manual do contingente brasileiro jamcam 2013_2

70

Upload: jamcam-2013-colombia

Post on 06-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Manual do Contingente Brasileiro para JamCam 2013 - Colombia

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2
Page 2: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil2

APRESENTAÇÃO

Esse Manual foi especialmente elaborado para auxiliá-lo nos preparativos para um bom desempenho durante o Jamboree. Contém dicas e sugestões para o seu bem estar e um enorme desejo de que você viva intensamente esse momento da sua vida escoteira, e que sua participação no evento seja repleta de êxitos e muitas novas amizades.

Fique ligadowww.facebook.com/BrasilnoJamCam

brasilnacolombia.blogspot.com.br

Page 3: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil3

Olá Amigos,

Finalmente chegou a hora! Em breve, as bandeiras brasileira e dos Escoteiros do Brasil estarão tremulando em solo colombiano. Seremos 200 brasileiros!Jamboree cria aquela expectativa, é aquele turbilhão de emoções, ansiedade, e o desconhecido.

Você estará em solo estrangeiro, representando seu país e seu grupo escoteiro. Na viagem, nos passeios, no turismo

Boas vindas do Coordenador do Contingente Brasileiro para Jamboree Interamericano na Colômbia.

você será visto como um escoteiro. Transmita alegria, curta muito esse momento, conheça as pessoas ao seu redor, seus costumes e sua cultura. Essa é uma opurtunidade para voce aprender algo novo: línguas diferentes, alimentação curiosa, música, danças, folclore.

Um Jamboree é diferente de tudo que voce já viu. Jamboree é único. Somente o movimento escoteiro pode propiciar esse encontro de jovens, com o único propósito de construir um mundo melhor, onde todos buscam novas amizades, onde as diversidades são aceitas e compreendidas.

Este manual vai ajudá-los a entender ainda mais sobre o Jamboree para poder tirar o máximo de proveito dele.Divirta-se, faça amigos, conheça pessoas de outros países, tente se comunicar mesmo que seja na linguagem “Jamboresca”.

Tenham orgulho do Brasil, orgulho esse que deve ser demonstrado não só durante o Jamboree, mas em cada dia de nossas vidas!

Por fim, não se esqueçam de seus pais, parentes e amigos do Grupo Escoteiro que, de uma forma ou outra fizeram sacrifícios para que vocês estejam aonde estão.

Liguem, postem no facebook, dêem noticias, e lembrem-se: quando voltarem para casa, vocês serão pessoas completamente diferentes, que terão participado de uma experiência única e incrível.

Venha “Redescobrir a América”!

Sempre Alerta!

Jonathan GovierCoordenador do Contingente Brasileiro

Page 4: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil4

Boas vindas do Coordenador do Contingente.. 3 Boas vindas do Escoteiro Chefe.............................5 Código de Conduta (jovens)..................................6Preparando-se para a viagem.................. ..........8Material Individual ................................... ........10Considerações e Dicas - Material Individual..12Material Individual - Jamboree ............ .........14Uso do Enxoval Brasileiro..................................15Material Preparatório para o Jamboree........16O Contingente do Brasil ............................. .........18A Equipe do Contingente.....................................19O Contingente do Brasil - Tropas......................20O Stand do Contingente do Brasil ........... .........22A Vida no Campo ...................................... .........23Material de Campo .............................................24Estrutura dos Territórios....................................27Alimentação das Patrulhas ...................... .........28Cozinha no Campo................................................29Responsabilidade Ambiental..............................32Acordo Ambiental................... ............................33Troca de Distintivos.............................................38Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree........40Serviços no Campo ...................................... ........46Distintivo Contingente do Brasil......................48Programa do Jamboree.......................................49Quadro do Programa...........................................52Dia do Território..................................................54Insignias Especiai.................................................55Visitando o Jamboree...........................................58Saída do Campo.....................................................58Movimento Escoteiro na Colômbia...................59Informações sobre a Colômbia...........................60Informações sobre a Colômbia - Clima.............61nformações sobre a Colômbia - História..........61Glossário Escoteiro...............................................66Quadro dosJamborees Panamericanos............67Pequeno Dicionário Viajante............................67Mensagem de B.P.................................................68Mensagem do Presidente da UEB....................69

Índice

Page 5: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil5

Logos Oficiais do Evento

Boas vindas do Escoteiro Chefe

Page 6: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil6

Código de Conduta (jovens)Como participante e Escoteiro do 1º Camporee e 14o. Jamboree Interamericano, farei o meu melhor para tornar a experiência no Jamboree a melhor possível para cada um e todos no campo. Nossa Regra maior é nossa Lei e Promessa Escoteira.

Eu concordo com o seguinte Código de Conduta:

• Serei atencioso e respeitoso com os outros;• Estou ciente de que sou um representante do Movimento Escoteiro, e

vou agir de maneira adequada dentro e fora do local do Jamboree;• Eu vou seguir a Promessa e a Lei Escoteira;• Vou obedecer todas as leis e regulamentos Colombianos;• Durante o Jamboree, vou agir de acordo com a Política de Drogas e

Álcool do Jamboree, especificamente:• Eu não vou consumir bebidas alcoólicas ou fornecê-las para outra

pessoa;• Eu não vou fumar.• Eu não vou consumir nem fornecer qualquer substância entorpecente.• Eu não vou participar de nenhum jogo de azar;

• Enquanto estiver no Jamboree, vou usar o meu lenço e cartão de identidade do Jamboree, a não ser se estiver participando de uma atividade em que eles precisam ser removidos por questões de segurança;

• Eu vou seguir todas as restrições de acesso às diferentes áreas do campo, e só entrarei em barracas privadas se convidado;

• Eu não vou mover nem pegar nenhum item que não seja meu. Eu não vou “caçar troféus”; Tenho ciência que furto será caso de polícia e serei expulso do Jamboree.

• Eu vou respeitar os horários de silêncio do Jamboree e serei pontual;• Serei respeitoso e atencioso com outras culturas.

• Eu me vestirei adequadamente para um ambiente multicultural;• Eu não vou falar nem agir de maneira ofensiva.

• Eu não levarei nenhuma faca e meu canivete não terá lâmina maior que 10 cm;

• Eu estou ciente que participantes juvenis não podem entrar no campo dos adultos;

• Eu não vou trocar distintivos ou outros itens com pessoas maiores de 18 anos;

• Eu não vou vender nada;• Eu respeitar os locais exclusivos para fogueiras.

Page 7: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil7

Page 8: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil8

A Colômbia não exige visto de entrada para brasileiros. O visto é concedido na imigração (30 a 90 dias). Se você estiver fazendo escala em outros paises, verifique a necessidade de visto antes de viajar, diretamente nos con-sulados / embaixadas de cada país. Se você pretende viajar através dos Estados Unidos, o visto é obrigatório, mesmo em casos de con-exão em aeroportos americanos.

IDENTIDADE (R.G.) ORIGINAL

O novo passaporte brasileiro (azul) não possui filiação, portanto é imprescindivel levar a carteira de identidade (RG) ORIGINAL para mostrar à Polícia Federal na saída do país.

CÓPIAS DE DOCUMENTOS

Da Carteira de Identidade e também do Passaporte você deverá providenciar duas cópias das páginas em que estão sua foto, assinatura e o número do documento. Uma cópia ficará em poder do Escotista da Patrulha e a outra em seu poder. Guarde as cópias dos documentos em locais separados dos originias.Uma dica para não perder os documentos du-rante a viagem, é scaneá-los e mandar para si mesmo por email ou dropbox.

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM

É necessária a todos os jovens com menos de 18 anos que viajam desacompanhados dos pais, deve ser solicitada mediante firma reconhecida em cartório e possuir a assinatura do pai e da mãe ou responsáveis legais. Se os pais são separados e/ou moram em locais diferentes, é bom começar a providenciar este documento o quanto antes.Desta autorização também devem ser feitas duas cópias autenticadas: uma você guardará junto de seu documento de identidade ou passaporte e a outra, em local distinto (com seus remédios, por exemplo). Afixe uma cópia do R.G.Se um dos pais é falecido, leve a certidão de óbito ao aeroporto juntamente com a autor-ização assinada pelo outro pai.

Preparando-se para a viagemEm todas as viagens, providências e cuidados são sempre necessários. Nessa em particular, além de não termos a retaguarda de nossos familiares, não devemos nos esquecer que muita gente estará na nossa dependência, direta ou indiretamente.

Assim, é muito importante lembrarmos que antes de nossos interesses pessoais devemos ter em mente que fazemos parte de um grupo que de alguma forma depende de nós. Lembrando disto poderemos ter certeza de que desfrutaremos melhor todos os momentos do turismo e do JAMBOREE.

DOCUMENTOS

Documentos são itens críticos em qualquer viagem. Não deixe para a última hora. NÃO ESQUEÇA DE LEVAR PARA O AEROPORTO NO DIA DA VIAGEM!

Os documentos que você deverá levar são:

1. Passaporte (com validade superior a julho/2013) 2. Autorização conjunta do Pai e da Mãe para menores de 18 anos 3. Carteira do Seguro de Viagem (obrigatório)4. Carteirinha Vacina Febre5. Cópia carterinha de vacinação (vacina tríplice).6. Carteira de Identidade (original)

Page 9: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil9

Caso um dos pais tenha guarda definitiva do filho é importante levar esse documento expedido pelo Juiz para ser apresentada a Policia Federal no aeroporto.

FICHA MÉDICA

Além dos serviços médicos que se encontram à disposição no campo, é importante lembrá-los que nosso Contingente possui um Médico, Dr. Pedro Sferelli e uma enfermeira, a Cleide de Jesus, que estarão prontos e preparados para atender à qualquer eventualidade, principalmente porque possuem nossas fichas médicas individuais e conhecem os medicamentos aos quais estamos habituados.

AUTOMEDICAÇÃO

Nunca tomem remédios sem o prévio conhecimento de seus Chefes ou do corpo médico de nosso contingente.

CARTEIRA SEGURO VIAGEM

O Seguro Viagem é obrigatório a partir da data de saída até a data de retorno ao Brasil. Guarde a carteira do seguro em fácil acesso caso seja necessário.

CARTERINHA DE VACINAÇÃO (SARAMPO)“Em virtude de exigência da Secretaria de Saúde de Bogotá, cidade sede do evento, o mesmo nos comunicou em 18/12/2012, que necessitamos que cada membro de seu contingente, traga consigo o certificado de vacinação contra sarampo-rubeola, comumente chamada de vacina tríplice viral. Basta trazer consigo a carteirinha de vacinação emitido pela autoridade local competente brasileira, e en-fatizar que não há necessidade de seja um certi-ficado de vacinação internacional. Agradecemos, antecipadamente, a comunicação ao seu contingente, para que coloque junto aos seus documentos particulares o seu respectivo certificado de vacinação. Cordiais saudações, SLPS, Juan Carlos Rodríguez NietoDirector Ejecutivo JamCam 2013”

CUIDADOS COM DOCUMENTOS

Para o seu transporte, assim como o do dinheiro, cartões de crédito internacionais e as passagens aéreas, aconselhamos o uso da pochete e/ou do porta documentos ou de uma guayaca, usada por dentro da roupa. A pochete e o porta documentos deve ser mantido sempre junto ao corpo e mesmo durante o banho todo cuidado é pouco, já que sua viagem depende disso. Jamais os exponha em locais públicos.Guarde as cópias dos documentos em local separado.

Page 10: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil10

Material IndividualRealizar uma viagem de 10 dias ou mais exige planejamento. Você precisa organizar seu material individual com antecedência. Deixar para última hora pode acarretar sérias dores de cabeça. Lembre-se, voce estará fora de casa e tudo precisa caber na sua mochila. Esse pode ser um desafio e tanto. Certamente terá que lavar roupa em algum momento.

Planejamento

Imprima a sugestão de material ao lado para começar a separar o que você precisa levar e o que você quer levar. Divida a tarefa da seguinte forma:

1. Documentos2. Cópia e-ticket (passagem aérea)3. Dinheiro, cartão de crédito/débito4. Mochila5. Roupas e calçados6. Outros acessórios7. Distintivos para trocas8. Lembranças

Documentos

Veja a seção específica sobre documentos nesse manual. Nunca deixe documentos originais em sua mochila despachada.

