baixo, pois a maioria vai querer dormir.

Oriente-se na cabine da aeronave e conte o número de encostos para a saída mais próxima - em caso de emergência, pode ser o seu melhor caminho para fora do avião, se a visibilidade for ruim.

Se você quer paz e tranquilidade após a decolagem, coloque os fones de ouvido, mesmo se você não estiver ouvindo nada.

A primeira coisa a fazer é ajustar o seu relógio para a hora de seu destino, assim você já vai se acostumando mentalmente com o fuso horário e não vai se confundir quando chegar.

Mova-se! Isto é especialmente importante para impedir que seu corpo fique dolorido devido à má circulação. Algumas companhias aéreas fornecem orientações sobre exercícios em lugares que você pode fazer (como se alongar circulando tornozelos e os braços). No trecho de voo mais longo ande para cima e para baixo do corredor algumas vezes. Geralmente, há espaço para fazer alguns alongamentos na parte de trás de algumas das cabines.

Não recline seu assento até que você precise mesmo (por exemplo, para tentar dormir um pouco.) Quando você faz isso, você ocupa o espaço muito limitado da pessoa atrás de você.

Seja educado, muito educado - com todos. Seus companheiros de viagem podem não estar animados em viajar com um grupo de adolescentes, a quem eles definirão como agitados e mal comportados. Você poderá surpreendê-los, fazendo jus à sua Promessa Escoteira. E lembre-se de que a tripulação de cabine trabalha incrivelmente bem em um ambiente muito difícil. Vocês estão todos presos no mesmo lugar e não podem fugir!

Agora vamos a algumas informações mais técnicas, elas podem ajudar àqueles que tem medo de avião:

Ruídos estranhos; sim o avião faz muitos ruídos durante a viagem, pode ser o movimento dos flaps na hora da decolagem ou pouso, dos ailerons, leme, etc., para fazer um desvio na rota por exemplo. Tudo isso é normal, como também as mudanças na potência do motor quando o avião aumenta ou diminui a sua velocidade, não se assuste.

Aproximadamente três minutos antes de o avião aterrissar, o trem de pouso entra em funciona-mento, e algumas vezes se escuta um ruído na descida do trem de pouso e um leve impacto da entrada de ar.

Turbulência é algo muito comum de acontecer e, segundos dados estatísticos, aviões não caem por turbulência. Permaneça sentado com o cinto afivelado. A propósito, respeite as luzes de apertar o cinto, mesmo que você “ache” que não tem turbulência, pois muitas vezes os pilotos detectam no radar ou são avisados pelo rádio de que irão enfrentar turbulência.

Finalmente, a questão do banheiro: lembre-se de sempre deixá-lo limpo quando sair.

Bom, muitas dicas para muita ansiedade, aproveite bem, e até o Jamboree.

Curitiba, 7 de julho de 2015

Estimados membros do Contingente do Brasil ao 23º Jamboree Mundial, no Japão.

Estamos nos aproximando daquele que é o maior evento escoteiro do planeta, o Jamboree Mundial, que será realizado no Japão, literalmente do outro lado do mundo.

Gostaria aqui de passar algumas palavras, baseando-me em um texto de meu companheiro de Comitê Mundial, John May, que escreveu há poucos dias um artigo sobre como se preparar para a viagem. Espero que seja útil a todos vocês.

Nos próximos dias, milhares de adolescentes irão viajar para o Japão para participar do Jamboree Mundial. Eles vão estar voando em grupos de aproximadamente 36 jovens, sendo cada grupo acompanhado por quatro fantásticos adultos voluntários que estarão juntos nesta longa jornada de 24 horas dentro de vários aviões.

Se você é um desses adolescentes, ou um dos adultos, aqui estão algumas dicas para sobreviver à longa viagem na classe econômica.

Elas vêm de alguém (eu!) que gasta uma enorme quantidade de tempo em filas para pegar aviões ao redor do mundo, a trabalho e em função do Escotismo (e que teve a sorte de acompanhar os escoteiros em cinco Jamborees Mundiais antes deste).