Mochila

O Escoteiro sabe como arrumar sua mochila, no entanto, deve ser sua primeira vez numa viagem desse porte. Seguem comentários e uma lista de material sugerida. É claro que você deve decidir o que é mais ou menos importante levar, bem como se preparar para o turismo, se esse é seu plano de viagem.

Faça as seguintes ponderações sobre sua mochila:• Ela tem tamanho suficiente? O ideal é uma

mochila de 65 a 75 litros.• O saco de dormir cabe na mochila? • Ela é confortável nas minhas costas?

Lembre-se que você terá que caminhar com sua mochila durante a viagem.

Identifcação na MochilaUma sugestão é o uso de fitas coloridas, identificando as bagagens de um mesmo grupo de viagem, uma mesma Patrulha ou uma mesma Tropa. Sugerimos etiqueta em inglês com:

Esteiras e Mochilas

As esteiras de aeroportos são os piores inimigos de uma mochila e você não vai querer correr o risco de estragar sua mochila. O ideal é que a mochila seja colocada em uma sacola (tipo saco de marinheiro) para protegê-la.O seu grupo de viagem talvez adote um padrão, todos com a mesma cor e numeradas.

Cuidados com a Mochila

Jamais deixe sua bagagem desacompanhada no saguão dos aeroportos, rodoviárias e locais públicos. Cuide bem de seus pertences, qualquer bagagem ou pacote “sozinho” pode ser interpretado como uma ameaça. Alguém do seu grupo de viagem deve sempre ficar tomando conta (e de perto) da sua bagagem.

FACAS E CANIVETES

Não leve facas! Canivetes (tipo Suiço), pequeno, devem ser despachados den-tro da mochila pois não é permitido na bagagem de mão,

Page 11: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil11

Lista de Material IndividualUniforme ou Traje

� traje escoteiro completo ou uniforme escoteiro completo conforme P.O.R.

� lenço do contingente Brasileiro (ver enxoval)

� cinto da UEB

Roupas

� enxoval do contingente completo

� Agasalho moleton completo

� bermuda, shorts

� 4 ou 5 pares de meias grossas

� roupas íntimas

� traje de banho

� roupas quentes para dormir: fleece, gorro

� roupa de briga, para atividades mais rudes

� capa para chuva impermeável

Calçados

� 2 pares de tênis (laceados)

� 1 par de chinelos/sandálias/crocs

Equipamento

� uma mochila cargueira (60 a 7 litros de capacidade), que comporte todo o material.5

� uma mochila de assalto (20 litros de capacidade), para transportar durante a viagem, turismoe atividades fora do local de acampamento o material individual como agasalho, máquinafotográfica, lanche, etc. cantil, medicamentos pessoais como analgésicos, band-aid, etc.

� 1 saco de dormir que possa ser transportado dentro da mochila

� isolante térmico

� Recomenda-se o uso de uma sacola para transporte da mochila durante os trechos aéreos.

� cadeados para mochila e barracas (dar preferência a cadeados com códigos evitandoproblemas com chaves quando a barraca for compartilhada

� Barraca (veja com sua Tropa)

Outros

� toalha de banho, kit de higiene pessoal (sabonete, xampu, condicionador, pente, escova epasta de dentes, barbeador, cortador de unhas, absorventes, etc.)

� jogo de mesa (talheres, copo e prato inquebráveis)

� 1 lanterna pequena e jogo de pilhas extra

� sacos plásticos para roupas sujas e/ou molhadas

� sabão em pó/barra

� óculos escurosKit pessoal primeiros socorros: protetor solar, protetor labial, remédios usopessoal, repelente.

� kit de costura (alguns botões, agulha e linhas)

� Outras roupas para frio: luvas, cachecol, casaco de lã.

� m quina digital com carregador Cartão de memória.á .

� Kit para trocas (distintivos e outros “souvenires” para troca

I D E N T I F I Q U E S E U M A T E R I A L

� Passaporte,� RG Original� Autorização de Viagem� Visa Travel Money� Cartão de crédito� Vacina Febre Amarela� Pescrição Médica (se houver)

ENXOVAL UEB

� 1 bandana tipo «tube»

� 1 agasalho de moleton

� 3 camisetas (veja calendário para usoespecífico)

� 1 mochila de ataque

� 10 distintivos do contingente

� 2 pins do contingente

� 1 lenço escoteiro oficia da UEBl

Contingente do Brasil JAMCAM

Interamericano Colôm

bia2013

Contingente do Brasil JAMCAM

Interamericano Colôm

bia2013

Page 12: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil12

Identificação do Material Individual

Identifique suas roupas e pertences com marcadores próprios de tecido. (Nome, Tropa e Contingente do Brasil).

Organização Interna da Mochila

Todo o material a ser levado deverá ser pensado com o objetivo de ocupar pouco espaço, ser prático, leve, necessário e durável. Seguem algumas dicas:• Agasalhos: Bogotá é uma cidade a 2600m

acima do mar. O clima é ameno e as noites podem ser bem frescas, às vezes até frias. Portanto não deixe de levar um bom agasalho, um gorro e escolher um bom saco de dormir.

• Xampu e condicionador: devem durar apenas o necessário. Procure saber o quanto você consome desses itens por banho e leve apenas o necessário em uma embalagem pequena. Dê preferência aos tipos 2 em 1 (Xampu + Condicionador).

• Sabonete: deve ser glicerinado ou neutro. • Toalha de Banho: Leve ao menos 2 toalhas

de banho e de rosto. Lembrando que existem algumas toalhas superabsorventes que, além de menores, secam muito mais rápido.

• Lavar Roupas: planeje-se para lavar algumas roupas durante a sua viagem e o Jamboree. Isso lhe poupará peso. Leve algumas roupas já em final de vida útil (principalmente meias e roupas íntimas). Recomenda-se sabão em pedra.

• Isolante: Leve um isolante compacto para afixar na mochila.

• Durante a viagem: com certeza você vai levar roupas mais bonitas para a parte de turismo, certo? Então, na primeira oportunidade separe suas roupas “chiques” das roupas “de guerra” (você pode fazê-lo usando sua mala/mochila de mão, por exemplo) de modo a evitar amassá-las ou sujá-las antes mesmo de colocá-las em uso;

• Objetos de valor e jóias: são lindos, mas deixe-os em casa.

Considerações e Dicas Material Individual

Calçados

Botas e tênis devem estar bem laceados antes da viagem para evitar calos e bolhas. Não compre uma bota de véspera.

Peso da Mochila

Lembre-se sempre que o peso e o tamanho devem ser compatíveis com quem carrega. Arrume bem a sua mochila e procure proteger todos os ítens frágeis que estiver levando. Lembre-se também de prender as alças. Coloque a roupa em sacolinhas tipo ZIP, em caso de chuva inesperada.

Equipamentos Eletrônicos

Tomada Colombiana é o padrão americano: A voltagem é de 110v (60Hz)e a tomada são dois pinos chatos. Veja na figura. Verifique a necessidade de adaptador antes de viajar.

ÍTENS PROIBIDOSOs seguintes itens são proibidos:• Alimentos restritos pelas autoridades

fito sanitárias;• Facas e “armas brancas”;• Fogos de artifício;• apontadores ou iluminadores a base

de “Raio Laser”;• Rádios de comunicação (PX, PY)Lembre-se de que você está indo para um acampamento escoteiro.

Page 13: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil13

Bagagem de Mão

No enxoval da UEB você receberá uma mochila de ataque. Essa é a mais indicada para você levar como bagagem de mão na hora do embarque. Sugerimos uma troca de roupa e um agasalho, para que você não passe apuros no caso de sua mochila extraviar. Preste atenção pois as companhias aéreas controlam o peso e tamanho da bagagem de mão. Lembre-se voce é responsável pela sua bagagem e cada um deve levar o seu. O peso dessa mochila não deve ultrapassar 5kg.

Itens Proibidos em Aeronaves

Muita atenção no que não pode ser levado dentro da bagagem de mão. Veja quadro acima.

As autoridades alfandegárias exercem um rígido controle fitossanitário dos produtos alimentícios, na Colômbia. É absolutamente proibido o ingresso de: vegetais crus de qualquer espécie (plantas, arvores, flores, raízes, sementes, folhas, ervas, etc.), embutidos de carne e derivados de leite como iogurte, queijos e quaisquer espécies de animais, sizal, penas. Portanto, todo o alimento que você estiver pensando em levar deverá ser industrializado e estar com a embalagem lacrada. As restrições se aplicam também para madeira, isto impedirá a entrada de bastões de patrulha feitos de madeira.

Não será permitido o porte de facas nas áreas comuns do Jamboree, sendo o seu uso restrito ao interior do campo de cada Tropa como utensílios de cozinha. O transporte de facas e objetos cortantes é proibido em todos os vôos. Portanto não deverão ser levadas!Fogos de artifício e lasers também são estritamente proibidos.

A fim de evitar problemas com a segurança dos aeroportos, não coloque na sua bagagem de mão nenhum objeto metálico como: canivete, tesoura, lixa de unha, grampos de cabelo, canetas, aerosol etc. Todo esse material deve ser despachado junto com sua bagagem, conforme determina a Infraero.

Considerações e Dicas Material Individual

Page 14: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil14

ENXOVAL DO BRASIL

Todos os membros do contingente brasileiro receberam um enxoval composto de: (1) Bandana tipo Tube(1) Jaqueta(3) Camisetas(10) Distintivos do Contingente(1) Mochila de ataque(2) Pins(1) Lenço Contingente

Kit do Participante - Kit Jamboree

Ao chegar no Jamboree todos os Grupos de viagem devem efetuar seu cadastramento e retirar o Kit individual de cada participante: • o distintivo, • lenço do Jamboree, • crachá de identificação, • manual do participante ou manual para

escotistas ou manual para a equipe internacional de serviço (EIS).

O crachá e o lenço do participante são de uso obrigatório durante TODO o período do Jamboree.

Material Individual

Page 15: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil15

Uso do enxoval Brasileiro

Durante o Jamboree, teremos dias específicos para utilizar algumas peças do nosso enxoval, o que dará um efeito visual super bacana! A maior parte dos contingentes faz isso! Nos outros dias, a utilização é livre, sendo que você nunca deve se esquecer de utilizar o seu lenço do evento e a identificação do evento.

Data Atividade Uso 4 de Janeirosexta-feira

Cerimônia de Abertura

TTraje /UniformeLenço Contingente

Moleton Contingente5 de Janeiro

sábadoTodo o Dia

6 de Janeirodomingo

Todo o dia Camisa Verde

7 de Janeirosegunda-feira

Todo o dia

8 de Janeiroterça-feira

Todo o dia Camisa Gola Vermelha

9 de Janeiroquarta-feira

Todo o dia

10 de Janeiroquinta-feira

Dia do TerritórioFestival Gastronômico

Cerimônia de Encerramento

Camiseta BRANCAUniforme/ Traje

lenço Contingente11 de agostosexta-feira

Saída do campo Traje/UniformeMoleton Contingente

Page 16: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil16

Introdução

Participar de um Jamboree Internacional é uma experiência única para a grande maioria dos escoteiros. A finalidade do Material Preparatório é de assegurar que vocês tenham uma ótima experiência de campo e lembranças inesquecíveis do JamCam Interamericano da Colômbia.

Você pode fazer todas as atividades exatamente como sugerimos ou pode usar o material como base para criar suas próprias atividades.

Entretanto, todas as Tropas devem tentar completar as atividades marcadas com “Atividade exigida” tal como estão explicadas antes de chegar ao Jamboree.

1. Conheça sua Patrulha - comece construindo seu espírito de equipe. Defina juntamente com os demais elementos da patrulha o nome de sua patrulha.

2. Dia do Festival Cultural - prepare-se para compartilhar sua cultura.

Conheça sua Patrulha

PropósitoConhecer melhor os membros de sua Patrulha e criar um espírito de equipe.

CenárioDurante todo o Jamboree, tanto as atividades como a vida diária nos Territórios e Aldeias será conduzida por Patrulha. Juntamente com sua Patrulha, você irá às atividades diárias internas e externas ao campo. Vocês farão suas refeições e conviverão muito proximamente por 8 dias. Se você dispuser de algum tempo para conhecer um pouco melhor seus colegas de Patrulha antes de chegar à Colômbia, você terá um ponto de partida melhor quando você vier ao Jamboree. Se voces moram em cidade

Material Preparatório para o Jamboreediferentes as mídias sociais são uma forma interessante de se conhecerem.

Tarefas - Escolha juntamente com os demais um nome para sua patrulha- Defina o grito de sua patrulha.- se houver tempo bolem uma camiseta.

Obs. Não levar o bastão da patrulha no Jamboree.

DIA DO TERRITÓRIO

No sia do Território haverão apresentações folclóricas de cada país, além de um mostra gastronômica.

O Quê levar?

Leve comidas típicas, doces, etc de fácil preparo. Essa atividade costuma ser um tremendo sucesso. A idéia é que cada um possa experimentar um pouco da comida. O aspecto mais interessante é conhecer pessoas e seus costumes e não comer em abundância.

Atenção: Em função de regras fito-sanitárias todos os alimentos precisam ser industrializados. Não leve alimentos “in natura”.

SKATE - ROLLERBLADES

Se você prática esses esportes, saiba que será possível usar a estrutura do Parque Florida para usar seu Skate ou Rollerblade.

Agora, verifique antes se realmente esse equipamento cabe na sua mochila. Ah, o uso de equipamento completo de proteção é essencial e obrigatório.

Page 17: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil17

Material Preparatório para o JamboreePATRULHAS RAMO SENIOR

Atenção Escotistas: Para a melhor execução do programa Senior a organização do Jamboree solicita que levem um notebook (Windows) ao evento. É claro que cada um fica responsável pelo seu equipamento.

OUTRAS SUGESTÕES

Se você possui algum talento musical ou artítistica (dança, folclore) haverá momentos para mostrar isso aos demais participantes.

Quem faz o Jamboree Legal e Divertido somos todos nós!

SE PREPARE...

• Faça revisão de seus conceitos sobre a técnica escoteira; os módulos Patrulhas em Ação exigirão um alto desempenho, coordenação e trabalho em equipe para conquistar a meta proposta.

• O preenchimento em sua totalidade do Formulário de Inscrição ao JamCam2013 é importante, icluindo os apsectos médicos. Sua saúde em primeiro lugar. Entregue uma cópia para o seu Escotista de Patrulha.

• Participantes do 1o Camporee Scout Interamericano e o 14o Jamboree Scout Interamericano, terão a oportuinidade de se confraternizar com seus irmãos escoteiros de mais de 20 países diferentes, portanto não deixe de organizar suas insignias, distintivos, pins, escudos, selos e lembranças para troca. O evento contará com locais específicos para que todos possam fazer o tradicional “cambio” scout.

• A sua patrulha já se preparou para a mostra gastronômica que pretendem apresentar no JamCam2013? No Dia do Território haverá uma grande oportunidade para que a América conheça os sabores de sua terra.

• Há mais de um mês que esta circulando em nossa página internet, redes sociais e canais de vídeo, uma convocação para nosso Bloco de Programa “Um sonho Chamado América”; faça uma busca, leia e nos ajude comunicando seus sonhos para que os participantes do JamCam2013 os tornem realidade.

• O desafio Extremo do JamCam2013 esta cada dia melhor e sugerimos que junto com sua patrulha faça um condicionamento físico como alongamento para se preparar para esse evento, pois temos certeza que serão bastante importantes.

• Você sabe o que é desafio de orientação? No seu país existem competições ou Clube de Orientação? Informe-se a respeito e se prepare para umas das atividades mais desafiadoras e dinâmicas do JamCam2013.

Page 18: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil18

O Comitê Organizador do Contingente

Este Comitê é formado por um grupo de Escotistas que trabalhou anteriormente na organização do Contingente Brasileiro no Jamboree Panamericano da Argentina (2005) e México (2010) além de vários Jamborees Mundiais, dentro de um grande espírito de patrulha.

Este grupo, denominado Comitê Organizador do Contingente Brasileiro, conta com a participação de Escotistas e Dirigentes de vários estados do Brasil e com os Profissionais do Escritório Nacional com experiências em vários outros Jamborees Mundiais.

Temos trabalhado muito, isto é, muito mais do que normalmente trabalhamos, pois a quantidade de detalhes é enorme e muitas vezes nos roubam muitas horas de sono. Estamos quase lá e só quem já participou de um Jamboree sabe como vale a pena tanto esforço, não apenas do Comitê Organizador, mas também dos Chefes que se dedicam na motivação e preparação das Tropas; dos Pais, que à custa de esforço, e às vezes sacrifícios, dão aos filhos esta oportunidade e também de vocês, jovens, que muitas vezes abriram mão de presentes, roupas novas por mochilas, sacos de dormir, ou então por participar desta oportunidade única.

Seremos 199 brasileiros! • 5 Tropas : jovens de SP, RJ, MG, RS, PR, CE,

e DF. • Jovens: 141, Escotistas: 18, • IST: 30, CMT: 9

Fazem parte deste Contingente Brasileiro, Escoteiros, Escotistas de todo o Brasil, assim distribuídos:

• Jovens participantes: Escoteiros e Escoteiras, Seniors e Guias divididos em 4 Patrulhas de 9 elementos cada uma, agrupadas em Tropas;

• Escotistas de Patrulha: Adultos que acompanham as Patrulhas no dia a dia do Jamboree e nas atividades externas do Jamboree. Um dos Escotistas será o Chefe de Tropa;

• Staffs da Equipe Internacional de Serviços (EIS): Pioneiros e Escotistas que atuarão a serviço da Organização do Jamboree, exercendo as mais diversas funções para que o Jamboree aconteça.

• Staffs do Contingente Brasileiro (CST): Escotistas e Dirigentes que darão suporte às Tropas e ao Contingente Brasileiro;

Assim percebam que jamais estarão sozinhos, pois além dos amigos Escoteiros que como você fazem parte da Fraternidade Mundial, será possível encontrar brasileiros em diversos locais.

O Contingente do Brasil

Page 19: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil19

Equipe do Contingente (CST)

Equipe Médica Dr. Pedro e Cleide Boulanger -

coordenador EIS

Padilha - Facilitador de campo

Lia Kaori - Coordenadora Adjunta

contingente

Marco Romeu - Apoio Operacional

Jonathan Govier - Coordenador do

contingente

KikoFacilitador - Mídia

KuminhaLogísitca

Page 20: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil20

Seremos um total de 5 tropas Brasileiras na Colômbia. É certo que as Tropas que se formam para um evento deste tipo são totalmente diferentes daquelas com as quais estamos acostumados a conviver em nosso dia a dia.

As diferenças começam pelo número de integrantes, 36 jovens (em 4 Patrulhas de 9) e 4 adultos, sendo que muitos dos jovens (e talvez dos adultos) estarão atuando juntos pela primeira vez. Isto é razão suficiente para alguns aspectos serem cuidadosamente avaliados.

Preparação da Tropa

Seguem algumas sugestões para serem analisadas e implementadas na preparação da Tropa, desde sua formação até o evento, além de algumas considerações sobre o dia a dia das Tropas durante o Jamboree:

• não apenas a Tropa pode ser mista como também as Patrulhas. Vale lembrar que se a Tropa for mista, também a Chefia deverá sê-la;

• cada Patrulha deverá ter um Escotista responsável que a acompanhará em todas as atividades, orientando no momento das escolhas do programa, coordenando juntamente com o monitor a rotina do dia, a higiene, os horários e a boa alimentação de seus integrantes;

• os 4 Escotistas responsáveis deverão escolher um representante para ser o Chefe de Tropa para participar das reuniões do Conselho de Sub-campo e do Contingente Brasileiro. É importante que o Chefe da Tropa, tenha conhecimentos básicos de espanhol, pois irá participar diariamente do Conselho de Sub-campo (presença indispensável, já que neste momento o Chefe da Tropa irá entregar as opções de atividades das Patrulhas e receber informações sobre as quais a Tropa irá participar). Se acharem melhor, podem optar pelo sistema de rodízio para essas reuniões;

• a faixa etária dos jovens estará variando

entre 12 e 17 anos, portanto o ideal será contar com Escotistas com formação e experiência no Ramo Escoteiro ou Sênior;

• a grande maioria das atividades irá se desenvolver por Patrulha e a escolha das mesmas acontecerão no Conselho de Patrulha, onde o monitor consulta e toma decisões em consenso com os demais elementos de sua patrulha;

• o Escotista responsável pela Patrulha não deve substituir a função do monitor, seu papel é de irmão mais velho e orientador;

• após constituída, a Tropa deverá objetivar a realização de uma atividade, no mínimo, de um acampamento, visando a integração dos Escoteiros e da Chefia, além de testar cardápios, treinar a construção do pórtico da Tropa, definir e treinar um número artístico com trajes ou fantasias para as apresentações e definir (e treinar o preparo de) um prato típico;

• quanto a alimentação cada uma das Patrulhas receberá um conjunto completo de materiais de cozinha. Tanto o toldo como a mesa e os bancos poderão acomodar a Patrulha para as refeições. Este material deverá ser cuidadosamente montado, conservado, desmontado e devolvido ao final do acampamento. Os monitores e os Chefes da Tropa poderão optar por coordenar as refeições em conjunto, no sistema de “patrulha-de-serviço”, ou cada patrulha faz individualmente cozinha e lava para si;

• cada Tropa será visitada diariamente por uma dupla de Escotistas brasileiros (deno-minados de “Facilitadores de Campo”) que preencherão uma planilha sobre a situação das Patrulhas/Tropa, isto é: • participação e segurança nas atividades, • alimentação, • avaliação dos jovens sobre as condições

das instalações sanitárias, • registro de queixas por mal-estar ou ou-

tros desconfortos, etc... para tomarmos as providências cabíveis em cada caso;

• a cordialidade é regra número 1 no dia a dia de um Acampamento Escoteiro. Políticas de boa vizinhança e diplomacia devem ser estimuladas e elogiadas continuamente;

O Contingente do Brasil - Tropas Brasileiras

Page 21: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil21

Localização das Tropas Brasileiras

Tropa Nome da Tropa I.D. Território Aldeia

TROPA 1

TROPA 2

TROPA 3

TROPA 4

TROPA 5

Tropa Integrantes da Patrulha

Escotista

Monitor

2

3

4

5

6

7

8

9

Page 22: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil22

• O stand do Brasil será montado no Centro Scout Interamericano (EXPOAMERICA)

• O Stand será a base do Contingente Brasileiro, servindo de apoio e coordenação de todos os participantes brasileiros.

• Toda e qualquer ajuda ou informação estará à sua disposição. Só não se esqueça que conversar com seu Chefe de Tropa - é o primeiro passo para resolver eventuais problemas.

• Haverá um setor de achados e perdidos além e auxilio para bagagem extra-viada.

• Finalmente, o ambulatório estará à sua disposição com médicos brasileiros,

sobre os quais já citamos anteriormente.• Não deixe de nos visitar, afinal você

é parte deste pedacinho de Brasil que vamos levar à Colômbia e mostrar às Américas.

• Serão realizados aqui reuniões de contingente com os Chefes de Tropa e demais escotistas para o compartilhamento de experiências.

O Stand do Contingente do Brasil

Page 23: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil23

Cada Tropa Escoteira é formada de 40 elementos: 36 jovens e 4 escotistas. Cada Tropa Brasileira será direcionada para uma Aldeia (subcampo) diferente com o objetivo que cada um de nós possa conhecer pessoas de outras origens e culturas. Vamos nessa seção entender como será nosso dia-a-dia nas Aldeias. O Campo estará subdividido em dois: 1o. Camporee Interamericano para as Tropas do Ramo Escoteiro, e 14o. Jamboree Interamericano para as Tropas do Ramo Senior.