Prepare um kit de sobrevivência de lanches para levar em sua bagagem de mão. Provavelmente serão servidas duas refeições durante seu voo - uma principal, cerca de uma hora e meia depois de decolar, e um lanche menor, duas horas antes de você chegar em terra. Entre essas refeições não deve ter muito mais... Então, pense em balas extras fortes; frutas secas.

Evite lanches salgados pois eles vão apenas fazer você ficar com mais sede. Compre tudo no seu supermercado local (nos aeroportos os preços são inflacionados).

Não leve garrafas de bebida. Em vez disso, leve o squeeze de plástico vazio e encha-o com água depois que você passar pela segurança. Serão servidas bebidas no avião, pois você precisa man-ter-se hidratado (o ar condicionado deixa as cabines de avião muito secas, 60% menos umidade que o normal) e, francamente, não há água engarrafada suficiente na classe econômica. Ou apenas leve uma garrafa de plástico vazia que você não vá se importar se esquecer ou deixar para trás depois que você desembarcar.

Leve uma máscara de algodão para os olhos pois nem todas as companhias aéreas fornecem aos passageiros na classe econômica.

Leve lenços umedecidos - de preferência sem perfume. Você vai me agradecer por sugerir isso. Eu prometo. Lenços umedecidos são bons para a limpeza das mãos e dos controles remotos do voo, e, também, dão um frescor imediato ao rosto, o que faz você se sentir melhor depois de uma longa viagem.

Um pequeno tubo de creme dental e uma escova de dentes lhe darão a oportunidade de refres-car-se, enquanto um pequeno tubo de creme hidratante e colírio (para alguns) vão ajudar a com-bater os efeitos do ar seco da cabine. Lembre-se, porém, que os líquidos na bagagem de mão estão limitados a 100ml por item e precisam ser transportados em um saco plástico transparente, possível de ser vedado.

Leve uma camiseta e uma calça ou algo similar. Você vai suar e não vai querer usar o seu unifor-me ou vestuário escoteiro por toda a viagem.

Tome uma boa ducha antes de sair de casa para que você possa viajar descalço, sem incomodar os vizinhos de poltrona.

Eu recomendo meias de lã. Elas irão manter os pés quentes em um avião frio. Ao contrário das de algodão, elas não vão ficar fedorentas ou encharcadas.

Ter um desodorante pequeno em sua bolsa também é uma boa ideia (lembrando que não pode ser aerosol)...

Carregue o seu telefone/iPod totalmente antes de voar, e mantenha o carregador em sua baga-gem de mão para que possa utilizá-lo a bordo, pois algumas companhias aéreas têm tomadas também na classe econômica - mas não esqueça dos adaptadores, pois nenhum país usa o sistema de três pinos do Brasil.

Seja criativo e monte algumas boas listas de músicas - incluindo pelo menos uma de música que ajude você a relaxar e adormecer.

Traga roupa extra para um dia em sua bagagem de mão, de modo que se a sua bagagem for extraviada você possa pelo menos mudar de roupa. Você pode embalar essa muda de roupas em um saco transparente, assim não causará tumulto quando as coisas caírem fora da sua mochila quando você estiver procurando outros itens.

Leve seus próprios fones de ouvido pois os de bordo não são sempre de boa qualidade. Às vezes, a tomada para fones de ouvido do avião não é a mesma que a do seu fone. Você pode comprar adaptadores.

Não espere que o sistema de entretenimento de voo sempre funcione - tenha um livro ou uma

revista e/ou um baralho de cartas.

Independentemente das suas distrações escolhidas, certifique-se de levar uma caneta simples (como a garrafa de água) que você pode se dar ao luxo de perder. Você vai precisar dela preen-cher os formulários de imigração.

Se você pretende manter um diário da experiência do Jamboree, o voo é um bom momento para iniciá-lo.