Estrutura do CampoUma Patrulha 9 jovens 1 adulto 10

Uma Tropa 4 patrulhas 40

Uma Aldeia 2 a 3 Tropas 80 a 120

Um Território 4 Aldeias 480

Camporeee Territórios 1440

Jamboree Territórios 1440

Os Territórios No total são 3 Territórios na Área do

Camporee e 3 na Área do Jamboree.Serão as áreas de convívio diário entre patrulhas e tropas de todas as partes das Américas, onde serão montados as barracas, as cozinhas das patrulhas, o pórtico de entrada. Aqui nos cantos das patrulhas serão preparados as refeições e o planejamento diário das atividades. Serão momentos importantes para conhecer novas culturas convidadando patrulhas e ser convidado para experimentar uma nova comida, trocar distintivos ou mesmo bater-papo em busca de novas amizades.

Os Territórios são centros administrativos e provedor de serviços, facilitando a operacão, comunicação e escolha de atividades; cada um com sua equipe própria: Chefe, Sub-chefe e Coordenador do Programa.

A Aldeia é a unidade básica para a rotação do programa.

A Vida no Campo

Territorios Camporee

SIKÍ “Território dos Vulcões”• Santa Helena (América do Norte)• Cotopaxi (América do Sul)• Arenal (América Central)• Katmai (América do Norte)

UUTSÍ “Território das Montanhas”• Aconcagua (América do Sul)• Logan (Norteamérica)• Caropuna (América do Sul)• Hillaby (Caribe)

HASAÍ “Território dos Desertos”• Mojave (América do Norte)• Atacama (América do Sul)• Lençois Maranhenses (América do Sul)• Uyuni (América do Sul)

Territórios Jamboree

SITSI “Territorio dos Rios”• Amazonas (Suramérica)• Mississippi (Norteamérica)• La Plata (Suramérica)• San San (Centroamérica)

LAMMÚNA “Território dos Lagos”• Guija (Centroamérica)• Atitlan (Centroamérica)• Erie (Norteamérica)• Titicaca (Suramérica)

WÓWAI “Território das Ilhas”• Victoria (Norteamérica)• Tortuga (Caribe)• Sauna (Caribe)• Dos Lobos (Suramérica)

Page 24: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil24

Ao chegar no Campo o Chefe de Tropa deve se reportar a Chefia do Território para obter instruções quanto a:• retirada de material de Tropa• retirada de material de Patrulha• local para compra de mantimentos• local de montagem do campo• material para construção do pórtico• Receber outros avisos e instruções

Cada Tropa receberá um toldo para ser o local de reunião. Cada patrulha rece-berá um Kit com mesa, cadeira e os utensílios de cozinha.

IMPORTANTECordas, sizal e lampiões NÃO estão in-clusos.

FOGAREIROS.

Cada Patrulha receberá em seu kit de cam-po, um fogareiro Coleman de duas bocas.

As patrulhas receberão um cilindro de gás, a qual será conectado por um membro pre-visamente treinado da Equipe Internacional de Serviço (E.I.S). Os integrantes dessa equipe da EIS serão os únicos autorizados a realizar as conexões de gás aos fogareiros.

Material de Tropa

1 Toldo

Equipamento de Patrulha

2 Bancos1 Mesa1 Fogareiro com 2 bocas

Utensílios de Cozinha

1 panelão 4 litros1 frigideira 26 cm1 panela 2 litros1 jarra de água de 2 litros3 colheres de servir1 facas de cozinha

Material de Limpeza

Indefinido.

ATENÇÃOO material de cozinha não inclui pratos, copos e talheres.

Cada um deverá levar o seu kit de pra-to, copo, talher.

Isso também se aplica ao pessoal de EIS, que fará suas refeições no refeitório central.

Material de Campo

Page 25: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil25

Page 26: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil26

Área de Acampamento:

Corresponde ao local destinado as barracas dos participantes do Território, contará com um portal e banner correspondente. O desenho esta a cargo da Equipe de Coordenação do Território.

Conforme estabelecido, a construção dos portais deve ser realizada com projetos criativos, sem fazer buracos no terreno. Isso exige uma boa dose de criatividade e engenhosidade e do uso da boa técnica escoteira, ao seu máximo.

Area de Cozinha :

Corresponde a uma área central da Tropa, sendo que os materiais e equipamentos serão fornecidos pela Organanização do JamCam 2013 para que as Tropas

(compostas de 4 patrulhas) podem reunir-se, preparar seus alimentos e fazer suas refeições de maneira comôda e sentados. A construção das cozinhas ficará a cargo de cada Patrulha de acordó com um pré-desenho e materias a serem fornecidos pela Organização do Jamcam 2013.

Serviços:

Corresponde a área de zonas húmidas, onde estarão localizados os banheiros portáteis, chuveiros e pias para higiene pessoal.

IMPORTANTECordas, sizal e lampiões NÃO estão inclusos.

Campo da Tropa

Page 27: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil27

Estrutura TerritórioBANHOS.

Teremos módulos com duchas aparelhadas com cortinas e água quente, de aproximadamente 34°C (93,2°F).

BANHEIROS

Estarão disponíveis em módulos (cada módulo com 10 banheiros, aproximadamente), com gel antibactericida para uso na entrada e saída do banheiro. Solicitamos o uso responsável desse recurso.

Depois de voce outra pessoa também necessi-tará do banheiro, repeite o bem alheio e princi-palmente respeite o próximo.

PIAS PARA HIGIÊNE PESSOAL E UTEN-SÍLIOS (coxos).

Nas zonas húmidas, próximos ao campo, serão disponibilizados módulos para facilitar a lavagem das mãos e dos utensilios de cozinha. Antes da lavagem desses utensilios, deverá ser cuidadosamente retirado todo resto de alimento e descartados nas lixeiras BIODEGRADAVEIS localizadas nos pontos estratégicos (devidamente sinalizados) e assim estarem prontos para lavagem. Recomenda-se a cada Patrulha nomear um encarregado para evitar congestionamento e aglomeração nesses pontos.

Page 28: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil28

A alimentação estará toda disponível no Supermercado do Campo. Cada patrulha receberá um cartão pré-pago do Jamboree, o qual deve ser utilizado para pagar as compras no mercado durante todo periodo do Jamboree. Calcule, logo no primeiro dia o valor disponível para cada refeição.

Objetivos

Este modelo já foi usado no Jamboree Muncial do Chile e de forma similar na Suécia de 2011 e foi um sucesso. Os objetivos são os seguintes:• Planejamento: com o conhecimento

prévio dos ingredientes cada patrulha pode planejar suas refeições e tomar decisões de compra.

• Elaborar menus próprios e fazer o controle do orçamento.

• Inspirar a criatividade• Convidar outras patrulhas

Pontos de atenção:

• O volume e quantidade de escolha será menor do que encontramos em um mercado regular de rua.

• Diariamente a loja disponibilizará as refeições do dia: café e jantar

• A patrulha deverá comprar no mercado de sua respectiva Vila.

• O mercado estará aberto das 07:00-13:00 e das 16:00-20:00h

• Sem cartão não será possível comprar a comida.

• Será possível consultar o saldo no cartão para auxiliar no seu planejamento.

Retirada do Cartão de Alimentacão

O Chefe de Tropa deverá efetuar a retirada dos cartões das 4 patrulhas no mercado e em seguida entregá-los aos Escotistas de cada patrulha. A sugestão é que isso seja feito quando forem fazer a retirada da primeira refeição.

Nesse momento também será disponibilizado:• caderno de receitas• instruções para uso do cartão

Livro de Receitas

Será entregue a cada patrulha um livro de receitas que são sugestões para o preparo da comida. Se for a vontade da patrulha vocês poderão criar algo novo.

Alimentação das Patrulhas

Page 29: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil29

As patrulhas terão que prepar seu próprio café da manhã e o jantar. Todos os dias a patrulha deverá retirar os mantimentos no supermercado. O Almoço será lanche.

O supermercado também terá kits de refeição prontos e uma sugestão de menu também será fornecida.

A preparação e o cozimento das refeições será feito no canto da patrulha com uso de fogareiros a gás.

Que tal convidar outros países e cada um prepara um prato diferente?

Patrulha de Serviço

É muito importante e recomendável que a Tropa (as 4 patrulhas) trabalhem de forma coesa e organizada. A forma mais inter-

essante de organizar as refeições é usan-do a Patrulha de Serviço. Que prepara o menu, compra e retira os alimentos no su-permercado, cozinha e faz a limpeza geral ao final. Com isso uma patrulha trabalha bastante um dia/ refeição e folga 3.

Fogareiros

• Será fornecido o gás na quantidade certa para as refeições.

• Devem ser mantidos longe das barra-cas e toldos.

• Rígidas instruções de uso devem ser observadas. Qualquer dúvida sempre procure a Chefia do subcampo.

Refeições da EIS

Os membros da EIS farão suas refeições em refeitórios. O almoço também deverá ser lanche.

Cozinhando no Campo

Page 30: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil30

Responsabilidade AmbientalA organização de qualquer evento envolve a geração de uma pegada ecológica, um impacto sobre o meio ambiente produzidos por meio do consumo de recursos naturais (água, energia, etc), a geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa (GEE). É por isso que cada um de vocês, e a partir de hoje, você pode contribuir um pouco para diminuir o impacto que o JamCam gerar, em 2013, começando a refletir sobre suas ações diárias e aqueles feitos durante o acampamento.

Minimizar esse impacto através da realização de uso eficiente e sustentável, deve ser o objetivo de todos os participantes do evento, isso requer uma mudança de atitude que leva a uma conexão de preservação. Seguindo as instruções dos guarda-parque, cumprindo o acordo ambiental e pensando em um bem comum, vamos manter um ambiente limpo e saudável, proporionando um evento ambientalmente consciente.

Muitos acreditam que as suas contribuições e ações são mínimas e não vai melhorar a situação, mas se tomarmos consciência e reavaliarmos o impacto individual, perceberemos que a partir de nossa patrulha, das tropas e grupos escoteiros, temos uma margem de ação, e somos capazes de tomar decisões e medidas sustentáveis para proteger o meio ambiente e, assim, deixar para as gerações futuras um planeta

melhor.ÁGUA PARA O ACAMPAMENTODurante o acampamento teremos água disponível para diversas atividades e é muito importante fazer uso adequado do mesmo. Veja como usá-lo para obter o melhor do proveito.

Como lavar os itens de cozinha?

A seguir, vejam alguns passos simples para cuidae da seu canto de patrulha, e ajudar o meio ambiente:

PASSO 1: Ao término de sua refeição, verifique se não utensílios residuais atualizações ou potes, se você está depositando nas caixas amarelas estão na zona de lavagem.

PASSO 2: Mergulhe sua casa ou um pequeno pote e passar a almofada com sabão para remover a gordura, deixando a almofada de limpeza para que outros possam usá-lo.

PASSO 3: Lave seus itens com menos água e salvar posibel.

ÁGUA PARA CONSUMO

O campo possui fontes de água potável em vários locaus. Lembre-se:

• Não deixe a torneira aberta. evite assim o desperdício de água.

• Não brinque com a água, lembre-se

Page 31: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil31

Responsabilidade Ambientalque é para seu uso e dos outros.

• Mantenha sua garrafa de água ou cantil com a quantidade de água que você bebe.

• Para saídas externas, sempre recarregar o seu cantil e evite o uso de copos plásticos.

• Água para higiene pessoal. Enquanto você tomar banho, lavar as mãos e dentes, lembre-se:• Desligue a água enquanto ensoabar

as mãos e enquanto escova os dentes.

• Tome banhos mais curtos e desligue a torneira enquanto coloca o xampu e sabonetes.

• Você pode economizar usando um copo de água para escovar os dentes.

SEPARAÇÃO DOS RESIDUOS

A separação na fonte é a base fundamental da gestão adequada dos resíduos, é a seleção de resíduos, é o palco antes de uma série de atividades e processos cujo ness eficaz depende da classificação adequada dos resíduos.

Durante o evento, teremos quatro cores que irão orientar na segregação de resíduos e sua gestão adequadas. Lembre-se de manter essas cores em todos os momentos do evento, se você tem alguma dúvida sobre onde jogar um item, você pode pedir os guardiões ambien-tais, eles vão ajudá-lo a descartar adequadamente.