Verifique se você está com o seu passaporte e autorização de viagem antes de sair de casa. Leve junto ao seu passaporte outro documento como o RG (que conste os nomes dos pais), em alguns casos esta informação será solicitada no aeroporto.

Leia o cartão de segurança no bolso à sua frente no avião - como estes diferem de aeronave para aeronave, observe a demonstração de segurança.

Respeite os demais e fale baixo, pois a maioria vai querer dormir.

Oriente-se na cabine da aeronave e conte o número de encostos para a saída mais próxima - em caso de emergência, pode ser o seu melhor caminho para fora do avião, se a visibilidade for ruim.

Se você quer paz e tranquilidade após a decolagem, coloque os fones de ouvido, mesmo se você não estiver ouvindo nada.

A primeira coisa a fazer é ajustar o seu relógio para a hora de seu destino, assim você já vai se acostumando mentalmente com o fuso horário e não vai se confundir quando chegar.

Mova-se! Isto é especialmente importante para impedir que seu corpo fique dolorido devido à má circulação. Algumas companhias aéreas fornecem orientações sobre exercícios em lugares que você pode fazer (como se alongar circulando tornozelos e os braços). No trecho de voo mais longo ande para cima e para baixo do corredor algumas vezes. Geralmente, há espaço para fazer alguns alongamentos na parte de trás de algumas das cabines.

Não recline seu assento até que você precise mesmo (por exemplo, para tentar dormir um pouco.) Quando você faz isso, você ocupa o espaço muito limitado da pessoa atrás de você.

Seja educado, muito educado - com todos. Seus companheiros de viagem podem não estar animados em viajar com um grupo de adolescentes, a quem eles definirão como agitados e mal comportados. Você poderá surpreendê-los, fazendo jus à sua Promessa Escoteira. E lembre-se de que a tripulação de cabine trabalha incrivelmente bem em um ambiente muito difícil. Vocês estão todos presos no mesmo lugar e não podem fugir!

Agora vamos a algumas informações mais técnicas, elas podem ajudar àqueles que tem medo de avião:

Ruídos estranhos; sim o avião faz muitos ruídos durante a viagem, pode ser o movimento dos flaps na hora da decolagem ou pouso, dos ailerons, leme, etc., para fazer um desvio na rota por exemplo. Tudo isso é normal, como também as mudanças na potência do motor quando o avião aumenta ou diminui a sua velocidade, não se assuste.

Aproximadamente três minutos antes de o avião aterrissar, o trem de pouso entra em funciona-mento, e algumas vezes se escuta um ruído na descida do trem de pouso e um leve impacto da entrada de ar.

Turbulência é algo muito comum de acontecer e, segundos dados estatísticos, aviões não caem por turbulência. Permaneça sentado com o cinto afivelado. A propósito, respeite as luzes de apertar o cinto, mesmo que você “ache” que não tem turbulência, pois muitas vezes os pilotos detectam no radar ou são avisados pelo rádio de que irão enfrentar turbulência.

Finalmente, a questão do banheiro: lembre-se de sempre deixá-lo limpo quando sair.

Bom, muitas dicas para muita ansiedade, aproveite bem, e até o Jamboree.

Curitiba, 7 de julho de 2015

Estimados membros do Contingente do Brasil ao 23º Jamboree Mundial, no Japão.

Estamos nos aproximando daquele que é o maior evento escoteiro do planeta, o Jamboree Mundial, que será realizado no Japão, literalmente do outro lado do mundo.

Gostaria aqui de passar algumas palavras, baseando-me em um texto de meu companheiro de Comitê Mundial, John May, que escreveu há poucos dias um artigo sobre como se preparar para a viagem. Espero que seja útil a todos vocês.

Nos próximos dias, milhares de adolescentes irão viajar para o Japão para participar do Jamboree Mundial. Eles vão estar voando em grupos de aproximadamente 36 jovens, sendo cada grupo acompanhado por quatro fantásticos adultos voluntários que estarão juntos nesta longa jornada de 24 horas dentro de vários aviões.