Tenha em mente também que você pode jogar as baterias que você não usa mais no recipiente especial encontrado na Biosfera Escoteiro stand-traras. Aqui vamos explicar em detalhes o que vai resíduos em cada cor, para torná-lo mais fácil para você entender o sistema.

Page 32: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil32

Page 33: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil33

Page 34: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil34

Page 35: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil35

Page 36: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil36

Page 37: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil37

ACORDO AMBIENTALO acordo ambiental é um acordo em que todas os participantes do JamCam 2013 se comprometem a cumprir com os padrões ambientais estabelecidos para JamCam 2013, a fim de reduzir o impacto ambiental que produzir, manter um ambiente limpo e saudável e trabalho para o cuidado ambiental dentro e fora do evento.

Esse acordo foi enviado todos os chefes de contingente, que deverão assinar e entregá-lo no momento da inscrição para entrar no Florida Park Regional.

O acordo consiste em oito itens desenvolvidos da seguinte forma:- Objetivos- Terminologia- Gestão de Resíduos- Cuidados com a Água- Cuidados com o ar- Tratamento de solos- Biodiversidade- Pegada de compensação ambiental

Todos os escotistas de patrulha deverão entregar uma via assinada desse documento à Coordenação do Contingente.

Page 38: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil38

• lenços, bonés, camisetas, anéis, pins?

Definida a sua opção, você deve se municiar para não ficar sem material logo nos primeiros dias do evento. Assim, visite a Loja Escoteira e escolha bem o que comprar, considerando que:

• os distintivos estrangeiros são bem acabados, em material de boa qualidade. Evite levar distintivos feitos em silk-screen sobre plástico ou feltro, principalmente a-queles de eventos pequenos e sem uma temática definida, pois terão pouca acei-tação;

• os distintivos (badges ou parches em espanhol) mais aceitos são: Contingente – Brasil, Promessa e Escoteiros do Brasil. Para diferenciá-los ainda mais, faça um acabamento com entretela para torná-lo rígido e arremate as bordas com ‘overlock’ ou similar. Isso vai torná-lo

Uma das atividades mais características do Jamboree é a troca de distintivos. Além de proporcionar um ótimo tema de coleção, possibilita o exercício de uma língua estrangeira e grandes amizades. Para tanto há no campo, locais específicos que se transformam em “Mercado de Pulgas”, com mesas onde são expostos os distintivos para troca. Pode-se também peregrinar pelo campo, buscando contato nas Tropas, contato este que pode se transformar em uma animada visita social, principalmente se você já estiver em um clima festivo.

Para ser bem sucedido nas trocas, defina o quê você está procurando/colecionando:

• qualquer distintivo bonito e bem acabado?

• distintivos comemorativos?• distintivos de Promessa?• distintivos de Delegação?

Troca de Distintivos

Page 39: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil39

parecido com os de Especialidade, mais atraente e mais valioso em uma troca. Os Distintivos de Especialidade também têm boa aceitação, mas tenha a certeza de que você vai saber explicar nosso sistema de especialidades, pois ele é diferente e desperta curiosidade.

• os topes e demais alfinetes e broches metálicos são muito procurados. Os Escoteiros de outros países também possuem distintivos metálicos que fazem questão de valorizar, trocando-os somente por outro distintivo similar (são conhecidos como ‘pin’ - alfinete, em inglês).

Feitas as compras, providencie uma sacola, ou similar com fecho na boca. Essa sacola deve ser bem guardada, pois como não há nome nos distintivos, será difícil de reavê-la em caso de perda. Outra sugestão é separar pins e distintivos em sacola diferentes daquilo que você trocou.

Na hora das trocas, seja educado, fazendo uma aproximação cortês e não seja afoito, nem belicoso demais. Seja justo, faça sua oferta e mostre interesse em conhecer a pessoa que está a sua frente. Agradeça a atenção e a oportunidade, convidando-o para conhecer seu campo e seus amigos.

Saiba que toda troca sempre é selada com um Aperto de Mão Escoteiro (poucos são os países que entrelaçam o dedo mindinho).

A tradição das trocas de distintivos, selos, moedas, camisetas e afins, são formas de demonstrar a amizade com seus pares no Jamboree. Evite pensar no valor monetário do objeto que está recebendo, pois os custos de fabricação nos diversos países são distintos e o valor do distintivo é proporcional à sua procura, havendo a possibilidade de “inflação” durante o acampamento.

Lembre-se: seja honesto em todos os sentidos e você terá o prazer de ter amigos em diversas partes do mundo, que poderão visitá-lo, recebê-lo, trocar materiais e informações não só escoteiros, mas profissionais também.

Uma regra que deve ser observada é:

As trocas devem acontecer entre pares, isto é, jovens trocam distintivos

com jovens e adultos com adultos.O distintivo é para troca.

Nunca para venda.

Troca de Distintivos

Page 40: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil40

Higiene e Alimentação

Nessa seção veremos questões importantes para sua segurança e saúde pessoal. Essas questões estão ligadas a responsabilidade e discplina, menosprezá-las pode estragar seu Jamboree e dos seus amigos.

Após usar o banheiro lave muito bem as mãos com sabonete. Pesquisas indicam que a metade das pessoas esquece de lavar as mãos quando saem do banheiro.

Você lava as mãos corretamente?

Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos:1. Utilize água corrente para molhar as mãos;2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;3. Enxágüe bem com água corrente retirando todo o sabonete;4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;

5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.

Atenção!

Quando for lavar as mãos é preciso ficar atento a alguns cuidados:• esfregar todas as regiões das mãos;• secar bem as mãos após a lavagem

usando papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;

• Finalmente suas mãos estão limpas e prontas para manipular os alimentos.

Antes do preparo dos alimentos e de fazer sua refeição lave as mãos e use um bactericida (Alcóol em gel).

Como preparar os alimentos com higiene?

O que fazer?Por que fazer?

Lave as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus (carnes, frangos, peixes) e vegetais não lavados.

As carnes cruas e os vegetais não lavados apresentam micróbios patogênicos que podem ser transferidos aos alimentos prontos por meio das mãos dos manipuladores.O alimento deve ser bem cozido, em altas temperaturas de forma que todas as partes do alimento atinjam no mínimo a temperatura de 70ºC.Para ter certeza do completo cozimento, verifique a mudança na cor e textura na parte interna do alimento. Para carnes bovinas e de frango tome cuidado para que as partes internas não fiquem cruas (vermelhas). Os sucos dessas carnes devem ser claros e não rosados.Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos.

CUIDADO! As carnes cruas e os vegetais não

Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree

Page 41: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil41

lavados também podem transmitir micróbios patogênicos aos alimentos prontos por meio dos utensílios (talhares, pratos, bacias, tabuleiros). Isso é chamado de contaminação cruzada. Um exemplo desse tipo de contaminação é cortar frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada.

O que fazer?Por que fazer?

Os alimentos congelados e refrigerados não devem permanecer fora do freezer ou geladeira

por tempo prolongado. Lembre-se sempre: os micróbios patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente.Durante o descongelamento, a carne produz sucos que podem contaminar outros alimentos com micróbios patogênicos.

Atenção!

Alimentos como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados, tendo em vista que esses podem ser consumidos crus. A correta higienização elimina os micróbios patogênicos e os parasitas.Para higienização de hortaliças, frutas e legumes:

1. Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;

2. Lave em água corrente os vegetais folhosos

(alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e as frutas e legumes um a um;

3. Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro);

4. Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;

A comida está pronta! Como devemos servi-la?

O que fazer ?Por que fazer?

Deixe a área das mesas e bancos bem limpa e organizada.Procure diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e a distribuição dos alimentos.Lembre-se que os micróbios apenas reduzem a velocidade de multiplicação quando os alimentos são armazenados a frio (5ºC) ou aquecidos (60ºC). Portanto, os alimentos não devem ser mantidos por muito tempo nessa condição.

Lave todos os pratos, talheres, fogão e limpe mesas e bancos logo após as refeições. Não deixe para depois.

Qual o papel do Escotista de Patrulha?

Atenção!

A atividade de supervisão é de muita responsabilidade, pois o escotista deve garantir o compromisso dos manipuladores em trabalhar conforme todas as regras de higiene necessárias à produção de um alimento seguro e saudável. Também deverá inspecionar a limpeza e lavagem de todos os utensílios.

Fonte: Adaptação Ministério da Saúde/Anvisa

Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree

Page 42: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil42

A hidratação está diretamente relacionada ao suor. Quanto mais elevada a temperatura e a umidade relativa do ar, mais nosso corpo se aquece, e com isso necessita de maior quantidade de água para resfriá-lo e dissipar o calor através do suor. Logo, quanto mais suamos mais perdemos água do corpo. Como precisamos da água para garantir o bom funcionamento do organismo, preservar as funções fisiológicas, transportar nutrientes e para regular a temperatura corporal, como foi dito, é fundamental estar adequadamente hidratado.

Não devemos esperar a sede aparecer para beber algum líquido. O organismo, neste caso, dá um sinal tardio. Quando sentimos sede significa que já estamos em processo de desidratação, e o agravamento do quadro pode levar à fadiga, dor de cabeça, náusea, e até mesmo calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar e testa avermelhada.

Na Jornada ou nos longos caminhos do Jamboree

Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Seja do mais simples cantil, ao mais elaborado, o importante é que não falte água (ou bebidas esportivas ou água de côco) durante o passeio. Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles (cerca de 200 ml) a cada 20 ou 30 minutos;Vestuário – Ainda que a caminhada seja num lindo dia de sol, quem sai para ambientes na-turais tem que estar preparado para mudanças repentinas de tempo;

Fonte: http://viajarepreciso-viajarepreciso.blogspot.com

Dicas Importantes para seu Bem Estar:

1. Beba Muita Água2. Alimente-se adequadamente3. Durma Bem4. Cuide de seu corpo: higiene, banho)5. Vista-se adequadamente - tanto no

frio como calor.6. Tenha um Seguro Médico (obrigatório)

Beber Água!

A água corresponde a 60% de nosso corpo, portanto precisamos dela para viver. Com uma hidratação adequada, o coração bombeia melhor o sangue, o corpo se mantém mais fresco e os músculos

recebem a energia de que precisam para se movimentar. Mas uma boa hidratação começa antes da atividade. O corpo precisa de um tempo para os tecidos absorver os fluidos, por isso recomenda-se beber cerca de meio litro de água pelo menos uma hora antes de começar qualquer atividade física.

Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree

Page 43: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil43

Primeiros Socorros

Cada Tropa deve possuir um estoque básico de primeiros socorros para pequenos cortes

ou escoriações. Não coloque med i camen tos que necessitem de prescrição médica nesse kit.

Emergências Médicas

Ao chegar no Jamboree localize os Centros Médicos e de Emergência. Conheça o local da Chefia dos Territórios que possui rádios e comunicação com as equipes médicas.

A equipe médica do contingente brasileiro estará sempre a disposição no Stand do Brasil para atendê-lo. Casos de emergencia devem seguir para o Centro Médico.

Em caso de qualquer emergência é muito importante que o Chefe de Tropa informe à Equipe Médica do Contingente Brasileiro.

Seguro Médico

É obrigatório a contratação de Seguro Médico antes de voce sair do Brasil. O seguro deve cobrir todos os dias em qie voce estiver fora do Brasil. Verifique o plano da UEB ou junto ao seu agente de viagem e providencie antes de embarcar à Colômbia.

Dicas para sua Segurança

1. Use o Crachá de identificação2. Use o lenço do evento3. Mantenha seus pertences organizados4. Observe as regras de segurança e fogo

Cuide bem das suas coisas

Mantenha suas coisas organizadas dentro da barraca. Não guarde roupa molhada dentro da barraca e se preocupe em guardar seus distintivos e trocas dentro da mochila.

Use um cadeado (com segredo) para fechar sua barraca.

Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree

Page 44: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil44

Page 45: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil45

Page 46: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil46

se o seu cartão de crédito está habilitado para ser utilizado no exterior, para não ter nenhuma surpresa. Por segurança, em alguns bancos, mesmo os cartões de crédito internacionais vêm bloqueados para compras fora do Brasil, e precisam ser liberados.

Sempre guarde seu dinheiro e cartões consigo. Não deixe na barraca.

Lojas e Lanchonetes

Serão varios empresas vinculadas a JamCam 2013, de ta maneiras que os participantes poderão consumir alimentos (frango, pizza, hamburguer, crepes, sorvetes, café, entre outros) na “Plaza de la Fraternida”. Prepara-se para encontrar longas filas na loja escoteira e não deixe para a segunda metade do Jamboree. Além da loja do Jamboree, outras lojas estarão disponíveis nas vilas para compra de sorvetes e refirgerantes e outras pequenas necessidade diárias. Isso não quer dizer que voce deva substituir as refeições pela lanchonete, muito pelo contrário. As refeições são pensadas numa dieta balanceada para o Jamboree e é o momento que você deverá estar com sua patrulha ou entretendo visitas.

FARMÁCIA

No Stand do Contingente do Brasil teremos uma equipe médica pronta para lhe atender.

SERVIÇO MÉDICO.

No campo dos participantes jovens dois (2) pontos de Atendimento Básico estarão disponíveis e no campo adulto um (1) ponto de Atendimento Básico e de Emergência para atender qualquer eventualidade. Nos casos mais complexos, o participante será encaminhado ao Hospital do Campo para os cuidados de profissionais médicos e, caso seja necessário, em situações mais extremas, encaminhamento ao Centro Hospitalar.

ATENÇÃO: NA EVENTUALIZADE DE UMA EMERGÊNCIA MÉDICA INFORME A EQUIPE MÉDICA DO CONTINGENTE.

Neste tópico veremos os serviços oferecidos no Jamboree:

1. Bancos e Caixas automáticos2. Lojas e lanchonetes3. Internet e carregamento de bateria4. Lavanderia5. Correio

DINHEIRO

O dinheiro no campo será o peso Colombiano.

É claro que todas as atividades do programa e toda a alimentação dos participantes e staffs estão incluídas na taxa de participação. Mas vamos ter lojas no campo: a loja escoteira, os Correios, lanchonetes, sorveterias, artigos de camping e até supermercado, então é bom levar algum dinheiro para gastar e comprar lembranças.

Visa Travel Money é também uma opção para levar dinheiro.

As lojas do Jamboree aceitarão papel moeda somente de Pesos Colombianos.

CAMBIO DE MOEDA

Haverá no campo um banco para trocar as seguintes moedas

USD - Dólar AmericanoEUR - Euro (sujeito a confirmação)

O nosso Real não será aceito pelo banco do Jamboree, então os brasileiros devem levar de preferência Dólar Americano Também será possível sacar Pesos Colombianos nos caixas eletrônicos; veja com o seu banco se essa opção está habilitada para a sua conta, e qual é o custo.

CAIXA AUTOMÁTICO

Com a finalidade de prestar esse serviço, será disponibilizado no campo um Caixa Automatico, para que os participantes, de qualquer nacionalidade, possam retirar dinheiro em moeda local (pesos colombianos). Você também precisa confirmar com o seu banco

Serviços no Campo

Page 47: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil47

COMUNICAÇÃO

Vocês imaginam o tamanho do desafio de criar uma infraestrutura de comunicações no meio de um campo aberto. Trata-se de uma país de primeiro mundo, porém todo projeto de comunicação é limitado do ponto de vista financeiro. Além disso a demanda por serviços de comunicação e internet será muito grande.

Uso da Internet Com nosso mundo cadas vez mais conectado todo mundo quer usar a internet e contar aos seus amigos e sua fam;ilia sobe as aventuras do Jamboree. Certamente haverá um limite de tempo disponível para cada um. Use esse tempo limitado para enviar email para seus pais ou postar uma mensasegm nas rede sociais para seus amigos. A idéia do Jamboree é você fazer novas amizades então use a internet de forma eficiente para você se comunicar com o pessoal que ficou no Brasil. Não esta previsto Wi-fi no campo, entretanto alguns podem optar por aquisição de chips pré pagos junto a operadoras locais para dispor dos serviços de telefonia móvel.

CELULARESA principal forma de comunicação de toda organização do Jamboree será por meio do celular.

Para os escotistas nossa sugestão é:1. levar um aparelho celular desbloqueado2. comprar um chip pré-pago na Colombia. 3. Aos familiares no Brasil, informe seu o número do aparelho por email. 3. Indicamos o uso do Skype-out para seus familaires entrarem em contato.

CARREGAMENTO DE BATERIAS

Isso sempre é um ponto crítico. Tenha paciência e aja escoteiramente. Para facilitar o carregamento das baterías e pilhas de seus equipamentos, a Intendência Geral disponibilizará um serviço de carregamento de baterías para os equipamentos móveis e para pilhas recarregaveis de maquinas fotográficas, O serviço será fornecido em horarios pré determinados e mediante um custo que será informado no local.LAVANDERIA

O Jamboree irá oferecer um serviço de lavanderia. mas avalie bem se voce necessita. Normalmente no Jamboree é possível lavar roupa. Leve um sabão em pedra/neutro para lavar seus pertences.

Se fizer uso da lavanderia, verifique a data da devoulção. E não se esqueça de retirar.Não deixe nada na lavanderia e nem no varal de tropa sem estar devidamente identificado com seu nome.

Loja Escoteira

Essa não dá para perder. Aqui você poderá encontrar um monte de lembranças do Jamboree para você, seus familiares e seus amigos escoteiros que ficaram no Brasil.

Recomenda-se visitar a loja escoteira logo nos primeiros dias, pois é provável que o estoque acabe rapidamente. Não saia comprando desesperadamente, avalie bem o que voce quer e defina quanto voce pode gastar.

A loja disponibilizará insignias, distintivos, cintos, lembranças do evento, além de outros artigos que poderão ser adquiridos a preços bem camaradas. Também, haverá um show-room da COLEMAN, para aqueles que desejarem adquiri os productos desa marca.

ACHADOS E PERDIDOS.

Em caso de perda de algum bem pessoal, ou mesmo encontrar objeto de outra pessoa, dirija-se ao local definido ao lado da Intendencia Geral. Cada artigo recebido será identificado, feito observação quanto ao seu estado e a pessoa que entregou. Esse serviço terá um horario de funcionamento específico informado no local.

SUPERMERCADO

A rede “La 14” estará vinculada ao JamCam 2013 com um supermercado, onde os participantes do JamCam 2013 poderão adquirir alimentos, artigos de higiene pessoal, pilhas fósforos, isqueiros e tudo que for necessário para uso dentro de um acampamento.

Serviços no Campo

Page 48: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil48

Distintivo Contingente do Brasil

tal qual o movimento escoteiro na América, é uma história em si mesmo, uma identidade, um missão. Suas

cores representam a missão de nosso evento: Redescobrir a América.

Atividades cotidianas da manhã

Despertar, oração, atividade física, higiene pessoal, café da manhã, limpeza dos utensílios e do local, reflexão e reunião geral

O trançado de Caña Flecha é proveniente da cultura indígena Zenú, com mais de mil anos de idade e internacionalizado como elemento de distinção da Colômbia e por meio do Sombrero Vueltiao (Chapéu típico), foi eleito o símbolo típico para o 1o. Camporee e 14o. Jamboree Scout Interamericanos 2013 por reunir o simples, a complexidade e a beleza, como mostra perfeita dos elementos, mesclando no seu entrelaçado a natureza e espírito humano, porque

Programa do Jamboree

Page 49: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil49

de todo o Sub-campo com hasteamento das bandeiras.

Nesta reunião matinal serão passadas todas as informações importantes e necessárias para o dia e deste momento em diante já se dará início ao deslocamento das Patrulhas para os locais de Atividades Modulares. Portanto, é necessário que toda a Tropa se desloque para o local de reunião e hasteamento já preparada para o dia e após já ter feito o hasteamento de suas próprias bandeiras.

Você já terá as informações sobre as atividades do dia na noite anterior. Assim leve tudo o que for necessário: agasalho, água, protetor solar, protetor labial, câmera fotográfica, etc. mas, lembre-se de que é você quem vai carregar e cuidar das suas coisas.

Prepare sua mochila de ataque com água e outros materiais de seu interesse para as atividades Modulares.

Atividades Modulares

A visitação às atividades modulares se dará por subcampo:• Ocorrem diariamente das 10:00 as

15:00h• Chefe de patrulha pode participar• São 5 módulos de atividades para

realizar em 7 dias: Terra, Pessoas, Desafio, Aldeia Global e Sonho (Dream)

• Ganhe um bracelete e uma conta em cada um dos módulos.

Módulo EXPOAMERICA

Uma cenrto de exposições na qual o participante pode viver em harmonia com suas raizes, com o meio ambiente e os demais escoteiros. Nesse local, se encontrará a Aldeia Interamericana de Desenvolvimento, o Centro Scout

Internacional dos contingenetes presentes no Jamboree e também o Expo-Rover.

Módulo DESAFIO EXTREMO

Este módulo permitirá que as patrulhas se entretem entre si e vencerem desafio próprios em atividades radicais, localizados fora do local do evento, com ênfas em rafting, kayak, trekking, arvorismo, rapel, entre outras.

Módulo COLOMBIA ÉS PASION

Aqui você poderá entra em contato com jovens e os aspectos relevantes da cultura colombiana. Os participantes poderão escolher dentre várias atividades, onde se pretende mostrar um pouco sovbre o interior da Colômbia, sua gente, seus costumes, seu trabalho, suas rqiuezas, etc.

Módulo UM SUEÑO LLAMADO AMÉRICA

Este módulo permitirá aos jovens, atuando de forma coletiva, prestarem um serviço comunitário. As atvidades previstas são contrução de pontes, trilhas, parques infantis, etc.

Módulo ESCOTISMO EM AÇÃO

Estruturado a partir de várias oficinas que complementam a vivência escoteira, habilidades e técnicas escoteiras, contando com um parque de pionerias, uma cozinha mateira sem utensilios, sinais de pista, atividades nauticas, técnicas de acampamento e vda ao ar livre, entre outras, configurando um ambiente 100% escoteiro, dinâmico, atrativo e inesquecível.

Programa do Jamboree

Page 50: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil50

Programa do Jamboree - TerritórioAtividades específicas do TERRITÓRIO

São atividades que se realizam no Terriório sob a coordenação da Equipe do Território:• acolhida, registro e entrega de

materiais;• instalação e ambientação da Tropa e

suas Patrulhas e exploração do lugar;• atividades de integração com as Tropas

já instaladas;• fogos de conselho;

• festivais gastronômicos e artístico. • jogos;

• d e smon t e d a s

c o n s t r u ç õ e s , limpeza do local e devolução dos materiais;

• avaliação, despedidas e partida: os Chefes da Tropa preenchem a ficha de avaliação com auxílio dos jovens, despedem-se e entregam as lembranças aos Chefes de Território.

Atividades cotidianas permanentes

São atividades que se realizam diariamente no Território:

• Diário Mural: além de ser o quadro de avisos do Território, será um espaço livre para você colocar anúncios, convites

e piadas (deixe seu humor negro em casa antes de viajar e cuidado com o “mau gosto”)

• Atividades Espontâneas: atividades que serão desenvolvidas dentro do próprio Terriório ou Aldeia nos nos horários livres;

• Refeições – A boa alimentação é importante para suprir as necessidades calóricas. Cada patrulha poderá cozinhar para si, ou elege-se uma patrulha de serviço para cozinhar para os demais. Essa opção é interessante pois dá mais tempo livre para cada patrulha. Lembre-se também que a refeição é um excelente momento para se confraternizar com ou-tras patrulhas

e outras tropas.

Atividades Cotidianas da TardeAtividades Noturnas

Arriamento, preparação do jantar, Conselho de Patrulha, Conselho de Território, Escolha das Atividades.

• Conselho de Patrulha - aqui a sua Patrulha irá avaliar o dia e tomar as decisões necessá-rias para as atividades dos dias subseqüentes. Qualquer problema, sugestão ou reclamação deve ser passada ao Chefe de Tropa para que seja levado ao Conselho do Território;

• Conselho do Território - com a participação do Chefe da Tropa. É nesta ocasião que o dia será avaliado e serão passadas as informações para o dia seguinte;

Page 51: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil51

Escolha de Atividades

O JamCam terá um programa bastante variado a disposição das patrulhas, as quais deverão escolher de acordo com suas preferências, interesses ou necessidades.