Se você é um desses adolescentes, ou um dos adultos, aqui estão algumas dicas para sobreviver à longa viagem na classe econômica.

Elas vêm de alguém (eu!) que gasta uma enorme quantidade de tempo em filas para pegar aviões ao redor do mundo, a trabalho e em função do Escotismo (e que teve a sorte de acompanhar os escoteiros em cinco Jamborees Mundiais antes deste).

Prepare um kit de sobrevivência de lanches para levar em sua bagagem de mão. Provavelmente serão servidas duas refeições durante seu voo - uma principal, cerca de uma hora e meia depois de decolar, e um lanche menor, duas horas antes de você chegar em terra. Entre essas refeições não deve ter muito mais... Então, pense em balas extras fortes; frutas secas.

Evite lanches salgados pois eles vão apenas fazer você ficar com mais sede. Compre tudo no seu supermercado local (nos aeroportos os preços são inflacionados).

Não leve garrafas de bebida. Em vez disso, leve o squeeze de plástico vazio e encha-o com água depois que você passar pela segurança. Serão servidas bebidas no avião, pois você precisa man-ter-se hidratado (o ar condicionado deixa as cabines de avião muito secas, 60% menos umidade que o normal) e, francamente, não há água engarrafada suficiente na classe econômica. Ou apenas leve uma garrafa de plástico vazia que você não vá se importar se esquecer ou deixar para trás depois que você desembarcar.

Leve uma máscara de algodão para os olhos pois nem todas as companhias aéreas fornecem aos passageiros na classe econômica.

Leve lenços umedecidos - de preferência sem perfume. Você vai me agradecer por sugerir isso. Eu prometo. Lenços umedecidos são bons para a limpeza das mãos e dos controles remotos do voo, e, também, dão um frescor imediato ao rosto, o que faz você se sentir melhor depois de uma longa viagem.

Um pequeno tubo de creme dental e uma escova de dentes lhe darão a oportunidade de refres-car-se, enquanto um pequeno tubo de creme hidratante e colírio (para alguns) vão ajudar a com-bater os efeitos do ar seco da cabine. Lembre-se, porém, que os líquidos na bagagem de mão estão limitados a 100ml por item e precisam ser transportados em um saco plástico transparente, possível de ser vedado.

Leve uma camiseta e uma calça ou algo similar. Você vai suar e não vai querer usar o seu unifor-me ou vestuário escoteiro por toda a viagem.

Tome uma boa ducha antes de sair de casa para que você possa viajar descalço, sem incomodar os vizinhos de poltrona.

Eu recomendo meias de lã. Elas irão manter os pés quentes em um avião frio. Ao contrário das de algodão, elas não vão ficar fedorentas ou encharcadas.

Ter um desodorante pequeno em sua bolsa também é uma boa ideia (lembrando que não pode ser aerosol)...

Carregue o seu telefone/iPod totalmente antes de voar, e mantenha o carregador em sua baga-gem de mão para que possa utilizá-lo a bordo, pois algumas companhias aéreas têm tomadas também na classe econômica - mas não esqueça dos adaptadores, pois nenhum país usa o sistema de três pinos do Brasil.

Seja criativo e monte algumas boas listas de músicas - incluindo pelo menos uma de música que ajude você a relaxar e adormecer.

Traga roupa extra para um dia em sua bagagem de mão, de modo que se a sua bagagem for extraviada você possa pelo menos mudar de roupa. Você pode embalar essa muda de roupas em um saco transparente, assim não causará tumulto quando as coisas caírem fora da sua mochila quando você estiver procurando outros itens.

Leve seus próprios fones de ouvido pois os de bordo não são sempre de boa qualidade. Às vezes, a tomada para fones de ouvido do avião não é a mesma que a do seu fone. Você pode comprar adaptadores.

Não espere que o sistema de entretenimento de voo sempre funcione - tenha um livro ou uma

revista e/ou um baralho de cartas.

Independentemente das suas distrações escolhidas, certifique-se de levar uma caneta simples (como a garrafa de água) que você pode se dar ao luxo de perder. Você vai precisar dela preen-cher os formulários de imigração.

Se você pretende manter um diário da experiência do Jamboree, o voo é um bom momento para iniciá-lo.

Verifique se você está com o seu passaporte e autorização de viagem antes de sair de casa. Leve junto ao seu passaporte outro documento como o RG (que conste os nomes dos pais), em alguns casos esta informação será solicitada no aeroporto.

Leia o cartão de segurança no bolso à sua frente no avião - como estes diferem de aeronave para aeronave, observe a demonstração de segurança.

Respeite os demais e fale baixo, pois a maioria vai querer dormir.

Oriente-se na cabine da aeronave e conte o número de encostos para a saída mais próxima - em caso de emergência, pode ser o seu melhor caminho para fora do avião, se a visibilidade for ruim.

Se você quer paz e tranquilidade após a decolagem, coloque os fones de ouvido, mesmo se você não estiver ouvindo nada.

A primeira coisa a fazer é ajustar o seu relógio para a hora de seu destino, assim você já vai se acostumando mentalmente com o fuso horário e não vai se confundir quando chegar.

Mova-se! Isto é especialmente importante para impedir que seu corpo fique dolorido devido à má circulação. Algumas companhias aéreas fornecem orientações sobre exercícios em lugares que você pode fazer (como se alongar circulando tornozelos e os braços). No trecho de voo mais longo ande para cima e para baixo do corredor algumas vezes. Geralmente, há espaço para fazer alguns alongamentos na parte de trás de algumas das cabines.

Não recline seu assento até que você precise mesmo (por exemplo, para tentar dormir um pouco.) Quando você faz isso, você ocupa o espaço muito limitado da pessoa atrás de você.

Seja educado, muito educado - com todos. Seus companheiros de viagem podem não estar animados em viajar com um grupo de adolescentes, a quem eles definirão como agitados e mal comportados. Você poderá surpreendê-los, fazendo jus à sua Promessa Escoteira. E lembre-se de que a tripulação de cabine trabalha incrivelmente bem em um ambiente muito difícil. Vocês estão todos presos no mesmo lugar e não podem fugir!

Agora vamos a algumas informações mais técnicas, elas podem ajudar àqueles que tem medo de avião:

Ruídos estranhos; sim o avião faz muitos ruídos durante a viagem, pode ser o movimento dos flaps na hora da decolagem ou pouso, dos ailerons, leme, etc., para fazer um desvio na rota por exemplo. Tudo isso é normal, como também as mudanças na potência do motor quando o avião aumenta ou diminui a sua velocidade, não se assuste.

Aproximadamente três minutos antes de o avião aterrissar, o trem de pouso entra em funciona-mento, e algumas vezes se escuta um ruído na descida do trem de pouso e um leve impacto da entrada de ar.

Turbulência é algo muito comum de acontecer e, segundos dados estatísticos, aviões não caem por turbulência. Permaneça sentado com o cinto afivelado. A propósito, respeite as luzes de apertar o cinto, mesmo que você “ache” que não tem turbulência, pois muitas vezes os pilotos detectam no radar ou são avisados pelo rádio de que irão enfrentar turbulência.

Finalmente, a questão do banheiro: lembre-se de sempre deixá-lo limpo quando sair.

Bom, muitas dicas para muita ansiedade, aproveite bem, e até o Jamboree.

Curitiba, 7 de julho de 2015

Estimados membros do Contingente do Brasil ao 23º Jamboree Mundial, no Japão.

Estamos nos aproximando daquele que é o maior evento escoteiro do planeta, o Jamboree Mundial, que será realizado no Japão, literalmente do outro lado do mundo.