Todos os dias durante as atividades cotidianas da tarde, as patrulhas e Tropas deverão informar a cada Aldeia qual o módulo de programa que desejam participar no dia seguinte. Cada patrulha deverá escolher 3 atividades de sua preferencia. O monitor dessa patrulha levará essa lista de atividades escolhidas ao local indicado na praça do Território e procederá com a inscrição de sua patrulha nessas atividades selecionadas. Caso a primeira atividade esteja com participação “lotada” a patrulha deverá seguir para a sua segunda opção. Na manhã seguinte, a patrulha se deslocará para o local daquela atividade escolhida conforme instruçòes recebidas na noite anterior, validando sua participação.

De esta manera, a la mañana siguiente la patrulla o equipo se dirigirá al punto de encuentro acordado, y mediante su identificación, validarán su asistencia y participación dando paso al inicio de actividad.

Limpeza do CampoA limpeza de utensílios e do campo da Tropa não deve se restringir ao período da noite. Há sempre muita gente circulando pelos campos das Tropas e não é muito agradável receber alguém no meio da bagunça.

Silêncio

O horário de silêncio no campo é as 23:00h. É muito importante respeitar aqueles que querem descansar e recarregar suas energias para o dia seguinte.

Programa do Jamboree - Território

Page 52: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil52

Page 53: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil53

Page 54: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil54

Programa do Jamboree - TerritórioDia do Território - 10/Janeiro

Mostra Gastronômica

Durante o Dia do Território, no período da manhã, será realizado a grande Mostra Gastronômica Interamericana, onde cada Tropa terá a oportunidade de oferecer a seus irmãos escoteiros a delícias da cozinha típica de seus paises. Cada Tropa poderá montar seus quitutes na frente de seu portal.

A finalidade dessa mostra gastronômica é oferecer algo de seu pais ou da sua região aos demais participantes do Território, pense em algo fácil de transportar e de preparo.

Convite Especial de Almoço

Disfrutar de uma boa companhia e muito melhor ao redor de uma boa comida. Dia 10 de janeiro será o Dia do Território, e nesse dia a sugestão é convidar uma

patrulha de outra Tropa, não brasileira, do seu Território.

O processo será o seguinte: na caixa de correio de cada patrulha, disponível na Chefia do Território, as patrulhas poderão convidar umas as outras para almoçar, colocando o horário, local de encontro, e o trajamento.

O convite será para 5 membros da outra patrulha, considerando que todos irão convidar e ser convidados. O escotista ficará no seu local de origem.

Nesse dia prepare algo especial para seus convidados, não é necessário que seja algo típico do Brasil, mas é claro que isso também seria bastante interessante e diferente para os convidados. Essa será nossa maneira de homenagear a Fraternidade Escoteira Mundial e essa América que estamos redescobrindo. Esperamos que cozinhar para seus irmãos escoteiros seja algo memorável.

Page 55: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil55

Cerimônias Especiais

Atividades “MASSIVAS”

Serão atividades onde todos os participantes estarão juntos, num ambiente fraterno e alegre, onde teremos a oportunidade de, em meio a toda diversidade, enocntrarmos com muitos que pensam como nós, que compartilham da mesmas alegrias, e que antes de tudo sentimos no coração a mesma Promessa e Lei; será um ambiente onde todos ao mesmo tempo, em um mesmo local, sentiremos mais claramentea mística que nos une como Movimento Escoteiro:

Abertura Oficial

A Cerimônia de Abertura ocorrerá na noite de sexta-feira 4 de janeiro, às 20:00. Na Cerimônia de Abertura, as portas para se redescobrir a América serão abertas, compartilharemos nossa chegada de modo fraternal a um continente sem fronteiras, ávido por nossa história e no nosso espírito escoteiro. Será o momento de contemplar a magnitude da América como americanos

que somos. Os Mensageiros da Festa, todos juntos, num belo espetáculo de luzes e cores disfrutarão uma grande festa de integração, que terá como elementos principais: de onde viemos, tudo que se passou até aqui e o que ainda temos a percorrer pela frente para a construção da Paz, do compromisso assumido e aquilo que é esperado de nós como verdadeiros Mensageiros da Paz. Na Cerimônia de Encerramento, uniremos nosso laços de amizade para que ao regressarmos às nossas casas, possamos seguir adiante com firmeza, reforçados pelo compromisso de uma América Melhor, uma América Livre, uma América em Paz e uma América Scout. Cerimônia de Encerramento

Na quinta-feira, dia 10 de janeiro à noite, ocorrerá o encerramento oficial do JAMCAM Interamericano. É o momento das despedidas e de reflexão de todas as experiências marcantes que nos ajudarão a tentar fazer um mundo melhor e passar o bastão para o próximo Jamboree.

Insignias EspeciaisCaso haja oportunidades para insignias especiais fique atento.• Os participantes devem juntar-se em

patrulhas de 4-8 componentes de pelo menos duas diferentes nacionalidades;

• Assumir um conjunto de atividades físicas e intelectuais;

• As atividades variam sobre conhecimentos de campo, sobre a Colômbia e sobre diferentes culturas;

• Os detalhes serão informados no Jamboree.

Programa do Jamboree - Massivas

Page 56: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil56

Page 57: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil57

Page 58: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil58

Sabia que você pode visitar o 1º Camporee Interamericano e o 14º Jamboree Interamericano?!

Nós projetos o DIA DA VISITA para quem deseja visitar o JamCam 2013 por um dia.

Cada visitante – de 1 a 99 anos- poderá desfrutar de um dia no JamCam 2013, desde as 10 da manhã até as 6 PM.

O JamCam 2013 estará aberto ao público entre os dias 05 e 09 de janeiro de 2013.

Serão recebidos na entrada dos visitantes. Lá será feito um rápido registro de ingresso e será entregue uma pulseira de identificação e uma lembrança do JamCam 2013.

Uma vez com a pulseira de identificação, poderão ingressar em todos os lugares que construímos para desfrutar com todos os participantes do JamCam 2013. Haverá uma ampla gama de atividades disponíveis

Visitando o Jamboree

Conforme as regras de participação do Jamboree, a saída do campo dos jovens e dos escotistas será no dia 11 de janeiro e a saída dos membros da Equipe Internacio-nal de Serviço será no dia 12 de janeiro. As saídas do campo, serão coordenadas pelo Felipe Sototuka ( “Kuminha”), mem-bro do CST Brasil.

Saída do Campo

para os visitantes no Jamboree, terão oportunidade de visitar o pavilhão da Expo-Rover (projetos liderados por jovens entre 17 e 23 anos), o pavilhão do Centro Interamericano de Organizações, a área dos 100 anos de escotismo na Colômbia, a área das oficinas da Aldeia Interamericana de Desenvolvimento, os stands dos países que nos visitam – no Centro Escoteiro Interamericano – e desfrutar da zona comercial onde poderão adquirir alimentos, bebidas, material de acampamento, lembranças, entre outros.

A taxa para desfrutar de tudo isso que foi descrito anteriormente é de $25.000 (pesos colombianos) por pessoa, que devem ser pagos antes do evento. O local possui estacionamento, porém o valor não está incluso dentro da taxa de ingresso.

Jovens nõ podem sair do campo sem autorização expressa do Coordenador do Contingente.

Atenção!Durante o Evento a saída do Campo só com Autorização do Chefe do Contingente do Brasil. Exceção atividades do Programa.

Page 59: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil59

A Scouts Colombia possui 15.000 membros registrados na Associação Scouts de Colombia. Foi fundado en 1917, é parte integrante da Or-ganização Mundial do Movimento Escoteiros (WOSM) desde 1933. É um movimento coeducacional, para meninos e meninas. Escotismo tem suas origens em 1913, introduzido por Miguel Jiménez, que a epóca residia na Inglaterra. Ao retornar à Colômbia trouxe consigo o escotis-mo. Destacam-se as atividades ao ar livre e serviço a comunidade, como partes importantes do Programa escoteiro na Colômbia. Escoteiros participam das datas festivas nacio-

nais e ajudam em encontros esportivos, de-sastres naturais e pronta resposta. Há também uma grande ênfase no conservacionismo e ecologia. Scouts Colombia esta organizada em

4 níveis: Nacional, Regional, Dis-trital e Local (Grupo Escoteiro).

O Programa de Jovens divide-se em 4 ramos, da mesma forma que no Brasil:

Lobinho (Lobatos)Escoteiro (Scouts)Senior ( Caminantes)Pioneiros (Rovers)

Escotismo na Colômbia

Page 60: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil60

as cidades de Medellín, Manizales, Pereira, Armênia e Quindío, e a Cordillera Oriental, que se estende de nordeste da Península de La Guajira e inclui Bogotá, Bucaramanga e Cúcuta. Os picos na Cordillera Occidental excedem 3.962 metros, enquanto a Cordillera Central e a Cordillera Oriental atingem 5.486 metros. Com 2.591 metros de altitude, Bogotá é a cidade mais alta de seu tamanho no mundo.A leste dos Andes está a savana do Llanos, parte da bacia do rio Orinoco, e, no extremo leste do sul, a selva da floresta amazônica. Juntas, essas planícies constituem mais de metade do território da Colômbia, mas elas contêm menos de 3% da população do país. O norte da costa do Caribe, que abriga 20% da população e onde se localizam as importantes cidades portuárias de Barranquilha e Cartagena, geralmente consiste de baixas planícies, mas também contém a Sierra Nevada de Santa Marta, que inclui os picos mais altos do país (Pico Cristóbal Colón e o Pico Simón Bolívar), e o deserto de Guajira. Em contrapartida, as estreitas e descontínuas planícies costeiras do Pacífico, apoiadas pelas montanhas da

FATOS RÁPIDOS

• Capital: Bogotá• População: 9.276.509 (2009)• Idioma: Espanhol• Moeda: Peso Colombiano• Superfície: 450.000 km² (terceiro maior

da Europa) Equivalente aos estados de São Paulo e Paraná juntos.

• Distância norte-sul: 1.574 km• Distância leste-oeste: 499 km • Bosques: 53%, Montanhas: 11%, Terra

cultivada: 8%, Lagos e rios: 9%

• Religião: 80% pertecem a igreja evangélica luterana

• Esperança de vida média: 79 anos para homens e 83 anos mulheres.

• Principais produtos de exportação: Café, carvão, minério, flores.

Colômbia, oficialmente República da Colômbia (em espanhol: República de Colombia), é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. Com uma população de mais de 45 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia é o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial (depois do México e Espanha), e tem a quarta maior comunidade de língua espanhola no mundo depois do México, Estados Unidos e Espanha.

GEOGRAFIAA Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil; ao sul com o Equador e Peru, ao norte com Panamá e Mar do Caribe e a oeste com Equador e Oceano Pacífico.Parte do Círculo de fogo do Pacífico, uma região do mundo sujeita a terremotos e erupções vulcânicas, a Colômbia é dominada pelas montanhas dos Andes. Além do Maciço Colombiano (nos departamentos do sudoeste de Cauca e Nariño), estas são divididas em três ramos conhecidos como cordilheiras: a Cordillera Occidental, junto à costa do Pacífico, incluindo a cidade de Cali, a Cordillera Central, entre os vales dos rios Cauca e Magdalena (a oeste e a leste, respectivamente) e incluindo

Informações sobre a Colômbia

Page 61: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil61

Serranía de Baudó, estão cobertas de uma densa vegetação e são pouco povoadas. O principal porto do Pacífico é o de Buenaventura. O território colombiano também inclui uma série de ilhas do Caribe e do Pacífico.