Gostaria aqui de passar algumas palavras, baseando-me em um texto de meu companheiro de Comitê Mundial, John May, que escreveu há poucos dias um artigo sobre como se preparar para a viagem. Espero que seja útil a todos vocês.

Nos próximos dias, milhares de adolescentes irão viajar para o Japão para participar do Jamboree Mundial. Eles vão estar voando em grupos de aproximadamente 36 jovens, sendo cada grupo acompanhado por quatro fantásticos adultos voluntários que estarão juntos nesta longa jornada de 24 horas dentro de vários aviões.

Se você é um desses adolescentes, ou um dos adultos, aqui estão algumas dicas para sobreviver à longa viagem na classe econômica.

Elas vêm de alguém (eu!) que gasta uma enorme quantidade de tempo em filas para pegar aviões ao redor do mundo, a trabalho e em função do Escotismo (e que teve a sorte de acompanhar os escoteiros em cinco Jamborees Mundiais antes deste).

Prepare um kit de sobrevivência de lanches para levar em sua bagagem de mão. Provavelmente serão servidas duas refeições durante seu voo - uma principal, cerca de uma hora e meia depois de decolar, e um lanche menor, duas horas antes de você chegar em terra. Entre essas refeições não deve ter muito mais... Então, pense em balas extras fortes; frutas secas.

Evite lanches salgados pois eles vão apenas fazer você ficar com mais sede. Compre tudo no seu supermercado local (nos aeroportos os preços são inflacionados).

Não leve garrafas de bebida. Em vez disso, leve o squeeze de plástico vazio e encha-o com água depois que você passar pela segurança. Serão servidas bebidas no avião, pois você precisa man-ter-se hidratado (o ar condicionado deixa as cabines de avião muito secas, 60% menos umidade que o normal) e, francamente, não há água engarrafada suficiente na classe econômica. Ou apenas leve uma garrafa de plástico vazia que você não vá se importar se esquecer ou deixar para trás depois que você desembarcar.

Leve uma máscara de algodão para os olhos pois nem todas as companhias aéreas fornecem aos passageiros na classe econômica.

Leve lenços umedecidos - de preferência sem perfume. Você vai me agradecer por sugerir isso. Eu prometo. Lenços umedecidos são bons para a limpeza das mãos e dos controles remotos do voo, e, também, dão um frescor imediato ao rosto, o que faz você se sentir melhor depois de uma longa viagem.

Um pequeno tubo de creme dental e uma escova de dentes lhe darão a oportunidade de refres-car-se, enquanto um pequeno tubo de creme hidratante e colírio (para alguns) vão ajudar a com-bater os efeitos do ar seco da cabine. Lembre-se, porém, que os líquidos na bagagem de mão estão limitados a 100ml por item e precisam ser transportados em um saco plástico transparente, possível de ser vedado.

Leve uma camiseta e uma calça ou algo similar. Você vai suar e não vai querer usar o seu unifor-me ou vestuário escoteiro por toda a viagem.

Tome uma boa ducha antes de sair de casa para que você possa viajar descalço, sem incomodar os vizinhos de poltrona.

Eu recomendo meias de lã. Elas irão manter os pés quentes em um avião frio. Ao contrário das de algodão, elas não vão ficar fedorentas ou encharcadas.

Ter um desodorante pequeno em sua bolsa também é uma boa ideia (lembrando que não pode ser aerosol)...

Carregue o seu telefone/iPod totalmente antes de voar, e mantenha o carregador em sua baga-gem de mão para que possa utilizá-lo a bordo, pois algumas companhias aéreas têm tomadas também na classe econômica - mas não esqueça dos adaptadores, pois nenhum país usa o sistema de três pinos do Brasil.

Seja criativo e monte algumas boas listas de músicas - incluindo pelo menos uma de música que ajude você a relaxar e adormecer.

Traga roupa extra para um dia em sua bagagem de mão, de modo que se a sua bagagem for extraviada você possa pelo menos mudar de roupa. Você pode embalar essa muda de roupas em um saco transparente, assim não causará tumulto quando as coisas caírem fora da sua mochila quando você estiver procurando outros itens.

Leve seus próprios fones de ouvido pois os de bordo não são sempre de boa qualidade. Às vezes, a tomada para fones de ouvido do avião não é a mesma que a do seu fone. Você pode comprar adaptadores.

Não espere que o sistema de entretenimento de voo sempre funcione - tenha um livro ou uma

revista e/ou um baralho de cartas.

Independentemente das suas distrações escolhidas, certifique-se de levar uma caneta simples (como a garrafa de água) que você pode se dar ao luxo de perder. Você vai precisar dela preen-cher os formulários de imigração.

Se você pretende manter um diário da experiência do Jamboree, o voo é um bom momento para iniciá-lo.

Verifique se você está com o seu passaporte e autorização de viagem antes de sair de casa. Leve junto ao seu passaporte outro documento como o RG (que conste os nomes dos pais), em alguns casos esta informação será solicitada no aeroporto.

Leia o cartão de segurança no bolso à sua frente no avião - como estes diferem de aeronave para aeronave, observe a demonstração de segurança.

Respeite os demais e fale baixo, pois a maioria vai querer dormir.

Oriente-se na cabine da aeronave e conte o número de encostos para a saída mais próxima - em caso de emergência, pode ser o seu melhor caminho para fora do avião, se a visibilidade for ruim.

Se você quer paz e tranquilidade após a decolagem, coloque os fones de ouvido, mesmo se você não estiver ouvindo nada.

A primeira coisa a fazer é ajustar o seu relógio para a hora de seu destino, assim você já vai se acostumando mentalmente com o fuso horário e não vai se confundir quando chegar.

Mova-se! Isto é especialmente importante para impedir que seu corpo fique dolorido devido à má circulação. Algumas companhias aéreas fornecem orientações sobre exercícios em lugares que você pode fazer (como se alongar circulando tornozelos e os braços). No trecho de voo mais longo ande para cima e para baixo do corredor algumas vezes. Geralmente, há espaço para fazer alguns alongamentos na parte de trás de algumas das cabines.

Não recline seu assento até que você precise mesmo (por exemplo, para tentar dormir um pouco.) Quando você faz isso, você ocupa o espaço muito limitado da pessoa atrás de você.

Seja educado, muito educado - com todos. Seus companheiros de viagem podem não estar animados em viajar com um grupo de adolescentes, a quem eles definirão como agitados e mal comportados. Você poderá surpreendê-los, fazendo jus à sua Promessa Escoteira. E lembre-se de que a tripulação de cabine trabalha incrivelmente bem em um ambiente muito difícil. Vocês estão todos presos no mesmo lugar e não podem fugir!

Agora vamos a algumas informações mais técnicas, elas podem ajudar àqueles que tem medo de avião:

Ruídos estranhos; sim o avião faz muitos ruídos durante a viagem, pode ser o movimento dos flaps na hora da decolagem ou pouso, dos ailerons, leme, etc., para fazer um desvio na rota por exemplo. Tudo isso é normal, como também as mudanças na potência do motor quando o avião aumenta ou diminui a sua velocidade, não se assuste.

Aproximadamente três minutos antes de o avião aterrissar, o trem de pouso entra em funciona-mento, e algumas vezes se escuta um ruído na descida do trem de pouso e um leve impacto da entrada de ar.

Turbulência é algo muito comum de acontecer e, segundos dados estatísticos, aviões não caem por turbulência. Permaneça sentado com o cinto afivelado. A propósito, respeite as luzes de apertar o cinto, mesmo que você “ache” que não tem turbulência, pois muitas vezes os pilotos detectam no radar ou são avisados pelo rádio de que irão enfrentar turbulência.

Finalmente, a questão do banheiro: lembre-se de sempre deixá-lo limpo quando sair.

Bom, muitas dicas para muita ansiedade, aproveite bem, e até o Jamboree.

Oscar PalmquistChefe do Contingente