BOGOTÁÉ uma cidade jovem, moderna, cosmopolita, dinâmica, estimulante, que oferece aos moradores locais e aos visitantes uma sem-número atratividads de lazer e de negócios, 24 horas por dia, ao lomgo dos 365 dias do ano. É ua cidade histórica, mas ao mesmo tempo contemporânea, culta, criativa, e sofisticada, que se destingue pela qualidade de sua gente hospotaleira e acolhedora. Suas parques naturais e urbanos, as serras que rodeiam, mostram um belo cenário natural e preservado. Bogotá é uma cidade verde e preocupada com a preservação de seu entorno. Possui mais de 70 museus, 90 galerias de arte, 29 igrejas, 132 monumentos nacionais e 5256 parques!.

CLIMABogotá tem um clima subtropical de montanha,. A temperatura média sobre o vale é de 14.0°C , com variação de 3 até 20°C durante o transcorrer do dia. Temporadas secas e chuvosas se alternam durante o ano todo. Os meses mais secos são dezembro, janeiro, julho e agosto, O mes mais quente é marços, com máxima de 19.7°C. As noites mais frias ocorrem do mes de janeiro, com temperaturas médias de 5,4°C na cidade de Bogotá. Nas cidades vizinhas a temperatura pode ficar ainda mais baixa durante a madrugada. A temperatura mais baixa registrada em Bogotá foi de −7.2°C em fevereiro de 2007.

Para janeiro de 2013, a temperatura pode oscilar entre 18°C a 24°C durante o dia e durante a noite a temperatura cai, especialmente durante a madrugada – 2°C a +5°C. Portanto, é fundamental cada um se precaber e levar ropuas adequadas para essas baixas temperaturas que a maioris de nós brasileiros não esta acostumada.

FUSO HORÁRIOComo na maior parte do Brasil estamos com horário de verão, o fuso horário entre Bogotá

e Brasilia é de menos 3 horas. Quando lá são 9:00hs em Brasilia é meio dia.

HISTÓRIADe acordo com pesquisas e estudos arqueológicos, o povoamento da atual Colômbia existe há pelo menos vinte mil anos. Essas civilizações provinham de diferentes locais, e levaram para a região diferentes idiomas e culturas. Os primeiros vestígios arqueológicos datam de cerca de 20.000 a.C., no sítio de Pubenza. Em Puerto Hormiga encontram-se formações e vestígios do período arcaico, incluindo a cerâmica mais antiga encontrada na América. Por essa época inicia-se o cultivo de milho em algumas regiões do atual país. As pesquisas mostram que por volta de 1.120 a.C., havia próximo ao Rio Magdalena uma ou mais comunidades sedentárias, mais desenvolvidas.As primeiras explorações na região por parte dos espanhóis aconteceram em 1499, com Alonso de Ojeda, não tendo muito êxito. Em 1525, ocorreu a conquista de Santa Marta, e em 1533, a de Cartagena das Índias. Iniciou-se então a conquista do interior, com a fundação das cidades de Popayán, em 1536, e Santa Fé, atual Bogotá, em 1538. Bogotá torna-se a capital do Vice-Reino de Nova Granada em 1718, este que na época ainda abrangia os países que atualmente são Venezuela, Equador e Panamá.

Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura fundou a República da Grã-Colômbia.O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e

Informações sobre a Colômbia

Page 62: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil62

vice-presidente e pelo Conselho de Ministros. O presidente é eleito por voto popular para mandatos de quatro anos e está atualmente limitado a um máximo de dois mandatos. Ao nível provincial o poder executivo é exercido pelos governadores de departamentos, prefeitos municipais e os administradores locais para pequenas subdivisões administrativas, tais como corregedores para corregimientos.O ramo legislativo do governo é composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Os 102 assentos do Senado são nacionais e os representantes são eleitos por cada região e grupos minoritários. Os membros de ambas as câmaras são eleitos dois meses antes do presidente, também por votação popular e para mandatos de quatro anos. Ao nível provincial o Poder Legislativo é representado por conjuntos de departamento e conselhos municipais. Todas as eleições regionais são realizadas um ano e cinco meses depois da eleição presidencial.

SUBDIVISÕESA Colômbia é dividida em 32 departamentos e um distrito capital, que é tratado como um departamento (Bogotá também serve como a capital do departamento de Cundinamarca). Os departamentos são divididos em municípios, por sua vez subdivididos em corregimientos. Cada departamento tem um governo local com governador e assembleia eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos. Cada município é dirigido por um prefeito e um conselho e cada corregimiento por um corregedor eleito ou líder local.

constituem duas repúblicas separadas.

A Grã-Colômbia.As divisões internas, políticas e territoriais levaram à secessão da Venezuela e de Quito (atual Equador) em 1830. O chamado “Departamento de Cundinamarca” adotou o nome “Nueva Granada”, que se manteve até 1856 quando se tornou a “Confederación Granadina” (Confederação Granadina). Depois de uma guerra civil de dois anos, em 1863, os “Estados Unidos da Colômbia” foram criados e duraram até 1886, quando o país finalmente se tornou conhecido como a República da Colômbia. As divisões internas permaneceram entre as forças dos dois partidos políticos, às vezes resultando em guerras civis muito sangrentas, sendo a mais significativa a Guerra dos Mil Dias (1899-1902).Isto, juntamente com as intenções dos Estados Unidos em influenciar a área (especialmente na construção e no controle do Canal do Panamá), levou à separação do Departamento do Panamá em 1903 e o seu estabelecimento como uma nação. Os Estados Unidos pagaram 25 milhões de dólares para a Colômbia em 1921, sete anos após a conclusão do canal, para reparar o papel do presidente Theodore Roosevelt na criação do Panamá, e a Colômbia reconheceu o Panamá nos termos do Tratado Thomson-Urrutia. A Colômbia foi tragada numa guerra de um ano de duração com o Peru por uma disputa territorial envolvendo o Departamento de Amazonas e sua capital Leticia.

SISTEMA DE GOVERNOA Colômbia é uma república presidencial democrática representativa, tal como estabelecido na Constituição de 1991. Em conformidade com o princípio da separação dos poderes, o governo é dividido em três poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário.

O Congresso Nacional da Colômbia está localizado do Distrito Federal de Bogotá.O chefe do poder executivo é o Presidente da Colômbia, que serve tanto como chefe de Estado quanto como chefe de governo, seguido pelo

Informações sobre a Colômbia

Page 63: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil63

Lema da Colômbia: “O risco é você querer ficar.”

Informações sobre a Colômbia

Page 64: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil64

Page 65: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil65

Page 66: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil66

Português EspanholCaixa Eletrônico ATM

Distintivo de especialidade ou de atividade. Parche ou badge ou insignia

Módulo de atividade externa acampando com grupo escoteiro escandinavo

Taller

Local para efetuar check-in para ingressar no Jamboree

Check-in, ingreso

Equipe do Contingente de cada País Contingente ou Delegacion

Dia do Festival Cultural e Gastronômico Muestras Folclóricas e Muestra Gastronômico

Cerimônia de Abertura Cerimonia de Inauguração

Cerimonia de Encerramento Cerimonia de Clausura

Bandeira Bandeira

Aldeia Mundial de Desenvolvimento (AMD) Aldeia Mundial de Desarrollo (AMD)

Módulo de atividade de jornada de um dia Módulo de atividade de jornada de um dia

Atividade de intercâmbio com famílias es-coteiras, antes ou pós Jamboree

Atividade de intercâmbio com famílias escoteiras, antes ou pós Jamboree

Cartão de identificação do Jamboree. Cartão de identificação do Jamboree.

Insignia Internacional da Amizade - Forme uma patrulha internacional e realize tarefas e desafios

Insignia Internacional da Amizade - Forme uma patrulha inter-nacional e realize tarefas e desafios

Equipe Internacional de Serviço (IST) Equipe Internacional de Serviço (IST)

Criação artística para a Praça Principal Criação artística para a Praça Principal

Associação Nacional Escoteira Associacion Nacional Scout

Monitor da Patrulha Guia de Patrulla

Pin, Botton, Pin

Camiseta T-shirt,

Lenço escoteiro Pañoleta, scarf

Fazer troca Cambiar, regalar

escotista, chefe de Tropa Scouter

Anel (arganel) escoteiro Turco

Glossário Jamboree

http://youtu.be/-FiaQge9RXo

Canção do Jamboree

Repare que conforme o pais de origem, as palavras em espanhol são diferentes.

Page 67: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil67

Quadro dos Jamborees Panamericanos

Português EspanholComo vai? Cómo vas?

meu amigo/minha amiga

Mijo/Mija (contração)

Parcero amigo

Muito bem (ok) Listovender/dar regalar

Bom dia Olá bueno dias

Boa noite Buenas noches

Tchau adíos

Até logo hasta luego, hasta pronto

Sim si

Não no

Desculpe disculpe

Socorro Auxilio!

Trocar cambiar

Quanto custa? Qué custa?

Segunda-feira lunes

Terça-feira martes

quarta-feira miércoles

quinta-feira jueves

sexta-feira viernes

Sábado sabado

Domingo domingo

Café da manhã desayuno

Almoço almuerzo

Jantar cena

Aberto abierto

Fechado cerrado

Obrigado gracias

Por favor por favor, permiso

Dicionário do Viajante

Page 68: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil68

AOS JOVENS PARTICIPANTES“A amizade é como um “boomerang” você dá sua amizade a um de seus com-panhei-ros, e depois a outro e a outro ainda, e eles retribuem com a sua amizade. As-sim, a sua amizade e boa vontade iniciais vão se fortalecendo à medida que vão sendo trans-mitidas aos outros, e acabam por regressar a você, em retribuição, tal como o “boo-merang” retorna à mão de quem o lança.”

AOS ESCOTISTAS NAS TROPAS“Eu gostaria de insistir em que no Jam-boree não deixássemos os nossos jovens contenta-rem-se com o simples fato de estarem acampados com jovens de out-ros países, mas que os encorajássemos a empregar em cada minuto do pouco tempo que lá estiverem para travar con-hecimentos, e a partir daí fazerem am-izades, com seus irmãos escoteiros, seus futuros companheiros no mundo inteiro.”

AOS PIONEIROS E ESCOTISTAS NO STAFF“Existem diferenças de pensar e de sen-tir entre os povos do mundo, tal como e-xistem diferenças físicas e de línguas. A guerra ensinou-nos que, se uma nação tentar impor a sua vontade particular às outras nações, uma cruel reação seguir-se-á inevitavelmente. O Jamboree ens-inou-nos que, se exercitarmos a tolerância mútua e o há-bito de fazermos concessões recíprocas, então haverá compreensão e harmonia. Se for essa sua vontade, partamos daqui totalmente decididos a fomentar esta camaradagem entre nós e entre nossos jovens, através do espírito mundialmente espalhado pela fraterni-dade escoteira, para que possamos aju-dar a desenvolver a paz e a felicidade no mundo e a boa vontade entre os homens.”

Mensagem de B.P.

Page 69: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2

1o. Camporee 14o. Jamboree Interamericano Manual do Contingente do Brasil69

AGRADECIMENTOS

Pelo apoio e ajuda durante toda a preparação do Contingente, agradeço a todos os que colaboraram direta ou indiretamente, em especial a: Luiz Debiazio, Pedro Sferelli, Lia Kaori, Fernanda Vogt, Márcio Calvacanti, Felipe Sototuka, Ricardo Stuber e demais integrantes da Equipe Internacional.

Jonathan GovierCoordenador Nacional do Contingente

Mensagem do Presidente da UEBAmigo participante do JAMCAM, Aproxima-se mais um grande evento dos escoteiros de toda a américa.Em breve estaremos todos reunidos na Colômbia vi-venciando a fraternidade escoteira que tanto nos une e nos empolga.

Tenho certeza que os irmãos escoteiros da Colômbia estão trabalhando ao máximo, fazendo seu Melhor Possível, para bem nos receber e podermos nos sen-tir verdadeiramente em casa.

Façamos deste espaço um período de convivência, de aprendizado e reflexão de nossa vida escoteira.Com muita alegria iniciemos 2013!Peço a todos que participem deste belo evento com muito entusiasmo, vibração e, sempre, inspirados pelos valores previstos em nossa Lei e Promessa para que bem representemos os ESCOTEIROS DO BRASIL.

Até lá!Sempre Alerta! Marco Aurélio Romeu FernandesPresidente dos Escoteiros do Brasil

Page 70: Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2